quinta-feira, março 16, 2006

Análise à Eliminatória da Taça

Os quartos de final da Taça de Portugal podem ser cognominados de "mãozinhas".
Afinal, plúrimos foram os lances em que as mãos dos jogadores entraram em contacto indevido com a bola.
Nenhum jogo foi excepção.
Na Luz, o Benfica, embora tenha produzido caudal ofensivo bastante, saiu eliminado.
Um golo irregular de Dário fez o resultado, num jogo de sentido único, tal foi a dimensão do domínio encarnado.
Se até ao lance do golo que se viria a revelar decisivo, a partida da Luz seguia morna, sem grandes situações de perigo, a partir desse instante, o Benfica assenhoreou-se do jogo.
Daí até final, apenas o Benfica procurou chegar ao golo, tendo o Guimarães se remetido a defesa profiada.
Muitas foram as ocasiões de golo criadas pelo Benfica, mas umas vezes, poucas, a inépcia dos jogadores do Benfica, outras, muitas, o brilhantismo de Nilson, impediram a sua concretização.
Nilson exbiu-se a grande altura, evitando com quatro ou cinco intervenções de alto nível que o Benfica alcançasse o golo que tanto fez por merecer.
O Vitória no seu denodo defensivo abusou da agressividade, incorrendo em múltiplas e sucessivas faltas que passaram sem a devida punição.
Ofensivamente o Vitória, pura e simplesmente, não inexistiu.
Limitou-se a defender e mal diga-se, mas, como supra aludi, o seu guarda-redes e a inépcia vermelha asseguraram o resultado.
O Benfica fez o suficiente para sair vencedor.
Após o golo vitoriano, apresentou futebol de boa qualidade, enleante, pelas alas, chegando com facilidade à área vimaranense.
A malapata na finalização persiste e, assim, é complicado vencer.
Todavia, se os méritos vitorianos, especialmente de Nilson, e os deméritos próprios muito contribuiram para a eliminação, não de menor importância se revelou a prestação do árbitro.
Na verdade, Jorge Sousa fez uma arbitragem miserável, na senda daquilo que têm sido as arbitragens nos jogos do Benfica na Liga.
Erro gravíssimo e sem explicação no lance do golo, de tão evidente que foi a utilização da mão por Meireles para fazer chegar a bola a Dário.
O árbitro encontrava-se em posição privilegiada e tecnicamente correcta, na diagonal do lance, para ajuizar acertadamente. Não o fez, vá lá saber-se porquê...
Os jogadores vimaranenses usaram e abusaram do recurso às faltas, sem que o Sr. Jorge Sousa lhes desse punição adequada.
Na primeira parte, Meireles, quando já se achava admoestado com um cartão amarelo, joga a bola com a mão, impedindo o desenvolvimento de uma jogada de contra-ataque do Benfica.
Árbitro vê o lance, assinala a falta e olvida o amarelo que seria o segundo e acarretaria expulsão.
Paíto fez, pelo menos, 12 faltas durante toda a partida.
Foi-lhe exibido um singelo amarelo numa entrada a matar sobre Manduca.
Desconhece, certamente, o Sr. Sousa que a persistência em jogo faltoso acarreta punição com cartão amarelo.
Diversos foram os lances em que faltas evidentes sobre jogadores do Benfica passaram em claro, sempre que o desenrolar da jogada poderia permitir uma boa possibilidade de contra-ataque ao Vitória.
Inventou livres laterais e centrais nas imediações da área benfiquista.
Um chorrilho de asneiras.
Para dourar a pílula, expulsou, mal, Cléber.
Petit "cavou" a falta e a expulsão. O auxiliar foi na fita e Jorge Sousa, como lhe falta categoria e a equipa da casa estava a perder, expulsou o jogador.
Mal, muito mal, péssimo, sem categoria para apitar jogos entre equipas da 1ª Liga.
Falta-lhe categoria até para gamar.
Em Coimbra, o Sporting ganhou pela oitava vez consecutiva.
Dado que o Benfica jogava à mesma hora e outros valores mais altos se levantaram, não assisti ao jogo.
Pelo que ouvi, vi e li, o jogo terá sido cópia fiel das recentes partidas leoninas - segurança defensiva, jogar com o erro adversário, desferir contra-ataques e, atingido que seja o golo, segurar a vantagem.
Dois belos golos terão sido o melhor que o jogo teve para oferecer.
A Académica, muito embora em largos períodos de tempo, tenha dominado territorialmente o jogo, revelou-se sempre inofensiva.
Actualmente, é extremamente difícil marcar um golo ao Sporting quando em vantagem.
O Sporting alicerça o seu futebol numa segurança defensiva que lhe tem servido de base às vitórias obtidas (toda a equipa defende em bloco).
Também no Cidade de Coimbra, um lance em que um jogador utilizou, indevidamente, a mão para jogar a bola se mostrou decisivo para o resultado final.
Com efeito, no período de compensação de neutralizações, Nani jogou a bola com a mão no interior da área leonina sem que o árbitro haja assinalado penalty.
Para desgraça suprema, desse lance nasceria o segundo golo do Sporting.
Malgre tout, vitória justa do Sporting, embora ensombrada pelo lance supra descrito.
No Funchal, o Porto, denotando enorme espírito de entreajuda e sacrifício, alcançou a vitória.
Quanto mais não fosse pela circunstância de ter actuado com 10 elementos por mais de 60 minutos, justifica-se plenamente o sucesso portista.
O Marítimo terá dominado o jogo, mas nunca se revelou capaz de atingir as redes de Baía com êxito.
Ao invés, o Porto, a partir do momento em que se viu a jogar com 10, terá tido pouca posse de bola, poucas oportunidades terá criado, mas soube sempre gerir as incidências do jogo e num lance fortuito almejou o golo.
Pragmatismo acima de tudo.
Uma vitória à imagem dos tempos de Carlos Alberto Silva.
Igualmente nos Barreiros passou em claro uma mão de Pepe na área portista que merecia penalty.
Caso houvesse sido assinalado, talvez a história da partida fosse outra.
Em Setúbal, surpresa das surpresas (pelo menos para mim).
O Vitória defendendo bem, contra-atacando melhor e beneficiando de um erro grosseiro de Proença, venceu o Boavista.
Aqui o juiz da partida avaliou mal um contacto da bola com a mão de Cadu, assinalando penalty.
Soberbo o golo de João Vieira Pinto.
Satisfação pessoal por, finalmente, ver reconhecido o trabalho que o meu querido amigo João de Deus está a realizar no Vitória, através da sua designação para a conferência de imprensa.
Embora nervoso, soube estar ao seu nível, procurando fugir das banalidades e dos lugares comuns tão utilizados naquelas situações.
Agora que os clubes dos quais sou sócio foram eliminados, estarei a torçer por ti.

