terça-feira, maio 20, 2008

Livro de Reclamações

Perante uma mesma realidade, as perspectivas podem e são-no a maior parte das vezes perfeitamente distintas.
É a história do copo meio cheio ou meio vazio.
Serve a metáfora para ilustrar a plêiade de opiniões absolutamente díspares que a propósito da avaliação da prestação competitiva dos 3 grandes na presente temporada têm sido formuladas.
Nas linhas que se seguem, procurarei dar a minha visão das coisas.

a) - A época do Benfica foi a todos os títulos decepcionante!
Se historicamente teria bastado a ausência de títulos conquistados para demonstrar a justeza da afirmação, a paupérrima qualidade do futebol exibido e os plúrimos erros de gestão cometidos sublinham-na de forma indelével.

b) - A época do Sporting foi um estrondoso sucesso do ponto de vista dos seus dirigentes.
Disse Soares Franco que "a época foi excelente." E alicerçou a sua convicção na conquista da Taça de Portugal e da Supertaça, na obtenção do segundo lugar na Liga Bwin e na presença na final da Taça da Liga.
Á luz dos pergaminhos do clube, não posso concordar com semelhante apreciação.
Bem sei que, desde a conquista do seu tetra campeonato, em 1954, o Sporting apenas ficou 20 vezes (em 54 anos) acima do 3º lugar.
Bem sei que, desde 1974, o Sporting não vencia duas Taças de Portugal consecutivamente.
Todavia, ainda assim, me parece que a análise do Presidente leonino é sinónimo de uma frugal ambição e de uma desmesurada avaliação.
Excelente significa muito bom, magnífico, excelso, exímio, bem acabado ou perfeito.
E a época do Sporting foi tudo menos merecedora de tamanhos encómios.
Essencialmente, por quatro ordens de razões:
1) - porque não venceu a Liga;
Para qualquer um dos 3 grandes, não arrecadar o campeonato traduz sempre imperfeição.
2) - porque distou 20 pontos do primeiro classificado (14 se subtraídos os 6 resultantes da punição da CD da Liga), nunca tendo transmitido sequer um esboço de capacidade para disputar a conquista da Liga;
3) - porque na Europa não ultrapassou a fase de grupos da Champions League e caiu nos Quartos de Final da Taça UEFA, vergado a uma vexante derrota caseira frente ao Rangers;
4) - porque as finais existem para serem vencidas, ainda para mais quando disputadas em campo neutro e contra um adversário de inferior igualha.

Todavia, também, não devemos tombar nos antípodas e classificar a temporada leonina como um malogro.
Não o foi!
A conquista de duas competições e a obtenção do segundo lugar na Liga Bwin impõem que se considere a época do Sporting como boa.

c) - Findo o campeonato e em vista dos 20 pontos de vantagem agregados pelo Porto, muitos foram os analistas que se precipitaram na consideração da época portista como excelente.
Boa foi-o, mas terá sido assim tão proveitosa?
A conquista do campeonato com 20 pontos de vantagem constrange a avaliação no sentido da sua elevação.
Todavia, a sua singeleza conjugada com a eliminação nos oitavos de final da Champions, principalmente tomando em atenção o adversário, com a derrota na Final da Taça de Portugal e com a eliminação na 3ª eliminatória da Taça da Liga, decrescem-na, colocando-a num claro patamar positivo, mas não de excelência.

Ponderando êxitos e fracassos, direi que, ainda assim, terá sido o Porto a agremiação que melhor época desportiva conheceu.
Vencer o campeonato e logo com 20 pontos de vantagem evidencia uma supremacia que secundariza outros triunfos, mormente os alcançados pelo Sporting na Taça de Portugal e na Supertaça.

p.s. num momento em que o mundo laboral vive forte turbulência, há um despedimento que se me afigura incontornável - o do criativo da TMN!
Os spots publicitários criados por ocasião do Euro-2008 são de uma imbecilidade e de uma idiotice atroz!

44 comentários:

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Hoje comento a uma hora tardia, pouco depois de teres publicado o
artigo de hoje, cujo tema apresentado é, de facto, o mais adequado à época que atravessamos: balanço do final da época.

E concordaria na íntegra com o comentário se não assentasse, quanto ao SCP, numa frase que atribuis a Soares Franco - a época foi excelente - e que eu não o ouvi em lado algum proferir.

