sexta-feira, março 17, 2006

Antevisão da Jornada - Rio Ave/SL Benfica

Considerações Gerais:

Jogo de elevado grau de dificuldade para ambas as equipas.
O Benfica na actual vertigem de resultados negativos, terá, forçosamente, de ganhar, sob pena de colocar em risco a presença na próxima edição da Champions.
A depressão que se instalou se não devidamente superada poderá acarretar consequências devastadoras.
Do céu de Liverpool ao Inferno da Luz foi um curto passo, sendo imprescindível ganhar para estabilizar emocionalmente.
O Rio Ave na desesperada luta pela permanência, quererá pontuar, pois que tal lhe poderá permitir o desafogo necessário.
Vila do Conde nunca foi um terreno fácil para o Benfica e na actual conjuntura não o será uma vez mais.
Os regressos de Léo, Simão e Miccoli poderão revelar-se determinantes, até porque aportam qualidade extra e capacidade de definição.
Veremos se o Benfica conseguirá ultrapassar os problemas de finalização que tem revelado.
O Rio Ave apresentar-se-á numa postura agressiva, de luta, de garra, bem própria das gentes das Caxinas.
Procurando defender bem para lançar ataques rápidos e contra-ataques.
Usará e abusará do anti-jogo, principalmente Mora.
Partida de prognóstico reservado, na qual a equipa que marcar primeiro deverá sair vencedora.

Esquemas Tácticos:

O Benfica não deverá abdicar do seu habitual 4x2x2x1x1;
O Rio Ave, por seu turno, deverá optar por jogar em 4x3x3, quando em acção ofensiva, que se transformará num 4x5x1 quando em acção defensiva.

Equipas Prováveis:

Benfica - Moretto, Nélson, Luisão, Anderson e Léo, Petit, Manuel Fernandes, Simão, Robert (ou Manduca), Nuno Gomes e Giovanni;
Rio Ave - Mora, Zé Gomes, Bruno Mendes, Idalécio e Milhazes, André Vilas Boas, Niquinha e Delson, Chidi, Gaúcho e Evandro;

Histórico:

Disputaram-se, até agora, um total de 11 jogos entre as duas equipas no Estádio dos Arcos, tendo o SL Benfica obtido 7 vitórias, registando-se 2 empates e 2 vitórias do Rio Ave, num goal-average de 17- 9 favorável aos da Luz.

Pontos Fortes: (para este jogo)

Vontade de inverter o ciclo negativo e regressos de Léo, Simão e Miccoli por parte do Benfica, motivação extra de procurar aproveitar o mau momento encarnado, recente chicotada psicológica e os resultados obtidos após a mudança de treinador por banda do Rio Ave

Pontos Fracos: (para este jogo)

O pessimismo instalado e as declarações de Koeman dando o título por perdido no Benfica e a intranquilidade gerada pela posição classificativa no Rio Ave.

Árbitro e Auxiliares:

João Vilas Boas será auxiliado por Serafim Nogueira e Nuno Manso

Jogadores em Perigo de Exclusão:

Manuel Fernandes, Beto e Marcel no Benfica;
Zé Gomes no Rio Ave

22 comentários:

Unknown disse...

