domingo, novembro 29, 2009

Mais um Rombo na Credibilidade dos Agentes Desportivos em Portugal - As Imagens que Evidenciam a Mentira de Jorge Sousa!



Depois disto, apenas resta à CD da Liga punir severamente Jorge Sousa!
Bem sei que a irradiação não consta mais no elenco punitivo, mas exige-se qualquer coisa entre a despromoção de categoria e a perda da condição de internacional!
Espero para ver a reacção daqueles que imolaram e imolam Calabote!

Sporting-SLBenfica 0-0 Faltou o último passe...

Fomos melhores!
Fomos mais equipa!
Mas, falhámos quase sempre no último e decisivo passe.

sexta-feira, novembro 27, 2009

Conferências de Imprensa de Antevisão

Jorge Jesus

"Para o Sporting é um jogo decisivo, para o Benfica não. O Sporting está a 11 pontos e caso não ganhe fica completamente arredado do título. Estamos à frente do campeonato. No 1.º terço da prova ganhámos 11 ao Sporting e cinco ao FC Porto. Isso dá-nos cada vez mais confiança e deixa-nos mais convictos das nossas possibilidades. A equipa está muito bem."

Carvalhal

"Queremos a nossa equipa focalizada não na classificação, mas fundamentalmente naquilo que nos pode fazer reduzir o atraso que são as vitórias. Estamos muito focalizados nos jogos, principalmente no próximo. O Benfica é uma equipa difícil de contrariar, mas contamos com o apoio dos adeptos e esperamos fazer uma noite boa, uma noite à Sporting."

Convocados

Guarda-redes: Quim e Júlio César;

Defesas: Maxi Pereira, Sidnei, David Luiz, Miguel Vítor e César Peixoto;

Médios: Javi Garcia, Ramires, Ruben Amorim, Pablo Aimar, Fábio Coentrão, Di María e Felipe Menezes;

Avançados: Saviola, Cardozo, Nuno Gomes, Weldon e Keirrison.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Video de Opinião de Pedro Ribeiro

Artigo de Opinião de Fernando Guerra

Aviso à navegação

Escreveu ontem Santos Neves, no seu Editorial, que há já quem tenha percebido como se trava a avalancha ofensiva do Benfica.
Afinal, o Vitória de Guimarães apenas confirmou o que ficara em suspenso há uma semana, no jogo com a Naval.
Para mim, a verdade é incontornável: os adversários, com treinadores minimamente hábeis para o desempenho da função e com dose suficiente de argúcia, tiveram tempo de sobra para esmiuçar, como é moda dizer-se, as concepções tácticas de Jesus na primeira dezena de jornadas, o que significa um acréscimo de dificuldades para quem se sente obrigado a ganhar e, ao invés, um maior conforto para quem, sem essa exigência a pesar-lhe, se limita a investir no desgaste do opositor e... sonhar com um golpe de sorte.
Foi isso o que Paulo Sérgio fez.
Estudou as movimentações das peças mais influentes da estrutura benfiquista e, aproveitando com subtileza a qualidade humana disponível, tratou de colocar os jogadores certos nos lugares devidos, todos com a lição estudada.
Revelou perspicácia ao curto-circuitar as principais linhas de comunicação adversária e firmeza, embora com elevada dose de felicidade à mistura, no esquema como conseguiu sobreviver ao massacre vermelho.
HÁ um ano, mais ou menos por esta altura, o Benfica sofreu humilhante derrota na Grécia, com Olympiakos (1-5), e em vez de se promover reflexão ampla e despretensiosa para descortinar as causas de inqualificável desempenho e medir as suas consequências no futuro imediato, optou-se pela decisão mais cómoda, que foi a de passar uma esponja sobre o assunto, colando-lhe imprudentemente, como a realidade veio a demonstrar, o rótulo de ocasional.
Então, a 27 de Novembro de 2008, com nove jornadas cumpridas, o Benfica estava no segundo lugar, com 21 pontos, menos um que o líder, Leixões, e mais quatro que o FC Porto. Repare o leitor nas semelhanças...
Perder com o V. Guimarães correspondeu ao afastamento da Taça de Portugal, troféu que o Benfica não ergue desde 2004.
Vai ter de esperar, portanto, mas por aquilo que foi sendo dito, antes e depois, não me parece que se tratasse de uma prioridade.
Senão ter-se-ia assumido claramente a candidatura, sem meias palavras, e evitava-se aquele discurso envergonhado, de concorrente do meio da tabela, em que o objectivo supremo se esgota na aquisição do bilhete para a festa no mítico palco do Jamor. O Benfica, pela sua grandeza, pelo seu prestígio internacional, pela sua história, não pode ficar contente por desembarcar no apeadeiro. Deve ir até ao fim da linha. Ao título!
Foi no jogo de Braga que tudo começou.
A primeira derrota na Liga e a prova do que seria possível, nas circunstâncias actuais, interferir no sistema de jogo normalmente utilizado por Jorge Jesus, um treinador merecedor da confiança da nação benfiquista mas, como todos os treinadores que se prezam, prisioneiro dos seus caprichos, ideia de que gosto e que roubei a Medeiros Ferreira, quando ele se esforçava por descodificar as invenções de Quique Flores. Caprichos esses que nem sempre resultam e costumam sair caro aos clubes, nos percursos desportivos ou nos investimentos financeiros.
Foi Domingos Paciência o primeiro a fazer riscos nos desenhos tácticos de Jorge Jesus. Augusto Inácio imitou-o. Paulo Sérgio fez o mesmo e voltou a experimentar a eficácia da medida. Resultado? Duas derrotas e uma eliminação no espaço de três semanas. Acontece, mas a prudência reclama muita humildade na descoberta do que não está bem e igual disponibilidade na invenção de outras soluções. E de outras mais se necessário for. É este o fascínio do diálogo competitivo entre dois treinadores: um quer vencer, o outro não quer perder.
Aqui fica, pois, este singelo aviso à navegação, apenas isso: que não se repita o erro de há um ano e que de cada tropeção saiba Jesus extrair ensinamentos que permitam à equipa erguer-se e prosseguir na sua caminhada, mais forte e mais determinada.