O que ouvi Soares Franco afirmar
- na linha, também, do que disse Paulo Bento - foi que a época foi boa.
Tão só "boa".

Encontrei inclusivé um site onde se mostram registadas as suas declarações:

"18 Maio 2008 | 20:34

“Foi uma época boa”, Soares Franco

Após a conquista da Taça de Portugal, Soares Franco fez um balanço da época leonina e considerou que, no geral, foi boa. Contudo, o presidente do Sporting considera que o clube foi alvo de críticas bastante injustas ao longo da temporada.

“Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça, chegámos à final da Taça da Liga, não vencemos o campeonato, mas no geral foi uma época boa. Se somarem o número de jogos que o Sporting fez, aonde chegou nas diversas competições, penso que não podem dizer que foi mau. Ouvimos críticas muito injustas. Aproveito ainda para lembrar o Liedson, um grande profissional que não pode estar aqui hoje”.

In http://www.desporto10.com/detalhe.php?id=14220

Classificar como excelente a época exigia que, além de tudo o que fizémos, tivéssemos ainda ganho o campeonato e, pelo menos, chegado à final da UEFA.
Como não, foi uma época boa.

VermelhoNunca disse...

Boa, positiva, foram as palavras que ouvi de toda a estrutura do Sporting. Paulo Bento acabou de as referir no Trio de Ataque, onde foi convidado. Ouvi o presidente nas televisões, aquando dos festejos da conquista da Taça de Portugal, e mais uma vez apenas ouvi as palavras boa, ou positiva.
Quer explicar-nos amigo Vermelho, onde ouviu essas declarações?

Zex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zex disse...

Eu tb ouvi o Paulo Bento no citado programa televisivo e ele não considerou a época como muito boa, ao contrário de outros, deixando bem claro que uma equipa que patenteia uma irregularidade tão gde na Liga não pode ficar satisfeita.
Aliás, disse que a anterior, em que ficou a um ponto do FCP, foi bem melhor.
Se Soares Franco afirmou o que o blogger disse, é triste. Revela a parca ambição de que aqui, por diversas vezes, dei nota.
De resto para dizer que concordo, imagine-se, com o que o blogger diz. Porto, bom mas não de excelência e Benfica decepcionante.
Ou seja, ao encontro do que ontem, e antes de ontem aqui disse, e que causou tanto incómodo em algumas pessoas...

vermelhosempre disse...

De qualquer maneira, concordo com eles, e discordo com o amigo Vermelho, pois acho que o para um clube como o Sporting foi de facto uma época recheada de sucessos.

Soares Franco:
É «uma boa maneira de acabar a época». Palavras de Filipe Soares Franco depois da vitória do Sporting por 2-0 sobre o FC Porto, na final da Taça de Portugal. O presidente de Alvalade conclui que foi uma temporada «excelente». Para o treinador Paulo Bento trata-se de «uma vitória justa no jogo e na competição». O técnico lembra que o Sporting teve pelo caminho os dois grandes rivais, tendo afastado o Benfica nas meias-finais, e fala do «trajecto extraordinário» da sua equipa.

Paulo Bento ganha pela segunda época consecutiva a Taça de Portugal depois de uma temporada em que se anunciou que o seu lugar estaria em risco, devido à irregularidade da equipa. Filipe Soares Franco fala das «críticas, por vezes injustas» de que a sua direcção também foi alvo e conclui que «a época foi excelente». Para o presidente do Sporting esta temporada foi «melhor do que a passada». «Ganhámos a Taça, um título fundamental, ganhámos a Supertaça, ficámos em segundo lugar na Liga e fomos à final da Taça da Liga», repara o dirigente.

Sobre o jogo contra o FC Porto, Soares Franco refere que a vitória foi «merecida», enquanto Paulo Bento repara que o Sporting fez «uma primeira parte muito boa» e que teve «oportunidades para poder chegar ao intervalo em vantagem».

Em relação ao lance entre Polga e Lisandro, que antecedeu o primeiro golo do Sporting, já no prolongamento, e que suscita lamentos dos portistas de que fica por assinalar uma falta, Paulo Bento sustenta que ainda não viu as imagens gravadas e portanto não se pronuncia, notando apenas que, como ele, os adversários têm também «direito a queixar-se». Mas o treinador lembra que o árbitro Olegário Benquerença, que apitou o jogo no Jamor, «tirou uma final» ao Sporting, referindo-se ao jogo das meias-finais da Taça de Portugal da época 2005/2006, onde o FC Porto eliminou os leões nos penáltis.

vermelhosempre disse...