Penso que este jogo irá ser o termómetro do actual estado da equipa benfiquista.
O próximo jogo do Benfica servirá para demonstrar se a equipa, nesta fase negativa, consegue reunir forças para reagir à adversidade instalada - como já fez por duas vezes esta época, nos jogos contra o Manhcester, primeiro, e contra o Liverpool e FCP, depois - assim pondo um travão à descida a pique que iniciou, estranhamente, após o jogo com a Naval;
ou se, pelo contrário, se apresentará como uma equipa descrente, em depressão, que desistiu do campeonato, que apenas irá ao Rio Ave cumprir calendário.
Será ocasião para se ver se, de facto, como já aqui defendi, existe uma crise interna no SLB, entre os próprios jogadores, entre estes (ou alguns destes) e os responsáveis pelo futebol e entre os dirigentes e a chamada oposição (que tem andado agora muito calada - lembram-se dos papagaios?).
Caso o Benfica não consiga reagir à crise instalada em tão curto espaço de tempo, poderá sofrer derrota copiosa com o Rio Ave e afundar-se ainda mais, com o aparecimento dos lenços brancos dirigidos ao Koeman.
O que será, de facto, muito mau para o Benfica, pois que aumentará a instabilidade na equipa e, qual bola de neve, tornará ainda mais difícil o embate com o Barcelona.
O Benfica está em vias de ver, em curto espaço de tempo, esfumarem-se todas as expectativas criadas, não à imagem do que aconteceu o ano transacto ao SCP mas de uma forma muito mais precoce.
É que o SCP, o ano passado, perdeu o campeonato na penúltima jornada e foi à final da Taça UEFA, tendo saído da Taça de Portugal de uma forma digna, como se devem lembrar.
Enquanto que este ano o Benfica perde o campeonato a 10 jornadas do fim, é eliminado da Taça com uma humilhante derrota em casa com o Guimarães e está em vias de nem ultrapassar os quartos de final da Champions.

Unknown disse...

O que, futebolisticamente, é mau para todos: a luta pelo campeonato fica reduzido a dois candidatos, com a consequente perda de emoção e de competitividade, e Portugal perde a oportunidade de, pelo 4º ano seguido, levar um clube seu a uma final europeia.
O próprio blog perderá, também, algum do seu brilho, com o recolher de armas dos condóminos benfiquistas.

samsalameh disse...

Sr, Carlos,
O Sport Lisboa e Benfica apenas está preocupado em cumprir esse propósito de termos pelo 4º ano consecutivo uma equipa tuga na final de uma competição europeia! O campeonato nacional já está definido, será seu, vosso, do SCP ou pensa que estas vergonhosas arbitragens servem para quê!?
A vossa equipa vai ser levada ao colo nesse importante jogo que se avizinha contra o FCP...estou só a aguardar com serenidade para saber qual o árbitro que será "sorteado" para esse embate!
Já agora, alguém tem bilhetes disponíveis para o SLB/Liverpool?

samsalameh disse...

Perdão, SLB/ FC Barcelona

Unknown disse...

Condómino Salame:
Com que então o SCP está a ser levado ao colo pelas arbitragens.
Muito me surpreende ouvi-lo dizer isso.
O SCP não tem, neste momento, qualquer adepto seu nos cargos directivos da Liga de Clubes ou da Arbitragem.
Não faz jantares no Sapo.
Tem mais penalties marcados contra si do que o Benfica.
Poucos penalties tem a favor e, destes, nenhum foi duvidoso além de que a maioria não foram concretizados.
Tirando aquela célebre defesa do Ricardo contra o Leiria em que ligou os braços telescópicos, não beneficiou de nenhuma decisão favorável dos árbitros.
Pelo contrário, tem sido várias as decisões da arbtragem contra o SCP, a última das quais no jogo SCP-Boavista, cujo árbitro permitiu que um tal de Cissé fizesse tudo o que queria durante o jogo e apenas levou um cartão amarelo.
Onde estava o senhor Salame o ano passado quando, aí sim, o Benfica beneficou de um incontável número de favores dos árbitros?
Não esteja já a preparar o mote para o caso de o SCP vir a ser campeão!
Sendo certo que desde já lhe digo que não tenho por assente tal realidade, pois que me parece ser o FCP o principal candidato ao título, e que se o SCP quiser ganhar o campeonato, terá de provar merecê-lo nos restantes jogos que ainda faltam, a começar já pelo próximo.

Unknown disse...

Condómino Zex:
Se é genuína essa sua ignorância, o que me parece estranho numa pessoa tão bem informada como revela ser, saiba então que o Sapo é um restaurante em Irivo, Penafiel, onde o Luxemburguês Veiga jantou na véspera do jogo entre o SLB e o SCP com o Devesas Neto, o João Rodrigues, e o filho deste, situação que foi denunciada pelo presidente do seu clube.
Tire as suas conclusões.

