Ontem, em Anfield Road, escreveu-se mais uma página brilhante na já de si gloriosa história do SLBenfica.
Exibição personalizada, pletórica de crer, raça e classe.
Koeman deixou-se de peias e temores, apresentando um onze ambicioso.
Prescindiu de um médio construtor como Karagounis, erigindo Nuno Gomes à condição de pivot de toda a manobra ofensiva e de primeiro tampão à construção atacante do Liverpool.
Tal como havia escrito, os primeiros vinte minutos foram de sufoco, com o Liverpool a criar três boas oportunidades de golo - o poste e Moretto evitaram o pior.
Mas, paulatinamente, o Benfica foi-se estabilizando emocionalmente.
A posse de bola foi crescendo, as marcações foram-se sincronizando e o Benfica começou a entrar, verdadeiramente, no jogo.
Estava dobrado o cabo das tormentas e os jogadores começaram a soltar-se.
Quando Giovanni desferiu o remate que a barra devolveu, a tendência do jogo inverteu-se inexoravelmente.
A partir daí, ainda que o Liverpool continuasse a dispor de mais posse de bola, o Benfica assenhorou-se do jogo, tomando as rédeas da partida, controlando as incidências.
Volvidos escassos minutos, numa jogada de contra-ataque, Simão desfere remate sublime, fazendo o primeiro golo da partida.
Invertera-se, definitivamente, o estado de espírito das equipas.
O Benfica assumiu-se, ainda mais, crente nas suas capacidades e o Liverpool entrou em depressão.
Na segunda parte, ainda que os primeiros vinte minutos hajam sido, uma vez mais, difíceis, não o foram em medida semelhante à da primeira metade, o Benfica controlou o jogo a seu bel prazer.
O Liverpool mostrou-se sempre incapaz de criar ocasiões de real perigo, não conseguindo entrar na área benfiquista.
Limitava-se a despejar bolas para a cabeça de Crouch e a procurar remates de longa distância.
O futebol do Liverpool emergiu falho de criatividade, excessivamente estereotipado.
Beto anulou Gerrard e o futebol ofensivo do Liverpool eclipsou-se.
O Benfica, por seu turno, mantinha elevados indíces de concentração, denotando uma organização defensiva exemplar, espreitando, sempre que possível, o contra-ataque.
No terminus da partida, beneficiando do desespero do Liverpool, que na sua ânsia de alcançar um golo desguarneceu a sua defensiva, Miccoli, em mais uma execução técnica perfeita, fez o 0-2.
Jogo intenso, emotivo, decidido pela classe de dois grandes executantes e pelo labor, concentração, suor, garra e crença dos restantes nove.
O Benfica jogou como equipa, elevando o colectivo ao estatuto de estrela maior.
Neste jogo até Koeman fez exibição a roçar a perfeição - escolha correcta do onze, demonstrando vontade de ganhar e confiança na equipa, substituições a preceito, no que toca aos jogadores e ao momento da sua efectivação, sistema táctico e modelo de jogo acertadíssimos.
Exibição enorme de Luisão e Anderson, insuperáveis, de Manuel Fernandes, a ocupar o espaço central, a recuperar bolas e a gerir os ritmos do jogo, de Simão, quanto mais não fosse pelo golo fantástico que marcou e pelos sinais de evidente melhoria na sua condição que deixou (este golo pode catapultá-lo para um final de época em grande).
Os restantes foram, igualmente, grandes, destacando-se a entrega ao jogo, o voluntarismo, o espírito de grupo e a solidariedade que todos patentearam.
Nota menos para Robert, passou, completamente, ao lado do jogo, parecendo, sempre, um corpo estranho na equipa, para Nuno Gomes, que embora tendo dado tudo de si, se encontra em manifesta má forma e incorreu em dois erros crassos (uma perda de bola na sua zona defensiva na 1ª parte que propocionou o remate de Crouch ao poste e uma perda de bola em zona ofensiva quando tinha Léo completamente desmarcado), para Moretto, que não obstante tenha realizado duas defesas de elevado grau de dificuldade, transmitiu uma preocupante ideia de insegurança no jogo aéreo.
O Benfica foi melhor que o Liverpool no conjunto dos dois jogos, mostrou mais e melhor organização, mais vontade de triunfar e mais e melhores individualidades.
Curiosa foi a coincidência no score alcançado pelo Benfica, esta época, no confronto com os dois últimos campeões europeus: 3-0 no conjunto dos dois jogos, com 1-0 em casa e 0-2 fora.
Vitória meritória, sem pinga de contestação.
Referência final para a actuação do árbitro e seus auxiliares que prejudicaram, e muito, o SL Benfica.
Fora de jogo mal assinalado a Geovanni no dealbar da partida, sendo que no desenrolar do lance se impunha a expulsão de Finnan.
Fora de jogo de mal assinalado a Nuno Gomes na segunda parte, quando se encontrava em posição muito favorável para visar a baliza de Reina.
