terça-feira, junho 24, 2008

Livro de Reclamações

1 – Nos quartos-de-final do Euro-2008, três dos quatro jogos terminaram com vitórias dos segundos classificados da fase de grupos.
Portugal, Croácia e Holanda acreditaram que poderiam retirar mais-valias significativas da rotação de jogadores.
Alemanha, Turquia e Rússia, dependentes que estavam do último jogo da fase de grupos para assegurar o apuramento, viram-se forçadas a utilizar os habituais titulares.
Visavam os já apurados Portugal, Croácia e Holanda salvaguardar os índices físicos e psicológicos dos seus jogadores nucleares para os decisivos confrontos que se avizinhavam.
Todavia, as partidas dos quartos de final evidenciaram não os putativos benefícios mas sim verdadeiros malefícios, que se revelaram fatais para as aspirações daquelas selecções.
Ao invés de apresentarem frescura física e mental, os jogadores de Portugal, Croácia e Holanda exibiram apatia, falta de ritmo competitivo e níveis de concentração e de agressividade baixos.
Ou seja, o descanso não incrementou a condição física nem os níveis de atenção. Nem sequer os conservou.
Terá sido o fim do mito da rotatividade?

2 – Ainda não se conhece a identidade do neófito seleccionador nacional, mas foi já desvendado o seu primeiro adversário – Cabo Verde.
A 20 de Agosto, Portugal defrontará Cabo Verde, num jogo particular.
Estarei, inevitavelmente, dividido.
Entre a pátria e um amigo, a escolha não será fácil.
O carácter amigável da partida pode fazer pender a balança para a afectividade fraternal.

3 – A carreira de João de Deus como seleccionador nacional de Cabo Verde tem sido, a todos os títulos, merecedora dos mais rasgados encómios.
Se os resultados desportivos têm roçado o brilhantismo (três vitórias consecutivas na fase de qualificação para o Mundial da África do Sul, feito de incomensurável dimensão atento o seu ineditismo) o seu trabalho de planificação e organização não o têm sido menos.
A tarefa mostra-se hercúlea, mas a sua superação afigura-se viável.

4 – Parece que na Praça da Alegria duas tendências se digladiam – uma que propugna um seleccionador com poderes sobre o conjunto das selecções nacionais, desde os escalões de formação aos AA, ao jeito de Queiroz, e outra que postula um seleccionador apenas dedicado à selecção principal.

5 – Desconheço quem prevalecerá ou mesmo se será a NIKE a impor a sua vontade, mas não enfileiro qualquer das facções.
Preferiria o modelo francês, com um director técnico nacional suficientemente distante dos resultados para se assumir como a eminência pensante do futebol português.

6 – No Mundial de 1954, disputado em solo helvético, a selecção da Hungria goleou a sua congénere alemã na fase de grupos.
Quis o fado da competição que se reencontrassem na final.
Aí, o resultado inverteu-se e a “Mannschaft” triunfou por 3-2.
Serão os russos capazes de repetir a história?
Acredito que sim!

7 – Devastados por lesões e castigos, será a inquebrantável vontade de vencer dos jogadores turcos capaz de os guindar à Final?
Não creio. A frieza germânica extinguirá o ardor turco.

8 – Na sua última aparição pública, Cristian Rodriguez desmentiu qualquer assédio portista pelos seus préstimos.
Ensaiou, inclusivamente, uma jura de amor e fidelidade ao Benfica.
Há cerca de um mês, Pinto da Costa deu, publicamente, a sua palavra de honra como Cristian Rodriguez jamais representaria o Clube.
Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és!

9 – Ou como o aforismo de Pimenta Machado conserva integral validade no futebol luso – o que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira e vice-versa!

10 – Paulo Assunção assumiu-se como o farol que guiou o Porto ao tri.
Em final de contrato, Paulo Assunção rogou um aumento salarial condizente com a sua importância na equipa.
Não, respondeu a administração portista, argumentando que os valores peticionados se mostravam excessivos e incomportáveis para a massa salarial orçamentada para a presente época desportiva.
Após um início de defeso profundamente conturbado, Pinto da Costa viu em Cristian Rodriguez a oportunidade ideal para reabilitar o seu estatuto de “primus inter pares”.
Simultaneamente, permitia-lhe dealbar uma estratégia de descredibilização de Rui Costa.
Vai daí, nem pestanejou e adquiriu o uruguaio tornando-o no mais bem pago elemento do plantel portista, vencendo, anualmente, na ordem dos 2,3 milhões de Euros brutos.
O investimento realizado e a realizar com Cristian Rodriguez assume uma ordem de grandeza cerca de oito vezes superior ao que o que custaria a renovação com Assunção.
Opções de gestão incompreensíveis à luz de critérios de racionalidade, mas perceptíveis sob um juízo político.

