segunda-feira, novembro 24, 2008

Livro de Reclamações - Especial Benfica TV

Ao contrário do que é usual às Terças-feiras, desta feita, não será publicada a rubrica "Vedetas&Marretas", mas sim uma edição especial do Livro de Reclamações.
O lançamento oficial da Benfica TV impõe a alteração.



Na década de 90 do século passado, a Olivedesportos, vendo na depauperada situação dos clubes um maná a explorar, acentuou a sua política monopolista, adquirindo os direitos de transmissão televisiva das partidas a disputar em épocas vindouras a preços ridículos.
Os clubes sufocados de dívidas e sem receitas para lhes fazer face, viram-se na contingência de antecipar a venda dos direitos televisivos e, como se não achavam em posição negocial de discutir o preço, fizeram-no por valores quase insignificantes.
O Benfica não constituiu excepção e alienou os direitos televisivos relativos aos seus jogos na Liga Portuguesa à Olivedesportos até à época desportiva de 2012/13.
Fê-lo pela "exorbitância" de 7,5 milhões de euros por ano, verba esta à qual acresceu um prémio de assinatura no valor de 500 mil Euros.
Ou seja, os direitos televisivos representam cerca de 10% do total das receitas actualmente geradas pelo Benfica, ao passo que a média europeia se situa nos 50% (o Villareal, clube de uma pequena Cidade de 40 mil habitantes, perto de Valência, recebeu a época passada 52 milhões de euros pela venda de direitos televisivos).
Aliás, esta disparidade de receitas em relação ao resto da Europa explica muito da falta de competitividade dos clubes portugueses e do seu progressivo e quase inexorável endividamento, que os conduz a uma espécie de morte lenta.
Uma distorção que qualquer administração deve procurar corrigir e que "obrigou" à criação da Benfica TV.
A Benfica TV é, certamente, um marco histórico no panorama audiovisual português, mas também não deixará de significar uma revolução nas relações entre clubes, operadores televisivos e seu intermediário.
Almeja o Benfica incrementar as suas receitas, reforçar a sua imagem institucional e a sua política de comunicação e fortalecer os mecanismos de vinculação de sócios, adeptos e simpatizantes ao clube.
Não sei se quebrará com os repressivos circuitos convencionais e com a posição monoplista da Olivedesportos, mas, pelo menos, teve a virtude de agitar um mercado tradicionalmente pautado pela mansidão.
As emissões experimentais, com a transmissão em directo e em exclusivo das partidas da Taça UEFA frente a Nápoles e Galatasaray, provocaram uma enorme convulsão, mormente um impacto financeiro não despiciendo na actividade da Zon TV Cabo.
Desde o anúncio do lançamento exclusivo da Benfica TV na Meo, a 29 de Agosto, esta plataforma duplicou os seus assinantes e a Zon TV Cabo deixou fugir 17.900 clientes.
Da análise do Relatório do 3º Trimestre sobre os Serviços de Televisão por Subscrição publicado pela ANACOM deflui que, em apenas 3 meses, a Meo conquistou 4,1%de quota de mercado, enquanto que a Zon TV Cabo perdeu 3,2%.
Procurando inverter esta tendência de diminuição de assinantes, numa medida inédita em Portugal(por ser a primeira vez que o próprio operador assegura os direitos de transmissão), a Zon TV Cabo adquiriu os direitos de transmissão do Olympiakos-Benfica.
Ilustrativo do impacto e da importância que o advento da Benfica TV representou no mercado televisivo português (tendo por referência o montante despendido por assinante anualmente em serviços triple play (tv+telefone+net), o qual orça em cerca de 500,00 €, extrapolando a subtracção de clientes Zon TV Cabo a um universo de 100 mil clientes, a quebra de receitas será de 50 Milhões de Euros ano).
A Benfica TV pode significar um passo de gigante no sentido da liberalização do mercado e da libertação dos clubes do jugo opressor e castrador da Olivedesportos.
A dispensa da intermediação e a intervenção directa sobre o mercado publicitário significará uma natural valorização dos direitos de transmissão, que não deixará de se repercutir sobre todo o mercado.
Dos 20 maiores clubes da Europa, 13 possuem um canal de televisão, sendo certo que nenhum transmite os seus jogos no seu canal, pois que implica uma perda significativa de proventos.
A depreciação dos direitos televisivos em Portugal modifica substancialmente este cenário e pode conduzir o Benfica para um caminho distinto dos demais, findo que se mostre o actual contrato. Ou não.
Tudo depende de como o actual detentor dos direitos de televisivos reaja ao contexto decorrente do advento da Benfica TV.
Se renegociar o contrato em vigor por números mais condizentes com a realidade europeia, é provável que a Benfica TV nunca chegue a exibir jogos a contar para a Liga Portuguesa.
Se não o fizer ou um operador televisivo o faz ou a Benfica TV transmitirá, a partir de 2012/2013, os jogos do Benfica, na condição de visitado, a contar para a Liga Portuguesa.