Na dúvida assinalou sempre em favor do Liverpool.
Mas tudo ultrapassamos, vencendo de forma indubitável.
17 comentários:
Os meus sinceros parabéns ao nosso amigo Vermelho, pelo resultado obtido pela sua equipa ontem à noite.
Ainda que seja um facto que o Benfica teve muita, muita sorte em não estar a perder, pelo menos, por 2-0 aos 30 minutos da 1ª parte, teremos todos de reconhecer que o que conta é o resultado e que, esse, diz que o Benfica passou a eliminatória.
Até ao golo do Simão, o Benfica encontrava-se completamente dominado pelo Liverpool, sem meio-campo, a defender à entrada da área.
Depois do golo, o Liverpool desanimou por completo, deu o jogo por perdido, e então o benfica passou a controlar o jogo, ainda que tenha continuado a ser bafejado pela sorte (o poste da sua baliza voltou a ser chamado a intervir).
DO jogo, ficam-me na memória os excelentes remates do Geovani à trave e do Beto, na direcção da própria baliza.
Força Beto!
Mais uma noite europeia gloriosa.Com sorte, é evidente, mas também com talento e personalisdade.
Claro que, para os ressabiados deste espaço (os apoiantes do Reboque CP e o sr Zex)o Liverpool é que joga(ou) mal...como o Man.United.
Grandes equipes do mfutebol europeu, com grandes tradições, como O Artmédia ou Udinese é que jogam muito.
Os ressabiados vão abandonar este espaço?
Força, fazem tanta falta aqui, como uma guitarra num funeral.
Um Abraço
O sr Administrador Exmo Sr Vermelho, atentou no numero de pessoas presentes no aeroporto da portela ás 05.00h só por termos mais uma vez atingido os 1/4 de final da Taça/Liga dos campeões europeus?
Mais 500 do que na assembeia geral do Reboque CP na FIL.
Imagine quando formos CE.
Ó Muceque :
O Seu clube o Reboque Clube de Portugal, o melhor que conseguiu nestes 100 tristes anos de participação em provas futebolisticas foi chegar por uma ÚNICA vez ás meias finais da extinta Taça dos Campeões Europeus.
Sei que, V.Exa não sabe do que estamos a falar aqui,hoje,neste espaço.
Falamos dos 1/4 de final da Liga dos campeões, fase essa que V.Exas no Reboque CP só apreciam pela Sportv.
Esta não é, de todo,uma competição a vós estejais habituados.Este clima não é, decididamente para voçês.
Joguem com o Vizela e o Paredes, e sofram a bom sofrer para lhes ganhar.
Um Abraço
Muceque:
Qual a importancia de ter ficado uma vez em 6º Lugar.? Acaso isso é relevante?
O Fc Porto já ficou em 9º e também já ganhou 2 Taças CE, 1 Supertaça Europeia; 1 Taça Uefa e 2 Taças Toyota.
Nada que se compare á vossa taça Copa/ABola/Bes.
Vós nunca baixaram do 5º lugar.Que bom.Ficaram foi a maior parte das vezes entre o 3º e op 5º Lugar.E também tinham o unico estádio olimpico de Portugal.E são os unicos que são de Portugal.
Como o vosso nome indica;
Reboque Clube de Portugal.Os outros só são de cidades.Não é?
Que grande consolação essa do 6º lugar.
Quem tem uma casa pobre, tende a desvalorizar o portão de ouro dos vizinhos.
Muceque:
Por falar em cidades, já reparou que em todas as grandes cidades da europa (e também do mundo)há um clube representativo dessa cidade,com palmarés a sério, e outro, mais pobre e invejoso que vive na sombra e no embaraço das vitórias do seu rival.Senão vejamos
Lisboa tem O SL Benfica(1), como figura de cartaz e o Reboque CP(2) como actor secundário(Não nomeado para oscar).
O Porto tem o FC Porto(1) e O Boavista(2).
Madrid tem o Real Madrid (1) e o Atletico(2).
Barcelona tem O FC Barcelona e o Espanhol (2).
Milão tem o AC Milan (1) e o Inter (2).
Liverpool tem o FC Liverpool e o Everton(2).
Turim tem a Juventus (1) e o Torino (2).
Londres tem o Arsenal (1) e o Charlton (2).
Munique tem o Bayern Munich (1) e o TSV Munchen.
Espinho tem o Sporting de Espinho.
Como diria Connor Macleod
"You will always be wicker than I"
Um Abraço
Amigo Sapo.
Estou solidário contigo amigo batráquio.Se eu soubesse que a nossa imensa vitória de ontem, iria causar tanta dor e sofrimento,inveja e dor de corno a alguns condóminos deste espaço, eu próprio, votava na derrota do SL Benfica por 3-2.
Sabes Sapo, iniciámos ontem um Mito: Sempre que Visitamos os ultimos Campeões Europeus damos-lhes 2 secos.Dragão e Anfield.
