terça-feira, janeiro 29, 2008

Livro de Reclamações

1 - Em Alvalade, Jesualdo pretendeu equilibrar o jogo de forças a meio-campo e, assim, promoveu um exercício de encaixes, que assentou, essencialmente, na reprodução do esquema táctico leonino.
Destarte, Jesualdo estruturou a sua equipa no já famoso 4x4x2 losango, com Assunção no vértice mais recuado, Meireles e Cech como interiores e Lucho no vértice mais adiantado.
Os primeiros minutos da partida, na espuma da criação de oportunidades de golo, aparentemente asseveravam da justeza da opção de Jesualdo.
Todavia, uma leitura menos imediata desmente tal convicção.
As ocasiões de golo geradas pelo Porto brotaram de penetrações verticais de Lucho, com e sem bola, isto é, da mesmíssima forma como superou o Braga!
Foram os movimentos de ruptura dos médios interiores, surgindo no espaço vazio, que conduziram o Porto ao sucesso caseiro diante dos bracarenses!
Assim sendo, a alteração sistémica introduzida por Jesualdo não fundou mais-valias para a equipa, antes pelo contrário!
E, antes pelo contrário, conquanto a equipa perdeu profundidade ofensiva pelos flancos pela colocação de Quaresma e Lisandro em funções mais interiores!
Mais do que os erros de Hélton ou Lucho, Jesualdo foi vítima do seu próprio temor e da sua pequenez!

2 - Até posso perceber que Jesualdo perspective o meio-campo do Sporting como a fonte de todos os perigos para a sua equipa, mas já não ensaio idêntico parecer no que toca à desconsideração das laterais como a fonte de todos os perigos para a equipa leonina.
Perante dois laterais como Pereirinha e Ronny abdicar das alas em nome de pseudo equilíbrios defensivos assume foros de imbecilidade!

3 - Até parece que Hélton não aprova as modificações tácticas de Jesualdo, pois que tem por hábito "agraciá-las" com enormes "frangos". Foi assim em Stanford Bridge na época transacta e em Alvalade no passado Domingo!

4 - Auto-determinação ou Hetero-determinação?
Prefiro sempre a auto-determinação!
Jesualdo, pelo menos no que toca a jogos frente ao Sporting, prioriza a hetero-determinação!
Sem entrar em juízos de valor, aduzir apenas que nas três partidas em que alterou o sistema táctico da sua equipa em função do adversário (Dragão no ano passado, Leiria para a Supertaça e Domingo em Alvalade), perdeu sempre!
Aliás, fê-lo, também, na época passada, em Stanford Bridge com os resultados que são sobejamente conhecidos!

5 - Repugnante o servilismo e a subserviência de Jesualdo face à soberba e arrogância de Quaresma no momento da sua substituição!

6 - A perder nunca se cresce, nem nos escalões de formação!

7 - Dualidade de critérios é o mesmo julgador apreciar diferentemente uma mesma situação!
O fora de jogo assinalado a Lisandro, para além de não poder ser comparado ao fora de jogo não assinalado no 2º golo do Sporting, desde logo pela singela razão de um resultar de um lance de bola parada e o outro de uma jogada de bola corrida, não teve por protagonista o mesmo árbitro!

8 - Disse ser intangível perceber a razão pela qual o Porto fez regressar Hélder Barbosa para colmatar a ausência de Tarik na CAN.
A circunstância de Marrocos ter sido, esta segunda-feira, eliminado da CAN ainda acentua mais a estultice da decisão!
Se tivermos em linha de conta que o mercado permanece aberto até 5ª feira acentua-se a necedade da decisão!
Por que não aguardou o Porto?!

9 - O critério disciplinar de Xistra roçou o néscio, mas um lance houve em que a sua sagacidade, rapidez de raciocínio e discernimento emergiram refulgentes - o amarelo a Bruno Alves!
Obviou a qualquer propósito de instaurar um processo sumaríssimo ao jogador do Porto!
Ou é inidóneo para o exercício da arbitragem ou punir uma pisadela intencional com cartão amarelo só pode ter por escopo alcançar aquele desiderato!

10 - Bruno Alves demonstrou no Domingo ser um digno sucessor de Jorge Costa!
Para além de envergar a mesma camisola 2, também consegue passar 90 minutos "a dar fruta" e sair do terreno de jogo apenas com um amarelo!
É obra!

11 - Ensurdecedor o silêncio daqueles que apelidaram Binya de assassino e que agora caucionam (pelo menos por omissão) o comportamento de Bruno Alves!

12 - O Sporting viveu uma noite feliz.
Jogou pouco, mas 5 minutos de fulgor bastaram para vencer.
Quando digo que jogou pouco não cinjo a minha análise ao momento ofensivo, amplio-a também à dimensão defensiva.
Ofensivamente, o Sporting, para além dos tais 5 minutos de esplendor, apenas assomou à baliza adversária nos instantes finais da partida numa transição rápida.
Defensivamente, beneficiou e muito da profunda desinspiração portista!
Não fôra o desacerto na finalização revelado por Lucho, Farías e Quaresma e o quarteto defensivo leonino teria sido alvo de inapláveis críticas!

13 - Todavia, a eficácia não é um valor despiciendo!
O Sporting mostrou-se extremamente hábil e competente no aproveitamento dos erros do adversário.

14 - Podem os mais facciosos e emotivos apaniguados de Benfica e Sporting pensar que as vitórias do último fim de semana afastaram de vez os problemas que têm apoquentado ambos os emblemas.
Nada de mais incauto ou temerário!
O atraso na classificação embora minguado permanece extenso, bem como as carências nos respectivos plantéis.
Assim consigam apresentar outra constância exibicional e então sim se poderá legitimamente falar de superação do seu estado pré-comatoso.

15 - Em análise às 13 primeiras jornadas da presente edição da BWin Liga, disse sobre Makukula "Ressuscitou na Madeira!
Após algumas épocas divididas entre lesões e apostas profissionais menos conseguidas, eis senão quando Makukula encontrou na Madeira o lugar ideal para renascer para o futebol de alta competição.
Fisicamente poderoso e dotado de um excelente jogo de cabeça tem-se assumido como a revelação maior da presente temporada.
Com características singulares no contexto do futebol português, se mantiver a progressão evidenciada nas 13 jornadas já disputadas pode, legitimamente, aspirar a um lugar nos eleitos de Scolari para o Euro-2008."
Vejo-o como uma boa contratação, mas nunca como um titular indiscutível!
Com ele chegaram Spesi, Halliche e Vinícius.
A este propósito só me apetece perguntar: onde estão os jogadores de valia indubitável a que Vieira aludiu em recentes declarações públicas?

16 - Razão tinha Passarella quando impunha cabelos curtos na selecção argentina!
Nélson ou a desfaçatez do mau gosto!

17 - Após um início auspicioso, Machado está a "cozinhar" bacalhau com "ingredientes" de lagosta!


18 - Do fim de semana emergiu uma questão - Por onde anda a Comissão Disciplinar da Liga?
Quem assistiu aos jogos da pretérita jornada da Liga Bwin, estou certo que não ficou insensível ao comportamento de Liedson.
Espera-se que a Comissão Disciplinar da Liga instaure o competente processo sumaríssimo, pois que os respectivos requisitos legais se mostram verificados.
Da análise conjugada das imagens televisivas com as crónicas jornalísticas, resulta que o lance em que Liedson foi interveniente passou sem punição.
Por outro lado, a sua conduta subsume-se à previsão da al. a) do n.º 5 do art.º 172º do Regulamento Disciplinar da Liga, pois que a equipa de arbitragem não sancionou comportamento que constituiu risco grave para a integridade física dos agentes e grave atentado à ética desportiva exigida dos intervenientes no jogo.
Postula o citado preceito legal mais uma exigência para que a Comissão Disciplinar actue oficiosamente, qual seja a demonstração que a equipa de arbitragem não observou e avaliou a conduta.
Apelando a um critério de bonus pater familias, sou forçado a concluir que Xistra não observou, nem avaliou a conduta de Liedson, na medida em que de outra forma apenas lhe restava uma decisão - expulsão imediata!
Negar esta evidência, será negar a idoneidade de Xistra para o exercício da arbitragem.
E se assim é, compete à Comissão Disciplinar instaurar o competente procedimento disciplinar tendente à declaração administrativa de tal inaptidão.
De um modo ou de outro, a interrogação mantém-se - Por onde anda a Comissão Disciplinar da Liga?

19 - Termino com algumas interrogações:

Será que Jesualdo conseguirá gerir o plantel e a vantagem pontual sem fantasmas?

Será verdade que o último reforço do Benfica no mercado de Inverno é português e vem de Leste?

Será verdade que Carlos Freitas se apresta para aportar a Braga?

Será verdade que um treinador da 1ª liga ao pretender substituir um jogador carismático por um jovem valor recentemente contratado num jogo contra um grande, sugeriu, através do seu treinador-adjunto, ao "velho lobo" que durante a semana simulasse uma lesão?

66 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Já agora podia reclamar com o adepto de seu clube que deu uma facada a um adepto do Vitória de Guimarães. Além disso o próprio Benfica devia ser punido pela liga, por mais uma situação destas.

vermelho disse...

Amigo Mínimo:
O Benfica devia ser punido?
Por algo que aconteceu fora de um recinto desportivo?
Que responsabilidade cabe ao Benfica na comissão de um homicídio tentado?
Foi algum dirigente do Benfica que instruiu o indivíduo a esfaquear o tal adepto do Guimarães?
Agora sempre que apresentarem uma queixa, uma denúncia ou uma participação será necessário questionar o denunciado sobre a sua preferência clubística em ordem à punição do clube por um acto social e individual!
Não confundamos os casos da vida com os casos do desporto!

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Pensei que tudo se tinha passado no estádio do Vitória de Guimarães, nesse caso retiro a segunda parte do que disse.

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Lí o teu mail e já respondi.
O destino que a dita cuja teve foi o aterro sanitário!

cavungi disse...

Caro Jorge Laden,
O repasto asiatico poderá ser hoje?
Irei confirmar com o miudo!

Antes morto que vermelho disse...

comentário ressabiadissimo dum lampião que não o é a 100%. qualquer lampião tem por inimigo principal a lagartagem e o mesmo funciona ao contrário.
no entanto compreende-se esta dor de corno, para quem anda há 30 anos alheado dos grandes feitos e para quem há 10/15 anos, anda a engolir patetices do género "pepsi foi uma primeira escolha..." ridículo!
querer cruxificar helton ainda é aceitável, agora continuar a insistir no pseudo caso quaresma, atacando igualmente burraldo é mais um sintoma de ressabiamento demente.
até parece que esta "crónica" foi "encomendada" pela sara , a escrava albertina e o holtu, mas não é nada a que não estejamos habitiados por parte de vermelho. há muito que não destilava o seu veneno contra o fcp.
bermelho continue assim, que só revela inveja descontrolada e dá animo ao blog.

noutro registo: gostava de saber opiniões, principalmente da sara e da sua escrava pessoal, ao "caso" miguel veloso na selecção de socolari.
a mim parece-me que poderemos assistir a mais um caso baía... a albertina irá deixar de ejacular e a sara ainda será adoradora do socolari? porque o veloso não irá cetamente ao europeu, porque o soco, quando toma alguém de ponta... além do baía, há o sérgio conceição e outros.

JC disse...

Excelente artigo do Snr. Administrador, exemplo daquilo que tão bem sabe fazer.
A par de uma escrita irrepreensível, uma sagacidade e uma perspicácia na análise que poucos conseguem igualar.

