quinta-feira, janeiro 31, 2008

Artigo de Opinião do Condómino AMV

PORQUE NÃO GANHOU CRISTIANO RONALDO O PRÉMIO FIFA E UEFA?

Todos os vencedores dos prémios FIFA jogam em clubes espanhóis ou italianos e, ou têm nacionalidade espanhola, italiana ou brasileira, salvo raríssimas excepções. Curiosamente todos os brasileiros que ganharam estes prémios jogavam em clubes espanhóis ou italianos, salvo o Ronaldo em 1996 que representou o PSV e o Barcelona.
Em relação ao prémio europeu (Bola de Ouro), há também uma esmagadora maioria de premiados que jogam em clubes espanhóis ou italianos, sendo que as nacionalidades já são um bocadinho mais diversificadas, embora espanhóis e italianos estejam em maioria.
No que diz respeito aos brasileiros todos os vencedores jogam em clubes espanhóis ou italianos (Nunca, é mesmo necessário os brasileiros virem para a Europa para serem reconhecidos).
O Cristiano Ronaldo tem o azar de ser português e jogar num clube inglês , porque senão vejamos:

Qual é o interesse de Manchester United fazer mais pressão para o Cristiano Ronaldo ser eleito? Ainda se fosse um jogador inglês, acredito que teriam exercido muito mais pressão, do que eventualmente terão feito.
Os proveitos de um “investimento” no Cristiano Ronaldo seriam muito inferiores ao de um em Frank Lampard, por exemplo.
Nessa situação capitalizava-se o clube e o país, o investimento tinha lucro.
Sendo o Cristiano Ronaldo, haveria algum lucro mas nunca o mesmo se fosse o Lampard, e como consequência os trunfos que o Manchester United terá serão poupados, para futuras situações, mais rentáveis.

Não há qualquer dúvida que Cristiano Ronaldo é um génio, é um fora de série, é, ao fim ao cabo, o melhor jogador do mundo na actualidade.
É um prazer ver o Cristiano Ronaldo jogar, porque tem uma variedade de fintas praticamente infindável, é rapidíssimo a correr e a executar, é bem constituído fisicamente (se o Dominguez tivesse aquele corpo, certamente teria sido muito melhor jogador do que foi), ataca os defesas, (não são os defesas que o atacam) e, acima de tudo, não tem medo de rematar e de assumir a responsabilidade.
Ao contrário da esmagadora maioria dos jogadores portugueses que prefere “esconder-se” e fugir às responsabilidades (neste momento só me recordo de dois jogadores que não têm medo de falhar e de assumir responsabilidades, o Ricardo Quaresma e o Maniche).

Seguidamente há a questão da imagem de Portugal e do seu futebol.
Comecemos pelos meios de comunicação social, mais concretamente a imprensa escrita. Que tipo de “lobbyng” poderá fazer um jornal como A Bola ou o Record?
Meios que vivem quase exclusivamente do boato e do rumor?
Meios que têm orientações editoriais clubisticas?
Isto não é a imagem de uma informação credível.
O jornalista desportivo português, prefere dizer bem ou inventar qualquer coisa de um clube , desde que na próxima digressão possa viajar e comer sem pagar, às custas desses clubes.
Depois somos sujeitos a reportagens como: “Fomos ás compras com Luisão”
Que tipo de influência pode mover um jornal com este conteúdo, cujo “target” é o povo português, que, na sua maioria é pouco culto e que gosta deste tipo de reportagens? Nenhuma!

A Federação Portuguesa de Futebol.
Que tipo de influência poderá ter um ente como o sr Madaíl?
Um ente que é rei no “politicamente correcto”, que anda a reboque do governo (nem que para isso tenha que fazer constantes voltas de 180 graus) que não é conhecido na UEFA nem na FIFA (os suecos colocaram na UEFA, por exemplo, um presidente e a nível futebolístico são inferiores a Portugal!!), um ente que aguarda pacientemente por um “tacho” na UEFA e, acima de tudo, um ente que não tem a coragem de assumir posições públicas quando é necessário.
Por exemplo, quando do triste episódio protagonizado por Scolari ante a Sérvia, Madaíl devia ter vindo logo defender o “seu” treinador, nestas alturas tem que se tomar logo uma posição de defesa “invente-se” o que se “inventar”.
A justificação arranjada à posteriori: “defender o minino” é patética, bem como o comunicado dos jogadores que se seguiu aos incidentes é miserável.
Que poder, que tipo de “lobby” um presidente destes pode levar a cabo, junto dos responsáveis pela FIFA e da UEFA, de personalidades conhecidas ou de alguns jornalistas? Nenhum!!

