sexta-feira, dezembro 19, 2008

Análise ao S.L.Benfica (MCMeA) – Metalist Kharkiv. 0 (8) - 1 By Cavungi

Foi com um enorme choque, que a Europa do Futebol assistiu à inesperada e prematura eliminação do SL Benfica da presente edição da Taça UEFA, que sem a continuidade do SL Benfica, perde algum do seu brilho e porque não dizê-lo, muitos e muitos Euros.
Afinal de contas saiu da prova o Maior Clube do Mundo!
À partida para este jogo e já com a qualificação practicamente assegurada, para isso bastando bater a desconhecida equipa do Metalist-Kharkiv por um magro 8-0, pode-se dizer que o SL Benfica teve o pássaro na mão, mas deixou-o voar!
E a estratégia pensada e utilizada por Enrique Sanchez Flores até deu resultado.
O Benfica, perante o seu público, entusiasta e incondicional, num estádio a rebentar pelas costuras, começou dominador e logo aos 2 minutos, Cardozo falhou em cima da linha de golo, aquilo que seria, na altura, o 1º de muitos golos.
Depois foi a vez de Gilles Bynia aos 4 minutos ser derrubado em plena área de rigor, depois de um slalom de mais de 85 metros, mas o árbitro inexplicavelmente “mandou seguir”. Aos 10 minutos Nuno Gomes falhou o 3º golo, com uma cabeçada quase, quase certeira que embateu nos dois postes e depois foi à barra acabando por se perder pela linha lateral.
15 minutos, e mais uma penalidade não assinalada pelo árbitro ucraniano Dimitri Palmovski, um nome a reter em matéria de “roubos de igreja”. Até meteu nojo.
O SL Benfica continuou a carregar e o sufoco ucraniano agudizava-se.
Advinhava-se por isso, o 5º golo a qualquer momento, e ele quase, quase surge aos 39 minutos por intermédio de David Luiz num acrobático pontapé de moinho! Bola na trave e nos dois postes mais uma vez!!!!! Os Deuses da fortuna nada queriam com a guerreira equipa encarnada.
E assim se chegou ao intervalo com 5 quase, quase-golos sem resposta. Embora o placard continuasse em branco.(penso que devia estar avariado).
Aliás, os numero da 1ª parte são elucidativos:
Cantos: Benfica 12 - Metalist 1
Remates: Benfica 18 – Metalist 1
Posse de Bola: Benfica 90 % - Metalist 9% (Apanha-bolas 1%).
Na segunda parte, mais do mesmo:
Banho de bola do SL Benfica, com uma defesa intransponível, um meio campo dominador, mas ao mesmo tempo criativo, rápidas trocas de bola, e um ataque devastador.
Um carrossel de futebol ofensivo, como há muito não se via nos palcos europeus.
Pena foi que, com inúmeras oportunidades do golo flagrantes, o SL Benfica não tenha traduzido em golos a superioridade demonstrada. E ela podia ter sido demonstrada aos 55m por Urreta, bola na trave, aos 66m, por Katsô com um golo (mal) invalidado, já que a bola transpôs um metro a linha de golo, por Balboa aos 77m com um penaltie anulado e por Luisão o Imperador aos 88 minutos, naquela que foi já considerada, a defesa do ano 2008.
Mas a história do futebol está pejada destas situações, e aos 84 minutos no único remate efectuado na 2ª parte, o tal Metalist-Kharkiv marcou o seu golo de honra, este sim obtido de forma irregular e que veio trazer um incomensurável sabor a injustiça ao resultado.
Em suma, a falta de sorte aliada a uma arbitragem inacreditável, ( veja-se que o árbitro até permitiu que o Metalist jogasse com um Guarda-Redes), foram factores intransponíveis para o SL Benfica que, deste modo, não pode associar mais um troféu europeu ao seu invejável palmarés.

EQUIPAS OFICIAIS

BENFICA:
Moreira; Maxi Pereira, Miguel Vítor, Sidnei e David Luiz; Binya, Yebda, Fellipe Bastos e Urreta;, Nuno Gomes e Cardozo
Suplentes: Moretto, Luisão, Katsouranis, Balboa, Aimar, Di María e Suazo

Treinador: Quique Flores

METALIST:
Goryainov; Maidana, Obradovic, Papa Gueye e Gancarczyk; Edmar, Bordiyan, Slyusar e Trisovic; Jajá; Fomin
Suplentes: Bazhan, Babich, Konyushenko, Barilko, Rykun, Devic e Pontudalenko
Treinador: Myron Markevich

38 comentários:

Vermelho disse...

