Inícia-se hoje a edição 2006/2007 da Champions League.
Pela primeira vez, Portugal terá 3 clubes a disputá-la.
Sorte distintas conheceram os clubes portugueses no sorteio que ditou o agrupamento das equipas participantes.
O Sporting foi o menos afortunado.
Colocado no pote 4, viu-se emparelhado com Inter, Bayern e Spartak de Moscovo.
Difícil, muito difícil.
Para primeiro jogo, recebem os leões o Inter, talvez o plantel mais rico da Europa.
Mourinho disse, ontem, tratar-se da melhor equipa europeia da actualidade.
Claro que não o fez inocentemente. Fê-lo numa perspectiva de futuro quer no plano estritamente desportivo, quer no plano pessoal.
Efectivamente, o Inter construiu um plantel de luxo.
Na baliza, Toldo, Júlio César e Carini disputam um lugar.
Na defesa, Maicon, Javier Zanetti, Grosso e Coco concorrem pelas duas vagas das laterais, ao passo que Materazzi, Córdoba, Samuel e Burdisso se degladiam pelos postos centrais.
No meio, Vieira, Dacourt, Cambiasso lutam pelas posições mais recuadas, sendo que Figo, Stankovic, Maxwel, Solari e Gonzalez buscam um lugar nas alas.
Na frente, Ibrahimovic, Adriano, Crespo, Recoba e Júlio Cruz constituem o quinteto de luxo que procura ocupar as duas vagas proporcionadas pelo sistema táctico de Mancini.
Mancini estrutura a sua equipa num 4x4x2 clássico.
A maior das novidades tácticas do Inter prende-se com a colocação de um terceiro médio central, Cambiasso, sobre a meia esquerda, deixando o corredor livre para as incursões do lateral, geralmente Grosso, mas que no pretérito sábado foi Zanetti.
Em Alvalade, face às lesões de Cambiasso e Cruz, Mancini introduzirá duas alterações no onze que apresentou em Florença, com as inclusões de Stankovic e Adriano.
Assim, o Inter regressará à sua fórmula mais comum, com Toldo, Maicon, Materazzi, Córdoba e Zanetti, Vieira, Dacourt, Figo e Stankovic, Adriano e Ibrahimovic.
A chamada de Grosso, passando Zanetti para a sua posição natural à direita, é hipótese não despicienda.
A acrescer às naturais e evidentes dificuldades que defrontar o Inter já de si encerra, emergem as lesões de pedras chave do meio-campo leonino.
A Paulo Bento pouco mais restará do que insistir nas soluções apresentadas na Choupana, colocando Miguel Veloso no vértice mais recuado do meio-campo, deixando as restantes posições do losango para Moutinho, Nani e Romagnoli.
A inclusão de Tello, face à sua maior experiência, não deixa, contudo, de ser uma possibilidade consistente.
Por outro lado, penso que Paulo Bento irá introduzir alterações na defesa.
Caneira deve ser chamado à titularidade em detrimento de Ronny.
Fazer alinhar Ronny poderia constituir um hara-kiri.
O jovem brasileiro apresenta debilidades defensivas que perante Figo poderiam ser catastróficas.
O seu sentido posicional é fraco, denotando imensas dificuldades em discernir quando deve fechar ao meio e quando deve marcar o ala.
Perderá Paulo Bento poder de fogo quer em lances de bola parada, quer em remates de meia e longa distância, mas aduzirá consistência à sua defensiva.
Será um jogo de paciência, em que ambas as equipas procurarão jogar com o erro adversário, adoptando uma atitude de expectativa.
A forma como os jovens e inexperientes jogadores leoninos conseguirem lidar com a ansiedade própria destas competições será uma das chaves do sucesso leonino.
Não será fácil, ainda para mais quando na estreia se encontra um adversário do poderio do Inter.
Veremos se conseguem elevar o nível do seu jogo aos padrões da Champions.
O resultado que o Sporting vier a alcançar nesta partida poderá ser determinante para o seu futuro na competição.
Uma vitória constituirá o substrato motivacional necessário para um possível apuramento, um empate manterá as portas da esperança abertas e uma derrota adensará o espírito de resignação perante um sorteio claramente adverso.