Portugal é um país pequeno, pobre e sub-desenvolvido, não havendo recursos para a actividade do “lobbyng”, no orçamento da FPF poderia haver uma rubrica chamada “lobbyng”, função essa a ser desempenhada pelas Relações Públicas, mas não, os Relações Públicas ambicionam, garantir uma boa reforma, borlas e estar presentes em beberetes.
Esta actividade quer queiramos quer não, pode alterar a decisão em muitas circunstâncias.
Nos EUA há profissionais do “lobbyng”, há pessoas que têm nos seus cartões de apresentação “lobber”, mas isso no nosso país é interpretado como suborno (esta interpretação é válida só para alguns), sem lobbyng, não há votos em Cristiano Ronaldo.

A expressão que o futebol português tem por esse mundo fora, que é quase nula (embora nos últimos anos, frutos das boas campanhas da selecção, já seja mais conhecido).
A recordação que ainda existe do futebol português é a da selecção de Saltillo, que perdeu 3-1 com Marrocos, dos jogadores pequeninos que em tempos abundavam na selecção e dos maus resultados da mesma quando era necessário não fraquejar.
Uma imagem destas leva décadas a mudar (embora já se tenha começado a mudar).

Por último algumas considerações sobre os jogadores que competiam com o Cristiano Ronaldo.

1 - Káká a maioria dos jogos que vi com este jogador são os resumos os jogos da Champions e os jogos do Brasil. Não me vou alargar relativamente ás exibições no cálcio. Ao serviço da selecção do Brasil tivemos um mundial (2006) onde toda selecção se arrastou.
Tivemos a Champions: a sorte do Káká foi o Milan ter ganho 4-2 em Old Trafford, e este ter “aberto o livro” nesse jogo.. e mais, o Cristiano Ronaldo não ter jogado nada nesse jogo, aí o prémio maior ficou “entregue”.!

O Cristiano Ronaldo marca muitos golos por jogo, num polo oposto está Káká que não os marca na quantidade do português, vejamos a exibição de há pouco, na Luz. Káká não me parece que seja tão decisivo como o Cristiano Ronaldo, mas... o Káká é brasileiro (existe ainda o mito do futebol brasileiro) e joga num clube italiano

2 - Leo Messi ficar à frente do Cristiano Ronaldo, como no prémio da FIFA, só pode ser uma piada de muito mau gosto, feita à custa do “lobby” espanhol. Como é que um jogador bom (não muito bom), que faz anualmente 2/3 da época, que se lesiona com frequência, pode ser colocado á frente do Cristiano Ronaldo? É preciso que Portugal seja mesmo muito pequenininho!

56 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caro CAGata:
Excelente artigo este. No entanto, julgo que no ano passado o Kaká venceu bem em detrimento do Cristiano Ronaldo. Já o Messi ter ficado em segundo concordo inteiramente contigo.

VermelhoNunca disse...

Figo não ganhou nenhum dos prémios de que Macaco fala?

Zex disse...

Sim ganhou os dois, penso. Penso que na altura já estava no Madrid.
O artigo é bom e está bem escrito, certamente que houve mão "encarnada" pelo meio, salvo seja...
Houve um pormenor que me parece ter sido esquecido, e que burrínimo já aborda ligeiramente: o Milan foi campeão da Europa e venceu a Taça Intercontinental (não sei se ainda é este o nome da competição). Por sua vez, Cristiano foi eliminado pelo Kaká na Champions e foi campeão nacional (apenas).

Lateralmente, penso que o artigo vem no tempo certo, já que aparece numa altura em que Ronaldo marcou um golo fabuloso contra o Portsmouth. Dos melhores livre que vi. Muito bom !

VermelhoNunca disse...

