domingo, maio 25, 2008

O Novo Treinador do Benfica





Uma inegável virtude resultou da contratação de Quique Flores: a possibilidade de preparar atempadamente a nova época desportiva.
Ao contrário do que sucedeu nas últimas temporadas, o Benfica resolveu a tempo e horas a questão do treinador!
Para além desta insofismável certeza cumpre dizer que se tratou de um acertado acto de gestão desportiva protagonizado por Rui Costa.
Quando a nação benfiquista dava já sinais de se impacientar, Rui Costa, permanecendo imune às pressões e à histeria, cumpriu com pleno êxito a sua 1ª missão como director-desportivo.
Com Vieira adequada e convenientemente remetido para um papel de rainha de Inglaterra do futebol do Benfica, Rui Costa assumiu as suas funções com profissionalismo e sagacidade.
Muita contra-informação foi sendo produzida. Muitos obstáculos foram sendo criados.
Mas, nada conseguiu demover Rui Costa da sua escolha!
Elegeu Quique Flores e, do meu ponto de vista, fê-lo muito bem.

Quem é Quique Flores?
Apesar de ter nascido na capital, foi em Valência que Quique nasceu para o futebol. Lateral direito de posição, jogou durante 10 temporadas consecutivas ao serviço do Valência CF, durante as quais realizou 232 jogos e marcou 14 golos.
Em 1994, Quique cumpria o sonho de jogar no clube do coração, o Real Madrid.
Em 2 épocas nos merengues, vestiu a camisola branca por 63 ocasiões e conquistou o primeiro título da sua carreira, a Liga Espanhola, em 1995.
No final dessa época, abandonaria o Real para cumprir a última temporada como jogador, tendo feito 9 jogos ao serviço do Zaragoza.
Quique foi também internacional espanhol por 15 ocasiões, assumindo-se a participação no Mundial de 90 como o ponto mais alto da carreira.
Logo após terminar a carreira de jogador, Quique tirou o Curso de Treinador da Real Federação Espanhola.
O Real Madrid, clube onde se havia notabilizado enquanto jogador, ofereceu-lhe o primeiro emprego.
Quique assumiu o comando da equipa de Juniores do Real Madrid, curiosamente imitando o percurso de uma das suas referências, Rafael Benitez.
Conquistou o campeonato espanhol de Juniores e Angel Torres Sanchez, presidente do Getafe em 2003, convidou-o para liderar a equipa técnica do clube.
A primeira época superou todas as expectativas.
Quique pegou numa equipa que ficara em 11º lugar em 2002/2003, levando-a a um fantástico 2º lugar, a apenas 3 pontos de ser campeão da Liga BBVA.
Com uma equipa modesta, perspectiva-se a permanência como um objectivo extremamente difícil de alcançar.
Todavia, finalizaria a Liga no 13º lugar, alcançando de forma tranquila a manutenção.
Logo depois, dar-se-ia o regresso às origens - Valência.
Pegando numa equipa que na época anterior se tinha quedado num relativamente modesto 7º lugar, logrou conquistar o acesso à Liga dos Campeões em 2 anos consecutivos, fruto de um 3º e um 4º lugar.
Todavia, a sua relação com Carboni, director-desportivo Che, degradava-se a cada dia que passava, o que viria a redundar no seu despedimento, a 28 de Outubro de 2007, quando se encontrava a apenas 4 pontos do 1º Lugar na Liga espanhola.

Quique tem em Valdano e Rafa Benitez as suas grandes referências, sendo certo que observando o futebol exibido pelas suas equipas se detectam muito mais pontos em comum com o espanhol do que com o argentino.
Organizado e meticuloso, é, na sua essência, um pragmático, um resultadista muito à imagem do treinador do Liverpool.
Tendo sido um jogador de bom nível, alia a sua base prática a um labor académico intenso, que o reconduz à tão em voga escola da periodização táctica (na pré-época não esperem grandes cargas físicas sem bola).
Em termos tácticos, Quique Flores não é devoto incondicional de um sistema específico, revelando bastante versatilidade nas suas opções.
No Getafe priorizou o 4-2-3-1, de forma a encaixar o organizador Craioveanu na equipa.
No Valência, o 4-4-2 clássico foi o sistema de eleição na Liga Espanhola, ao passo que, na Europa, a equipa adoptava um 4-3-3, com apenas um médio defensivo (Albelda) e 2 interiores.

Contratado que está o treinador, agora é tempo de adquirir os ovos que lhe permitam cozinhar uma omoleta vencedora.

118 comentários:

Mestrecavungi disse...

Bom pelo menos é um treinador que tem o meu aval o que lhe dará um estado de graça que poderá chegar até Outubro.Pelo menos neste espaço.
Q.F. não tem grande curriculum, nem é reconhecido internacionalmente como um bom treinador.Em suma Q.F. não é ninguém!
Assim poderá efectuar um trabalho mais tranquilo, que p.e. "um Eriksson", que tem um "Grande Nome" e pouco mais.Pelo menos nos ultimos 5 ou 6 anos ganhou zero!
Fiquei contente com o Sr Q.F, se bem que M.Laudrup seria o "meu eleito".
Aguardemos.Veremos quantos Maxis e Edcarlos virão para a proxima época!
As minhas expectativas em relação á proxima epoca estão no "3º grau negativo", fruto talvez das ultimas 3 epocas que não foram muito mais que horriveis!
Viva o SLB!

vermelhosempre disse...

Na minha opinião era o treinador que mais se enquadrava neste Benfica: é jovem, ambicioso, e apesar de não ter ganho nada (para além do campeonato espanhol de juniores) já deu provas de ser um treinador competente.
Agora resta esperar para ver, e desejar duas coisas:
1ª- Que o LFV não se meta mais em assuntos relacionados com o futebol;
2ª- Que o LFV deixe trabalhar quem percebe de futebol.

Anónimo disse...

Já agora, Amigo Sempre, para completar o rosário dos desejos, faltou-lhe dizer:
3º que me saia o Euromilhões.

Hipótese tão viável como as outras duas que adiantou.

vermelhosempre disse...

Amigo JC,
eu tenho esperança, que o LFV não seja tão burro ao ponto de não perceber, que enquanto tentar fazer alguma coisa pelo futebol do Glorioso, nunca, mas nunca, chegaremos lá.
Ele que deixe esses assuntos para quem sabe.

Anónimo disse...

A sede de protagonismo é enorme, Amigo Sempre!

Amigo Vermelho:
Sobre Quique Flores, dizes - e bem - que:

"Pegando numa equipa que na época anterior se tinha quedado num relativamente modesto 7º lugar, logrou conquistar o acesso à Liga dos Campeões em 2 anos consecutivos, fruto de um 3º e um 4º lugar."

É verdade, mas importa também referir que na época anterior a ter ficado em 7º lugar (sob o comando de Claudio Ranieri), o Valência tinha ganho a Taça UEFA e sido campeão de Espanha, título este alcançado também na época de 2001/2002, sempre sob a batuta de Rafael Benitez.
O Valência não era, assim, uma equipinha qualquer que Quique Flores guindou do 7º ao 3º lugar!
Não quero retirar mérito ao treinador, como é óbvio, mas apenas salientar que o "salto" que o Valência deu do 7º para o 3º não é tão surpreendenete quanto isso se tivermos em conta aqueles títulos que muito recentemente havia conquistado.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Sinceramente, dizer-te que me é indiferente a dimensão do salto.
O que me entusiasma na contratação de Quique é, na esteira daquilo que diz Cavungi, que se trata de um "jovem lobo" na acepção automobilística da expressão.
É um treinador com pequenos feitos que tem um forte desejo de conquista.
É um estudioso, com o qual partilho a convicção na periodização táctica.
Abraço.

Anónimo disse...

De acordo, Amigo Vermelho.
Assim o deixem trabalhar e lhe dêem o tempo necessário a formar a equipa.
Se lhe começarem a exigir títulos já esta época, creio bem que será mais carne para canhão.

Outra questão:
O francês que agora o Benfica contratou é médio defensivo?
E o espanhol Abelda ou lá como se chama que o Benfica parece que também quer não é também médio defensivo?

Anónimo disse...

A razão da minha questão prende-se, omo é óbvio, com o seguinte:
Não são médios defensivos a mais?
Petit, Bynia, Katsouranis, o francês a o espanhol?

Vermelho disse...

Amigo JC:
Yebda, que desconheço, segundo li, faz todas as posições do médio campo quando este se estrutura em 4x4x2 ou 4x3x3, ou seja, tanto joga como interior, como médio defensivo.
Albelda é um puro médio defensivo.

vermelhosempre disse...

Amigo JC:
O Petit está preso por arames, o Katso quer saír, o Binya é para rodar. AInda temos o Filipe Bastos, por isso (e oxalá aconteça) se o Albelda vier, ainda resta espaço para mais um.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Médios para compor o duplo-pivot existem neste momento no plantel:
Petit, Binya, Fellipe Bastos, Katsouranis, Amorim e Yebda.

Katsouranis pode sair, Binya e Fellipe Bastos devem ser emprestado.

VermelhoNunca disse...

Aprecio a descrição de Quique e do sucesso de Rui Costa relativamente ao sucesso da contratação do espanhol. Contra tudo e contra todos , o comandante Costa, atingiu o seu objectivo; a contratação de Quique.
Onde chega a cegueira lampiã...
Sobre a qualidade de Flores, não me pronuncio, pois mal o conheço.

Anónimo disse...

Pois, ainda me faltou referir o Ruben Amorim.

Vermelho disse...

Amigos JC e Nunca:
O que me dizem da possibilidade de Ricardo regressar ao Sporting?

Dizem-me que é mais do que um mero rumor.

Antes morto que vermelho disse...

xungo: vamos lá ver o que sai daqui. no entanto já há arrotos a urrar que o QF "...treinador que mais se enquadrava neste Benfica: é jovem, ambicioso,". Neste sentido todos somos ambiciosos, até o fernando santos era ambicioso, embora não tenha ganho nada, enfim... vómitos!
o melhor que o sobrinho da lola flores conseguiu foi, levar o valencia aos quartos de final da champions!

pessoalmente acho que, ele dizer que primeiro está o acesso á champions e depois o titulo, dá para pensar que para o ano podemos aspirar calmamente o tetra, depois logo se verá...

já agora para lampiões: o albelda está na pré-reforma, e no valência foi "encostado" por ser um dos cabecilhas que tinham por objectivo minar o valência contra o koeman, inclusivamente colocou uma acção em tribunal contra o valência (claro! depois de ter sido afastado).
se esta contratação se concretizar, é a prova, que se pode continuar a "vir morrer" para o curralense!