27 comentários:

samsalameh disse...

Eu não estive no Municipal de Coimbra, nem no Estádio da Luz. Mantive-me ocupado na reconstrução da Prisão de Jericó.
Aqui em Ramallah, o meu primo Sahib que teve oportunidade de ver o jogo pela Al-Jazeera, contou-me que o Benfica foi mais uma vez ROUBADO!!!
Ora, começo a olhar para este Benfica como o Estado da Palestina e para o Estádio da Luz o campo de refugiados de Nemzir.
Tal como aqui, enquanto Israel nos invade com tudo e mais algumas coisas, aí no vosso país o "sistema" não te fim e começa a parecer que os árbitros nunca têm dúvidas em lances mal assinalados contra o Benfica ou em lances que deviam assinalar falta ou penalty a favor e não o assinalam...Será medo de algum dos conferencistas deste blog!?
Será que o Xistra e o Sousa costumam vir a este blog e viram que algo de mal lhes podia acontecer, designadamente serem arduamente criticados pelo Zex ou pelo Cavungi ou pelo Conático, Qualesma e por aí fora.
É frustante, segundo o Sahib me contou, que uma equipa como o Vitória de Guimarães faça anti-jogo durante 80 minutos, com lesões fictícias, com mergulhos para a piscina, etc. e tal, e o árbitro, imagine-se, com cartões amarelos (se alguma vez a entrada do Paíto sobre o Manduca é amarelo, vou ali e já venho...O homem quase o matou)e vermelhos à mistura, dar-se 5 minutos de desconto (sendo certo que nesses 5 minutos foi feita mais uma substituição e exibidos 2 cartões amarelos).
É óbvio que também temos que ver os guarda-redes do nosso campeonato só "engatam" quando jogam contra o Benfica...Não se vê o mesmo empenho nos outros jogos do campeonato. Por que será!?!?
Volto a repetir o que ainda neste blog há poucos dias disse: "O mês de Março vai ser lembrado por todos nós (Benfiquistas)!".
Esqueci-me foi na altura de referir que não é pela atitude dos jogadores e do seu empenho...A ARBITRAGEM tem sido uma peça chave nas nossas derrotas (ou empates que para mim é a mesma coisa).
Espero que o Setúbal repita a proeza do ano passado.

VermelhoNunca disse...

