terça-feira, março 11, 2008

Livro de Reclamações

1 - Acaso não se achasse agarrado ao poder como uma lapa, com a demissão de José Antonio Camacho, não restaria a Luís Filipe Vieira outra solução que não fosse a demissão e a convocação de eleições antecipadas para o final desta temporada.
Se não encontro dúvidas em afirmar que Camacho era parte do problema, idêntica asserção identifico em asseverar que o principal responsável pelo actual estado de coisas no Benfica se chama Luís Filipe Vieira!
Cingindo-me à presente temporada, dizer que Vieira tem acumulado erros a um ritmo vertiginoso:
Primeiro, assumiu a gestão do futebol profissional em partilha com a administração da SAD e decidiu manter Fernando Santos como treinador principal quando era evidente que a sua fragilidade importaria a sua queda ao primeiro desaire.
Depois, entronizou intempestivamente Rui Costa como director desportivo e construiu um plantel profundamente desequilibrado, no qual as saídas de Manuel Fernandes, Simão e Miccoli não conheceram o devido suprimento.
Demasiados delitos!
Um total desregramento, no qual avulta uma completa ausência de planeamento, organização, coordenação e estratégia!

2 - Mas, no Domingo, quando Camacho demonstrava uma suprema dignidade e hombridade na hora da despedida, fomos forçados a assistir ao já tradicional número de prestidigitação de Vieira - como sacudir a água do capote sem molhar qualquer parte do corpo ou como adejar com mais uma promessa de um novo ciclo para obnubilar os espíritos mais incautos.

3 - Não olvido os constrangimentos colocados à sua intervenção, mas finda a relação contratual com o Benfica apenas uma certeza ficou:
Camacho foi uma desilusão!
O seu primarismo na abordagem ao jogo e a sua inabilidade táctica eram já bem conhecidas, mas a sua "falta de ganas" não!
Com honrosas e infelizmente contadas excepções - os jogos de Copenhaga e Donetsk serão os exemplos maiores - este não foi o Camacho de outrora!
O Camacho ambicioso deu lugar ao Camacho lugares comuns e má-disposição, que desprezou e desvalorizou os "mind-games" do pré-jogo;
O Camacho que incutia confiança, desejo veemente de fortuna e de glória, espírito de grupo e de conquista deu lugar ao Camacho que comandou uma equipa apática, abúlica e sem iniciativa;
O Camacho que no decurso dos jogos participava, intervinha, dirigia e se empolgava, deu lugar ao Camacho conformado e sem volição;
O Camacho que reforçava a auto-estima do seus jogadores e, assim, potenciava o seu desempenho, deu lugar ao Camacho acabrunhado que condicionou emocionalmente a equipa, cerceando-lhe as competências.
O Camacho que, pelo seu carisma e personalidade, apresentava uma liderança forte, decidida e afirmativa não marcou, desta vez, presença no Estádio da Luz (o episódio Luisão-Katsouranis é disso reflexo evidente)!
Nem o “Salir a gañar” se ouviu da boca do espanhol!
Ainda não consegui descortinar porquê, mas este Camacho foi apenas uma segunda versão de Fernando Santos.
E nem sequer revista e melhorada!

4 - A demissão de Camacho, para além de uma derrota pessoal de Vieira, constituiu uma derrota pessoal do espanhol.
Em escassos 7 meses, Camacho desbaratou o incomensurável capital de simpatia e bonomia que havia granjeado junto da massa associativa do Benfica.
Se na primeira passagem pelo Benfica, Camacho conquistou um troféu, desta feita apenas logrou alcançar feitos negativos, a saber:
o maior número de empates na condição de visitado e o futebol de pior qualidade da última década.

5 - Como escrevi há uns tempos "O desmando é consequência da falta de mando!".