42 comentários:

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, lendo o seu artigo, tire-me uma dúvida: o Benfica recebe 7,5 milhões euros por ano. Diz o amigo que o Villareal recebeu o ano passado 52 milhões de euros. Por ano? Por quantos anos? Por prémio de assinatura?
Outra questão: não lhe parece abusivo concluir que os clientes que a Zon perdeu, são responsabilidade do Benfica TV? É que se por um lado a MEO duplicou o seu número de assinantes( não quantificados no seu artigo), por outro, a ZON perdeu "apenas" 17.900
Concordo que é um "produto" apetecível, mas não iria tão longe como o amigo, ou seja, não faria uma leitura tão linear.

antes morto que vermelho disse...

o benfica tv cheira-me a "tesão de mijo"... ao fim de 3 anos já nunguém liga aquilo! quem se vai interessar por ver resumos do nacional de volei? ou as provas de judo dos curraleiros? ou a entrevista com as nova esperança do atletismo português de apenas 12 anos?
isto também se aplica á fcp tv ou á lagartada tv, não há espaço para tantas tv's!

antes morto que vermelho disse...

ontem, na sic noticias vi uma coisa em que estavam três anormais a falar de futebol... qual jimmy "pulha" jump, qual delane... aqueles escarros eram escarrados de forma continua... aquilo num aquarioa ficava inundado de escarretas até ao cimo, como é que três chulos podem escarrar tanto ao mesmo tempo!
aguier, seara e ferreiras, são três dos maiores anormais que pontificam em portugal, dignos de figurarem numa exposição de aberarções no zimbabué

Unknown disse...

Bom artigo de fundo do Snr. Administrador, que aborda um tema candente e vital para os clubes portugueses, qual seja a transmissão televisiva dos seus jogos e as receitas geradas com as mesmas.
A Olivedesportos enriqueceu à custa da fraqueza económica dos clubes portugueses há uns anos atrás.
Por causa disso já o Benfica tentou, sem êxito, rasgar o contrato firmado com aquela empresa, penso que ainda no consulado de Vale e Azevedo.

Não sei se esta solução da criação de canais de televisão próprios será a melhor para gerar receitas.
Melhores contratos, celebrados por períodos de tempo mais curtos, e numa mercado de concorrência poderá proporcionar aos clubes melhor rentabilidade, sem necessidade de criação de um canal de televisão, que acarreta sempre despesas acrescidas.
Por exemplo, penso que o Vilarreal não tem canal de televisão e, não obstante, gerou os tais 52 milhões de euros referidos no artigo.

Quanto aos clientes que a Meo ganhou e a TV cabo perdeu, alguns devem-se, com certeza, ao canal Benfica, mas é óbvio que mesmo sem este canal a Meo iria ganhar clientes e a TV Cabo perdê-los, fruto da campanha agressiva e promocional que a Meo está a desenvolver.

Tudo isto são, no entanto, assuntos sobre os quais não me sinto suficientemente habilitado a discutir, mas é um tema, de facto, interessante, pela sua novidade no panorama dos clubes portugueses.
Vamos ver o que fazem, neste particular, os outros dois grandes.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Os 52 milhões referem-se a uma época desportiva.
A Juve, por exemplo, recebeu 109 milhões no ano passado.

Quanto à perda de clientes da Zon, reafirmar o que escrevi:
"Desde o anúncio do lançamento exclusivo da Benfica TV na Meo, a 29 de Agosto, esta plataforma duplicou os seus assinantes e a Zon TV Cabo deixou fugir 17.900 clientes.
Da análise do Relatório do 3º Trimestre sobre os Serviços de Televisão por Subscrição publicado pela ANACOM deflui que, em apenas 3 meses, a Meo conquistou 4,1%de quota de mercado, enquanto que a Zon TV Cabo perdeu 3,2%."

