terça-feira, junho 03, 2008

Livro de Reclamações

O Porto decidiu não recorrer da decisão condenatória da Comissão Disciplinar da Liga, que lhe impôs a subtracção de 6 pontos pela comissão, na forma tentada, de dois ilícitos disciplinares de corrupção.
Perante o trânsito em julgado da decisão da Comissão Disciplinar da Liga, a UEFA viu-se na contingência de instaurar um procedimento tendente à sindicância do cumprimento pelo Porto dos requisitos de participação nas competições que organiza.
Na verdade, dispõe a alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento da Champions League que:
"1.04 To be eligible to participate in the competition, a club must fulfil the following criteria:
(...)d) it must not be or have been involved in any activity aimed at arranging or
influencing the outcome of a match at national or international level;"
O requisito ora transcrito foi aditado em Janeiro de 2007, na sequência do famigerado "Calciocaos", para suprir uma lacuna legislativa que possibilitou a participação do AC Milan nas competições europeias apesar de ter sido punido disciplinarmente pelas instâncias desportivas italianas.
Surpreendendo a disciplina vertida na alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento da Champions League entendo que o Porto não preenche as condições de participação naquela competição.
Com efeito, o segmento da alínea d) do ponto 1.04 no qual se refere "not be or have been" aponta para que aquele normativo se aplica quer a situações presentes, quer passadas.
E presentes não podem ser pendentes, sob pena de intolerante ofensa à necessidade de observar o trânsito em julgado de uma decisão condenatória.

Por outro lado, estamos perante uma norma regulamentar - de licenciamento - de natureza administrativa e não disciplinar.
De facto, o art.º 2º do Regulamento de Disciplina da UEFA conjugado com o art.º 20º do Regulamento da Champions League mostram-se esclarecedores a este propósito.
Na verdade, postula o art.º 2º do Regulamento de Disciplina da UEFA que este código se aplica a todas as questões disciplinares, ao passo que o art.º 20º do Regulamento da Champions League alude à necessidade de cumprimento pelos agentes desportivos participantes na Champions League do Regulamento Disciplinar da UEFA.
Daqui deflui que ao Regulamento da Champions League são estranhas quaisquer normas de natureza disciplinar, matéria absorvida na sua totalidade pelo Regulamento Disciplinar da UEFA.

Neste âmbito, a actividade da UEFA cinge-se à averiguação do preenchimento de determinados pressupostos de que o Regulamento da Champions League faz depender a participação naquela competição.
Quando é solicitado o licenciamento, haverá que apurar do preenchimento dos requisitos, cumulativos, enunciados no ponto 1.04 do Regulamento da Champions League.
Haverá que apurar, designadamente e para o que ao caso interessa, se o clube que requer o licenciamento foi alvo de condenação pela prática de ilícitos disciplinares ligados à corrupção.

Nestes termos, a eventual questão da aplicação retroactiva do Regulamento da Champions League não se coloca atenta a natureza administrativa do ponto 1.04 do Regulamento da Champions League.
Ilustrando direi que se um projecto de construção de uma moradia é apresentado a uma Câmara Municipal, e estando pendente, uma norma posterior acresce um requisito antes inexistente que o projecto não cumpre, o pedido de licenciamento conhecerá decisão de indeferimento.
Neste particular, as normas de natureza administrativa afastam-se das normas disciplinares.

Por fim, afirmar que me parece que a tentativa de corrupção se subsume à previsão legal.
Postula a norma que "it must not be or have been involved in any activity aimed at arraging or influencing the outcome of a match at national or international level"
"Qualquer actividade que vise (...)" comporta, a meu ver, a tentativa de corrupção.

59 comentários:

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
A questão, se calhar, não é assim tão líquida.
Apesar de estar em causa normas de natureza administrativa, o requisito exigido prende-se com comportamentos de natureza disciplinar.
Não creio, pois, ser muito difícil - e se for essa a vontade dos organismos da UEFA - entender que poderá vigorar aqui também o princípio da não retroactividade.
Não me espantava se fosse essa a decisão de amanhã.
Embora aqui haja um factor a pesar: a opinião de José Manuel Meirim.

vermelhosempre disse...

