domingo, maio 04, 2008

Análise ao Estrela - Benfica

Estádio José Gomes, na Amadora

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

E. Amadora: Pedro Alves; Rui Duarte, Wagnão, Maurício (Hugo Carreira, 44m) e Hélder Cabral; Fernando, Tiago Gomes, Marcelo e Mateus; Mendonça (Celestino, 79m) e Anselmo (Giancarlo, 79m)

Suplentes não utilizados: Nélson; Nuno Viveiros, Ndiaye e Rui Pedro

Benfica: Quim; Nélson (Di María, 46m), Luisão, Edcarlos e Sepsi; Petit (Nuno Assis, 79m); Maxi Pereira, Rui Costa e Rodriguez; Nuno Gomes (Mantorras, 67m) e Cardozo

Suplentes não utilizados: Moreira, Zoro, Bynia e Makukula

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: Cartão amarelo para Petit (38m), Anselmo (42m), Maxi Pereira (57m), Hélder Cabral (61m), Fernando (86m), Rui Duarte (87m),

Resultado final: 0-0.

O Benfica não foi além de um empate (0-0) com o E. Amadora.
Incapaz de se libertar da pressão de vencer, o Benfica assinou mais uma exibição confrangedora, que redundou no 13º empate da temporada.
Exigia-se mais, muito mais de um Benfica que estava obrigado a vencer.
Chalana insistiu em Petit e Maxi Pereira em detrimento de Binya e Nuno Assis e cerceou as aspirações de êxito da equipa.
Hoje por hoje, quer Petit, quer Maxi Pereira não apresentam indíces físicos compatíveis com a alta competição e se a esta circunstância somarmos um Rui Costa claramente diminuído, percebemos as razões pelas quais o meio-campo do Benfica nunca conseguiu assumir o domínio da partida.
Com notórias dificuldades em controlar os seus níveis de ansiedade, o Benfica entrou muito mal no jogo.
Lento e previsível, raramente se acercou com perigo da baliza estrelista.
A primeira parte deixou muito a desejar.
Cardozo e Cristian Rodriguez assinaram as únicas jogadas perigosas do Benfica – o paraguaio atirou à barra à passagem do minuto 37.
Sem uma ideia colectiva consistente e sem individualidades capazes de resolver os problemas que a equipa evidenciava nas transições, o Benfica foi presa fácil para um Estrela tranquilo e que geriu as incidências da contenda a seu bel-prazer.
Obrigado a chegar ao golo, o Benfica entrou para a segunda metade com outra intencionalidade ofensiva.
Muito graças à entrada de Di Maria, que "queimando" linhas no último terço, lograva empurrar a equipa para junto da área estrelista.
Todavia, também neste particular, Chalana errou!
Errou ao prescindir de Nelson ao invés de Maxi Pereira.
Abdicou de um jogador capaz de assumir o corredor por troca com outro que, fisicamente exaurido, se limitou a fechar defensivamente o flanco (e mesmo assim com oscilações que poderiam ter-se revelado comprometedoras).
Fazendo apelo ao carácter e indo à boleia do irrequietismo de Di Maria, o Benfica subiu de produção.
Mas, aí o nervosismo tomou conta dos espíritos encarnados.
Luisão (54m), Edcarlos e Mantorras, consecutivamente, no minuto 74, foram o espelho da intranquilidade encarnada, desperdiçando golos que pareciam certos.
Quem não consegue finalizar ocasiões de golo tão flagrantes, raramente logra triunfar!
E, assim, não estranhou que o empate subsistisse até final.

34 comentários:

vermelhosempre disse...

Quem joga como o Benfica o fez ontem nem à Taça Uefa merece ir.
Não conseguem fazer três psses consecutivos, não criam uma oportunidade de golo, enfim, não sabem jogar futebol, parece que não querem nada com aquilo. Jogadores como o Nuno Gomes (como é que é possível terem renovado contrato com este atleta), Maxi Pereira, Edcarlos, Petit (Neste momento)apenas se arrastam dentro de campo, não fazendo qualquer tipo diferença (aliás, fazem a diferença, o Benfica joga logo com menos 4 jogadores).
Ainda bem que só falta um jogo para acabar com todo este sofrimento.