In Record

Soares Franco: «Melhores que na época passada»
PRESIDENTE LEONINO DESTACA EVOLUÇÃO

O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, destacou a evolução em termos de resultados que a equipa leonina teve da temporada anterior para 2007/2008.

"Fomos melhores que na época passada. Ganhámos a Taça, ganhámos a Supertaça, ficámos em segundo lugar na Liga Portuguesa e estivemos na final da Taça da Liga", realçou.

O dirigente do Sporting acrescentou ainda que "foi uma boa maneira de acabar a época". "Foi excelente, apesar das muitas críticas por vezes injustas, de que fomos alvo", disse.

vermelhosempre disse...

Sporting
«Jogámos mais e fomos superiores» (Soares Franco)
Filipe Soares Franco faz um balanço positivo da época que hoje chegou ao fim, com a conquista de «um título fundamental». «Foi excelente», afirmou o presidente leonino.

«Foi uma boa maneira de acabar a época. A vitória é merecida, jogámos mais e fomos superiores», começou por afirmar Soares Franco.

«Fizemos uma época melhor que na época passada. Ganhámos a Taça, um título fundamental, ganhámos a Supertaça, ficámos em segundo lugar na Liga e fomos à final da Taça da Liga. A época foi excelente, apesar das muitas críticas, por vezes injustas, de que fomos alvo», atirou.

18-05-2008 20:11 Jornal A Bola

vermelhosempre disse...

Soares Franco ao Jornal O Jogo
"Que seja um sinal para vencer no próximo ano"

Filipe Soares Franco sublinhou que a "boa vitória" de ontem "foi uma boa maneira de acabar a época e foi merecido, porque o Sporting foi superior". O presidente leonino reconhece que a campanha que ontem chegou ao fim foi atribulada, mas acabou por ter um final feliz. "Senti que esta foi uma temporada difícil. Tivemos de viver com muitas críticas. Mas acabámos bem a época, e espero que seja um sinal para continuarmos a ganhar e alcançar o título no próximo ano", disparou.

E fazendo um balanço comparativo com 2006/07, o responsável máximo do emblema de Alvalade não tem dúvidas: "Fizemos uma melhor época do que no ano passado. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça e fomos à final da Taça da Liga. No final, creio que foi uma EXCELENTE ÉPOCA"

vermelhosempre disse...

Amigo JC:

in:
http://relvado.aeiou.pt/?st=71299

http://www.record.pt/noticia.asp?id=787314&idCanal=5

www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver&news=141224&tema=4

www.ojogo.pt/24-88/artigo718681.asp

Vermelho disse...

Amigo Sempre:
Obrigado!
Bem-hajas!
As minhas fontes foram, precisamente, essas.
Lamento que possam pensar que atribuiria a alguém palavras que não proferiu.
Inventar factos, circunstâncias, notícias ou palavras não faz parte do meu código genético.
Os post´s que publico são antecedidos de algum trabalho de pesquisa.
Procuro estruturar e fundamentar aquilo que escrevo.
Exijo-me rigor e seriedade.
Abraço.

Unknown disse...

Amigos Vermelho e Sempre:
Soares Franco disse que a época foi boa.
O qualificativo "excelente" foi utilizado para o facto de o SCP ter encerrado a época conquistando a Taça de Portugal.

"O dirigente do Sporting acrescentou ainda que "foi uma boa maneira de acabar a época". "Foi excelente, apesar das muitas críticas por vezes injustas, de que fomos alvo", disse".

Soares Franco foi ouvido na final da Taça, prestando declarações que eu ouvi em directo.
Disse que a época foi boa, que foi melhor que a do ano passado que a vitória na Taça foi justa e que foi excelente ter encerrado a época com esta vitória.
Do que leio, alguns jornalistas misturaram as declarações.

Não sugeri nunca que o Amigo Vermelho tivesse posto na boca de Soares Franco coisas que não tinha dito.
Apenas quis saber onde tinha lido ou ouvido isso, pois que eu tinha ouvido o Soares Franco a classificar a época de boa.

VermelhoNunca disse...

FOI UMA MANEIRA EXCELENTE DE ACABAR A ÉPOCA, disse o presidente do Sporting. Foi um trajecto extraordinário na Taça de Portugal, disse Paulo Bento.
Não brinquem comigo!
Ainda ontem após apresentação da reformulação das contas do Sporting disse o mesmo. Se não querem perceber o que disse Soares Franco, problema vosso.

VermelhoNunca disse...

O rigor é trancrever o que disse Soares Franco, e não pegar em partes do que ele disse e colocar no blog, como se fosse uma afirmação dele.

Vermelho disse...

"O presidente de Alvalade conclui que foi uma temporada «excelente»."
"Fizemos uma época melhor que na época passada. Ganhámos a Taça, um título fundamental, ganhámos a Supertaça, ficámos em segundo lugar na Liga e fomos à final da Taça da Liga. A época foi excelente, apesar das muitas críticas, por vezes injustas, de que fomos alvo», atirou."

"Fizemos uma melhor época do que no ano passado. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça e fomos à final da Taça da Liga. No final, creio que foi uma EXCELENTE ÉPOCA"

O sentido das palavras é, para mim, inegável.
Não trunquei nada, nem admito que insinuem sequer tal possibilidade!
Não quero, nem entro em discussões assim construídas!
Até à próxima!

p.s. Aproveito para vos comunicar que o blog não será actualizado na 6ª feira, retomando a sua actividade normal na próxima 2ª feira.

VermelhoNunca disse...

O presidente do Sporting, ao contrário do arruaceiro presidente do clube de que o nosso administrador é adepto, é comedido nas palavras. Sempre o foi, mesmo aquando das conquistas que obteve. Eu não ouvi nenhuma declaração dele considerando a época excelente. Mas como pelo vistos as proferiu, a fiar no que publicam alguns pasquins, e como isso aflige sobremaneira o nosso administrador, e para não alimentar mais esta polémica..até à próxima, digo eu.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Tens toda a razão!
Peço desculpa!
Soares Franco não disse nada daquilo que refiro!
Quem disse foi James Martin´s.

PanKreas disse...

Eu também não ouvi o Soares franco a dizer que a época foi excelente!!!
Há que citar as fontes!

Vermelho disse...

Amigo Pankreas:
O condómino Sempre já o fez!

Zex disse...

O trabalho do acólito Sempre é esmagador !
As palavras que cita do Soares Franco são inegáveis e não vale a pena dizer o que não está lá, mas, de facto, atendendo às citações apresentadas, são inequívocas: considerou a época excelente.

Ao que parece, também Bento pode ter ido pelo mesmo caminho, pelo menos numa primeira fase. No entanto, noto que ontem recuou nessa qualificação, entendendo que a época anterior foi bem melhor que esta, já que ficou a um ponto do campeão. Isso eu ouvi no Trio d'Ataque.

Antes morto que vermelho disse...

finalmente concordo com rojo! até no que diz referente ao fcp.
temos o exemplo mais proximo, o do "rei do disparate" que disse que a época do fcp foi banal!! (uma alarvidade), gostava de saber qual será o conceito de uma época boa, que poderá estar naquela mona?

sobre a época dos calimeros, só arroto que foi muito melhor, que a do curralense.

sobre a "saga" de treinadores do curralense, agora arrotam o nome de zico!! como é possível alguém que ganha muito bem, que está na champions e que tem jogadores bons (deivid incluído), vir para o curralense?? a única coisa boa em vir para portugal, é que as gajas são mais jeitosas que as turcas...

Vermelho disse...

AMV:
Um dia tinha que acontecer...

PanKreas disse...

De facto a época 2007/2008 foi boa (positiva) mas longe de ser excelente.
Houve de facto uma avaliação excessiva por parte do Soares Franco.

Antes morto que vermelho disse...

e o pateta, mais conhecido pelo "vómito humano" não aparece hoje a fazer a sua "especialidade"?

eu ouvi um jornalista a colocar na boca do bento que eles tinham tido uma boa época, mas de imediato, bento o corrigiu, afirmando que a época tinha sido boa, na medida do possível, visto que não tinham ganho a liga (no entender do xungo é banal), mas como iam á champions directamente e tinham ganho a taça, foi boa qb!
quanto ás afirmações do franco deve ter-se em atenção se elas foram produzidas antes ou depois do almoço. se foram depois, está tudo dito, se foram antes, ainda deverá ser consequência da ressaca!

Unknown disse...