Antes morto que vermelho disse...

labreca e pauleta vão ingressar no sportém!
e o patareca?

VermelhoNunca disse...

Hoje li que Fernando do Leíria também poderia ingressar no Sporting. Já sobram guarda-redes, se Ricardo voltar. Por mim não voltaria, uma vez que continuava a aposta em Patrício. Se regressar, que venha a ganhar menos do que auferia , pois era um jogador muito bem pago.

vermelhosempre disse...

Antes Morcão e Veado:

O que é que o Jesualdo ganhou antes de ir treinar os Gatunos do FCP?

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Não ouvi falar nisso, mas, se fui contra a sua saída, verei com bons olhos o seu regresso.
Patrício precisa de mais maturidade e para a sua formação seria importante contar a seu lado com um guarda-redes como Ricardo.
Passaria este a ser o titular da baliza e Patricio, com calma, ia fazendo alguns jogos, alternando com Ricardo, ganhando experiência sem ter a responsabilidade de ser o dono do lugar.

Mas não quero fazer grandes conjecturas sem que se confirme essa possibilidade.

Vermelho disse...

Amigos JC e Nunca:
E Pauleta?

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Pauleta não, por favor!

Antes morto que vermelho disse...

madeiro: e quem é que disse que o burraldo era ambicioso?
e as condições que são oferecidas no fcp para qualquer um, se tormar campeão (fernando santos), são bem diferentes das qua o curralense oferece!!

lagartos: e o que fazer com labrecovic?

Mestrecavungi disse...

Amigos JC e Nunca,
E digo isto sem ponta de ironia.
Se o SCP contratar o Pauleta (Em Portugal ainda fará mais de 20 golos na liga), e recuperar o Caneira e o Viana, então o SCP é para mim o + forte candidato ao titulo do próximo ano.
Espero por isso, para equilibrar as "contas", que Labreca volte.

Antes morto que vermelho disse...

xungo: patetice acima de tudo!

o pauleta é que também podia vir morrer ao curralense. agora que estão habituados a promover as "mortes anunciadas" de jogadores em fim de carreira, como aconteceu com o comandante costa, como acontecerá com albelda e possivelmente com pauleta!

Mestrecavungi disse...

"Derlei recusa contrato por objectivos" = Chulo!
Quer ficar mais 7 meses sem jogar (quando o arame se voltar a partir) e a rceber um "cacau leonino".

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Em relação ao Albelda tens razão acho que já é velhote (31 anos).Mas descansa que em Inglaterra querem-no e pagam-lhe mais naturalmente.
Em ralação ao Pauleta, aposto contigo que a jogar ao lado do Liedson, marca mais de 20 golos na liga e vence a "Bola de Prata".

vermelhosempre disse...

Amkigo Cavungi,

O Derlei recusou o contrato por objectivos porque, ao que parece, o sporting deu o dito por não dito, e então para não o dispensar directamente, fez-lhe nova proposta. Eu acho que esta atitude do sporting está ligada ao possível interesse no Pauleta, pois vindo o Terra Nostra, o Coxo do deixa de ser util.

Mestrecavungi disse...

È isso aí amigo Sempre.Querem correr com o coxo.
Nós ao menos mantemos o nosso!
Mantorras Fica!

Antes morto que vermelho disse...

xungo: o pauleta para marcar 20 golos, tinha que falhar 60 oportunidades de golo, penso que o sportém não cria tantas oportunidade por jogo!
pensa antes na dupla makakula- pauleta, ou nulo-pauleta, com taculargo, sempre na "brecha".
e por falar em taculargo, o curralense não foi a equipa que mais rematou na champions, foi o chelsea!

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

xungo: não havia um clube inglês interessado no vosso coxo? o Exter?

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Mas depois manadram um olheiro e viram que coxeia a sério e então s
desistiram

Anónimo disse...

Concordo que toda a equipa que se preze deve ter o seu coxo de estimação.
Mas o SCP já tem um - o Paulinho.
Então, para quê o Derlei?

Anónimo disse...

Amigo Vungi:
Segundo se noticia, o Benfica anda a sondar Carlos Martins.
Parece que quer ter na sua equipa não um mas dois coxos.

VermelhoNunca disse...

Qualquer contrato com Ronaldo , Quaresma e Carlos Martins, é sempre dinheiro em caixa para o SPorting. Vendam-nos e bem.

Anónimo disse...

Exacto, amigo Nunca.
Se o Benfica comprar o Carlos Martins há dinheiro que reverte para o SCP.
Era bom também que o FCP vendesse o Quaresma e, mais importante, que o Real MAdrid comprasse o ROnaldo.
Era muito dinheiro a reverter para o SCP.

Vermelho disse...

