quarta-feira, dezembro 21, 2005

Soares/Cavaco

As previsões confirmaram-se.
Soares ao ataque, disparando para todo o lado e Cavaco á defesa, procurando refugiar-se em generalidades.
Ontem, Soares regressou aos velhos tempos, logrando encostar Cavaco ás cordas.
Ao contrário dos outros candidatos, mormente Jerónimo e Louçã, Soares optou por visar a personalidade e o carácter de Cavaco em detrimento da tentativa de desmontar o seu discurso político.
Soares enveredou por uma estratégia de clara confrontação, procurando por a nu as características da personalidade de Cavaco que, em seu entender, o desaconselham para o desempenho do cargo de PR.
Penso que Soares abriu um novo ciclo na campanha presidencial, deixando antever a realização de uma segunda volta, por duas ordens de razões fundamentais.
Pela positiva, porque deu de si uma imagem mais aproximada do Soares de há 30 anos, revelando uma saúde física e mental surpreendentes, demarcando-se do rótulo de " velhinho de 81 anos esclerosado".
Pela negativa, porque destruiu, de certo modo, o mito Cavaco ao apontar as fragilidades do perfil pessoal e político de Cavaco.
Soares mostrou-se hábil ao acentuar que o discurso de Cavaco é exclusivamente económico e que patenteia fragilidades em matérias sociais e políticas.
Cavaco deixou-se conduzir por Soares, o que, ainda mais, o debilitou.
Aliás, Cavaco foi de encontro ás críticas de Soares, pois sempre que interveio fe-lo colocando a tónica do seu discurso em aspectos económicos.
Resumindo, direi que foi um debate interessante, embora longe dos bons e velhos debates televisivos de outrora.

Sem comentários: