segunda-feira, março 27, 2006

Antevisão do SLBenfica/FCBarcelona

Amanhã lá estarei na Catedral na companhia de outro dos condóminos deste blog.
É difícil, muito difícil, mas não impossível.
Tarefa primacial e primeira do Benfica será não sofrer golos em casa, por forma a garantir uma vantagem na eliminatória, seja directa ou indirectamente.
Directa, por poder significar a obtenção de uma superioridade numérica de golos.
Indirecta, por poder abrir a possibilidade de, ao marcar em Camp Nou, alcançar tal mais valia.
Aliás, face às características dos seus jogadores, poucas dúvidas restarão da capacidade do Benfica para marcar golos em Camp Nou (Anfield comprovou-o à saciedade).
Koeman não irá alterar a estrutura que tem vindo a adoptar nos jogos da Champions - quatro defesas, três médios de contenção, dois alas e um ponta de lança, ou seja, Moretto, Rocha, Luisão, Anderson e Leó, Petit, Beto e Manuel Fernandes, Simão, Robert e Giovanni.
Contenção defensiva e eficácia na finalização será o modelo de jogo.
Tentativa de pressionar o Barça na primeira zona de construção, procurando desestabilizar a organização do jogo ofensivo catalão, por forma a impedir que Deco e Ronaldinho recebam a bola em boas condições.
Concentração e empenho quando em acção defensiva, com marcação cerrada a Eto´o e Ronaldinho.
Marcação que se quer zonal, pois que a individual poderia ser suicídio.
Basculação da zona defensiva e intermediária no sentido da bola e dos movimentos sem bola de Ronaldinho, Giuly, Deco e Eto´o.
Procurar a superioridade numérica, o 2 contra 1, especialmente sobre Ronaldinho.
O lateral do lado oposto ao da bola deverá fechar dentro, sendo compensado no corredor pelo ala ou por um dos médios, por forma a garantir a desejada superioridade na zona central.
Compensações zonais a meio-campo.
Exploração das debilidades da zona central da defensiva do Barça, com diagonais dos alas ou entradas dos médios centrais.
Exploração do espaço nas costas da defesa com lançamentos a solicitar a velocidade do ponta de lança (a defensiva blaugrana joga com 30 metros nas suas costas).
Velocidade nas transições.
Exploração do jogo entre linhas.
Construção ofensiva, primordialmente, pelas alas.
Rápidas trocas de flancos.
Desposicionamento dos centrais, explorando a sua falta de rotina, através da construção de lances ofensivos baseados em passes curtos e tabelas laterais.
Garra e vontade de vencer.
Sorte, muita sorte.
O Barça executará uma pressão alta muito forte e a forma como o Benfica conseguir contornar essa dificuldade será determinante.
O carrossel ofensivo protagonizado por Deco e Ronaldinho é terrível, anulá-lo será outro dos pontos chave da partida.
Cercear espaços a Eto´o e concentração máxima nas bolas paradas assumem-se como outros factores não despiciendos.
Evitar incorrer em faltas nas imediações da área mostra-se, igualmente, essencial.
Um árbitro em final de carreira é sempre perigoso, mais "vulnerável" que é à satisfação dos interesses comerciais dos senhores da UEFA.
Apresentando a atitude dos jogos com Manchester e Liverpool, jogando no máximo da concentração e nos limites da entrega, o Benfica pode surpreender.
Haja fé!!!

13 comentários:

samsalameh disse...

Pois lá estaremos caro administrador deste Blog nesse grande 3º anel a ver um luxo (não Lucho, coitado esse pode vir a parar 1 mês) de jogo.
Vai ser um jogo táctico até alguma das equipas marcar o primeiro golo. Julgo que a partir daí vamos começar a ver os "virtuosos", aqueles que nasceram com o dom de malabaristas da bola.
Vamos Benfica!!!
Anti-tripeiro sempre!

Unknown disse...

Condómino Salame:
Desculpe que lhe pergunte: está a referir-se a quem quando fala em virtuosos da bola, todo animado?

samsalameh disse...

Condómino Zelador Carlos: estou a referir-me ao Beto, ao Alcides, ao Ricardo Rocha e ao Moretto...O que é que acha?

Unknown disse...

Condómino Salame:
Bem me parecia.
Esqueceu-se ainda do Morcela, do Mandioca e do Marco de Ferro

samsalameh disse...

Sr. Zelador, vejo que anda aborrecido por o seu clube andar pelas ruas da amargura e...mais um ano sem ganharem nada!!!
Com pena minha, claro, que preferia que fosse o clube do urinol a ganhar a Liga que o clube do Peixeacha e companhia Lda.
Um grande abraço
Aos virtuosos que eu me referia claro que eram o Hélio Roque, o Karyaka e o Rui Nereu...

Unknown disse...