VermelhoNunca disse...

Zex:
Pergunte ao Fernando Madureira o que se passou com a cena da camisola rasgada, ele terá todo o gosto em explicar-lhe, ou então compre o livro dele...

VermelhoNunca disse...

O senhor Zex deve pensar que aqui somos todos tolos. Ou julga-se mais esperto do que os outros. Nesse seu estilo muito peculiar, aliás já avaliado por outros elementos do blog, refiro-me por exemplo a Cavungi, lança a discussão, não concretiza ameaças, e depois foge a sete pés. Deixo-lhe aqui, para que reavive a sua memória excerto da decisão tomada:

"Confirmado pela Comissão Disciplinar
Mourinho rasgou camisola e desejou morte a Rui Jorge
A Comissão Disciplinar da Liga de Clubes considerou como provado que José Mourinho rasgou a camisola do Sporting e desejou que Rui Jorge “morresse em campo”, factos reveladores de uma “conduta violadora de deveres elementares”. O treinador foi castigado com 10 dias de suspensão e uma multa de 3 000 euros.

A decisão da Comissão Disciplinar foi tomada sem votos contrários, salientando o relatório que o então técnico do FC Porto agiu com “consciência da ilicitude” e “censurabilidade da sua conduta”.

VermelhoNunca disse...

E leia mais esta pérola do relatório, senhor Zex:
"O relatório da Comissão Disciplinar considera o depoimento de Paulo Gama “merecedor de crédito”, pois os factos por ele relatados “são confirmados pelo depoimento produzido pelo roupeiro do FC Porto”. Já o depoimento deste “não se afigura consistente” para a Comissão, “ao referir não ter reparado se alguma camisola esatava rasgada ou não”. Outro elemento de “inconsistência” do depoimento do roupeiro portista é ter afirmado que não se recordava se Mourinho estava ou não no balneário."

VermelhoNunca disse...

E para finalizar senhor Zex:
"A apreciação dos factos feita pela Comissão Disciplinar à luz do Regulamento Disciplinar da Liga produziu um castigo do novo treinador do Chelsea de dez dias de suspensão, 3000 euros de multa e pagamento das custas do processo."
Agradeço que não adultere o meu nick, pois então ver-me-ei obrigado a usar outro tipo de linguagem consigo, entendeu Zex Abel?

VermelhoNunca disse...

Como vê Zex eu tinha razão. Mas como fui perspicaz o amigo caiu na minha armadilha. Está a ver como sabia o que se passava quando resolveu nesse seu ar inocente lançar a questão ao blog? Escola FCP? Será? Lança a suspeição, nunca a concretiza, mas sabe perfeitamente porque o faz. Responda-nos a todos, vamos, esclareça-nos sobre essa questão.
E uma nota final, tem a certeza que o jornal Sporting, orgão ofícial do clube, não como o "O Jogo", "A Bola" ou "Record", não publicitou a resolução da situação que refere? Tem a certeza do que está a dizer?

VermelhoNunca disse...

Mais uma questão senhor Zex:
Nem me interessa o que o orgão A, B ou C, concluíram sobre o sucedido. Eu acredito que o seu ex-treinador teve comportamento incorrecto, e aliás posso dizer-lhe que o sei pela boca de um ex-jogador seu que já foi ex-Setúbal e que e que agora equipa de vermelho.
Encerro este caso.l

VermelhoNunca disse...

A propósito, Srs. do Sporte, sabem como acabou a história da camisola rasgada ? Sabem qual foi a primeira decisão que foi tomada ? E sabem qual o sentido da decisão final, após recurso, que transitou em julgado ? Que divulgação teve essa segunda decisão ?
Informem-nos !
Obrigado !