Última Hora:
Koeman deu uma entrevista a um jornal espanhol onde diz que se o Benfica não consegue ganhar ao Guimarães em casa nunca conseguirá ganhar a Taça de Portugal.Este holandês cada vez é mais apreciado em Portugal,pois tem um discurso a que não estamos habituados.

samsalameh disse...

Sr. Costa, Muceque e VermelhoNunca,
Estou a ver que Vossas Excelências não têm sequer um clube de eleição. Pois em vez de dizerem algo de bom e de positivo sobre aquilo que alegam serem os "vossos clubes" ficamos todos a saber que apenas se interessam pelo clube que está nos quartos de final da Liga dos Campeões e o único a dar pontos a Portugal que o "vosso clube" consiga entrar directamente na Champions, o que muito nos honra.
Para vocês afinal só existe um clube: o Sport Lisboa e Benfica. Tudo o resto são migalhas...
Tenham coragem e critiquem os "vossos clubes" quer pela positiva, quer pela negativa.
Agora andar sempre a achincalhar o Benfica é que não. Basta de tanta hipocrisia!!! Não sejam cegos, tal como Xistras, Sousas e outros...

Vermelho disse...

Amigo Carlos:
o teu desempenho da função em que o Zex te investiu tem sido excelente, merecedor dos mais rasgados encómios.
Assumiste o papel de corpo e alma, zelaste com denodo pela sanidade deste espaço.
Efectivamente, sou o criador deste espaço, mas se alguém fez por que ele subsistisse foste tu.
Quando ninguém ou poucos o conheciam, foste tu que sempre fizeste o favor de comparecer, expressando a tua opinião de uma forma assaz brilhante.
Pugnaste pelo respeito e pelo civismo na discussão.
Enobreceste este espaço, procuraste que conservasse a sua dignidade e preocupaste-te em elevar a discussão.
Sem ti, penso que a deriva de agressividade e de insultos teria tido repercussões catastróficas, ao ponto de conduzir, mais dia menos dia, ao encerramento deste espaço.
Tornaste-te um verdadeiro moderador deste espaço.
Foste, és e serás insubstituível.
Ninguém como tu para ser a reserva moral do blog.
Peço-te que não abandones o teu papel de Zelador.
O teu esforço não foi, nem será, em circunstância alguma, inglório.
Obrigado.
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Após leitura atenta aos últimos posts, faço minhas as palavras do condómino Costa.Penso no entanto que todos entendem que nenhum de nós ter intenção de melindrar,ofender ou insultar quem quer que seja.Como sportinguista gostava de continuar a "picar-vos",no sentido de dar alegria e vivacidade a este espaço.

Vermelho disse...

Amigo Costa, antes de mais, claro que sim.
A democraticidade deste espaço só o enobrece e o enriquece.
Aliás, o propósito que presidiu à sua criação reside exactamente aí - criação de um espaço em que diversos indivíduos, mais ou menos conhecidos uns dos outros, discutissem, sem peias, futebol.
A cor das almas é-me completamente indiferente.
Sabe que as primeiras pessoas a quem contei da criação do blog foram dois portistas, um sportinguista e um benfiquista.
Como vê, logo fiquei em minoria.
Penso que o que perpassa pelos post´s do zex e do carlos é um certo desencanto pelo rumo quase belicista que isto tomou.
A recomendação que com tanta ironia quase sempre invoca ia nesse sentido.
Não se trata de censurar este ou aquele, esta ou aquela opinião, esta ou aquela maneira de ver as coisas, trata-se, isso sim, de procurar que nos respeitemos.
Não vejo necessidade de, para fazer valer os meus argumentos, recorrer ao insulto.
Deixe-me que lhe diga que até aprecio particularmente a sua prosa.
Gosto da sua ironia e até da forma como destila a sua aversão aos vermelhos.
E não veja nas minhas palavras qualquer ponta de ironia, porque são sinceras.
A sua participação tem-se pautado, quase sempre, pelo brilhantismo.
Dias maus ou menos bons todos temos.
Participe que é sempre bem vindo.

Vermelho disse...

Sr. vermelho nunca:
Apesar de me custar escrever o seu nick, como compreenderá, o que disse em relação ao amigo costa conserva integral validade em relação à sua pessoa.
Só é pena que não intervenha com maior assiduidade.
Continue a "picar-me".
Abraço.

Mestrecavungi disse...