Só queria saber a vossa opinião acerca da noticia que ouvi de manhã na rádio:Ricardo acusou a pressão(deu frangalhadas) por causa da utilização de Quim na suposta equipa titular...
Será isto possível? Será que ele vai ficar chateado com o papai Scolari? Será que quer fazer algum tipo de pressão junto do Quim ou até msm do Scolari? Será que ele reage sempre assim sob a pressão do Quim (pelo que já vimos sim)?

vermelhosempre disse...

ATEU RIMA COM EUROPEU... SELECÇÃO RIMA COM ILUSÃO

Vermelho disse...

Amigo JC:
O post retrata apenas a minha opinião.
Outras haverá.
Aquele abraço.

Amigo Sempre:
Como bem sabes, pelo menos no meu tempo era assim, nos treinos de conjunto, os treinadores colocam os GR´s titulares nas equipas suplentes para que sejam sujeitos a mais trabalho.
Acredito que Scolari segue essa escola e a notícia de hoje é um não facto criado pelos jornais.
Aquele abraço.

FURA-REDES disse...

Amigo Vermelho:

No resto não estou à vontade, mas daquilo que li penso que a tradução feita em francês, língua utilizada no cantão onde se situa o órgão decisor, apenas fala no futuro.

Posso adiantar que o FCP já tem o recurso para o TAD pronto, o que é preocupante.
Há, também, blogs que já anunciam o castigo a ser aplicado. Mais preocupante ainda.


De qualquer modo, é uma vergonha.
é uma vergonha a postura que a SAD do FCP assumiu, independentemente do resultado definitivo que vier a ocorrer.
Assim, como é uma vergonha que estas coisas aconteçam apenas ao FCP.
Passo a ilustrar.

Posso garantir que ontem o Scolari e o Madaíl receberam na casa da selecção portuguesa um prestigiado árbitro (Colina) e que até o convidaram a almoçar; que o almoço não foi pago pelo árbitro e que no mesmo foi oferecida fruta ao árbitro.

Ora, não tenho conhecimento de que tenha sido desencadeado qualquer procedimento de averiguações à selecção.
É O QUE VALE VESTIR DE VERMELHO.

MigasMan disse...

Excelente comentário, superior poder de observação o do condómino Fura-Redes.

Não será de admirar que o próximo hit deste Verão celebre este acontecimento, num dueto entre o Scolari e um qualquer cantor pimba convidado para animar os treinos à porta fechada.

Quanto à letra, em vez de:

Apita o comboio que coisa tão linda
Apita o comboio perto de coimbra
Apita o comboio lá vai apitar
Apita o comboio à beira do mar

sugiro:

Apita o Colina, árbitro careca
Apita o Colina, quer dar uma queca
Apita o Colina, quer papar a fruta
Deu-lha o Madail, esse filho...

Algumas sugestões para rimar?

Vermelho disse...

Amigo Fura:
Soltei belas casquinadas!
Os teus comentários emprestam um toque de fina ironia que muito contribui qualitativamente para o blog.
Abraço.

Vermelho disse...

Amigo Lion:
Não ofenda as prestadoras de serviços sexuais....
Ninguém merece ver-lhe imputada a paternidade ou a maternidade desse indivíduo.

Zex disse...

Quando frequentava a Escola Primária, ensinaram-me que os textos começam pela introdução, a que se segue o desenvolvimento. Termina o texto pela conclusão.
Estranhamente, no tendencioso texto do blogger não se conclui nada. Tantas certezas e a final, nada !
Há que ter coragem e assumir que, na sua opinião, o FCPorto não pode ser admitido a participar na prova em causa. Ponto Final.
Venham o Zenit ou os lampiões !
E, já agora, a Juventus pode participar na Champions ?
Não estará na mesma situação que o FCP ?
Ou porque vem de um futebol mais poderoso tem tratamento diferenciado ?