Onde fundamentam as vossas afirmações segundo as quais o Sporting tem dinheiro a receber em caso de eventuais transferências de Ronaldo e Quaresma?

VermelhoNunca disse...

Direitos de formação...

Anónimo disse...

Eu fundamento no que o Amigo Nunca disse.
Para mim é suficiente.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Quando em 2006 vaticinaste a ida de Carlos martins ao Mundial da Alemanha, insurgi-me e chamei o Carlos Martins de "Coxo" e "Monhé".
Que castigo maior terei, senão vê-lo de Aguia ao peito e eu nas bancadas apludi-loe tudo?

Antes morto que vermelho disse...

"Sérgio Abrantes Mendes acusa Filipe Soares Franco de exercer uma «pressão inadmissível» nos sócios ao admitir bater com a porta se o plano de reestruturação financeira que preconiza for chumbado, quarta-feira, em Assembleia Geral. "
o que se passa?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Acontece que a FIFA considera que a idade de formação dos jogadores vai dos 12 aos 23 anos.
Os clubes têm direito a receber compensações por Direitos de Formação pelas transferências do jogador efectuadas até à época em que faz 23 anos.
Quaresma nasceu a 26 de Setembro de 1983, contando 24 anos.
Ronaldo nasceu a 5 de Fevereiro de 1985, contando 23 anos.

Quer num caso, quer noutro, o Sporting não tem direito a qualquer verba por direitos de formação.

Anónimo disse...

Amigo Vungi:
Falhei o vaticínio de Carlos Martins ir ao Mundial 2006 mas por pouco não ia ao Euro 2008.

PS: isso é que é memória, Mestre Vungi!
E eu a ver se ninguém se lembrava desses meus vaticínios.

VermelhoNunca disse...

Curioso amigo Vermelho, quando se falou que o SPorting recebeu direitos de formação aquando da transferência de Simão do Barcelona para o seu clube.
Acho que está a interpretar mal a lei.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Não é uma questão de interpretação, pois que a letra da lei é clara.
Como forma de ilustrar o que afirmo, publico os coeficientes de indemnização:

Valores a que os clubes formadores têm direito:
época em que faz 12 anos – 0,25% do valor total da transferência
época em que faz 13 anos – 0,25% do valor total da transferência
época em que faz 14 anos – 0,25% do valor total da transferência
época em que faz 15 anos – 0,25% do valor total da transferência
época em que faz 16 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 17 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 18 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 19 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 20 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 21 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 22 anos – 0,5% do valor total da transferência
época em que faz 23 anos – 0,5% do valor total da transferência

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Essa lei da FIFA, com esses limites de idade, não se referirá às transferências efectuadas pelo clube formador?
Ou seja, o clube que forma um jogador e que o vende até à época em que ele atinge 23 anos tem direito a receber futuramente uma compensação por posterior venda do jogador, tenha ele a idade que tiver?

É que não faz grande sentido falar-se na futura transferência de um jogador na época em que ele faz 12, 13, 14, 15, 16, 17, ou mesmo 18 anos!
Qual o clube que compra uma atleta ao clube formador para depois o vender com 12 anos!?!?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Simão contava 22 anos quando se transferiu para o Benfica.

VermelhoNunca disse...

Então o Sporting nada recebeu aquando das transferências do Suinão?
Não estou certo que o não tenha recebido.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Em relação às transferências do clube formador não há indemnização decorrente da formação!
Há o valor que as partes entenderem para a transferência do jogador!

p.s. podem dar as voltas que quiserem que a norma que citei é a que se aplica às indemnizações dos clubes formadores.

Abraço.

Anónimo disse...

Explicando melhor:
Se um clube vender um jogador que formou até à época em que ele faz 23 anos, tem direito a receber compensações em futuras vendas desse jogador, independentemente da idade, nas percentagens que indicas, consoante a idade que o jogador tinha quando foi vendido pelo clube formador.
Se o jogador for vendido pelo clube formador depois dos 23 anos, então já não receberá nada pelas futuras vendas.

Não será esta a interpretação da lei?
Não a conheço, e estou apenas a interpretá-la com os dados aqui disponibilizados.

Vermelho disse...

Corrijo:
Simão contava 21 anos quando ingressou no Benfica - época de 2001-2002 -.
Chegou ao clube em Agosto de 2001, sendo que celebra o seu aniversário em Outubro e nasceu em 1979.

VermelhoNunca disse...

Mas ninguém está a dar a volta a nada, nem a duvidar do que aqui colocou. Estamos é a tentar interpretar o que aqui colocou.
Segundo a sua interpretação, imagine que um jogador acaba contrato com 24 anos com um clube, onde esteve 15 anos; assina por outro clube; o clube formador nada recebe?

Vermelho disse...

Amigo JC:
Com o devido respeito que é muito, basta ler o meu primeiro post para constatar que a tua tentativa de interpretação sem conhecer a lei, não merece acolhimento nesta.
"a FIFA considera que a idade de formação dos jogadores vai dos 12 aos 23 anos.
Os clubes têm direito a receber compensações por Direitos de Formação pelas transferências do jogador efectuadas até à época em que faz 23 anos."