36 comentários:

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Já há data prevista para a apresentação do monhé coxo?

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Ontem tivemos aqui o Sr. Administrador armado em Sherlock Holmes de pacotilha. Perante o erro e o consequente ridículo, o que é que decide fazer? Pede desculpas no post de ontem, que não seria visto por ninguém, caso eu não estivesse on line.
No meio disto tudo, criou um clima de suspeição ao nosso caríssimo e estimadíssimo Cavungi, homem só de uma cara, que sempre lutou contra tudo e contra todos sem medos e sem necessitar de ajudas.

Como disse alguém,
também TÚ, Brutus?

vermelhosempre disse...

Ernesto Miranda... hummmm

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Muito oportuno e lúcido o ponto 1 desta rubrica.
Numa competição muito intensa e desgastante como é o Euro - e, por maioria de razão, o próprio Mundial - mas também curta no tempo, a concentração competitiva e a união do grupo sobrepõem-se ao eventual desgaste físico.
As equipas que fizeram a rotação dos seus jogadores no 3º jogo da competição provavelmente perderam nesses capítulos: o grupo desuniu-se, pelo arribar das disputas pela titularidade, e esfumou-se a concentração dos "titulares" pelo período de paragem a que foram sujeitos.
Foi como se o 4º jogo significasse, para eles, um novo começo, sendo que os seus adversários se mantiveram sempre em competição, unidos, e sem quebras.
Poderá ter estado aí, de facto, a razão da eliminação de equipas como a Holanda e a Croácia, que tão bem tinham estado no início, e até de Portugal, pese embora o maior poderio da Alemanha.
Impunha-se, se calhar, que apenas tivesse havido rotação de um ou dois titulares, com substituição de mais dois ou 3 durante a partida, mas nunca o "vendaval" de alterações a que se assistiu.
Muito bem esgalhado, pois, este teu comentário.

Zex disse...

Estranhamente, depois de um brilhante trabalho de detective, o nosso blogger recuou, soçobrou e foi enrolado pelo Catrucha ou pelo Salvungi que, agora, puxou ao sentimento e veio com mais uma aldrabice.
Depois do já mítico "tú", que está ao nível de "cú", e que o desmascarou, Catrucha brindou-nos com mais uma pérola: "Sou amigo, colega e ex-colega de Cavungi à muitos e bons anos".
Perante mais esta pequena distração de Salvungi, com mais um grave erro otográfico, se não forem a mesma pessoa, pelo menos podemos retirar a conclusão que a professora da primária de ambos, quando eram colegas, fez um péssimo trabalho...
Outras questões devem preocupar o blogger, designadamente a fraude em que se tornaram as competições do blog, começando com meia final do Caravaggio em que se defrontam dois alter-egos da mesma pessoa...
Basta ver os prognósticos colocados...

Zex disse...

Segundo a Bola, Simulão esteve para ingressar no FCP, por troca com Ricardo Quaresma.
Seria um golpe fatal para o Dumbo ?
Se o FCP paga, segundo o blogger, 250 mil/mês ao Cebola, pq não 300 mil ao Simulão ?
E não esquecer que o Nuno Ribeiro, do Benfica, o coitadinho, que é muito mal pago, é quem paga para aí jogar, já que o Benfica nem ordenado lhe dá...

VermelhoNunca disse...

Revi, na 2ª feira, excerto da entrevista que PInto da Costa deu à SIC. A pergunta que lhe fizeram foi: tem um pré-acordo com Cebola? Hesitante na resposta, disse não. Não tenho nenhum pré-acordo com ele. Disse que hesitou porque não estava para negar ou confirmar todos os reforços que apontassem ao FCP. Mentiu? Penso que não. Esta entrevista foi em Fevereiro, salvo erro.
Diz o administrador que Pinto da Costa deu a sua palavra de honra. Quando aconteceu isso?

VermelhoNunca disse...

Está revoltado o nosso administrador pelas afirmações de Cebola que em POrtugal só Benfica.
Isso foi o que SUinão disse quando foi para Barcelona sobre o Sporting. "Meu querido Sporting, devo-te tudo" fez capa de revista. Em Portugal só no Sporting. Hoje ainda corre um processo em tribunal, com queixa apresentada pelo Sporting contra esse selvagem, porque não foi comunicado ao Sporting quanto ia ganhar para o Benfica, e a isso era obrigado.
Nessa altura será que o nosso administrador ficou assim tão revoltado com a falta de palavra de Suinão?

