Estádio: Old Trafford, em Manchester
Árbitro: Claus Bo larsen (Dinamarca)
Manchester United – Kuszczak; OShea, Ferdinand, Vidic e Evra; Fletcher (Tevez, 46 m), Carrick e Anderson; Cristiano Ronaldo, Saha (Hargreaves, 79 m) e Nani (Giggs, 46 m).
Suplentes não utilizados: Van der Sar, Brown, Pique, e Simpson.
Sporting – Rui Patrício; Abel, Tonel, Polga e Had; João Moutinho, Miguel Veloso, Romagnoli (Vukcevic, 67 m) e Izmailov (Pereirinha, 81 m); Purovic (Farnerud, 81 m) e Liedson.
Suplentes não utilizados: Tiago, Gladstone, Adrien, Paez.
Disciplina: cartão amarelo a Had (46 m), Cristiano Ronaldo (80 m), Evra (82 m) e Polga (87 m).
Marcador: 0-1 por Abel (21 m); 1-1 por Tevez (61 m); 2-1 por Cristiano Ronaldo (90+2 m).
O Sporting tinha de vencer e esperar que a Roma não ganhasse em Kiev para ainda ter hipóteses de apuramento para os oitavos-de-final na sexta e última jornada da fase de grupos da Champions.
Um cenário à antiga portuguesa - contas e mais contas!
Um final à antiga portuguesa - as melhores perspectivas leoninas não se confirmaram, perderam em Manchester e a Roma "cilindrou" o Dínamo.
O Manchester é um dos "grandes" europeus e hoje demonstrou-o.
Entrou altivo, exibindo os seus galões e exalando confiança na convicção de que mais tarde ou mais cedo a vitória surgiria.
Qual burguês capitalista pensou que o seu poderio seria suficiente para triunfar.
Puro engano!
Hoje por hoje, "no pain, no gain"!
E a primeira parte da partida evidenciou-o!
O Sporting como que ao estilo do proletário inglês da segunda metade do século XVIII empertigou-se, lutou, empenhou-se e colocou-se em vantagem.
Num lance fortuito, mas que traduz fielmente a postura de uma equipa que trabalhou para ser feliz.
Aos 21 minutos, Abel procurou cruzar da direita, mas acabou por conseguir introduzir a bola entre o poste direito e Kuszczak.
Nem a inferioridade despertou o Senhor Manchester!
Abúlico, permaneceu impávido e sereno!
O Sporting agradeceu e sem dificuldade controlou o jogo até ao intervalo.
Ferguson, como bom escocês que é, não tolerou a indulgência dos seus jogadores e fez entrar Giggs e Tevez.
A palestra ao intervalo, ou mais propriamente o ralhete, deve ter assumido uma dimensão considerável, pois que, na 2ª parte, a atitude dos jogadores do Manchester transfigurou-se.
O Manchester deixou a soberba de lado e passou a jogar futebol.
E, quando assim é, tudo se torna mais difícil.
Subiu a intensidade para patamares da Premier League e encostou o Sporting às cordas.
Incapaz de acompanhar o ritmo e a velocidade dos ingleses, o Sporting recuou as suas linhas até ao limite da sua grande área, expondo-se à pressão ofensiva do Manchester.
O Manchester passou a acercar-se de forma quase ininterrupta da baliza de Patrício e
naturalmente logrou o empate.
Com a igualdade, regressou a letargia e a partida regressou ao equilíbrio da etapa inicial.
Quando ambas as equipas pareciam resignadas com a paridade, eis senão quando refulgiu o génio de Ronaldo.
Na execução perfeita de um livre, Ronaldo "traiu" de novo o clube que o projectou.
Falar de justiça ou injustiça parece-me desadequado.
Apropriado será falar de "direito natural" à vitória.
O Manchester é melhor, muito melhor que o Sporting e essa foi a causa do seu êxito!
Imperou a normalidade a partir do momento em que o Manchester desceu do pedestal.
Aí a sua qualidade emergiu e o Sporting nada mais pôde fazer!
51 comentários:
Mais uma vez, faltou um donaninho para o SCP não perder o jogo.
Gostei francamente da 1ª parte do SCP, a mostrar o nível que esta equipa pode, de facto, atingir.
Foi um SCP à Paulo Bento, semelhante ao melhor SCP das duas últimas temporadas.
Na 2ª parte, fruto do crescimento do Manchester, o SCP acabrunhou-se e mostrou não ter soluções no banco para reagir.
O 2º golo do MU advinhava-se, mas, caramba, com um nadinha de fortuna que tanto tem faltado esta época o SCP podia ter levado o empate para casa, que era justo face ao que produziu na 1ª parte.
De positivo, fica a exibição de Marian Had (por onde andou até agora?) e, claro, de Rui Patrício, a confirmar a impressão que me havia ficado quando o vi jogar, o ano passado, creio que com o Nacional.
Amigo JC:
Foi com o Marítimo.
Amigo Vermelho:
Obrigado pela correcção.
Estou de acordo com o administrador. O MU é superior. O Sporting jogou bem a 1ª parte. DE salientar que o MU tinha de vencer o jogo, para garantir o 1º lugar do grupo, rebatendo assim alguns cromos da nossa praça que diziam que os ingleses encarariam a partida com leveza. Na 2ª metade foi evidente a superioridade do MU, e as carências ao nível de quantidade/qualidade do banco do Sporting.
Resultado eventualmente injusto, mas, aqui concordo com o blogger, a impôr-se o Direito Natural à vitória.
Primeira parte razoável do Sporting e muito má do Man U. Fletcher e Nani foram autênticos erros de casting. Miguel Veloso, uma vez mais, encheu o campo. É, de facto, um superjogador !
Na segunda parte tudo mudou. Com Tevez e Giggs, a velocidade do jogo subiu muito e o Man U acabou por ser um vencedor justo. A pressão foi sufocante, o Sporting defendeu-se com galhardia, mas àquele ritmo é muito complicado resistir.
Realce para a grande segunda parte de Cristiano. Que diferença abismal entre o que joga na selecção e no Man U. Scolari deixa-o fazer tudo o que quer, da forma que quer. Sir Alex dá-lhe uma liberdade mais limitada, permitindo-lhe que pouco defenda, é certo, mas sabendo o jogador que se não cumprir, no jogo seguinte, vai para o banco. Em Portugal, Ronaldo joga sempre e faz o que lhe apetece. Neste jogo, teve pormenores deliciosos e marcou um belo golo. É um jogador fabuloso. A comemoração do golo é mostra de que ele sabe que é bom. E é.
Se há umas semanas critiquei o Benfica porque regozijou com a derrota em Glasgow, não posso deixar de o fazer em relação ao Sporting. Ficar contente com uma exibição que culminou numa derrota é, parece-me, próprio de equipas do terceiro mundo.
Se se perde é mau. Claro que há derrotas e derrotas, mas a satisfação é que é triste. Esse tipo de discurso pode colar dentro do balneário, mas para fora... Afinal, trata-se de um complexo de inferioridade bem português. A bitola é sempre muito baixa.
Espero que o Ronny volte rapidamente à equipa, uma vez que o Had, aí concordo com JC, é trinta vezes melhor. Pode ser que aconteça o mesmo que com o Custódio, que só foi desmascarado ao fim de três anos.
Vamos ver se o Porto hoje consegue algum resultado relevante. Tenho muitas dúvidas.
Quanto ao Milan, tenho fé no empate ou vitória dos italianos.
O Manchester não mostrou ser melhor que o Sporting, nem em Lisboa nem em Manchester.
Mais uma vez a equipa trabalhou bem durante 45' e dominou claramente o adversário.
Na 2ª parte o Man. U. corrigiu e alterou o rumo do jogo, acabando por justificar o golo.
Pena é que o SCP tenha sido roubado com a Roma, e agora com o MU. Algumas faltas não assinaladas (moutinho/O'shea), outras mal assinaladas como a que deu origem ao 2º golo (tal como o 2º da Roma).
O golo anulado ao Liedson (o 2º) é o exemplo claro da máfia do futebol, que já com a Roma se tinha passado o mesmo.
Agora SLB e FCP não se iludam porque nestas situações...
Noto alguma azia de pankreas...
Aliás, à semelhança de Labião que, bacocamente, veio falar de arbitragens. Foi, uma vez mais, uma desilusão.
O problema é que os hábitos domésticos ficam enraizados e dificilmente se perdem...
Triste !
Verifico que, depois da selvajaria de ontem protagonizada pelo condómino Zex, uma noite retemperadora voltou a colocá-lo a um registo normal. Não sabe, porventura, se os problemas intestinais do seu colega de clube se mantêm?
Amigo JC, eu referia-me mesmo ao Macaco, que ontem, em cada 4 comentários que fazia, cagavasse em 3. Fiquei mesmo preocupado.
resultado um pouquinho injusto, entre um sporting normal, contra um mu normal+. m. veloso, bom, só lhe falta um pouco de "pica", e de uma forma geral a lagartagem em plano razoavel, contra um mu em que, quando foi necessário pressionar o fizeram de forma eficaz. individualmente voltei a gostar também do polga e do abel, no mu o ronaldo é muito bom (o polga ainda deve estar a pensar no nó que levou no principio da 1º parte) e o resto, tirando o o'shea e o péssimo nani, bonzitos.
há uma coisa que me intriga: o que é que o nº9 e o nº10 do sporting anda lá a fazer?? dá-me a impressão que quando o paulo b. dá as instruções, que as dá em português. como eles não percebem nada a não ser se vão ser titulares ou banco, voltam-se um para o outro e dizem:
- vais jogar?
- vou! e tu?
- vou para o banco. e a que posição vais jogar?
- sei lá não percebi nada. vou para lá saltar, correr, dar umas cacetadas, "fingir" e mai nada!
- olha eu se entrar é para fazer o mesmo!
(o que estão a fazer estes marretas na lagartagem?)
outro facto: a lagartagem está a caminho de ter uma equipa de pencudos, observe-se as pencas de: rommagnoli, abel e ultimamente de patrício... brutais!! autênticos relógios de sol! se o relógio do árbitro se estragar é só "consultar" aquelas pencas.
Amigo Nunca:
Grato pela chamada de atenção.
Eliminei em consequência o meu comentário, tamanho era o meu lapso.
Penso que a tremenda azia com que fiquei ontem a seguir ao jogo, seguida de violenta descarga da bílis, me toldou a visão.
o pank já está a "calimerizar"... tinha que vir um marreta falar "na justiça do resultado", nos penaltys , nos roubos, nas faltas não assinaladas, tendo até a lata de falar no 2 golo do liedson (embora seja necessário recorre á "camara lenta", está fora de jogo)... enfim, mais um miserávelzito, um soares franco em pequenino... um "amigo do caxungo"
nunca, não entendo! cagava-me?? só se for nos aviões de papel, nesses sim! kaguei!
Macaco, se reparar nos seus comentários de ontem, além de cagar nos aviões de papel, você cagou que nem um louco. Aliás, o próprio Tinoco lhe chamou a atenção disso.
nunca: estive a ver os arrotos seus e do xungo. hoje não vou cagar que nem um louco, no entanto se vier com essas merdices das sondagens da tsf e merdas benfiquistas, volto a cagar!
Macaco, mas então confirma que ontem a sua flora intestinal funcionou a níveis fora do comum?
Quanto às sondagens, não insisto no tema. Cada um tem o seu juízo de valor relativamente a elas.
Quanto à noite desportiva de hoje, seria do meu interesse que o Blackburn ganhasse ao Aston Villa, embora o empate com golos também não fosse mau.
A ver vamos.
O Sporting quase obtinha um pontinho perante um Manchester que jogou apenas uma parte do jogo num ritmo competitivo QB.
Só não empatou pelo facto do menino Patrício ter sido muito mal batido no livre de Reinaldo, que desta vez não se fez rogado, celebrando fervorosamente o golo.
A diferença qualitativa entre as duas equipas presentes em OLd Traford é simplesmente abismal.
"que desta vez não se fez rogado, celebrando fervorosamente o golo."
quem é que lhe paga? é a lagartagem? então...
é uma estupidez dar importãncia e esse fait-divers, só me lembra a história do figo ter festejado o golo do inter... quem é que põe a comida na mesa do figo? é o sporting?
Caros Condóminos:
Vitória justa do Man Utd frente a um Sporting de boa qualidade, especialmente nos primeiros 45 minutos. Destaques positivos para o Miguel Veloso, Abel e Marian Had. Nos ingleses mais uma vez o Ronaldo esteve em grande plano, grande golo de livre.
O FCP não precisa de falar das arbitragens, isso é mais que óbvio.
Todos nós temos olhos e memória...
Quanto ao jogo de ontem reafirmo que o SCP não foi pior que o MU...
Se as arbitragens tivessem sido isentas penso que o SCP teria ainda uma palavra a dizer.
Amigo vermelho, hoje teremos um osso duro de roer!
Cabrões dos italianos jogam um futebol chato e mortífero!
Será imprescendível prevenir e anular o contra ataque dos gajos.
O GLORIOSO terá que jogar muito.
Concordo, Asas de Frango, a tarefa do Blackburn não será fácil, ainda por cima numa fase em que o Aston Villa começou a ganhar jogos fora.
Será um jogo agradável, como quase todos na Liga Inglesa.
Este Nunca é incrível !
Na realidade, é normal que não se interesse pela Liga dos Campeões, uma vez que o seu Sporting vai abandonar essa comeptição, desta vez, finalmente, por uma porta mais decente.
Trata-se de uma competição em que o Sporting não se sente à vontade.
Há outros que têm 12 ou 13 participações...
Por isso, fala esse condómino da Premiership. É normal.
Daqui a semanas falará da Uefa e da Taça da Liga. Bem, no fundo é o que lhes resta...
Pelos vistos a derrota de ontem provocou mazelas profundas e irreversíveis na lagartagem.
O lagarto Nunca é o exemplo visível dessa situação!
A sua acefalia de agora em diante não terá limite!
Talvez goste de saber que a prova a que me refiro é a Premier League e não a que o condómino referiu. PremierShip não existe. Também lhe posso acrescentar que , sendo a minha 2ª equipa o Liverpool, farei o esforço em ver o jogo. E digo esforço, uma vez que terei de levar com uns rapazes de um clube regional, que espero e desejo, saia humilhado de Anfield Road.
Caro Asas de Frango, está completamente enganado. Já no passado referi neste espaço, que convivo bem com a derrota. E aliás no meu post inicial expressei a minha opinião. Achei justa a vitória do MU.
Olhem outro triste condómino que vem com correcções ! Pensava que era só o seu vassalo...
Experimente colocar a palavra que me corrigiu no Google e terá uma supresa desagradável. Ouça, por outro lado, jogadores e treinadores a falarem sobre a competição que disputam e terá outra novidade triste...
Não seja bacoco e aborde as questões de fundo e não as da forma.
Beba Carlsberg e veja jogos da Uefa !
dasss continua a "calimerizar", já chateia!
porque é que o sr. pan, não se mata?
pena o caxungo não estar por cá, assim podiam ir os dois ao pombal , a ver se lhes caía na mona, merda de pombo!
sabem qual é a alcunha do petit: o "brad petit", o gajo é tão lindo.
Eu até admito que não seja essa a designação oficial do campeonato, mas entendo que essa não era a questão de fundo. Limita-se à forma e não aborda o cerne da questão.
Mas essa é a táctica lagarta !
A questão de fundo, condómino Malcriado, é que não estou para o aturar. Nem a si nem ao seu clube. Daí ignorar os jogos em que ele participa.
A Liga inglesa é denominada de Premier League. A denominação que aqui colocou era a antiga para a mesma prova. Se quer continuar burro, pode estar à vontade
AMV, queres salada de frutas ou um leitinho com café?
Para variar precipitou-se não foi condómino malcriado? Armou-se em esperto, foi ao google, colocou aqui post. Depois emendou. Tipico em si. Insulta, e depois ameniza.
E condómino Zex, embora seja dificil, por si especialmente, dava-me um gozo supremo que o seu clube fosse à Taça Uefa. Porque você fala como se estivesse apurado. Não está. Lembre-se disso. É favorito à passagem, mas ainda não passou.
Veja lá se de tanto cagar de alto ainda lhe cai a merda em cima.
Isso não é verdade.
Eu nunca disse que o meu clube esteja apurado !
Só se fosse burro, como me chama !
O Porto pode nem à Uefa ir, acho eu !
É difícil, mas penso que tal ainda é possível !
Tudo depende do jogo da última jornada no Dragão e, embora menos, dos resultados de hoje !
Pode passar, pode ir à Uefa, pode ir para casa !
Pode ser que haja um clássico na Uefa...
De tanto que se tem cagado aqui nos últimos dias, tenho o monitor do computador de tal maneira ofuscado, por dentro, que mal consigo ler os comentários.
Chamei-lhe burro em relação ao tema Premier League, quando mandou a piadinha sobre o google.
Quanto ao facto do seu clube não estar apurado: você não o afirmou. O seu discurso é que me levou a pensar assim, especialmente quando me mandou ir ver jogos da UEFA.
Amigo vermelho,
Vou ser breve dado que me encontro no arquipalago, e estou a pagar para vomitar aqui umas coisitas.
Assim dizer-te apenas que quando, Cristiano marcou o 2-1 até me vieram as lágrimas aos olhos.
Vitória justa da única equipa que procurou a vitória.
Parecia o Leixões-Sporting!Um golo fortuito e depois uma avalanche da equipa mais forte.Só que desta vez ganhou a equipa mais forte.
Azar!mais uma vez.
Não sabia que o Azar Karadas jogava no Manster!
marcou dois belos golos!
Disseram-me inclusive que a 1ª parte do Manster estava incluida na claúsula de transferencia de Miguel Veloso para o clube inglês!
Serviu apenas para abater nos 30 milhões!
Viva o Azar "Habitual" Karadas!
Caro Vermelho Nunca:
Se necessitar de utilizar o meu pimenteiro, na língua do fedelho malcriado esteja à vontade.
Amigo Tinoco, uma saudação especial para si, e quando do regresso, cuidado, não se afogue.
Amigo Mínimo, ele hoje está tipo donzela. Chamei-lhe burro, porque o foi na questão Premier League, e sentiu-se ofendido.
Depende dos dias. Mas , quando menos esperarmos, eis que ele surge a disparar forte e feio.
pank: não tenho paciência para os calimeros, quanto mais para um bastardo como o sr.
nunca: também a cagar?
jean claude: cagando tb?
Sr. Cavungi,
Disse uma coisa muito acertada, o que não fazia há muito tempo: a primeira parte do Man U fez parte da cláusula de rescisão do Veloso.
Muito bom !
No entanto, só a direcção é que sabia da tal convénio. Os jogadores acreditaram mesmo. Coitados !
O Ryan Giggs escusava de ter espetado um par de bandarilhas nas costas do Abel, na segunda parte.
O lateral do Sporting até fez uma boa primeira parte, principalmente a atacar, mas na segunda, Ronaldo e Giggs deram cabo dele. Há um lance em que Cristiano lhe faz três ou quatro bicicletas e depois centra, com o pé esquerdo, que Abel nem teve reacção. Estava mesmo deprimido !
Tão atordoado ficou que até confessou, no final do jogo, que o golo tinha sido sem intenção ! Merece os parabéns pela sinceridade !
O que é uma realidade é que o Sporting não perdeu por causa do árbitro. Desta vez veio o inevitável Azar (Karadas), o mesmo que já havia marcado presença em Roma, em Alvalade (Roma), na Choupana e em Matosinhos.
Não há outra forma de anular o Azar que não seja marcá-lo em cima. Podiam pedir ao seu clube o Binya emprestado...
A não ser que eles achem que a culpa é do árbitro. Neste caso, vai haver, seguramente, reclamação bacoca para a Uefa para lhe diminuirem a nota...
Curiosamente, apenas os dois marretas do FCPOrto é que referiram uma eventual injustiça no resultado.
O inteligente malcriado fala das reclamações do Sporting em relação à arbitragem. Sabe quantas vezes o Sporting utilizou essa possibilidade? Ou só conhece estes dois casos referenciados pela imprensa? Dá-me ideia que mais uma vez fala de cor...
Enviar um comentário