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Não.
Aliás, o mesmo já sucede com as tranferências internacionais.
Por exemplo, a Briosa não viu um tostão que fosse da transferência de Zé Castro para Madrid.

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Que dizer então a isto:

"Em causa estão direitos de formação relativos à transferência de Simão Sabrosa para o Benfica em 2001, proveniente do Barcelona. No âmbito do chamado "mecanismo de solidariedade" da FIFA, os clubes que tenham acolhido jogadores entre os 12 e os 23 anos de idade têm direito a ser compensados em todas as transferências que envolvam esses atletas. Deste modo, o Sporting vai receber cerca de 700 mil euros no rescaldo da saída de Simão para Madrid."

Antes morto que vermelho disse...

xungo: o quique e o yebda vão fazer-te regrassar ao curral, na próxima época?
o cócó de pombo que caiu no teu lugar, já deve ter corroído o plastico da tua cadeira e deves te-la cheia de buracos. vais pedir uma nova? ou será que vais lá, só para veres o comandante costa sentado num camarote a fumar cigarros?

VermelhoNunca disse...

Ok, estou esclarecido.
Venda-se o Martins aos lampiões, bem caro ( aí, tem o Sporting, 30% do passe).

Anónimo disse...

Duas notas do que eu publiquei:

1. A dita lei refere-se ao clube "acolhedor" - tem direito a a indemnização o cluibe que acolhe um jogador entre os 12 e os 23 anos.

2. SCP também teve direito a receber da ida de Simão para o Atlético - e quando isso sucedeu, Simão tinha mais de 23 anos.

Parece, Amigo Vermelho, que isto vem em favor da minha interpretação.

Anónimo disse...

O site de onde retirei aquela notícia foi:

http://relvado.aeiou.pt/gen.pl?mode=thread&fokey=rv.stories/61141&va=787457&p=stories&op=view

Anónimo disse...

http://relvado.aeiou.pt/gen.pl?mode=thread&fokey=rv.stories/
61141&va=787457&p=stories&op=view

VermelhoNunca disse...

Eu tinha essa ideia, aliás questionei se o Sporting tinha recebido pelas tranferências do Suinão. Mas perante os argumentos do admnistrador, calei-me.

Antes morto que vermelho disse...

"Não me surpreende que uma boa gestão termine a conseguir bons resultados desportivos. É impossível uma equipa competitiva dentro de um clube desorganizado. O FC Porto é o reino da organização e daí para baixo estão os outros"
Jorge Valdano

VermelhoNunca disse...

Do artigo que faz nota JC, destaco:
..idade têm direito a ser compensados em todas as transferências que envolvam esses atletas..

Vermelho disse...

Amigo JC:
Uma coisa não tem que ver com a outra!
Uma coisa são direitos de formação e outra bem distinta são as verbas decorrentes do mecanismo de solidariedade.
Num caso, operam até aos 23 anos e no outro sempre que se verifique uma transferência.
Os valores são bem distintos!

Vermelho disse...

A Indemnização por Formação tem por objectivo compensar os clubes formadores do atleta durante os 12 até os 23 anos.

Já o Mecanismo de Solidariedade é mais abrangente.
Toda transferência internacional onerosa de atleta até o terminus da carreira gera o direito a indemnização pelo valor de até 5% referente ao tempo que o clube criou o jogador, que deve ser pago pelo clube contratante.

Espero ter clarificado a situação.

VermelhoNunca disse...

São valores bem distintos? O Sporting recebe 700.000 euros da transferência do Suinão do Benfica para o Atlético Madrid, e fala-me na difirença de valores?
Afinal, tanto eu como JC temos razão que ao Sporting interessa a venda de Quaresma e de Ronaldo, nem que seja ao abrigo desse tal mecanismo de solidariedade.

VermelhoNunca disse...

E porque a Académica não recebeu nada da transferência de Zé Castro? Não tinha direito, ao abrigo desse tal mecanismo?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Em que momento neguei que o Sporting teria interesse em eventuais transferências de Quaresma e Ronaldo?
Apenas vos questionei onde fundamentavam as vossas afirmações!
Disseram, em uníssono, direitos de formação.
Em seguida, procurei desmentir essa afirmação, dizendo "Amigo Nunca:
Acontece que a FIFA considera que a idade de formação dos jogadores vai dos 12 aos 23 anos.
Os clubes têm direito a receber compensações por Direitos de Formação pelas transferências do jogador efectuadas até à época em que faz 23 anos.
Quaresma nasceu a 26 de Setembro de 1983, contando 24 anos.
Ronaldo nasceu a 5 de Fevereiro de 1985, contando 23 anos.

Quer num caso, quer noutro, o Sporting não tem direito a qualquer verba por direitos de formação."

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Com franqueza digo que desconheço isso dos direitos de formação e dos mecanismos de solidariedade.
A ideia que tenho é que um clube formador tem direito a receber em futuras transferências do jogador que formou.
Se o SCP vier a receber por futuras vendas de Quaresma e de Ronaldo - e este interessa-me particularmente, pois a verba a pagar para ele sair do MU será enorme! - pouco me importa que seja por uma via ou por outra.
Venha é o dinheiro.

Vermelho disse...