De 1991 a 2007: vencedores e nacionalidades:
Mathaus- Alemanha
Van Basten- Holanda
Baggio- Itália
Romário- Brasil
Weah- Libéria
Ronaldo-Brasil
Ronaldo- Brasil
Zidane- França
Rivaldo- Brasil
Zidane- França
Figo- POrtugal
Ronaldo-Brasil
Zidane- França
Ronaldinho- Brasil
Ronaldinho- Brasil
Canavarro- Itália
Kaká- Brasil

Parecem-me nomes relativamente consensuais. Discordo quanto à questão de Ronaldo ter azar em ser português e jogar em Inglaterra. O ano passado Kaká fez uma época fantástica a nível de clube. Deu um banho de bola a Ronaldo no confronto directo. Foi um justo vencedor. Estou em crer que Ronaldo terá todas as condições para conquistar o troféu em breve. Não considero que seja tudo um questão de lobby.Aliás, para ser sincero, não ligo nenhuma a estes prémios.
NO entanto , quero deixar uma palavra de apreço para a colaboração que Macaco prestou para o enriquecimento e diversidade de opiniões no blog.

VermelhoNunca disse...

O nome da competição não é campeonato Mundial de clubes?

JorgeMínimo disse...

Caro Escondidex:
Sem dúvida que é um golo fabuloso. Se continuar assim vai ganhar este ano os prémios individuais, que já vai merecendo.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:
Julgo que o CAGata estará mesmo de parabéns pela sua atitude.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, após os parabéns ao Belton, Buzingua, agora é a vez de Caco. Caco, muitos parabéns.

Vermelho disse...

AMV:
Parabéns pelo artigo!
Concordo com o argumentário, mas não com a conclusão.
O cenário é o que descreve, mas, ano passado, a coreografia de Káká foi melhor que a de Ronaldo pelas razões expostas por Zex e Nunca, as quais subscrevo.
Sintetizando, direi que para um português vencer prémios internacionais deste jaez tem que ser o melhor sem qualquer margem para dúvida!
Abraço.

Unknown disse...

Artigo sério e deveras interessante de um condómino que aqui chegou numa postura terrorista ou de franco atirador mas cuja presença é já imprescindível neste espaço.

Também creio que Káká foi um justo vencedor. Cristiano Ronaldo não estava ainda, o ano passado, em condições para poder ganhar os prémios de melhor jogador da FIFA e da UEFA.
Este ano não tenho dúvidas de que será o principal candidato ao troféu, até porque terá ainda o mundial para, ao serviço de Portugal, brilhar!
A votação que Messi obteve só se justifica, quanto a mim, por alguma nostalgia de Maradona, fruto daquele golo que marcou muito semelhante ao do El Pibe, e que foi amplamente divulgado pelas televisões.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, como sabe não tenho qualquer jogador do Benfica na minha equipa dos Astros. NO entanto, verifiquei agora que Moreira vale muito mais que Quim. Estará correcta essa informação?

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Actualmente, o site já efectuou uma revisão dos valores.
Antes da revisão, o valor de mercado era o que consta da lista.
Como disse ontem, entendi apenas fazê-lo relativamente aos jogadores que se transferiram internamente, pelo que nesse caso se manterá o valor inicial.

VermelhoNunca disse...

Entendo amigo Vermelho, nunca tinha reparado era que Moreira valia bem mais que Quim. A previsão do site em questão saiu completamente furada.

Antes morto que vermelho disse...

figo ganhou um prémio fifa! mas os prémios andam sempre á volta de clubes espanhois ou italianos. quanto ás nacionalidades, giram á volta de principalmente: espanhois, italianos, franceses e brasileiros.
é um lobby com muito poder!

nunca: káka é brasileiro e joga num clube italiano, cristiano ronaldo é português e joga num clube inglês. o próprio criatiano ronaldo afirmava no jornal AS, ainda esta semana, que, se jogasse no madrid tinha sido ele o eleito!
nunca: eu também pouco ligo aos prémios, mas servem para:
- aumentar cachets de publicidade.
- prestígio pessoal, e potencial futuro lugar nos "sábios" da uefa.
- promover imagem do país.

Antes morto que vermelho disse...

