terça-feira, julho 08, 2008

Livro de Reclamações

1 - Em 19 de Fevereiro de 2008 escrevi:"As ondas de choque espoletadas pela publicação no jornal "A Bola" do voto de vencido do ex-Presidente do Conselho de Justiça da FPF, Herculano Lima, no recurso interposto por Valentim Loureiro do castigo que a Comissão Disciplinar da Liga lhe havia imposto por ter atentado contra a honra e consideração dos juízes Pedro Mourão e Francisco Cebola, findaram na mera constatação do óbvio - ausência de credibilidade do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol!
Todavia, a riqueza da retórica argumentativa daquele voto de vencido exigia que se alcançasse o seu desiderato último - condenar o tráfico de influências!
A comunicação social não o fez ou não o quis fazer!
Inclino-me para a segunda das hipóteses tanto mais que com a demissão de Herculano Lima o seu lugar foi ocupado por António Gonçalves Pereira e nenhum órgão de comunicação social se predispôs a denunciar o curricullum deste personagem.
E quem é António Gonçalves Pereira, perguntam vocês?
É vereador da Câmara Municipal de Gondomar e foi presidente da Assembeia-Geral do Gondomar Sport Clube!
Qual a instância que a final se pronunciará sobre o famoso "Apito Dourado"?
O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol!
Há cada coincidência..."

2 - Por falar em tráfico de influências e comportamentos ética e moralmente abjectos.
O que dizer da tentativa de golpe de Estado palaciano perpetrada por Gonçalves Pereira?!
O que dizer do facto de, em momento anterior à reunião do Conselho de Justiça, ter sido perscrutado o sentido de voto dos diferentes conselheiros em ordem à subversão da lógica democrática que deveria presidir à deliberação?!

3 - O que dizer de um indivíduo que julga verificado o impedimento de um vogal e que, simultaneamente, obsta a que seja apreciado pelo Conselho de Justiça, enquanto órgão colegial, idêntico incidente contra si deduzido?! (dispõe o n.º 4 do art.º 45 do CPA que "- Tratando-se do impedimento do presidente do órgão colegial, a decisão do incidente compete ao próprio órgão, sem intervenção do presidente")

4 - Incumbe ao Presidente do Conselho de Justiça, entre outras competências, dirigir e orientar os trabalhos das reuniões.
Atenta a natureza de poder/dever desta prerrogativa legal, me parece que ao Presidente do CJ se achava coarctada a possibilidade de pôr termo à reunião antes de debatida e apreciada a ordem do dia, na medida em que, fazendo fé nos relatos da imprensa, inexistiram quaisquer circunstâncias excepcionais que o justificassem.

5 - Que idoneidade terá Madaíl descortinado num indivíduo que não hesita em fazer soçobrar os mais elementares princípios e valores em ordem à satisfação de interesses esconsos e oblíquos?!

6 - Sábado como há 10 anos, Gonçalves Pereira desprezou a justiça, a equidade e o Direito em favor da subserviência, do compadrio e da mercantilização do poder público em que se achava investido.

7 - Sábado como há 10 anos, Gonçalves Pereira agiu como um bonifrate que se limitou a satisfazer as pretensões da "longa manus" que o manobrava.

8 - Em "A Riqueza das Nações", Adam Smith introduziu o conceito de "mão invisível" como forma de descrever como numa economia de mercado, apesar da inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem.
Sem o saber, Adam Smith deu a melhor definição de "sistema" que conheço.
Apenas, cumprirá introduzir uma correcção, qual seja no futebol português, apesar da aparente inexistência de uma entidade coordenadora do interesse comunal, a interação dos indivíduos parece resultar numa determinada ordem.

9 - No futebol português grassa a desfaçatez que cauciona a impunidade.

10 - Lembram-se do famigerado "Caso Mateus"?
Pois bem, veremos se a FPF fará prevalecer o princípio da igualdade, homolgando o campeonato da época transacta e declarando o interesse público quando as providências cautelares forem interpostas.

53 comentários:

VermelhoNunca disse...

Para mim pouco me interessa saber quem é o senhor Gonçalves Pereira, assim como o senhor Abreu. Porque sendo um do Porto e o outro do Benfica, e sendo a justiça no nosso futebol o que todos sabemos, já se sabe o sentido de voto de cada um, independetemente do que estiver em análise.
Ontem foi dia P, de Pára-quedas. Hoje será dia C e dia D, de Chalana e Diamantino.

vermelhosempre disse...