Amigo NUnca:
Não, porque o jogador saiu a custo zero.
O mecanismo opera nas transferências internacionais onerosas.

VermelhoNunca disse...

Ok, estou mais uma vez esclarecido. O que o amigo questiona é a precisão de que direito assiste ao Sporting numa transferência de Quaresma ou Ronaldo.Não é direito de formaçáo, mas de solidarieade Chamem-lhe o que quiserem. É de todo o interesse para o Sporting que os jogadores rodem pelo maior numero de clubes. E não penso endereçar os parabéns a nenhum deles...

Vermelho disse...

Amigo JC:
Não se trata apenas de uma questão de semântica.
O tempo de acolhimento é essencial no calculo do montante a receber do mecanismo de solidariedade.
O Sporting acolheu Ronaldo durante 5 épocas, sendo que nenhuma com idade de sénior, Simão 7 sendo 3 enquanto sénior, o mesmo sucedendo com Quaresma.

Daqui resultam diferenças enormes nos montantes a receber.

VermelhoNunca disse...

Ronaldo esteve 6 épocas no Sporting, estou em crer.

Anónimo disse...

Ronaldo não fez uma época como sénior no SCP?
Tinha a ideia que sim, partindo do princípio que é sénior que perfaz os 18 anos de idade.

holtreman disse...

Bom,nao ha' direito a direitos de formacao mas ha' do tal mecanismo de solidariedade. Sao +- 2,5%. O que no caso dos jogadores em questao, podera render uns uns 3,5 M Euros. Nada mau.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Na sua 1ª época como sénior, saiu para o Man Utd ainda na pré-época.
Jogou nos séniores, mas sendo ainda junior.

Anónimo disse...

E o que interessa isso de ser sénior ou não, Amigo Vermelho?

holtreman disse...

As eventuais vendas de Quaresma ou Ronaldo renderão, no âmbito dos mecanismos de solidariedade para os formadores, 2,75 e 2,25 por cento ao Sporting, respectivamente.

Record.pt

Anónimo disse...

Muito bom, caro Holtreman!
Muito bom!
É o que dá sermos um clube que aposta na formação!
Os frutos estão aí à vista!

Mestrecavungi disse...

O Setubal e o estoril receberam ou não dinheiro pelo Paulo Ferreira quando este foi para o Chelsea?
Solideriedade ou Formação?

Vermelho disse...

Amigo JC:
Interessa para o cálculo da percentagem da transferência a receber ao abrigo do mecanismo de solidariedade.
Abraço.

Antes morto que vermelho disse...

darcheville: grandes frutos! forma e exporta!
Só por curiosidade, quanto é que o MU pagou pelo cristiano?

Mestrecavungi disse...

Para além disso o "Dinheiro não é tudo na vida"!
Espero bem que o Ronaldo não vá para Madrid.Para o bem dele e da selecção.
No dia em que Ronaldo for para Madrid acaba!

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Se O Manuel Fernandes for de Valecia para Everton o SLB tambem recebe algum?

holtreman disse...

Analisando as opinioes do nosso esttimado Autor, fico confiante em mais uma epoca miseravel do Benfas.


Sobre o genial Camacho :


"José António Camacho, pelo seu carisma e personalidade, apresenta um estilo de liderança forte, decidido e afirmativo.
Camacho é, sobretudo, um homem pragmático, firme e objectivo, que cedo conseguiu criar empatia com os adeptos do Benfica.
O primeiro dos trabalhos de Camacho passa pela recuperação dos níveis de confiança dos seus jogadores.
Ontem, ainda não se viram resultados visíveis da sua acção neste particular, mas estou certo que, em breve, tal sucederá, até porque se há campo em que Camacho é forte é, precisamente, o psicológico."


Sobre o Mestre Flores :


"Quique tem em Valdano e Rafa Benitez as suas grandes referências, sendo certo que observando o futebol exibido pelas suas equipas se detectam muito mais pontos em comum com o espanhol do que com o argentino.
Organizado e meticuloso, é, na sua essência, um pragmático, um resultadista muito à imagem do treinador do Liverpool.
Tendo sido um jogador de bom nível, alia a sua base prática a um labor académico intenso, que o reconduz à tão em voga escola da periodização táctica (na pré-época não esperem grandes cargas físicas sem bola)."

O lider forte e motivador contra o "resultadista" que nunca ganhou nada.

Anónimo disse...

Ganda Neuer:
Não sei, penso que cerca de 15 milhões de Euros, mais coisa menos coisa.

holtreman disse...

Em relacao a ovos, parece que o primeiro e' o cobicadissimo Yebda.
Ganharam a corrida a Roma, Lazio, Bremen, Bayern, entr outros.
Comandante Costa esta' de facto a ter um inicio esplendoroso. Magistral.

Curioso apenas o facto do empresario do Magico frances se chamar Luis...Costa. Sera' o tal primo?

Anónimo disse...

Ambos são pragmáticos, Caro Holtreman.
Poderá ser bom sinal, de facto.

Amigo Mestre:
O que te faz crer que eu é que sei se Benfica recebe ou não dinheiro pela ida de Manuel Fernandes para o Everton?

Mestrecavungi disse...

Pela estima, que não é pouca!