"Falhámos na formação como homem, não como jogador"- palavras sábias de Manolo Vidal, referindo-se a esse animal.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Como disse ontem, o erro ortográfico cometido pelo Trouxa poderia não indiciar tratar-se da mesma pessoa que habitualmente o comete.
Da mesma forma, e como bem salienta o CSI ZEX, o texto escrito ontem por alguém que assina como Ernesto Miranda pode ser mais um embuste.
O blogue tem sido fértil ensse tipo de situações.
Por isso, não tomes por verdadeiro o texto publicado e tenta confirmar de onde provêm as entradas que correspondem aos comentários publicados.

Uma coisa é certa, porém: Salvatrucha, Cavutrucha, Salvungi ou simplesmente Ernesto Miranda é brilhante!
Digno sucessor do falecido Professor Venceslau!

vermelhosempre disse...

Caro Zex: Muito bem visto essa da professora primária ter feito um péssimo trabalho.
De qualquer maneira, existem erros ortográficos que são comuns a muitas pessoas, mas neste caso concreto, penso que as falhas são demasiado coincidentes (principalmente a nível da acentuação), mas claro está que pode ser por culpa da professora.

Mestrecavungi disse...

Obrigado Cavalheiro Minimo,
Resta-me acrescentar, para acabar com o "Caso Miss Marple e o Temível Salvatrucha",que "Ernesto Miranda" não é o seu nome verdadeiro.Obviamente.
É um nome "artistico"
O seu nome é P.L.
Abraço

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Concordo contigo.
E no caso do Simulão é um pouco mais grave já que foi formado no SCP, ao contrário do Cebolinha que, para além de estrangeiro estava há 1 ano apenas no SLB.
Não era Benfiquista desde pequenino.
Ou o religioso Jankauskas.
O que eu não percebo é porque razão um profissional, ainda para mais de futebol, tem nessecidade de afirmar estes chavões quando abandonam um clube.
É pura burrice.
Desnecessário e patetico!
Empenham a sua palavra a troco de nada!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Por exemplo o "Monhé Ronaldinho Coxo", nunca disse que em Portugal só no SCP.
Se vier para o SLB está a ser apenas profissional.
Eu nunca acreditei no Benfiquismo de Simão.Fiquei desolado pela sua saída mas para mim sempre foi "Um Lagarto".
Achas que 3 Milhões é um justo valor ou está desinflacionado?

VermelhoNunca disse...

3 milhões é o valor que o seu clube pagará por Martins?

Mestrecavungi disse...

É o que dizem os pasquins!

Antes morto que vermelho disse...

muito bem observado nunca, as palavras de pc. só mesmo o rojo, para dar a essas mesmas palavras, a sua (muito pessoal e ressabiada) interpretação, "mais do mesmo", ou "cemouras para burros". a máxima do pimenta machado também foi usada pelos lampiões do cebola: Ontem um fora-se-série, hoje um jogador banal...

xungo e esta?"Atlético Madrid: Pongolle está a fazer testes médicos
Apontado como possível reforço do Benfica, o avançado francês Sinama Pongolle poderá já ter optado pelo Atlético Madrid..." esta é para o deficiente do madeiro vomitar agora só falta vomitar o aymar...

mas rui nabo da costa "continua a desenvolver um optimo trabalho como empregado do benfica..."
se não vão buscar o paulo assunção esta época, só te podes contentar com terem incendiado a camionete da Eva...
"Empenham a sua palavra a troco de nada" quem é que não "empenha" a troco de papel? se calhar só tu?

xungo o toni há tempo andava no brasil a tentar contratar jogadores com um "saco de rebuçados" hoje o comandante-costados anda a tentar contratar jogadores com quê? com papel de carta e uma bic?

VermelhoNunca disse...

Li, agora durante o almoço, que o Benfica ofereceu exactamente os mesmos valores a Cebola que o FCPOrto. O jogador optou pelo POrto uma vez que estava interessado em participar na Champions e não na UEFA. 7 milhões de euros por 70% do passe e 2 milhões/ano limpos para o jogador, são os valores referidos para a oferta que o Benfica fez ao jogador.

pachulico disse...

Mais um para a lista:

"Quique Sánchez Flores, nuevo entrenador del Benfica, baraja el nombre del veterano central argentino del Zaragoza Fabián Ayala como posible refuerzo del equipo lisboeta para la próxima campaña." in MARCA

Ai as canelas! Foge mantorras...

Unknown disse...

Cavalheiro Nunca:
Onde leu isso?

pachulico disse...

