domingo, junho 15, 2008

Análise ao Suíça - Portugal

EURO'2008 - GRUPO A (3.ª JORNADA)
SUÍÇA-PORTUGAL
Estádio: St. Jakob-Park, Basileia
Hora: 19:15
Árbitro: Konrad Plautz (Áustria)

Suíça: Zuberbuhler, Magnin, Senderos, Lichtsteiner (83´ Grichting), Inler, Muller, Fernandes, Behrami, Vonlanthen (61´ Barnetta), Hakan Yakin (86´ Cabanas) e Eran Derdiyok

GOLO: Hakan Yakin (71´ e 83´ de penálti);

+ Portugal: Ricardo, Miguel, Pepe, Bruno Alves, Paulo Ferreira (41´ Jorge Ribeiro), Fernando Meira, Miguel Veloso (71´ João Moutinho), Raúl Meireles, Ricardo Quaresma, Nani e Hélder Postiga (74´ Hugo Almeida)




E ao terceiro jogo, Portugal perdeu.
E perdeu por culpa própria.
Com a qualificação e o 1º lugar no Grupo garantidos, Scolari promoveu, e bem, uma verdadeira revolução no onze inicial.
Oito alterações às quais apenas Ricardo, Pepe e Paulo Ferreira sobreviveram.
Seria expectável que os neo titulares procurassem demonstrar ao treinador que a sua exclusão das opções iniciais dos precedentes desafios havia sido um erro.
Todavia, sucedeu, precisamente, o contrário – comprovaram a justeza das escolhas de Scolari!
Se na primeira parte ainda se pode, legitimamente, falar de uma exibição mediana, na segunda metade roçou a mediocridade.
Com excepção de Bruno Alves e Nani, os demais jogadores hoje promovidos à condição de titular pouco ou nada fizeram por merecer a chamada.
Desprovidos de concentração, ambição ou espírito de conquista apenas “os nomes” subiram ao relvado.
A capacidade futebolística ficou no balneário.
Nem sequer revelaram o imprescindível profissionalismo e a suposta vontade de representar a selecção nacional.
Apatia, letargia e abulia qualificativos maiores de uma exibição menor!
Assim, bastou à Suiça ser organizada, esforçada e empreendedora para derrotar Portugal por uns esclarecedores 2-0.
Aliás, a Suíça confirmou as suas debilidades e as suas virtudes – evidentes dificuldades na transição ofensiva, escasso talento, mas muita agressividade, espírito de grupo e vontade de triunfar.
Inler, Gelson e Hakan Yakin assumiram a nota de talento dissonante do deserto de ideias reinante na selecção Suíça.
Na primeira parte e como os jogadores portugueses ainda demonstraram algum empenho, o equilíbrio foi a nota dominante.
Na segunda metade e como com o passar dos minutos os níveis de concentração e de interesse dos jogadores portugueses foram decrescendo, os suíços assumiram, na mesma cadência, o domínio e o controlo da partida.
Deste modo, os golos nos quais se alicerçou a superioridade suíça aconteceram de uma forma natural, perfeitamente enquadrados na lógica do encontro.
Uma vitória suiça que constituiu um paliativo importante para o decepcionante percurso da selecção co-anfitriã deste Euro-2008.
Uma derrota é sempre sinónimo de inêxito, mas no contexto de um “jogo a feijões” os seus efeitos esgotam-se na própria partida.
O Europeu recomeça Quinta-feira.

24 comentários:

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

O que se passou ontem em Basileia foi uma perfeita pouca vergonha!! Este resultado foi construído pelo co-organizador deste europeu. Um golo limpo que foi anulado, dois penalties sobre o Nani que não foram marcados e para finalizar foi marcado um penalty a favor da Suíça que não existe. Não são desculpas de mau pagador ou calimerismo, esta é a mais pura das verdades. Já agora gostava de saber se o "Monsieur" Platini ainda condena a batotice? Triste... muito triste!!!

Zex disse...

Realmente devo concordar com o senhor que me antecede.
Apesar da exibição ter sido muito má, principalmente na segunda parte, os erros apontados existiram e tiveram influência directa no resultado.
Quaresma e Miguel disputaram o título do pior em campo, sendo que o segundo apresenta um rabo digno de fazer inveja a qq brasileira mais rabuda...
Safaram-se Nani e Bruno Alves.
Labreca provou que nos centros é dos piores Guarda-Redes que estão no Euro.
Nota final para a inacreditável conferência de imprensa de Scolari no dia anterior ao jogo. Histórica ! De um mau gosto atroz e com constantes desrepeitos por jornalistas ingleses.
Como sabem, eu não gosto dele, mas os seus resultados são inatacáveis e ímpares na história do futebol portuguê mas, se calhar, está na hora de ir embora...
Não acredito é que ele tenha sucesso. Abramovich deu-lhe 120 milhões para gastar, mas o problema é que ele nada sabe do mercado de jogadores para comprar bosna valores. Só conhece jogadores portugueses e brasileiros.
E o facto de trabalhar de mês a mês e ver jogos no sofá vai ter que mudar...

vermelhosempre disse...

Também sou obrigado a concordar com o Minimo, pois se é verdade que não jogamos lá grande coisa, também compreensivel pelo facto de ser uma equipa quase nova, logo com graves problemas de entrosamento, não é menos verdade que apanhamos com um árbitro à moda do dragão, ou seja muito CASEIRO, que fez vista grossa a pelo menos um penalty clarissimo e anulou muito mal um golo ao Bostiga. Se Portugal tem marcado, penso que a Suiça não se tinha livrado da goleada, pois a organização de que o amigo Vermelho fala, com um golo português, teria passado para um perfeita desorganização.
Na 2ª parte, com excepção do remate ao poste, a exibição portuguesa, foi muito má, e aí concordo com o nosso administrador quando diz que "A capacidade futebolística ficou no balneário.
Nem sequer revelaram o imprescindível profissionalismo e a suposta vontade de representar a selecção nacional."

Agora que venham os FDP dos Nazis.

Antes morto que vermelho disse...

do pateta não se poderia esperar outra coisa, além de se queixar dos árbitros, dos penaltis e dos pintelhos que andavam no ar durante o jogo, mais do mesmo (lagartices). A alusão ao "mal-encarado" platini também é prova que o ressabianço, que este marreta "transporta", é doentia... enfim digno de um saloio.

Sobre o jogo referir uma patética exibição da selecção, perante um adversário modesto, que muito queria a vitória conseguiu. destaco também a peidola de veloso que poderia entrar no top3.
Como é que miguel e j. ribeiro podem ser convocados? como é que ninguém fala com o cigano e lhe diz o que ele tem que fazer? e meireles alguém deu por ele? e labreca o que anda lá a fazer?

quanto ao soco: "Vai de reto satanás" e não voltes!
como é que ele vai impor a saloiice em inglaterra? qual vai ser o cantor pimba que dará as conferencias de imprensa a seu lado? os Brotherhood of Man? ou os Bucks Fizz?

PanKreas disse...

Encomenda Suiça entregue por árbitro Austríaco!!!

Antes morto que vermelho disse...

madeiro: ao seu nível, ressabiado contra o fcp (é triste quando somos de um clube que só nos cria ilusões).
os alemães, que madeiro tanto gosta, espero que o "encavem" com muita força!! a ele ao soco e ao labreca!

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Ficámos a saber que o idiota do Caquinho gosta de ser encavado, melhor ainda bate palmas e agradece durante o acto. Este não é o meu caso, não gosto mesmo de ser encavado, dificulto ao máximo que esse tipo de coisas aconteçam.
Só para que conste o insuspeito "Marca", dá nota 1 em 10 ao ladrão austríaco e tece comentários muito depreciativos à pouca vergonha que aconteceu ontem, tecendo considerandos à própria UEFA. Mas, ao Caquinho nada disto importa...ainda deve ser o efeito da fumarada das sardinhadas e dos coiratos da Caparica!!! És verdadeiramente patético!!!

VermelhoNunca disse...

Um dia de felicidade para o nosso administrador e para Macaco, conhecido ultimamente como Caco Sousa Moller, depois da sua proposta do Paulo a seleccionador nacional.
Sobre o jogo de ontem, pouco tenho a dizer. Concordo com condóminos Mínimo, Zex Pankreas e Vermelho.
Que venha a Áustria ou a Polónia!

vermelhosempre disse...

Sinceramente não percebo a devoção do Antes Morcão e Veado pela palavra Encavacar. Será que o rapaz tem algum trauma de infancia??? Por acaso foi aluno da Casa Pia???

VermelhoNunca disse...

Uma palavra para a troca de opiniões entre o condómino Cavungi e o nosso admnistrador,num post anterior a este, em que o nível com que esgrimam argumentos pode ter passado despercebido e muitos de vós.

Antes morto que vermelho disse...

pateta: não sou eu que sou conhecido pelo "sanita humana" ou mais recentemente o "pederasta de oslo", não sou eu que estou sempre a gabar-me que fui ao jogo da champions e como 47 empadas e 15 sopas, não sou eu que anuncio que estou em oslo, (o que é que isso interessa?), não sou eu que vou comer ao japonês e me gabo que comi 56 gambas... e depois eu é que sou patético!
pateta, vai mas é brincar com os 45 pc do teu local de trabalho e vota em 23 sites... ou então candidata-te a tradutor do soco em londres, foi assim que o outro começou.

Antes morto que vermelho disse...

há dias, ficamos a saber que xungo odeia o MST e nem ele sabe porquê!
há dias ficamos a saber que xungo adora as crónicas da leonor "Brutus" pinhão!
há dias ficámos a saber que o ódio do xungo pelo fcp, não é primário é pré-histórico!