Um abraço
Caro Prof. Venceslau, serve o presente para lhe endereçar os meus sinceros parabéns pela lucidez que perpassa pelo seu comentário.
Obrigado.
Abraço.
Nós os adeptos do Slb somos sempre uns básicos, taxistas,porteiros,pessoal do garrafão.
Nada que se compare aos adeptos do Reboque CP, netos do visconde Delapeida, que cuspiram em directo e a cores no Dr Dias da Cunha.Esses são finissimos.Nada que se compare aos infelizes que invadiram o campo quando Geovanni marcou o 1-0 aos 87 m, de pau na mão completamente embriagados, só sustidos pelo Dr Eduardo Bettencourt.Ou aqueles que levaram Lençois brancos para o estádio para despedirem o saudoso José Peseiro.
Os do Bolhão dispensam comentários, tal sua linhagem.
Os srs Jorge Minimo, Arroubas,vermelhonunca,Borba e outros lagartos,hoje não dizem nada?
Meu caro Mucecque:
Eu chamo Reboque CP ao seu clube, porque andam á 100 anos atrás de nós.Tipo reboque.Como aqueles da caça para levarem os cães.De vez em quando descontrolam-se e lá perdemos o reboque,e passam por nós temporariamente.Depois volta tudo ao normal e voltam a andar atrás de nós.Tipo reboque.Como já o fazem,e bem diga-se,á quase 100 anos.
Um abraço
Quanto ao nome escolhido por mim para utilizar neste espaço;Cavungi, gostaria de lhe explicar que o mesmo significa "Aquele voa mais alto".É um facto que é uttilizado no noroeste do Zimbabwé, Ex-Rodésia.
Vejo que as coisas estão ao rubro.Vou então fazer meu comentário ao jogo,pois era esse o tema.Eu queria que o Benfica perdesse!Ganhou.Fiquei chateado!Tiveram sorte no inicio,mas a partir da bola enviada à trave por Geovanni controlaram o jogo.Foram felizes,mas ganharam.Parabéns aos benfiquistas deste blog.Agora também não se envaideçam assim tanto,ganharam ao campeão europeu,certo,mas que,por exemplo nos últimos 12 jogos marcou apenas 8 golos. Que há dois meses atrás levou 2 secos do Fulham de Luís Boa Morte.Vão com calma.
Caros condóminos:
Invocando o facto de ser o condómino mais antigo deste condomínio, mas sem querer retirar autoridade ao snr. administrador, peço, com a devida vénia, mais contenção verbal nos vossos comentários.
Não deixem que uma vitória sem grande significado (acham que daqui a 10 anos alguém se vai lembrar da época em que o benfica, nos quartos de final, ganhou ao Liverpool? Será que este resultado vai para a galeria do palmarés do SLB?) crie este clima beligerante no condomínio.
Snr. Costa:
Não obstante eu próprio já ter sido alvo de impiedoso ataque do Prof. Venceslau - para alguns Prof. Varapau - peço-lhe que não o martirize da forma que o fez.
Não se esqueça que o snr. Administrador está a preparar um jantar para o final da época e não vamos querer, seguramente, que esse jantar termine à batatada!!!!
Snr. Muceque:
Concordando inteiramente com maioria dos seus comentários e considerando-o, já, uma das muitas lâmpadas fluorescentes que mais brilham nesta garagem colectiva que é o blog, peço-lhe que abrande o tom com que tem vindo a fulminar
o condómino Cavungi.
Concordo que a escolha do nome deste condómino não foi a mais feliz, pois se queria invocar ou homenagear alguma velha glória benfiquista, outros havia de maior brilho, embora assim de momento só me ocorra o nome do Reinaldo.
Mas também, só por isso, não o vamos diminuir.
Snr. Verdete:
Olhe que, assim, como nem todos os arrumadores de carros são grunhos desdentados, também nem todos os adeptos do benfica são grunhos desdentados, existindo, até alguns, infelizmente, que são também adeptos de outros clubes.
Parece-me, contudo, de muito mau gosto da sua parte insinuar que algum dos condóminos benfiquistas que aqui habitam possa ser grunho. Pela qualidade do que vão escrevendo todos os condóminos - noutras ocasiões em que os ânimos não estão tão cerrados - facilmente se deduz não lhes poder ser atribuído tal epitáfio.
Estou em crer que o que este condomínio agora precisa, verdadeiramente, é de um choque conológico, para ver se abrandam alguns nervos à flor da pele.
Mais contenção, pois, que mais não seja por respeito ao Ilustríssimo snr. Administrador.
Correcção: nos quartos de final não, nos oitavos de final.
"acham que daqui a 10 anos alguém se vai lembrar da época em que o benfica, nos OITAVOS de final, ganhou ao Liverpool?"
Grande Holtreman!
O choque conático já começou a produzir efeitos!
Fora com o Costa!
Viva o Prof. Venceslau!
Força Beto!
Enviar um comentário