segunda-feira, março 13, 2006

Análise à Jornada do Fim de Semana

Jornada aziaga para o SLBenfica, que se atrasou, quase irremediavelmente, na luta pela revalidação do título nacional.
Na Luz, o SLBenfica dominou toda a partida, mas perdulário que se mostrou, não logrou vencer a partida.
Primeira parte marcada pelo efeito Liverpool, com o Benfica a entrar displicente, sem chama e sem agressividade, na presunção de que, minuto mais minuto, alcançaria um golo.
Ainda assim, criou e desperdiçou duas boas ocasiões de golo.
Esperava-se que, face ao estado das coisas, Koeman fizesse entrar Karagounis para o lugar de Beto.
Nada disso aconteceu, mas o balneário fez bem à equipa, apresentando-se, na segunda metade, com uma postura completamente diferenciada.
À nova atitude correspondeu, de imediato, um futebol de superior qualidade ao antes patenteado.
À passagem do primeiro quarto de hora, a expulsão, justa, de Franco, colocava o Benfica perante um cenário ainda mais animador.
Koeman, em superioridade numérica, não procedeu a qualquer alteração estrutural na equipa, antes preferindo retirar Manuel Fernandes (incompreensível manter-se Beto em campo) e Robert, lançando Karagounis e Marcel.
O futebol do Benfica ganhou ainda mais enlevo, surgindo ocasiões de golo em turbilhão.
Todavia, os jogadores benfiquista revelaram um inépcia total na finalização, destacando-se, neste particular, Anderson e Marcel.
Assim, tanto foi o desperdício que o Benfica acabou por empatar com uma Naval que, ainda hoje, deve estar a tentar compreender como foi possível almejar tamanho feito.
A Naval, pura e simplesmente, não existiu ofensivamente e defensivamente teve falhas tão clamorosas, que deveriam ter sido comprometedoras.
Se o Benfica falhou ocasiões soberanas de golo e, como tal, não logrou obter o golo que lhe daria a vitória no encontro, menos verdade não é que o Sr. Xistra também contribuiu para o desfecho verificado.
Não assinalar aquela falta sobre Léo é de bradar aos céus, é um insulto à inteligência de quem viu a partida, tão flagrante que foi o derrube.
Mas uma dúvida não paire - ainda que o Sr. Xistra tenha prejudicado indecentemente o Benfica, isso não invalida que o Benfica pudesse e devesse vencer o jogo.
Não é aceitável que o Benfica não derrote a Naval em sua casa, com ou sem erros de arbitragem.
A sua obrigação é vencer, seja contra 11, 10 ou 14.
O título surge, agora, como uma miragem.
Apenas uma conjugação improvável de resultados poderia guindar o Benfica ao lugar cimeiro da tabela.
Em Setúbal, confirmou-se tudo quanto havia predito na antevisão da partida.
Jogo em que os distintos momentos de forma por que passam as equipas ficaram bem patentes.
O FcPorto apresentou um futebol enleante, agradável, sustentado na superior qualidade técnica de Lucho e Quaresma.
Sem sombra de surpresa ou contestação, venceu com facilidade e inteiro mérito.
Nota para a atitude de Quaresma na primeira parte, cravando os pitons na perna de Adalto, a qual passou sem a devida punição do árbitro.
Em Alvalade, mais do mesmo.
Sem atingir patamar exibicional relevante, o Sporting, graças a uma superior concentração defensiva, venceu um Boavista, cuja qualidade do futebol, na segunda parte, surpreendeu.
O Sporting, apenas e tão só, em lances de bola parada logrou acercar-se da baliza de William.
No mais, em futebol corrido, foi confrangedora a qualidade da exibição leonina.
Um golo obtido na primeira parte da partida, num lance em que William não está isento de culpas, permitiu ao Sporting granjear a vantagem que lhe permitiu controlar as incidências da partida.
Em vantagem, o Sporting é, hoje por hoje, uma equipa muito difícil de bater.
Remete-se ao seu meio-terreno, fecha-se defensivamente, dá iniciativa de jogo ao adversário ( e como isso é penoso em Portugal, pois que são raras as equipas que conseguem assumir o jogo), inviabiliza o lançamento de ataques rápidos e de contra-ataques por parte do adversário e obriga o adversário a jogar num modelo contra-natura - em ataque continuado.
Paulo Bento segue um modelo muito semelhante ao de Trapattoni - contenção defensiva, agressividade a meio-campo, obrigando o adversário a assumir o jogo para, assim, jogar em contra-ataque ou em ataques rápidos.
Em ambas as equipas se encontra um outro ponto de contacto, qual seja um jogador que decide mais do que os outros e que resolve quando tal parece impossível - Simão no Benfica de Trap e Liedson no Sporting de Paulo Bento.
O Boavista teve de assumir o jogo e fê-lo muito bem, apresentando um futebol de elevada qualidade.
Todavia, o seu domínio foi, pouco mais do que, estéril, contando-se pelos dedos de uma só mão os remates que desferiu à baliza de Ricardo.
A estética do futebol boavisteiro não encontrou correspondência na criação e materialização de oportunidades de golo.
Foi o típico futebol português - bonito, mas ineficaz.
Acaso inexistissem balizas, o Boavista teria sido um inegável vencedor, tal como a selecção nacional já teria sido, e mais do que uma vez, campeã do mundo.
Mancha na vitória leonina foi o penalty não assinalado por falta de Tonel sobre Fary.
Não se argumente com uma situação de fora-de-jogo prévia de Fary, pois que o jogador senegâles está em linha no momento do cruzamento de Manuel José.
Nos restantes jogos, destaque para a vitória da minha Briosa, embora a exibição haja sido pouco mais do que paupérrima e para os sucessos forasteiros de Estrela e Leiria.

17 comentários:

samsalameh disse...

O mês de Março pode ficar irremediavelmente na cabeça de muitos benfiquistas como eu: adeus campeonato, adeus Taça de Portugal e bye-bye Champions League...Hoje estou sem palavras depois de ter festejado durante 3 dias a passagem para os quartos-de-final da Liga Milionária...Aqui fica um abraço!

Unknown disse...

Caro Administrador:
Como já nos vem habituando, a análise que fez à jornada retrata com perfeição o que se passou nos campos de futebol.
O SLB manteve o seu habitual fio de jogo - ataca, ataca, cria oportunidades e dificilmente marca - e resolveu por termo a parte do sofrimento dos seus adeptos - o de ganhar o campeonato.
Agora, podem-se concentrar apenas na taça dos campeões e na taça de Portugal.
Espanta-me a falta de crença do condómino Salame, que depois de uma semana gloriosa já acha que o SLB não vai ganhar nada.
O FCP, por seu turno, continua a apresentar um futebol feio e desgarrado, sem equipa, mas vai ganhando os jogos pela qualidade de alguns dos seus jogadores.
O SCP revelou mais uma vez ser uma equipa pragmática, muito unida, que defende muito bem e que cria as oportunidades necessárias para ganhar os jogos.
Veja-se que para além do golo marcado, desperdiçou um penaltie, mandou uma bola ao poste, e Nani, em frente ao guarda-redes, deixou que o seu remate fosse interceptado pelo defesa do Boavista (na sequência de uma jogada corrida, por sinal até bem gizada).
Condómino Zex:
Como zelador deste condomínio, não posso deixar de referir que a sua observação aos lábios bonitos do Paulo Bento me deixa algo preocupado.
Eu prefiro mais o estilo dos lábios da Angelina Jolie, pouco me importando se é benfiquista, sportinguista ou se nem gosta de futebol.
Já vi também que caiu mal ao caro condómino a referência ao Carlos Martins para integrar a selecção.
Não gosta mesmo do jogador.
É pena, porque é de facto um excelente jogador de futebol, e debelados que sejam os seus problemas físicos, verá que tenho razão.
Aliás, gostava que me dissesse qual o jogador português da actualidade melhor do que ele no seu lugar.
Condómino Costa:
Ainda agora aqui chegou a este Blog e já se dá ao luxo de fazer comentários irónicos?
Vamos com calma, sim?

Unknown disse...

Condómino Costa:
Para sua informação, não fui eu que me auto-intitulei Zelador, devendo tal alcunha ao sempre atento condómino ZEX.
Desconheço a sua graça, mas que parece um muleque (não confundir com Muceque) bem engraçadinho, lá isso parece.
A sua entrada neste espaço foi deveras violenta e desmesurada, chegando ao cúmulo de intitular o condómino mais respeitoso deste espaço de "Proveta".
Agora quer transmitir a ideia de que arrepiou caminho, mas a sua ironia não passa despercebida.
Para sua informação, aqui debate-se com seriedade o tema futebol.
Para chicana, já temos programas televisivos que bastem.
A sua presença será sempre bem vinda enquanto mantiver o respeito por todos.

Unknown disse...

Bem haja também para o caro condómino Costa, esperando que nos brinde com bons comentários.

Unknown disse...

Snr. ZEX: Concordo com o caro condómino quando critica a figura do Paulo Bento. Eu próprio o cognomino de Paulo "RIsco ao meio", como já devia ter reparado.
O que acho estranho - ou talvez não - é a referência encapotada que faz aos seus - e passo a citar - "lábios bonitos".
Já vi criticar muitos treinadores, dizer mal do seu aspecto, da sua postura, das suas atitudes, do seu vocabulário, das roupas que veste.
Agora dizer que tem os "lábios bonitos"!?!?!?
Francamente, ó snr. ZEX, essa saiu-lhe mal.
E insiste de novo na "beleza" dos lábios do Paulo Bento, mais concretamente do seu lábio superior, que lhe parece "evidente"!!!!
Só se for a si, porque nunca tinha sequer pensado em tal parte do corpo do dito treinador!!!
No que Vossa Excelência repara!!