Gostaria de dividir a minha intervenção em 3 fases distintas.
Em primeiro lugar em minha defesa.
Vejo, que sem nada que o justificasse, fui mais uma vez insultado por um membro do blog, no caso o Sr Zex.
Falar do que se gasta em minha casa é de um profundo mau gosto.Depois, e aqui entra o insulto gratuito,comparar-me o Sr Minimo ou ao Sr Muceque....Haja pudor.
Engraçado que, O Sr Zex citando sempre A Recomendação, esqueça-se que ele proprio costuma actuar aqui no blog como um autêntico incendiário.
Chega, diz umas "coisas", geralmente com graça é certo,e depois desapareçe e deixa "tudo ao barulho".
Quem lançou aqui o tema dos lábios de paulo bento? Quem lançou a celeuma carlos martins?Ou do projecto Roquette?Nestes temas até o acompanhei, mas propôr uma condecoração ao "talhante" paulo machado pela entrada assasina sobre Petit?Propo-lo para Comendador?Comendador paulo machado".Isto é ser construtivo?É seguir a "Orientação"?Liverpool sempre?Visca el Barça?INCENDIÁRIO!
Em segundo lugar, concordo no esencial com a brilhante análise do Sr Vermelho aos jogos de ontem.
Foms mais uma vez indecentemente ROUBADOS.
Mas isso não invalida que a confrangedora realidade seja esta:
Não conseguimos, muitas vezes de baliza aberta, como ontem aos 48m Nuno Gomes,marcar um golo.
O Benfica não consegue construir uma jogada que lhe permita marcar um golo?É Muito mau.
Em Terceiro lugar e para desanuviar o ambiente lanço uma pequena adivinha:
Qual a semelhança ente Graemme Souness, Jorge Jesus e os Adeptos do Sporting?

Ndrangheta disse...

Faço minhas as palavras do sr. administrador.
Sr. Zelador, embora sportinguista, rogo-lhe que não nos abandone.
Precisamos de si.
Caros costa e vermelho nunca, apesar de lagartos e isto está transformado numa coutada de lagartos, aprecio-vos.
Demonstram ser pessoas de elevado humor, de fina e recortada ironia, que defendem bravamente o seu clube do coração - o anti-benfica.
Isso não me apoquenta.
Pensar diferente não é pensar mal.
A diferença enriquece e faz-nos crescer.
Ninguém é dono da razão.
Continuemos a conversar como até aqui, defendendo as nossas damas ad nauseum.
Bem-hajam.
Com respeito e consideração por todos os intervenientes,
Francisco Lázaro (não o que morreu na Maratona, nem o da Bancada Central da TSF).

VermelhoNunca disse...

Caro Vermelho:
Agradeço a sua cortesia e o seu fair-play para com os seus adversários.Pode estar descansado,que,dentro das minhas possibilidades,irei partipar com todo o prazer.E pode estar seguro que o picanço irá prosseguir.
Aliás começarei agora mesmo ao referir que,após leitura dos jornais desportivos de hoje,sou obrigado a entrar em desacordo consigo na análise que fez ao jogo do Sporting em Coimbra.A leitura dos mesmos indica que o Sporting foi prejudicado pela arbitragem do incompetente Paraty.

Ndrangheta disse...

Ora viva marreco.
Tás bom?
Viste bem os marmelos da menina?!
Que coisa linda!!!
Amanhã vou lá estar.
Aparece, pá.
Abraço.
P.S. onde anda o Vicente? sabes dele? estará ainda a curar a narsa?

Vermelho disse...

Caro vermelho nunca:
Das imagens que vi o único lance duvidoso que poderá ter prejudicado o sporting foi a pseudo-mão do alcântara na área.
Não me pareceu que tivesse jogado com a mão, embora do rapaz possa e deva esperar tudo.
O alcântara é um exemplo de como as transmissões televisivas podem induzir em erro em relação à valia de um jogador.
Eu tinha-o como um bom central, que apenas pecava por ser um pouco lento.
Mas, ao ver as suas actuações este ano ao serviço da Briosa, o rapaz é fraco, muito fraco e ainda por cima vence mais de 20.000 € mês.
Não tem poder de impulsão, capacidade de concentração, não tem velocidade, joga mal de cabeça, tem uns pés que parecem duas mesinhas de cabeceira, enfim...

VermelhoNunca disse...

Esta troca de elogios está a ir um pouco longe demais,não lhes parece?

Vermelho disse...

Obrigado qualesma.
As tuas palavras são a centelha da minha alma.
És um grande amigo.
És Grande, CARAGO.

VermelhoNunca disse...

Caro Vermelho:
"Dois braços que cortaram a bola nas áreas não foram devidamente sancionados.Muitas faltas sobre jogadores do Sporting não foram marcadas"-Record de hoje.
A apreciação do jornal "Am BOLA" vai no mesmo sentido,embora online não esteja disponível a apreciação da mesma(mas pode crer que eu li na edição papel do dia de hoje).