Obrigado pelas felicitações, foi um artigo que deu algum trabalho, mas que já andadva com vontade de o fazer.
o único sacrifício que tive que fazer foi dar um comando no word, para que sempre que este encontrasse as palavras: vómito, escarro, peido, cuspidela e arroto, proceder á sua eliminação! (estou a brincar).

agora vamos lá destilar mais veneno!

VermelhoNunca disse...

Caco, tenha em consideração os títulos que Kaká conquistou o ano passado. Isso foi determinante. Quando fala em contratos publicitários..recordo-lhe apenas que Ronaldo é capa do Pro-Evolution a nível mundial, e não em Portugal. Ele nesse aspecto não se queixa, pode crer...

VermelhoNunca disse...

Caco, ontem recusaram oferta de 25 milhões por Cardozo, hoje 6 milhões por Nulo Gomes. A intoxicação é enorme. Carnaval, época apropriada ao lançamento de bombas de mau cheiro, e a A Bola, tenta bater recordes ao nível do odor nauseabundo que emanam das suas notícias.

Antes morto que vermelho disse...

zex: figo ganhou uma vez em 2000. e claro está ao serviço do barcelona e real madrid.
futre foi segundo em 1987 ao serviço do fc porto e, claro está de atlético de madrid.
deco foi segundo em 2004, ao serviço de fc porto e, claro está de barcelona.
o JB ganhou duas vezes em 1965 e 1966 ao serviço do benfica, nos tempos de domínio absoluto do país por parte da lampionada e do fascismo, isto no que diz respeito á bola de ouro.

quanto ao prémio fifa figo ganhou em 2001, e, claro está jogava no madrid, em 2000 ao serviço do madrid e do barcelona, ficou em segundo.

VermelhoNunca disse...

Caco, mas quando Figo ganhou , que títulos conquistou a equipa onde ele jogava? Não pode isolar as coisas.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: obviamente que não se pode queixar, mas um prémio destes permite-lhe subir, ainda mais o cachet.
esperto foi o jardim que lhe assinou um contrato para ele promover a madeira! porque é que o governo não lhe assina um, para ele promover portugal?

é impressionante a capacidade de "digestão" desta lampionagem. podiam falar de jogadores com algum valor, mas, onde é que les estão? o desespero é tal, que até desenterram o nulo.
acho que esses jornalistas devem ter no excell uma tabela, nas linhas têm o nome dos jogadores lampiões e nas colunas as vezes que já escarraram sobre eles, depois vão colocando "flags" nos quadrados respectivos dos jogadores... o nulo devia ter poucas "flags" e o aspecto da folha de calculo não estava balizada!
mas como é carnaval, até eles nem levam a mal!

VermelhoNunca disse...

Caco, Ronaldo, como Mourinho, como Mariza, como Júlio Pomar...e por aí adiante, estão espalhados em outdoors gigantes pela cidade de Lisboa, numa campanha que é extensível à Europa. Você só vê o Helton, ou não repara por onde anda?

Vermelho disse...

É a campanha
Portugal - Europe´s West Coast

José Mourinho, Cristiano Ronaldo, Vanessa Fernandes e Nelson Évora são os rostos desportivos da campanha.

VermelhoNunca disse...

Exactamente, amigo Vermelho. Em Lisboa há outdoors gigantes espalhados pelas principais avenidas( não é na Sporttv Macaco, portanto não paga nada), mas pelos vistos Caco só tem olhos para o Belton.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: a campanha devia ser só com o c. ronaldo? quem é a mariza? quem é que conhece essa senhora lá fora (tirando as comunidades portuguesas)?

o helton "cabia" perfeitamente numa campanha, interna, a promover a "formosa cidade de Merdopolis do Iguaçú!

Antes morto que vermelho disse...

e essa campanha está além fronteiras?

VermelhoNunca disse...

Macaco, a Mariza é apenas conhecida em todo o Mundo. E não me refiro a comunidades portuguesas. Nomeada para Grammys, por exemplo. Quem é a Mariza?!! Você tem cada uma. Pergunto-lhe eu, quem é o Belton?

VermelhoNunca disse...

"Os avançados Óscar Cardozo e Luís Páez, de Benfica e Sporting, respectivamente, integram a lista de convocados do Paraguai para particular com as Honduras, agendado para o dia 6 de Fevereiro.



ASF
Cardozo e Páez são dois dos 19 jogadores chamados por Gerardo Martino, com vista ao compromisso de preparação na próxima quarta-feira.