Sinceramente ainda não percebi o porquê do alarido em volta do conselho de justiça. Alguém pode explicar-me de forma simples o que aconteceu de tão grave nessa reunião?

Antes morto que vermelho disse...

nunca: hoje é o dia T Tomates, o aimar já fez as malas e colocou os tomates a secar (a apanhar sol) para secarem, e depois não se sabe!
o que se passa com "diamante" e "chála"?

eu tanbém kaguei nestas cavaladas do abreu ou do gonçalves ou do seixo paulo, desde que o fcp vá á champions e a lampionada á uefa.

estou "inojado" com o circo que está feito á volta da lampionada... quando é que vai ser o dia Z de Zero?

VermelhoNunca disse...

Diamante e Chalana, pelos vistos, passarão a meros bonecos de porcelana. Ou seja, farão figura de corpo presente. No banco sentam-se espanhóis. Atrás de uma baliza Diamante atrás de outra Albino.
2ª feira foi dia A, de Abel Silva, outro contratado , mas para a bancada, como observador.

Antes morto que vermelho disse...

quem é abel silva? é um que foi defesa direito e tem um grande nariz?
e será observador de quê?

albino tem que ser ajudado pela lampionagem, nem que seja como animal de estimação do dumbo, o marreta eatá teso, não tem dinheiro para comer, a anabela levou-lhe tudo.
quanto ao diamante, também poderia ser observador, talvez assim não se enganassem no borgesso, que depois de sair da lampionagem já interessa ao milan. com diamante, o borgesso não saía, nem que fosse rodar para o louletano!

soube hoje que nas caldas há um casal que não deixa cair a tradição, bem portuguesa, de fabricar "falos (dildos)" de porcelana, sabendo o gosto que a beckham tem por "falos" de diamantes, o diamante podia abrir um franchise, nas caldas...

Vermelho disse...

Amigo Sempre:
É muito difícil explicar de forma simples o que sucedeu.
Mas, cá vai.
Gonçalves Pereira, conhecedor do sentido de voto dos conselheiros, julga impedido um conselheiro.
Com o impedimento deste, a votação conheceria um empate, situação em que operaria o voto de qualidade de Gonçalves Pereira enquanto Presidente.
Simultaneamente, recusa-se a que seja apreciado idêntico incidente contra si deduzido e que seria o Conselho enquanto órgão a conhecer, sem que o Presidente pudesse intervir.
Face à intransigência dos restantes conselheiros em ver apreciado o impedimento do Presidente e na recusa do impedimento do conselheiro que o Presidente havia julgado impedido, Gonçalves Pereira decide acabar a reunião!
Conta com o apoio de um Vice-Presidente e redigem uma acta.
Os restantes conselheiros não concordam e não aprovam a acta.
Neste momento e face à atitude de Gonçalves Pereira, os restantes conselheiros entendem verificadas ilegalidades e instauram um processo disciplinar ao Presidente, com imediata suspensão de funções.
Mais decidem continuar a reunião e acabam por deliberar no sentido conhecido.



AMV:
Eu, também, sou ouvinte do Programa da Manhã da Antena 3.
Aliás, sou ouvinte desde a matriz inicial na Comercial.
Abraço.

Antes morto que vermelho disse...

rojo: eu também sou ouvinte desse programa desde os primeiros tempos, quando o malato e a lamy lá estavam, ouvia mais por causa do markl. participei no forum do programa do markl (o homem que mordeu o cão) e rebentei com aquilo tudo.
seguidamente fui ouvinte de um programa na best frm, com o markl, a maria e o ribeiro (só ouvia por causa do markl). a maria era uma básica de mamas grandes e o ribeiro um lampião doente que chegou ao dar o "arroto-mor" quando escarrou que Avril Levine era muito bom.
actualmente ouço o programa da manhã na antena 3 com o markl, o marinho (o gajo que anda a roer a silvia alberto), e uma tal cláudia (que não sei quem é), mas que sabe um bocadinho mais que a tal de maria... obviamente que as rubricas que mais ouço é o espaço do markl e a "linha avançada", este último produzido pelo josé nunes, um lampião disfarçado, mas que tinha uma das únicas coisas que eu e o rojo temos em comum, era anti-scolari.

vermelhosempre disse...

Amigo vermelho,

Obrigado, fiquei mais esclarecido, mas lá que isso é uma confusão lá isso é.

Vermelho disse...