Espaço Prof. Karamba

FC Porto - Rio Ave
Sporting - Benfica
Nacional - Naval
Sp. Braga - U. Leiria
Académica - V. Setúbal
P. Ferreira - Leixões
Belenenses - Marítimo
Olhanense - V. Guimarães

Memorial Zandinga - Classificação Geral

1º Lugar: JC e Sócio - 325 pontos

2º Lugar: Vermelho e Samsalameh - 320 pontos

3º Lugar: Fura-Redes - 315 pontos

4º Lugar: Vermelho Sempre - 300 pontos

5º Lugar: Jimmy Jump - 295 pontos

6º Lugar: J. Lobo - 280 pontos

7º Lugar: Gui e Kaiserlicheagle - 275 pontos

8º Lugar: Vermelho Nunca - 255 pontos

9º Lugar: Chico - 190 pontos

10º Lugar: Lion Heart - 145 pontos

11º Lugar: Cuto - 135 pontos

12º Lugar: Pachulico - 70 pontos

From Spain with Love...

terça-feira, novembro 24, 2009

Provavelmente, a melhor defesa da presente edição da Champions

Não podia estar mais de acordo

"Há jogadores com capacidade para fazer parte do plantel principal", afirma Diamantino Miranda.

Nelson Oliveira, Roderick Miranda, Ruben Pinto e Lassana Camará são os juniores que, neste momento, mais perto estão de integrar num futuro próximo o plantel principal do SLBenfica.
Ruben Lima, Miguel Rosa, Yartey e David Simão são os ex-juniores que já na próxima temporada poderão integrar o plantel principal do SLBenfica.

segunda-feira, novembro 23, 2009

Afagos...

Janeiro - É Urgente, É Necessário!

Do jogo de ontem uma realidade emergiu incontornável:
Hoje por hoje, Cardozo não tem substituto!
É urgente, é necessário colmatar esta lacuna.
Mais do que adquirir parece-me ser de equacionar o aproveitamento dos recursos existentes - Makukula, seria a minha solução!

Problemas de Expressão ou de Identidade?!


in site oficial do SCP

Efeitos da Eliminação do SLBenfica

Memorial Zandinga

Rubin - Dynamo

Arsenal - Standard

AZ - Olympiacos

Barcelona - Internazionale

Debrecen - Liverpool

Fiorentina - Lyon

Rangers - Stuttgart

Unirea Urziceni - Sevilla

CSKA Moskva - Wolfsburg

APOEL - Atlético

Bayern - Maccabi Haifa

Bordeaux - Juventus

Man. United - Beşiktaş

Milan - Marseille

Porto - Chelsea

Real Madrid - Zürich

Mais Dois...



E são já 10!
Makulula é o melhor marcador da competição (10 golos em 11 jogos com 949 minutos jogados) e bisou nas duas últimas jornadas.
Neste domingo marcou os dois únicos golos do encontro frente ao Diyarbakirspor, aos minutos 48 e 73.

domingo, novembro 22, 2009

SLBenfica - V.Guimarães 0-1 Da letargia inicial passando pelo desperdício fatal até à Eliminação final

C´ um Caneco (outro passatempo) - Classificação Geral

1º Lugar: Chico - 115 pontos

2º Lugar: Jimmy Jump, Kaiserlicheagle e JC - 110 pontos

3º Lugar: Vermelho Sempre, Vermelho, Fura-Redes e Vermelho Nunca - 105 pontos

4º Lugar: Samsalameh - 100 pontos

5º Lugar: Sócio e Gui - 95 pontos

6º Lugar: J.Lobo - 90 pontos

7º Lugar: Lion Heart - 85 pontos

8º Lugar: Cuto - 75 pontos

9º Lugar: Pachulico - 70 pontos

sábado, novembro 21, 2009

Artigo de Opinião de Ricardo Araújo Pereira

A Selecção de quem Carlos Queiroz quiser

DE que falamos quando falamos da Selecção Nacional? Curiosamente, falamos de Scolari. Os apreciadores de Scolari gostam de recordá-lo e os seus críticos não conseguem esquecê-lo. Pessoalmente, tenho acerca de Scolari uma opinião muito particular que é não ter opinião nenhuma. Nunca soube nem me interessei por saber se era bom ou mau treinador. Não dou assim tanta atenção à Selecção Nacional. De Scolari, sei apenas o que os números fazem a gentileza de indicar: que é o treinador mais bem sucedido de sempre da selecção portuguesa. Além de ter sido campeão nacional e sul-americano de clubes e campeão mundial de selecções. De Carlos Queiroz, sei que, como treinador principal de seniores, nunca foi campeão de coisa nenhuma. E, na minha opinião, nota-se. No entanto, os apoiantes de Queiroz falam como se ele tivesse o currículo de Scolari e Scolari tivesse os resultados de Queiroz. O próprio Queiroz fala como se, tendo conquistado o direito a ir ao Campeonato do Mundo, tivesse conquistado o Campeonato do Mundo. Apesar de tudo, há diferenças. Em princípio, a final do Campeonato do Mundo não será contra a Bósnia. Isso não impede Queiroz de se comportar como dono da Selecção. Esta já não é a Selecção de todos nós, é a Selecção de quem Carlos Queiroz quiser. A ida ao Campeonato do Mundo é para celebrar apenas com aqueles que sempre acreditaram. Os hereges que tiveram a desfaçatez de não acreditar que uma Selecção incapaz de ganhar a dez albaneses conseguiria ir ao Mundial, estão excluídos dos festejos. É bem feita. Quem ousa criticar a Selecção por bagatelas como um empate em casa contra uma Albânia desfalcada tem o que merece.