JorgeMínimo disse...

Caro Caquinho:
Patético é estar contra a selecção do seu país!! Como dizia o Diamantino a propósito do Álvaro na altura dos "seabrinhas", o último traidor do nosso país foi atirado de bem alto, dentro dum armário.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, resta saber qual o pais de Caco Sousa Moller. Poderá ser apátrida.

Zex disse...

Não entendo a necesidade permanente do Sr. Macaco em insultar por tudo e por nada. Tem uma necessidade terrível de ser brejeiro que não se entende.
Desta vez, o tal "senhor" de oslo nem sequer disse nada dele e logo começou o chorrilho de insultos.
haverá necessidade de adoptar esse estilo ?
Uma troca de insultos, em certros momentos, pode até ser salutar e é prática a que me entrego, por vezes.
Mas permanentemente ? Não tem graça e já cansa. Nem percebo como é que o "senhor" de Oslo e o acólito Sempre ainda lhe respondem.
O melhor é deixá-lo insultar sózinho as paredes...
Porra !

Zex disse...

Quanto ao ódio do MST por parte do Vungi, éra-me desconhecido.
E compará-lo ao Estado Novo é algo inacreditável, especialmente depois da história ter reservado um papel "destacado" ao seu pai no dia 25 de Abril de 1974, de microfone em punho, em pleno Largo do Carmo.
FST deverá ter dado muita volta no caixão, perante tal dislate de Vungi...

Quanto à decisão da Uefa, veio no sentido, quase, contrário às brilhantes afirmações de Cavungi.
E do nosso blogger, sobre o tema em causa imperou o silêncio, o que se estranha...
Será que as certezas estão a vacilar ?

Antes morto que vermelho disse...

"o último traidor do nosso país foi atirado de bem alto, dentro dum armário." foi pena!

nunca: paulo sousa moller para treinador da selecção já! sim sou apátrida, amigo do Manolo!

zex: tem a memória muito curtinha... quem é que andou a brincar com o trabalho dos outros? pergunte ao xungo que ele saberá responder!
se chamar saloio é insulto então eu insultei primeiro, no entanto não lhe fazia mal nenhum, ler o escarro de post num.7. e depois eu é que insulto e sou brejeiro...
Dasssss!!

vermelhosempre disse...

Caro Zex,

Se o sr, que deveria saber quais as motivações que movem o AMV, não o percebe, imagine nós. Mas é claro que se ele insulta, tem que levar resposta, não tão "brejeira" como as dele, mas leva resposta.

Ps. E penso que o sr Zex não se vai livrar de levar com uns quantos insultos por causa desse seu comentário.

Zex disse...

Sr. Acólito Sempre,
Não entendo por que razão eu deveria conhecer as motivações do Sr. Macaco. Por afinidades clubísticas ?
O que ele entende escrever vincula-o a ele. O que eu comento responsabiliza-me a mim, nada mais.
Tenho a sorte de ter ideias próprias, sabe.
É bom que esta ideia fique clara !
O que eu penso digo, não preciso de outros que o façam por mim...
Bem haja.

JorgeMínimo disse...

Caro Zex:
Não vale a pena. O Caquinho faz-me lembrar os líderes do PCP, têm uma cassete e não saem da mesma. Pateta já não é insulto, faz parte do meu nome. Por outro lado, conseguiu ler nas minhas palavras ressabianço, quando falo do Platini. Só mesmo aquela cabecinha arejada, para vislumbrar isso.

Antes morto que vermelho disse...

madeiro: eu a si topo-o bem, as suas motivações são os insucessos lampioes constantes! a raiva de estar iludido há 30 anos, e de todas essas ilusões, não passarem de sonhos, como a história do pai natal.

Antes morto que vermelho disse...

pateta: nimguém o mandou ser "engraçadinho" e votar 56 vezes...
não tinha, o pateta, anunciado o abandono deste espaço? e porque voltou? para dizer que estava em oslo?

VermelhoNunca disse...

O Porto está confirmado na próxima edição da Champions. Fico feliz pela decisão, porque o que o Benfica andava a fazer era uma perfeita vergonha!

Unknown disse...

Uma visita breve ao blogue, apenas para registar a conquista do 13º título de campeão nacional de Juniores pelo SCP este fim-de-semana.
Ao título de iniciados já conquistado este ano, junta-se agora o de juniores, com uma equipa recheada de talentos e onde destaco André Martins e Diogo Rosado.

PS: O Benfica em vez de andar que nem um doido nos bastidores com esta história da ida do FCP à Champions, devia era concentrar-se na formação da equipa para o próximo ano.
Estamos a cerca de 3 semanas do início da época e até agora o Benfica apenas contratou Ruben Amorim e um tal de Yebda.