Amigos:
Este foi um dos raros jogos que não vi, em directo, do Benfica.
Obrigações parentais assim o ditaram!
Sabendo-me impedido, logo pensei no amigo Cavungi para assumir o papel de cronista.
Desafio lançado, desafio aceite.
Sem pestanejar, como sempre!
A simpatia e a disponibilidade de sempre!
Obrigado, muito obrigado!!!
Bem-haja!
Aquele abraço.

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Vou, agora, ver o jogo.
Na certeza, porém, que não será tão delicioso, nem tão rico, nem tão agradável como a tua crónica.
Genial!
Parabéns!

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Ridículo!!! Nem aos metalúrgicos conseguem ganhar pontos. Que grande cambada de marretas!! A começar pelo nosso estimado Sr. Administrador que para gáudio do "Plágios" decidiu pôr a equipa de Andebol do Sporting nos "Marretas", esquecendo-se que esta prova era realizada em duas mãos, foi de uma idiotice sem precedentes. Resultado, o Sporting ganhou por 30-21 e o Sr. Administrador e o "Rei dos Plágios" enfiaram as respectivas orelhas de burro. Cada um, ou quiçá só um, para gáudio dos condóminos lagartos.
Sobre o jogo da Luz, dizer que vi a 2ª parte no computador num canal americano, e que foi um jogo paupérrimo. Ó Cavungi, é melhor rezares para não teres lesões e castigos no resto que falta da época, porque na verdade os que jogaram são muito fracos. Nem com uns "metalúrgicos" a fazerem um grande frete, já que pareciam excursionistas em visita à "Catedral". O público era tanto que a águia "Vitória" em vez de ir ter com o hamburguer que estava no pedestal do símbolo dos lampiões, foi atrás de um rato que se movimentava nas bancadas desertas, onde sobressaía um imenso MEO!!! Piada, só mesmo no fim. O Cardozo atirou ao poste, contra-ataque dos "metalúrgicos" e golo. Até me vieram as lágrimas aos olhos!!!! E tiveram muita sorte que o árbitro fez que não viu um penalty evidente aos 91m, que penalizaria ainda mais , esta derrota patética. Já agora Sr. Administrador, mais uma marretice, porque é que não foi progonosticado, o jogo Do Estrela da Porcalhota com os tripeiros?

MigasMan disse...

Será que Cavungi é do Benfica???
Pela sua crónica tenho que concluir que sim. O que é vergonhoso é que só veja para um lado.
Assim:

2 minutos - Forte manifestação da simpática claque ucraniana, batendo palmas, no que não foi secundada pela numerosa falange rubra, que assobia um cartaz que dizia Metalist (se repararem bem no adepto benfiquista que assistiu ao jogo, parece que está a mandar beijinhos, mas na realidade está a assobiar).

13 minutos - A defesa benfiquista começa a dar sinais de vida, em clara discordância com o estipulado pelas leis da UEFA, que proibem terminantemente este tipo de actuação destinado a fazer morrer de riso os avançados da equipa contrária.
O cartaz a dizer Metalist agita-se uma vez mais...

19 minutos - O árbitro perdoa um penalty contra o Benfica e consequente vermelho directo ao Moreira que varreu (é o termo) um adversário com uma entrada inqualificável de queixo em riste, ao esticar o pescoço para ler um cartaz que dizia Metalist...

26 minutos - Quique Flores chega ao estádio e acena ao adepto que foi ver o jogo, numa cena repetida 168 vezes pelo canal Benfica, que ignora propositadamente os aplausos e agradcimentos da claque ucraniana ao treinador encarnado, agitando um cartaz que dizia Metalist...

45 minutos - Bynia tem uma entrada a matar sobre a baliza do topo Norte, quando esta já o tinha fintado e seguia com a bola dominada. Nem falta foi!... Pouco depois, Viktor Badalhoschenko, o adepto ucraniano que tinha um cartaz a dizer Metalist vai tomar café.

46 minutos - O árbitro permite que o Benfica jogue a 2ª parte, depois do que vez na primeira. Regressa às bancadas o adepto benfiquista que assistiu ao jogo.

65 minutos - Quique Flores coloca mais jogadores benfiquistas a aquecer, numa manobra claramente provocatória. Intrigado, o sr Viktor atende o telemóvel pousando o cartaz que dizia Metalist...

85 minutos - O Metalist marca. Consternado, o sr Viktor quer agitar o cartaz que dizia Metalist mas o mesmo desapareceu misteriosamente...

90 minutos - Fim do jogo. Dirige-se tudo para a sala de imprensa para a conferência de imprensa de Quiquito.

A conferência inicia-se em clima de grande tensão depois de ninguém ter querido comer os churritos que El Flores tinha levado para amenizar o ambiente. Como uma desgraça nunca vem só, o Superintendente da esquadra do Alto dos Moinhos proíbe toda a gente de sair do Estádio enquanto o cartaz roubado ao sr. Viktor não aparecer.
Pouco depois, como ninguém lhe ligasse a ponta dum corno, Quique desiste de comentar o jogo e resolve apresentar a lista de convocados para o próximo jogo, com o Nacional.
E finalmente tudo se esclarece. O adepto benfiquista que tinha assistido ao jogo é preso, acusado de roubar um cartaz onde agora se pode ler: MetalistA NO CÚ!
Depois de identificado na esquadra foi solto e mandado para casa onde escreveu a crónica do jogo para um blog que todos conhecemos.

Vermelho disse...

Amigo Mínimo:
Não foi porque me esqueci!
Peço, desde já, desculpa pelo esquecimento!
No mais, dizer que já aqui explicitei abundantemente o critério para eleição dos vedetas e marretas.
Da análise que fiz aos resultados do último fim de semana, entendi que o mais marreta tinha sido o do Sporting em Andebol.
Havia outras possibilidades, mormente os empates de Benfica e Sporting em futsal.
Todavia, foi uma derrota e isso pesou.
Por outro lado, pareceu-me ser de homenagear um comentário aqui feito aquando de um resultado semelhante do Benfica frente ao São Bernardo.
Aquele abraço.

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Não vi o jogo, mas ao ler a tua crónica foi como se tivesse visto.
Curiosamente, tinha sido esse o resultado que eu tinha palpitado no passatempo: Benfica: 8 (quase golos); Metalisc: 1 (golo efectivo).
Como no futebol, incrivelmente, vale mais um golo efectivo do que oito quase golos, o Benfica viu-se surpreendentemente afastado da Taça UEFA.
Foram 17 milhões de euros que voaram assim, num ápice, de uma forma totalmente imprevista e sem razão.
O Futebol é um mar de injustiças!

PS: A tua crónica está ao nível do que de melhor se faz em Portugal em matéria de humor!

Unknown disse...

Caro Lion Heart:
Honra lhe seja feita: o seu comentário ao comentário do Cavungi está uma delícia!
Ao ao nível do que de melhor se faz em Portugal em matéria de humor!

antes morto que vermelho disse...

o meu prognostico para o jogo de ontem era 8-1 para o curralense, pelo menos acertei nos golos dos judas priest.
falhei no hat-trick do cabeça-bicuda
mas o cara-encebada continua a ser muito eloquente e a curralada a ele tudo perdoa... desde que continue á frente na liga, para eles essa é a ração qb

antes morto que vermelho disse...

e a pasquinada o que é que vomita em relação ao jogo da curralada?

Vermelho disse...

Sporting-Bayern

Vermelho disse...

Atl. Madrid - Porto

VermelhoNunca disse...

Ontem fiz questão de assistir ao vivo ao jogo, não o do Metalist, mas o do Sporting frente ao São Bernardo. Estava tanta gente no pavilhão do Casal Vistoso como no Curral da Luz( alguém me sabe dizer porque o Benfica foi obrigado a jogar à porta fechada?).
Para o Trampas dedico o resultado da vitória do Sporting e consequente apuramento para a fase final da Taça da Liga em andebol.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Sendo certo que sempre estiveram mais 4 mil pessoas do que no Sporting-Marítimo.

p.s. quais as tuas perspectivas após o sorteio da Champions?