AMV:
O meu "percurso radiofónico" coincide com o seu.
Também segui da Comercial para a Best Rock, sendo certo que nem sempre conseguia ouvir o programa, pois que na ocasião trabalhava em Porto de Mós e era extremamente difícil uma sintonização com qualidade.
A Cláudia é a Cláudia Semedo, actriz de raça negra, que, entre outros, participou no Crime do Padre Amaro.
Confesso que a sua participação não me agrada, pois para além de presumida, é bastante enfadonha.
Abraço.

Antes morto que vermelho disse...

rojo: e a claudia, nesse filme, também aparece nua?
pois é, arranjar uma senhora, em condições, para um programa daqueles deve ser muito difícil, não sei se a qualidade é mesmo má ou se há alguns favores "horizontais", a pagar. entre a lamy-badalhoca, a maria-mamas grandes/básica e esta claudia pseudo-bébé, acho que escolheria a lamy! eles tiveram lá a galvão (que o markl anda a roer) que não era má, e uma meio "amiga do ambiente" (raquel?)que era competente, mas foi logo desterrada... (o marinho é director, e não gosta de rivais)mas, sinceramente, não sei quem é que se enquadraria naquele programa.
já agora esse ribeiro (que não sei onde está) chamou, uma vez, "mestre" ao josé cid. o escarro desse dia seguramente!

VermelhoNunca disse...

De que Ribeiro fala Macaco? Do Pedro Ribeiro? Esse é director da Comercial agora, penso eu. É um senhor nos meios radiofónicos.

VermelhoNunca disse...

"Rui Costa avisou ontem Matias Aldao, empresário de Pablo Aimar, para dizer ao médio argentino que pode finalmente fazer as malas para seguir viagem para Lisboa pois a proposta por escrito que devia ter chegado ontem aos escritórios do Saragoça irá hoje ser enviada"

Isto é de facto caricato.
AMigo Sempre, sabe qual o problema de saúde que quase acabou com a carreira de Aimar?

Vermelho disse...

AMV:
Lamy, sempre!
A Ana Galvão e a Raquel Bulha seriam as escolhas subsequentes!

VermelhoNunca disse...

São mesmo os maiores, estes lampiões.
" A detenção do ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo em Londres merece referência nas edições electrónicas dos diários “The Independent”, “Guardian” e “BBC News”. O “Independent” escreve que Vale e Azevedo “pode ser extraditado para enfrentar acusações de falsificação de documentos e burla relativas à administração danosa das finanças da equipa (Benfica

Antes morto que vermelho disse...

nunca, sim, esse ribeiro! esse lampião, esse peneirento que não sabe nada, esse gajo que disse que cid era um génio!

Antes morto que vermelho disse...

rojo: mas a lamy parece ser uma grande badalhoca. lá na costa junto dos surfistas não deixava os "créditos por mãos alheias".

concordo com as escolhas (mais um dos raros pontos em que concordamos), desde que não metam lá a maria mamas-grandes super-básica, cantora de musicas de crianças, candidata a avó-cantigas, psicóloga nas horas vagas e modelo na maxman (mas sem tirar a ponta de um corno), nem esta claudia que tem a mania que é sensivél e sensual, táss bem!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: quando eu ia de férias a lagos, para uma vivenda que pertencia a uns alemaes, a senhora de nome heidi, antes do almoço colocava uns tomates no parapeito da janela para (penso eu) serem comidos ao almoço (não sei se estavam a descongelar) e antes do almoço a heidi ia busca-los.
com o aimar é igual, ele vai fazer as malas e por os tomates ao sol... até ser contratado, no dia A, o pior é se os tomates secam...

VermelhoNunca disse...

Caco, se por acaso vir os tomates do Aimar por aí à solta, aviso-o( pode ser que os queira pisar).

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Este ano, a Fantasy não nos coloca automaticamente na Liga da época anterior.
Assim, agradeço que me envies o código da nossa Liga na Fantasy.
Obrigado.
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Ainda não há a nossa LIga, amigo Vermelho. Quando existir eu envio o código.

VermelhoNunca disse...

Verifico que , a par de outros condóminos, o bichinho já aí anda, amigo Vermelho.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Ok.
Como me inscrevi no dia de ontem, pensava que já havia.
Abraço.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
O caríssimo conseguiu tornar-me viciado em Fantasy´s.
Se no primeiro ano pouco liguei, já o ano passado foi com grande entusiasmo que participei na Fantasy Premier League e depois na Fantasy do Euro-2008.

VermelhoNunca disse...

Este ano há novidades, já reparaste?

VermelhoNunca disse...