6 - Da mini-crise despoletada com a saída de Camacho, emergem duas decisões acertadas:

a) a designação de Fernando Albino de Sousa Chalana como treinador principal até final da presente época, na medida em que inexistem treinadores de qualidade disponíveis;

b) não esperar pelo final da temporada para contratar um treinador de modo a planificar 2008/2009 com a devida antecedência e em convergência com o futuro director-desportivo Rui Costa.

7 - Do Chalana espero labor, sorte e, sobretudo, modificações tácticas.
A partir do que se viu na anterior experiência no cargo, podemos perspectivar um Benfica em 3x5x2.
Recuperados os jogadores ora lesionados, mormente os centrais, Chalana terá então ocasião de estruturar a equipa naquele sistema táctico, entregando a titularidade a Quim, Maxi Pereira, Luisão, Katsouranis, David Luiz e Spesi, Petit, Rui Costa e Cristian Rodriguez, Cardozo e Nuno Gomes.
A par do 4x4x2 losango, este é, para mim, o sistema que mais se mostra conforme as características dos jogadores que integram o plantel do Benfica.

8 - Mesmo com o Benfica a 14 pontos, Pinto da Costa não perdeu a oportunidade de ensaiar mais uma manobra de desestabilização ao afirmar que "Camacho era a trave que estava a suportar as deficiências".
Há vícios que são a nossa razão de viver!

9 - Humberto Coelho, admitiu ver «com bons olhos» o ingresso no comando técnico do Benfica.
"Se fosse convidado, encararia com bons olhos. Eu tenho sempre disponibilidade para voltar ao Benfica. Gosto muito do clube e também de treinar. Mas primeiro teria de ser convidado."
Humberto Coelho foi um dos melhores jogadores da sua geração, como o comprova a sua recente eleição como melhor líbero no âmbito da compilação de Cavungi e AMV.
Como treinador, não regateou tantos e tamanhos encómios, mas, ainda assim, conseguiu guindar Portugal a um 3º lugar no Euro-2000.
Deste modo, não percebo que se prostitua ao ponto de colocar em causa o prestígio e o reconhecimento que cultivou ao longo da sua vida.
Como diria Diácono Remédios, não havia necessidade...

10 - Suprema ironia no meio do turbilhão gerado pela demissão de Camacho é constatar que, mesmo empatando em casa com o Leiria, o Benfica ganhou mais 1 ponto em relação ao Sporting.

11 - Paulo Bento é, hoje, uma vítima do seu próprio sucesso!
A campanha leonina na época transacta e a conquista da Supertaça na presente, criaram expectativas desmesuradas nos sócios e adeptos do Sporting.
Desmesuradas em função da qualidade dos jogadores que saíram concatenada com a dos que aportaram.
Os dotes de ilusionista de Paulo Bento ludibriaram e inibriaram não só os simpatizantes leoninos como a própria Administração, que confiou na sua aparente capacidade de fazer vistosas omeletas com poucos ovos."
O Sporting é o actual 5º classificado da Liga Bwin.
E Paulo Bento foi parte da solução!
Desde que assumiu o comando técnico do Sporting conferiu identidade à equipa, promoveu coerência táctica e um modelo de jogo consistente.
Arrisco dizer que, com outro treinador e olhando ao naipe de jogadores que compõem o plantel leonino, ao Sporting estaria reservado um papel ainda mais secundário na presente edição da Liga Bwin.
Alguns treinadores potenciam valor nos seus jogadores, outros depreciam.
Paulo Bento pertence, claramente, ao primeiro dos grupos.
Contudo, hodiernamente, é um homem institucionalmente isolado, pressionado, acossado e profundamente desgastado.
Destarte, Paulo Bento é agora parte do problema!

12 - E sendo parte do problema e encontrando-se o Sporting na 5ª posição no campeonato, não se alcança a razão de ser da absoluta indiferença e inércia reveladas pela massa adepta leonina!
Percebe-se que a administração prefira conservar um silencioso distanciamento em nome da pseudo-reafirmação dos valores que ditaram a sua ascensão do poder: diferença e estabilidade.
Não se ignora que Soares Franco está refém do cognome com que baptizou Bento, mas, não se entende tanta resignação de sócios, adeptos e simpatizantes.