Como já aqui disse, penso que foi uma tremenda leviandade o não recurso do FCP. Por tudo o que daí decorreu.
Já agora, curioso o arquivamento da queixa contra um Juiz, no âmbito do processo de Fátima Felgueiras, tendo-se entendido que as escutas telefónicas não podiam ser usadas em matéria disciplinar.
Será que no caso de Pinto da Costa não ocorreu o mesmo ? E no do FCP ?

FURA-REDES disse...

Se o PC se tivesse metido com o Colina em vez de se ter metido com a Carolina!!!

Vermelho disse...

Amigo Zex:
Duas notas:
a) Lastimo que não tenhas lido convenientemente o texto, pois que, caso contrário, tinhas constatado a tal coragem que apregoas ter faltado - "Surpreendendo a disciplina vertida na alínea d) do ponto 1.04 do Regulamento da Champions League entendo que o Porto não preenche as condições de participação naquela competição."

b) - Numa conversa telefónica que mantivemos há dias, disse que entendi tão mais ignóbil o não recurso quanto entendia existir matéria bastante para tal.
Disse e reafirmo que entendo que as escutas não podem ser utilizadas em processos disciplinares, na medida em que se se não se permite o mais, não se pode permitir o menos.
Ou seja, se nos termos do n.º 7 do art.º 187º do CPP, escutas de um processo só podem ser utilizadas noutro que respeite a crime que a admita, por maioria de razão, não podem ser utilizadas em processo disciplinar.
Outras razões constitucionais como a violação do contraditório por impossibilidade de acesso aos registos telefónicos levam-me igualmente a concluir no sentido supra exposto.
Já que o teu comentário visava interpelar-me, aqui fica a minha posição.
Abraço.

Unknown disse...

Faltou o ar ao PC:
C(AR)OLINA

Mestrecavungi disse...

Amigo Lion,
Como decerto saberás, Madail não tem Mãe!
Logo não é filho de ninguém!
Nem sequer de uma empresária em nome individual, especializada na area da fruticultura!
E eu que até tinha um certo respeito pelo Sr Colina, derivado do facto de ter uma cabeleira
igual á minha!

Zex disse...

Sr. Blogger,
Apesar da frase transcrita, entendo que a conclusão, a existir, é timidamente assumida, ao contrário de todas as certezas plasmadas no texto. Está com receio de que a decisão seja noutro sentido ?
E quanto à Juventus ?
Tem tb essas certezas todas ?

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
No caso do FCP, estou com o JC.
È ouvir o José Manuel Meirim e depois acreditar que a sentença será ao contrário!

Zex disse...

Gostaria de chamar a atenção dos caros condóminos para o texto do MST que se segue:
"Mas a verdade é que, aparentemente, este cenário não foi previsto pela, mais uma vez passiva, defesa do FC Porto. Juridicamente, uma hipotética decisão da UEFA, hoje, que venha de encontro à escabrosa pretensão benfiquista seria uma aberração e um abuso. Qualquer ignorante de Direito sabe que não há retroactividade da lei penal e que a tentativa de chamar a isto, não uma sanção, mas uma condição de inscrição ou coisa que o valha, não passa de um exercício de desonestidade intelectual.

Se a lei da UEFA de 2007 se pudesse aplicar a factos passados, o Milan não teria podido disputar a edição deste ano da Liga dos Campeões e a Juventus não poderia disputar a do ano que vem. O problema está em que todos sabem que as decisões da UEFA são jurídicas nuns casos e politicas noutros — e foi nisso que o Benfica apostou. O FC Porto reúne as condições ideais para uma decisão politica e servida como «exemplo»: é um grande clube em termos desportivos, um histórico da Liga dos Campeões, vencedor da prova há apenas quatro anos — mas é também representante de um país pequeno e de direitos comerciais de menor importância face aos tubarões da Europa. O alvo ideal".

Palavras para quê ?
Mesmo assim, gostaria de dizer que, tal como o MST, também Guilherme Aguiar está muito preocupado, admitindo a exclusão como possível.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
tal como te disse penso que a UEFA decidirá baseada nos seus proprios "pressupostos"!
Nos que mais lhe convem em determinada altura!
será uma decisão politica e não juridica!
Não gastem o vosso talento a estudarem a questão em termos juridicos porque já lí centenas de opiniões em que a conclusão é sempre diferente!