A propósito do comentário do AMV, acho que Scolari quando aludiu ao jogador da bunda grande se referia, inquestionavelmente, ao Miguel Veloso.
O jogador percebeu isso, Paulo Bento também. E terá feito bem ao jogador o aviso, porque surgiu transfigurado no jogo contra o FCP, ao que ouvi dizer.
Esta não convocatória do Miguel Veloso para o jogo com a Itália é, quanto a mim, pedagógica, pois que é um sério aviso a um execelente jogador que anda embriagado com a fama e que está a um passo de se perder.
Scolari dá assim uma mãozinha ao Paulo Bento na formação do jogador, que nem parece ser filho de quem é!.
Só lhe falta, como a verdadeira Floribela, tirar umas fotos para a FHM e começar a levar no pacote.

Amigo Vermelho:
A que jogador te referes na última interrogação do teu artigo de hoje?

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: e resposta que o veloso dá num pasquim, sobre a não convocação é que não é, de todo, pedagógica. Graças a Deus...
já reparou que nem o fiteiro foi convocado?

vermelho disse...

Amigo JC:
Lanço-te o desafio, bem como aos restantes condóminos de desvendarem os nomes que se escondem atrás da 2ª e da última interrogação que lanço.
aquele abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, viu o jogo na televisão, Pode explicar-me que palavras proferiu Quaresma, uma vez que eu vi no estádio, e depois na televisão o resumo que vi, essas imagens não foram esclarecedoras. Mas como ontem ouvi no TRio de Ataque, parece que as imagens da Sporttv que passaram em directo são esclarecedoras, quanto às palavras do cigano amuado

JC disse...

"Tal como A BOLA noticia na sua edição desta quarta-feira, o acordo entre todas as partes (Benfica, Marítimo, Sevilha e Makukula) foi alcançado já durante a madrugada. Só falta mesmo o jogador cumprir os habituais testes médicos para o jogador assinar contrato válido com o clube da Luz até Junho de 2012."

Mkukula sempre vai começar a jogar já no Benfica?
Qual foi o acordo com o Marítimo, afinal?

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Não vi essas imagens que referiram ontem no Trio d´Ataque.
Por aquilo que ouvi parece que Quaresma mandou o Jesualdo seguir o mesmo caminho que o Roca indicou ao Peseiro.

Amigo JC:
Do que li, ainda não foram revelados os termos do acordo.

VermelhoNunca disse...

Entendo. mandou Jesualdo visitar as obras do Metro do Terreiro do Paço. Nada de grave. A semana passada proferiu declarações interessantes, depois vê o contrato, que pelos vistos já estava renegociado, melhorado e anunciado publicamente, e este domingo brinda o treinador com um cumprimento amistoso.
Macaco, somos nós que criamos o caso Quaresma.
Amigo Vermelho, tem novidades quanto a Dimas?

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Duas duvidas me assaltaram no teu excelente livro.
dado que Makakula é o unico reforço de inverno, qual o jogador português de leste, que ainda chegará antes de 5ª feira?
Espero que não seja o custódio...
Quem simulou uma lesão?Leo?
Para jogar Sepsí?
Em resposta á pergunta sobre "onde estão os jogadores de valia indubitável a que Vieira aludiu em recentes declarações públicas?", direi que nunca se equacionpu contratá-los.Mas não há um unico jornalsta neste país, que lhe faça essa pergunta?
Por fim, dizer-te que acho de um tremendo mau gosto comparar Bruno Alves ao Bynia!
O Camaronês não merecia mais essa desconsideração!

JC disse...

Amigo Vermelho:
Não consigo dar resposta às interrogações que colocas.
Jogador português do leste só me ocorre o Dany.

O tal carismático não faço ideia quem seja.
A menos que se trate de Pedro Roma, que foi substituido por Ricardo no jogo com o Benfica, mas não me recordo que Pedro Roma tenha estado lesionado.

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Nada!
Jantei no Sábado com o meu "informador", que me deu as dicas que constam das interrogações, sem que me tivesse adiantado mais algum pormenor sobre a situação Dimas.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Dado que, apesar de possuir e pagar a sportv, e ntem apanhei trio de ataque já no finalzinho,não ví/ouvi as declarações do ciganito.
Ele mandou o Professor Resabiado "Tomar no Cú" ou "Levar no Cú"?

VermelhoNunca disse...

