quarta-feira, maio 28, 2008

Artigo de Opinião

Pela riqueza da prosa, pela sua actualidade e por com o mesmo concordar na íntegra, publico, em seguida, o artigo de opinião que João Miguel Tavares redigiu para a Edição de Terça-Feira do Diário de Notícias:

"Depois de eu ter engolido o Roberto Leal numa conferência de imprensa da selecção portuguesa sem que um único jornalista na sala questionasse os presentes sobre que raio era aquilo, decidi escrever-te esta carta.
Há já bastante tempo que me interrogo porque se te funde o raciocínio sempre que a selecção nacional chega à fase final de uma competição importante.
Acaso há alguma alínea na Constituição que obrigue um jornalista a deixar de fazer jornalismo quando confrontado com o bigode de Scolari? Não há.
Só que o hino toca, o jornalista desportivo ouve o hino, o hino acaba, e aquela conjugação de acordes d'A Portuguesa provoca no jornalista desportivo uma imensa vontade de recuperar Olivença.
Ora, se nenhum estudo científico deu como provado que o contacto com símbolos nacionais destrua a massa encefálica dos indígenas, como explicar este estranho ímpeto nacionalista, que tudo aceita e nada pergunta?
É essa - como dizer educadamente? - saloiice, que ataca de modo particularmente agudo em europeus e mundiais, que eu gostava que tu ultrapassasses.
Quando a Federação Portuguesa de Futebol patrocina uma conferência de imprensa de louvor a Luiz Felipe Scolari abrilhantada por Roberto Leal e seu filho, o que tu tens a fazer não é pedir para Scolari dedilhar umas notas na guitarra enquanto Roberto canta de improviso uma versão homicida de Uma Casa Portuguesa.
O que tu tens de fazer é perguntar se é suposto que a selecção sirva para polir o ego do seu treinador e promover os discos da família Leal.
Uma Casa Portuguesa, ainda por cima, é toda ela "conforto pobrezinho do meu lar", grande defensora de um Portugal satisfeito com a sua menoridade.
Não é brilhante mensagem para passar a jogadores, e muito menos para animar palestras. Além de que colar a selecção à música sofisticadíssima de Roberto Leal e Tony Carreira é pôr a imagem de Portugal ao nível da rulote das bifanas.
Eu aturo tudo.
Aturo chusmas de directos. Aturo conferências de imprensa diárias. Aturo peladinhas cobertas à exaustão. Aturo a transformação de Viseu na capital do País.
O povo gosta e as empresas que investem rios de dinheiro no futebol precisam de antena.
O que já não aturo é que tu, imprensa desportiva, comprometas o teu bom-senso, imoles qualquer réstia de discernimento e deixes de saber distinguir o que está bem do que está mal, o que é falta do que não é falta, quem joga bem e quem não joga só porque à tua frente correm uns tipos vestidos de verde e vermelho.
Sei que para ti cada europeu de futebol em que Portugal participe é como levar um alcoólico a uma prova de vinhos - tremendamente difícil manter a sobriedade.
Mas, asseguro-te, não tem de ser assim.
Há quem consiga apreciar a selecção e continuar com actividade cerebral. Vá lá. Tu também consegues."

48 comentários:

JorgeMínimo disse...

Volta Oliveirinha, estás perdoado. Tinhas os teus alhos e bruxedos mas pelo menos ias às p***s, que é coisa de macho.

vermelhosempre disse...

Fantástico... Por acaso na altura também me interroguei: Mas o que é que se passa ali? O que faz aquele paneleirão numa conferência de imprensa, a cantar uma musica que nem sabe a letra? Só mesmo em Portugal

VermelhoNunca disse...

Também concordo com a opinião aqui expressa pelo senhor João Miguel Tavares.

Unknown disse...

Paneleirão esse que, por sinal, é adepto ferrenho do Benfica.
Agora só falta aparecer por Viseu o outro paneleirão-mor da Nação, de seu nome Castelo Branco.
Também benfiquista.

vermelhosempre disse...

Que quer dizer insinuar amigo JC?

VermelhoNunca disse...

Não vejo nenhuma insinuação, apenas uma constatação, amigo Sempre.

Unknown disse...

Amigo Sempre:
Meros factos.
Sem insinuações.

Zex disse...