Um frente a frente, idêntico ao da UEFA Euro, em que mal te inscreves estás inserido num campeonato de 20 equipas, num sistema idêntico à realidade da Premier League, onde jogas contra todos os adversários, marcando pontos pela vitória, e empate, se fizeres na jornada respectiva mais ou os mesmos pontos que o adversário.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Não tinha reparado.
Mais um upgrade que se saúda.
Já inscrevi a minha equipa, mas até 16 de Agosto muita água irá correr debaixo das pontes, ou seja, muita transferência me fará mudar o meu plantel.

VermelhoNunca disse...

Eu ainda não lá fui inscrever-me. Só mais para o fim do mês.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Estou contigo!Estou ainda em fase de estudo das contratações!

vermelhosempre disse...

Amigo Nunca, o Gordo já foi apresentado? A camisola já lhe serve?

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Sabes por que motivo o Sr Pereira, quis declarar o sr Abreu como impedido?
É que o Sr Abreu pertence a uma comissão que atribui os valores compensatórios da formação de jogadores em transferencias futuras.Tipo qto é que o SCP tem direito sobre a venda de Quaresma ou de Martins!
O que tem tudo a ver com o processo apito final....

vermelhosempre disse...

Amigos, senão se importarem tb gostava de voltar à Liga este ano? É possível?

VermelhoNunca disse...

Amigo Impostor de Vungi: sabe quem nomeou o senhor Abeu?

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Claro que sim!
Afinal, tudo se reconduz a compensações...
em géneros e em dinheiro.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quem foi?

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Sempre:

Claro que sim e desta vez de princípio.

VermelhoNunca disse...

Amigo Impostor de Cavungi: como é que esse senhor Abreu atribuiu um valor compensatório a Carlos Martins, se o jogador era pertença do clube, em 40% do seu passe?
Não acha que deve ter algum decoro quando aqui vomita informação que pura e simplesmente desconhece? Ou traz recados de alguém?

VermelhoNunca disse...

O suplente Abreu, foi nomeado por quem, impostor Cavungi? Não me venha com o vómito que foi pela Associaçáo de Futebol daqui ou dali. Vá às suas fontes e informe-nos. Quem o colocou como suplente do CJ?
Assim como me pode dizer quem lá colocou o presidente em exercício. Não a associação, que isso é tudo tanga.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Para simplificar, qual o interesse de nomear um suplente?

VermelhoNunca disse...

E digo-lhe outra coisa, impostor de Cavungi: você ,para falar do senhor suplente Abreu, levou o discurso ao Sporting. ALgum motivo em especial?
Ou não está de acordo com o Major Loureiro, que diz que isto é uma guerra entre o Porto e o Benfica?
Não meta o Sporting nisto. Já uma vez o amigo aqui colocou que tinha fontes que o informaram que Carlos Freitas tinha sido apanhado em escutas. Não me esqueço disso, amigo impostor. Agora vem com essa conversa mansa, que mais parece recado, tipo sobremesa de algum repasto tomado recentemente.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Martins era só um exemplo.
O que eu quis dizer é que o motivo pelo qual o queriam suspender era ridiculo!
E não sei quem o nomeou.
O Vieira?
E já agora porque é que os dois mebros que de inicio estavam ao lado do Sr Pereira, mudaram de "lado"?


Vou sair até logo!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, qual o interesse de nomear quem quer que seja para o CJ?
Acha que os clubes têm interesse nisso?
Eu já não acredito no Pai Natal, vista ele de vermelho ou azul. E o senhor Abreu, ou Gonçalves, para mim é tudo fantasia, não de Natal, mas de Carnaval. E para palhaço já me basta o impostor Cavungi.

VermelhoNunca disse...

Eu entendi o que quis dizer, amigo Impostor de Cavungi. Não deveria era ter colocado jogadores do Sporting na questão. Mas isso está-lhe no sangue, bem sei.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Como sabes, estou habilitado a falar do CJ.
A teoria da guerra Benfica-Porto não colhe e só serve para colocar ao mesmo nível duas posturas completamente distintas: Gonçalves Pereira que protagonizou um tentativa de golpe de Estado palaciano, no que foi acompanhado por um vice-presidente, e os restantes conselheiros.

A tese da guerra Benfica-Porto e do alinhamento dos conselheiros por preferências clubísticas não colhe, desde logo, pelo número de conselheiros e suas diferentes proveniências.
Seria preciso ter um poder tentacular para arregimentar 5 em 7 conselheiros, sendo que aqueles 5 conselheiros são de associações tão distintas como Viseu, Castelo Branco ou Setúbal.
Depois, posso garantir que nas preferências clubísticas conhecidas apenas um conselheiro é benfiquista.
O tal Abreu indicado por Setúbal é simpatizante do Sporting.

VermelhoNunca disse...

Caco, afinal o D e o C, são muito importantes. como blocos de notas:
"Pako Ayestaran comentou, em conferência de imprensa ao início da tarde, as situações de Chalana e Diamantino que foram apresentados como parte integrante do corpo técnico do Benfica mas que, ontem, no arranque da nova época, não estiveram no relvado com o quarteto de treinadores espanhóis.

"São importantíssimos. Diamantino e o Chalana serão apoios importantes para nos dar a conhecer a realidade dos clubes de Portugal e no visionamento de jogos. É preciso eficácia. Só se juntarão no trabalho de campo caso seja necessário", referiu o preparador físico dos encarandos."

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho. não me leve a mal, mas para mim tudo isso é uma brincadeira. Seja o presidente, que não devia ser, seja o vice- presidente,seja o Abreu ou o raio que o parta.
Refere o amigo que não colhe a questão das preferências clubisticas, até pela diversidade regional das mesmas. Não me leve a mal, mas isso não é argumento. O seu clube está implantado em todo o País.
Mas mesmo considerando que o Abreu é do Sporting e o Zé da Esquina é do Belenenses. Este CJ nunca deveria exercer funções, dadas as confusões surgidas no passado. Porque tudo isto cheira mal, acredite. Seja a favor do Porto ou do Benfica, tudo cheira a cozinhado. Dá-me a ideia que nenhum deles lê qualquer processo ou relatório. Vão para lá e já sabem em quê ou quem vão votar. Essa é a minha opinião.

VermelhoNunca disse...

Dizer-lhe ainda que, por simpatias clubísticas, Vitor Pereira é simpatizante do SPorting. Falta acrescentar que o pai o tornou sócio. Assumiu-se do Sporting quando achou por bem fazê-lo. Eu nunca lhe senti o cheiro pelos lados de Alvalade, em 40 anos de frequência das instalações .
Ainda em relação ao CJ, porque dois dos conselheiros mudaram de opinião, depois do abandono, do presidente e seu vice, sabe dizer-nos?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Digo-te que o CJ devia ter sido dissolvido aquando da demissão do meu Tio.
O seu voto de vencido devia ter levado à dissolução do órgão e à convocação de novas eleições.
Quanto ao mais, reafirmo o que disse, até porque, como calculas, conheço a preferência clubísticas dos membros do CJ.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Que eu saiba, houve um conselheiro que alterou o seu previsível sentido de voto.
Gonçalves Pereira contava com um empate a 3, pelo que alguém terá modificado o seu sentido de voto.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
A Comunicação Social diz que o processo de PC foi votado 5-0 e o do Boavista 4-1, mas não sei se corresponde à verdade.

VermelhoNunca disse...

Exacto, amigo Vermelho, era a isso que me referia. Fiquei com a ideia que alguém mudou, o que também, convenhamos, é estranho. Enfim, mais do mesmo a que já nos habituámos.

VermelhoNunca disse...

Concordo consigo, após demissão do tio, tudo deveria ter caído. É que as barracadas sucedem-se e ninguém as pára!!!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: C e D vão começar a ir ás instalações de tronco nú e queque vai tirar as notas em dois "blocos de notas humanos", ou seja o queque vai escrever com uma caneta eddding os apontamentos nas costas de D e C.
Os gajos agacham-se e queque escreve.
como diz o marreta são apoios, se queque tiver necessidade de dar uma mijada e necessitar de um apoio, eles lá estarão. se queque necessitar de dormir eles lá estarão a fazer de almofadas, são importantissimos para o bem estar .

xumgo: e esta pseudo-proposta por nulo gomes de gregos? já reparaste, que aparece sempre uma tanga destas no principio da época? e vem sempre da grécia? e ele jura sempre fidelidade á lampionagem, qual será o objectivo disto tudo? isto "inoja-me!"

Zex disse...

O Impostor Catrucha ouve umas pingas aqui, outras ali em "repastos tomados recentemente" e vem aqui "arrotar", como diz alguém, disparates.
Não ouça as coisas pela metade ! Tenha mais atenção !
Não pense só na comida !
Informe-se previamente !
Tenha modos !
Não seja alarve !

Lamentável este Salvungi...