Anónimo disse...

Obrigado, Amigo, Mestre, Man Brother, Cavungi, mas a estima não aporta conhecimento.
Não sei mesmo se Manuel Fenandes ainda vai dar dinheiro ao Benfica ou não.
O Amigo Vermelho é que é especialista nesses temas.
Eu sou só especialista em fazer interpretações enviezadas da Lei de forma a lançar a confusão no blogue.

Mestrecavungi disse...

Eu tambem!
Porque de leis só conheço as de Murphy!

salvatruxa Jr. disse...

Caros Amigos,
Finalizada mais uma época desportiva importa fazer, e de que maneira, uma visita guiada pela sala de troféus mais cobiçada da Europa:
A sala de troféus do RedVermelho!

Assim temos:

Troféu Prof. Karamba

Zex - 1 Título (2006)
Cavungi - 1 Título (2007)
JC - 1 Título (2008)

Troféu Especial Karamba-Mundial

Qualesma - 1 Título (2006)

Troféu Liga dos Astros

Fura-Redes - 1 Título (2007)
Kaiserlicheagle - 1 Título (2008)

Troféu C'um Caneco

Jorge Minimo - 1 Título (2008)

Troféu Memorial Zandinga

Vermelho - 1 Título (2008)

E para o Euro-2008 temos competição?

Este é o meu "Magheste Magiste" de hoje!

Antes morto que vermelho disse...

darcheville: o MU quer 50M€ o Robinho o Diarra e o Sergio Ramos, comparando com os 15M€ que o sportém recebeu...

Mestrecavungi disse...

Macaco:Uma pequena-grande correcção!
O MU não quer 50 milhões mais esses três jogadores.
O Real é que oferece 50 M€ mais o Diarra o Sergio e o Robinho!
Era um bom negócio par o Real!
O velho não vai nisso!

Antes morto que vermelho disse...

xungo: só mesmo um cego é que fica com o manélélé, esse gajo não joga nada.

holt: até mesmo o comandante costa tem que ganhar o dele, por fora, não é só o pc a papar com as comissões das tranferências, o costa também tem que sustentar 2 filhos, uma loura (uns país que gostam muito dele) e o nível de vida a que se habituou e não é só com o ordenado de DD que se aguenta...

Antes morto que vermelho disse...

xungo: estás enganado, essa foi a contra-proposta do MU, e se tiveres 2 dedos te testa, isto é uma proposta para o real se calar e deixar de assediar o cristiano...

Antes morto que vermelho disse...

xungo: o sérgio ramos, preenchia o lugar de lateral direito que não há no MU, o diarra substituía o scholes qiue ja´está velhote e o robinho (desde que parasse de se embebedar), substituía o cristiano e ainda havia 50M€ para gastar em mais alguém.
mas só se o calderon e o mijatovic forem muito estúpidos é que aceitam...
não sei como é que relinchas que era bom para o madrid!

Anónimo disse...

Salvé,Trucha!
Quem é o Qualesma?

Antes morto que vermelho disse...

darcheville: o Qualesma é o plimo do logelio, o cigano do "vai tudo abaixo"

Anónimo disse...

Sobre o Ronaldo, é minha opinião que nunca o MU o venderá este ano!
Depois da melhor época desde que chegou a Inglaterra, Ronaldo é, neste momento, o símbolo e a bandeira do MU.
Deve ser o seu jogador mais conhecido a nível Mundial.
Vai concerteza ganhar o título de melhor do Mundo, o que aumenta a sua fama.
Em termos de "merchandising" - ou lá como se escreve - deve ser o jogador que mais rende ao clube.
Alguma vez sairia do MU?
A menos que paguem a cláusula de rescisão, que penso andar à volta dos 80 Milhões de Euros!

Mestrecavungi disse...

Macaco:Tens razão.Fui reler a noticia e o MU é que irá pedir 50 m€ mais os 3 jogadores!
Eu no lugar do Real aceitava.

Vermelho disse...

Amigo Salvatrucha:
Haverá e será apresentado em breve.
Prometo novidades.

p.s. após os acontecimentos de hoje, anuncio a minha retirada dos comentários.
Abraços a todos.

VermelhoNunca disse...

Eu no lugar do Real não aceitava. Acho que para o MU seria um óptimo negócio.

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Será a Nereida uma "jovem paga" pelo Real para ajudar a trazer Ronaldo para Espanha?
Segundo o CM Nereida é um Animal Selavgem na cama.Ela não tem quaiquer pudores na cama.Gosta de fazer tudo em todas as posições!

Vermelho disse...

p.s. II Saudar o regresso do caríssimo Holtreman ao nosso convívio.
Espero e desejo que seja para durar.
Bem-haja.

VermelhoNunca disse...

E há que ter em conta que o Ronaldo poderá querer sair, o que invalidará, eventualmente, uma época ao mesmo nível no MU. Aliás o que li sobre o que o Real lhe oferece, dificilmente será recusado pelo Ronaldo. Porque não é só o vencimento, mas também os valores paralelos à comercialização da sua figura, que lhe darão uma pipa de massa.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
O que é que aconteceu desta vez?
terei que lançar aqui mais um reptil para que o meu amigo não abandone?