Os apoiantes de Queiroz, os únicos devidamente autorizados a festejar o apuramento da Selecção, estão, infelizmente, incapacitados de celebrar. A Selecção joga mal, pelo menos tão mal como eles diziam que jogava a de Scolari. A Selecção tem sorte, pelo menos tanta sorte como eles diziam que a de Scolari tinha. A vitória da Dinamarca sobre a Suécia e as três bolas no ferro contra a Bósnia parecem obra da Senhora do Caravaggio. A única diferença em relação à Selecção de Scolari é que, antigamente, conseguíamos a qualificação directa, e agora temos de ir ao play-off. Mas isso não chega para fazer com que os apoiantes de Queiroz deixem de sentir que estão, de facto, a festejar uma vitória à Scolari. Um deles disse que esta Selecção é tão mais fraca do que a de Scolari, que o apuramento foi um milagre. Juro: um milagre. Que conjugação de astros foi necessária então para que a Dinamarca, que não tem o melhor do mundo, nem jogadores do Real Madrid, Chelsea e Manchester United, se tivesse qualificado à nossa frente? Como se chama um milagre que é maior do que os milagres?

sexta-feira, novembro 20, 2009

África do Sul

Agenda Benfiquista para o Fim de Semana

20/11 Sex 10:30 Futebol Treino Porta fechada Caixa F. Campus -
20/11 Sex 12:30 Futebol Entrevista Exclusiva com Fábio Coentrão Antevisão do jogo com V. Guimarães Estádio da Luz Benfica TV
20/11 Sex 16:00 Futsal Marlène - Ekaterinburg UEFA Cup (Ronda de Elite 2ªJ) Pavilhão nº 2 BenficaTV
20/11 Sex 20:30 Futsal Benfica - Potpican UEFA Cup (Ronda de Elite 2ªJ) Pavilhão nº 2 BenficaTV
21/11 Sab - Clube Inauguração da Casa do Benfica - Albergaria-a-Velha -
21/11 Sab 11:00 Futebol Formação Benfica - Sporting Camp. Nac. Iniciados Caixa F. Campus BenficaTV
21/11 Sab 15:00 Ténis de Mesa Academia 3 de Junho – Benfica B Campeonato Nacional Casal Cambra -
21/11 Sab 15:00 Ténis de Mesa Benfica - Machico Campeonato Nacional Estádio da Luz -
21/11 Sab 16:00 Basquetebol Benfica - CAB Madeira Liga LPB Pavilhão Império Bonança BenficaTV
21/11 Sab 18:30 Andebol Benfica - SKIF Krasnodar Taça EHF (3ª eliminatória - 2ª mão) Pavilhão Luz BenficaTV
21/11 Sab 20:00 Hóquei em Patins Benfica - Grimsby Taça CERS Pavilhão Império Bonança BenficaTV
21/11 Sab 21:30 Voleibol Benfica - Caldas - Pavilhão Nº2 -
22/11 Dom 09:00 Hóquei em Patins Benfica - Sporting Camp. Distrital Juvenis Pavilhão Império Bonança -
22/11 Dom 10:00 Futsal Benfica - Maristas Juvenis Pavilhão Luz BenficaTV
22/11 Dom 11:00 Futebol Formação Sporting - Benfica Camp. Nac. Juvenis (11ªJ) Academia Alcochete -
22/11 Dom 11:30 Futsal Benfica - Falagueira Juniores Pavilhão Luz BenficaTV
22/11 Dom 14:30 Futsal Potpican - Marlène UEFA Cup (Ronda de Elite 3ªJ) Pavilhão nº 2 BenficaTV
22/11 Dom 17:00 Futsal Benfica - Ekaterinburg UEFA Cup (Ronda de Elite 3ªJ) Pavilhão nº 2 BenficaTV
22/11 Dom 19:00 Futsal Nova Morada - Benfica Seniores Femininos Nova Morada -
22/11 Dom 19:45 Futebol Benfica - V. Guimarães Taça de Portugal (4ª elim.) Estádio da Luz TVI
22/11 Dom 20:00 Andebol V. Setúbal - Benfica Taça de Portugal (3ª Elim.) Setúbal -
24/11 Ter 12:00 Futebol Sorteio da 3.ª fase Taça da Liga Sede da Liga, Porto -
25/11 Qua 21:00 Futsal Vila Verde - Benfica 1ª Divisão (10ª jornada) Vila Verde, Sintra -
25/11 Qua 21:00 Hóquei em Patins Sporting - Benfica Camp. Distrital Juniores Casa do Gaiato -

quinta-feira, novembro 19, 2009

Artigo de Opinião de Leonor Pinhão

Pernoitar não é dormir

Sábado, 14 de Novembro
Excelente a escolha do Estádio da Luz para o Portugal-Bósnia. A nossa Federação pensa em tudo e pensa bem. A relva é apenas relva e o betão das estruturas é o mesmo betão corrente de outras estruturas. Ah, mas os postes e as traves do Estádio da Luz estão, ao que parece, mais do que abençoados!

1-0. Perfeito. Foi melhor o resultado do que a exibição. Não ter sofrido golos pode ter sido importante. Estiveram absolutamente impecáveis os postes e as traves quer na primeira quer na segunda parte. Na quarta-feira vai ser um duelo e peras. Ainda não podemos levar até à Bósnia o Cristiano Ronaldo na comitiva mas talvez não fosse má ideia levar o madeirame do estádio do Benfica. Abençoado!

Domingo, 15 de Novembro
Domingo sem futebol é um sossego para todos. Para todos? Não. Hoje, apesar de não ter jogo, o treinador do FC Porto esteve longe, com certeza, de desfrutar uma manhã sossegada. Isto se alguém lhe mostrou a primeira página do Correio da Manhã. É mais do que compreensível. Como terá reagido Jesualdo Ferreira à notícia de que as negociações entre André Villas Boas e o Sporting foram interrompidas após uma intervenção do FC Porto, supostamente interessado em assegurar os serviços do jovem técnico para a próxima temporada «ou já em Janeiro se as más exibições dos dragões continuarem»?

Um domingo sem futebol, afinal, também pode ser um desassossego.

Pelo meio da tarde a notícia sobre a intervenção do FC Porto, no caso Villas Boas, mereceu uma intervenção do presidente do FC Porto que aproveitou a presença de jornalistas na II Gala Anual dos Dragões de Leiria para pôr tudo em pratos limpos. Presume-se que a ideia de Pinto da Costa era muito acertada no sentido de devolver a Jesualdo Ferreira o sossego merecido com a paragem do campeonato e de garantir aos jogadores a plena confiança nas suas capacidades de recuperação do pequeno número de pontos já perdidos.

Mas, para dizer o que disse, não valeria mais ao presidente do FC Porto não ter dito nada? Por força de circunstâncias passadas e amplamente glosadas, em verso e em prosa, nos mais díspares elogios a Pinto da Costa e à sua grande escola de dirigismo desportivo, acabou por se tornar contraproducente a ironia do costume com que o presidente tentou travar os efeitos da notícia.

«Então o FC Porto desvia um indivíduo que está em Coimbra e vai para Lisboa?» — foi o que disse o presidente do FC Porto aos jornalistas.