Não sei amigo Cavuvu, talvez vai levar na bilha, ou vai ter com o Macaco que ele explica-te como é...

vermelho disse...

Amigo JC:
Não é que acertaste em cheio!

Danny é hipótese para o Benfica (espero que não, mas as minhas fontes garantem-me que chega por empréstimo).

Na semana que antecedeu o jogo com o Benfica, Domingos pediu ao Silvino "rabeta" Morais, treinador de GR, para falar com o Pedro no sentido de simular uma lesão e assim facilitar a sua opção pelo Ricardo.
Silvino assim fez e ouviu o que queria e o que não queria!
O Pedro, como homem íntegro que é, apenas lhe disse que transmitisse ao Domingos para não se preocupar.

Antes morto que vermelho disse...

sara: só mesmo vocês é que ligam ás pentelhices do futebol. o que é que este pseudo caso tem a ver consigo? enfim: "cenouras para burros!" fait-divers... porque não comenta o caso-veloso?
é preferivel, arrotar, divagar, saber ler a linguagem labial do quaresma e opinar, sobre se foi frango, ou peru do helton... voces são mesmo muito pequenininhos.

xungo: o talhante está a solta lá na selva/can, ali, ele até é um caceteiro normal, pois vemos cada entrada. estou certo que o paulinho santos, na can, era considerado o jogador mais correcto, por uma larga vantagem.
o talhante já voltou a ser loiro, pudera! com o manjerico que o nelson plantou na mona...

JC disse...

Amigo Vermelho:
Admira-me não se terem azedado as relações entre Roma e Domingos depois desse episódio, bem como entre a restante equipa e o treinador, sendo certo que Roma é o capitão inconstestável da equipa.
Pelo menos a crer na série de bons resultados que se seguiram, nada indicia que esse episódio tenha criado mal estar no sei dos jogadores.

vermelho disse...

Amigo JC:
Com outros nem sei o que poderia ter sucedido!
O Pedro é um homem de carácter e não se move por interesses mesquinhos e pessoais (ainda para mais no termo da carreira).
Se assim fosse quando no início da época JES convidou o Eduardo para treinador dos GR´s, colocando em causa a perspectiva futura de carreira do Pedro, tinha havido uma revolução no balneário.
Se assim fosse, quando o Brum chibava os colegas ao treinador e ao Presidente, para além de lhes "lamber violentamente o cú", tinha havido uma revolução no balneário.
Se assim fosse, quando o Brum agrediu o Zé Castro, tinha havido uma revolução no balneário.
Mas, não!
Houve bom senso, ponderação e resolução interna dos problemas.

vermelho disse...

Amigo JC:
Não digo que a relação entre Domingos e Pedro Roma seja uma maravilha, mas toleram-se em nome dos superiores interesses da Briosa.

cavungi disse...

Como disse Rui Oliveira e Costa a convocação de Rui Patricio é gozar com a malta!
Convocar o frangueiro lagarto para o miudo ir para a bancada é para a malta se rir.
Ou então é para não dizer que não há lagartos na selecção!

Antes morto que vermelho disse...

xungo: o patareca vai avaliar a qualidade das bancadas do estádio, para assinar um acordo de franchising, com o fornecedor.

JC disse...

Por um lado critica-se Scolari por não renovar a selecção.
Depois mandam-se logo uns grandes arrotos se Scolari leva Rui Patreca como 3º guarda-redes para o ir enturmando com os meninos!
Está bem de ver que os GR's da selecção estão a chegar ao fim das suas carreiras.
Ricardo e Quim fazem mais 3/4 épocas, se tanto, e não existe um 3º guarda-redes à altura para substituir aqueles.
Rui Patreca será - sem qualquer dúvida na minha opinião - o futuro guarda-redes da selecção, "doia a quem doer", pelo que nada melhor do que ir enturmando o menino.

Ou se quiserem, já que encostou o Bunda Veloso, levou o Patreca para compensar o SCP.

Antes morto que vermelho disse...

"Ou se quiserem, já que encostou o Bunda Veloso, levou o Patreca para compensar o SCP." e como o fiteiro está a um nível mediocre, não há mais ninguém de jeito na lagartada, o "tunel", também não... leve-se o patareca!