Vermelho disse...

Como disse o vermelho nunca, deixemo-nos de lamechices e voltemos à discussão.
Daqui a um bocado tá tudo aqui a chorar e a tecer loas uns aos outros.
Oficialmente encerrado o período de paz e concórdia.
Abraço.

Vermelho disse...

Eu, também, li o que escreveu.
Mas, como disse, continuo a pensar que o desgraçado do rapaz não jogou a bola com a mão.
Deve ser de mim a ter por certas as considerações anatómicas do sr. costa.
Já agora podíamos acabar com esta treta do senhor para aqui do senhor para ali.
Tratemo-nos simplesmente pelos nick´s.

VermelhoNunca disse...

Zex:
O amigo deve trabalhar no mercado do Bolhão,função engraxador.Ou seré funcionário da empresa FIMA,das margarinas?Leu o que o Vermelho disse,deixe-se de lamúrias.

VermelhoNunca disse...

Costa,a partir de agora,baterias apontadas a Norte,uma vez que os vizinhos do centro comercial Colombo já foram ao fundo.

VermelhoNunca disse...

Zex,continua a lamuriar-se.Sabe,somos ambos do Sporting,embora isso não signifique rigorosamente nada.Claro que eu também posso dizer que o seu modo de escrever é parecido com o do Papa,Jorge Nuno,e isso quererá dizer algo?

Mestrecavungi disse...

Curioso, curioso, Sr Zex, é o desaparecimento do Sr Muceque, simultaneamente com o súbito retorno do Sr vermelhonunca...

VermelhoNunca disse...

Cavungi:Curioso que de um momento para o outro nomes que têm andado completamente ausentes apareçam a opinar?Não estranha também isso?Marreco?Lázaro?Qualesma?"Conversam" com Vicente Lemos?Não acha nada isto estranho?Dá-me ideia que a sua questão é simples:apercebeu-se que a maioria dos elementos do blog são do Sporting,e isso deixa-o preocupado.Mas tenha calma.O Sporting vai ao Dragão,talvez isso o anime.

Mestrecavungi disse...

Eu quero o Futebol Clube do Porto na Final do Jamor.
Já agora com o Vitória de Guimarães.
Força Benny.!

VermelhoNunca disse...

Última hora:
Moretto regressa a Setúbal.

Unknown disse...

Tenho pena que o FCP e o SCP tenham que jogar uma das meias finais da Taça de Portugal, pois gostava de que fossem ambos à final.
Tinha projectado, aliás, no ínicio da época, ir ao Jamor assistir, pela primeira vez, a uma final da Taça de Portugal, ou com a Briosa presente ou com o SCP.
Assim não o poderei já fazer, não por achar que o SCP não vá à final mas porque não me interessará ver uma final SCP-Guimarães ou SCP-Setúbal e, muito menos, como é óbvio, um FCP-Guimarães ou um FCP-Setúbal.
Sim, porque eu não dou antecipadamente por assente que o SCP vá à final, contrariamente aos adeptos de outros clubes que andaram iludidos que iam ganhar tudo este ano.
Acho que será um jogo muito interessante o FCP-SCP, pois que só a vitória interessa a ambos, antevendo, até, que será o melhor jogo do ano - à semelhança do que foi o ano passado o SCP-SLB, que tive a oportunidade de ver ao vivo.
Por isso, e provavelmente, irei ao Dragão assistir ao jogo das meias-finais, onde espero encontrar alguns dos condóminos deste blog.
Por isso desde já anuncio que irei com um letreiro dizendo o meu nome, esperando que os demais condóminos façam o mesmo.
E boa sorte para esse jogo.

Unknown disse...

Snr. Bosta:
Vejo que continua no seu tom de ironia fina.
O seu estilo tem vindo a ser muito apreciado pelos diversos condóminos deste blog, nos quais me incluo.
Como irei acompanhado ao Dragão com alguém bem relacionado com os dirigentes portistas - não, não é o Guarda Abel - farei questão de que o seu nome seja anunciado nos altifalantes do estádio e tipo: "Pede-se ao Snr. Costa que se dirija junto do Bar onde tem alguém que quer falar consigo", onde estarei e onde teremos oportunidade de travarmos conhecimento, caso também vá ao estádio.
Não se preocupe. por isso, com o letreiro que levarei.

VermelhoNunca disse...

Inacreditável a postura de Zex.Não dá ponto sem nó.Comparado com Muceque,Cavungi,Jorge Minímo é de uma arrogância e má-criação incomparavelmente superior.Tenho de me conter para não lhe responder no mesmo tom,ao abrigo da Recomendação.