VermelhoNunca disse...

POr outro lado, desportivamente, acho que é mau para o Ronaldo ir para o Real.
Para o SPorting é bom que ele vá. Força Ronaldo!

Anónimo disse...

Quais acontecimentos, Amigo Vermelho?
Que aconteceu que te possa levar a tomar essa decisão?

Antes morto que vermelho disse...

xungo: amuou? porquê?
mas o animal na alcova é a gaja ou o gajo? a merche é que dizia que para ela era por trás era pela frente era de todas as maneiras... e no fim lá ficava ela toda aberta (isto são palavras da própria!)

darcheville: o rojo amuou outra vez?
agora que eu até tinha concordado com um arroto que ele escreveu na semana passada!

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Estive a rever os comentários, e ou muito me engano ou o que te levou à decisão de abandonar os comentários foi a seguinte frase minha:

"Eu sou só especialista em fazer interpretações enviezadas da Lei de forma a lançar a confusão no blogue."

Se foi por isto, quero que saibas que esta afirmação nada tem a ver contigo ou com algo que tenhas dito.
Disse-o sem quaisquer segundas intenções nem para mandar indirectas a quem quer que seja.
Eu faço mesmo interpretações enviezadas e terroristas da Lei, e, quando tal acontece aqui no blogue, geram confusão.
Até porque Leis desportivas não são o meu forte.

Disse-o em tom jocoso, numa troca de galhardetes com o Cavungi, que logo disse:

"Mestrecavungi disse...
Eu tambem!
Porque de leis só conheço as de Murphy!"

Por isso, Amigo Vermelho, muito me entristeceria se uma má interpretação do que eu escrevi estivesse na base da tua decisão de abandonares os comentários.
Este blogue sem a tua participação nos comentários não é a mesma coisa.

Peço-te, pois, que reconsideres.
Aquele Abraço!

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, não passará de um mal entendido, estou em crer. Eu também dou na cabeça do administrador, aliás estou cá para isso, uma vez que ele representa o Lampião, essa raça que deveria ser exterminada do planeta.

VermelhoNunca disse...

Cavungi, esta notícia é má para si:
"
Futebol Internacional
Ricardo fica no Bétis na próxima época
A garantia foi dada pelo presidente do clube de Sevilha, mesmo depois de a imprensa espanhola dar como certo o regresso de Ricardo ao futebol português. José Pepe Leónque assumiu que não está a pensar na saída do guarda-redes internacional português e garante na próxima época «será titular».

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
Agora que já é tarde e que poucos condóminos nos estarão a ler, convido-te a ler a entrevista ao jornal "A Bola" do "Maluquinho do Sistema". Nem tudo o que parece, é. Por isso é necessário ouvir todas as fontes, para se poder discernir melhor.
Abraços, Jorge Mínimo.

Vermelho disse...

Amigos:
Sempre que para tal for interpelado direi presente, mas não entrarei mais em dialogos.

p.s. Amigo JC
explicação percebida e aceite, sem qualquer mágoa ou ressentimento.
Aquele abraço.

Anónimo disse...

Amigo Vermelho:
Como perceberás, não poderei deixar de ficar incomodado por ter motivado essa tua decisão.

Este blogue sempre foi para mim um espaço de salutar convívio e um meio de "arejar", onde a qualidade do trabalho por ti apresentado e a excelência dos participantes - cada um no seu estilo - me transformou num viciado.

Nunca encontrei motivo de melindre em nada que aqui tenha sido dito que de alguma forma me pudesse visar e tentei sempre nunca melindrar ninguém.
Contudo, gosto de aqui participar em jeito de brincadeira e, no meio de discussões mais sérias, não resisto a deixar cair uma ou outra piada, ou a fazer uma afirmação mais ou menos jocosa.

Fico contente por teres percebido e aceite a minha explicação sem mágoa ou ressentimento, mas insatisfeito e incomodado por tal explicação não ter sido suficiente para mudares a tua decisão.

E, nessa medida, sendo essa tua decisão motivada pelas minhas intervenções, entendo dever restringir ao mínimo, para futuro, a minha participação no blogue.
Sem qualquer mágoa, ressentimentos ou o que quer que seja.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:
Fala-vos alguém que ainda há bem pouco tempo esteve AMUADO com o blog e alguns dos seus condóminos. Os meus caros não fazem a mínima idéia do que é estar uma semana (ou mais) a passar por este espaço sem poderem comentar, o que aqui foi dito. Eu diria que é pior do que deixar de fumar, e posso afirmar isso porque não fumo há 10 meses, sem qualquer tipo de batota ou recaída. Por isso, caríssimos Vermelho e JC peço-vos que retrocedam nas vossas decisões, que todos nós gostamos de vos ter aqui, para vos moer o juízo.

Abraços, Jorge Mínimo.

Mestrecavungi disse...

Se é para isto eu tambem abandono!
Sem o JC e o Vermelho que muito estimo, e que esta não é pouca, faço daqui desde já este apelo:
Ou melhor este ultimatum:
Ou voltam ou eu abandono!
E depois?
Depois de mim o quê?
O diluvio?
Mans, Brothers, Friends, Babies, come on!
Lets do it together!