VermelhoNunca disse...

DEstaco no fim de semana a conquista da Taça de Portugal em futsal pelo Sporting, que até atingir o troféu eliminou o Benfica, o Freixieiro, o Belenenses, entre outros, e na final a Fundação Jorge Antunes.
No resto, vitória justa do Sporting, único jogo a que assisti.
Vi um resumo do Belenenses/Guimarães, e destaco a atitude do novo reforço do Benfica, Amorim, que na semana passada na Luz, tinha provocado vários livres perigosos a favorecerem o Benfica, e ontem conseguiu mandar para fora do terreno, de maca, Carlitos. Levou apenas amarelo, quando a sua entrada foi do mais vergonhoso e violento que se tem visto. Amorim a justificar o contrato com os lampiões.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Ruben Amorim nem sequer jogou!
Estava castigado!
O lance que referes tem por interveniente Rodrigo Alvim!
Abraço

VermelhoNunca disse...

Penetencio-me então pelo meu comentário, amigo Vermelho.
Acrescento , no entanto, que esse ALvim, com a entrada que fez sobre Carlitos, deverá ser castigado fortemente. Foi de uma violência extrema!

Unknown disse...

O Manchester United num estudo realizado pela revista norte-americana Forbes é apresentado como o clube mais rico do Mundo, avaliado em 1.800 mil milhões de dólares (cerca de 1.200 mil milhões de euros).

Nessa lista, constam os 25 clubes mais ricos do mundo, onde não consta, como era de esperar, nenhum clube português.

A questão que eu coloco é esta:
O ano passado, não foi o Benfica dado como estando salvo erro, entre 20 clubes mais ricos do
Mundo?
Se sim, onde para agora o Benfica?
A sua riqueza diminuiu ou foi a dos outros que aumentou?

Eis a lista:


1. Manchester United - 1,800 mil milhões dólares
2. Real Madrid - 1.285
3. Arsenal – 1.200
4. Liverpool – 1.050
5. Bayern - 917
6. AC Milan - 798
7. Barcelona - 784
8. Chelsea - 764
9. Juventus - 510
10. Schalke 04 - 470
11. AS Roma - 434
12. Tottenham - 414
13. Olympique Lyon - 408
14. Inter Milão - 403
15. Borussia Dortmund - 323
16. Newcastle United - 300
17. Hamburgo - 293
18. Werder Bremen - 262
19. Valência - 254
20. Celtic - 227
21. Everton - 197
22. West Ham - 195
23. Manchester City - 191
24. Aston Villa - 190
25. Olympique Marselha - 187.

VermelhoNunca disse...

A lista onde o Benfica estava presente, dizia respeito aos clubes mais ricos a nível de receitas. Suponho que a que o amigo JC aqui coloca é idêntica. Isso significa que as receitas do Benfica, ou diminuiram ou as outras aumentaram.

VermelhoNunca disse...

Mas o entusiasmo lampião nota-se a cada esquina. Veja o caso de ontem, amigo JC. Jogo em zona tipica lampi, Amadora, e estádio da Reboleira cheio de...moscas! Ninguém pára o Benfica!

Unknown disse...

Vamos então rpecisar melhor a notícia.
Esta lista que eu publiquei refere-se, creio, ao valor total do património dos clubes.
A lista que foi publicada em tempos dizia respeito ao clube que mais receitas gerou em 2005/2006, onde o Benfica, beneficiando de uma boa campanha na Champions - chegou aos 4ºs de final - tinha gerado cerca de 85 milhões de € de receitas.
Mas logo se fez publicidade de que o Benfica estava entre os 20 clubes mais ricos do Mundo, nomeadamente o seu Presidente.
Nada mais falso, como se constata agora desta lista, esta sim, a dos clubes mais ricos - e não dos que geraram mais receitas em determinada época desportiva.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, na altura comentei esse facto. Mas daquela raça tudo é esperado.
Sabe se o porco, perdão, o cão do Salvatrucha está melhor?

Unknown disse...