Eu continuo na minha: da boca de Soares Franco, em directo, no decurso da entevista que lhe foi feita no final da Taça, ouvi-o dizer que a época foi boa e que foi excelente terminar a época com a conquista da Taça - onde o trajecto do SCP foi extraordinário.
O resto - as citações que aqui vemos - representam interpretações jornalisticas do que ele disse, onde, me parece, misturam o que ele disse.

Aliás, o criterioso Zex também ouviu as palavras que sairam da boca de Soares Franco e interpretou-as da mesma forma que eu:

"Zex disse...
Eu tb ouvi o Paulo Bento no citado programa televisivo e ele não considerou a época como muito boa, ao contrário de outros, deixando bem claro que uma equipa que patenteia uma irregularidade tão gde na Liga não pode ficar satisfeita.
Aliás, disse que a anterior, em que ficou a um ponto do FCP, foi bem melhor."

De qualquer forma, estamos perante uma querela completamente estéril e acho que devemos partir para outra.
Porque, no fundo, estamos todos, aqui no blogue, de acordo:
A época do Benfica foi má, a do SCP foi boa, a do Porto também foi boa, melhor que a do SCP, mas não tão boa como parecia ou como se pensou que ia ser a dada ocasião.

E apelo, por fim, ao Amigo, Irmão, Brother Nunca para voltar, de imediato, ao blogue, e para não amuar como os outros.

Parece, aliás, que, neste momento, apenas eu e o Grande Neuer somos os únicos condóminos que ainda não amuámos.

Unknown disse...

Corrijo a parte em que digo que o Zex também ouviu o Soares Franco a dizer que a época foi boa.
Quem ele ouviu foi o Paulo Bento, como aliás resulta da citação que dele - do Zex - fiz.

Efeitos de uma Casa de Santar 2004, que recomendo.

Antes morto que vermelho disse...

Frase do século sobre Portugal

'Somos um país essencialmente agrícola: Uns já cavaram, outros vão cavar e os que ficam são nabos!'

Unknown disse...

À atenção do Benfica:

"Michael Skibbe deixou o comando técnico do Bayer Leverkusen. O clube alemão despediu o treinador na sequência dos maus resultados, anunciou esta quarta-feira o clube. A equipa alemã terminou a Bundesliga no sétimo lugar e não se qualificou para a Taça UEFA."

vermelhosempre disse...

Caros Condóminos,

Temos que concordar com o amigos JC e Nunca: O Soares Franco não disse que a época do Sporting tinha sido excelente e o céu é amarelo.

Ps. Amigo JC, quem sabe se quando ouviu as declarações do seu presidente, após o final da taça, tb já teria degustado, não uma, nem duas.. mas três Santar 2004??

Unknown disse...

Também à atenção do Benfica:

"Marcelino Garcia anunciou esta quarta-feira que deixa o comando técnico do Racing Santander, depois de ter levado o clube às competições europeias pela primeira vez na história. "

Unknown disse...

Quem, amigo Sempre?
Eu ou o Soares Franco?

vermelhosempre disse...

Amigo JC

O mesmo que a fez desaparecer hoje...

VermelhoNunca disse...

"bomba em central nuclear", é o título de uma notícia do site iol.pt

VermelhoNunca disse...

Depois de "abrirem" a notícia, afinal não era bomba em central nuclear, mas...
"Ameaça de bomba em central nuclear
Homem foi detido nas instalações de central nuclear sueca após ameaça de bomba"
Espero ter sido explicito, quanto ao que li e ouvi.

vermelhosempre disse...

Soares Franco diz que Sporting fez uma época excelente... Noticia de 4Jornais diferentes

vermelhosempre disse...

Quando abrimos a noticia, constatamos que...
"Fizemos uma melhor época do que no ano passado. Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça e fomos à final da Taça da Liga. No final, creio que foi uma EXCELENTE ÉPOCA"

...foi isso que ele disse realmente:

VermelhoNunca disse...

Exacto amigo Sempre, como o iol.pt diz : "Bomba em central nuclear".
Amigo Sempre, sabe se Soares Franco falou em separado para vários pasquins desportivos?
Se ele disse o que os pasquins publicam, está no seu direito, e eu estou em desacordo com ele.