Mestrecavungi disse...

Já agora JC, lembra-me qual a Posição de JMM!
Diz que o FCP vai ser "absolvido" ou "castigado"?

VermelhoNunca disse...

E agora Macaco, que tem a dizer sobre os senhores com miolos da UEFA?

FURA-REDES disse...

é o horror.
um dia negro.
mas quando não se reage a uma condenação por tentativas de corrupção e só se fica incomodado com uma penhora de uma retrete é o que dá.
independentemente de todas as demais situações que podem não ter sido tratadas de igual modo para o FCP e demais clubes, a postura a que o clube, desta vez, se limitou é altamente censurável e danosa.

pachulico disse...

Infelizmente os meus receios confirmaram-se: o FCP nao vai à Champions. Se é justo ou nao, juridicamente suportavel ou nao, nao sei. Sei que o FCP vai perder muito prestigio, jogadores fundamentais: Lucho, Quaresma, Lisandro... provavelmente ao desbarato, e economicamente poderá ser um rombo na recuperaçao do passio que estava a ser feita! Custa-me também saber que o SLB é compensado por tudo isto...A incompetência é premiada!

VermelhoNunca disse...

Pachu, desportivamente estou totalmente solidário consigo. Espero e desejo que o Benfica seja eliminado imediatamente na pré-eliminatória, porque em campo não provou merecer estar na prova.
Quanto às questões juridicas, nada entendo disso.
Tinha informação que me indicava que o Porto não seria castigado, mas saiu furada essa informação.

VermelhoNunca disse...

Li , no entanto, que o POrto recorreu. Ou seja, nada é ainda definitivo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Pachulico,
Numa coisa concordo contigo!
SLB na pré é premiar a incompetencia!
Além de que é suavizar a humilhação do 4º lugar!
É fazer esqueçer depressa a ruina do ano passado!
No resto é bem feito!
não sei se é justo em relação á Juventus ou otros, mas a posição perfeitamente parola e provinciana tipica no espertlhão portuga e poupar seis pontos deu nisto!
Uma mancha negra na bela história do FCP.Clube que tem um sócio honorário de prestigio inigualável:
O meu avô!
E o Rui Reininho ainda acha bem levar seis pontos na testa?

VermelhoNunca disse...

E o que achará Macaco, amigo Cavungi? O outro falava em 6 pontos na testa, mas agora deve estar com uns cornos de todo o tamanho...

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
JMM era os que dizia que a lei não se aplicava ao FCP.
Como eu disse na ocasião, quando o JMM diz uma coisa normalmente sucede o oposto.
Foi o caso.

Zex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VermelhoNunca disse...

Eu não tenho paciência para tal, mas seria curioso recuperar as autênticas calinadas que Macaco aqui proferiu, insultando meio-mundo, quando se falava da possibilidade do Porto vir a ser penalizado pela UEFA.

Zex disse...

Como disse, acho que é nefasta a eventual não participação na Champions. Quando na 2ª feira vi o Guilherme Aguiar na SIC, que tem contactos na UEFA, temi, logo, o pior.
Não vêm as receitas dessa competição, mas para o ano, sem jogos à 4ª feira, damos 30 pontos de avanço.
E essa história de ter que vender todos os jogadores importantes é uma conclusão algo precipitada. Vai o Quaresma, que tem uma clásula de rescisão de 40 milhões. Vai o Lucho, que nem tem cláusula. Vai o Lisandro. E porque não vai o Bruno Alves, ou o Tarik, ou o Meireles, ou o Fucile ? E quem fica, segundo Sempre é o Castro, o Ventura e o João Paulo e o Pedro Emanuel...
É preciso ter calma e não deitar foguetes antes da festa...

Acho que o desfecho abala o prestígio do FCPorto, mas não de forma muito intensa, como dizem os benfiquistas. O prestígio do Milan não sofreu qq dano, pelo que o do FCP, certamente, será recuperado com mais algumas vítorias nessa competição, em anos vindouros.

VermelhoNunca disse...