Teremos dupla de ataque que joga em Portugal?

Mestrecavungi disse...

Amigo Macaco,
Tal como eu previa um excelente artigo este.
Parabens e continua assim!

Mestrecavungi disse...

Macaco:A única campanha publicitária a que o Helton podia dar a cara é á do "Frango do Campo".

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Digo-te mais porquê Helton?
PERÙquesim!

Antes morto que vermelho disse...

mariza quem é ela? não é a amália rodrigues, pois não? vocês que têm a mania da mariza, das fortes promoções que lhe são feitas a ela pela... RTP e pelos programas de vão de escada como "Dança comigo", há americanos que conhecem a mariza, e ingleses? ou ela, lá por ter ido ao olympia já é conhecida de toda a frança... sabe quantos lugares tem o olympia??
o belton não conheço, mas se calhar no brasil é conhecido a mariza é conhecida no brasil?

xungo no seu melhor... com a mania que tem piada e nestes!
se calhar o helton vai pedir emprego ao ricardo, lá na avibon, para ser a cara da campanha publicitéria da avibom no brasil. com ricardo em portugal, helton no brasil, sugiro a mariza,para ser o rosto da avibom além fronteiras (ela é "conhecida").

Unknown disse...

AMB:
Sou apreciador da Mariza.
Por isso, ao ler que o caro amigo questiona a sua fama no estrangeiro, não posso deixar de lhe citar umas referências do exterior à "cantadeira de fados":

"Amazon.com
Those unfamiliar with fado--that exquisitely mournful strain of balladry that is to Portugal what tango is to Argentina and flamenco is to Spain--will probably want to acquaint themselves more intimately with the genre after hearing Mariza's gorgeous album Fado Curvo. Following up on her 2001 debut, Fado em Mim, which catapulted the young singer from Lisbon to a pinnacle of worldwide critical and popular acclaim, Fado Curvo will delight fado aficionados and novices alike"

"Mariza performs at the Late Show with David Letterman on October 11th
Mariza is David Letterman's guest in the famous comedy talk show broadcast by CBS on October 11th. Mariza will perform live on National American television. More info: www.cbs.com/lateshow."


Chamo a atenção para este último apontamento. Mariza foi convidada do conhecido entrevistador da CBS, David Letterman, em Outubro último.

Unknown disse...

Veja também este site da BBC, AMV.

http://www.bbc.co.uk/radio3/world/awards2003/profile_marizaeurope.shtml.

"It's not often that you can accurately say "a star is born". However, the recent rise to prominence by Portuguese fado singer Mariza certainly justifies the use of this cliché. On stage she emanates charm and charisma in equal parts. And with her impeccable taste in haute couture, immaculately sculpted hair and strong but sensual voice, she has all the necessary prerequisites for a truly stellar career."

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Como pode ver, AMV, há mesmo americanos e ingleses que conhecem a Mariza.

Ouça um disco da Mariza num sistema de som de alta fidelidade de boa qualidade - não num desses equipamentos LG ou Pioneer à venda na Worten - e até se arrepia com a voz dela.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, esta afirmação de Caco sobre Mariza diz bem do seu temperamento. Um completo Macaco, que liga às estatisticas do seu clube, que bebe as palavras de MST, que mede as suas palavras pelo nível de escarro que brota daquela boca. Mais valia estar calado. Pode não apreciar, agora dizer que ninguém conhece a Mariza, denota mesmo uma total ausência de Conhecimento!

salvatruxa Jr. disse...

Não esquecer o Oral natural da Mariza!
Olhar natural digo!

Mestrecavungi disse...

Este Macaco é unico!
Quem é a Mariza?
Não há nada a fazer!
É o fim do mundo em cuecas!

Vermelho disse...

Amigo JC:
Domingo, 15H30, São José?

Bom fim de semana a todos.

VermelhoNunca disse...

Cavuvu, até você concorda. Esta cena de que a Mariza é conhecida dos emigrantes...depois não admira que ele reduza Portugal a um País sub-desenvolvido. Com portugueses como Caco, não passamos do 3º Mundo ( mesmo com o Belton a jogar cá).

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Lá estarei.
Abraço.

Unknown disse...