Ora aqui está o problema. E o problema aqui não é a ironia. O problema é, precisamente, o do «costume». Foi, quase de certeza, por respeito ao sossego devido a Jesualdo Ferreira que nenhum jornalista se atreveu a interpelar Pinto da Costa. Assim:

- Então, sendo esse o caso presente, há alguns anos atrás quando José Mourinho estava em Leiria e ia para Lisboa, quem é que o desviou para o Porto?

Lembram-se? Em finais de 2001, o Benfica procurava desastradamente recuperar José Mourinho para a Luz e Octávio Machado era o periclitante treinador do FC Porto. Passou o Natal, passou o Ano Novo e todos os dias os jornais noticiavam como estava tremida a posição de Octávio Machado nas Antas. O próprio Octávio recorda o episódio no seu livro Vocês Sabem do que Estou a Falar, cujas páginas 252 e 253 passamos a transcrever, com a devida vénia:

«Fui então ter com o presidente a Espinho e ficou decidido que eu continuava a treinar o FC Porto. A caminho do parque de estacionamento, disse-me: 'Caso você se fosse embora não era o Mourinho que o vinha substituir (…).» O relato de Octávio Machado prossegue com a descrição de uma jura feita, incidindo tal jura presidencial sobre a saúde de terceiros, pelo que passemos adiante:

«(…) É importante referir que esta conversa decorreu em Janeiro. Porque tanto no livro do José Mourinho como no do próprio Pinto da Costa, ambos confessam que o contrato foi celebrado no dia do aniversário do presidente do FC Porto, que é a 28 ou a 29 de Dezembro. Basta consultar os livros. Ora como é que teve cara para me dizer, em Janeiro, que o Mourinho jamais me iria substituir? Ainda por cima jurando pela saúde (…)?» Adiante…

…Para o lamento final de Octávio: «Tive de suportar tudo isto. Foi um período de terrorismo psicológico que eu vivi nesse início de ano. Eu nunca fiz isto a ninguém.»

Octávio Machado, nem ironia, nem costume. Pudera…

Segunda-feira, 16 de Novembro
Falhada a operação Villas Boas, José Eduardo Bettencourt não perdeu tempo e Carlos Carvalhal é o novo treinador do Sporting. O treinador português não se alongou em discursos. Fez bem. Limitou-se a dar uma entrevista ao site oficial do Sporting. «Vou viver o Sporting 24 horas por dia», disse. E deixou um apelo aos sócios e adeptos do clube de Alvalade: «Não deixem adormecer o Sporting!» Ou seja, que façam como ele, Carlos Carvalhal, um treinador que vai estar desperto e actuante 24 horas por dia para se fazer merecer da justa oportunidade que lhe foi concedida: treinar um grande. Nada de dormir, nem um minuto de sono!

Terça-feira, 17 de Novembro
Então? Em que é que ficamos? Não dorme ou dorme? Lá estão os jornais a desestabilizar o Sporting?

«Carlos Carvalhal e adjuntos pernoitaram na Academia», lê-se hoje em A Bola. Chamei a atenção de um amigo sportinguista para este facto e obtive a seguinte resposta:

— Pernoitar não é dormir!

Sem dúvida, uma belíssima resposta.

Quarta-feira, 18 de Novembro
trigo Limpo, Farinha Amparo. 1-0, fora, como mandam as regras nestas coisas. Os disparates nacionalistas bósnios quase nos transformaram em pessoas normais. Celebremos esse facto e o golinho de Raul Meireles. Já está!

Quinta-feira, 19 de Novembro
Hoje, portanto. A Selecção regressa a casa esta madrugada sem dormir. Também Carlos Carvalhal não dorme. Há 120 horas.

quarta-feira, novembro 18, 2009

Video de Opinião de Pedro Ribeiro

Parabéns, Portugal!

C´ um Caneco (outro passatempo)

Oliveirense vs FC Porto
Valenciano vs Belenenses
Rio Ave vs Santa Clara
Tirsense vs P. Ferreira
Académica vs Beira-Mar
Aliados Lordelo vs Leixões
Freamunde vs U. Leiria
Naval vs Gil Vicente
Nacional vs Fátima
Pesc. Caparica vs Sporting
Sp. Braga vs V. Setúbal
Benfica vs V. Guimarães

Sentimentos que nunca desaparecem

domingo, novembro 15, 2009

De ir às Lágrimas... Literalmente

José Carlos Soares no seu melhor...

Jean Silva



Jean Marinho da Silva assinou o penalty decisivo com que o SLBenfica conquistou o Troféu Pedro Pauleta.
Nasceu a 20 de Novembro de 1992, mede 1,80 mts e pesa 73 kgs.
Proveniente do Tiradentes Esporte Clube de Santa Catarina, esteve em Braga na temporada passada à experiência.
Apesar da aprovação de Jorge Jesus, acabou por não obter a necessária desvinculação com os brasileiros para, naquele ano, assinar pelo Sporting de Braga.
Assinou agora pelo Benfica.
Veremos se confirma as expectativas nele depositadas.