Não tenho visto o porco ou o cão do Salvatrucha, caro amigo Nunca.
Mas gostava de saber o seu Magisthe para hoje.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, sabe porque motivo os jogos do Benfica e do Gumarães começaram 5 minutos mais tarde que a hora prevista?
Em Belém, vi no resumo, que surgiu um problema com uma das redes de uma baliza? E no antro lampião, Reboleira, sabe o que se passou?

Antes morto que vermelho disse...

fcp perdeu (parece que bem, pois não vi o jogo), paciência.. só me chateia ficar a par da lampionada e do sportém no que diz respeito ao "levar dos mija na escada, uma goleada".. paciência, alguém vai ter que "pagar a factura".
jogo sportém não vi e jogo lampião idem, gostei particularmente do empate dos anormais em "getafe" (já foi melhor que os dois jogos anteriores).
destaque para albino, nos relinchos proferidos, no final do jogo (porque não fala o rui á.?). destaque ainda, para o cabeça-cónico/bicuda, quando gincha que, "falamos no final da próxima época" bonito para engolir...

madeiro: já comprou o bilhete para assistir ao "Adeus de Rui C."?

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Não li nada sobre o que se passou no início do jogo da Amadora que motivou o seu atraso.
Só li sobre o que se passou no final do jogo.

VermelhoNunca disse...

No Restelo foi a rede, logo parece existir justificação.
E na Reboleira?
"Os atrasos no início das partidas que aconteçam de forma intencional ou premeditada pelos clubes podem ser punidos como infracção disciplinar grave e inclusivamente com derrota.

Na penúltima jornada da Liga os encontros E. Amadora-Benfica e Belenenses-V. Guimarães começaram cinco minutos mais tarde que a hora marcada. O procedimento a adoptar depende dos relatórios dos árbitros e será em função deles que a Comissão Discplinar da Liga decidirá como actuar, segundo fonte da Liga de clubes citada pela Lusa.

A pena prevista só será aplicada caso seja provada a intencionalidade ou premeditação e consequentemente prejuízos a terceiros, como está explicado no ponto 2 do artigo 91º do Regulamento Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Se não ficar provada intencionalidade está prevista no ponto 1 do mesmo artigo uma multa , que vai de 2.500 a 5.000 euros. "

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, verifiquei agora qual o motivo para a entrada tardia das equipas no jogo da Amadora:
"Já se jogava há cinco minutos o P. Ferreira-Sporting quando começou o jogo no Restelo, depois de um atraso motivado por um problema numa das balizas. Na Reboleira, no outro encontro em que se joga o segundo lugar do campeonato, a subida das equipas e os momentos que antecederam a partida processaram-se em ritmo lento, e o encontro teve início quando em Paços já se jogava há cinco minutos e meio. "

As equipas entraram em ritmo lento!!
Acha que houve premeditação? Será que foi da parte do Estrela, que não queria entrar em campo, porque estava calor?

vermelhosempre disse...

Não percebo a vossa embirração com o atraso do jogo. Acham mesmo que teve influência no desfecho (para além de acabar mais tarde)?

OTV: N tenho bilhete para a despedida do grande Rui Costa, mas se quiser oferecer, está á vontade.

Unknown disse...

Caro Sempre:
Por alguma coisa está determinado que estes jogos de final de época têm de ter todos início à mesma hora.

VermelhoNunca disse...

Amigo Sempre, não teve influência. Podia era evitar-se este tipo de situação. Estou de acordo com o amigo JC.

Unknown disse...

O que é irritante, amigo Nunca, é que estas trapalhadas vêm sempre do mesmo lado:
São jogadores contratados às equipas contra quem se vai jogar, são jogos efectuados em campo neutro, são jogos a começar depois da hora regulamentar!
E depois os outros é que viciam os jogos!

vermelhosempre disse...

Caro JC:

Já imaginou o tempo que o Nuno Gomes demora a equipar-se?
Penso que o atraso de 5 minutos não é significativo, pois n dá tempo para grandes "malabarismos".

Unknown disse...

Caro Sempre:
Não deve demorar muito mais tempo a equipar-se do que o Miguel Veloso, e, no entanto, o jogo do SCP começou à hora.

vermelhosempre disse...

Caro JC:

O Miguel Veloso já vai equipado de casa, por isso é que começa a horas.

Unknown disse...

Caro Sempre:
A solução é, então, dizer ao Nuno Gomes para vir já equipado de casa.
Ou ameaçá-lo de que ou se prepara ao mesmo tempo que os colegas ou, então, fica sózinho no balneário aos cuidados do Makukula.
Já que o Makukula não joga mesmo...

Antes morto que vermelho disse...

nulo e makukula é perigoso! o nulo prefere oferecer a patricia, ou até mesmo a isméria, ao makakula, enquanto ele se "arranja" o makakula vai encavando, é capaz de chamar outro que não joga o mantorras!

madeiro: só tem é que comprar o bilhete, eu a única coisa que posso oferecer á lampionada é uma boa cagada no local onde os pombos se aliviam fortemente... pode ser que ninguém note.

Mestrecavungi disse...

Alguem pode me explicar porque é que o Sr Polga continuou em campo depois de pisar o tonozelo do jogador pacense?
Era vermelho directo!
Polga já tinha um amarelo, mas nem amarelo foi!
E o livre que dá o golo?
Hilarianate!
Depois, como é que tem a distinta lata de falar dos outros?
A escravidão e subserviencia manifesta em relação ao sistema começa a dar os seus frutos...
Ao colo até ao 2º Lugar!!!!!!!!!!!

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, sente-se ao colo do porco, perdão, do cão do Salvatruxa e divirta-se.
Você que jogo viu? O da Reboleira ou o de Paços ?

Mestrecavungi disse...

Em relação ao jogo na porcalhota o que dizer?
Nada!Ou tudo!
Falta de empenho!
Falta de profissionalismo!
Falta de atitute!
Falta de inteligência!
Falta de ambição.(A vitória conjugada com o empate do restelo daria o 3º lugar, mas nem essa treta conseguem!)
Falta de atitude!
Assim tiveram o que merecem.
Pena foi que os simpaticos e pacatos adeptos dos Diabos e NNB não tenham incendiado o autocarro com o palerma do Maestro e a sua orquestra de falhados amestrados lá dentro!
A guilhotina era um prémio para estes tristes!
E amigos Benfiquistas preparem-se!
Para o ano ainda vai ser pior!
Com o 4º lugar e fora da liga dos campeões que treinador decente vai querer treinar o clube do Vieira?
Que "novo ciclo" vamos ter de aturar?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Eu ví o da Porcalhota e a minha filha viu o de paços no seu quarto!
ia-me informando dos acontecimentos!
E ví o resumo na TVI e SIC noticias hoje de manhã!

VermelhoNunca disse...

Verifico que viu o jogo desse bastião lampião, amigo Cavungi. Assim sendo aconselho-o a não emitir comentários sobre a eventual expulsão de Polga. Ou quer que lhe pergunte porque é que um jogador do Paços, que já tinha amarelo, e levou a mão à bola não levou o 2º cartão?
Poupe-nos a esses disparates.
Para o ano, fala o amigo. Ainda não acabou, não deite já a toalha ao chão.

VermelhoNunca disse...

Vejo, com agrado, que tem uma filha com bom gosto. Coitada, não merecia um pai assim...

Mestrecavungi disse...

Amigo nunca,
Sinceramente o livre não é falta.
Mas faltas conmo essa são assinaladas inumeras vezes!
Quando isso acontecer com os "outros" não se queixem porque vos fica mal.
Eu até acho um lance normal!
Teve influencia directa no resultado mas acontece.
Paciência.Não se pode é fazer um drama á calimero!
E se fosse na Amadora?
Nem quero pensar no choradinho que ia acontecer....

VermelhoNunca disse...

Sinceramente, amigo Cavungi, nem me recordo do lance do livre. ALiás, acho que Bruno Paixão esteve muito bem, não querendo ser figura no jogo.

Mestrecavungi disse...

Engana-se amigo Nunca!
A minha Mãe é que era SCP ferrenha!
A minha filha tem tido uma educação decente!

Estava no seu quarto era a apoiar em força o Paços!

Quanto á toalha, está no chão e está toda pisada!
E por lá vai ficar!

Mestrecavungi disse...

"nem me recordo do lance do livre."
A casquinada do ano amigo Nunca.
Agora vou jantar.
Aquele abraço.