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, não compare as situações. O seu clube é apenas o Maior Clube do Mundo. Aliás, nem se sabe quantos pessoas estiveram ontem no curral, há quem diga 11.100 ( a organização), há quem diga 5.000 ( um canal de televisão onde vi o resumo), mas isso pouco importa. No Maior Clube do Mundo não pode nunca suceder uma situaçáo como a de ontem. Bela receita, mais uma.
Quanto à Champions, agradou-me o Bayern, face ao que era possível.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Comparo o que é comparável.
E o que é comparável são os números 11 mil e 7 mil.
Assim, se em relação a um jogo com 11 mil se diz que decorreu à porta fechada, o que se diz de um que decorreu perante 7 mil?
À porta trancada?
Na clandestinidade?

p.s. presumo que acalentas esperanças na qualificação para os 4ºs de final, estou certo?

Mestrecavungi disse...

Sporting - Bayern Munique
At. Madrid - FC Porto

Calhou a pera doce ao Bayern!
Mas é uma eliminatória de "fifty-fifty".
O Sporting tem 50% de hipoteses de ser eliminado, e 50% de hipoteses de ser eliminado com humilhação!
Força Bayern!
O Fc Porto é favorito contra o Madrid, mas:
Força Kun Aguero!

Mestrecavungi disse...

Amigo Lion,
És o maior.
Soltei sonoras e consecutivas casquinadas com o teu comentário.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Obrigado.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, não são comparáveis os números, na minha opinião. O seu clube tem 200 mil sócios, tem largos milhões de adeptos, é apenas e só o Maior Clube do Mundo.
A realidade do Sporting é totalmente diferente. Mas isso pouco interessa. No entanto, quando metem muita gente no curral, gostam de o anunciar publicamente. Ontem jogaram á porta fechada, e fecham-se quanto a esse aspecto.

Quanto ao Bayern, considero os alemães favoritos, mas acredito no meu clube. A ver vamos, em 2009.
Até lá, força Nacional da Madeira.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, folgo em vê-lo satisfeito, depois de uma semana , diria que drástica, quanto ao seu temperamento.
Fez-lhe bem este sorteio da Champions. E como você já está livre disso, agora pode urrar à vontade.
1 ponto na fase de grupos da Taça Uefa, acha que alguma equipa portuguesa fez pior? Vocês são mesmo os maiores.

Unknown disse...

Quanto ás assistências do SCP e do Benfica, importa salientar que o SCP jogava para a Taça da Liga e o Benfica para a Taça Uefa.
O prestígio de uma e a falta dele de outra obviamente que reclamavam diferentes assistências.

Para além disso, o SCP ia jogar com uma equipa que havia sido goleada por 6-0 em casa no jogo anterior - a denunciar as suas fraquezas - e o Benfica com esse portento do futebol europeu chamado Metalist - a quem o Estoril ganhou num jogo treino.

Justifica-se, pois, a diferença no número de espectadores.

Mestrecavungi disse...

Sp Braga - Standard Liege
Benfica - Nacional

Mestrecavungi disse...

Chelsea-Juventus;
Villarreal-Panathinaikos;
Sporting-Bayern Munique;
Atlético de Madrid-FC Porto;
Lyon-Barcelona;
Real Madrid-Liverpool;
Arsenal-Roma;
Inter-Manchester United.

Mestrecavungi disse...

Taça UEFA

Paris SG - Wolfsburg
Marseille - FC Twente
FC Zenit - Stuttgart
Dynamo Kyiv - Valencia
Bordeaux - Galatasaray
Werder Bremen - Milan
AaB Aalborg - Deportivo Fiorentina - Ajax
Olympiacos - Saint-Étienne
Lech Poznań - Udinese
Aston Villa - CSKA Moskva
Sp. Braga - Standard de Liège
Sampdoria - Metalist
NEC - Hamburg
København - Man. City
Shakhtar Donetsk - Tottenham
Benfica-Sevilha

Mestrecavungi disse...

Bom fim de semana!

antes morto que vermelho disse...

tueba: khun aguero!! e forlan e maxi e simulão e maniche e heitinga e ulfasi e sinama pongole (onde é que eu já ouvi falar deste marreta?) e coupet e seitaridis e pernia e raul garcia e sergio garcia...

uma vez mais o fcp tem um adversário na champions ao seu alcance, uma vez mais duvido que o burraldo consiga aproveitar esta oportunidade, uma vez mais burraldo vai perder a oportunidade de entrar na história do fcp...

quanto ao adversário da lagartada, é mau, mesmo muito mau, o bayern vai dar uma sova na lagartada, ao menos os jogadores lagartos vão poder ir a munique e beber a melhor cerveja do mundo. já estou a ver o abel a ser toreado pelo ribery e os centrais da lagartada a não poderem com o luca toni!

já agora gostava de saber quem é que tocou ao curralense? e se o primeiro jogo é ou não no curral?