13 - Lanço uma interrogação: Que outro treinador não seria despedido se tivesse vencido apenas 2 dos 12 jogos realizados fora de casa na Liga Bwin?
Ou o grau zero da exigência!

14 - Pacheco do alto da sua eloquente verve disse um dia que ninguém é imune de estar alheio ao erro.
Sou tentado a reconhecer uma excepção a este brilhante axioma - atentas as circunstâncias, Paulo Bento é ou, pelo menos, parece imune de estar alheio ao erro.

15 - O Sporting está, à 22.ª jornada, mais perto da linha de água do que do líder.

16 - Como, na segunda-feira, se aludiu ao calendário das equipas posicionadas entre o 2º e o 5º lugares, publico, em seguida, um estudo do MaisFutebol sobre o assunto:

"Há quatro equipas separadas por apenas seis pontos na luta pelo apetecido segundo lugar, o tal que, além do primeiro, dá acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões. Quando faltam oito jornadas para o final, tudo pode acontecer neste restrito grupo ao qual ainda se pode juntar o Belenenses, caso a equipa do Restelo vença o jogo desta noite com o Boavista e ganhe ainda o recurso que apresentou junto do Conselho de Justiça da federação. No entanto, numa análise académica, se partirmos do pressuposto que as equipas vão repetir os mesmos resultados da primeira volta, as actuais posições na tabela classificativa sofreriam poucas alterações.
O Benfica conservaria o primeiro lugar, com mais cinco pontos do que o V. Guimarães e mais seis do que o V. Setúbal. O Sporting seria a equipa que perderia mais pontos, estacionando no quinto lugar com menos quatro pontos do que os sadinos, menos cinco do que os minhotos e menos dez do que o clube da Luz.
Nestas contas, o F.C. Porto continuaria a ganhar pontos aos restantes adversários, somando mais 17 até final da época, contra 16 do Benfica, 13 do V. Guimarães e V. Setúbal e apenas 12 do Sporting. O Belenenses somaria apenas nove, sem contar com os seis que ainda se arrisca a perder pelo caso Meyong.
No entanto, apesar deste quadro negro, a equipa de Alvalade parece ter um calendário mais acessível do que os restantes candidatos, uma vez que, dos oito jogos que faltam disputar, vai realizar cinco em casa, mais um dos que os adversários inseridos nesta equação. Além disso, os leões são os únicos dos quatro candidatos que já não vão ter que defrontar o inabalável líder F.C. Porto.
O Benfica, além da deslocação ao Dragão, vai ainda receber o V. Setúbal e o Belenenses. O V. Guimarães recebe o líder e vai ao Restelo. O V. Setúbal também recebe o F.C. Porto e, além de ir ao Restelo, também vai à Luz. Os leões já não têm jogos com os actuais seis primeiros classificados."

30 comentários:

MigasMan disse...

Vi agora que o símio esofágico disse ontem que o Purovic nem na equipa de juniores do Porto tinh lugar. Mas qual equipa de juniores? O San Lorenzo? o Ferrocarril? o Boca? , que produziram os talentos Lucho, Lisandro, Bollatti, Farias, etc.? ou a equipa que tem juniores de 22 anos a ganhar os campeonatos de sub-20? ou a dos Vieirinhas e cª, que disputa os valorosos torneios regionais com o Ronfe, Serzedelo, Tirsense (já extinto) e Leixões B? ou aquela que anda a levar das reservas de todas as equipas da associação de futebol dos xitos?
Macaquito, deves ter saudades do sabor Salgado da tua Carolina, mas quanto a isso ... chucha no dedo !

MigasMan disse...

Já agora, sugeria um novo passatempo: Quantos treinadores e novos jogadores vão ser apontados para o Benfica até ao final da época?
Desde já deixo o meu palpite:
Treinadores: 44
Jogadores: 732

VermelhoNunca disse...

Puramente académica uma análise que se baseia em que os clubes na 2ª volta repetirão os resultados da 1ª volta.
Acho mesmo que nem referência a essa barbaridade deveria ter sido colocada no blog.
Os nossos jornalistas, além de dizerem bem do Benfica e o defenderem até à morte, vivem muito deste tipo de estatisticas bacocas, do género, o Sporting não ganha aos suiços à 9125 dias, quando nesse período de tempo jogou uma vez contra suiços.
Não alimento essa raça.

Quanto a Camacho, cobarde, denotou ser incapaz, e fugiu. Também reconheço que lhe fizeram a cama, a começar pelo Senhor Pneus, e continuando por essa figura mítica, que tem o estatuto único, de dirigente/jogador. Os lampiões, para entrar no livro dos recordes, inventam tudo. Receio que o Getafe, que apenas tem 15 jogadores, sendo 2 deles juniores, tenha dificuldades em esmagar os porcos, tal como é meu desejo!

Antes morto que vermelho disse...

lá veio o merdaleão vomitar, ressabiado, louco e relaxado, deixa que os seus arrotos soem a cretinice!
é visivel a enormidade de bestialidade que este boi usa para escarrar, a inveja, a calimerice e as justificações absurdas para o insucesso não justificam tudo, também há aqui um grunho a explorar todo o seu explendor... eu cá por mim nem leio o que ele escarrou, vou para a sanita e vou "soltar o lagarto que há em mim".

Antes morto que vermelho disse...

nunca: além do dumbo e do costa, penso que houve mais jogadores que fizeram a cama ao "el puerco iberico", como o nulo e o cabeça-bicuda, entre outros. posso também assegurar que o talhante deverá ser um marreta que vai ficar com saudades do "el puerco ibérico".
agora o salvador da pátria chama-se chalana, mais conhecido pelo "corno de bordéus", tem o (único) credito de ter descoberto o defesa-direito miguel (pois o toni "mama cabritos", punha-o a ponta direita). penso que o "corno de bordéus" vai ser engolido, mastigado e cuspido pelos próprios sócios.
ele tem muitas "garras de ganhar", mas hoje vai ser o primeiro dia do fim, no benfica, do "corno de bordéus".

Força Bobadela!
Força M. Laudrup!

VermelhoNunca disse...

Espero sinceramente que o senhor Albino ( só o nosso admninistrador para tratar Chalana pelo nome completo), se afunde e enterre. Mas já estive mais confiante no Getafe. Ontem vi imagens do estádio!! Reboleira lá do sitio. É de facto um confronto entre duas pequenas equipas.

Unknown disse...

Além do mais, Amigo Nunca, o Reboleira de Madrid joga sem 9 jogadores, 4 dos quais titularíssimos.
Prevê-se milagre em Getafe!

Em sentido oposto, prevejo descalabro em Alvalade!
Sem Veloso e com Liedson em dúvida, e com uma defesa permeável nas bolas paradas, muito dificilmente o SCP conseguirá ganhar ao Bolton.
Basta um golo dos ingleses para complicar a eliminatória.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, normalmente você é pessimista. Em relação ao poderoso Getafe da Reboleira, desejo que se engane redondamente, e que o senhor Albino seja trucidado.
Quanto ao Sporting, parece que desta vez teremos Liedson, o que nos garante melhorias ofensivas. Estou confiante para o jogo de Alvalade, onde marcarei presença.
Quanto à Reboleira, talvez os 2 juniores do Getafe surpreendam positivamente.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Tem razão.
Pessimista é o meu apelido.

Cuto disse...

