quinta-feira, outubro 30, 2008

Artigo de Opinião do Condómino Cavungi

Crónica para um Vencedor Anunciado.

No próximo fim de semana no Brasil, chega ao fim mais um Mundial de Formula 1.
Um campeonato que tinha um vencedor anunciado e quase obrigatório:
Lewis Hamilton!
Primeiro porque não é branco!
O que aos politicamente correctos, defensores das minorias e das cotas, se afigura como um despertar de uma nova Lenda: A lenda do Cavaleiro Negro.
Desta vez sobre rodas e não montado num cavalo. Antes em muitos. Nos da manada da Mclaren-Mercedes, hoje por hoje a melhor do pelotão(domínio este, coincidente com o roubo dos estudos da, na altura Imbatível, Ferrari…).
Segundo, porque Lewis Hamilton, é de facto talentoso. E os talentosos acabam quase sempre por sobressair da mediania.
E se é de mediano talento que se constitui a Grelha de Partida deste ano!
Lewis Hamilton, é jovem (22 a.), arrojado, agressivo e é dos que “conduz para as massas” , e não para o Massa, (este trocadilho pareceu-me bem…) o que, porém, muitas vezes, não dá Títulos Mundiais, veja-se por exemplo Sir Stirling Moss, Ronnie Petersson , Gilles Villeneuve ou até Juan Pablo Montoya, entre outros, que nunca foram coroados.
Hoje, o talento de Lewis Hamilton só é igualado por Fernando Alonso e Robert Kubica, com esforço por Kimi Raikkonen e um dia, que espero breve, ultrapassado pelas promessas Sebastian Vettel (sobretudo)ou Timo Glock.
Desde meados dos anos 60 que na F1 se compram lugares na "Grid do ano".
Quem não se lembra de Vittorio Brambilla ou Hector Rebaque? De Saturo Nakajima ou Geoff Lees?
A grande diferença é que as melhores equipas eram imunes "à venda" dos seus lugares e, hoje, face ao brutal aumento de custos, todas elas têm que "aceitar" patrocínios, logo pilotos.
Este é o caso de Massa.
Massa é um piloto mediano, regular e metódico, pouco espectacular, muito diferente e a "anos luz" de outros Mitos Brasileiros, como Ayrton Senna e Nelson Piquet.
Estreou-se na Formula 1 em 2002, na equipa Suiça Sauber(hoje BMW) com o patrocínio do seu pai o Sr. Massão!
E este é um dos problemas da F1 actual, aliado ao facto dos avanços tecnológicos terem, por absurdo e paradoxal, diminuído a competitividade e a imprevisíbilidade da disciplina.
Agora os motores quase nunca partem a 3 voltas do fim! Não se falham trocas de caixa (são automáticas), nem se partem as ditas cujas. Não há "saias" para levantar nem suspensões danificáveis com simples subidas nos correctores. A gasolina já não se acaba na última volta!
Já ninguém se despista a sério! Ninguém se magoa! De facto a "Rainha" perdeu muita da sua graça!
E é neste clima ameno, que chegamos ao Brasil com Hamilton e Massa separados por sete pontos, que devem bastar para o Cavaleiro Negro se sagrar, quiçá justamente, campeão!
Com 5 vitórias para cada, Hamilton na Austrália, Mónaco, Inglaterra, Alemanha e China. Massa no Bahrain, Turquia, França, Valência e Bélgica, este será um dos anos em que o campeão ganha poucos GP.
Sete (7) vencedores (Hamilton, Massa, Raikkonen, Alonso, Kubica, Vettel e Kovalainen) num só ano, já não é vulgar e mostra que o equilíbrio, foi a nota dominante em 2008.
Pior (ou melhor) só em 1982 (11 vencedores em 16 GPS) quando Keke Rosberg foi campeão com uma vitória apenas!
Nunca percebi como é que o factor casa pode ajudar na Formula 1, mas dizem os especialistas que Massa "corre em casa" e que poderá, finalmente, dar ao Brasil o seu 9º titulo, que lhe foge desde 1991.
Eu só vejo uma possibilidade:
Fernando Alonso pôr Hamilton nos Raills! Só com uma desistência de Hamilton, Massa será campeão!
Veremos então quem ganhará o Duelo: Se o Talento, se o Cifrão!

-"I think I've proved that, in equal cars, if I want someone to stay behind me... well, I think he stays behind..." (Gilles Villeneuve)

39 comentários:

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Agradecer-te publicamente a tua prestimosa colaboração.
Entendi ser de publicar um artigo perspectivando o próximo e decisivo GP do Brasil.
Sem pestanejar, pensei em ti como redactor.
Afinal, és o maior especialista de F1 deste blog. Quiçá de Portugal!
Durante a semana, obrigações laborais e imprevistos vários adiaram a "encomenda".
Hoje, a meio da tarde, formalizei, por fim, a minha intenção.
E tu, em duas horas e sem os teus tão preciosos dossiers, escreveste este magnífico artigo.
Parabéns e bem hajas!
Aquele abraço.

p.s. concordo, na íntegra, com o artigo!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Bondade tua.Foi um prazer.
Forte abraço

Ndrangheta disse...

Como o Snr. Director do Jornal do Sporting não quis publicar esta notícia, tenho que o fazer aqui.

"Sobe de tom a contestação no Sporting e, depois dos casos registados nos últimos dias, tendo em alguns responsáveis directivos e até nos jogadores os principais intervenientes, agora foi a vez de, presumivelmente, os adeptos, tendo em conta o teor das mensagens, deixarem a sua marca e mostrarem, também eles, o desagrado perante os últimos desenvolvimentos no clube.

Tanto assim é que ontem, manhã cedo, quem passasse pelas imediações do Estádio José Alvalade não podia deixar de reparar nas imensas frases escritas nas paredes do recinto, tendo como alvo o presidente do clube, Soares Franco, o treinador principal, Paulo Bento, e o capitão da equipa profissional, João Moutinho.

Sinais claros de que a madrugada de quarta para quinta-feira foi movimentada por aquelas bandas, com frases pintadas desde a secretaria do clube, passando pela zonas das claques, muros e acessos à garagem.

«Stoi e Vuk são dos nossos»

Ao contrário do que normalmente acontece nestas ocasiões, desta feita as várias mensagens escritas nas paredes não tinham palavrões ou qualquer tipo de linguagem em calão. Ou melhor, à excepção da dedicada a João Moutinho: «28 J. M(erda) Lampião.»

Mas não deixavam de ser, na realidade, muito duras e directas: «Soares Franco vai jogar golfe»; «Sporting sempre, Paulo Bento rua»; «o Sporting não é a SAD»; «Sporting é amor, não é um negócio»; «Franco rua».

E ainda uma outra, mais surpreendente, a dar apoio total aos jogadores Stojkovic e Vukcevic, eles que têm tido alguns problemas com o treinador. «Stoi e Vuk são dos nossos», também podia ler-se."

VermelhoNunca disse...

Apareceu o Inteligente, eu desapareço.
Bom artigo, Cavungi. No domingo, pelas 17 horas, veremos o que sucede.

Anónimo disse...

Amigo Cavungi:
Parece que querem introduzir na F1 a partir de 2010 um motor igual para todos os carros.
Isso é mesmo para seguir em frente?
E que significa mesmo?
Que todos os motores terão que obedecer às mesmas características - mesma potência, mesmas rotações por minutos, mesma tecnologia - ou que se tratará de um motor único?
E se for assim de que motor se tratará?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, viu o desafio de análise que lhe lancei ontem, sobre as quotizações apresentadas nas contas do Benfica?

Anónimo disse...

Vi, amigo Nunca, mas como o relatório do Benfica só abrange 11 meses, as contas são para mim mais difíceis de fazer.

Vi e ouvi também as declarações de Quim, que quando lhe perguntaram se admitia jogar no SCP disse que o futuro ninguém sabe, embora de momento estivesse bem num grande clube.
Coisa semelhante ao que disse o Moutinho, mas com repercussões completamente diferentes.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Não me parece que a ideia vingue!
A Ferrari e a Mercedes já disseram que se retiram da modalidade.
Ainda não me debrucei sobre o tema ma do pouco que lí entendo que é um motor igual para todos!
Como era a F2 em que os chasis em Dallara e os motores Ford-Cosworth.
Eu espero que não.
É nas diferenças que evoluimos!

Anónimo disse...

Isso seria um disparate, amigo Cavungi!
Apenas permitia as marcas entrarem com chassis, tendo que recorrer aos motores de outra marca.
Que seria ver um Ferrari com motor Mercedes?
Ou um Renault com um motor FORD?
Faz algum sentido!
E qual o critério da escolha do motor?
Que disssssparate!

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Para além do relatório dizer respeito a 11 meses, acresce que a SAD arrecada apenas 75% da quotização (os restantes 25% são para o clube).
Haverá ainda que juntar as isenções decorrentes da aquisição do Kit Sócio.
Abraço.

p.s. dizer também que a percentagem de sócios com débito directo ronda, ao que me dizem, os 65%.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Eu tenho débito directo!
Sou já um cidadão de pleno direito!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Viste ontem o amigo JC?´
É que eu ando meio intrigado com a identidade do autor da frase escrita a negro nas paredes do Edifcio Visconde Alvalade "vai jogar Golfe", justamente no dia de ontem.
´Dizem que foram 4 individuos que fizeram os "grafitis" e 3 deles já foram identificados:
Paulo Bento rua! foi escrito pelo Sr Jorge Minimo.
Vuk e Stoiko são dos nossos foi o Sr Lion Heart, e 28 J.M(erda) lampião foi o Sr Vermelhonunca.
Falta indentificar quem mandou Soares franco jogar Golfe.
E lembrei-me do JC!
Não terá sido ele...?
Conheces-lhe algum alíbi para ontem?

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Eu também tenho débito directo!
Quanto ao JC, não acredito que tenha sido ele o autor da frase.
Parece-me que apoia a gestão de Soares Franco.
Abraço.

p.s. belas e sonoras casquinadas soltei com o teu último comentário.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Pegando nos ultimos dados aqui lançados pelo amigo Vermelho, teremos cerca de 118.000 sócios pagantes no slb.

VermelhoNunca disse...

Como chegou a esse número amigo Cavungi?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
ademitindo que 7.848.000€ corresponde a 75% da receita das quotas dos sócios os outros 25 % correspondem a 2.616.000€.
Temos assim uma receita total em quotização de 10.646.000.
dividindo por 11 meses dá uma receita de 951.272.00€ mensal.
Cada quota custa 12€.
79.272 pagam quotas.
Assim é que é!

antes morto que vermelho disse...

xungo: bom artigo!
pena que já não há-ja os famosos duelos piquet-mansell, ou senna-prost, ou ainda mario andretti-ronnie petersson!
pena que já não há-ja um final de gp, como aquele gp de frança, onde rene arnoux e gilles villeneuve se ultrapassaram 20 vezes nas 3 últimas voltas.
Como diz nigel mansell: "agora até um macaquinho pode pilotar um f1"
quem se lembra de chris amon? jochen rindt? alan jones? emerson fittipaldi?
agora só há águas minerais (vettel), marretas do leste, kubika e indianos, kartikaen...
pior ainda, agora os gp só dão na sportv, e eu não tenho.
se as "lutas" do motogp estão a passar para as superbikes, para onde passará o interesse da f1? para o wtc? para o wttc? para o autocross em vila do conde?

antes morto que vermelho disse...

sobre bola, tudo na mesma: inventam casos com vuk, veloso e jáló. helton finalmente é convocado e os jornais fazem um feletio a 3 ao dumbo orelhudo.

imaginem um filme porno, com o dumbo em pé encostado a uma cama, e os jornalistas "de quatro", em cima da cama, devidamente identificados com o meio que representam, a fazerem (á vez) um felatio... e o dumbo com aquela cara de macho!

Mestrecavungi disse...

Meus amigos, esta é a não perder

http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20081030174146&z=1

Zex disse...

Cavungi,
"Sara Paula" é a maior burra e desinformada de todos os tempos. Só diz disparates.
Consegue ser pior que W.

Anónimo disse...

E Nikki Lauda? Jean Pierre Jabouille? Ronnie Peterson? Jackie Stewart? Clay Ragazzoni?
Ainda alguém se lembra deles?
De Nikki Lauda estou certo que sim.
Era o tempo dos Lottus, dos Brabham...

Anónimo disse...

E Jacky Ickx, Carlos Reutman, Carlos Pace, Jody Schekter, James Hunt...
O que é curioso é que todos estes nomes corriam no mesmo ano juntos, com Nikki Lauda, Emerson Fittipaldi, Alan Jones...
Agora há um corredor mediano que se destaca dos outros e o resto não vale nada.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
A sara é a maior!

Anónimo disse...

Quem é a Sara?
Corredora de Fórmula 1?

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
E ainda para mais destaca-se muito é pela côr!
E os maiores "quebra carros" da história:
Andrea De Cesaris e Derek Daly?

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Enganei-me.Desculpa.
Queria responder ao Zex!
Sara Paula é Sarah Pallin.
Vai ver o link que postei e depois diz-me qualquer coisa!
Abraço

antes morto que vermelho disse...

eram tempos em que se morria ao volante dos f1 ou se ficava todo partido, como Guilles Villeneuve ou o didier pironi respectivamente.
os que morriam ficavam deuses, tinham funerais em directo, e eram avançados demais para a sua época, os outros ainda foram falados durante anos.
hoje em dia quem é que se lembra quem era, em 2000, o segundo piloto da williams?

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
Como é possivel dizer tanta merda de uma só vez?
Mas talvez não seja pior que W.
Não sei!
Será um "Combate de Chefes"!

antes morto que vermelho disse...

quem é a sara?

antes morto que vermelho disse...

asara palin já fez filmes porno! um deles chamava-se "Fill my three holes"

xungo: partia mais carros que o ricardo patrese? ou que o michael andretti (este numa época só)?

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Ano 2000.
Williams-BMW
Nº9 - Ralf Schumacher
Nº10 - Jensson Button.
Tens razão.
Eram os dois tão maus que nunca se saberá quem era 1º e quem era o 2º piloto.
Eu acho que eram os dois 2ºs.

Anónimo disse...

Estava a reinar, Amigo Cavungi.
Já vi o video da mosca do vinagre.
Saiu-lhe mal, coitada.
Algum conselheiro mal informado...
É preciso não esquecer que a Sarah tem um filho com trissomia 21, pelo que nunca iria dizer mal de uma investigação da qual podem resultar avanços no combate ao autismo...

E viram o video do Barraca Obama, onde ele fala dos que caíram em combate não sei aonde, dizendo que alguns deles seguramente se encontrariam entre a audiência?
Vinha também na página do Público.

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Derek Warwick era melhor que Andretti a partir!
Ou o Eddie Cheever.
Vittorio Brambilla tb não brincava.
E Bruno Giacomelli?
Sabes quantos Alfa-Romeus partiu em 1980-81?
17!

Anónimo disse...

http://www.publico.clix.pt/videos/?v=20081031115755&z=1

É este o video das gralhas do Barraca Obama.

antes morto que vermelho disse...

xungo: o "botão"?!! essa promessa adiada? esse marreta que faz anuncios para a tag?
mas quem era (é) jason botton?
e quem foi andrea de adamichi?
são gajos que ninguém quer saber deles...
e arturo merzario? lembraste?
e pedro rodriguez no brm? lembraste?

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Quando Joe Biden, fazia campanha pela Hilary disse que obama não estava ainda preparado par ser Presidente dos USA.
Tambem lhe saiu um pouco mal!

Mestrecavungi disse...

Arturo Merzario ajudou a tirar Niki Lauda do seu Ferrari em chamas.
Será sempre um heroí, para mim!

Bom fds a todos!
Vou fugir!
Abraço

VermelhoNunca disse...

AMigo JC, palavras de Paulo Bento, para responder a quem quiser ouvir. Talvez o homem dos Enchidos ou o Inteligente cá do blog...
"Um dos últimos casos foi provocado por uma recente entrevista de João Moutinho à revista GQ na qual o capitão dos leões terá deixado no ar a possibilidade de um dia vir a jogar pelo rival Benfica. «Isso não é verdade. Pela interpretação que quiseram fazer, basta ver onde é que isso saiu e a interpretação que se deu a esse caso. Até podiam ter pegado noutra parte. Ele também disse que dava prioridade ao Sporting caso fosse para o estrangeiro e regressasse, mas não pegaram por aí», comentou.

pachulico disse...

Fdssss...!!!
P... que os pariu!!!
Burrualdo rua já!
"Enterra" Gomes rua já!
Estou farto de incompetentes, não acerta uma!
É realmente doloroso, já não estava habituado a isto...
Custa um bocado!