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Que é feito do Benfica?
Não aparece no sorteio da UEFA.
Ficou isento?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, após o jogo de ontem à porta fechada no Curral, o Benfica dá ideia de ter sido castigado pela UEFA, não surgindo o seu nome nas equipas sorteadas para a próxima fase.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, ouviu falar da possibilidade do seu clube ser punido por ter transmitido em directo, um jogo de juniores e um jogo da Liga Intercalar, no canal Curral? Punido monetariamente.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Jogo de Juniores ainda não transmitiu.
Penso que o fará este fim de semana.
O jogo da Liga Intercalar foi transmitido em simultâneo com a RTPN.
Desconheço qualquer punição e fundamento para tanto.

antes morto que vermelho disse...

durante a tarde li quem foi eleito o perna de pau deste ano, o trofeu foi, a par, para dois marretas: benitez do fcp e balboa do curralense.
benitez custou 1 milhão de euros ao passo que balboa custou 4 milhoes de euros.

li também que ontem um tal de david lixo luiz, deu "porrada de criar bicho" e só levou um amarelo. esse novo-defesa-esquerdo que, amanhã vai ser convocado para a selecção canarinha. não esquecer que o "renovado-descartado" também já jogou pela canarinha, contra o haiti, em port au prince, numa 6 feira chuvosa de dezembro, mas já jogou...

VermelhoNunca disse...

Macaco, sabe de alguém que tenha sido afectado por algum tipo de traumatismo u...craniano, após visita ao curral ontem à noite?

antes morto que vermelho disse...

sim: tueba, bermelho, jimmy-gay e mongoloide, estão todos na catedral da cerveja a afogar mágoas e a verem televisão virtual e outros a verem a rtp memória...

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

O FC Porto tem grandes hipóteses de passar frente ao Atlético de Madrid, o Sp. Braga, apesar da boa 1ª fase do standard de Liége, também me parece que terá hipóteses no apuramento. Em relação ao Sporting tudo me parece mais difícil, se apanharmos o Bayern que esmagou nos anos 70 e 90 o Benfica, arriscamo-nos a ser humilhados. Se por acaso, for ao nível do que apanhámos há 2 épocas (0-1 e 0-0) deixem-me sonhar!!!

antes morto que vermelho disse...

minino: podes sonhar á vontade, mas quando o ribery ou o luca toni ou até o klose começarem a meter golos na baliza do patareca, então eu dou-te um chuto nas partes baixas para acordares. pode ser que o jantarinho na zona vip te provoque azia.

Zex disse...

Bela crónica de Vungi.
Belo comentário de Lion Heart.
Parabéns aos dois !
Quanto ao Atlético de Madrid, entendo que se trata de um adversário difícil mas, mesmo assim, dos melhores que poderia ter calhado ao Porto. Era bem pior jogar contra o Chelsea, Inter ou Real Madrid.
Vamos ver se o miserável Jesualdo aproveita a oportunidade, desta vez, ao contrário do ano passado.
Maniche, Kun, Simulão, Traidor, Maxi, Forlan, etc., não são nada maus e há que respeitar.
Tudo em aberto, parece-me.
Já qto ao Sporting, acho muito difícil. Ribery está em grande, mas isso só não chega. Podolsky está em conflito com o clube. Klose é fraco. Toni é perigoso.
É um oponente difícil, mas nada tem a ver com o tal dos anos 70, 80 e 90. Como diz Mínimo, contra o bayern de há duas épocas, tudo é possível.
Mesmo assim, o mais provável é o adeus do Sporting, parece-me.

MigasMan disse...

Sporting claramente favorito.
Os alemães mantêm Scweinsteiger (raio de nome) mas nós já despachámos o Labreca, logo por mais que eles tentem não marcam. Um golo nosso elimina os alemães que vão andar os 180 minutoa à procura do guarda redes de voz grossa...