Atenção à não valorzação dos seus jogadores, uma vez afastados da principal prova europeia.
"Não vêm as receitas dessa competição, mas para o ano, sem jogos à 4ª feira, damos 30 pontos de avanço." Esta sua frase, condómino Zex, não lhe fica bem.

Zex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

Tragédia!!
factos que possivelmente resultam de tragédia (por ordem):
1- sai o fcp entra o curralense
sai uma equipa que foi muitissimo melhor que todas as outras, ao longo do campeonato, e entra a equipa mais incompetente da época
2- para compensar a não ida á champions, já estou a ver o lucho no atlético de madrid. se conseguirmos vender só mais o quaresma (sem vender o licha e o bruno a.), já não era mau...
3- as indemnizações que a sad do fcp vai ter que pagar a todo o dep. juridico e aos elementos da sad que optaram por não recorrer, os advogados da sad devem andar a dormir...
4- ter a sad que constituir uma "task force", para produzir o recurso, que toda a gente sabe que não vai dar em nada, mas é uma questão de honra. A chumgaria dos advogados vão cobrar todas as horas extras...
5- ter que "levar" neste blog com estes marretas anti-fcp! mas estou cá para dar a cara e escarrar tão bem quanto vocês!!

Nota: hoje deve ser o dia do ano em que mais orgasmos vai haver em portugal: ou os curraleiros e lagartos a dar "arrufadas" nas mulheres com um sorriso na cara, ou a masturbarem-se em frente ás televisões, ou até, como deverá fazer o "pedrasta de oslo", a masturbar-se para cima do poster do vitor baía...
Só falta amanhã, lagartos e curraleiros, dirigirem-se para os seus postos de trabalho, com cachecois lampiões ou lagartos... e como diz o dumbo "produzirem mais". o madeiro vai certamente "produzir mais"...

P.S. é mau, mas não é o fim do mundo, e há uma coisa que não farei, é "calimerizar"
E PC o que diz?

FURA-REDES disse...

consócio zex

temo que nos suceda algo parecido com o salgueiros.
mas veremos.
Gostaria que o Caldeira fosse corrido.

Zex disse...

Sr. Nunca,
Como é seu timbre, V. Exa. teima em retirar as minhas frases do respectivo contexto e deturpar-lhes o sentido. Está-lhe no sangue.
Eu não estou contente com a decisão. Isso é seguro.
O qu digo é que este ano, participando na Champions, fomos campeões com 20 pontos de avanço, a que foram retirados 6.
Para o ano, vamos concentrar-nos exclusivamente na Liga Portuguesa, pelo que estaremos menos cansados. Em tese, temos possibilidades de conseguir um maior avanço, só isso.
E se já foram 20 este ano, para o ano serão 30.
Agora tudo depende do que se tiver que vender...

VermelhoNunca disse...

A sua frase, condómino Zex, não foi retirada do contexto do que escreveu. Você disse que para o ano, ganharia com 30 pontos de avanço, por não terem jogos à 4ª feira. ~Escreveu isto. Se não era esse o sentido que queria dar à questão, exprimiu-se mal. Não há leituras distintas.

holtreman disse...

Estes Asnex esta' mesmo de cabeca perdida. Compreende agora que as decadas de vitorias, baseadas em manobras sujas, perderam qq valor.
E' o triste fim de uma agremiacao regional e do seu "capo", capaz de fazer inveja a qq Siciliano.

Esse Sr. Asnex que tem a mania do fair play, perdeu qq tipo de vergonha. E' mais um diplomata encapotado.

Zex disse...

Sr. Bipolar Man,
Eu nunca tive a mania do fair play.
Nunca vim aqui com conversas bacocas de dar parabéns e coisas do género.
Aì o ar "escuro" anda a deturpar-lhe mais as ideias ?
Ou as bebidas alcólicas são mais fortes ?
Vá dar uma volta a Tete e dê uma abraço ao General Kaúlza...

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Dada as posições aqui assumidas podemos dizer então que ZEX, é uma especie de José Manuel Meirim do Redvermelho?

Mestrecavungi disse...

Macaco:Vês que na UEFA os tipos até tem miolos?

Mestrecavungi disse...

