sexta-feira, abril 07, 2006

Antevisão do Sporting/FCPorto

Joga-se, no próximo sábado, aquele que será, em princípio, o "jogo do título".
A equipa que vença a partida, estou certo, será a futura campeã nacional.
Caso se verifique um empate, temos campeonato até ao fim.
Será um encontro de duas gerações de treinadores e de concepções futebolísticas perfeitamente distintas.
Paulo Bento, mais novo, estrutura a sua equipa numa forte contenção defensiva e em rápidas transições.
Adriaanse, mais velho, fiel à escola holandesa, aposta num modelo de jogo mais planeado, mais pausado, de construção ofensiva mais gradual, progressiva, sobrelevando os aspectos ofensivos aos defensivos.
Será curioso ver como se irão casar estas distintas concepções de jogo.
Até ao presente, o Sporting tem sido uma equipa que embora não domine territorialmente o jogo, controla-o, sendo que em relação ao Porto acontece, precisamente, o inverso. O Porto domina territorialmente a partida, sem que a consiga controlar na pleinitude.
Assim, o actual posicionamento classificativo das equipas assenta melhor no esquema táctico de Paulo Bento do que no de Adriaanse.
Destarte, esta será a primeira interrogação que se coloca - manterá Adriaanse, mais do que o esquema táctico, o modelo de jogo que tem vindo a adoptar?
Penso que não!
Em vantagem pontual e conhecedor do modelo de jogo leonino, Adriaanse será tentado a abdicar dos seus princípios de jogo.
Penso que o Porto, embora se apresente, teoricamente, no seu já clássico 3x3x4, irá alterar o seu modelo de jogo, entregando a iniciativa ao Sporting e jogando na expectativa.
Adriaanse procurará inverter as premissas da partida.
Procurará colocar o Sporting perante a encruzilhada da fidelidade ou da alteração do seu modelo de jogo.
Está à frente, o empate basta-lhe, não necessita, portanto, de assumir o jogo.
Na teoria, o Porto apresentará o seu habitual esquema táctico, 3x3x4, mas Assunção será, muitas vezes, central e Cech mais defesa do que ala.
Por outro lado, conhece as limitações do Sporting quando chamado a ter a iniciativa da partida, as suas dificuldades, por isso procurará maximizá-las.
Todavia, aqui outra questão se levanta - terá a estrutura defensiva do Porto capacidade para suster a pressão leonina?
Se o Porto, efectivamente, optar por jogar na expectativa, ir-se-á expôr ao ataque leonino e o certo é que o bloco defensivo portista não oferece garantias absolutas de fiabilidade.
As estruturas defensivas portistas dos anos 80 e 90, compostas por jogadores como João Pinto, Lima Pereira, Eurico, Inácio, Geraldão, Demol, Branco, Fernando Couto, Jorge Costa, suportadas por médios operários de inegável labor e qualidade, certamente que se sentiriam como "peixe na água" a actuar em tal sistema.
A actual defesa portista, certamente, que não.
Não será por acaso que o rendimento do Porto subiu a partir do momento em que Adriaanse optou, definitivamente, pelo 3x3x4.
Ao apostar na colocação de 4 elementos na frente obrigou as equipas adversárias a reforçarem a sua defesa com mais um elemento, por forma a garantir superioridade numérica, elemento esse que, por norma, correspondeu ao abdicar de uma unidade mais avançada.
Assim, para além de procurar conferir maior ofensividade à equipa, Adriaanse procurou retirar pressão à sua defesa.
Tal circunstância foi, ainda mais, potenciada pelo facto de as equipas adversárias, não habituadas a defrontar equipas assim estruturadas, se terem amedrontado e nunca terem pressionado devidamente a defensiva portista.
Aliás, tal sucedeu com o Sporting no Dragão para a Taça.
Para vencer o Porto é necessário pressionar a sua linha defensiva.
A linha defensiva portista, para além de apresentar um claro deficit de qualidade, é composta por jogadores adaptados.
Bosingwa não é um lateral de raiz, Cech também o não é, Pedro Emanuel ou Pepe, quando chamados a desempenhar funções junto à ala, são adaptações e Assunção, que funciona as mais das vezes como central, também se trata de uma adaptação.
São jogadores sem rotinas posicionais, mais vulneráveis às movimentações sem bola do adversário.
Este aspecto neste jogo poderá assumir capital importância, pois que uma das principais qualidades de Liedson é a sua capacidade de desmarcação, de jogar no espaço livre, de aparecer.
Deste modo, embora seja previsível que o Porto adopte uma atitude de espera, caso o Sporting assuma o jogo, poderá colocar-se em dificuldade.
Por seu turno, o Sporting sabendo que o jogo é a sua oportunidade, será tentado a alterar o seu modelo de jogo e, assim, a assumir as despesas da partida.
Terá o Sporting capacidade e rotinas para tanto?
Não me parece.
Irá Paulo Bento por aí?
Duvido.
Paulo Bento ao assumir o comando técnico do Sporting manteve o esquema táctico de Peseiro - 4 defesas, meio-campo em losango e dois avançados.
O que Bento alterou foi o modelo de jogo - passou de um modelo de risco, de procura de domínio territorial, de posse de bola, de linhas subidas, de "slow build up", para um modelo de expectativa, de contenção, de transições rápidas.
Bento percebeu que a principal debilidade leonina estava na forma como a equipa defendia e, então, procurou conjurar tal deficiência com o recuo das linhas, protegendo a sua defesa.
Por outro lado, este modelo mostra-se mais propício à potenciação das características dos seus jogadores mais avançados, mormente Liedson, pelo aproveitamento da sua extrema mobilidade e rapidez.
Deste modo, não vejo como possível que altere o seu modelo de jogo, até porque a equipa adquiriu rotinas que urge não desperdiçar.
Se Bento se mantiver fiel ao seu modelo e Adriaanse alterar o seu, teremos um jogo de espera, no qual nenhum dos contendores quererá assumir o jogo.
Ambos irão procurar o erro adversário.
O jogo será lutado, "rasgadinho", com muitos duelos individuais, marcações apertadas, pouco espectacular.
Ainda que a partida surja aos olhos de todos como decisiva para a atribuição do título de campeão nacional, o certo é que ninguém a quererá perder, por forma a não hipotecar as chances de obtenção do ceptro.
Afinando por este diapasão, ainda mais se acentuará o carácter tacticista da partida.
Por outro lado, existe a convicção mútua que esta não é a última batalha e que ainda faltam outras nas quais o oponente poderá tombar.
Nenhum dos dois fará "all in", estou certo.
Bento porque é cauteloso por natureza, Adriaanse porque não precisa.
Quem errar menos, sairá vencedor.