sábado, novembro 14, 2009

Artigo de Opinião de Ricardo Araújo Pereira

NO momento em que escrevo, o Sporting continua sem treinador por não ter tido capacidade para contratar o técnico da Académica de Coimbra. Quem sonha alto arrisca-se a desilusões, e o homem que orienta o último classificado da Liga Sagres e iniciou a carreira no mês passado veio a revelar-se uma fantasia impossível para o clube leonino. Ainda assim, na comunicação social, André Villas Boas foi treinador do Sporting durante cerca de 10 minutos. Apesar da curta carreira, já vai tendo currículo: bateu o recorde do saudoso Vicente Cantatore. Além disso, há que reconhecer que teria sido uma escolha inteligente: a contratação de Villas Boas contribuiria para desestabilizar a Académica, um adversário directo do Sporting na luta pela manutenção. Trata-se de um homem cujo apelido tem dupla consoante, tal como o de Bettencourt, o que é especialmente apropriado para um clube como o Sporting. É um técnico que teria certamente muito para ensinar a jovens como André Marques e Pereirinha, mas também poderia aprender com jogadores mais velhos do que ele, como Tiago e Angulo. Perdeu-se um intercâmbio de conhecimentos que poderia ter sido muito interessante. Mais: sabendo que Sá Pinto é o novo director do futebol profissional do Sporting, é conveniente contratar um treinador jovem, que não tenha memória do que Sá Pinto costumava fazer aos treinadores, com destaque para Artur Jorge.Enfim, foi pena. Segundo os jornais, José Eduardo Bettencourt pretendia um treinador português e experiente, e André Villas Boas já tem quatro ou cinco jogos oficiais debaixo do cinto, um dos quais conseguiu mesmo vencer. Não será fácil descobrir candidatos mais experimentados. Por outro lado, numa conferência de imprensa que é já histórica, Bettencourt disse que o próximo treinador seria caucasiano. Ao mesmo tempo que excluía, por exemplo, Oceano, a declaração do presidente do Sporting parecia apontar claramente para Villas Boas, cujo cabelo arruivado é uma garantia inequívoca de pertença ao tipo racial que Bettencourt procura.
Ontem, no entanto, tudo parece ter terminado. A meio da manhã, o Sporting comunicou à CMVM que se encontrava a efectuar, e cito, «contactos (…) com o representante do treinador André Villas Boas». Mas, à tarde, a Académica publicava uma nota segundo a qual, volto a citar, «a Académica e o Sporting não chegaram a acordo para a transferência do técnico para Alvalade». E, às 19h10, a página de A BOLA na internet noticiava que José Eduardo Bettencourt, instado a revelar o que teria falhado nas negociações com a Académica para contratar André Villas Boas, tinha dito que, e cito novamente, «não falhou nada, houve por parte da comunicação social muita especulação acerca do tema. Nunca houve contactos directos com quer que seja, mas mesmo assim a comunicação social deu-o como certo no Sporting». Já se sabe como é esta comunicação social. Só porque o Sporting comunica à CMVM que está a efectuar contactos com o representante de André Villas Boas, a comunicação social especula imediatamente que o Sporting está a efectuar contactos com o representante de André Villas Boas. Pelo simples facto de a Académica tornar público que as negociações falharam, entretém-se inventar que houve negociações, e que - imagine-se! - falharam. A saída de Paulo Bento pode ter sido um pouco conturbada, mas felizmente o futuro está a ser preparado de uma forma muito organizada e segura. As bases do novo ciclo são, sem dúvida, muito sólidas, o que deve tranquilizar os sportinguistas.

quinta-feira, novembro 12, 2009

Elucidativo!

1º Benfica-Marítimo, 54 103
2º Benfica-Nacional, 47 011
3º F.C. Porto-Sporting, 46 511
4º Benfica-Leixões, 43 283
5º Benfica-Naval, 41 981
6º Benfica-V.Setúbal, 40 915
7º F.C. Porto-Nacional, 40 309
8º F.C. Porto-Leixões, 38 117
9º F.C. Porto-Belenenses, 31 819
10º F.C. Porto-Académica, 29 209

Artigo de Opinião de Miguel Góis

Cada vez que os meus filhos se recusam a comer uma banana no final de uma refeição, lá começo eu a contar a história verdadeira de um guarda-redes do Benfica que, não há muito tempo, durante um jogo na Luz, aproveitou a bola estar no meio-campo adversário e, sentindo uma súbita quebra de energia, retirou da sua mochila, colocada atrás da baliza, uma banana, que engoliu ali à frente de toda a gente, em poucos segundos. A moral da história é: até um jogador do Benfica, às vezes, precisa de se alimentar. A partir daí, nunca mais se lhes ouviu quer um protesto, quer um queixume, em relação à banana. Pelo contrário, passaram a comê-la em silêncio, como se de um ato solene se tratasse. Esse guarda-redes, o homem da banana, era Robert Enke.

Não só lhe devo, portanto, o facto de ter evitado que Carlos Bossio tenha representado mais vezes o Benfica em jogos oficiais, como também a surreal preponderância que conquistou nos hábitos nutricionais da minha prole. (Ainda que, por vezes, sinta algum ressentimento por ele não ter também optado por ingerir uma sopa de legumes aos 57' do Benfica-Desportivo das Aves da época 2000/2001. Não lhe tinha custado nada, e a mim facilitar-me-ia bastante a vida doméstica.)

Anteontem, a tragédia abateu-se. E a minha história - que, admitamos, já não era espetacular - passou a ser ridícula. O homem que comia bananas a meio dos jogos para ganhar energia foi incapaz de tomar antidepressivos para reconquistar o ânimo.

Artigo de Opinião de Leonor Pinhão

Não é Ronaldo, é Javi García quem faz muita falta ao Real

Não é pecado mudar de opinião. Não só não é pecado mudar de opinião como é uma alegria, uma prova de apurada sensibilidade e de inteligência prática. O mundo muda e nós também. De outra forma seria uma sensaboria.

Neste capítulo, o que o futebol tem de maravilhoso é que havendo jogos todas as semanas, todas as semanas mudamos de opinião face à avalanche de novos factos produzidos em noventa minutos, mais o tempo de compensação. Por todo o mundo onde se joga à bola, cada jornada atira com os adeptos para um caldeirão de realidade diferente do caldeirão da realidade anterior.

Tomemos por exemplos dois dos maiores clubes do mundo: o Real Madrid e o Benfica. Oficialmente não se cruzam em disputas no relvado há mais de quarenta anos, mas os dois gigantes ibéricos têm mantido ao longo das respectivas histórias alguns pontos em comum que implicam, pois com certeza, fabulosas mudanças de opinião num campo e no outro.

Recuemos até ao último Verão. E como fazia calor.

Em Madrid era recebido com honras faraónicas o português Cristiano Ronaldo. O estádio Santiago Bernabéu albergou uma multidão delirante só pelo prazer de ver Cristiano Ronaldo, equipado de branco, subir a um palanquim e pronunciar umas palavras num portunhol que a ocasião plenamente justificava.

Naquele momento nenhum adepto do Real Madrid duvidou, por um instante que fosse, da temporada de glória que tinha pela frente. As opiniões nem se dividiam: não haveria equipa no mundo que conseguisse, sequer, empatar um jogo com los blancos. Nas imediações de Chamartín, os que não conseguiram lugar no estádio torciam as mãos em desespero e corriam para os botequins mais próximos para assistir pela televisão à entronização do apolo madeirense.

Em Lisboa, o ambiente era diferente, muito diferente.