Eis as palavras sábias de JC proferidas em 12 de Maio:

"O «Apito Final» não terá consequências na participação do F.C. Porto na Liga dos Campeões 2008/09 de acordo com a análise de José Manuel Meirim, especialista em Direito Desportivo contactado pelo Maisfutebol.

Segundo Meirim, a dita al. d) do art. 1.04 apenas se refere a situações respeitantes à época em curso."

E JC ainda disse mais:

"2º Quanto à opinião que aqui publiquei do Meirim, deixem-me que vos diga que a ideia que tenho sobre ele é a de que quando diz uma coisa normalmente sucede o contrário."

Um verdadeiro Mestre este JC!

Antes morto que vermelho disse...

holtergay: sempre na brecha a vomitar!! o General Kaúlza tem lá um guarda-costas, grande, bem dotado que certamente não fará favor nenhum em "falar" consigo!

xungo: tu também estás alegre, tu também vais dar uma arrufada esta noite e tu também amanhã vais produzir mais, tu e o dumbo, mais o holtergay e toda esta canalha lampiã!! o teu sorriso lembra o swartznegger, no filme gémeos com o danny de vito, depois de dar uma "arrufada" numa das irmãs...

e hoje os noticiários? e amanhã os pasquins? vai ser o fim, a bola vai tirar 100.000 exemplares, o xungo compra um. o que vale é que a selecção joga sábado e vai dar a 1º "alegria"!! e se o luís baila estivesse em portugal?

Unknown disse...

Amigo Mestre Vungi:
Bom trabalho de pesquisa.
Obrigado pela referência elogiosa!

salvatruxa Jr. disse...

Eu cá não sou hipócrita!
Estou feliz!
Estou contente!
Os saloios gozaram com os seis pontos e agora estão com um grande melão.
A organização dos infaliveis ruiu!
Tão espertos que eles são!
Não recorrem para "ganharem" 6 pontos!
Que patêgos!
Gostava de ver o Manuel Serrão, o Sousa Tavares,o Rui Reininho,o Poncio Monteiro com umas trombas de fazer inveja ao Babar!
É de rebolar a rir!
Eh!Eh!Eh!.
Fora da Champions!
Rua com os corruptos!
Perdão.Tentados a corromper!
Mesmo que o FC Porto ganhe o recurso, hoje por hoje, foi feita justiça!
No próximo sorteio da LC já não fica no Pote 2, mas antes na "Jarra" 1.
Na prateleira!

"A esperteza saloia não colhe frutos no estrangeiro"
Este é o meu "Magheste Maghiste" de hoje.

Zex disse...

Como é habitual, Cavungi não está a ser correcto.
Eu não assumi nada.
Nunca garanti nada.
O que fiz foi analisar os argumentos do tal Meirim e pareceram-me aceitáveis.
Não os assumi como meus.
O blogger é que sempre teve a certeza do que ia suceder, não eu. E teve razão, pelos vistos.
No entanto, como tb disse, desconheço a situação em particular e nem sequer me dei ao trabalho de ver a legislação concreta, ao contrário do vermelho que a analisou ao pormenor.
Logo, se só analisei o que disse uma pessoa, não quer dizer que assuma a posição dessa pessoa.
Mas se V. Exa, para ser engraçadinho, quer identificar essa como sendo a minha posição, esteja à vontade.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jc,
Loas merecidas!
Eu, há alguns meses atrás questionei aqui, se a UEFA ou a FIFA não teriam uma palavra a dizer no "caso Apito Dourado", ainda não se conheciam as decisões!
Fui sumariamente arrasado aqui no blogue!
Afinal, eu que sou um simples cozinheiro, e de Leis só sei as de Murphy(E só as 100 melhores que estão na Wikipédia"), preví o descalabro azul e branco.

Irei pesquisar!
Abraço

Mestrecavungi disse...

Então e Fantasy?
Já lá estás?
Ou também não gostas de queijo!

salvatruxa Jr. disse...

Agora espero que a UEFA seja UEFA e não altere a sua decisão!
Não me lembro da UEFA alterar decisões!
O Marselha e o AC Milan também já foram castigados, recorreram e nada se alterou!
Que haja sentido de estado nesta questão!

vermelhosempre disse...