Antes morto que vermelho disse...

darcheville: o soares franco deverá ser um grande conhecedor dessa colheita.
á semelhança de koeman, de quem joaquim disse que, ele só se preocupava em ter 5 ou 6 garrafas de vinho ao jantar, porque gostava muito de se deitar "calentito". de referir que estas afirmações foram proferidas, depois do holandês dizer que se joaquim tinha sido contratado por 30M€, neste momento valia 30€.

... vou amuar, enquanto o pézudo, não for oficialmente confirmado, pelo capitão costa!

vermelhosempre disse...

"Se ele disse o que os pasquins publicam, está no seu direito, e eu estou em desacordo com ele." poder estar em desacordo, mas que ele o disse, lá isso disse.

Penso que deve ter falado para todos os jornais em simultâneo.

Unknown disse...

Como eu comecei por dizer:

"18 Maio 2008 | 20:34

“Foi uma época boa”, Soares Franco

Após a conquista da Taça de Portugal, Soares Franco fez um balanço da época leonina e considerou que, no geral, foi boa. Contudo, o presidente do Sporting considera que o clube foi alvo de críticas bastante injustas ao longo da temporada.

“Ganhámos a Taça de Portugal, a Supertaça, chegámos à final da Taça da Liga, não vencemos o campeonato, mas no geral foi uma época boa. Se somarem o número de jogos que o Sporting fez, aonde chegou nas diversas competições, penso que não podem dizer que foi mau. Ouvimos críticas muito injustas. Aproveito ainda para lembrar o Liedson, um grande profissional que não pode estar aqui hoje”.

In http://www.desporto10.com/detalhe.php?id=14220"

Estes perceberam como eu, mas os pasquins Bola, Record e Jogo, pelos vistos, não.

Jimmy Jump disse...

Considero a publicidade da TMN onde a Amélia Gomes aparece como protagonista uma verdadeira tonteria, aliás a exemplo do que sucede com as da Sagres, com o Figo Hirsuto. Enfim…
Mas a que me tira verdadeiramente do sério é a da GALP. Até fico indisposto…
Será que essa “cambada de ladrões, de gatunos e de chupistas” não entendem que «energia positiva» haveria, se esses engravatados e engavetados da GALP fizessem descansar o aumento do preço dos combustíveis?!
Não seria um europeu muito mais “positivo” se fosse possível festejar as vitórias da selecção com as viaturas devidamente ornamentadas nas ruas com apitadelas e tudo. Esta situação torna-se impraticável com o preço actual dos combustíveis.
A depois temos as fuças descontraídas e intuitivas do Nani, Simão e Quaresma, que são igualmente enervantes. Estes três acéfalos se tivessem o mínimo de consciência e noção da realidade teriam declinado de imediato o convite da GALP. Só lhes ficava bem (podiam inclusivamente gabar-se aos jornais dos seus actos. O Povo iria adorá-los ainda mais). Todavia, é esperar demais de simples jogadores de futebol que a mais não estão habituados do que a ser endeusados e bajulados.
Não seria concerteza devido a uns "peanuts" a menos que ficariam mais pobres...

Para além disto tudo a empresa referida têm ainda a distinta lata de vender a marca ao som de Bob Dylan que é um cantor que eu muito estimo.
Estes porcos capitalistas têm cá uma lata!

VermelhoNunca disse...

Então, amigo Sempre, explique-me como é que cada um coloca entre aspas, o que significa que serão palavras proferidas por Soares Franco, frases diferentes. Se ele de facto produziu essas afirmações, terão de ser exactamente iguais em todos os pasquins, não lhe parece? Ou acha que os jornalistas ainda escrevem aquando de entrevistas?

vermelhosempre disse...

Amigo Nunca,

Olhe que eu acho que os jornalistas (alguns) ainda escrevem. Pelo menos ainda se vê isso alguma vezes.

VermelhoNunca disse...

Eu por acaso conheço alguns jornalistas amigo Sempre. Nem lhe digo como eles escrevem ( adianto que conheço um que faz a crónica do Benfica na véspera do jogo) como se estivesse a adiantar serviço, limitando-se depois a questionar amigos telefonicamente, a seguir ao jogo, para lhe confirmarem ou não o que tinha "cozinhado" de véspera.E atenção que falo num jornal de referência em Portugal, não no jornal de S. João da Pesqueira, sem ofensa a esta...

Antes morto que vermelho disse...

olha outro, tirando a parte do bob dylan que acho que não vale nada, até concordo com o salta-pocinhas!