terça-feira, janeiro 16, 2007

Artigo de Opinião do Condómino JC

As notícias provenientes do Universo benfiquista não param de me surpreender!
O tratamento que lhes é dado, a interpretação dos respectivos factos e o sentido dos mesmos nunca é idêntico ao que sucede quando factos de idêntico teor provêm de outros clubes.
Eu passo a explicar.

Caso Nuno Assis.
Um simples caso de doping.
Em situações normais, o trajecto seguido é sempre o mesmo: lá temos o jogador a clamar pela sua inocência, lá segue a inevitável suspensão e o assunto morre por aí.
Semedo, do Porto, Kenedy e Abel Xavier são alguns desses exemplos.
No Benfica tudo é diferente.
A instrutora do processo esquece-se de elementos na acusação.
O processo ainda é corrigido mas o jogador acaba absolvido pelo órgão máximo da Justiça Desportiva Portuguesa.
Valeu a intervenção do Secretário de Estado Laurentino Dias para que se repusesse a verdade – intervenção essa contudo, que lhe valeu-lhe as habituais ameaças do Snr. Presidente encarnado e o desenvolver da famosa tese da cabala.

Torneio do Dubai.
Em circunstâncias normais, assistiríamos a uma amplo consenso sobre as vantagens e desvantagens da participação do Benfica neste Torneio: muito bom em termos económicos, mau em termos desportivos, de valor nulo em termos de prestígio.
No caso do Benfica foi diferente:
Para além das vantagens económicas, este torneio foi muito bom em termos desportivos porque deu ritmo à equipa e muito bom em termos de prestígio porque se trata de um grande e prestigiado torneio internacional de futebol, transmitido por 60 televisões do mundo inteiro.
A própria RTP cuja situação financeira é um desastre, juntamente com a CP e a TAP, até transmitiu os dois jogos em directo, a meio da tarde, sabe-se lá por que custos.
Nem o facto de a qualidade do futebol apresentado pelo SLB ter sido medíocre e de não ter apontado um único golo retira prestígio à sua participação no torneio.
Note-se que as demais equipas até marcaram bastantes golos – a Lazio marcou 3 golos e o Bayern e o Marselha marcaram cada um 4 golos.
Só o Benfica é que não conseguiu introduzir a bola na baliza do adversário uma única vez, o que, reconheça-se, era difícil face ao número de oportunidades construídas no conjunto dos dois jogos – uma única (bola à trave após cabeceamento do Mantorras).
Sinceramente não sei que prestígio pode daqui advir para o Benfica, perante tão pálida participação neste desconhecido torneio.
Diga-se, ainda, que Milan e Juventus haviam sido convidadas para participar no torneio e recusaram – avançando a Lazio em lugar daquelas duas equipas – o mesmo tendo sucedido com o Santos, em substituição do qual foi convidado o Marselha.
Por outro lado, na Alemanha o campeonato nacional de futebol encontra-se na paragem do Inverno, donde se compreende a participação do Bayern de Munique.


Caso Luisão
Na sexta-feira, fomos surpreendidos com mais uma notícia relacionada com o Benfica: Luisão apanhado de madrugada a conduzir com elevada taxa de álcool no sangue.
Grave mas não inédito entre os jogadores de futebol dos 3 grandes.
Luisão não foi o primeiro nem terá sido o último a ser apanhado na “noite”, em violação clara das regras de profissionalismo desportivo e dos próprios regulamentos internos dos clubes.
Também não foi o primeiro nem será o último a violar as regras de condução rodoviária.
Até aqui, tudo normal.
Esperava-se, também, a sua normal condenação, na normal multa e na habitual inibição de conduzir – cujo mínimo é, como se sabe, de 3 meses.
Mas não.
Estamos a falar do Benfica, caramba!
Logo, Luisão não foi alvo de qualquer condenação.
Pode continuar a conduzir à vontade e não vai pagar nada pelo crime que cometeu.
Terá apenas, “sem falsos moralismos”, de cumprir 40 horas de trabalho comunitário!
Tudo normal!
O Zé das Esquina em situações idênticas, não se livra de ficar impedido de conduzir, pelo menos por 3 meses, de pagar choruda multa e de ver o seu registo criminal manchado pela sua conduta.
Veja-se a desigualdade de tratamento gritante!


E, ontem à noite, foi a cereja em cima do bolo.
Num jogo que, em circunstâncias normais, qualquer equipa sairia vergada de Coimbra a uma pesada derrota, o Benfica ganhou.
Ainda se sentia no ar o bafo alcoólico do Luisão e já o Benfica ganhava por 1-0 com um golo em fora-de-jogo.
A Académica partiu, então, para aquela que foi a melhor exibição que lhe vi fazer desde que assisto aos jogos no Estádio Municipal de Coimbra.
Superiormente conduzida pela magia de Filipe Teixeira, a Briosa encostou o Benfica às cordas e durante toda a 1ª parte o clube da Luz foi alvo de um massacre idêntico ao que vitimou o famoso General Custer.
Filipe Teixeira, Brum e Lino, o defesa esquerdo, fizeram gato-sapato da defesa benfiquista e tivesse Dame estado pelo menos, a 50 % do que é habitual e seguramente que teria sido outro o resultado no final dos primeiros 45 minutos.
Mesmo assim, e sem poder contar com um avançado minimamente eficaz, a Académica construí, pelo menos, 3 oportunidades de golo feito, que só Quim e o poste da sua baliza impediram a sua concretização.
Quim, aliás, foi, claramente, o melhor jogador do Benfica.
Neste período, os poucos lances de perigo que o Benfica criou resultaram de lances de bola parada ou de jogadas de contra-ataque, destacando-se o remate à trave de Nuno Gomes, após jogada individual.
A segunda parte trouxe uma Académica menos empolgada e as substituições operadas pelo Manuel Machado não foram eficazes.
Nestor foi uma autêntica nulidade e Sarmento fartou-se de meter água no lado direito da defesa.
O jogo foi mais equilibrado e as oportunidades de golo praticamente desapareceram.
Ainda assim, sinal mais para a Académica.
O segundo golo do Benfica acabou por aparecer ao cair do pano, numa altura em que já se sentia que a Briosa não iria conseguir marcar.
A arbitragem foi, em lances decisivos, muito má, com claro prejuízo para a Briosa.
Dois penalties ficaram por assinalar sobre o Filipe Teixeira, um em cada metade do jogo e o primeiro golo do Benfica foi marcado em fora-de-jogo.
Sobre o “Maestro”, confesso que nem o vi tocar na bola e Miccoli – o jogador do Benfica que eu mais temia – nem se viu (o que se compreende, face à sua estatura).

Com o Benfica a ganhar jogos desta forma –com o Belenenses a história tinha sido idêntica – já começo a admitir que os encarnados poderão, até, ganhar o campeonato..

35 comentários:

Vermelho disse...

amigo JC:
primeiro, pedir-te desculpas pelo atraso na publicação do artigo, mas estive até agora impossibilitado de aceder aos meus mail´s (vá lá saber-se porquê, mas tem sido difícil)
quanto ao artigo, apenas umas breves notas.
caso nuno assis, já disse tudo o que havia para dizer.
torneio do dubai, já disse tudo o que havia para dizer e acrescento que aquilo que defendi, confirmou-se ontem - a participação do Benfica trouxe mais benefícios do que malefícios físicos.
caso luisão, já disse tudo o que havia para dizer, mas acrescento o meu mais vivo repúdio pela forma como as autoridades judiciárias trataram o assunto.
jogo de ontem, já publiquei a minha análise.
dizer, somente, que os dois penaltys que referes só tu os viste.
ninguém a eles alude.
quanto ao fora de jogo, olvidas um outro indevidamente assinalado que redundou na anulação de um golo ao benfica.
abraço.

Vermelho disse...

amigo JC:
p.s. quanto ao Miccoli dizer que, no ano passado, aconteceu-me a mesma coisa com o João Moutinho.
Também não o vi, o que se compreende, face à sua estatura, três centimetros menos que o Miccoli.
abraço.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
segundo site zerozero.pt, moutinho tem 1,65 e Miccoli 1,68.
abraço.

Vermelho disse...

amigo JC:
lê o painel do "Jogo" que tanto gostas de citar...
o lance do filipe teixeira, nem falta me parece e a entender-se diversamente ocorreu fora da área.
quanto ao lance do simão, já me pronunciei de forma ampla.
abraço.

p.s. no estádio, viste que o golo do benfica foi obtido em fora de jogo?
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
qual golo?
aquele da confusão no interior da área?
na ocasião, segundo me recordo, nem eu, nem tu que me acompanhavas, conseguimos descortinar quem tinha sido o autor do golo...
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
dizes: "Aliás, não fazia sentido que o Filipe Teixeira, a avançar sózinho para a baliza, sem ninguém à sua frente, se fosse mandar para o chão em lugar de progredir e de rematar."
quantas situações idênticas já viste no futebol português?
os mergulhos são uma constante, mesmo em situações ainda mais privilegiadas do que aquele a que te referes.
abraço.

Vermelho disse...

amigo petit:
aludes a uma tarja que a Mancha colocou ontem no Estádio: "Luisão, a queima é em Maio, aparece."
soltei belas casquinadas ao lê-la.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, parabéns pelo excelente artigo, aliás como é costume. Lancei ontem, embora tardiamente, um tema à discussão, que o amigo poderia talvez também ter abordado no seu artigo: ameaças de morte a Vicente Moura, segundo palavras do próprio,por adeptos benfiquistas, na sequência de declarações sobre o drogado Assis (já agora, qual a altura deste gigante?).

Vermelho disse...

amigo nunca:
supostamente.
não te precipites.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Não me precipito em quê? Apenas disse que Vicente Moura, presidente do COI, sportinguista, disse que tem sido ameaçado de morte por adeptos benfiquistas. Se acha que alguém se está a precipitar será Vicente Moura e não eu.

VermelhoNunca disse...

Atenção, presidente do COP, Comité Olímpico Português, para que fique devidamente correcto.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o Vicente Moura não diz exactamente isso.
conclui que serão adeptos benfiquistas, apenas por que a questão se refere a Nuno Assis.
não dispõe de qualquer prova concreta.
limita-se a inferir.
abraço.

VermelhoNunca disse...

É triste mas é assim. No Belenenses, posso garantir-lhe, vê-se inúmeras vezes o adepto tratador de relva do antigo estádio da Luz, Barbas.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, se acha que Vicente Moura não diz o que escrevi,leia as declarações dele:
"O presidente do COP defendeu o castigo aplicado a Nuno Assis e criticou o procedimento do Benfica e do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol em todo o processo, mas esclareceu hoje, na Antena 1, que foi mal interpretado e nada tem contra o jogador encarnado: «Dei a minha opinião em defesa do atleta, mas fui mal interpretado e, portanto, já não participo nesse folhetim. Não aceito que me apontem intenções e responsabilidades que não tenho. Confundiram a opinião pública e estou agora a receber ameaças, escritas e por telefone, incusivamente de morte. Obviamente, só podem vir de sócios do Benfica.»

Vicente de Moura acrescenta: «Nada tenho a ver com esse problema. Apenas dei a minha opinião sobre a matéria.»
Pode esclarecer-me o que quer dizer obviamente?

Vermelho disse...

amigo jc:
para evitar comentários como aqueles que fizeste é que fico em casa.
só eu sei porque fico em casa...
a este respeito, dizer que o teu comportamento o ano passado aquando da visita do Sporting foi irrepreensível.
tomara eu ter tanto auto-controlo.
quantos às visitas, efectivamente, parece que hoje pode ser dia de recorde.
Tenho informações seguras que muita gente anda por aqui a "passear".
lanço-lhes o repto de se juntarem a nós nesta tertúlia diária.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
é óbvio que a frase "Obviamente, só podem vir de sócios do Benfica" se trata de uma inferência.
óbvio - que ocorre; que está diante;patente;evidente;intuitivo;
fácil de compreender.
ou seja, é utilizado para dispensar o autor da afirmação da sua prova.
tem-se a afirmação por evidente, não carenciada de prova.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Obviamente estou esclarecido amigo Vermelho. A sua nova aquisição, Raimundo, nunca mais apareceu?

Vermelho disse...

amigo nunca:
o raimundo é músico, pelo que os seus horários nem sempre coincidem com os nossos.
nem sei se está em tourné.
vou falar com ele para indagar do que se passa.
abraço.

Vermelho disse...

o amigo mínimo enganou-se e agora apagou o comentário!
lol.
e eu que pensava que o petit tinha aprendido a escrever.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Raimundo tentará então dar música aos sportinguistas´. Verifico que o amigo está a tentar fortalecer o seu time...

Vermelho disse...

amigo nunca:
os convites que dirijo não olham a credos...
aliás, o amigo é um exemplo de tal.
devo dizer-lhe que, ainda, hoje, reiterei um convite que havia feito a um amigo sportinguista.
espero que aceite e em breve se junte a nós.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Mas compreendo que o amigo Vermelho tente equilibrar as coisas, porque haver um número tão elevado de adeptos do Sporting no blog, dá-lhe algum trabalho , mas também sei que lhe dá prazer aturar-nos.

Vermelho disse...

amigo nunca:
acredite que sim e muito.
abraço.

VermelhoNunca disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
VermelhoNunca disse...

Quem o estava a negociar amigo Mínimo? O arguído? O chefe dos jagunços?

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, como sabe o nosso condómino Botelho Cavungi, gosta muito de falar dos penteados dos jogadores do Sporting. O que acha o amigo da cabeleira apresentada pelo fenómeno Manu ( em vias de ir para o Marselha, segundo a Bola). Aquele monte capilar recheado com estrume de búfalo, que lhe dá uma aparência de pinheiro sêco, quase podre...

Vermelho disse...

amigo mínimo:
ao que sei, essa notícia carece de fundamento.
pelo menos, é que o que me dizem as minhas fontes.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Possívelmente o Anderson Silva irá usar a forte cabeleira do Manu no cumprimento do seu serviço civico, que ao que corre, constará de limpeza de cascas de amendoins no Zoo de Lisboa. A ideia surgiu do presidente Vieira, que recordará assim tempos de infância...

Vermelho disse...

amigo nunca:
belas casquinadas soltei ao ler o teu comentário.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, a figura pública que falava ontem em relação a alcool no sangue enquanto condutor, era a vossa adepta, a abelha Maya?

Vermelho disse...

amigo nunca:
não.
um actor cujo nome, francamente, não me recordo.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Jc,acabei de lanchar, falar de Cervan é o mesmo que me convidar ao vómito, o que dispenso neste momento. Será que o actor, mais o juíz, estavam com a Taróloga Maya, essa autêntica relações públicas do clube do milhafre?

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Muito bom o teu artigo, como sempre.Achei bastante graça até.Soltei algumas casquinadas .
Os casos que aludes são para mim factos passados embora te reconheça que os trataste justamente.
Quanto á cereja no topo do bolo, volta a teoria da conspiração tão do agrado da lagartagem, que não dos "briosos", mas como tú és dois em um...
O 1º golo do SLB pare-me de facto em fora de jogo.Lance rápido, movimento rapidissimo de RR e de dificil juizo pelo bandeirinha.Dos penalties que inventas não os ví.
Para além de um golo mal anulado a Katsouranis, na 1ª parte o SLB falhou seguramente 3 ou 4 oportunidades para matar o jogo.
Jogo que foi empolgante e se fosse 4-3 como aventou o imbecil estaria melhor.Um dos melhores jogos da 1ª volta.
Estranho é que quando joga o SCP não haja espectáculos destes.Antes, temos que gramar com jogos e exibições como as da Amadora, Aves, Figueira da Foz e Restelo.1 golo tudo á defesa.
Um autêntico Lorenin.
Em suma a cereja no topo do bolo foi uma vitória justa do SLB.
Claro que já antecipando a ultrapassagem supersónica que acontecerá breve, já se desculpam com os arbitros.
Calimerice no seu estado puro.
Abraço

VermelhoNunca disse...

Botelho Cavungi:
"O 1º golo do SLB pare-me de facto em fora de jogo"-econhecendo que quer dizer "parece-me", e que existiu um erro ao teclar, perfeitamente normal, quero apenas dizer-lhe isto: parece-lhe fora de jogo? Você tem a lata de dizer que lhe parece? Não está então seguro do que viu? Leva-me a dizer-lhe que o excremento de búfalo do cabelo do fenómeno Manu, a caminho do Marselha, o atingiu, quer na vista, quer nos neurónios!!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Pareceu-me de facto em fora de jogo.
A jogada é muito rápida e é natural que o assistente não tivesse visto.
O 2º golo anulado ao benfica não me deixa qualquer dúvida:È limpo.Mataria o jogo, não lhe parece?
O cabelo do pequenito Manú é de facto animalesco.Mas como sabe as pessoas da sua cor (da dele) usam muito este tipo de tranças tribais.Não sei se é por gosto ou por devoção...

Amigo Jus,
Onde se vêm as visitas diárias ao nosso querido blog?