JC disse...

Por falar em Floribela:

http://www.wilson.com.pt/fhm/

JorgeMínimo disse...

Caro CAGata:
O Scolari vai convocar o Miguel Veloso para o europeu. Ao contrário do que estás (mais uma vez a arrotar) a dizer este caso nada tem a ver com os passados com Baía, Quaresma ou mesmo Conceição. Algumas dessas vezes o Scolari avisou quem quer que fosse? Não. Pura e simplesmente decidiu não convocar. Se avisa agora o Veloso é porque está interessado em que ele mude o seu comportamento.
Quero deixar aqui um reparo. Ao contrário do que a besta do pila murcha fala não foi só o Miguel Veloso avisado. Foram também visados o Miguel, o cleptomaníaco Manuel Fernandes e o bêbado Deco. Para ajudar, este último foi apanhado com um grão na asa já depois do recado do todo-poderoso Scolari, preparando-se quanto a mim para ser a grande ausência no europeu.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Obrigado. Como cresceu a nossa menina!!!

JC disse...

Caro Mínimo:
Como já li algures, era furar até encontrar petróleo!

Antes morto que vermelho disse...

albertina: estás arrasca!! a ver vamos. vamos ver se o soco é amiguinho do veloso, ele pelo menos, até deu graças a deus de ir jogar com os putos... e depois eu é que sou uma besta...
que instruções é que a tua patroa te deu? foi para arrotares o que arrotaste? dasss és fraquinho, muito fraquinho!

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: estive a ver a lu, na morada que enviou... pensava que ia ver a kabra nua... talvez a albertina fique excitada... o pior é a sara, que é ciumenta, e que lhe dá um enxerto de porrada.

VermelhoNunca disse...

Macaco, você demonstra estar extremamente preocupado com o Veloso. Sò diz mal dele, devia estar contente por Scolari não o ter convocado.
Parabéns para si, por Scolari lhe ter feito a vontade.

JorgeMínimo disse...

Caro CAGata:
Eu não sou como tu. A Veronica Moser não me diz nada. Não gosto de jogos de fezes como tu.

JC disse...

Amigo vermelho:
O Jogo noticia que o Benfica comprou o Makukula por 4 milhões de euros

"O Benfica, recorde-se, já adquiriu a totalidade do passe do avançado ao Sevilha - que emprestou o jogador ao Marítimo -, por quatro milhões de euros e rubricou com Makukula um vínculo válido pelos próximos quatro anos e meio."

Tens por segura a informação que deste ontem de que foi 3 milhões o valor dispendido pelo Benfica na sua aquisição?

vermelho disse...

Amigo JC:
"Registe-se que o Benfica já tem um acordo com o Sevilha, detentor do passe do futebolista, e até com Makukula, ambos válidos para a próxima temporada. Os encarnados aceitaram pagar cerca de três milhões de euros ao emblema espanhol, no final da temporada, mas queriam apressar o negócio já para Janeiro. Mas aqui o Marítimo tem uma palavra a dizer, mesmo por causa do direito de opção sobre o avançado português." - DN

Dizer que serem 3 ou 4 milhões é-me perfeitamente indiferente.
No mercado actual, adquirir em Janeiro um internacional de um País que vai disputar o Euro-2008 por qualquer um daqueles valores é muito barato! (aliás, sê-lo-ia sempre pois falamos de um PL internacional e a jogar na Europa).
Ainda para mais quando o jogador em causa tem fortes probabilidades de ser titular!

Por outro lado, o investimento é igual ou inferior ao valor da venda do Diego Souza.

VermelhoNunca disse...

Fala-se que o Benfica está interessado em adquirir o ponta de lança da Áustria, pelo qual está disposto a pagar 6,5 milhões de euros. Poderá vender Cardozo por 35 milhões, e assim ponderar também a compra do ponta de lança da Suiça.

vermelho disse...