UEFA confirma suspensão por um ano... iupiiiiiiiiiiiiiiiiii

BEM FEITO PARA ESSA RAÇA AZUL E BRANCA E PARA TODOS OS AMV'S QUE EQUIPAM E APOIAM ESSA COR.

Só soube agora e quero dizer que mesmo que o Benfica não transite para a Champions, fico contente na mesma.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex Meirim,
Estava só a brincar contigo!
Para te animar um pouco neste dia tão nefasto para tí desportivamente!
Eu sei o que tú pensas.
Já mo disseste em privado e sei que nunca aqui defendeste que o FCP não seria castigado.Foste sempre muito prudente nesta questão!
Geriste o assunto "com pinças" como se escreve nos pasquins!Gostavas que não fosse, mas isso é outra coisa!
Eu até achei graça!

Unknown disse...

O castigo maior do FCP, creio, nem é ter sido banido da Champions!
É tê-lo sido porque não recorreu em Portugal da decisão do apito final!
Quando me parece que até tinha argumentos para ganhar esse recurso, pois que a utilização de escutas telefónicas em processo disciplnar é mesmo polémica.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC
O Homem não desiste:

In "O Jogo"
17:29 - Futebol - FC Porto
José Manuel Meirim entende ser “ilegal” decisão da UEFA que suspende FC Porto da Liga dos campeões.

Mas parece que a UEFA cag*u no seu entendimento!

VermelhoNunca disse...

Eu também não sou hipócrita, acho uma vergonha o Benfica ir à Liga dos Campeões. Que vá o Zenit, como alguns falaram. Benfica, que desportivamente não o merece, que se limite à prova onde se enquadra be: Taça Uefa, e mesmo assim, que seja eliminado na 1ª eliminatória

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
De acordo.
Com a venda do Bosingwa por 20 milhões o FCP já recuperou o que eventualmente poderá perder na não-ida á LC.
A má imagem é esquecida rapidamente!
O pior é que isto acontece porque quiseram poupar os 6 pontos e não recorreram!
Gozaram um pouco com o sistema!
E para nós que ninguém nos ouve, esses 6 pontos se calhar nem lhes faziam assim tanta falta para o ano!
Este ano ganharam com 20, para o ano bastava ganharem por 7!
Mas foi a soberba que os cegou!

salvatruxa Jr. disse...

Caro Vermelhonunca,
O Zenit já está na LC.
Pode é substiuir o FCP no seu pote, se o Benfica for eliminado!
Se o Benfica, como espero se apurar, ficará no pote do FCP.Caso contrário será o Zenit.

VermelhoNunca disse...

Caro Salva, mas o Zenit está apurado directamente, ou vai a alguma pré-eliminatória?

salvatruxa Jr. disse...

Penso que directamente!
visto ter sido campeão Ucraniano este ano.
mas a epoca desportiva tem timings diferentes,mas penso que directamente!
O Benfica tem ainda melhor ranking que o Zenit e se for apurado fica á sua(dele) frente!

salvatruxa Jr. disse...

Caro Vermelhonunca,
Aparte da questão do Benfica, que até pode não ser apurado, como analisa estão questão da punição!
O crime não compensa!Ou não não há crime sem castigo?

VermelhoNunca disse...

O Zenit é russo, não ucraniano.
Quanto à punição, na altura critiquei o "chico-espertismo" de PInto da Costa, ao recorrer em nome individual e não em nome do clube. O tiro pode ter-lhe saído pela culatra. Se por um lado acho injusto um clube ser punido por um crime que cometeu há 5 anos , ao abrigo de uma lei recente, por outro lado, e ao ler comentários diversos, também o compreendo.
Mas no entanto, acho sempre injusto beneficiar uma equipa que nada fez para ir à Champions, especialmente quando não foi pela época que agora terminou, que o Porto foi condeado.
Mas para tripeiros como Reininho, Macacos e companhia, que é muito bem feito, lá isso é.
A confirmar-se, claro está.

salvatruxa Jr. disse...

Claro Está!
Russo pois claro!
Tudo comuna!