Foi, de facto, um momento muito triste.
Mas já não é a primeira vez que o tal Leal se cola à selecção portuguesa. Aquando do retorno do Mundial de 2006, tive oportunidade de ouvir este mesmo pederasta a entoar uma versão brasileiro-saloia d´"A Portuguesa", em pleno Estádio de Oeiras, para júbilo dos presentes e dos comentadores televisivos.
Que Scolari era saloio, todos sabíamos, bastava atentar no respectivo apetrecho capilar na face, para isso constatar. mas isto foi bater no fundo.
E Tony Carreira não merece outro tratamento que não seja a audição num qualquer parque de campismo da Costa da Caparica.
Como ouvi na 2ª Feira, "este estágio cheira a Macau" !
Conferências de imprensa lamentáveis, com risadas, parelhas mal escolhidas e paroladas. Acessos livres de empresários. Assédio vergonhoso ao Ronaldo por parte do Madrid.
Enfim, uma tristeza !

Zex disse...

Saloio por saloio, lampião por lampião, ao menos que levassem lá também a Fafá de Belém entoar o "Vermelho, vermelhão !". Sempre dava para ver aquelas "bóias" a abanar.
É a pândega total !

Unknown disse...

Infelizmente, ao gosto do Povão!
Ia dizer que gostava que a selecção partisse depressa para acabar com este vergonhoso espectáculo diário, mas lembrei-me que chegarem à Suíça, terra de muitos emigrantes lusos, o "show" irá seguramente continuar, com as nossas telvisões todas acantonadas à volta do Hotel.
Depois não se admirem se os jogadores entrarem em campo armados em vedetas.

Unknown disse...

O Amigo Veremlho pediu-me para informar que está sem acesso à internet e, por isso, não pode dar o seu contributo a esta animada discussão.

Resta-me desejar que a net regresse depressa ao servidor do Caríssimo Amigo Vermelho.

Antes morto que vermelho disse...

concordo plenamente com o MST... para variar.
começo a dar, um bocadinho, de valor ao verme-madaíl quando elaborou o perfil do selecionador... um dos pontos fortes, era que tinha que ser saloio, só com saloiada se podia "unir portugal em torno da selecção".
zex tem razão, a pelosidade na fronha ou é à 25 de abril, ou é saloio. já ninguém usa disso!
só ver o luís baila, a vir-se á conta dos posters que tem no "altar", do soco e a relatar isso na tv, faz-me vómitos (olha! lembrei-me do pirata!)
ainda não vi os treinos nem as conferências de imprensa, mas pelo que oiço dizer, só falta dizerem a que horas é que o cristiano caga!

O tony carreira encheu o estadio do grupo sportivo de loures, será que o publico que aí esteve é o mesmo da selecção? já tenho dúvidas...

"Paneleirão esse que, por sinal, é adepto ferrenho do Benfica." á semelhança do castelo branco. descer mais abaixo, é colocar como mascote da selecção a Ninfa Artemis e as Thaity.
mas, com estes parolos tudo é possível e "uma nação inteira fica a ver e a aplaudir" e já agora com bandeirinhas nas janelas.

Porque é que o miguel vasconcelos foi atirado da janela abaixo?? esse, é que tinha razão...

Antes morto que vermelho disse...

o puto que habitualmente está com o roberto não é filho dele. ele é o tutor do puto e recebeu os substidios que havia para receber, quer em portugal quer na feijolandia... o pai do puto chama-se Tjombé Kalanga, vive na guiné e trabalha como guarda florestal!

Antes morto que vermelho disse...

"Hélder Postiga > Sporting (Portugal) – Troca com Milan Purovic"
será verdade??

VermelhoNunca disse...

Macaco, o artigo aqui exposto não é do seu guru MST, mas sim de João Miguel Tavares.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: obrigado pela informação, e continuo a concordar a 100%. o nunca é que é fã do soco, e da sua saloice, também?

VermelhoNunca disse...

Sou apreciador do Scolari, até por comparação a toda a merda com que nos debatiamos anteriormente.
Não sou fâ de saloiadas, e não assito a nenhum treino ou conferência de imprensa da Selecção. Passa.me completamente ao lado.

Unknown disse...

Ganda Neuer:
Prefiro o saloio Socolari ao pseudo-intelectual Carlos Gravatas Queirós ou ao poeta Artur Lobotomizado Jorge.

vermelhosempre disse...

Duas noticias de interesse dos portistas:

UEFA decide a 4 de Junho
O FC Porto foi hoje notificada sobre a abertura de um procedimento disciplinar tendente à verificação das condições de admissão na próxima edição da Liga dos Campeões.

Paulo Assunção rescinde contrato
O médio brasileiro Paulo Assunção informou hoje os responsáveis do FC Porto que abandona os campeões nacionais já no final da presente temporada.

O FC Porto, no seu site oficial, emitiu o seguinte comunicado:

«O jogador Paulo Assunção informou a Administração da FC Porto – Futebol, SAD que põe termo, sem justa causa, ao contrato de trabalho desportivo que o liga a esta sociedade. Esta medida tem efeitos já no final da época em curso.