Ao Estádio da Luz acabara de chegar um espanhol de Chamartín. E se não esteve no estádio Santiago Bernabéu, com os seus, a deleitar-se com a apresentação de Cristiano Ronaldo, não foi porque tivesse chegado tarde à cerimónia. Foi porque não tinha, objectivamente, lugar. Não tendo lugar, não viu nada e foi mandado para Lisboa, depois de vendido ao Benfica.

As opiniões dos benfiquistas, naquele momento, não foram nada simpáticas. Estávamos no Verão, como se recordam, e pelas praias, de toldo para toldo, lamentavam-se em voz alta entre o irónico e o céptico:

— Isto é incrível, demos 7 milhões de euros por um suplente do Real Madrid!

— Isto é que é deitar dinheiro à rua!

— Mas quem é este Javi García?

— É um nabo qualquer que eles para lá tinham… 7 milhões de euros, francamente!

— Fez só três jogos na época passada…

— Nesse caso deve vir descansadinho… — e esta foi, ainda assim, a opinião mais positiva com que a notícia da contratação do «nabo» espanhol foi encarada em Portugal no mês de Julho.

Agora que Novembro já vai quase a meio, as opiniões mudaram. Mudaram em Madrid e mudaram em Lisboa. E neste início de semana, sem exagero ou com exagero, como preferirem, as opiniões radicalizaram-se nas duas capitais.

Em Madrid, encheu-se outra vez o estádio Santiago Bernabéu mas, desta vez, não foi para ver Cristiano Ronaldo. Foi para garantir à equipa do Alcorcón, da II Divisão B espanhola, uma prolongada ovação assim que terminou o jogo da segunda mão dos 16-avos-final da Taça do Rei. Os alcorcónenses, que tinham goleado, em casa, com grande exagero por 4-0, aguentaram-se com grande valentia no campo mítico do adversário e afastaram, sem exagero, o Real Madrid da famosa competição.

— No entiendo cómo ocurrió…

— Que falta nos hace Ronaldo… — queixavam-se os adeptos do Real na noite de terça-feira.

Estão, contudo, profundamente enganados.

Na noite de véspera, no Estádio da Luz, o diagnóstico da doença do Real Madrid já tinha sido traçado, com precisão científica por Rui Costa. Assim que o jogo com a Naval acabou, o jovem director desportivo do Benfica entrou em campo e correndo para Javi García abraçou-o, beijou-o e puxou-lhe as orelhas num gesto de grande carinho. Compreende-se a reacção de Rui Costa. Imagine-se só o que terá ouvido quando em Julho gastou 7 milhões de euros com um «nabo» espanhol, suplente do Real Madrid…

Nas bancadas, o público não se cansava também de aplaudir o autor do golo que, a um minuto do fim, garantiu a vitória ao Benfica. Que bem que ele afinal joga. E que bem que fala.

— Foi uma honra para mim ter marcado este golo — disse escolhendo tão bem as palavras que até dá vontade de lhe puxar as orelhas, com carinho.

E, satisfeitos, os benfiquistas regressaram a casa já entretidos a conversar sobre o próximo compromisso da Selecção Nacional.

— Não sei se o Cristiano Ronaldo faz mais falta à Selecção se ao Real Madrid… — lançou o mote um intelectual dos nossos.

— Quem faz falta ao Real Madrid é o Javi García não é o Cristiano Ronaldo! — logo o interrompeu um outro, ainda mais intelectual.

E com muita razão. Pelo menos foi essa a opinião de toda aquela gente.


***********************

Por falar em fazer falta… José Eduardo Bettencourt, quando Paulo Bento se despediu, disse que 90 por cento dos sportinguistas já sentiam saudades do treinador e que, num curto espaço de tempo, seriam 100 por cento dos sportinguistas a ter saudades de Bento. Missão cumprida, já são 100 por cento! Ao assumir penosamente sozinho o discurso oficial do Sporting, Paulo Bento desgastou-se de um modo absurdo mas, honra lhe seja feita, protegeu os sportinguistas dos discursos do seu presidente. Sem Paulo Bento, Bettencourt tem sido o orador de serviço. Já nos informou que o perfil do próximo treinador será «do sexo masculino, caucasiano», que a agitação que se vive em Alvalade «tem a ver com a cultura visigótica», infelizmente mais radicada «a norte do Tejo», porque «entre os visigodos, o pai puxava as orelhas a quem se portava mal e tudo ficava em ordem», terminando por lamentar que não se possa «mudar a sede social de Lisboa para o norte…»

A falta que faz Paulo Bento.

PS: Robert Enke esteve três temporadas no Benfica e quando o seu contrato estava a chegar ao fim foi muito claro com o clube e com os adeptos que sempre o estimaram. Não quis renovar e não se quis entregar nas mãos de nenhum empresário. Considerava-se, e bem, o dono da sua vida, jogava com a carta na mão e era livre de ir para onde quisesse sem dar troco a terceiros. No final da temporada de 2001/2002, quando o árbitro apitou para o fim do último jogo que faria no Estádio da Luz, Robert Enke antes de recolher à cabina resolveu despedir-se dos adeptos do Benfica e, sozinho, deu uma volta ao estádio aplaudindo e sendo aplaudido. Foi um momento bonito e raro de um jogador que, sendo dono da sua vida, se despediu com carinho de quem tanto gostou dele. Contente ele, contentes ficaram todos. Anteontem à noite, numa passagem de nível em Eilvese, nos subúrbios de Hannover, Robert Enke, o dono da sua vida, foi-se embora de vez. Triste, tão triste ele e todos tão tristes.

quarta-feira, novembro 11, 2009

terça-feira, novembro 10, 2009

Eterna Saudade!



Paz à tua alma!

Espaço Prof. Karamba - Classificação Geral

1º Lugar: Kaiserlicheagle - 215 pontos

2º Lugar: Vermelho Sempre - 200 pontos

3º Lugar: Jimmy Jump - 195 pontos

4º Lugar: Samsalameh - 190 pontos

5º Lugar: Vermelho, J. Lobo e Gui - 180 pontos

6º Lugar: Chico - 170 pontos

7º Lugar: Fura-Redes e JC - 150 pontos

8º Lugar: Sócio - 125 pontos

9º Lugar: Vermelho Nunca - 120 pontos

10º Lugar: Cuto - 100 pontos

11º Lugar: Agarredinhos e Filipe - 70 pontos

12º Lugar: Lion Heart - 50 pontos

13º Lugar: Pachulico - 35 pontos

segunda-feira, novembro 09, 2009

SLBenfica - Naval 1-0



Em 36 anos de vida, este foi um dos poucos jogos do SLBenfica a que não tive oportunidade de assistir.
Fica a suprema consolação de uma vitória muito sofrida, mas inteiramente justa nas palavras dos protagonistas de ambas as equipas.

domingo, novembro 08, 2009

Mais dois...



