domingo, dezembro 14, 2008

Leixões-Benfica 0-0 (5-4 nas gp´s)

Constituição das Equipas e Avaliação Quantitativa do Desempenho

Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 20:45
Árbitro: Olegário Benquerença (Lisboa)

LEIXÕES
Beto (4); Vasco Fernandes (3), Joel (3), Élvis (3) e Laranjeiro (3); Roberto Sousa (3), Bruno China (3) e Hugo Morais (3); Braga (2), Wesley (2) e Diogo Valente (2)

Suplentes: Berger, Sandro (-), Chumbinho (2), Serginho Baiano, Zé Manuel (2), Castanheira e Marques

Treinador: José Mota

BENFICA

Moretto (3); Maxi Pereira (3), Luisão (4), Sidnei (3) e David Luiz (3); Binya (3), Katsouranis (3), Ruben Amorim (2) e Reyes (3); Aimar (2) e Suazo (2)

Suplentes: Moreira, Miguel Vítor, Yebda, Balboa (2), Urreta, Nuno Gomes (2) e Cardozo (-)

Treinador: Quique Flores

Sistemas Tácticos

Leixões


Benfica


Principais Incidências da Partida (fonte: www.record.pt)


25' - Canto na esquerda para Reyes. Sidnei acaba por ficar com a bola e na pequena área atira à figura de Beto, que evita o primeiro golo do encontro.

46' - Braga corre pela esquerda e cruza para a área à procura de Diogo Valente. David Luiz corta e Braga insiste, com Luisão agora a impedir que Wesley rematasse. Reentrada fulgurante da equipa da casa.

90' - Suazo solicita com um passe atrasado Reyes, que remata com muito perigo, ligeiramente ao lado do poste direito de Beto.

90'+3 - Muita confusão na área do Leixões... Nuno Gomes quase que chega ao passe de Sidnei mas Joel corta e depois é Suazo que acerta com a bola na cara de Vasco Fernandes. Incrível!

5-4, Reyes falha

Destaques

Melhores em Campo

Leixões

Beto - Nem teve muito trabalho durante a partida, mas foi decisivo em dois momentos: primeiro, a defender remate de Sidnei na pequena área leixonense e por fim ao "parar" a grande penalidade executada por Reyes.

Benfica

Luisão - Seguro e concentrado, revelou-se intransponível.
Beneficiou de duas oportunidades, na grande área do Leixões, mas desperdiçou ambas.

Piores em Campo

Leixões

Wesley e Braga - Bem controlados pela acção defensiva do Benfica, não lograram aportar a habitual profundidade ofensiva.

Benfica

Aimar - Cabe-lhe a responsabilidade pela falta de profundidade ofensiva revelada pelo Benfica.
Sem ritmo competitivo, nunca conseguiu ligar os movimentos ofensivos da equipa.

Suazo - O pior jogo do hondurenho ao serviço do Benfica.
É verdade que foi quase sempre mal servido, mas não é menos certo que nas poucas ocasiões em que podia ter feito a diferença, falhou.

Arbitragem

Desempenho fraco de um árbitro sem categoria.
Erro maior quando no último dos minutos de compensação da segunda parte, não assinalou a competente grande penalidade por falta de Joel no interior da área do Leixões.