A comunicação de Paulo Assunção foi efectuada nos termos do Artigo 17º das «Regulations on the status and transfer of player», aprovadas pelo Comité Executivo da FIFA.»

vermelhosempre disse...

Alguém sabe explicar o porquê da rescisão do contrato por parte do P. Assunção? Terá alguma coisa a ver com os recentes ataques feitos pelos anormais dos SD??

VermelhoNunca disse...

Não faço ideia, mas é uma grande baixa para o Porto, uma vez que Assunção é um bom jogador.

Unknown disse...

Amigo Sempre:
Tudo leva a crer que as ameaças de que foi vítima Assunção já se deviam a esse desejo de rescindir o contrato e não o contrário.
Desconheço, contudo, os motivos da rescisão.

Vejo que o Benfica está a construir uma equipa com uns nomes engraçados.
Yebda, Ya Dabaoo, Adbelba, Adu....

Antes morto que vermelho disse...

madeiro: ressabiado e toldado como sempre!! Mas não se esqueça que a tolice tem limites.
o assunção rescindir já era esperado, uma vez que há clubes que lhe dobram ou triplicam o contrato actual, e se o fcp lhe quer cortar as pernas, então o jogador tem que fazer alguma coisa!
obviamente que não tem nada a ver com a troca de palavras com os anormais dos sd... e não eesqueça que os juve ou os gay name boys também são uns anoemalecos. os gay nem sequer estão legalizados!

quanto á uefa continue a sonhar ressabiadamente, já engoliu o que os pasquins disseram... mas não esqueça que na uefa eles têm miolos, não são ocos como vocês!

e digo-lhe uma coisa, se o maluco do Co não tivesse sido atacado com very-lights pelos anormais dos sd, o fcp não tinha ganho o campeonato, o que é um facto é que o co a seguir, pirou-se logo... para a china.

darcheville: eu perferia o Otmar Hitzfield, ou o Hector Cuper, ou o Bora Muliyinovic, ou o Ivica Osim

Antes morto que vermelho disse...

quique, já começou a espetar pregos no seu caixão, quando arrotou, que se identificava com o "special one". ninguém lhe disse para estar calado? ou os pasquins precisam de vender?

VermelhoNunca disse...

Caco, então você já sabia que o Assunção ira rescindir o contrato...

VermelhoNunca disse...

O Porto poderia ter tentado vender o jogador, não acha? Sempre entrava algum papel..

vermelhosempre disse...

Amigo Nunca,

O Antes Morcão e Veado é o autêntico professor Alexandrino, tem super poderes: atento o facto de ele não só saber que o PA ia rescindir contrato como já sabe que o FCP não vai ser condenado pela UEFA pela gatunice que andou a fazer.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:
O caríssimo Macaco não tem poderes de vidente. Já há algum tempo que se sabe que o Paulo Assunção pretende rescindir com o FC Porto, na altura em que foi alvo do ataque dos SD, até se falava numa possível ida para o Benfica.

Zex disse...

Em qualquer ordenamento jurídico, uma recisão sem justa causa dá direito a uma indemnização.
O Porto tem que receber algum dinheiro.
Desconheço os motivos da rescisão, mas agora percebo a lamentável exibição deste atleta, que muito aprecio, na Final da Taça de Portugal. Será que foi profissional até ao fim ? Fica essa dúvida.
Quanto informação que N'Kama alega ter sobre a rescisão, desconheço-a, mas também não enfio a cabeça na blogosfera do FCPorto que tem a mesma, ou menor, credibilidade da Bola e do Record.
Quanto à questão da Uefa, ao contrário de N´Kama não dou a coisa como certa. Como disse a Uefa, a participação do FCP é um "assunto em aberto". Não percebo de onde provém a super confiança de N´kama que, por isso, e como é hábito, insulta Sempre que, por vezes, até pode merecer tal o servilismo à causa lampiã.
Como dizia a ex-primeira escolha do Benfica para treinador, "Famos Fer!"...

vermelhosempre disse...

Amigo Minimo,

Então a minha suspeição tem o seu fundo de verdade.
É porque o comentário do Antes Morcão e Veado não tem lógica nenhuma, aliás, só tem lógica na cabeça de tripeiro saloio.

Zex disse...

Segundo a imprensa, a rescisão de Paulo Assunção foi efectuada ao abrigo do Acórdão Webster, neste espaço analisado pelo blogger.
Trata-se do primeiro caso do género, em Portugal.
Segundo diz a notícia, quando há mais de três anos num clube, desde que pague os salários devidos até ao termo do contrato, o jogador pode rescindir o contrato.
A notícia dizia que Veloso estava a salvo e Moutinho ?
Qual a influência da cláusula de rescisão nesta questão ?