Já são 8 e a liderança da tabela dos melhores marcadores do campeonato turco.

Verdades Inconvenientes, mas Irrefutáveis!

Paulo Bento fica grato ao Sporting pelas oportunidades que lhe deu, mas fiel a si mesmo, não deixa de assumir algumas críticas à mentalidade encontrada no clube, em determinados aspectos.
O técnico entende que os adeptos «devem deixar de ter um complexo de inferioridade» relativo ao Benfica, identificando uma «depressão» motivada pelos resultados de pré-época do rival.
O ex-treinador leonino lembrou que o Sporting «desde 1960, só ganhou oito campeonatos», sustentando assim a opinião de que «o clube não tem cultura vencedora».

sábado, novembro 07, 2009

Artigo de Opinião de Ricardo Araújo Pereira

Esta vida são dois dias e 'forever' são 171

O treinador do sétimo classificado do campeonato nacional demitiu-se e, surpreendentemente, os jornais não falam de outra coisa. Para um clube que se queixa de falta de atenção da imprensa, estes só podem ser dias muito felizes. Adeptos e dirigentes do Sporting protestam muitas vezes por terem menos espaço nas primeiras páginas dos jornais do que os principais adversários. Talvez seja verdade: dos três grandes, o Sporting será o que tem menos visibilidade na imprensa. Mas, dos clubes do meio da tabela, é o que tem mais. Eis o lado positivo da questão — no qual os sportinguistas, pessimistas como só eles, nunca reparam.

Três ou quatro meses depois de terem dado um esmagador voto de confiança a um presidente que lhes tinha prometido «Paulo Bento forever», os sportinguistas exigiram, através de lenços brancos, faixas insultuosas e desacatos, que o treinador fosse despedido. O presidente não lhes fez a vontade: Paulo Bento não foi despedido, demitiu-se. Não foi o Sporting que disse a Paulo Bento que não estava mais interessado no seu trabalho. Foi Paulo Bento que comunicou ao Sporting que o clube não era suficientemente ambicioso, competitivo e decente para ele. E ainda diziam que o homem não tinha visão nem percebia de futebol. Afinal, era das pessoas mais perspicazes que o Sporting tinha.

No entanto, na hora da saída, Paulo Bento fez algumas declarações que contrariam um pouco a ideia de que faz análises sensatas do momento que o Sporting atravessa. Disse, por exemplo, que os sportinguistas deveriam deixar de ter o actual complexo de inferioridade em relação ao Benfica. Qualquer observador isento sabe que não se chama complexo de inferioridade àquilo que os sportinguistas sentem. Chama-se simplesmente realismo. Enquanto o Benfica despachava facilmente a equipa que, no ano passado, ficou em quinto lugar no campeonato inglês, o Sporting esforçava-se por empatar em casa com uns desconhecidos. Pedir a esta gente que não tenha complexos de inferioridade em relação ao Benfica é como dizer ao Zé Cabra que não deve sentir-se inferior ao Pavarotti.

Neste momento, o Sporting precisa de calma. Há que contratar um Manuel Cajuda qualquer e começar a lutar seriamente pela manutenção, quem sabe até pela Europa. E, para o ano, esperar por adversários um pouco menos poderosos do que o Ventspils, e tentar fazer um brilharete.

quinta-feira, novembro 05, 2009

Everton - SLBenfica 0-2




Perfeita leitura das exigências colocadas pela partida

Coesão defensiva como base para um progressivo espraiar no terreno

Com excepção de alguns pequenos sustos na primeira metade, esterilização dos movimentos atacantes do Everton

Preenchimento dos espaços, sentido posicional e agressividade como forma de conservar perene a organização defensiva

Intensidade, velocidade, dinâmica, mobilidade, fluidez e clarividência das transições ofensivas na segunda parte

A entrada de Aimar orquestrando o processo ofensivo e aportando serenidade e capacidade de posse e circulação da bola

Absoluto domínio do adversário no segundo tempo

Segurança imaculada do quarteto defensivo, rigor de Javi Garcia, inconformismo e imaginação de Di Maria, classe de Saviola e Aimar e codícia de Cardozo

Demonstração de inequívoca superação psicológica da derrota em Braga

7-0 no conjunto dos dois jogos, revelando a superioridade avassaladora do Benfica sobre o Everton

Memorial Zandinga - Classificação Geral

1º Lugar: Fura-Redes - 270 pontos

2º Lugar: Vermelho Sempre, Vermelho, Samsalameh e JC - 260 pontos

3º Lugar: Sócio - 255 pontos

4º Lugar: Jimmy Jump - 250 pontos

5º Lugar: Gui - 240 pontos

6º Lugar: J. Lobo - 230 pontos

7º Lugar: Kaiserlicheagle - 220 pontos

8º Lugar: Vermelho Nunca - 215 pontos

9º Lugar: Chico - 190 pontos

10º Lugar: Lion Heart - 145 pontos

11º Lugar: Cuto - 90 pontos

12º Lugar: Pachulico - 70 pontos

Espaço Prof. Karamba

Benfica - Naval
Leixões - Nacional
V. Guimarães - Sp. Braga
Marítimo - FC Porto
Rio Ave - Sporting
V. Setúbal - Olhanense
Belenenses - P. Ferreira
U. Leiria - Académica

A Verdade da Mentira...

“It was unbelievable. For what reason would a player six yards out even think about that? I couldn’t believe it. I watched it again on the camera by the side of the dug-out. It’s one of the worst I have seen in my lifetime. The problem is, you can’t appeal a yellow card. In European football it is crucial because, later in the tournament, to miss a really important game because of that is unfair. Uefa should look at that. They won’t, but they should.” - Alex Ferguson sobre Olegário Benquerença

A Propósito de Goodison Park - Um Pequeno Tributo a Eusébio

quarta-feira, novembro 04, 2009

terça-feira, novembro 03, 2009

Artigo de Opinião de Fernando Guerra

Na opinião de José Eduardo Bettencourt, que classifico de verdadeiramente arrasadora, as pessoas que não fazem parte da 'corte do Sporting' já perceberam que o desinvestimento se tem agravado nos últimos anos, travando o reforço do futebol e alimentando o aparecimento de 'minorias pseudo-revolucionárias' que actuam muitas vezes pelo próprio negócio e que não têm qualquer representação no universo do clube, sobre quem têm sido cometidos 'actos terroristas todos os dias'.

