domingo, julho 20, 2008

Artigo de Opinião de Luís Sobral

Valentim: digam tudo, menos que não possui condições para se manter

Ponto prévio: até que as sentenças do «apito dourado» transitem em julgado (e ainda falta tanto...), todos os que hoje foram declarados culpados têm direito à presunção de inocência.

Dito isto, é evidente que a sentença do tribunal de Gondomar resulta numa dura punição para Valentim Loureiro, cidadão que é presidente de uma câmara municipal, teve cargo de relevo na empresa responsável pelo Metro do Porto e desempenha diversos cargos no futebol português há décadas, sempre ao mais alto nível.
Além de Valentim Loureiro, foram condenados a penas de prisão, suspensas, os dirigentes Pinto de Sousa, Francisco Tavares Costa, José Luís Oliveira, e alguns árbitros.
Depois de cinco anos de investigação e julgamento, o tribunal concluiu, em primeira instância, que existia um esquema para beneficiar o Gondomar. E puniu quem entendeu que devia punir. Para muita gente, as penas serão pequenas. Para envolvidos e adeptos do clube será sempre uma injustiça.
Para mim, o mais relevante de tudo isto é que um presidente de câmara, também presidente da Assembleia Geral da Liga, acaba de ser condenado a três anos e dois meses de prisão com pena suspensa, pelo crime de prevaricação e 25 crimes de abuso de poder, como cúmplice.

É um dia triste para o futebol.

Mais triste ainda porque as chamadas «pessoas do futebol» continuam a não saber o significado da palavra respeito. Passadas diversas horas sobre a leitura da sentença em Gondomar, é notável que os clubes profissionais de futebol ainda não tenham sentido necessidade de convocar uma assembleia geral para, pelo menos, discutir o assunto.
Do meu ponto de vista, e escrevo-o há anos, Valentim Loureiro é um dos grandes problemas do futebol português. Infelizmente, os dirigentes dos clubes profissionais acham que não. E estão profundamente enganados, claro.
Até pode ser que Valentim Loureiro um dia destes acabe por conseguir provar que não é assim tão culpado. Mas há muito que deixou de ter condições para se manter no futebol. Se é que algum dia as possuiu, coisa sobre a qual sempre tive muitas dúvidas.

PS: Muito se tem falado no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol. É o único órgão na justiça desportiva com poderes para actuar sobre Valentim Loureiro, presidente da Assembleia Geral da Liga. Na prática, isto significa que um vereador eleito pelo PSD em Gondomar teria de agir sobre o presidente da câmara, num caso em que, diz o tribunal, Valentim utilizou o seu poder para ajudar o clube da terra a subir de divisão. Tudo isto a uns meses das eleições autárquicas. Apetece emigrar, não é?

9 comentários:

Vermelho disse...

Amigos:
Serve o presente comentário para vos comunicar que na próxima sexta-feira o blog entra em período de férias até 31 de Agosto.
Claro está que se assim a actualidade desportiva o exigir, poderá, naquele período, ser publicado um post.
Conto, por exemplo, caso me seja possível, redigir análises aos 2 primeiros jogos do Benfica na Liga Sagres.
Abraços.

VermelhoNunca disse...

Agradeço a informação amigo Vermelho. E como informa antecipadamente que tentará fazer a análise aos 2 primeiros jogos do Benfica, nessa altura seguramente não apareço cá.
Talvez se coseguirmos títulos nos Jogos Olimpicos de Pequim ( que aqui ninguém fala), o blog reactive, mesmo em Agosto.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Perante o sossego que tem sido o blog, nestes últimos dias, o melhor é mesmo parar para férias e deixar um post, caso haja algo para dizer.

VermelhoNunca disse...

Coisa pouca para os lados do curral, e ainda faltam mais reforços:
"Enquanto não procede a dispensas, o que deverá ir acontecendo por estes dias, o treinador Quique Flores tem às suas ordens um extenso plantel de 37 jogadores, bem longe dos 25 que idealiza."

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Se conseguirmos medalhas ou resultados muito relevantes em Pequim, certamente que redigirei um post sobre o assunto.
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Estou confiante que o conseguiremos.
Abraço

VermelhoNunca disse...

Ontem li declarações do senhor Rui, que Aissa ia ser contratado para ser emprestado.
Hoje li declarações de Aissa, que diz que ser emprestado recusa.
Isto sim, é o Benfica de sempre.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Compra o Noswothy para a fantasy deste ano.
Eu já o fiz.
Boas férias.
Abraço

VermelhoNunca disse...

AMigo Impostor..nem de férias? Francamente...