21 comentários:

VermelhoNunca disse...

Este bimbiano resolve aparecer ao fim de muito tempo ausente, e o que nos trás de novo? Nada, a não ser disparates. Post bacoco de um autêntico provinciano. É por isso, senhor Feliciano, que o seu clube é regional, por adeptos como o senhor que só dizem disparates.

Mestrecavungi disse...

Sr Nunca.
Desta vez é inevitável.Tenho que concordar consigo.Este sr Mário é de um provincianismo bacoco.Aliás, é o adepto tipico, de um clube que assenta grande parte das suas vitórias no tráfico de carne (muitas vezes boa) humana.

Unknown disse...

Muito boa antevisão do que poderá ser o próximo SCP-FCP por parte do Snr. Administrador.
Pouco mais há a dizer ao que se pode esperar deste confronto.
Creio ser um jogo onde se vai definir, muito, o que vale, efectivamente, o Paulo Bento.
Que é um bom treinador já o provou, ao transformar uma equipa esfacelada e desconjuntada pelo falecido Pésudo num bom conjunto, muito competitivo, recolocando-o na luta pelo título.
Mas bons treinadores há muitos.
O que se espera de Paulo Bento - eu, pelo menos, espero - é que se venha a revelar um treinador mais do que apenas bom.
Um fora de série, à imagem do que foram ou são Pedroto e Mourinho.
É tempo de, no actual panorama futebolístico português, surgir um novo treinador de qualidades acima da média.