Amigo Nunca:
O da Áustria não pode ser, a não ser que seja apenas para treinar.
É que vive a mesma situação de Meyong, pois já alinhou por Boavista e Braga.
aquele abraço.

VermelhoNunca disse...

Para apenas treinar parece ser o que vai suceder ao outro ponta de lança, internacional, que vai ao Europeu por Portugal, e que actua no Benfica...

JC disse...

Será que Makukula não terá feito uns minutos ao serviço do Sevilha, este ano, num qualquer torneio?

VermelhoNunca disse...

Será que , por ser Janeiro, por ser ano de Europeu, por ele ir à fase final da mesma prova, o Benfica não o venderá, talvez por 4 milhões, o que é barato, dadas as circunstâncias...

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quer dizer que acha caro?

vermelho disse...

p.s. Já agora, o Alexander Frei, o tal PL da Suiça, pertence ao Borussia de Dortimund, clube para o qual se transferiu pela módica quantia de 5 milhões de Euros e não era ano de Europeu, nem era Janeiro.

vermelho disse...

Amigo Nunca:
A mero título de exemplo, no início da época, o site “http://www.transfermarkt.de”, utilizado na nossa Liga dos Astros, avaliava Makukula em 4.250,00€.

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Outro exemplo:
O Porto adquiriu 50 % do passe de Lisandro por 4,429 milhões de euros, sendo ano de Europeu e Janeiro, não obstante o jogador não participe na prova.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, não acho nada. O Benfica é que é tido e achado neste processo. Mas dinheiro não é problema para o seu clube. Aliás basta verificar o seu comentário, 3 ou 4 milhões, pouco lhe interessa a diferença, que no entanto é muita.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, pode ir buscar os exemplos que quiser. Sissoko foi para a Juventus por 10 milhões de euros, e embora esteja na CAN, não tem grande futuro a selecção do Mali. Acha caro?

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Fiquei a saber que não tem opinião sobre o valor de mercado dos jogadores!
1 milhão de Euros numa indústria como o futebol para um clube que se quer europeu, não é nada!
Negociar de ou para Inglaterra é sempre peculiar, pois que aí o mercado está ainda mais inflacionado.
A especulação impera.
Os valores que se pagam internamente por jogadores vulgaríssimos são um absurdo.
Considerando que Sissoko é um jogador algo limitado tecnicamente, não diferenciado e que era pouco utilizado, 10 milhões foi um grande negócio para o Liverpool.
Por 1/3 do preço encontram-se jogadores tão bons ou melhores do que ele.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Dado que sissoko é quase invisual, acho carissimo.

JC disse...

Amigo Vermelho:
Não estou a perceber esse critério:
"É jogador de selecção que participa em Europeu; logo, 3 ou 4 milhões de euros é bom preço, porque fulano que também é jogador de selecção mas não participa em Europeu custou 5 milhões"?!?

Por essa ordem de ideias, Liedson que nem sequer é jogador de selecção devia valer um ou dois milhões de euros, não?

Então e o valor intrínseco do jogador? Nâo conta aqui?
E as suas características como avançado? E a sua técnica? E a sua capacidade de remate? E a sua velocidade?

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, não se trata da diferença de 1 nilhão, num clube que se quer europeu. Trata-se tão só de uma pequena diferença de 3 para 4 milhões. Coisa pouca. Nem sequer estou a dizer se é caro ou barato. A questão é tão só essa. Se Kukula custasse inicialmente 12 milhões e o Benfica tivesse pago 13 milhões, é insignificante a diferença. Agora nos valores de que se fala, é substancialmente diferente.
Mas isso são contas de mercearia do seu clube, não me quero meter nisso.
É ano de Europeu, nem sei porque o Sevilha o vendeu já: um internacional, que vai à fase final do Europeu, não deveria o Sevilha ter arriscado e só vender depois da prova?

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, o amigo Vermelho pode estar satisfeito por ter Kukula nos seus quadros. Isso é natural. Agora vir justificar a eventual diferença de 3 para 4 milhões com ano de Europeu...enfim. É um critério que ele aplica a Kukula apenas. Questionei relativamente a Nuno Gomes, ano de Europeu, vai ser convocado ( infelizmente), porque não surge uma proposta,que seguramente atingiria 6 ou 7 milhões, pelo numero elevado de internacionalizações de NUno .