A coincidência parece-me relevante, sendo certo que, como diz o condómino JC, nem tudo se deve ao advento da Benfica TV.
Não obstante, desde o anúncio do lançamento exclusivo da Benfica Tv na Meo, a 29 de Agosto, o ritmo de assinaturas da Meo aumentou de forma exponencial e, em apenas 2 meses, praticamente duplicou os seus assinantes, os quais se situam actualmente nos cerca de 200 mil.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Como digo no artigo, "Dos 20 maiores clubes da Europa, 13 possuem um canal de televisão, sendo certo que nenhum transmite os seus jogos no seu canal, pois que implica uma perda significativa de proventos.
A depreciação dos direitos televisivos em Portugal modifica substancialmente este cenário e pode conduzir o Benfica para um caminho distinto dos demais, findo que se mostre o actual contrato. Ou não.
Tudo depende de como o actual detentor dos direitos de televisivos reaja ao contexto decorrente do advento da Benfica TV.
Se renegociar o contrato em vigor por números mais condizentes com a realidade europeia, é provável que a Benfica TV nunca chegue a exibir jogos a contar para a Liga Portuguesa.
Se não o fizer ou um operador televisivo o faz ou a Benfica TV transmitirá, a partir de 2012/2013, os jogos do Benfica, na condição de visitado, a contar para a Liga Portuguesa. "

Por outro lado, a Benfica TV pode significar um passo de gigante no sentido da liberalização do mercado e da libertação dos clubes do jugo opressor e castrador da Olivedesportos.
A dispensa da intermediação e a intervenção directa sobre o mercado publicitário significará uma natural valorização dos direitos de transmissão, que não deixará de se repercutir sobre todo o mercado.

A criação de mais canais de televisão de clubes em Portugal dependerá sempre do sucesso da Benfica TV.

Unknown disse...

E agora, um assunto completamente diferente.
Para quem gosta de outro tipo de leituras para além do futebol, gostava de aqui divulgar e recomendar vivamente, com a devida autorização do Amigo Vermelho, o blog http://portadaloja.blogspot.com/
Passem por lá.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Este espaço é nosso!
Não há que pedir qualquer autorização.
Aquele abraço.

p.s. passarei por lá.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Muito bom artigo, que lí na integra.
A criação do canal será mais uma fonte de receitas, embora pense que como é gerido o futebol em Portugal e bem assim o mercado televisivo inerente, nunca chegará aos montantes auferidos por outros colossos europeus.Desde logo pela condição economica do nosso País que não se pode comparar com Itália, Inglaterra ou Espanha, claro.
O nosso canal será um sucesso, á nossa escala penso.
Aliás como bem lembras "numa medida inédita em Portugal(por ser a primeira vez que o próprio operador assegura os direitos de transmissão), a Zon TV Cabo adquiriu os direitos de transmissão do Olympiakos-Benfica."
Fiquei um tanto espantado com esta estratégia.(5ª feira posição 29).
O jogo SLB-Interviu em futsal foi transmitido em directo e assim será com outras modalidades, que tem muitos seguidores. Que não eu.
Mas nem só do futebol viverá o canal.
Nesta "guerra" a MEO poderá roubar muitos clientes á TV Cabo.
Mas não penso que ter o canal SLB seja suficiente se a restante oferta não for atraente.
Eu só estou á espera que termine um contrato anual que tenho com a vodafone, para aderir á MEO.
Apenas porque tem melhor oferta que a TvCabo.
Mas é um marco histórico. E é nosso.
Vai ser um sucesso.
Agora vou ver o blog do JC.
Abraço

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Tens razão.São piores que os Velhos dos Marretas.Dias ferreira é o mais alienado de todos.
Pior só a já famosa dupla LionNunca!
E quanto a FCP?
Perspectivas?
O Jesualdo já disse que promete um "Porto Forte"!
Geralmente dá merd*!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Esta "guerra" está dar-me cabo dos nervos!
Se adiro á MEO vejo o Benfica-Napoles.
Se Não adiro á MEO vejo o Olimpiakos-Benfica.
O melhor é ter as duas operadoras!
Como é que vais fazer na 5ª Feira?
Queres ir á Grecia?

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
O blog não é meu nem de ninguém que eu conheça.
Mas tem uma maneira de ver e interpretar os assuntos que estão na ordem do dia, ligados à política e outros, de uma forma muito própria, bem fundamentada, e desalinhada com as cabeças pensantes que nos governam e que tentam moldar a opinião pública.
E conhece os podres de muita gente, porque tem um arquivo de escritos e ditos antigos de que já ninguém se lembra.

Vermelho disse...

Amigo Cavungi e restantes condóminos:
Antes de mais, agradecer a leitura atenta do meu artigo!
No entanto, parece-me que o meu desabafo foi entendido de uma forma enviesada.
Não pretendo que a nossa tertúlia diária se limite à discussão do artigo que publico.
Longe de mim tal ideia!
A vitalidade do nosso blog faz-se da dinâmica dos comentários que vão sendo publicados e das diferentes discussões que em seu redor se vão estabelecendo.
Costuma-se dizer que as conversas são como as cerejas.
E é, precisamente, isso que espero que o nosso blog continue a ser.
Um espaço de discussão livre e plural dos assuntos que cada condómino entenda por bem trazer à colação.
Sem exclusão de qualquer matéria!
Abraços.

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Até ia, mas não posso.
Fruto de constrangimentos decorrentes de períodos de fidelização, o condómino Cuto não pode ainda aderir ao MEO.
Assim, estabelecemos uma parceria que na 5ª feira conhecerá o reverso da medalha.
Se nos jogos com Nápoles e Galatasaray "providenciei" o jantar e a transmissão televisiva, agora cabe-lhe a ele o encargo.
Tu também estás convidado.
Tu e os demais condóminos que o queiram.
É só dizerem.

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Eu sou um dos seguidores das modalidades amadoras e das camadas jovens que terá ocasião de assistir, via Benfica TV, às transmissões dos diferentes jogos.
Como sou um apaixonado pelas questões do treino, metodologias e afins, os treinos da equipa principal será outro dos aspectos que irei seguir.
Não em directo, mas gravá-los-ei.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Obrigado.
Seria com o maior gosto como bem sabes.
Essa das parcerias é uma ideia a ser seguida...

Zex disse...

Acho curioso que se pinte a Olivedesportos sempre como o castrador e opressor, esquecendo, deliberadamente, que esta empresa salvou o futebol português do seu fim.
Se não fossem eles, muitos clubes tinham, pura e simplesmente, fechado as portas, com falta de dinheiro.
O adiantamento de verbas, a troco de transmissões futuras foi essencial e representou um encaixe financeiro importantíssimo.
A história há-de fazer justiça a esses Oliveiras !
Os resquíscios Vale e Azevedeanos hão-de desaparecer.
Eu acho que o benficatv pode ser importante e interessante até para ver como reagem os monopolistas.
Atribuir o acréscimo de clientes da Meo à BenficaTv é, claramente, abusivo, mas habitual nos devaneios lampiónicos do blogger.
Começa a escrever coisas interessantes, sobe-lhe a lampionice à mona e vai de bacorada em bacorada até à loucura final.
A imagem de marca do Blog, no fundo !

Até eu, cliente Zon, estive em vias de mudar para a Meo, pq tinha preços mais atractivos. Só não o fiz pq tenho gdes condições na banda larga da Vodafone e, assim sendo, tinha que instalar o tal Meo Satélite cujo preço era elevado e já não compensava.
É preciso ter calma !

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Tenho, quando o tempo o permite,(quando não chove portanto...),participado no blog do jornal Sol.
Vou seguir o teu conselho e vou visitar essa tal Loja.

Zex disse...

O gajo vai gravar treinos !
Ouviram bem, gravar os treinos
Tragam uma ambulância, por favor !
JC, ainda tens lugar na tua ?

Vermelho disse...

Amigo Zex:
Belas casquinadas soltei com o teu comentário.
Ao teu bom e velho estilo acintoso q.b.!
Pode até ser uma coinciência, mas a minha bacorada tem suporte nos números que cito.
Desde o anúncio do lançamento exclusivo da Benfica TV na Meo, a 29 de Agosto, esta plataforma duplicou os seus assinantes.

Vou gravá-los e convido-te a vê-los!
Fá-lo-ei numa perspectiva de aprendizagem.
Gostava um dia de tirar um curso de treinador de futebol.
No futebol, fui praticante e dirigente. Só me falta mesmo ser treinador.
Como não tenho tempo, leio e vejo umas coisas para alimentar a minha ambição.
E, sempre que posso, jogo FM.
Assistir aos treinos insere-se nesta perspectiva.
Mas, reconheço que uma ambulância talvez fosse remédio santo para estes devaneios.

Vermelho disse...

Amigo Zex:
Aderi ao MEO, agora por linha telefónica, e posso-te dizer que o serviço é tão bom como o da Zon e mais barato.
Tenho triple-play com Sporttv e sai-me mais barato. Cerca de 20,00€ menos.
Tem algumas funcionalidades que muito aprecio.
Não só a possibilidade de gravar, que na Zon só a Zon Box permite e que custa mais um tanto, mas também o Video-Clube e as gravações de programas transmitidos pela RTP e SIC que, assim, posso ver à hora que mais me convém.

Zex disse...

Vermelho,
Eu não pago Internet e tenho uma largura de banda até 24 Megas.
Para ter Meo sem net, tem que ser o meo satélite. Eu não quero o0 pacote das três coisas.
A instalação do Meo Satélite custa 100 €, e depois oferecem qq coisa no meses a seguir.
Mas implica pagar dinheiro à cabeça, o que me desagrada.
Logo, por ora, não troco.
Só qdo a instalação for totalmente gratuita !