Ora, o próximo jogo entre o FCP e o SCP reune as características para Bento se afirmar.
É o jogo do título, o SCP defronta a equipa que lidera o campeonato, e o adversário é teoricamente superior, em face da real valia dos seus jogadores e do seu passado recente.
Pésudo, em jogos decisivos como este, e com melhores jogadores que o actual SCP (Enakarire, Barbosa, Rochemback, Viana), falhou sempre.
Falhava na motivação dos jogadores, nos chamados "mind games", na abordagem ao jogo e nas substituições.
Vejamos o que nos reserva o Paulo "Labião".

Quanto ao jogo em si, parece-me importante chamar à colacção o seguinte:
Esta época, o FCP ainda não conseguiu marcar um único golo ao SCP a jogar contra 11 e dentro dos 90 minutos que terá a partida de sábado:
na 1ª volta, o resultado foi 1-1, com auto-golo do Polga;
no jogo da Taça, o resultado foi também 1-1 mas com um golo marcado no prolongamento e quando o SCP jogava com 10.
Nos jogos decisivios que o SCP tem tido este ano no campeonato (1ª volta com o FCP e 2ª volta com o SLB), conseguiu dar sempre resposta à altura, quando até nem era o favorito.
E na época de 1999/00, qd. o SCP quebrou o jejum de 18 anos, tb recebeu o FCP em desvantagem pontual de 2 pontos, à 26ª jornada, e ganhou por 2-0, passando para a frente e acabando o campeonato em 1º lugar.
Se o futebol fosse um jogo de probabilidades, diria que o SCP está em vantagem para ganhar o clássico.
Não o sendo, resta-me tomar um Valium, deitar-me num quarto às escuras e esperar pelo final do jogo.
Ou então, ir para o café da esquina (leia-se LD), mandar vir umas SB's e fazer figas para que o SCP consiga ganhar.
Não descurando o público feminino que ali costuma estar a assistir ao jogo, cujos pontos de interesse muitas vezes superam o do próprio embate.

samsalameh disse...

A pensar na Champions devia estar a torcer pelo FCPorto, pois só assim o meu clube (o mesmo do Sr. Administrador e do Sócio) podia ainda sonhar com o 2º lugar que dá acesso directo áquela competição. Mas por mais que tente não consigo, prefiro que o Sporting ganhe e chegue a líder deste campeonato...Provavelmente, na jornada seguinte volta a perder a liderança e assim o campeonato ganha uma nova alma!
Anti-tripeiro sempre.
Alguém vai ao Municipal de Coimbra domingo assistir ao clássico? Mais um jogo importante desta jornada...
Lá irei estar, onde espero encontrar o Sr. Vermelho e o Sr. Carlos.
Aquele abraço

Ndrangheta disse...

boa tarde, amigos:
Acho que o resultado vai ser um nulo e que o jogo não vai valer nada.
Duas equipas temerosas uma da outra, jogo de luta, repartido, poucas oportunidades, a procurar o erro do adversário.
amigo Zex:
não lhe parece que jogando-se amanhã o scp/fcp e sendo este post, precisamente, sobre isso é despropositado escrever algo sobre um jogo que já se realizou na 4ª feira e em que nenhum dos intervenientes foi o porto ou o sporting.
é quase uma obsessão falar todos os dias do benfica.
sobre o clássico de sábado nem uma palavra.
medo de pela boca morrer...?
Quanto à reclamação é o chamado contra veneno. o benfica queixou-se e a polícia não se fica atrás e queixa-se.
o certo é que todas as opiniões convergem no sentido de que a actuação da polícia não foi a melhor.
aliás, o chelsea já se havia queixado.
Saudações cordiais e de estima.

VermelhoNunca disse...

Senhor Cavungi, que dizer da agressão ao Papa, protoganizada pela sua ex-actual amante? Que disser desta situação? A coisa está feia, mas quem nos poderia esclarecer esta questão seria Maria Elisa.