VermelhoNunca disse...

Quero no entanto dizer que aprecio Kukula. Não o acho nenhum fora de série, mas para mim, é do melhor que a selecção pode ter.

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Tanto Nuno Gomes, Como Tacuara e até Makakula tem mais golos que Liedson na liga bwin.
São Factos!Daí valerem no mercado mais que o levezinho, que no final é como os outros vale 30 milhões, mas ninguem o quer comprar!
Atenção!Muita atenção, mesmo!
Eu como sabes gosto muito do Liedson como jogador!

cavungi disse...

Amigo Jus,
Eu por norma desconfio destes "goleadores" das equipas pequenas!
Fazem sempre muitos golos porque em geral as suas equipas jogam em contra ataque.
Quando vem para um grande, o jogo passa a ser em ataque continuado(Exepto no ultimo SCP-FCP)e já não se "adaptam" a lisboa etc e tal.
Mas acho que em ano de Euro foi uma boa aposta!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, está a falar a sério quando relaciona golos marcados com valores de mercado? Sabe dizer-me qual o valor de mercado de Vukcevic, o melhor marcador do Sporting?

VermelhoNunca disse...

Atenção o meu último post era dirigido ao amigo Cavungi ( aliás só dele poderia vir um disparate daqueles..)

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Considero que o Benfica fez um bom negócio ao contratar o Makukula. Já acho que o ponta-de-lança faz mal em ir este ano para a luz. Digo isto, porque o Cardozo com o investimento que foi feito tem que ser titular e o Nuno Gomes é uma vaca sagrada que não pode ir para o banco com frequência. Com isto tudo o Makukula vai arriscar-se a jogar 10 a 15 minutos por jogo, o que é manifestamente pouco para quem se quer mostrar ao Scolari.

JC disse...

Cavungi:
Eu também.
O último exemplo disso foi Marcel, que foi da Académica para o Benfica.
Quanto ao seu custo, logo se verá: se marcar muitos golos, terá sido barato. Se não, foi caro.
Seja ou não ano de Europeu.
"Doia" a quem doer.

Antes morto que vermelho disse...

sara: gosto muito do veloso, acho que é o melhor jogador da lagartagem e por isso acho muito mal que o soco o "queime", mas voces todos é que gostam muito dele.
a albertina deve estar a ejacular para dentro!

albertina eu sei que gostas de fazer de sanita humana, mas isso não é para aqui chamado! limita-te aos teus arrotos ordinários e fica sossegado, ou então eu digo á sara para te dar um enxerto de porrada!

bermelho já foi ao email?

cavungi disse...

Amigo Jus,
Marcel é de facto um bom desenterro!Um bom exemplo.Nem 1 unico golo, quando meia europa já o cobiçava.
Ayew;Hassan;Marcelo;Maciel;Paulo Alves;Caju etc foram todos uns enormes flops.
O problema é que hoje em dia o SLB só tem bolsa para Makakula e outros de 3 ou 4 milhões.
Ou será que alguem acreditava que Soldado;Julio Baptista ou Fred vinha jogar para Portugal?
Mesmo que houvesse dinheiro para os comprar e pagar os salarios ou parte dele, nenhum jogador deste nivel quer vir jogar na nossa pobre liga bwin.
Já viram o Julio Baptista a jogar no campo do Amadora? Ou contra o Sertanense?

VermelhoNunca disse...

Amigo Cuvuvu, sei que nada lhe diz a prova, mas vou agora para Alvalade...Taça da Liga, onde desejo que o Sporting dispute a final, no Estádio do Algarve, em Março.

JorgeMínimo disse...

Caro CAGata:
Segundo vem anunciado na página da Veronica Moser, o estimado para pô-lo de pé precisa de um fio de terra, seguido de chuva negra.

cavungi disse...

Penafiel forever

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
O religioso Jankauskas assinou pelo Belenenses.