Esta situação é pioneira e pode ser preocupante para muitos outros de Portugal, não só o FCPorto...

Antes morto que vermelho disse...

madeiro: o ressabiamento tem limites!!!

VermelhoNunca disse...

Segundo o Sporting, e todos os jogadores a têm, ao contrário do Porto, a cláusula de rescisão, protege-o destas situações. Não sei se é assim ou não...

VermelhoNunca disse...

Mas não se admire, Zex, que o prolongamento constante dos contratos de trabalho, tenha a ver com uma tentativa dos clubes se defenderem de situações idênticas.

VermelhoNunca disse...

Penso que é uma notícia prestigiante:
"Leões jogam com o Real Madrid a 27 de Agosto
O Sporting vai defrontar o Real Madrid, no próximo dia 27 de Agosto, para a 30.ª edição do Troféu Santiago Bernabéu, anunciou esta quinta-feira o clube «merengue».




Os leões já no ano passado eram os convidados do campeão espanhol, mas a morte de Antonio Puerta, jogador do Sevilha, provocou o cancelamento da partida. Agora, os dois emblemas voltam a combinar nova data "

Mestrecavungi disse...

Gostei do artigo do JMT!Concordo na integra.
Mas apesar de meio saloio eu gosto do Scolari.Deu-nos um vice campeonato da europa e um 4º lugar num Mundial.Eu não esqueço a era Pré-Scolari.Era má demais para ser verdade.
O Roberto Leal e afins valem o que valem e são o que temos.
São um pouco o espelho do País real.
Eu sou como o Nunca, da Selecção só vejo os jogos.Oficiais, porque os particulares contra o Koweit e outros que tais não tenho pachorra.
E não será maior saloiada o Nuno Gomes a saltar feito um imbecil a gritar pela trivela do Quaresma?
Que pobreza de espirito e de criativaidade.
Espero que Assunção não vá para o Benfica.Roubam-nos logo o Katso ou o Rodriguez.

Por falar

Antes morto que vermelho disse...

o pateta e os vómitos...

zex: já está intoxicado! e já que arrota muito, qual a sua opinião para o fcp não ter recorrido da "sentença"? parece-lhe que não foi uma decisão ponderada? foi uma decisão do pc? os administradores da sad não se pronunciaram? os advogados do fcp andam a dormir?

zex: no dia 27 de abril de 2008 a noticia sobre o assunção foi noticiada em toda a imprensa! e como sabe não há fumo sem fogo!!
não sei onde vai buscar informação sobre o desporto (se for um local diferente dos jornais diga-me), mas "mas também não enfio a cabeça na blogosfera do FCPorto que tem a mesma, ou menor, credibilidade da Bola e do Record.", não é bem assim há que ler também estas "fonte" para saber mais algumas coisas, não é só "cuspir para o ar"!!

Antes morto que vermelho disse...

lindo: "Deu-nos um vice campeonato da europa e um 4º lugar num Mundial" e o que é que isto significa?

VermelhoNunca disse...

Macaco, você faz um elogio à UEFA, dizendo que eles têm miolos. Não se sabe o que irão decidir.Acho mais ponderado aguardar pela próxima semana.

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Achas que não vale nada ficar em 4º lugar num Mundial para uma selecçaõ como a nossa?
Achas que temos selecção para ser Campeão da Europa ou do Mundo então?

VermelhoNunca disse...

Cavungi, o que há mais neste mundo é campeões da Europa e do Mundo a nível de selecções...

Mestrecavungi disse...

Paulo Assunção só provou aquilo que já todos sabiamos:Falta-lhe em caracter o que lhe sobra em talento.
Quando foi para o FCP não tinha um compromisso verbal como o SCP?
Nessa altura não faltou ao combinado?
È verdade que queria rescindir porque o rapaz não consegue cumprir contratos!

VermelhoNunca disse...

Tinha acordado tudo com o Sporting sim. Mas qualquer acordo com jogador vindo daquele clube, já se sabe que destino tem.
Rui Alves não brinca.( será amigo do Macaco)

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Dos 187 Países filiados na FIFA quantos são campeões do mundo?
146?
E dos 51 filiados na UEFA quantos são Campeões da Europa?
38?
Com a nossa praticamente imbatível selecção se não ganharmos o EURO-2008 enforque-se o Scolari!

Mestrecavungi disse...

Este Macaco é intratável!

VermelhoNunca disse...

Eu acho que Macaco irá falar em ambição. Só que ter ambição não significa perder completamente a noção...

Mestrecavungi disse...

Pedir muito mais que passar a fase de grupos é perder um pouco a noção do ridiculo!

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.