quarta-feira, agosto 27, 2008

Livro de Reclamações - Breve Reflexão em torno do Basileia-Guimarães

Em Portugal, o "sistema" é tido como um fenómeno exclusivamente luso.
Nunca partilhei de tal entendimento.
O "sistema" português não é mais do que uma sub-espécie do "sistema FIFA" e do "sistema UEFA".
Lá como cá, muitos outros factores, para além dos meramente desportivos, concorrem para os resultados dos jogos.
Interesses vários, desde os financeiros aos políticos, determinam muito do que se passa dentro das quatro linhas.
Hoje, voltou a ser assim.
A presença do Guimarães na Champions assumir-se-ia como pouco atractiva do ponto de vista da UEFA.
O Guimarães não acrescentaria qualquer potencial comercial, directo ou indirecto, ao já proporcionado pela presença de Porto e Sporting.
Ao invés, o Basileia permitiria à UEFA penetrar em mais um mercado, agregando as correspondentes mais-valias económicas.
Por outro lado, enquanto em Portugal o futebol se assume como uma indústria perfeitamente consolidada, na Suiça apresenta um mercantilismo pouco mais do que rudimentar, que "exige" ser estimulado.
Por fim, não olvidar que a UEFA foi fundada em Basileia e que o seu centro administrativo é em Nyon.
Ou seja, quer de um ponto de vista financeiro, quer de um ponto de vista político, os proveitos decorrentes da qualificação do Basileia para a fase de grupos da Champions eram evidentes.
E, por serem manifestos, emergem facilmente apreensíveis pela generalidade dos intervenientes influindo no seu processo de decisão.
Diria mais, determinando o sentido das suas resoluções!
Quem ergueu a bandeira assinalando fora de jogo a Roberto não foi o árbitro auxiliar. Foi o "sistema"!

10 comentários:

Ndrangheta disse...

Snr. Vermelho:
Peço desculpa, mas não posso deixar de transcrever algumas passagens de um artigo hilariante publicado na Marca:
"Del partido, pese a la bisoñez del rival, se sacan algunas conclusiones. "
"El primer gol, sin embargo, lo hizo Higuaín, y no lo hizo de cualquier manera. Rompió la cintura de Caneira y finalizó con la cabeza levantada ante Rui Patricio."
"El descanso salvó a los portugueses como la campana a un boxeador noqueado. Daba la impresión de que el Madrid podría haber marcado los que quisiera si la primera parte se hubiese alargado."
"Usuario: duducampeonFecha: 28/08/2008 10:58
diogod. Y en la segunda parte, el Madrid no jugó con suplentes? Igual vi yo otro partido... 6 cambios en el descanso. Vaya flipado que eres... Si siguen los de la primera parte y vuestro equipo titular, os metemos un 3-1 en la segunda. Me uno a tu deseo: ojalá nos tocase el Sporting en Champions. 6 puntos fáciles."

Ndrangheta disse...

E, também, este do blog Leão da Estrela:
"A vergonha de Madrid
Estavam reunidas as condições para uma grande noite de futebol europeu ao mais alto nível, para orgulho da nação sportinguista.
O Sporting Clube de Portugal,
vice-campeão português e vencedor da Supertaça nacional, era o convidado de honra do Real Madrid para disputar o prestigiado Troféu Santiago Barnabéu,
figura maior da história do clube madrileno.
O Real Madrid levou o jogo a sério, a começar por ter apresentado o Estádio de
Santiago Barnabéu praticamente cheio, uma novidade para quem está habituado a jogar no futebolzinho de Portugal - sobre o qual Filipe Soares Franco até tinha
feito umas declarações interessantes, embora demasiado cautelosas, antes da
viagem para Espanha.
A partida também tinha tudo para ser uma excelente amostra da próxima Liga dos Campeões, onde Real Madrid e Sporting poderão cruzar-se.
Os jogadores da equipa
portuguesa também poderiam ter aproveitado para se mostrarem ao público espanhol. E o Sporting para ganhar experiência internacional e dar expressão à
dimensão europeia da sua escola de formação.
Porém, não foi nada disto que sucedeu.
Paulo Bento, que até jogou em Espanha e deveria saber do rigor e seriedade com que o Real Madrid encara qualquer jogo,
mais a mais internacional e em memória de uma grande referência da sua história, escolheu uma equipa secundária e estragou o espectáculo.
Ao intervalo, a equipa leonina perdia por 5-1 depois de um jogo irreconhecível, onde ficámos a saber que jogadores como Pedro Silva, Ronny e Tiuí são grandes candidatos a deixar Alvalade numa próxima remodelação do plantel, uma vez que, manifestamente, não
têm categoria para vestir a camisola do Sporting.
Na segunda parte, tudo mudou com a remoção das nulidades (Rochemback incluído) e a entrada dos habituais titulares.
Sem se livrar do vexame, o Sporting começou, então, a jogar, perante um Real Madrid relaxado, e até fez dois golos, reduzindo
para o 5-3, que foi o resultado final. O problema é que estava em jogo o Troféu Santiago Barnabéu, prova que jamais deve ser encarada como se de um treino se
tratasse.
De resto, a ideia de fazer a gestão do plantel não tem qualquer sentido. O próximo compromisso oficial do Sporting só acontece na próxima segunda-feira, em
Braga.
Mais a mais, a equipa tem de estar preparada para jogar dois dias por
semana.
Ou muito me engano ou tão cedo o Sporting não será convidado do Real Madrid para jogo nenhum. Esta vergonha de Madrid representa, por isso, um grande
passo atrás na dimensão europeia do futebol do Sporting."

vermelhosempre disse...

Bem, quando vi aquele penalti ser assinalado contra o sporting no sábado, pensei que era o pior erro que um fiscal de linha podia cometer... mas ontem, pude constatar que existem fiscais de linha bem mais "ceguetas" que os nossos cá. Aquele lance anulado ao Roberto, é uma calamidade mundial, do pior até hoje visto. Será que ninguém (para além do Guimarães) vai ser punido? É que aquele fiscal deveria ser irradiado do futebol..
PUTA QUE O PARIU

antes morto que vermelho disse...

ó guimaraes, vai pó car****
ó guimaraes, vai pó car****

é bem feito, o advogado deste cluvewzeco não foi escravo da lampionada atá ao fim? não foi advertido pela uefa para estar quieto?
agora só resta o cajuda arrotar em frente ás televisões e a lampionada ir a guimaraes fazer o "jogo da consolação"

antes morto que vermelho disse...

madeiro: irradiado devia ser o cavalo lampião, que convenceu os estúpidos do guimarães que podiam ir á champions directamente!

agora só espero que desçam de divisão, que o assassino meireles parta a perna e que o cajuda não chegue ao natal.

Jimmy Jump disse...

Infelizmente ainda não tive a oportunidade de visualizar esse roubo de catedral que foi a anulação do golo do Guimarães, que inviabilizou a presença daquela equipa na liga milionária.
Quero demonstrar desde já o meu lamento pelo sucedido, solidarizando-me assim com os vimaranenses neste momento de frustração, designadamente por verem secundada a sua capacidade desportiva, em prol de uma dinâmica de bastidores bastante eficaz por parte dos dirigentes desportivos do Basileia de Carlitos.
Todavia quero sublinhar a coerência da UEFA neste âmbito, nomeadamente a de engrandecer todos aqueles que comem tacos e azulejos para no final festejarem a glória dos seus, desvalorizando deste modo os jogadores que só comem a relva, porque como se sabe esta é bem mais fácil de engolir e digerir.
Em conclusão, se o Porto participa na champions de 08/09 não vejo razão absolutamente nenhuma para o Basileia de Carlitos estar fora da competição.
Afora isto, e brotando aqui o meu espírito Algorista (relativo a Al Gore) quero também partilhar convosco a minha indignação pelo massacre penoso que tomou lugar em Madrid cujos animais indefesos, uma espécie de lagarto calimero, mais não fez do que ser oprimido e posteriormente fugir enrabado por entre os violentadores, isto sem nada ter feito!
Que mau…

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Não vi o jogo de Madrid, mas pelo que li foi uma perfeita vergonha. Ao ler a constituição da equipa percebi porquê. Está à vista há algum tempo que o Pedro Silva e o Ronny são 2 jogadores muito limitados e que não deviam fazer parte do plantel, pô-los a titulares em Madrid é uma perfeita idiotice, daí que 5-1 ao intervalo não me surpreende. Quantas às calamitosas palavras dos ressabiados condóminos lampiões, resta-me dizer que o resultado final ficou num meritório 5-3, num verdadeiro festival de golos e que esses merdas da 2ª circular quando lá foram ao Santiago Bernabeo disputar a mesma taça levaram 4-0 e provavelmente com a equipa titular da altura.

Em relação ao Vitória, já foi tudo dito, foi um roubo de catedral, mas ainda bem, porque fica mais dinheiro para o meu clube de participação na Champions.

Ndrangheta disse...

Snr. Jorge:
Ainda me estou a rir do seu comentário.
Nem imagina a felicidade que me provocou.
Agradeço-lhe este momento tão bem passado.
Muito ressabianço e o inevitável complexo de inferioridade em relação ao Benfica.
O desnorte é tão grande que se recorre a factos de 1996, isto é, ao Benfica dos tempos de Damásio.
Parece-me justa e adequada a comparação ou não tivesse sido escrito na Marca que "Del partido, pese a la bisoñez del rival, se sacan algunas conclusiones."
Para quem como o caríssimo aqui afirmou ter o Sporting melhor plantel do que o ano passado, compará-lo com o Benfica dos tempos de Damásio, submerso numa enorme crise desportiva e económica, só revela a sua cabecinha pequenina, cheia de recalcamentos e complexos.
Vá ao terapeuta para ver se consegue libertar-se dos seus fantasmas.
Foram humilhados - ponto final.

JorgeMínimo disse...

Besta Vieira:

Eu não o conheço, nunca me foi apresentado, nem estou sequer interessado em que o seja.
Não é bem-vindo ao blog, não traz nada de novo, que merecesse a pena aturá-lo. Em suma, que vá à merda, é o meu desejo!!!

Ndrangheta disse...

Snr. Jorge:
Quando faltam os argumentos, sobra a falta de educação.
Vá ao terapeuta para ver se consegue libertar-se dos seus fantasmas.
Foram humilhados - ponto final.