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Gravar programas da TV!!! Voltámos aos anos 80??? Não será mais fácil e menos dispendioso fazer um download (legal) dos DVDs dos programas quando saírem? Sinceramente gabo-vos a pachorra!!

Vermelho disse...

Amigo Mínimo:
A gravação está à distância de um clique no comando.
A box executa a gravação.
Mais simples não há.

JorgeMínimo disse...

Caro Zex:

Concordo consigo o Sr. Administrador passou-se!! Vai gravar os treinos dos lampiões!! Para a próxima já sei, quando voltarem a perder o treino contra os bidons, peço ao Sr. Administrador o DVD da gravação do treino.

Vermelho disse...

Amigo Mínimo:
O DVD não posso fornecer.
A gravação fica na box e não é possível sacá-la.
Mas, estás convidado para assistir comigo às gravações dos treinos.

Unknown disse...

Treinos transmitidos pela TV?
O Benfica vai dessa forma abrir as portas dos seus treinos?
Então e os espiões das equipas adversárias?

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Como tenho tambem a ambição de pertencer de modo efectivo ao "mundo do futebol", inscrevo-me desde já para teu adjunto nº1.
Serei o teu Murtosa!

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
Digo-te desde já que o modo de gravação dá muito jeito, para quem como eu, não detem o exclusivo do comando da televisão...

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

A pergunta que faço é muito simples. Haverá alguma coisa na TV que valha a pena gravar? Não te estou a ver a gravar um jogo de futebol para veres depois.

VermelhoNunca disse...

Há algo que você detém, amigo Rabona: o dom do disparate.
Jogos da Champions e silêncio. Troca de mimos sobre quem transmite um jogo de 2ª categoria na 5ª feira. Poupe-me, amigo Rabona. Olhe que o Trampas hoje não apareceu para se rir de si.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

Para quando o aparecimento da respectiva pelosidade labial?

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
Tudo a seu tempo!
Primeiro tenho que ser convidado!

Mestrecavungi disse...

Sr Nunca,
Eu fui o único que aqui hoje falou sobre o jogo do FCP.
Fiquei a falar sozinho.
O seu clube só joga amanhã.
Amanhã terei todo o gosto em falar do SCP-Barcelona.
Eu não sou ressabiado.
Este ano não estamos na champions.
Estão v.xes.
Parabens.
Hoje, é apenas o passado de amanhã!

VermelhoNunca disse...

Ficar a falar sózinho é natural, na ausência do Trampas, que tanta piada lhe acha.
Olha que o canal foi adiado para Dezembro, portanto não se precipite na compra MEO. Estão a dar apenas em circuíto interno, quem sabe o jogo de Vigo, e a conferência de imprensa do João Pinto a pedir desculpa aos lampiões. Metodologia do treinador Henrique, certamente.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Falar no jogo do FCP é ter a mania que tenho graça?
Francamente!
Quanto á MEO irei aderir, mas como escrevi no meu 1º e extenso comentário, que podias ao menos ter tido a gentileza de ler, com o minimo de atenção, não será pelo canal SLB mas sim pela relação oferta/preço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Rabona, eu leio e li os seus comentários, por mais disparatados que eles sejam. Eu não disse que você achava que tinha graça, disse é que o Trampas lhe achava piada.
Você é minimamente inteligente, para perceber que não tem graça, honra lhe seja feita.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

O meu irmão, como alguns condóminos sabem, vive no Alentejo e teve necessidade de instalar a TV Cabo em casa. Naturalmente, que tem o bom gosto de ser do Sporting e após ter visto as duas ofertas, preferiu a Zon ao Meo. O que pretendo dizer com isto, é que sem interesse no canal Benfica, o produto Zon foi mais apelativo para o meu irmão do que o Meo, contradizendo o que alguns condóminos aqui têm estado a apregoar.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, isso não é possível.
Se até o Rabona vai mudar, mal seja viável...não haverá aí alguma confusão?

JorgeMínimo disse...

Caro Nunca:

O estimado Cavungi precisa do canal Benfica, para gravar os jogos de rugby do "glorioso" e ver mais tarde, quando a sua prole lhe permite aceder ao aparelho, por volta das 02h00 AM.

Mestrecavungi disse...

Amigos Minimo e Nunca,
Até amanhã.
Vou tentar gravar qualquer coisinha!

VermelhoNunca disse...

A questão rugby está em banho-maria, amigo Mínimo. Não têm perdido, pois não tem havido jogos.