Quanto ao Carlos Martins, com quem o caro condómino embirrou vá-se lá saber porquê, não sou só eu a achar que é um grande jogador e que poderá tornar-se no mais talentoso jogador português a breve trecho.
O Insuspeito Administrador deste blog escrevia, a 13/02/2006, neste mesmo espaço, na análise que fez à jornada, o seguinte, e passo a citar:

"O Sporting, sem realizar exibição mais do que mediana, venceu através do aproveitamento de dois lances de bola parada.
Carlos Martins é, do meu ponto de vista, a unidade mais talentosa do plantel leonino, sendo que, se as lesões não o apoquentarem, poderá, em breve, guindar-se a outros palcos".

Assim, poderá o caro condómino ver que não sou só eu a achar que o rapaz tem futuro.

Mestrecavungi disse...

Brilhante análise feita á jornada pelo Sr administrador.No entanto é este futebol triste e pobre que temos na 1ª liga.Ferolho brutal e felicidade extrema quando se consegue um pontinho na Catedral.
Devo concordar com o Sr Muceque quando diz "Moretto dá uma segurança excessiva á sua defesa."Volta Quim tás perdoado.Um dia vai haver uma falha grave,e histórica.
A falta de sorte e de categoria do Xistra não serve para escamotear o essencial.O Benfica tem obrigação de ganhar á Naval em casa e na Figueira da Foz.
Gostaria de esclarecer o Sr Carlos (Fã nº1 de Martins)que o meu breve comentário só agora aqui é possivel pelo facto de ter tido outros compromissos prévios, e não pelo facto de um resultado menos bom do Campeão Nacional em Titulo.

Mestrecavungi disse...

Sr Muceque, gostaria de lhe fazer uma pergunta:Gosta de Hoquei em Patins?

Mestrecavungi disse...

Caro condomino sr Zex.
Não concordo em absoluto consigo quanto á fealdade do paulo bento, futuro treinador de futebol de 4º nivel (quando acabar o curso leccionado pelo Prof. José Peseiro).
O tipo é de facto muito feio.Mas não é mais feio que o sr Octávio Machado, pois esse foi, se assim se lembra,o 1º Treinador da Era Roquete.O 1º Interpetre do Projecto Roquete.E o primeiro amôr nunca se esquece...

Mestrecavungi disse...

Amigo Muceque.Posso tratá-lo assim?
Se gosta de Hoquei em Patins e já que no ecletismo do seu clube não entra esta modalidade qual o clube que apoia este ano?
O Guilpilhares ou será o Candelária?
Um abraço

Mestrecavungi disse...

Caro Minimo,
Tal como o nosso corajoso administrador Sr Vermelho, cá estou ,sem medo,para um breve comentário a esta nefasta jornada.Salvou-se a derrota do Gil e do Prof manuel Machado.O empate do paços também me agradou.Devo acrescentar que concordo com o Sr Zex, quanto ao basismo do seu treinador que há-de ser.O sr "Labião".

VermelhoNunca disse...

Vejo que as coisas estão animadas por aqui.Um empate dos lampiões é sempre uma notícia agradável. Gosto também de verificar que os tripeiros andam todos inchados.A parelha Zex e Feliciano andam de facto muito em sintonia.Será que ambos são o mesmo tripas?Será que não entendem que o vosso clube regional não tem interesse público para o debate em questão?Têm de compreender que as opiniões que mais são lidas dizem respeito ao Sporting e ao outro clube da 2ª circular

Mestrecavungi disse...

Caro condomino Zex.
O Projecto do DR Roquete?
Podemos também aqui comentar esse assunto?
Ou devemos fazer como a generalidade da comunicação social e abafar o estrodoso fiasco que foi/é o Projecto.?

Mestrecavungi disse...

Sr Holtreman:
Pelo que aqui diz, dado que os conhece,tal como eu suspeitava o Sr Vermelhonunca, É o amigo Muceque.Certo?
Trata-se de um Impostor Lagarto com várias identidades e depois acusa os outros de fazer o mesmo, como já o fez comigo, e hoje com os condóminos Zex e Feleciano.

Mestrecavungi disse...

Ok Amigo Holtreman.Investiguemos então.....

Mestrecavungi disse...

Pois é Amigo Zex.
Os netos do visconde Delapeida,são como os outros.Uns aldrabecas de meia-tijela.Hoje o Dr Dias da Cunha sugere uma investigação das assinaturas falsas que existem na SAD lagarta. Será que Vale e Azevedo mudou de clube?
O projecto faliu.Vivó projecto.

VermelhoNunca disse...

Por dificuldades em aceder à internet tenho estado ausente.Verifico que se nota uma união vermelho/azul.Isso demonstrada que o Sporting está a ficar forte,cada vez mais perigoso.Não mudo de nick,como sugerido pelo Holtreman porque este exprime os meus sentimentos na sua plenitude

Unknown disse...

Ó condómino Muceque, não ligues ao Camachio que ele está a gozar o pagode