28 comentários:
Eu acho que os lagartos não precisam de sorte, precisam é de um milagre, precisam da desinspiração total da equipa do inter, precisam de tudo e mais alguma coisa para não sofrerem um derrota pesada. Eu penso que este jogo nada terá a ver com amigável disputado acerca de um mês, creio que se os jogadores do sporting, principalmente os mais jovens, meterem na cabeça que se consiguiram um empate nesses jogo, que agora poderão pensar na vitória, ai meu deus nem quero ver.
Nem consigo imaginar o Rony a marcar o Figo assim como o Miguel Garcia a tenatr parar o Stankovic e o coitadito do Miguel Veloso a marcar o Crespo, mas principalmente o Ibrahimovic.
Enfim, resta-nos esperar pelas 21:30h para saber se tenho razão ou não, mas acho que tenho.
Saudações e não desejo boa sorte porque n vale a pena.
Será, de facto, um jogo muito difícil para o SCP.
Já o seria, em condições normais, mas sê-lo-á ainda mais perante o infortúnio por que atravessa a equipa leonina: 4 lesões, e todas no meio campo, a saber, Custódio, Paredes - os dois trincos da equipa - Carlos Martins - o estratega, dotado de forte remate que muito útil poderia ser - e Farnerud - a ausência que menos se notará.
Seria o mesmo que o Benfica se vir privado de Petit, Katsouranis, Rui Costa e Miguelito, por exemplo, e o FCP sem Raul Meireles, Assunção, Anderson e um cromo qualquer que jogue na esquerda.
Por outro lado, Liedson parece-me não ter ainda atingido a sua forma ideal, e Alecsandro está sem entrosamento e em baixa condição física.
Vem, pois, em má altura este jogo.
Desconheço a actual forma dos jogadores do Inter e o estado de preparação da equipa, tendo apenas como referência o jogo particular que fizeram já esta época em Alvalade.
Aí, o SCP nem se portou mal, e se empatássemos hoje até seria um resultado positivo.
Mas nesse jogo o SCP ainda tinha David e Douala e os lesionados estavam todos aptos.
Portanto, sem aqueles jogadores, temo muito que o SCP hoje perca o jogo.
A ver vamos. A qualidade das equipas não está em discussão, sendo o Inter incrivelmente superior ao Sporting. Mas o excesso de confiança do Inter pode jogar a favor do Sporting.
José Veiga apanhado nas escutas a pedir favorecimento para o Estoril??? Árbitro João Ferreira-o mesmo da questão Taça? Acho mesmo que Luís Filipe aprendeu com Veiga, só pode ser isso.
A noticia do Veiga vinda a publico hoje não me supreende nadinha uma vez que o gajo, na minha opinião, é o mais corrupto e mais mafioso do futebol português.. e para grande pena minha o FDP tinha que estar no benfica.
Não temos sorte nenhuma
Mas alguém tinha dúvidas que o Veiga é um dos maiores mafiosos do Futebol Português e que joga nos bastidores?
Por amor de Deus!!.
Ingénuo era o Doido da Cunha e por isso é que foi papado por toda a gente.
Ainda bem que se foi embora do SCP.
O resto é tudo uma cambada de mafiosos, embora pense que o actual presidente do SCP não se mete directamente nessas questões e, provavelmente, não conhece os bastidores da mafia do futebol.
Condómino Carlos:
O que vc quererá dizer é que o Alturas ainda não se mete nessas questões porque como disse, e bem, ele não conhece os bastidores do futebol português, aliás o Homem caiu de para-quedas e a unica coisa que o preocupa é vender o património do sporting, Depois disso ele demite-se.
Saudações
amigos:
o que mais me enoja, pois que os protagonistas futeboleiros já não conseguem enojar-me mais, é a confirmação do envolvimento de Magistrados, como actores principais, em toda esta trama de tráfico de influências.
abraço.
Parece-me que nem nos magistrados podemos confiar...
amigo estar vivo:
não embarquemos em generalizações que, para além serem sempre injustas, são muito, mas muito perigosas.
abraço.
Parece-me que já não podemos confiar em alguns magistrados... (acho que assim está mais correcto)
De acordo amigo Vermelho. O problema é ainda maior quando a opinião pública generaliza a falta de qualidade de alguns magistrados ( chamemos-lhe assim).
Enfim, concentremo-nos na bola e nestas nossas discussões salutares.
Amigo Vermelho, uma pergunta particular. Recebeu o meu mail de ontem?
amigo vermelho nunca:
recebi, mas só agora tive oportunidade de o consultar.
obrigado pelas dicas, vou-me inscrever e divulgar.
abraço.