Violentas declarações para vários destinatários, produzidas um dia antes da tentativa de invasão que rancho de bandalhos tentou levar por diante em nome de nada, a não ser o insulto e a agressão. Quer-me parecer que o presidente leonino, embora ignorando os contornos da arruaça, suspeitava que algo de muito feio estaria em preparação, convidando a ignorar uma 'minoria ruidosa e desestabilizadora' que não se esgota, obviamente, no desatino da chusma de claqueiros. O que se observou em Alvalade não foi obra do acaso, muito menos reacção espontânea sobre o resultado do jogo com o Marítimo. Nota-se ali a influência de dedo maroto, o que mais uma vez acentua a suspeita de residirem lá dentro os mais intensos focos de discórdia, perturbadores do normal funcionamento de um grupo directivo sem tempo para reflectir nem condições para trabalhar.

Qual então a tragédia que ajude a explicar tão estúpida atitude por parte de franja malcriada de adeptos? Maus resultados? Só acredita nisso quem quiser... Diz Bettencourt que quanto mais conhece o clube mais vontade tem que Paulo Bento fique. Com esta sentença, não só absolve o treinador como se coloca ao lado dele para o que der e vier...

Já por mais de uma vez o presidente sportinguista se serviu do Benfica como muleta para divulgar as suas teses, ora com ironia, ora com sinceridade. Agora, apesar da quase sempre pouco saudável rivalidade entre os vizinhos da Segunda Circular, ousou, porque de uma ousadia se tratou no meu entendimento, endereçar elogios que julgo sinceros a Luís Filipe Vieira, e à Direcção por ele encabeçada, por ter sido capaz de mobilizar um conjunto de investidores para ajudar a salvar o emblema da águia.

Isso é unanimemente reconhecido, mas não caiu do céu. Gestões irresponsáveis deixaram o Benfica à beira da ruína. Roubaram-lhe a honra, despedaçaram-lhe a imagem e hipotecaram-lhe o futuro.

Luís Filipe Vieira chegou à Luz e descobriu uma instituição espezinhada e debilitada, ferida de morte por sucessivos atropelos. Desde então perdeu-se a contagem das batalhas que teve de travar em longo e desgastante combate que se arrasta há pelo menos oito anos. Objectivos? Recuperar a credibilidade, reactivar o processo de crescimento, preparar o futuro com a projecção e construção de infra-estruturas funcionais e modernas e, agora, a última e porventura mais importante fase do projecto: reconquistar o sucesso desportivo através de sério reforço da equipa de futebol.

O quadro que hoje se depara a Bettencourt deve ser um mar de rosas se comparado com o cenário de desolação que Vieira encontrou quando, para o bem e para o mal, aceitou a presidência do Benfica. Nem tudo lhe terá corrido de feição e nem tudo o que fez foi bem feito. Teve avanços e recuos, inimigos ferozes, adivinhou armadilhas e resistiu a traições. Como? Uma questão de liderança! Eis a diferença. Vieira sempre foi um dirigente de convicções. Desde o primeiro dia do seu magistério ficou claro o nome de quem mandava. A Bettencourt falta-lhe reclamar o respeito que lhe é devido, impor a sua autoridade e... preparar-se para ventos e marés... O que se passou em Alvalade na noite de anteontem deve ser visto como um desafio ao seu poder de comando.

Parabéns, Pablito!



Finalmente, Alguém Interessado em Mostrar o que Sucedeu!

segunda-feira, novembro 02, 2009

Um novo Postulado - Quanto maior a distância e a confusão e menor a luminosidade, melhor vêem os árbitros portugueses!



Vejam onde está o árbitro auxiliar quando Ney e Mossoró mimoseiam Cardozo com duas valentes bofetadas.
Houve alguma punição para qualquer um dos jogadores?
Nada, zero, niente!!!

Escreveu-se no Record:

"...Antes de entrar para o túnel a equipa de arbitragem afastou-se da confusão para ter uma visão privilegiada de tudo o que aconteceu, e quando observou os dois jogadores a agredirem-se deu, imediatamente, ordem de expulsão..."

Agora sim, fez-se luz!
Quanto maior a distância e a confusão e menor a luminosidade, melhor vêem os árbitros portugueses!

Espaço Prof. Karamba - Classificação Geral

1º Lugar: Kaiserlicheagle - 180 pontos

2º Lugar: Vermelho Sempre, J. Lobo e Jimmy Jump - 175 pontos

3º Lugar: Samsalameh e Gui - 170 pontos

4º Lugar: Chico - 150 pontos

5º Lugar: Vermelho - 145 pontos

6º Lugar: Fura-Redes - 135 pontos

7º Lugar: JC - 130 pontos

8º Lugar: Vermelho Nunca e Sócio - 110 pontos

9º Lugar: Cuto - 100 pontos

10º Lugar: Agarredinhos e Filipe - 70 pontos

11º Lugar: Lion Heart - 50 pontos

12º Lugar: Pachulico - 35 pontos

Memorial Zandinga

APOEL - Porto

Atlético - Chelsea

Bayern - Bordeaux

Beşiktaş - Wolfsburg

Maccabi Haifa - Juventus

Man. United - CSKA Moskva

Marseille - Zürich

Milan - Real Madrid

Rubin - Barcelona

Arsenal - AZ

Dynamo - Internazionale

Fiorentina - Debrecen

Lyon - Liverpool

Sevilla - Stuttgart

Standard - Olympiacos

Unirea Urziceni - Rangers

Everton - SLBenfica

Sporting - Ventsplis

Nacional - Atl. Bilbao

domingo, novembro 01, 2009

Tudo quanto quiseram Branquear

Recomeço!

Não posso, nem devo ficar insensível aos múltiplos e repetidos apelos que recebi esta tarde para reconsiderar a decisão de pôr termo à minha aventura pelos blog´s.
Não me comprometo com actualizações diárias, nem sequer com reflexões mais ou menos profundas.
Escreverei se e quando tiver disponibilidade para tal.
Um enorme bem-haja a todos!