Comentário

Chuva a rodos, frio em igual medida, muita luta, idêntica competitividade, grande intensidade e não menor agressividade, conjugaram-se para uma partida energicamente disputada.
Quique e Mota não surpreenderam e mantiveram-se fiéis às suas estruturas habituais.
No Leixões, o tradicional 4x4x2 em losango com Braga e Diogo Valente como homens mais avançados, executando diagonais do centro para as alas, por forma a criarem os espaços necessários ao surgimento de Wesley na zona central.
No Benfica, o costumeiro 4x4x2 tradicional com Aimar no apoio próximo a Suazo.
Todavia, de um lado como do outro, mais do que os desequilíbrios a obsessão era o equilíbrio.
Assim não estranhou que fruto desta preocupação constante, escassos fossem os espaços disponíveis e intensa fosse a peleja pela posse da bola, mormente na zona intermediária.
Daí que ao longo de toda a primeira parte, as equipas apenas tenham conseguido construir uma única real oportunidade de golo e, mesmo esta, na sequência de um lance de bola parada.
Beto respondeu eficazmente a um remate de Sidnei no interior da área leixonense.
Se a paridade foi a nota dominante do primeiro tempo, na segunda metade o Benfica assumiu o domínio e o controlo da partida.
Katsouranis e Binya avocaram o império sobre a zona central da intermediária e o Leixões soçobrou.
O Benfica crescia, mas este crescimento não conhecia correspondência na criação de ocasiões de golo.
Faltava Aimar para complementar o trabalho de Katsouranis e Binya e, assim, aportar profundidade ofensiva ao momento atacante encarnado.
Como Pablo Aimar não cumpriu a função de ligação entre sectores, apesar do seu predomínio, o Benfica era de uma inocuidade ofensiva atroz.
Foi um "jogo sem balizas"!
Moretto e Beto apenas foram sujeitos a uma intervenção cada ao longo de toda a partida!
Perante tamanho equilíbrio, só podia mesmo haver prolongamento.
No prolongamento, mais do que a vontade de ganhar prevaleceu o medo de perder.
Vieram os penaltys e aí Beto defendeu o remate de Reyes, qualificando o Leixões para os 4ºs de final da Taça de Portugal.
Finalizo com um segmento da brilhante crónica de RAP: "Até a nossa eliminação da Taça de Portugal, sendo embora desagradável, tem marca de campeão. Não só contribui para aumentar a nossa concentração no campeonato como faz ver à TVI que não se brinca com o Benfica. Se é isto que pagam por cada transmissão mais vale ficar em casa. Desta vez boicotámos a flash-interview. Na próxima eliminatória boicotamos o jogo inteiro. Vamos, aliás, boicotá-los todos até à final. Nesta edição da Taça não aparecemos mais, a ver se eles aprendem. E assim, sem termos perdido um único jogo, saímos da Taça com a dignidade dos invictos e ainda ensinamos uma bonita lição a quem tem a desfaçatez de ser forreta tão perto do Natal. Ou muito me engano ou José Eduardo Moniz, na noite da consoada, vai receber uma visitinha do Fantasma do Natal Passado."

26 comentários:

VermelhoNunca disse...

Folgo em saber que continua chateado, amigo Vermelho, face às brilhantes prestações do seu clube.
Concordo com o senhor Fedorento, a receita paga era pequena, mas mesmo assim era uma receita. Depois dos 17 milhões orçamentados para a UEFA, as pequenas receitas da Taça de Portugal também já eram.
Isto a confirmar-se a eliminação da Taça Uefa, claro está.
Umas visitas ao Dubai tornam-se necessárias.

Mestrecavungi disse...

Para todos os incautos que podiam pensar que eu vinha hoje, aqui,dar a cara, por mais uma derrota do meu clube, quero dizer-vos que estão redondamente enganados.
Até porque se houve jogo em que o SLB este ano não merecia perder, foi este.
Mas não maracaram e assim mais uma vez deram um tiro no pé!
Tiro de canhão!
E o que fica para a história é mais um troféu a voar das maõs de Enrique Flores.
E vão duas.
Porque não entrou Cardozo mais cedo?
Suazo só serve para jogar em contra-ataque!Jogou 110 minutos.
Começa a desenhar-se mais uma época em branco para os grumetes do comandante Costa!
Que se atirem dum prédio em chamas é o meu desejo!

Mestrecavungi disse...

Gostava ainda de acrescentar o meu mais vogoroso repúdio, para certas manifestações grosseiras e inapropriadas de certos senhores, que não conseguem, sequer, respeitar, os meus habituais 30 minuntos, de luto e pesar, depois de uma derrota do glorioso.
Com mensagens escritas de duvidosa qualidade, e com telefonemas tardios, demonstram bem que são pessoas que estão a mais no desporto!
Ide-vos catar!

VermelhoNunca disse...

Pois não merecia perder, mas não perdeu, amigo Ueba. Foram apenas eliminados, nada mais que isso.
Espero que vá ao curral, pode ser vestido de Pai Natal, torcer pela equipa contra o Metalist, ao menos para garantir uma vitória sobre uma equipa ucraniana. Deste vez estou pelo Benfica, embora nos palpites esteja dividido, entre palpitar 8-1, ou o habitual empate ou derrota.

Mestrecavungi disse...

Não gostaria tambem de vos deixar, por hoje, sem partilhar convosco um sentimento muito forte.
O SLB foi eliminado da Taça dec Portugal.
Perdeu.
Mas quem perdeu no fundo foi a Taça de Portugal, que de agora em diante, sem a prensença abrilhantada do SLB, deixou de ser uma prova de cariz nacional, para ser apenas mais uma taçita, disputada por clubes regionais.
Perdeu o SLB.
Perdeu o Futebol.
Bye-Bye!

VermelhoNunca disse...

O sentimento tipico de lampião. A prova sem o Benfica não tem interesse. Ainda não entendeu que é por essa mania de grandeza, que o vosso clube é odiado por muitos. Porque vocês acham que o mundo gira à vossa volta, que tudo depende do Benfica. Resquicios dos tempos da guerra colonial, da ditadura, sem dúvida.
Levaram, disseram adeus, para o ano há mais, e mais nada.
Cumprimentos.

Jimmy Jump disse...

Mais um jogo fraquinho do Benfica.
Mais um objectivo falhado.
Uma semana depois de ter enfiado o Marítimo dentro do próprio Caldeirão o Benfica afogou-se este sábado no Mar de Matosinhos.
Estas são provas inequívocas de uma irregularidade preocupante e incompreensível.
Incompreensível continuam também as exibições regulares de Aimar. É vê-lo a somar continuamente desempenhos pobres. O balanço é inesperadamente miserável!
O Benfica adensará à eliminação da Taça de Portugal a saída inglória da Taça UEFA, depois de ter arrumado logo de início um dos mais sérios candidatos à sua conquista.
Perante tudo isto, não restarão dúvidas de que o balão de oxigénio de Quique registou um esvaziamento abrupto. O ar está rarefeito!
A continuidade do espanhol exige como nunca a conquista do campeonato.
A nós benfiquistas resta-nos confiar na capacidade dos elementos que compõem o plantel em tornear as adversidades.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jimmy,
A que elementos te referes?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Tal como perspectivámos o Autodromo do Algarve será um exito.
Mclaren e Ferrari vão fazer testes esta semana na nova pista.
O regresso do GP estará para breve...

VermelhoNunca disse...

Ferrari inclusivé vem com o Massa, aquele que quase lhe deu uma alegria.
Ficou pelo quase, tal como o Benfica!

MigasMan disse...

Parece que a Europa do Futebol, depois do flop que tem sido a Champions, que não desperta interesse em ninguém está apavorada com a perspectiva de a UEFA perder na próxima 5ª fª o seu único pólo de interesse.
Quem tem estes sentimentos fortes é quem é e depois eu é que sou mandado para o manicómio

MigasMan disse...

Caro Cavyssas:

Recomendo-lhe vivamente a leitura atenta e a meditação profunda sobre a mensagem que lhe deixei e que encerrou o post "Momentos" de 6ª feira passada

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

Se lhe mandaram sms jocosos no sábado à noite, só me apraz dizer "prova do teu veneno, canídeo!!"

Unknown disse...

Fui vendo de forma descontinuada o Leixões-Benfica, mais para saber a evolução do marcador, de forma que não estou habilitado a tecer qualquer comentário à forma como o mesmo decorreu.

Porém, quando soube que Beto - esse grande sportinguista! - tinha defendido a última penalidade, até as lágrimas me vieram aos olhos!

E de tal forma se me turvou a vista que é com custo escrevo estas linhas.

Um especial abraço para o adepto do clube que segue em primeiro lugar, a quem dou as boas vindas ao grupo das "Equipas Eliminadas da Taça de Portugal nas Grandes Penalidades".

E concordo com o que esse Grande Hamigo diz:
A Taça de Portugal perde todo o seu encanto na hora da despedida.

PS: Amigo Vermelho.
A mesa está reservada para as 20h00m

Vermelho disse...

Amigo JC:
Farei por estar a essa hora, mas como tenho a minha habitual peladinha das Terças-Feiras em São Bernardo pode acontecer que me atrase ligeiramente.
Aquele abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, o jogo decorreu de forma positiva. O Benfica conseguiu ser afastado da prova, mantendo o hábito de ser elimanado cada vez que joga fora do curral. A ração servida no curral ainda dá para serviços mínimos. Quando de lá saem, sentem falta da mesma.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Vem sem pressas.
Os bichos já estão mortos e não fogem.
E como já vens quente da peladinha, eu aproveito para ir fazendo o meu próprio aquecimento enquanto não chegas.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Tratando-se da equipa do "curral" - como aqui é apelidada - o termo correcto é mesmo esse: eli-MANADA.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Não vi o jogo dos lampiões, dado que à mesma hora havia futebol a sério para ver na Sport TV.

VermelhoNunca disse...

Manada, é o que se espera na 5ª feira no curral. Manada comandada por Ueba de Vungi, homem que se candidata diariamente ao prémio arroto do ano, a instituir aqui no blog.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, não perdeu nada em não ver o jogo do Maior Clube do Mundo. Foi a verdadeira treta. Concordo com a análise do administrador, quando refere que o Bicuda foi o melhor em campo. Mostrou garra de capitão,se bem que isso não dê para ganhar jogos.

VermelhoNunca disse...

Vieira diz que foi feito um enorme investimento financeiro na equipa do Benfica deste ano. Enorme, diz ele. Que é preciso retorno.
A coisa começa a animar-se para os lados do curral.

Unknown disse...

"Luís Filipe Vieira sentiu-se indisposto no final dos 90 minutos do Leixões-Benfica e por isso foi aconselhado a abandonar o Estádio do Mar não assistindo, assim, ao prolongamento e aos penáltis que se seguiram e que resultaram na eliminação da Taça de Portugal da equipa de Quique Flores.

O presidente do Benfica “já na época passada tinha sido proibido pelos médicos a não ver quatro ou cinco jogos”, assinalou a Record fonte próxima de Vieira. Ontem, na fase em que o encontro ia para prolongamento, o líder encarnado não se sentiu bem e optou por retirar-se.

Segundo o nosso jornal apurou, o mal-estar não teve consequências e o presidente do Benfica “passou bem o dia” de ontem. Vieira deverá, pois, retomar a sua actividade normal, sendo de esperar que marque presença na Luz na quinta-feira para ver o Benfica-Metalist".

Depois da caganeira do Presidente da FPF, Gilberto Madail, temos agora a indisposição do Presidente do Benfica, Luis Filipe Vieira.

Ao menos Soares Franco, quando falta aos jogos, assume que vai jogar golfe ou acabar de emborcar a JB que deixou a meio na noite anterior...

antes morto que vermelho disse...

só tenho pena que o curralense tivesse sido eliminado, porque estava a pensar ir ao curral ver um jogo, porque me arranjam bilhetes á borla e, com a lagartada, curralense e belenenses eliminados, só me resta cravar bilhetes para a final onde o fcp deverá estar.
dizer que o talhante foi o melhor do curralense, só pode ser uma brincadeira de mau gosto, na medida em que a fruta que ele dá é arrepiante!
como eu já referi, o "cara-encebada" deu cabo da melhor equipa que o valencia teve nos últimos tempos. não é o curralense que tem a melhor equipa dos últimos tempos??

antes morto que vermelho disse...

tueba: só mesmo um anormaloide é que escarra que a f1 vai estar de volta a portugal... deves querer ir afogar as tuas mágoas, para o vermelho-ferrari!
e o svazo, essa pantera cor de rosa? não era um excelente jogador? é mais um que passa de besta a bestial em 7 dias...

VermelhoNunca disse...

Cardozo vem dizer que não sabe porque não joga.
Você sabe, amigo Cavungi?