quinta-feira, março 23, 2006

A pedido de várias famílias aqui fica a análise do famigerado "Tribunal do Jogo"

A pedido dos condóminos aqui fica a análise do famoso "Tribunal do Jogo" (sempre que possível publicarei).

FC Porto 1-1 Sporting *(5-4 nas grandes penalidades)
ÁRBITRO DO JOGO Olegário Benquerença (Leiria)
ÁRBITROS ASSISTENTES Luís Marcelino (Leiria) e Eduardo Gaspar (Leiria)

O CASO

27’ Deveria ter sido assinalada grande penalidade por mão na bola de Pepe?

JORGE COROADO - MÃO PARA BAIXO
O penteado do relvado, e não só, pois na direita da defesa portista um jogador encontrava-se mais recuado, permitia ver que Liedson estava em posição regular. No desenvolvimento, Pepe com a mão esquerda, objectivamente, cortou a trajectória da bola. Grande penalidade que ficou por assinalar.

SOARES DIAS - MÃO PARA BAIXO
Não há qualquer fora de jogo de Liedson, e, depois, Pepe, já na área, joga bola com a mão. Era grande penalidade. O árbitro não terá visto porque o corpo do jogador tapou-lhe a visão. O árbitro assistente que acompanhava o ataque do Sporting teria melhores condições para o ajudar.

ANTÓNIO ROLA - MÃO PARA BAIXO
Liedson, no momento do passe, estava em posição legal. Depois, Pepe joga a bola com o braço esquerdo. Como a falta foi dentro da área de grande penalidade ficou por sancionar um penálti contra o FC Porto.

ROSA SANTOS - MÃO PARA BAIXO
Ficou por assinalar grande penalidade contra o FC Porto por Pepe ter jogado a bola com o braço. Não houve fora de jogo de Liedson.

OUTROS CASOS
14’ Polga faz falta para penálti sobre McCarthy?
41’ Impunha-se sanção disciplinar a Cech por falta sobre João Moutinho?
44’ McCarthy beneficia de posição irregular, aquando do passe de Raul Meireles, para rematar à baliza?
112’ Justificou-se o segundo amarelo a Caneira?
118’ Justificou-se o segundo amarelo a Bosingwa?
JORGE COROADO
14’
MÃO PARA CIMA
Polga e McCarthy saltaram à bola. Contacto inevitável. Não se vislumbrou qualquer movimento do defesa que indiciasse haver motivo para grande penalidade.
41’
MÃO PARA BAIXO
Cech, com o braço, atingiu deliberadamente João Moutinho. Falta sancionável com pontapé livre directo e considerada agressão com cartão vermelho. O árbitro nada assinalou.
44’
MÃO PARA CIMA
McCarthy estava adiantado em relação ao penúltimo defensor quando da direita lhe endossaram a bola. Fora de jogo que foi assinalado tardiamente pelo árbitro assistente.
112’
MÃO PARA CIMA
Justificava-se não só o cartão amarelo a Caneira como a alguns outros, e também o vermelho a mais um ou outro. Num critério disciplinar confuso, incoerente e pouco seguro, o árbitro optou cortesmente pelo mal menor.
118’
MÃO PARA CIMA
Bosingwa já tinha um cartão amarelo e, como derrubou o adversário em zona perigosa, a falta era merecedora de sanção disciplinar. Esteve bem o árbitro.

SOARES DIAS
14’
MÃO PARA CIMA
Não há qualquer falta de Polga sobre McCarthy. Os dois jogadores tentam disputar a bola e dá-se o inevitável contacto, mas que não foi suficiente para marcação de grande penalidade. Esteve bem o árbitro.
41’
MÃO PARA CIMA
Não há qualquer infracção disciplinar do jogador do FC Porto. Cech tentou disputar a bola e vê-se que atinge João Moutinho com o braço de forma involuntária. Não havia motivos para agir disciplinarmente.
44’
MÃO PARA CIMA
Sem sombra de dúvida. Quando a bola lhe é passada, McCarthy estava adiantado.
112’
MÃO PARA CIMA
Só se justificou porque Caneira tentou tirar partido daquela confusão, tirando satisfações junto de Raul Meireles quando nem estava envolvido no lance. Penso que esteve bem ao mostrar-lhe o cartão amarelo, que naquele caso era o segundo.
118’
MÃO PARA CIMA
Sim, sem sombra de dúvida. Bosingwa não queria jogar a bola e jogou às pernas do jogador do Sporting num lance em que poderia levar perigo à baliza do FC Porto.

ROSA SANTOS
14’
MÃO PARA CIMA
Polga empurra McCarthy com o cotovelo, falta saber se foi suficiente para o jogador do FC Porto cair. Temos de aceitar a decisão do árbitro.
41’
MÃO PARA CIMA
Não, não houve motivo para qualquer sanção disciplinar. Não foi falta para cartão amarelo, quanto mais para vermelho.
44’
MÃO PARA CIMA
McCarthy estava ligeiramente adiantado no momento do passe de Raul Meireles.
112’
MÃO PARA CIMA
Acho que sim, por conduta incorrecta. Caneira veio pelo campo fora criando problemas e uma confusão tremenda.
118’
MÃO PARA CIMA
Foi uma entrada passível de cartão amarelo.

ANTÓNIO ROLA
14’
MÃO PARA CIMA
Polga tenta jogar a bola e McCarthy, ao sentir o toque do adversário, procura tirar benefício da situação. Esteve bem o árbitro ao não considerar qualquer falta.
41’
MÃO PARA BAIXO
Cech, ao saltar na disputa da bola, atinge a cara do adversário com o braço esquerdo. Falta técnica e, no mínimo, cartão amarelo que o árbitro não considerou.
44’
MÃO PARA CIMA
McCarthy estava em posição de fora de jogo no momento do passe. Bem o árbitro assistente ao assinalar fora-de-jogo, independentemente de o ter feito tardiamente.
112’
MÃO PARA CIMA
A expulsão do jogador Caneira com o segundo cartão amarelo deve-se ao facto de se ter envolvido na confusão. Melhor do que ninguém, o árbitro pode aferir com justeza.
118’
MÃO PARA CIMA
Sim. Bosingwa fez falta sobre o jogador do Sporting, cortando uma jogada de perigo para a sua baliza.

Sem comentários: