terça-feira, junho 30, 2009

As Modalidades de Alta Competição - Balanço



O Benfica sagrou-se, hoje, tricampeão nacional de Futsal.
Na estreia de André Lima como treinador, os encarnados conquistaram o Campeonato, a Taça e marcaram presença na final da UEFA Futsal Cup.
Um balanço, necessariamente, positivo.
A este título junta-se o de Basquetebol, que escapava ao Benfica desde a temporada 1994/95.
Apesar de ser o clube com mais títulos na modalidade, o Benfica nunca havia conquistado o campeonato desde a criação da Liga profissional, em 1995/96.
A supremacia encarnada ao longo da temporada foi inegável, como o ilustram as 30 vitórias em outros tantos jogos na fase regular e o 4-0 da final.
No andebol, a substituição de Donner por José António Silva não se revelou profícua.
Pese embora, o 2º lugar no campeonato e a presença na final-four da Taça de Portugal, a não renovação do título e a má prestação europeia impõem que se classifique o desempenho como insuficiente.
No Voleibol, as limitações orçamentais e a indefinição que rodeou a continuidade da modalidade obrigam a que se defina o 3º lugar no campeonato como bastante satisfatório.
Uma palavra para louvar a competência e o benfiquismo de José Jardim que conseguiu não só manter a secção como construir uma equipa competitiva.
O Hóquei terá sido a modalidade com pior desempenho.
Uma equipa que conta nas suas fileiras com Valter Neves, Tó Silva, Ricardo Barreiros, Ricardo Pereira, Diogo e Tiago Rafael tem, necessariamente, que ambicionar mais que o 3º lugar no campeonato e a presença na final da Taça de Portugal!

segunda-feira, junho 29, 2009

Análise ao Plantel dos 3 Grandes - SL Benfica - Treinador, GR e Defesas

O Benfica iniciou, hoje, a temporada 2009/2010.
Época nova, expectativas perenes.
Perpétuas, mas renovadas!
Rejuvenescidas na mesma ambição de ser campeão.
Analisemos o grupo de trabalho, como se diz em futebolês, do treinador aos jogadores.
Hoje, do treinador aos defesas.
Amanhã, dos médios aos avançados.

Treinador:
Jorge Jesus

Contrariando uma tendência histórica, o Benfica terá como treinador principal um português - Jorge Jesus.
Há uns anos, tive ocasião de escrever neste blog que apenas os seus problemas de comunicação o tornavam inelegível para um dos "grandes".
Jesus não os resolveu na plenitude, mas atenuou-os o suficiente para chegar ao Benfica.
Pese embora seja um treinador formado na Universidade da vida, revela-se estudioso e metódico, procurando um "aggiornamento" permanente com as melhores práticas ao nível do treino.
Conhece como poucos as especificidades do futebol português, mas enfrenta um desafio sem paralelo na sua carreira.
O seu sucesso dependerá muito da forma como conseguir lidar com a pressão e com a comunicação (para além, claro está, da capacidade de organização e liderança da estrutura afecta ao futebol profissional).
Deverá eleger o 4x4x2 losango como sistema táctico preferencial, sem, contudo, aprisionar a equipa a este modelo de organização.
Para além das variáveis que gosta de introduzir no decurso das partidas, o 4-1-3-2 e o 4-3-3 serão outros sistemas que privilegiará.

Guarda-redes
Moreira, Quim e Moretto

Caso não seja contratado outro guarda-redes, a luta pela titularidade resume-se a Quim e Moreira.
Ambos são bons, mas não excepcionais.
Uma baliza que já foi ocupada por José Henriques, Manuel Bento e Michel Preud´homme exige outra qualidade.
Victor do Grémio seria a minha opção.
Moretto apenas permanecerá no plantel na eventualidade de não encontrar colocação.

Defesas Direitos

Maxi Pereira e Patric (ex-São Caetano, Brasil)

De Maxi Pereira disse o ano passado que ou se afirmava ou desaparecia definitivamente:
"Ao que tudo indica, Maxi Pereira terá, por fim, ocasião de alinhar na sua posição de origem e na qual se afirmou como titular da selecção uruguaia.
Ao contrário da época passada, gozou férias e pode realizar a pré-época junto da equipa. A sua margem de erro cessou!"
E Maxi não desiludiu - assumiu-se como o jogador mais regular do Benfica.
Patric é internacional sub-20 pela selecção do Brasil, mas um ilustre desconhecido.
A não ser que Patric saia melhor do que a encomenda, como sói dizer-se, o lugar é de Maxi.

Defesas Esquerdos

Shaffer (ex-Racing Avellaneda, Argentina) e Spesi

Ponto prévio:
Estou convicto que Jorge Ribeiro não será opção para a lateral esquerda, mas para o vértice esquerdo do meio-campo.

De Shaffer vi apenas um jogo (o último com a camisola do Racing Avellaneda contra o Boca).
Escasso para uma análise, minimamente, consistente.
Gostei do que vi - velocidade, equilíbrio e profundidade - mas posso ter tido a sorte de ter assistido a um desempenho sem paralelo na sua carreira.
Spesi regressou de uma experiência não muito bem conseguida no Racing Santander.
Se tiver crescido defensivamente, mormente na cobertura dos espaços interiores, é um sério candidato à titularidade.
Caso contrário, será um sério candidato ao empréstimo.
David Luiz é, também, uma possibilidade para o lugar.
Jesus já disse vê-lo como um jogador de espaço central, pelo que a sua utilização a lateral esquerda será sempre residual e fruto de uma necessidade momentânea da equipa.

Defesas Centrais

Luisão, David Luiz, Miguel Vítor e Sidnei

Sem dúvida, a posição no quarteto defensivo melhor preenchida. Quantitativa e qualitativamente.
Caso Luisão permaneça, restará apenas por determinar o seu parceiro.
A pré-época será decisiva na escolha de Jesus, não obstante Sidnei partir com alguma vantagem.

domingo, junho 28, 2009

Saviola, Energúmenos, Futsal e Doping

1 - Quando no final do século passado era um inveterado jogador de "Championship Manager", havia contratações que significavam sucesso.
Para além do mítico Peter Prospar, dois jovens argentinos do River Plate integravam aquela short-list de aquisições - Pablo Aimar e Javier Saviola.
Também por isto, quem me conhece sabe que ver Aimar e Saviola no Benfica é o realizar de um sonho com alguns anos.


2 - Espero e desejo que ninguém cogite vender Cardozo.
A contratação de Saviola assim o exige!
A complementaridade da sociedade Cardozo/Saviola tem tudo para significar golos.

3 - Pouco ou mesmo nada me importa quem atirou a primeira pedra.
Uns e outros são iguais - são energúmenos que se servem do futebol e dos clubes para satisfazerem os seus propósitos violentos.

4 - As semelhanças entre o que aconteceu na Bela Vista e o que sucedeu ontem em Alcochete não são mera coincidência.

5 - Se a equipa de futebol profissional do Benfica revelar, na próxima época, a fibra, o brio, a raça e o querer que a equipa de futsal hoje demonstrou no Restelo, não tenho a mínima dúvida que seremos campeões.
A perder por 3-0 após seis minutos de jogo, o Benfica foi capaz de virar o resultado para uma brilhante e inequívoca vitória por 3-6.
Terça-feira, há que repetir o desempenho. E o resultado!

6 - Fernando Mendes, com o precioso auxílio de Luís Aguilar, lançou o livro "Jogo Sujo", no qual relata situações relacionadas com doping.
Aqui ficam dois excertos que, talvez, permitam perceber uma das razões, quiçá uma das mais relevantes, pela qual o Boavista conquistou o título de campeão nacional:
"Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente."
"Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin." (recorde-se que o Boavista eliminou o Inter de Milão na época de 91/92, época em que pontificavam no clube italiano Brehme, Mathaus e Klinsmann, jogadores que se haviam sagrado campeões do Mundo no Itália 90).

quinta-feira, junho 25, 2009

Artigo de Opinião de Miguel Góis

...O caso Cissokho serviria para exemplificar o circo em que se transformou o clube da Luz. Como não foi, a maioria da comunicação social optou por salvaguardar a idoneidade da estrutura do FC Porto, culpando os malandros do AC Milan.

Ainda assim, estava à espera que se aproveitasse o caso Cissokho para glorificar um pouco mais "Jorge Nuno Pinto da Costa" - senhoras e senhores, é incrível como agora o FC Porto, para além de desviar atletas que iam para o Benfica, consegue ficar com jogadores que foram dados como certos no gigante AC Milan! Enfim, já não é novidade que a maioria da comunicação social, se fosse fisicamente possível, faria todos os dias amor com a estrutura do FC Porto. Como não é, limita-se a manter uma relação estritamente platónica.

Mas continuemos. Se fosse no Benfica, a transferência a custo zero de Paulo Assunção, na altura o jogador taticamente mais influente do plantel, ao abrigo da Lei Webster, serviria para exemplificar a má gestão desportiva e financeira do clube da Luz. Se fosse no Benfica, as ameaças de um elemento dos Super Dragões a José Mourinho na véspera da final da Liga dos Campeões, bem como as costumeiras invasões dos treinos, serviriam para exemplificar a falta de pulso e de liderança da direção do clube da Luz.

Se fosse no Benfica, as transferências dos atuais titularíssimos da seleção brasileira Luís Fabiano e Diego serviriam para exemplificar quão pouco o presidente do clube da Luz percebe de futebol. Se fosse no Benfica, a demissão de Del Neri ao fim de um mês, apesar de ter assinado por três anos, serviria para exemplificar a falta de paciência que reina na Luz para com os treinadores. Se tudo isto - e mais, muito mais - fosse no Benfica...

quarta-feira, junho 24, 2009

As Cenouras, O Plantel, Quaresma e a Melancia

1 - Agora que os assuntos treinador e eleições se esgotaram, regressaram as "cenouras".
A necessidade de vender assim o exige!

2 - Ao que tudo indica, Katsouranis terá sido transferido para o Panathinaikos.
Indiscutivelmente, um bom jogador.
No entanto, apenas na sua primeira temporada ao serviço do Benfica expressou na plenitude as suas qualidades (ao que não terá sido alheio a presença de Karagounis e de Fernando Santos).
De lá para cá, a sua cabeça não esteve, por inteiro, na Luz.
Ainda que tenha "arrancado" uma ou outra boa exibição, o certo é que os seus desempenhos, especialmente ao nível da entrega, decaíram bastante.
A regularidade do neófito Katsouranis não mais marcou presença.
Deste modo, acaba por ser uma saída natural e que não lamento.

3 - Acaso Luisão seja transferido e Reyes não permaneça, ao plantel do Benfica ficam a faltar um guarda-redes, um defesa central e dois avançados (isto fazendo fé na eleição do 4x4x2 losango como sistema táctico).

4 - Muitas são as vozes que clamam a contratação de um 6.
Não enfileiro tal corrente de opinião.
Não só porque entendo que o plantel integra já suficientes soluções para a posição, mas também porque gostava que David Luiz fosse aí experimentado.
Dispõe de todas as condições para desempenhar a função com brilhantismo.

5 - Romeu Ribeiro, Rúben Lima, Fábio Coentrão, Freddy Adu, Spesi, Miguel Rosa, Nélson Oliveira, Leandro Pimenta, João Pereira, Roderick Miranda, David Simão e Ismael Yartey deverão fazer a pré-época.
Fábio Coentrão será o único com lugar garantido no plantel.
Rúben Lima e Spesi disputarão com Jorge Ribeiro, a concorrência a Schaffer.
Caso não seja contratado um outro médio e a opção táctica de Jesus passe pelo losango, é, muito provável, que destes três fiquem dois, pois que quer Jorge Ribeiro, quer Spesi podem ser deslocados para o vértice esquerdo do meio-campo.
Caso seja adquirido apenas um avançado e Reyes não permaneça, Adu vê as suas hipóteses de integrar o plantel subirem exponencialmente.
Caso contrário, o empréstimo ou a cedência definitiva são as possibilidades mais consistentes.
Caso não seja contratado um número 6, Romeu Ribeiro e Leandro Pimenta concorrerão para a vaga.
A maior experiência do emprestado ao Aves deverá ser decisiva na escolha.
João Pereira, David Simão e Ismael Yartey, no seu primeiro ano de seniores, devem ser emprestados.
Nélson Oliveira e Roderick Miranda, como ainda têm um ano de juniores, devem continuar às ordens de Alves (ou do seu substituto), sendo certo que o seu talento e a qualidade dos seus desempenhos podem determinar a antecipação da sua subida a seniores.
Neste caso, o empréstimo a uma equipa da Liga Vitalis, à semelhança do acontecido com Romeu Ribeiro e Rúben Lima, afigura-se provável.
Miguel Rosa deverá prosseguir emprestado.

6 - Da equipa técnica de Jorge Jesus apenas conheço profissionalmente Mário Monteiro.
Mário Monteiro chegou a Coimbra pela mão de Carlos Garcia, há uma década.
Do seu percurso na Briosa ficou-me a certeza da sua competência.

7 - O esquizofrénico Carlos Quaresma, cuja candidatura à presidência do Benfica foi, tal como já havia sucedido no anterior sufrágio, rejeitada, interpôs uma providência cautelar no Tribunal Cível de Lisboa.
Esta terá o mesmo destino da outra - será indeferida.
Acontece que o seu autor já anunciou que irá recorrer e, ao fazê-lo, pode ver satisfeito o seu principal desiderato, qual seja a suspensão do acto eleitoral marcado para 3 de Julho.

8 - A primeira página de hoje do "O Jogo" é medonha - Um indivíduo com expressão de zombie, trajando manga cava, com os membros superiores repletos de tatuagens e com uma faca numa mão e uma melância na outra.
Não, não é Robert de Niro no "Cabo do Medo". É, apenas, Raúl Meireles.

terça-feira, junho 23, 2009

Ainda e Sempre Eleições e CMVM

1 - Vieira anunciou, hoje, que o sucesso desportivo será o foco do seu próximo mandato.
Mas, pergunto eu ingenuamente: não devia ter sido sempre assim?!
Mas, pergunto eu ingenuamente: não é este o "core business" de um clube de futebol?!

2 - Espero e desejo que o pós-3 de Julho não confirme o adeus definitivo a Reyes e Cardozo e o prolongamento do contrato de cedência de direitos televisivos com a Olivedesportos.

3 - "Quando for eleito, levo o Carlos Azenha três anos para o Benfica. Será um treinador de mandato. Aviso já se for outro o treinador escolhido, em Outubro vai sair, a não ser que Luís Filipe Vieira escolha Carlos Azenha" - Bruno Carvalho, no início do mês de Junho.
"Nada impede que Jorge Jesus continue" - Bruno Carvalho, na apresentação da sua candidatura.

4 - Bruno Carvalho anunciou que convocará uma assembleia-geral, 6 meses após a sua putativa eleição, propondo a realização de novo acto eleitoral.

Sinceramente, esta ultrapassa as demais.
Como é que alguém se pode candidatar se não reconhece legitimidade ao acto eleitoral?!

5 - E que outra legitimidade busca Bruno Carvalho?
Ontem, hoje e amanhã a vontade soberana dos sócios em sufrágio é a fonte legitimadora dos órgãos sociais eleitos!

6 - Estas e outras são as declarações mais ou menos estapafúrdias a que, ontem, aludi.

7 - Afinal, a providência cautelar não foi retirada.
Contudo, foi indeferida, tal como prognosticara durante a tarde de hoje - "A providência cautelar foi retirada, mas mesmo que o não fosse, estaria votada ao fracasso."

8 - Em 28 de Maio de 2009, escrevi: "O Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários deliberou, pela manhã, suspender a negociação das acções da Benfica SAD devido ao facto de continuarem a ser veiculadas notícias sobre a contratação de Jorge Jesus, tendo por referência próxima a manchete de hoje do Record.
Uma decisão não só insensata, como precipitada, inexplicável, inócua e violadora do princípio da igualdade."

A avaliar pelo silêncio da CMVM relativamente, por exemplo, a Matías Fernandez, capa dos três periódicos desportivos nacionais com manchetes assegurando a sua contratação pelo Sporting, há que reconhecer que o órgão regulador do mercado de capitais aprendeu e não mais valorizou aquilo que, manifestamente, não merece ser considerado.

segunda-feira, junho 22, 2009

Eleições e "Cenouras"

1 - Tal como havia previsto, o movimento "Benfica, Vencer, Vencer" não se apresentou a eleições.
E mesmo que o fizesse, seria enxovalhado.
No dia 3 como em Outubro!
A sua composição assim o determinaria!

2 - O destino de um "melting pot" de sensibilidades incompatíveis e, bem assim, de uma fogueira de egos e vaidades, só pode ser a auto-imolação.

3 - A não comparência a sufrágio cerceia a legitimidade deste movimento para se assumir como oposição.

4 - Não obstante, estou em crer que tal não obstará ao intensificar das intervenções públicas do movimento.

5 - Apenas a performance desportiva do Benfica poderá impedir o recrudescimento do movimento "Benfica, Vencer, Vencer".

6 - A candidatura de Bruno Carvalho alvitrou a ilegalidade da candidatura de Luís Filipe Vieira.
Bruno Carvalho apresentou um parecer segundo o qual o presidente demissionário e demais elementos dos órgãos sociais que com ele apresentaram a demissão estão impedidos de ir a votos durante seis anos.
De acordo com o parecer, os órgãos sociais terão forçado as eleições antecipadas, de forma irregular e em interesse próprio, pelo que devem ser sancionados com a impossibilidade de exercício de qualquer cargo, durante seis anos.
A conclusão é verdadeira, mas as premissas são indemonstráveis!!!

7 - Já não bastava o facto de ser um ilustre desconhecido, não ter apresentado uma única ideia verdadeiramente inovadora e se ter desdobrado em declarações mais ou menos estapafúrdias, Bruno Carvalho foi atraiçoado por Pedro Fonseca, um dos seus melhores amigos, que no blog "Novo Benfica" (co-fundado por Carvalho) anunciou o seu apoio a Luís Filipe Vieira.
É caso para dizer que "Quem tem amigos assim, não precisa de inimigos..."

8 - A única nota de realce, por ora, da candidatura de Bruno Carvalho vai para a telegenia do seu "nosso" Cavungi!

9 - O advogado de Adolfo Pereira, sócio do Benfica que interpôs uma providência cautelar no Tribunal para suspender as eleições, disse ontem à Agência Lusa: "Não tenho qualquer indicação do meu cliente no sentido da providência cautelar ser retirada e, sendo assim, vai até ao fim."
Hoje, Adolfo Pereira retirou a providência cautelar.
Ou seja, continua válida aquela máxima do futebol segundo a qual "o que hoje é verdade, amanhã é mentira."

10 - Ou muito me engano ou as "cenouras" de amanhã serão Victor e Daniel Carvalho.

domingo, junho 21, 2009

Artigo de Opinião de Juvelino, in Projectos Diferidos

Carta Aberta a Jorge Jesus

Jesus,

Deves achar estranho porque Te estou a escrever e nem sequer é Natal. No entanto, desta vez não venho pedir Playstations, não quero nenhum LCD e há muito que já perdi o fascínio por bonecas insufláveis, para ser mais preciso há 14 dias.

Estou-Te a escrever porque Te quero agradecer por teres ouvido as minhas preces. Só Deus – que é como quem diz, o Teu Paizinho – sabe a quantidade de Domingos que eu passei na igreja a clamar “Glória a Jesus! Glória a Jesus!” e a pensar “…e Jesus no Glorioso! E Jesus no Glorioso!”

Grande Jesus, escolheste o clube certo. Os outros intitulam-se “grandes”, mas grande à Tua dimensão só mesmo o Benfica.
O Porto também não era mau, porque nota-se que ali há gente humilde e solidária: aquela malta recebe qualquer pessoa que tenha problemas pessoais. E um apito na boca.
Agora o Sporting, Jesus? Livraste-Te de boa: se aquele plantel soubesse que lá estava Jesus, 90% do treino eram para Te fazerem queixinhas e os outros 10% eram para o João Moutinho Te pedir um Action Man e o Miguel Veloso dizer-Te que o Miguel Veloso pediu-Te para tu lhe dares uma Barbie.

Podes ter alguns problemas de adaptação ao princípio, nomeadamente com o público feminino. Admite: Tu podes ser Jesus, mas para o mulherio benfiquista o Quique era Deus.
Queres um conselho? Esquece isso. O público macho está contigo.
Nomeadamente os casados.

Deixa-me agora que Te diga que, no que depender de mim e dos verdadeiros sócios e simpatizantes do SLB, vais ter paz. Assim como vamos ter paciência para Ti, espero que tenhas paciência para as nossas idiossincrasias, e para a carrada de piadinhas que vais ouvir (parece impossível, mas acredita que há palermas que vão escrever a brincar com o facto de Te chamares Jesus.
Ridículo.)

Como a malta benfiquista já conhece as piadas e gozos todos de cor, derivado de já termos sido presididos por João Vale e Azevedo, vou-te pôr ao corrente de algumas situações que sei de antemão que vão acontecer na próxima época:

1. Todas as capas de Jornais vão associar qualquer efeméride futebolística benfiquista à tua religiosidade, com tiradas do estilo:

- “Nem Jesus os salva”;
- “Aquela defesa é um ‘Ai Jesus’!”
- “Aleluia! Balboa marca um golo”;
- “Jesus dá sermão ao plantel”
- “ Sporting 0 – Benfica 5: Jesus é um Senhor”

2. Ninguém vai querer saber quando fazes anos: toda a gente Te vai dar os parabéns no Natal;

3. No fim-de-semana da Páscoa, até podes ir à frente do campeonato e ganhar a taça da Liga, mas as televisões vão sempre passar filmes de Ti a ser crucificado.
Conselho: desliga a TV na Sexta-feira Santa. E no Sábado de Aleluia. E já agora, no Domingo de Páscoa;

4. No fim do campeonato, não interessa se és campeão. Vais sempre ver lenços brancos. Não Te assustes, que ninguém Te quer mandar embora: são os festejos do 13 de Maio.
“E quem é que Me garante isso”, pensarás Tu. E eu respondo-Te: o Teu instinto. Usa bem os Teus sentidos, e tenta perceber a origem dos milhares de lenços brancos que fores vendo. Porque há uma grande diferença entre dois benfiquistas transtornados a dizer “Oh Jesus, vai para casa!” e duas benfiquistas beatas a cantar “Avé, Avéé, Avé Mariiiiiiaaaaaa…”
Pensa nisto com carinho.

Permite-me que termine com um elogio: gosto do Teu cabelo, pá. Confesso que à primeira vista parece um erro de casting de cabeleireiro, metade pintado de branco e outra metade com raízes pretas. Mas à segunda vista já só parece feio.
E gosto porque sinto que é essa Tua vicissitude capilar que me garante cá dentro que vamos ser campeões. Jesus, a História do Benfica campeão é feita de animais da bola. Sempre foi, desde o Pantera Negra nos anos 60 à Velha Raposa em 2005.
Agora, depois de 4 anos perdidos com indivíduos pouco zoófilos, chegou a Zebra da Táctica. Estou confiante!

Artigo de Opinião de Ricardo Araújo Pereira

Quando se tem estrutura, organização e contactos próximos com os grandes clubes europeus, tudo fica mais fácil: o Porto, que já era recordista em vendas, consegue agora ser igualmente recordista em não-vendas. Também prestigia. No entanto, e apesar de meritória pelo carácter histórico de que se reveste, a não-venda de Cissokho ao Milan não pode deixar de causar estranheza: Cissokho falhou a ida para o Milan devido a um problema nos dentes. Há uns anos constou que Pinto da Costa tinha bastante talento para transaccionar marfim, apesar da alegada apreensão de uma remessa de dentes de elefante pela alfândega do Porto. Ninguém esperava, por isso, que fosse precisamente o marfim a entravar agora o negócio com o Milan.

Num clube com uma gestão altamente profissionalizada, acontece isto: o clube adquire o passe de um lateral-esquerdo barato, valoriza-o, vende-o por 15 milhões e, entretanto, adquire o passe de outro lateral-esquerdo por 5 milhões, para assegurar o futuro. No Porto, é parecido: primeiro, um dos laboratórios médicos mais conceituados de um dos maiores clubes do mundo proporciona um episódio que oscila entre o humilhante e o patético, e depois o clube dá por si com dois jogadores caros para a mesma posição (um custou cinco milhões de euros e o outro, durante 10 minutos, chegou a valer 15 milhões). O problema é que, na verdade, nos tempos que correm só faz sentido gastar cinco milhões num lateral-esquerdo se se conseguiu vender o outro por 15 milhões. Quase conseguir não conta. Agora, há que decidir: ou o titular é o recém-contratado lateral, que foi muito mais caro, e o outro fica a ganhar bicho (e cárie) no banco; ou joga o que, hipoteticamente, se não fosse a placa bacteriana, poderia, talvez, segundo dizem, valer 15 milhões, e gastou-se cinco milhões num suplente. Cruel dilema.

NÃO quero fazer a rábula do cristão-novo mas depois de, na semana passada, ter dito que não tinha fé em Jesus, a seguir à conferência de imprensa da apresentação, julgo que comecei a ver a luz. Jorge Jesus é, e digo isto no melhor sentido, uma espécie de José Mourinho da Brandoa: é fanfarrão, desafiador e empolgante, como Mourinho, mas com linguajar da Reboleira. Apresenta-se aos jornalistas com o enfado próprio de quem preferia estar a delinear tácticas intrincadas e a conceber treinos complexos, mas tem de estar a explicar a gente razoavelmente ignorante o que é um preparador físico — o que o obriga a chamar preparador físico ao preparador físico, só para que os jornalistas ignaros, embora através de uma designação deficiente, possam perceber de que é que ele está a falar. Confesso que gostei. Sou mesmo fácil…

quinta-feira, junho 18, 2009

Moniz, Vilarinho, "Cenouras", Djalma, Cissokho e Beto

1 - José Eduardo Moniz anunciou esta noite que não vai ser candidato à presidência do Benfica.
Uma decisão que revela inteligência!

2 - No actual cenário, qualquer candidatura está condenada ao insucesso!

3 - Um nado morto, tal qual o serão todas as tentativas de criação de uma alternativa credível a Vieira.
O golpe de Estado estatutário promovido por Vieira assim o determinou.

4 - A primeira boa notícia relacionada com as eleições do Benfica prende-se com a não recandidatura de Manuel Vilarinho a Presidente da Mesa da Assembleia-Geral.
Depois do que disse das modalidades de alta competição e das considerações que teceu sobre a idoneidade de alguns sócios do Benfica, a sua recandidatura seria de uma desfaçatez inaceitável.

5 - Lista actualizada de "cenouras":

GR:

Kameni (Espanyol)
Bruno (Flamengo)
Pele (Le Mans)
Mandanda (Marseille)
Espinoza (Standard)
Navarro (Independiente / San Lorenzo)
Mariano Andújar (Estudiantes)
Julio Cesar (Belenenses)
Cavalieri (Liverpool)
Felipe (Corinthians)
Eduardo (Braga)
Victor (Grémio)

DC:

Felipe Lopes (Nacional)
Roland Juhasz (Anderlecht)
Van Buyten (Bayern)
Jorge Andrade
Chicão (Corinthians)
Ricardo Carvalho (Chelsea)
Thiago Heleno (Cruzeiro)
Coloccini (Newcastle)
Durval (Sport)
Manuel da Costa (Fiorentina/Sampdoria)
Rasmus Bengtsson (Trelleborgs)

DD:

Patric (São Caetano) - Contratado
Gamiette (Stade Reims)

DE:

Mathieu (Toulouse)
Alvaro Pereira (Cluj)
Marek Cech(West Bromwich)
Shaffer (Racing) - Contratado
Tixier (Le Havre)

MDC:
Yacob (Racing)
De Guzman (Deportivo)
Cleber Santana (At. Madrid / Mallorca)
Bruno Simão (Dinamo Bucareste)
Luiz Alberto (Nacional)

MC:

Verdu (Deportivo)
Ruben Micael (Nacional)
Enevoldsen (Aalborg)
Dernis (Saint-Etienne)
Geoffrey Dernis (Saint-Etienne)
Maicosuel (Botafogo)
Ramires (Cruzeiro) - Contratado
Fábio Simplicio (Palermo)
Amaury Biachoff (Arsenal)

MOC:

Fernandinho (Shakhtar)
Regula (Setúbal)
Raffael (Hertha)
Culio (Cluj)
Lulinha (Corinthians)
Daniel Carvakho (CSKA)

ED:

Biseswar (Feyenord)
Alex Witsel (Standard)
Moussa Sissoko (Toulouse)
Ignacio Piatti (Gimnasia)
Moullec (FC Nantes Atlantique)
Quaresma (Inter / Chelsea)
Djalma (Maritimo)

EE:

Eliseu (Malaga)
Cesar Peixoto (Braga)
Buonanotte (River Plate)

AV:

Miccoli (Palermo)
Ismael Blanco (AEK)
Szalai (Real Madrid B)
Afonso Alves (Middlesbrough)
Nené (Nacional)
Luis Garcia (Espanyol)
Benitez (Santos Laguna)
Djebbour (AEK)
Gomis (Saint-Etienne)
Diogo (Olympiakos)
Salvio (Lanus)
Weldon (Sport Recife)

Treinador:

Guy Lacombe (Rennes)
Ricardo Gomes (Monaco)
Alberto Malesani
Luis Felipe Scolari
Sven-Goran Eriksson
Jorge Jesus (Braga) - Contratado
Boloni (Standard)

Presidente:

Bruno Carvalho
José Veiga
Bagão Felix
Berardo
João Varandas
Carlos Quaresma
José Eduardo Moniz

6 - Ou muito me engano ou Djalma irá tornar-se, em breve, jogador do Benfica.
Alguns têm sido os nomes apontados ao Porto, mas apenas Djalma mereceu um desmentido...

7 - Aly Cissokho afinal já não irá vestir a camisola do AC Milan.
Das duas uma: Ou o Porto conhecia o problema e ocultou-o do AC Milan, o que constitui uma grave violação do dever de informação que precede a celebração de qualquer contrato, uma não menos grave falha ética, mas também faz incorrer os seus responsáveis na comissão de um crime de burla!
Ou o Porto desconhecia o problema, o que constitui um importante rombo na presunção de competência que abrange todo e qualquer departamento portista!

8 - Bem, olhando para a simetria do "sorriso" de Ronaldinho, se calhar, o problema até nem foi dentário...

9 -

Descaradamente gamado ao BNR B

quarta-feira, junho 17, 2009

A Entrevista de Vieira, Parte II, Jesus, Beto e Cissokho

1 - Ontem, percebi uma das razões, se não a principal, para o despedimento de Quique: ser espanhol!
Vieira afirmou que Quique Flores falhou por não ser português.

2 - Ontem, percebi uma das razões, se não a principal, para a contratação de Jesus: ser português!

3 - Afinando por este diapasão, sou tentado a pensar que o despedimento de Quique se deveu ao facto de ser jovem, ter boa imagem e apresentar um discurso fluente e estruturado.

4 - Vieira funciona sempre numa lógica maniqueísta. Seja relativamente aos opositores, seja relativamente aos treinadores...

5 - Vieira disse que nenhum dos comentadores dos programas de discussão futebolística existentes no espectro televisivo português era alinhado com a actual direcção.
Bem, assim de repente, lembro-me que um é vice-presidente do Benfica e outro mandatário da candidatura do actual Presidente.

6 - Jesus foi, hoje, apresentado como treinador do Benfica para a próxima época.
Ao contrário do que esperava, exibiu a convicção, a ambição, a paixão e o espírito de conquista que o calculismo de outros sempre repudiou.
Por isso, sou forçado a asseverar a minha conversão!

7 - O Porto contratou Beto.
Pese embora, este seja um cenário há muito e por muitos previsto, nunca acreditei.
E nunca acreditei porque nunca pensei que a desfaçatez pudesse atingir semelhante nível!

8 - Ainda dizem que não há bruxas...

9 - Os exames médicos realizados pelo AC Milan a Cissokho revelaram um problema dentário.
A fazer fé nas loas sucessivamente tecidas a todo e qualquer departamento portista, só pode ser uma descarada patranha para baixar o preço da transferência!

terça-feira, junho 16, 2009

A entrevista de Vieira, a Oposição e Jesus

1 - Vieira foi igual a si próprio - Populista, populista e populista!

2 - E este é o seu pior defeito!

3 - Enfatizou os seus méritos de construtor civil (inegáveis) e deixou a nú a sua principal fragilidade - a gestão do futebol.

4 - De um gestor espera-se racionalidade.
Vieira afirmou, precisamente, o oposto!
Asseverou que as suas decisões desportivas tiveram por diapasão a vox populi!

5 - Afirmar o primado da vontade dos sócios granjeia simpatias, mas está longe daquilo que devem ser os princípios de uma boa gestão e de uma liderança forte.

6 - Seguir a vontade dos sócios é agir emotivamente, rejeitando qualquer visão de longo prazo.

7 - Se gerir fosse seguir, cegamente, a maioria, não seria necessário eleger um Presidente.
Bastariam sucessivos plebiscitos!

8 - Chamar a si os méritos do último título conquistado pelo Benfica, desprezando o contributo de Veiga, é ignomínia idêntica à de Varandas Fernandes ao designar Vítor Santos como o "Pai do novo Estádio da Luz".

9 - Vieira lançou as bases para uma relação institucional mais estreita com o Sporting.
Veremos o que diz o tão elogiado Ravanelli.

10 - Vieira tem muitos defeitos e cometeu muitos erros, mas será reeleito.
Não por mérito próprio, mas por inegável demérito alheio!

11 - Vítor Santos, Damásio, Veiga e Jaime Antunes conseguem ser muito piores que Vieira!

12 - Como diz Vilarinho - "isto vai ser mesmo 9-1".

13 - O Sport Lisboa e Benfica anunciou, hoje, a formalização de um acordo com Jorge Jesus para ser treinador principal do clube nos próximos dois anos.
Que dúvidas não restem - a partir de hoje, este é o meu treinador!

14 - Espero e desejo que não lhe suceda o mesmo que ao seu homónimo!

15 - Uma nota final para endereçar as maiores felicidades para um condómino deste espaço que decidiu integrar uma das listas concorrentes às próximas eleições.
O facto de não me rever no projecto, não invalida que o meu único voto que não em branco neste sufrágio seja para ele!
A amizade e as qualidades pessoais do condómino concorrente assim o exigem!

segunda-feira, junho 15, 2009

Livro de Reclamações - Vieira e Jesus

1 - Luís Filipe Vieira anunciou a sua candidatura à presidência do Benfica.
E porquê?
"Decidi candidatar-me a um novo mandato, face às avaliações do trabalho realizado e do contributo que posso dar ao Benfica".
Por paradoxal que pareça são estas as razões que identifico para não apoiar esta candidatura...

2 - Luís Filipe Vieira prosseguiu dizendo: "Se pudéssemos fazer uma viagem no tempo teríamos noção do trabalho realizado"
Afinal, a principal razão de Vieira se recandidatar prende-se com o facto de não ter conseguido falar com Robert Zemeckis...

3 - "Como em tudo na vida, o progresso alcançado gerou novas expectativas e exigências".
Esta tirada supera as demais ao nível da alienação mental e da esquizofrenia!
Confundir progresso com retrocesso...

4 - Jesus vai ser treinador do Benfica.
É em momentos como este que o meu agnosticismo se revela...

5 - A contratação de Jesus tem, pelo menos, uma virtude - Luís Filipe Vieira não pode anunciar uma nova era...

domingo, junho 14, 2009

Livro de Reclamações - Vieira, Jesus, Salvador, Cissokho, Florentino e Álvaro Pereira

1 - Tal como havia prognosticado, Vieira continua, alegre e impavidamente, a servir-se do Benfica.
A renúncia dos órgãos sociais remete a direcção para um cenário de mera gestão.
Não obstante, Vieira continua a preparar a próxima época e, assim, a violar sem constrangimentos de qualquer espécie os estatutos do clube.
Seguindo o exemplo dos políticos que na véspera de actos eleitorais entram numa espiral de inaugurações, Vieira não hesitará em contratar treinador e jogadores.

2 - Claro está que o argumento das eleições serem para o clube e não para a SAD já foi esgrimido, por forma a obnulibar os sócios quanto às competências da actual regência para tomar decisões que não de mera gestão.

3 - O cenário de facto consumado está criado e será incrementado.
Com treinador e jogadores contratados, não haverá escolha possível!

4 - A Benfica TV tem sido utilizada como caixa de ressonância de Vieira.
O brilhante Pedro Guerra tem sido o aríete de Vieira!
A isenção que se exige já foi, irremediavelmente, postergada.
Espero e desejo que o mesmo não suceda com o pluralismo!

5 - Nos últimos dias, António Salvador tem acenado com a possibilidade de avançar com uma queixa contra o Benfica na Liga Portuguesa de Futebol Profissional por aliciamento a Jorge Jesus.
De uma coisa podem estar certos: Salvador sabe do que fala!
José Eduardo Simões e Domingos podem comprová-lo.

6 - Li muitas notícias sobre a contratação de Jesus pelo Benfica.
Em nenhuma descortinei que o "mestre da táctica" quisesse rescindir o contrato de trabalho que o liga ao Braga sem justa causa.

7 - Cissokho vai ser jogador do AC Milan, numa transferência avaliada em 15 milhões de euros, ou seja, 50 vezes mais do que o Porto pagou por 50% do seu passe ao Vitória de Setúbal em Janeiro deste ano, sendo certo que adquiriu recentemente outros 40% por valores não revelados.
O melhor negócio de sempre do futebol mundial, digo eu!
Um negócio razoável dirão Bruno Prata e Luís Freitas Lobo, tais e tamanhas foram as loas que teceram ao lateral esquerdo francês.
Um negócio ruinoso dirão os adeptos milanista lá para Outubro, alvitro eu.

8 - A transferência de Cissokho para o AC Milan diz bem do potencial mediático da Champions.
Bastou um desempenho de qualidade em Manchester para o jovem francês passar da 2ª liga francesa para o colosso milanês em menos de 1 ano.

9 - Os valores envolvidos na transferência de Cissokho para o AC Milan são consequência da distorção que o furacão Florentino Perez introduziu no mercado.

10 - Muitas foram as vozes que se ergueram verberando o comportamento de Florentino.
Com excepção de Laporta (por razões óbvias), nenhum outro "actor desportivo" enfileirou tal coro.
Percebe-se!
Os 200 milhões de Euros injectados por Florentino no mercado permitirão muitas outras transferências!

11 - Termino respondendo à questão que se tornou magna nos últimos dias neste blog, qual seja a aquisição de Álvaro Pereira e a sua ligação com a saída de Cissokho para o AC Milan.
Na aparência, seria tentado a ver uma como decorrência da outra.
Na essência, não me parece que assim seja.
Tivesse sido outro clube, outro lateral esquerdo e adquirido por outro preço e dúvidas não me assaltariam.
Durante anos e anos, o Porto foi sobejamente elogiado por não ser um entreposto de jogadores.
Diz-nos a história recente do Porto que não há jogador transaccionado depois de apenas uma época de sucesso no clube.
Aliás, a generalidade dos "opinion maker´s" coincide na identificação deste como um dos factores do sucesso portista.
A saída de Cissokho para o AC Milan contraria, frontalmente, esta tendência.
E porquê?
Pela simples razão de ter sido uma proposta por valores irrecusáveis.
E quando surgiu?
Segundo Galliani ontem - "as negociações durante a noite foram intensas. Consideramos Cissokho um jogador fortíssimo e a prova disso foi o interesse manifestado a seu respeito por importantes clubes europeus nas últimas horas. No fim prevaleceu a amizade de muitos anos com a direcção do F.C. Porto, que tal como nós foi fundadora do G-14".
Equivale por dizer que quando adquiriu Álvaro Pereira em 04 de Julho, o Porto não dispunha de nenhuma proposta sequer semelhante à que aceitou!
Não digo que o Lyon não tivesse apresentado uma proposta, mas longe, muito longe mesmo dos valores a que chegou o AC Milan (tanto assim foi que o Porto a rejeitou).
Mas, mesmo que assim não se entenda, o passado recente de Álvaro Pereira e o montante da sua aquisição impõem conclusão coincidente.
Ano após ano, Pinto da Costa faz gala de apresentar um troféu de caça, ou seja, um jogador contratado ao Benfica ou um jogador que tenha estado nas cogitações dos encarnados para o reforço da sua equipa.
Na época passada, Rodríguez foi o homem. Este ano, Álvaro Pereira assumiu o papel.
Por outro lado, não me recordo do Porto ter pago tanto por um defesa.
Com excepção de Anderson, Rodríguez e Hulk que terão importado o dispêndio de verbas superiores no momento da compra do seu passe, nenhum outro jogador se aproximou dos valores gastos com Álvaro Pereira (Lucho terá custado cerca de 3,6 milhões de euros por metade do passe, Lisandro 2,6 por metade do passe e Farías 4 milhões pela totalidade).
Pelo exposto, sou forçado a concluir que a aquisição de Álvaro Pereira pelo Porto visou satisfazer os desígnios políticos de Pinto da Costa e não acautelar a saída de Cissokho!

segunda-feira, junho 08, 2009

Eleições Antecipadas - Golpe de Estado Estatutário

1 - Vieira quis, Vieira conseguiu.
Com o imprescindível beneplácito e obscena servidão de Vilarinho e Valter Marques, o Benfica vai ter eleições antecipadas no dia 3 de Julho.
Lamentável!!!

2 - Mais uma vez, Vieira serviu-se do Benfica.
Qual despota, sequestrou a vontade dos restantes presidentes dos órgãos sociais e impôs uma decisão que apenas favorece os seus interesses.

3 - Para além de um atentado soez aos mais elementares princípios democráticos, de inviabilizar o surgimento de uma lista de verdadeiro consenso e aglutinadora das diferentes sensibilidades, de obstar a um debate sério e construtivo sobre o futuro do Benfica e os programas de cada um dos candidatos, a decisão de antecipação das eleições para 3 de Julho pode, com um elevado grau de probabilidade, hipotecar a próxima época desportiva.

4 - Num processo vergonhosamente nebuloso e indigno do Benfica, a fundamentação da decisão é, a todos os níveis, incompreensível!
Disse Vilarinho que a antecipação visa "clarificar e trazer de regresso a tranquilidade institucional necessária".
Ou seja, dois objectivos de "ontem" e que conheceriam satisfação plena assim tivessem sido designadas eleições no final do campeonato.
Hoje por hoje, são desideratos inalcançáveis!

5 - Do final do campeonato até hoje, nada aconteceu que possa justificar a marcação de eleições antecipadas.
Antes pelo contrário!
A preparação da próxima temporada impôs aos "oposicionistas" um silêncio institucional que aportou ao clube uma serenidade desconhecida nos últimos meses.

6 - Quem quebrou a paz reinante foi Vieira ao lançar a possibilidade, ora concretizada, de eleições antecipadas!

7 - Antecipar eleições para 3 de Julho é atirar gasolina para o fogo da contestação!

8 - Antecipar eleições para 3 de Julho compromete qualquer pretensão de clarificação ou de regresso da necessária "tranquilidade institucional".

9 - Antecipar eleições para um momento em que se planifica e define a próxima época desportiva é a demonstração que Vieira tudo sacrifica em nome da sua perpetuação no poder.