Vermelho disse...

ainda não sei se posso estar presente para assistir ao derby regional decisivo para a Briosa, pois que obrigações familiares me podem obrigar a estar ausente de Coimbra.
Temos de ganhar aos "peixeiros" custe o que custar.
Se não ganharmos, a manutenção fica complicada.
Com a tua presença amigo Samsalameh a vitória fica mais perto.
Caso não te lembres, sempre que viste a Briosa, esta época, no ECC não perdemos.
Domingo, vamos todos gritar a uma só voz - Joeano um golo vai marcar e pôr a Mancha a cantar, Joeano, Joeano... Briosa, Briosa, Briosa... Allez Briosa, allez...
Até os comemos.
Se não estiver fisicamente, estarei espiritualmente.
Força Briosa, estamos contigo.
P.S. se não fôr telefono-te no Sábado para combinarmos onde te deixo o teu bilhete de época.
Abraço

Mestrecavungi disse...

Sr Nunca
E que dizer do motorista do papa que bateu numa mulher grávida?
Tudo isto é branqueado, sr Nunca.
Parece-me para desviar a atenção da arbitragem do tal proença...

Mestrecavungi disse...

Amigo Lázaro.
Antes de mais, saudações Benfiquistas.
Que dizer desta pequenez de espirito de alguns bloguistas?Na véspera do semi-classico, o jogo que poderá decidir o titulo,temos estas almas AINDA a falar do jogo de anteontem.Um jogo do Benfica.A nossa derrota foi a maior alegria deles este ano.O ressabianismo no seu esplendor...

VermelhoNunca disse...

Senhor X, espero que a sua indisposição se mantenha por mais uns dias, é sinal que o seu clube e daquele bloguista bimbiano perdeu.

VermelhoNunca disse...

De facto a prosa do senhor Vungi é demonstrativa da sua intima relação com Barbas.

Mestrecavungi disse...

Caro Zex
Ressabianismo é uma doutrina religiosa que tem como principais fieis os ressabiados.Mais conhecidos como anti-benfiquistas.

Mestrecavungi disse...

E a "vaga de fundo"?Confirma-se?

VermelhoNunca disse...

Senhor X, que opinião tem disto?
Duarte Gomes substitui Pedro Proença na direcção do Sporting-FC Porto
O árbitro do «clássico» Sporting-FC Porto agendado para este sábado à noite em Alvalade já não será Pedro Proença mas sim Duarte Gomes, também filiado na Associação de Futebol de Lisboa.



ASF
A alteração deve-se «a um problema físico» contraído nas últimas horas por Pedro Proença – segundo acaba de avançar a Antena 1, referindo fontes oficiais da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol.

Aguarda-se a todo o momento a emissão de um Comunicado Oficial dando conta de mais uma alteração no comando de uma equipa de arbitragem num jogo para a Liga portuguesa (este de extrema importância

Mestrecavungi disse...

Atenção Caro Zex.
Este arbitro é o mesmo que descobriu o fantasma que agarrou Jardel num celebre SLB-Reboque 2-2.Mais um roubo de igreija, branqueado pela CS Lagarta.
Duarte Gomes ?Fujam dele a sete pés....

VermelhoNunca disse...

Senhor Vungi, quem deve fugir dentro em breve é o amigo. Confirmo graves problemas em Barcelona...mas como sabe a minha boca é uma Rocha.

Mestrecavungi disse...

Graves?Ao nivel de quê?Alcool ou Paulas?Ou os dois?

VermelhoNunca disse...

Dinheiro...falta de autoridade do holandês, por aí... fazendo lembrar caso Saltillo...sim Paulas também...

VermelhoNunca disse...

O Andrade já não joga, pois se o fizesse teria a minha companhia senhor Mínimo.

VermelhoNunca disse...

É um caso a pensar essa ida ao "Paco"...

Unknown disse...

Condómino O_Broas:
Seja benvindo, que tem andado desaparecido.
Por acaso não tem visto o prof. Venceslau?
É que me palpita que talvez o conheça.
Na afirmativa, diga-lhe para retornar a este condomínio, porque a sua falta tem sido muito sentida.