sexta-feira, fevereiro 24, 2006

A propósito do AAC/Sporting

Disputa-se, amanhã, um dos jogos mais aguardados para esta jornada.
Trata-se de um clássico do nosso futebol e como tal apesar do favoritismo dos leões, creio que será possível repetir a vitória da 1ª volta.
A Briosa surge desfalcada de Ezequias, Pedro Silva e Zé Castro.
Penso que, face a estas ausências, não restará outra alternativa à Briosa que não seja jogar com uma linha de quatro defesas - Sarmento, Danilo, Hugo Alcântara e Nuno Luís.
Este quarteto terá que jogar nos limites da concentração, pois que o seu entrosamento é deficitário (nunca jogaram juntos) e o Sporting apresentar-se-á com dois pontas de lança.
Penso que Brum irá funcionar como terceiro central, por forma a permitir a Alcântara posicionar-se como líbero (há que evitar a igualdade numérica e recusar a inferioridade numérica).
A principal fragilidade defensiva da Académica tem residido no jogo aéreo, sendo que Alcantâra foi responsável por mais de metade dos golos sofridos em lances desse tipo.
O futebol ofensivo dos leões não assenta no recurso a cruzamentos, até porque a equipa se estrutura em losango, com médios laterais e sem extremos.
Penso que por aqui não haverá problema, com excepção dos livres laterais e cantos, lances em que se exige a maior das concentrações, pois Liedson aparece bem nos espaços vazios a finalizar.
No meio-campo, com Luciano a contas com problemas disciplinares (parece que o seu fígado tem sido atormentado, com bastante frequência, por carradas de caipirinhas e afins), julgo que Vingada abdicará dos extremos e estruturará a equipa num sistema idêntico ao do Sporting, ou seja, com Brum, numa dupla função - central, quando a equipa não tiver a posse de bola e trinco, quando a equipa a dispuser, Dionattan, na meia direita, N´Doye, na meia esquerda, e Filipe Teixeira, no apoio aos dois pontas de lança, assim construindo um losango.
Na frente, Vingada deverá optar por Gelson e Joeano (Joeano um golo vai marcar e pôr a Mancha a cantar, Joeano...).
Outra hipótese passa por povoar o meio-campo, fazendo entrar mais um elemento, provavelmente Nuno Piloto, em detrimento de um dos pontas de lança, neste caso muito seguramente e infelizmente Joeano (comigo jogava sempre).
As opções de banco de Vingada, especialmente Luciano, se e quando utilizadas em momento oportuno (no dealbar da 2ª parte) poderão ser decisivas.
Num ou noutro sistema, necessário será apresentar, sempre, equilíbrio defensivo e ofensivo, pois que remetendo-se a uma defesa porfiada, desprezando o contra-ataque, a Briosa será massacrada e, possivelmente, goleada.
Espero e desejo que regresse o Filipe Teixeira de Alvalade (que fantástica exibição fez no jogo da 1ª volta), fazendo alarde de todo o seu talento, aproveitando o jogo entre linhas para criar oportunidades de golo.
O carisma de N´Doye nestes jogos (o que me custou o ano passado o seu golo em Penafiel) será outro dos pontos chave do encontro.
A consistência do quarteto defensivo nas marcações a Liedson e Deivid será outro ponto determinante.
A agressividade do meio-campo da briosa e a qualidade da posse de bola afiguram-se-me como outros dos factores capazes de influenciar o curso da partida.
Certamente que será um jogo difícil para a Briosa, mas não o será menos para o Sporting caso não alcance um golo nos primeiros vinte minutos.
As equipas ir-se-ão apresentar muito emparelhadas, em pressão alta, com marcações fortes e pouco espaço para jogar.
Penso que será um jogo que se decidirá num lance de bola parada ou de contra-ataque ou, ainda, num qualquer erro clamoroso.
Lá estarei na companhia de um dos participantes neste blog que, estou certo, muito sofrerá, pois que o seu coração estará, inevitavelmente, dividido.

9 comentários:

Vermelho disse...

Caro Zex, o vencimento de Vingada não é esse.
É de 25 mil euros mês, de fonte segurissíma.
Mas, num caso ou noutro, penso que a Briosa, como já escrevi, anda a ser mal governada e a viver, claramente, acima das suas posses.
É com tristeza que o digo, mas a situação financeira é grave, para não dizer muito, muito grave.
Se a Briosa não permanecer na primeira Liga, temo o pior.
Seria uma perca irreparável para o futebol português.
Abraço.

Ndrangheta disse...

Olá, chegou ao meu conhecimento este blog.
Pelo que já vi, é do melhor que há.
Grandes bitaites os vossos.
Espero conseguir estar à vossa altura.

Vermelho disse...

Caro Zex, neste caso específico, tenho melhor informação.
Inside trading...

Ndrangheta disse...

Mas que coisa esta! agora discutem quem tem melhores fontes de informação...
Deixem-se disso e discutam futebol...
Acho que a académica vai empatar 0-0.
O Prof. Nelo gosta muito de defender e os pupilos do mister do risco ao meio não vão conseguir desatar o nó.

Ndrangheta disse...

ó marreco quem és tu que eu não te conheço?
Diz lá mais qualquer coisa para ver se te conheço

Ndrangheta disse...

senhor Holtreman ou deva dizer senhor de uma raça superior.
Em que mundo anda o senhor? não deve ser neste! as atoardas que lança sobre o glorioso e os seus apaniguados são inqualificáveis.
São de uma baixeza de carácter suez.
Vá-se tratar numa dessas clínicas para gente rica que sofre da cuca.

Ndrangheta disse...

já me tou a lembrar de ti ó marreco.
Como tás? onde é que vives agora? eu tou aqui na capital e já não uso óculos. Fiz aquela cirurgia a laser e estou curado, ao contrário do sr. Holtreman....

Mestrecavungi disse...

Meus amigos, a questão não é quanto ganha o prof. Nelo, mas sim quanto ganha Paulo Bento.
Sei de fonte segurissima que PB é hoje treinador do Sporting porque foi o unico que aceitou ir ganhar o mesmo que o saudoso Prof José Peseiro (Esse Mago).20.000 euros por mês, 4 mil contos.Coitado.
É o rigor da gestão que o outrora invejado "Projecto Roquete" impõe.
Acham muito?, acham pouco?, acham justo?
Um abraço

VermelhoNunca disse...

A vossa raça vermelha é mesmo do piorio.Ainda não tive o prazer de conhecer esse famoso Venceslau...onde anda esse lampião?