Condómino Salame:
Deve andar a comer muito chouriço.
O meu clube não anda pelas ruas da amargura, pois que está cinco pontos à frente do clube do recinto desportivo do Centro Comercial Colombo e a dois pontos da liderança, com francas hipóteses de ganhar o campeonato.
E quanto a ganhar alguma coisa, até parece que o dito clube do CC Colombo vai este ano ganhar a Taça, o Campeonato e a Champions.
Veja lá é a figurinha que vão fazer logo à noite.
Percam com dignidade, e não transformem um jogo de futebol num combate de Karaté!!
É certo que bons executantes - de karaté, claro - não lhe faltam, e o Koeman vai apresentar a artilharia pesada toda logo à noite: Ricardo Calhau, Peitito e Betoneira.
Mas olhe que os árbitros da UEFA não se chamam Xistra nem Paulo Batista.

samsalameh disse...

O Sr. Carlos fala-me do Xistra...Tenho a certeza que não viu a escandaleira do jogo do Benfica contra a Naval quando só um cego (neste caso o Xistra) não viu uma falta sobre o Léo dentro da grande área, vulgo penalty.
Se fosse um Xistra a apitar nem ía, como vou, ao estádio do Glorioso, meu caro amigo.
Quanto às betoneiras que o Benfica tem, deixe lá, o clube do penico, o seu, não se pode queixar muito, pois tem lá o Sá Murraças, o Custódio Tira-Olhos e o Mortinho...
Eu bem sei que o Sr. quer que o SLB seja cilindrado logo à noite, mas muito já fez o Benfica com a equipa que tem em chegar a esta fase da Champions e o País devia ficar agradecido de cá termos um grande génio a jogar ao vivo e a cores, que dá pelo nome de Ronaldinho Gaúcho!
E, para acabar, lhe digo que encher o estádio da Luz pela 9ª vez esta época é uma coisa que o seu clube não consegue há muitos e longos meses.
Concentre a sua atenção no Geovanni e no Simão esta noite, é o que eu lhe transmito!

samsalameh disse...

Sr. Donaldinho:
Não se excite tanto com o jogo de logo. Tenha calma, relaxe, e mude de canal para ver o seu clube a jogar na Champions no Canal Memória
Um abraço.

Unknown disse...

Condómino Salame:
De facto, encher o Recinto Desportivo do Centro Comercial Colombo é coisa que o meu clube não faz há meses, desconfiando até que nunca o fez.
Quando temos de encher alguma coisa - como na final da Taça UEFA, o ano passado - enchemos o Alvalade XXI, para construção do qual recebemos metade do dinheiro dado ao clube do meu caro amigo.
Sendo certo que grande fatia da assistência de logo à noite nesse recinto desportivo do Colombo deve ser preenchida pelos presidentes dos clubes da 1ª e 2ª Ligas, e, quiçá, de algumas distritais, dirigentes da arbitragem e da federação, árbitros e ex-árbitros, Devesas Neto, João Rodrigues e Cª, gerentes, empregados de mesa e mulheres da limpeza do Restaurante Sapo, todos devidamente convidados pelo Senhor dos Pneus.

samsalameh disse...

Sr. Donaldinho,
Entretenha-se antes com o Baby Channel que será do seu agrado com certeza. Não sei se a Daysi (vulgo Margarida) aparece de vez em quando em alguns dos programas que ali transmitem, mas pode ser que tenha sorte e ali a encontre...

samsalameh disse...

Donaldinho, o Sr. anda a ver muito o Tsubatza...Uma boa série que eu também apreciava, principalmente quando um jogo de futebol demorava em média 28 episódios.
Anti-tripeiro sempre

Unknown disse...

Deixo o seguinte assunto à reflexão dos condóminos:
ontem, em conferência de imprensa, o Simão Sabrosa disse que esperava CRESCER com este jogo com o Barcelona.
Ontem o Koeman disse que esperava tirar partido da MAIOR ESTATURA dos jogadores do Benfica nos lances de bola parada.
Hoje, o Robert na edição on line da Bola, diz "esperem por um GRANDE Robert".
Será que os jogadores do Benfica vão jogar logo à noite de andas?!?!?

samsalameh disse...

Sr. Donaldinho, é certo que vou para Lisboa. Sigo daqui a mais ou menos uma hora onde espero encontrar o administrador deste blog.
O seu desafio é interessante. Porém, não por ter medo por que o que eu gosto mesmo é de conbibio, mas como vou com mais gente que terá pressa no caminho de regresso, pois ainda são algumas centenas de quilómetros e amanhã é dia de escola (tal como hoje em que madruguei), não será possível. Mas espero encontrá-lo na Entrega de Prémios Prof. Karamba que irá ser realizado, julgo eu, no final da época.
Já agora, ó Sócio tens visto as pernas da Tânia?