Bem talvez tenhamos sorte e esteja o Moretto à baliza naquilo a que vocês chamam de catedral, mas que uma pessoas normal chama anexo do centro comercial Colombo.
Verifico que o LampiãoSempre conhece o nosso roupeiro Paulinho. Diga-me já agora o nome do vosso? Será o Rosário?
amigos:
a próposito da referência ao Paulinho lembrei-me de mais uma situação caricata da nossa sociedade.
Pudemos viver num País muito pouco qualificado, mas lá que temos nomes altamente pomposos para designar determinadas profissões lá isso temos.
senão, vejamos:
Paulinho sempre foi roupeiro, as suas qualificações não se alteraram e o seu âmbito funcional também não, mas agora designa-se de técnico de equipamentos;
quem fazia a recolha do lixo urbano sempre foi designado de "almeida", mas agora é técnico de higiene urbana;
quem fazia vigilância e prestava apoio aos alunos nas escolas sempre foi "contínuo", mas agora é técnica auxiliar de educação.
vivemos numa sociedade de aparências e na qual graça o politicamente correcto.
procurou-se dignificar uma profissão não pelo seu valor intrínseco, mas apenas pela alteração da sua designação.
belo País em que vivemos.
abraço.
p.s. desculpem o desabafo que vem um pouco a despropósito, mas apeteceu-me dizer isto.
totalmente de acordo, sr. administrador.
viva o politicamente correcto.
saudações cordiais e de estima.
Há pouco enganei-me, claro que a instituição não tem roupeiro, deve ter sim técnico de equipamentos, que talvez seja o Galrinho Bento, ou o Minervino Pietra, que apresentam as caracteristicas necessárias para tão bem honrarem o clube dos bigodes.
O Sporting tem um roupeiro que se chama Paulinho, e que é um exemplo que todos os clubes deveriam seguir, de integração na sociedade de um jovem com problemas de saúde. Acho que fazer graçolas com o nome de Paulinho é desnecessário e evitável.
Conversa de abichanados ( e verifico que é um tema que lhe agrada, pois várias vezes se refere a ele) junte-se ao condómino Zex e divirtam-se anbos.
O Luís Filipe Vieira não é, nem nunca foi suspeito e muito menos arguido no Processo Apito Dourado, revela a certidão enviada ao advogado do SLB por parte da Procuradoria-Geral da República.
Meus senhores, aqui está a prova inequívoca de que as escutas colocadas no Público não passam de uma autêntica fraude!!!
Viva o Benfica, olé oh!!!
Não entendeu amigo MJaime, a mim não me afecta nada que uitlize a expressão abichanado. Mas quando levantar esse tema não se dirija a mim, escolha outro para interlocutor.
Amigo Salame, respondi-lhe noutro post. Nunca aqui ninguém se referiu ao rei dos pneus como suspeito ou arguido do processo do apito que não apita. Ele próprio reconheceu a conversa que vem transcrita no Público como verdadeira, portanto tire daí as conclusões que quiser.
Caros amigos,
Só hoje consegui despertar do Coma Desportivo em que me encontrava desde sábado, e nem sei bem ainda onde estou.
Há dois aspectos importntes neste capitulo.
1º temos um treinador que é um verdadeiro anormal de renome mundial, ao qual me vou referir neste espaço até ao seu despedimento que rezo para breve como o IMBECIL.
2º é anormal o comportamento dos capitães do glorioso no jogo do bessa.Algo de muito grave se passa dentro das nossas "paredes".
Terá sido o Veiga que queria dar beijocas aos nossos jogadores?
Aí está o condómino Zex a falar do tema que mais lhe agrada. Agora arranjou uns parceiros à altura. Junte-se ao "florido" e ao "encarnado sempre sujo" e conversem animadamente.
Amigo Nunca,
Começa hoje a "nossa" champions e dicas eu, nada.
Já agora a minha 1º prestação saldou-se por um rotundo fracasso ou nem por isso?
Uma noite de insónias para todos os lampiões que vaticinaram que o grande Sporting seria envergonhado pelo Inter.
Sporting dá show na Liga dos Campeões e espanta a Europa - até a mim me espantou!
Um punhado de miúdos a que se juntou a classe do Polga e o golão do Caneira brilharam no palco de Alvalade.
Noite de glória!!!!!
Enviar um comentário