terça-feira, junho 06, 2006

E parece-me que não fica por aqui...

A Comissão Disciplinar da Liga, ontem reunida, resolveu dar razão ao Belenenses no polémico caso Mateus, o que significa a manutenção do clube do Restelo na Liga e a despromoção do Gil Vicente à Liga de Honra.
Aquele órgão jurisdicional deliberou responsabilizar o Gil Vicente por violação do artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de descida de divisão».
Os pormenores da votação são obviamente desconhecidos, mas sabe-se que dos quatro elementos que compõem a Comissão Disciplinar, um deles, Domingos Lopes, advogado de profissão, declarou impedimento e não esteve presente, por ser familiar de um dirigente do clube de Barcelos.
Esta medida, recorde-se, só não assume carácter definitivo na medida em que é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.
O caso Mateus, conforme ficou conhecida a polémica transferência do jogador do Lixa para o Gil Vicente, adquiriu forma em consequência do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns para tentar fazer vingar uma posição que lhe fora recusada em face da legislação desportiva.
A primeira acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga não teve efeitos, dado o juiz ter considerado que se tratava de uma questão iminentemente desportiva.
Não satisfeito, no entanto, o Gil Vicente recorreu ao Tribunal do Porto, que lhe deu razão e que depois, em face da exposição da FPF, considerou sem efeito a sua primeira decisão.
Entretanto, Mateus fora autorizado a alinhar em quatro jogos.
A questão principal, porém, não se prende com a legalidade ou não da utilização do jogador, mas sim com o comportamento assumido pelo clube de Barcelos, que violou um princípio considerado intocável pela FIFA, ao ponto de ter sido ela própria a questionar a FPF sobre os contornos deste processo, cujo primeiro passo para despromover o Gil Vicente foi dado pela Comissão Disciplinar da Liga.

4 comentários:

Ndrangheta disse...

O próximo passo é o alargamento ou por outra a manutenção de 18 equipas na 1ª Liga.
Saudações cordiais e de estima.

Sócio disse...

Caro Zex, vê-se bem que não acerta só nos resultados do Prof. Karamba.
Subscrevo inteiramente as suas afirmações

VermelhoNunca disse...

Aproveito para informar os bloguistas que o Sporting renovou os títulos de campeão Nacional de Atletismo, masculino e feminino. Nos homens foi o 6ªtítulo consecutivo e nas mulheres o 12ª.

VermelhoNunca disse...

E leva 250 ginastas à Gimnoestrada...