Esta foi a sua questão senhor Zex. Eu não sei de 1ª ou 2ª decisão. Sei apenas que você pediu informação sobre o assunto, certo?
Para quê pedir informação quando sabe o que se passou? Que ideia é essa? Isso não é provocar! Provocar e dizer-nos qual foi a decisão, que pela certeza com que fala, deve ser favorável ao seu clube. Mas mesmo que a decisão assim o indique, para mim é perfeitamente indiferente, pois ,como lhe disse, sei o que se passou lá dentro.

VermelhoNunca disse...

Amigo Zex:
Um jogador do FCPorto que estava na cabine conta-lhe o que se passou. Você acredita nele? Ou acredita na decisão do tribunal? Responda-me a isso, por favor.

Unknown disse...

Vejo que este blog é frequentado por gente muitíssimo bem relacionada nos meios desportivos, o que só o dignifica e eleva o seu nível.
O Snr. Administrador é amigo pessoal do preparador físico do V. Setúbal, João Abel, como já o afirmou num artigo postado há pouco tempo e eu afianço, pois ele já me tinha contado dessa sua amizade anteriormente, a propósito dos jogos do Setúbal com a Briosa.
O condómino Zex jogou futebol com o seu ídolo Paulo Bento, existindo também outro condómino que não me recordo qual é que também jogou umas futeboladas com o agora treinador do SCP.
Sabemos agora que o condómino Vermelhonunca trata por tu um jogador que foi do Setúbal e do Porto (e presumo, também, do Penafiel) e é agora jogador do Benfica.
Eu próprio fui colega de escola e joguei futebol com o Semedo, ex-jogador do Porto.
Grande equipa que está aqui reunida!.....
Grande Blog!....

VermelhoNunca disse...

Venho anunciar publicamente que, para satisfação dos bloguistas Zex, Holtreman e Cavungi, o nick Muceque também me pertence (mesmo que não pertença...). Talvez assim passem a contribuir com algumas ideias válidas para o blog e se deixei de chatear os outros. Este "anúncio " é extensível a todas as outras identidades destes colegas( caso as tenham,claro...).

VermelhoNunca disse...

Caro Carlos:
O jogador a que se refere, jogou efectivamente no Penafiel, mas eu não o trato por tu...um familiar meu, mais novo, é que o faz.

Unknown disse...

Condómino Vermelhonunca:
Fica o reparo feito, não saindo, contudo beliscado o prestígio do blog, pois que, o facto de um dos seus condóminos conhecer e falar com o Marco Ferreira, apesar de, nessas falas, não ser utilizado o pronome pessoal "tu" nem a forma do verbo correspondente, é, seguramente, uma mais-valia para o mesmo.
Sugeria, aliás, que todos os condóminos viessem dizer quem conhecem no meio futebolístico, tratem ou não essa pessoa por tu.

VermelhoNunca disse...

De acordo senhor Zex. Assim como o super-dragão Madureira disse que o "special one" tinha rasgado a camisola de Rui Jorge, apenas em defesa do outro elemento da claque que, supostamente, ter-se-ia metido com a esposa do treinador.
Claro que o jogador Ferreira o fez por vingança. Aliás em Janeiro de 2004 o dito jogador já sabia que iria ser emprestado ao Penafiel, e depois seria despromovido ao benfica. Tem razão amigo Zex...

Mestrecavungi disse...

Cheguei aqui agora, e notei que há 3 comments ao jogo do Reboque CP, 4 comments ao jogo do FC porto( O meu clube preferido até ao fim da época)e 31 Comments ao Benfica.
Somos de facto GRANDIOSOS.

Mestrecavungi disse...

Noticia de ultima hora:
A Igreija Maná ofereceu uma verba record para aquisição do patrimonio desportivo e não desportvo do SCP.
Querem transformar o Alvalade 21 num templo de meditação...

Mestrecavungi disse...

Eu também joguei futebol,e fui colega de turma do Jorge Cadete.
Bom não será grande coisa, mas também conta, não conta Sr Ex-Zelador Carlos?