Se por um lado estou de acordo com a saída de Camacho por outro estou com um tremendo receio do que aí vem.Receio esse sou atenuado pela,penso eu, subida de Rui Costa a Director Desportivo com todos os poderes para organizar a próxima época.Se assim não for e mais uma vez LFV se meter a fazer o que não sabe vai ser mais época desastrosa.
Por outro lado também me preocupa a comunicação social e alguns pseudo benfiquistas, que aparecem a "empurrar" para treinador do Benfica os Jesus, Carvalhal e outros que tais.Só quem nada percebe de futebol pode acreditar que o simples facto de se fazer uma boa época numa das equipes do nosso Campeonato dá estatuto para se ser treinador de um dos grandes.É preciso muito mais que saber as tacticas,dizer piadas para se poder ser treinador do Benfica,do Sporting ou do Porto.Veja-se o caso do Quinito e do Couceiro.O mesmo se aplica aos jogadores.Veja-se o Luis Filipe que se estivesse em Braga continuaria a ser um dos melhores laterais do nosso campeonato.Assim, é dos piores.Logo, confiado que estou no bem senso e profundo conhecimento do meio onde se move do Rui Costa como Director Desportivo,espero que a próxima época seja finalmente a do ressurgimento do meu Benfica.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Estou com garras de ganhar!
Vamos á bobadela escrever mais uma página de história!
Abraço

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Concordo contigo!
Camacho fugiu!
Mas não foi cobarde!Foi cerebral!
Saiu antes que lhe acabassem de "fazer a cama".
Saiu quando quis:
Em 2º lugar, nas meias finais da Taça e com uma "final" da UEFA para disputar!
Se hoje correr mal, Albino será o "pai da derrota".
Saiu numa bela jogada de antecipação.
Enrrab** dois coelhos,(Vieira e Costa) de uma só virada!
Deixou o SLB entregue á bicharada, sem rei nem roque!
Foi bem feito!
Há que lhe tirar o chapéu!

Mestrecavungi disse...

Alguem viu ou ouviu a conferencia de Chalana ontem em Getafe?
O seu discurso apresenta inumeras pausas cerebrais!Parece que se lhe desliga o cerebro!
Ou seria que a minha TV estava com interferencias?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Sabes se Lampard joga hoje?

Antes morto que vermelho disse...

cuto: mas o maior exemplo de um "candidato" a treinar a lampionagem é o kajuda! esse diz piadas...

nunca:se se der o milagre da bobadela, temo pela capa dos pasquins amanhã!
mais, eu tenho por hábito ver, na rtp, o noticiario pela manhã, quando "el puerco ibérico" abandonou, isso foi noticia de abertura, se a lampionada ganha penso que será o fim, a ter orgasmos simultaneos a torto e a direito e 6M a orgasmar deve ser o fim da picada!!
ainda por cima o jogo vai dar na sic, o cabeças e o jorge b. a terem orgasmos múltiplos a torto e a direito, não sei o estádio do boubadela tem alguidares suficientes para apanhar a porcaria...

Antes morto que vermelho disse...

xundo: és mesmo minimalista. escrever história contra o boubadela??? vives mesmo de recordações, eras vivo no tempo do estado novo e do benfica?

Antes morto que vermelho disse...

xungo: a droga faz mal á cabeça!! o albino quando estava no auge do seu "reinado cornal", fumava droga que nem um cão. como estava sempre lesionado também mandava abaixo (juntamente com essa jornalista de créditos firmados no record, chamada anabela) umas linhas de coca. se a isto juntarmos as queixas posteriores da jornalista sobre a performance sexual de albino, facilemnte podemos concluir que albino tem razões, justificaveis, para as paragens cerebrais!
no antanto, penso que terá sido mais fácil ensinar albino a vomitar uns lugares comuns, do que a "missão impossível" de tentar ensinar a vomitar o jb, esse sim um caso invulgar de burrice!

Mestrecavungi disse...