10 - Impôr eleições antecipadas e, simultaneamente, contactar António Salvador com vista à contratação de Jesus revela o quão incogruente Vieira é, o quão tacticista, calculista e oportunista foi a decisão de antecipar as eleições e o quão convencido está que será o próximo presidente do Benfica.

11 - A renúncia dos órgãos sociais remete a direcção para um cenário de mera gestão.
Não me parece compatível com um governo de tal natureza, a tomada de decisões de cedência ou aquisição de jogadores ou treinadores!

12 - Claro está que o argumento das eleições serem para o clube e não para a SAD será esgrimido, no sentido de procurar obnulibar os sócios quanto às competências da actual regência para tomar decisões que não de mera gestão.

13 - Claro está que Vieira continuará alegre e impavidamente a preparar a próxima época.
Seguindo o exemplo dos políticos que na véspera de actos eleitorais entram numa espiral de inaugurações, Vieira irá contratar treinador e jogadores.

14 - Claro está que ao assim proceder, os sócios serão colocados perante uam situação de facto consumado.
Com treinador e jogadores contratados, não há escolha possível!

15 - Temo que Rui Costa venha a ser mais um joguete nas mãos de Vieira.
Apenas a demissão o pode salvar!

16 - Temo que a Benfica TV venha a ser utilizada como caixa de ressonância de Vieira.
Exige-se isenção e pluralismo!

domingo, junho 07, 2009

Notas do Fim de Semana

1 - Portugal regressou aos triunfos.
Dito assim pode parecer que se tratou de um feito.
Parece e, infelizmente, foi!
Com este seleccionador e com esta amalgama de jogadores a que chamam equipa, vencer a Albânia não pode deixar de ser visto como uma façanha!
Uma proeza que apenas se materializou em tempo de compensação e beneficiando de um enorme "frango" do guarda-redes albanês.
Até lá, Portugal repetiu as fragilidades de outrora e assinou um desempenho miserável!
Verdadeiramente vergonhoso de tão deplorável que foi!

2 - Queirós insistiu em Duda a lateral esquerdo, Pepe a trinco e, surpresa das surpresas, Boa Morte na ala esquerda.
Todos, sem excepção, exibiram-se em plano sofrível.
Se para a lateral esquerda apenas sobram adaptações, já para as posições 6 e 11 abundam as opções.
Olhando para o banco, exigia-se a titularidade de Moutinho e Simão em detrimento de Pepe e Boa Morte.

3 - A titularidade de Boa Morte é, para mim, um enigma.
No West Ham alternou entre o onze e o banco, tem 31 anos e já não era seleccionado há muito, muito tempo.
Ou seja, não preenche nenhum dos requisitos que Queirós enunciou para as suas convocatórias.

4 - A titularidade de Boa Morte demonstra o quão bacoco e desprovido de sentido é o discurso de Queirós.
Frisar uma pseudo renovação e entregar um lugar no onze a um jogador com 31 anos é uma inaceitável incongruência.

5 - Mas, a propósito de renovação, cabe perguntar que jogadores lançou Queirós na selecção.
Procuro, procuro e apenas vejo Eduardo.
Os restantes, com maior ou menor assiduidade, marcaram presença em anteriores consulados.

6 - Depois de uma fase regular em que somou por vitórias as 30 partidas realizadas, o Benfica sagrou-se Campeão Nacional de Basquetebol.
O 4-0 da Final ante a Ovarense ilustra a superioridade encarnada.
Ancorado num colectivo muito forte e coeso, agressivo a defender e eficaz a atacar, no qual sobressaiu a qualidade individual de Sérgio Ramos, Elvis Évora e Seth Doliboa (o único americano presente na final), o Benfica cavou uma supremacia inegável face aos demais opositores.
Uma equipa na verdadeira acepção da palavra e um exemplo a seguir noutras modalidades do clube!

quinta-feira, junho 04, 2009

Álvaro Pereira, Ravanelli, o Amigo de Leonor Cipriano e Asnos

1 - Após o jogo do Porto em Manchester, um coro de vozes bem afinadas, entre as quais se destacaram as de Bruno Prata e Luís Freitas Lobo, desfizeram-se em elogios a Cissokho.
A par da exaltação das qualidades futebolísticas do jovem francês, as análises coincidiram na afirmação da visão estratégica do Porto e do seu presidente pela descoberta, antes de tudo e todos, de um magnífico lateral esquerdo ao preço da chuva.
Todos, sem excepção, asseveraram que, agora sim, o Porto havia resolvido o seu crónico problema com a lateral esquerda da defesa.
Eis senão quando, Pinto da Costa e Antero Henrique contratam Álvaro Pereira.
Confesso que fiquei baralhado!
Então, não era o Porto que tinha nos seus quadros o melhor lateral esquerdo de sempre a actuar no futebol português ou mesmo quiçá europeu?
Ah! Já sei - Tinha, mas lesionou-se.
Corri a pesquisar o site da agremiação nortenha e nada. Não desisti e alarguei a minha pesquisa aos jornais e aos blog´s da especialidade.
Todavia, o resultado continuou a ser o mesmo.
Nada, niente - Concluo que Cissokho está de boa saúde.
Outro pensamento me assaltou, de imediato, a mente: está lá o Cissokho, mas não há alternativa!
Depressa percebi que, também, esta hipótese estava condenada ao fracasso.
Hoje por hoje, para além de Cissokho, há Benitez e Fucile.
Aliás, como Sapunaru tem contrato e Miguel Lopes foi adquirido, Fucile até deve ser desviado para a esquerda, como enquanto Bosingwa foi portista, pensei eu.
Por outro lado, não percebia como a alternativa, pois que a incomensurável valia de Cissokho assim o impõe, havia custado 4,5 Milhões de Euros por 80% do passe.
O titular indiscutível, em mais um assomo de clarividência ou vidência, tinha importado a ridícula soma de 300 Mil Euros e gasta-se quase 15 vezes mais com o suplente?!
Não, não podia ser e o pensamento da lesão não me abandonava a mente.
Eis senão quando me lembrei - espera, este Álvaro Pereira é aquele que "A Bola" disse já ser jogador do Benfica para a próxima época.
Neste instante, fez-se luz e tudo começou a fazer sentido...

2 - O que me preocupa ou talvez não é que o Porto insiste em contratar analfabetos funcionais uruguaios.
O do ano passado demorou 5 minutos a assinar, o de este ano 4.
Sempre é uma evolução!

3 - Jankauskas, Edgar e Kazmierczak, estes nomes não me saem da cabeça.

4 - Ravanelli ou a Estrela de Joana e Maddie?
Amanhã se saberá, mas o assistente de recinto desportivo leva vantagem.

5 - Ainda assim, era giro que o "amigo" de Leonor Cipriano vencesse.
E giro seria que Quique permanecesse no Benfica.
Com Sven e Quique na 2ª Circular, imagino o rodízio de gajas giras a girar...

6 - Queirós retomou o tema dos asnos.
Percebo que a proximidade do assunto tenha atraído Queirós e Scolari.

7 - "É inconcebível que o melhor futebol não esteja num festa tão bonita como o Mundial" - Raramente acontece, contudo, desta vez, concordo com Queirós!

8 - "Não gostava de ser o seleccionador albanês".
Um conselho: É melhor não fechares portas!

quarta-feira, junho 03, 2009

Eleições Antecipadas

1 - Já aqui defendi eleições antecipadas no Benfica.
Mas, fi-lo em momento que permitiria ao Presidente eleito planear a próxima temporada.
Realizadas agora, leia-se daqui por 30 dias como postulam os estatutos, é estultícia na qual não embarco!
Equivaleria a hipotecar ab initio a época que se avizinha!

2 - Quanto às eleições de Outubro, fiquem com uma certeza: lista em que conste Veiga não terá o meu apoio!
Mesmo que seja uma em que esteja Luís Tadeu.

3 - Para além de tudo quanto se pode e deve apontar a Veiga, a sua presença numa lista ou a promessa da sua presença futura na SAD apenas servirá para Vieira ser reeleito!
Aniquilará qualquer pretensão de debate sério e construtivo sobre o futuro do Benfica e os programas de cada um dos candidatos e introduzirá um único argumento na contenda eleitoral, qual seja a genética clubística!

4 - Estou certo que prevalecerá a demagogia barata e bacoca.
E, neste particular, Vieira não tem rival!

5 - Prevejo que a lista aglutinadora ou de consenso apresentará uma solução bicéfala: uma figura com indesmentível peso institucional na presidência do clube e alguém com um perfil ligado ao futebol na SAD.
Uma opção que me agrada profundamente. Assim saibam escolher os homens certos para cada lugar!

terça-feira, junho 02, 2009

A Traição da Solidariedade

1 - Ao que se leu, hoje, nos pasquins do grupo Cofina, Luís Filipe Vieira equacionou antecipar as eleições no Benfica para daqui a um mês, conforme postulam os estatutos.
Esta pretensão de Luís Filipe Vieira terá sido inviabilizada pelo Presidente do Conselho Fiscal, Valter Marques.
Em declarações à Antena 1, Valter Marques afirmou-se solidário com Luís Filipe Vieira.
Pois bem, esta solidariedade tresanda a traição!
E exala perfídia porque contraria os propósitos mais íntimos e porventura inconfessáveis de Luís Filipe Vieira .
Antecipar a peleja eleitoral permitiria a Vieira "matar dois coelhos de uma cajadada" - condenaria qualquer veleidade de Veiga em concorrer (pois que apenas em Outubro completa os 5 anos de sócio que os estatutos exigem para adquirir capacidade eleitoral passiva), bem como impossibilitaria a apresentação de uma lista opositora de consenso e com figuras gradas no universo benfiquista.
Acredito que Vieira fará tudo quanto estiver ao seu alcance para provocar eleições antecipadas.
Os dias que se seguem serão decisivos. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

2 - O Benfica venceu, hoje à noite, a Ovarense por 70-62 e lidera a Final da Liga de Basquetebol por 2-0.
E quem estava na bancada a assistir à partida?
Luís Filipe Vieira!
Não sei se louve o seu restabelecimento ou se o comunique, de imediato, ao Vaticano para que seja espoletado o processo de canonização do Santo Milagreiro que curou o seu problema coronário!

segunda-feira, junho 01, 2009

Livro de Reclamações - Relatório e Contas das SAD´s dos 3G

1 - As SAD´s dos 3G apresentaram, esta segunda-feira, à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários os relatórios e contas relativos ao terceiro trimestre de 2008/2009.
E o panorama é negro!
No seu conjunto, os prejuízos atingem os 31,5 milhões de Euros nos primeiros nove meses da temporada.
O principal contributo é do Benfica, com 18,4 milhões negativos, seguindo-se o Sporting com 6,7 e o Porto com 6,4.

2 - Todavia, se na aparência a situação da Benfica SAD surge como a mais complicada, já na essência o estado da Sporting SAD é o que inspira mais cuidados.
E porquê?
A Benfica SAD apresentou um decréscimo nos proveitos globais de 12,7 milhões de Euros, sendo 5,5 relativos à não participação na Champions e 7,2 relacionados com diminuição das receitas geradas com transferências de jogadores.
Por outro lado, verificou-se um acréscimo dos custos com fornecimentos e serviços externos em 1,3 milhões de Euros, 4 milhões com pessoal e 4,5 com amortizações, o que representou um crescimento dos custos globais em 9,8 milhões de Euros.
Nestes termos, a diminuição dos proveitos e o aumento dos custos provocou um agravamento dos resultados operacionais em 22,7 milhões de Euros.
Conforme se diz no relatório e contas este "impacto negativo é essencialmente explicado pela não participação na Liga dos Campeões na presente época, pela diminuição de mais-valias obtidas com a transacção de direitos desportivos de atletas e pelos investimentos efectuados no reforço da equipa principal de futebol".
Ou seja, o prejuízo apresentado encontra a sua razão de ser em factores, globalmente, não presentes nas SAD´s de Porto e Sporting.

3 - Ambos participaram na Champions, tendo registado receitas superiores à de exercícios anteriores, o Porto manteve, no essencial, o nível de investimento e de transacção de direitos desportivos de jogadores de anteriores exercícios e o Sporting, pese embora tenha diminuído os proveitos relacionados com a venda de direitos desportivos de atletas, conservou praticamente perene o montante do seu investimento.
Assim sendo, a superação destes resultados afigura-se muito mais óbvia e imediata na Benfica SAD do que nas restantes SAD´s.
As medidas a adoptar são simples e evidentes e devem ser já colocadas em prática neste defeso - vender mais ou, pelo menos, de modo diferente, comprar menos ou, pelo menos, de forma distinta, diminuir a massa salarial e melhorar a performance desportiva!
Adquirir jogadores mediante o estabelecimento de parcerias ou a criação de um fundo de jogadores, a par da saída de Luisão, Katsouranis e Di Maria, devem ser providências a tomar no imediato.

4 - Pelo contrário, as SAD´s de Porto e Sporting têm uma margem de manobra mais reduzida.
A Porto SAD, dificilmente, conseguirá elevar o nível de proveitos decorrentes da alienação de direitos desportivos de jogadores e se o fizer corre o risco de diminuir a sua competitividade desportiva com a consequente diminuição das receitas daí decorrentes. O mesmo se diga relativamente à diminuição dos custos com pessoal.
Aumentar os proveitos relacionados com o desempenho desportivo revela-se, de igual modo, complicado, na medida em que atingiu os quartos de final da Champions, sagrou-se campeão nacional e conquistou a Taça de Portugal.

5 - A Sporting SAD é a de todos a que mais padece.
A situação de falência técnica agravou-se, pois que os capitais próprios se fixaram nos 9,3 milhões de euros negativos.
Sucede que este aprofundamento do cenário de insolvência ocorreu num exercício sem paralelo ao nível das receitas iminentemente desportivas, às quais não é alheio o descréscimo verificado nos proveitos relacionados com a alienação de direitos desportivos de jogadores.
Isto é, por forma a elevar os seus indíces de competitividade, a SAD sportinguista viu-se forçada a abster-se de vender jogadores. Mutatis mutandis, significa que se pretender elevar os proveitos globais através da transacção de direitos desportivos verá a sua capacidade desportiva diminuída.
A resolução desta equação revela-se tarefa hercúlea.
Sem a diminuição dos encargos bancários, sem uma extraordinária habilidade na abordagem ao mercado (do lado da venda, mas também da compra) e sem uma superior militância, o futuro apresenta-se sombrio.
Até porque persiste um problema que impõe resolução célere, qual seja o capital próprio que permanece negativo.
A emissão do empréstimo obrigacionista de 60 milhões de euros obrigatoriamente convertível em capital visa solucionar esta questão, mas, como já aqui afirmei abundantemente, poderá significar a perda pelo Sporting do controlo maioritário da SAD.