AMV deve estar a confundir a fadista Mariza com a Snrª. Euromilhões Marisa, essa sim bem conhecida dos nossos emigrantes, principalmente do tempo em que anunciava a Maxmen.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: você não engole lampionadas, mas marizads sim...
não gostar de mariza é falta de conhecimento e sub-desenvolviimento? vá ouvir amália ou max!

jean claude: á semelhança da sporttv que não tenho, a minha aparelhagem é marca worten/mitzai... e não faço tensão de comprar, nem picar o que quer que seja da mariza!!
prefiro muito mais ouvir led zepplin, motley crue ou ramones, por exemplo.
agora só falta arrotar (já agora com o nunca e o xungo) que madredeus é muito bom...

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: não estou! sobre essa gaja não sei nada a não ser que tem umas bóias que davam para salvar metade da tripulação do titanic...

VermelhoNunca disse...

Cacão, não gostar de Mariza não é sinal de falta de conhecimento. Eu não disse isso. Disse que pode não gostar de Mariza, assim como eu não gosto dos Beatles, por exemplo. Mas não pode ignorar que Mariza é hoje uma figura conhecida pelo mundo fora. Assim como o Madredeus, que levou a língua portuguesa aos 4 cantos do mundo.
De Belton já não digo o mesmo, embora as imagens do buracão que ele deu em Alvalade tenham corrido mundo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

nunca: medredeus é dos maiores barretas do secúlo. lá por terem ido ao japão tocar numa sala para 59 pessoas, já levaram a música aos 4 cantos do mundo!
ainda se fosse il divo! ou até o rui patareca a fazer truques na sombra, com a penca, isso sim, podia ser candidato ao melhor número de "sombras", do festival de magia no Benim. e tinhamos portugal representado nos 4 cantos do mundo!

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: ou até com a "ninfa artemis", essa diva do canto nacional.

Unknown disse...

AMV:
Estará, então, a confundir com o Tony Carreira?
Também cantou no Olympia e é conhecido lá fora, mas só dos emigrantes.

VermelhoNunca disse...

Madredeus tocou numa sala para 59 pessoas no Japão. Trabalho uma escola que ensina Português para Estrangeiros. Sabe o que Madredeus fez por esta escola? Em 10 anos o número de alunos japoneses em Portugal, que vêm aprende o Português foi multiplicado por 20 vezes/ ano.
Não quer antes falar do buraco do Belton, porque se continua a falar em Mariza e Madredeus enterra-se tanto que depois ninguém o tira do buraco..

Antes morto que vermelho disse...

isto sim é digno de exportação:

"AHA, AHA, AHA, sim, Gato?
Como queres que eu seja, Gato?..."

Dou beijos?
Sou os teus desejos?
Danço ?
Uso o corpo sem descanso?
Uso lingerie provocante?
Para a tirar depressa?
Porque tu tens pressa?

Refrão

Sou pantera?
Unhas compridas?
Não serei fera?!
Deixo-te pôr a mão?!
Tá bem Gatão!...
Abano o traseiro?
Se caminho à tua frente?
Salto para a cama?
Se estalas os dedos de repente?

Refrão

Digo palavrões?
Ou cuido da linguagem?!
Gatão...
Pinto os olhos tons azuis?
Posso também pintar os pêlos púbicos?

Refrão

(...)
ninfa artemis "Aha sim Gato"

Antes morto que vermelho disse...

buraco é com o helton e com o rui patareca, esses sim dão buracos...

Pumpkin disse...

Mão amiga e infiltrada fez-me chegar imagns do Olival, do treino sectorial do FêCêPê.
Neste caso a defesa em linha
(ou será a barreira para os livres?)

http://br.youtube.com/watch?v=RAklFaUWMDU&feature=related

MigasMan disse...

Para aqueles que pensam que o comentário anterior saiu do meu computador, só por ser igual a um da véspera, eu pergunto: Mas para quê tanta maldade?
(E os condóminos aqui que conhecem a autora do comentário anterior até sabem qual é a côr dela..., não é, _ _ _ _ _ _ _ ?)

JorgeMínimo disse...

Cara Felipa:
Parece mais o treino de apresentação do Makukula com o Mantorras, Adu, Luisão e Nelson.

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.