Qualquer treinador Português, (Mourinho E Queiroz não são deste campeonato), que venha treinar o Benfica nesta altura irá ser pura e simplesmente trucidado!
Treinar os vitórias, O Belem ou o Braga não é a mesma coisa que treinar o FCP ou o SLB!
Não aguentam a pressão!
Carvalhal não acabava a pré epoca no SLB!
Cajuda era assobiado ao 1º ponto perdido!
Jesus era assobiado na conferencia de imprensa de apresentação!
Machado era impedido de entrer no Estádio!
Infelizmente como o ladrão de paquidermes não percebe isto temo que a escolha recaia em Humberto Coelho ou José Peseiro!
Humberto consegui colocar na 2ª divisão o ultimo clube que treinou:O Salgueiros.
Foi despedido de Marrocos e da Coreia do Sul.(Ninhum europeu que se preze é despedido por um coreano comedor de cão).
No euro 2000 quem "treinava a equipa era o caçador!
Lion Heart tem razão, até assinar um novo treinador todos os dias iremos ter nos jornais grandes treinadores quase, quase certos.
E todos com "curriculum".
Vai ser o Eriksson, o Lippi, O Hiddink, e por aí fora.
No final Vieira appresenta com pompa:
José Peseiro!Ou outro que tal.
A minha escolha está feita:
LUIS FILIPE SCOLARI!

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Na altual conjuntura será uma feito notável virar a eliminatória!
bem sei que o Getafe é uma merd*!, Mas e o actual SLB é o quê?

Zex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zex disse...

Só para informar os condóminos que, após o que ontem aqui disse o condómino Jorge Mínimo, que achei de terrível mau gosto, decidi iniciar um período de reflexão, de duração indefenida, não publicando comentários neste espaço e limitando a minha intervenção às competições em curso.
Obrigado a todos !

salvatruxa Jr. disse...

Amigo e estimado Zex!
Espero que este periodo de reflexão não exceda o estritamente necessário!
O teu repertório, aqui e ali pintalgado de fina ironia, fará uma tremenda falta a este espaço!
Reflete bem e volta melhor!
Forte abraço!

Nota: Sr Minimo, parece que v.exa se excedeu, mais uma vez, ao ponto de fazer com que um dos alicerces desta tertúlia, tenha que "ir pensar na sua vidinha".!
Tenha mais modos de futuro!

Zex disse...

Indefinida e não "indefenida", peço desculpa pelo erro.
Desculpem !

VermelhoNunca disse...

Mais uma vez o protagonista deste amuo é o mesmo. Não sei se condómino Trouxa está a par dos amuos do condómino Zex, mas vá-se habituando. Mais do mesmo!

Mestrecavungi disse...

Macaco:
A nossa brilhante compilação, que mentes mais débeis não compreenderam, foi motivo de breve nota do nosso Administrador.
Não há pirata que resista ao nosso estudo!

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex
Volta que estás perdoado!
Não dês azo a que qualquer Pirata te pertube!
A palavra Bufo, foi criada em honra a Jorge Minimo - Bufo I.

salvatruxa Jr. disse...

Amigo Vermelhonunca,
Não sabia de tal coisa!
Lembro-me do episódio da "Petição on-line", mas não tinha noção de que o amigo Zex era do tipo amuadinho!
Não tenho dele tal imagem!
Sou Trouxa mas não sou ingénuo.
Alguma coisa lhe fizeram, para ele nos deixar temporariamente,espero!

salvatruxa Jr. disse...

Ou será que é uma saída "À Camacho"?
Fechando a porta atrás de sí com estrondo!
"Saliu a ganar" El Zex?

Mestrecavungi disse...

Amigo salvatrucha,
Não te preocupes que Zex voltará mais depressa que tu pensas!
Este miudo é um travesso dos diabos!
pelo menos enquanto estiver na sua pausa indefInida, posso "teclar" erros á vontade!
Mas JC tambem não dorme...

VermelhoNunca disse...

Condómino Trouxa, mas nada trouxa, seguramente.
Condómino Zex, como pode comprovar KukukadeVungeExCamachoActualAlbino, pode bem comprovar o que digo.