Vejam bem como vai o pseudo-glorioso: como é bem sabido, o francês Sinama Pongolle era um dos alvos prioritários do SLB, particularmente apreciado pelo maestro. Como tal apresentaram uma proposta (nao sei se com carta pessoal ou nao) que o rapaz muito apreciou. Quando todos pensavam que a contrataçao estava segura, surge na corrida o Atlético de Madrid. OK...é normal que um jogador com algum cartel prefira continuar na liga espanhola, e ainda para mais num clube com ambiçoes, a disputar a próxima LC, e com tradiçao de pagar bem...Mas espera! Afinal nào! Pelos vistos o rapaz vai assinar pelo Atlético para ser imediatamente cedido a esse portento do futebol espanhol e mundial chamado Racing Santander, clube cujo estádio nào apresneta sequer condiçoes para a disputa de jogos europeus! Para amenizar um pouco, de referir que este grandioso clube vai disputar, tal como o pseudo-glorioso, a taça UEFA! Assim vai o pseudo-glorioso...

Antes morto que vermelho disse...

...Fabián Ayala, com 38 anos, mas uma lenda, na arte de "dar no osso"

VermelhoNunca disse...

No Record, e também vem no Record Online, como verifiquei há pouco.

VermelhoNunca disse...

"Estão retidos no Aeroporto de Luanda vários troféus do Benfica que foram expostos em Angola, no mês de Maio. Ainda se desconhece quando é que será dada ordem para regressarem a Lisboa."

Este Benfica é o Maior, sem dúvida!!

Antes morto que vermelho disse...

sobre a noticia do Ayala, que foi dada pela Bola:
"Como zaragocista veo q hay algun tonto por ahi incluso mas q nosotros q este año ha sido mucho y asi nos ha ido. Ojala se lleve a este cancer, este ex jugador q ha venido a la Romareda robar"
"Ayala es un gran....mercenario. Menos mal que vino al Villareal ya que podemos decir bien alto que es un ex-futbolista. Lo siento por los mañicos dado que os ha estado robando toda la temporada"
"aimar y ayala son inseparables, yo ya veo a los 2 cedidos en el benfica, eso si, cobrando la mega ficha del zaragoza..."
"Ultima hora: Los Argentinos son unos mercenarios"
"Ayala siempre ha sido del Benfica, desde pequeño. Ayala siente mucho los colores del Benfica, hasta la médula"
"AYALA me parece de las peores personas que hay en el fútbol. No hay más que ver su comportamiento. Un año entero rajando del VALENCIA, club que le pagaba... para irse a VILLARREAL porque "le valoraban más"... Ya veo cómo se lo agradeció, dejándoles tirados en el último momento. Ahora con el Zaragoza en 2ª, se irá donde más le paguen. No lo dudeis. Pero mejor, MERCENARIOS como este cuanto más lejos mejor."

Antes morto que vermelho disse...

nunca: qual a razão da detenção dos troféus? o conteúdo? o marfim (dentes de elefante) que vinha aacompanhar os troféus?

VermelhoNunca disse...

Penso que dentro dos troféus estaria um Mantorras, referenciado pelo senhor administrador da SAD, o senhor Rui Costa.

JorgeMínimo disse...

Caro AMV:
Julgo que estaria o mítico Mantorras de marfim junto aos troféus.

Antes morto que vermelho disse...

a exportação de marfim é proibida, a venda de marfim também é proibida.
há uma loja nas amoreiras, que tem uma sala especial, só para os melhores clientes, em que se pode observar uma das maiores exposições (clandestinas) de marfim para venda. ,será que a loja é de familiares do mantorras? será que o ayala vai ser um novo sócio? ou será que a cabeça do xungo (para pendurar na sala de caça), esculpida a marfim, era uma das "encomendas"?

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Aparentemente o Rocky black já está em Lisboa para ser apresentado pela lampionada.

Antes morto que vermelho disse...

o balboa-black já deu uns socos no pepe lá em madrid... o petit já está no ginásio a treinar com a campeão de K2

vermelhosempre disse...

Penso que não é o Benfica que tem o seu nome associado ao contrabando de marfim nem a dentes de elefante...

Antes morto que vermelho disse...

madeiro voce não pensa, é escravo do rojo e assim, só faz o que ele ordena!!

vermelhosempre disse...

Eu penso logo existo...
Vc é do Porto logo é Merda...

vermelhosempre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vermelhosempre disse...

Amigo Minimo, vc que percebe de bola, diga-me, esse balboa vale alguma coisa?

pachulico disse...

Insultos?!?...Nao desespere sr sempre, agora com Rocky "Marley" Balboa talvez dê para o terceiro lugar! Mas veja lá se tem mais tento na...ponta do dedo! Os portistas nao têm que aturar a sua má educaçao e o seu ressabianço! Tenha tino!