quinta-feira, novembro 20, 2008

Momentos de Rara Beleza Futebolística

35 comentários:

Vermelho disse...

Amigo Zex:
Peço, humildemente, desculpa pelo meu erro.
Parece-me óbvio que se tratou de um lapso de digitação.
Lamento profundamente que o único comentário sobre o que escrevi tenha incidido sobre tão insignificante pormenor.
Foi com algum sacríficio pessoal e até familiar que, ontem, redigi o post em questão.
Não o digo para me vitimizar ou lamentar. Apenas para que tenhas noção do trabalho que dá manter este blog diariamente actualizado.
A tua preocupação e dos demais condóminos é apenas lúdica.
É imensamente fácil desvalorizar e desconsiderar o trabalho dos outros.
Já lá vão 3 anos e quase 2 mil post´s.
Dia após dia, a tendência para ignorar, desvirtuar, desmerecer o que escrevo tem-se acentuado.
É com alguma mágoa que o constato.
Por isso, hoje por hoje, escrevo apenas para mim e para alguns poucos que ainda lêem o que escrevo (curiosamente, são os que se mantêm na penumbra, mas que fazem o favor de me fazer chegar as suas opiniões).
O artigo de hoje, como a generalidade, não mereceu um único comentário substantivo.
Imponho-me critérios de rigor e seriedade no tratamento das questões que abordo.
Faço pesquisa, reflicto e só depois escrevo.
É por isso que muitas vezes me insurjo contra as contradições, as leviandades, as obscenidades que aqui se escrevem.
Percebam que quem investe uma fatia importante do seu tempo neste blog se sinta traído e reaja com profundo desconforto.
Dou um exemplo:
Escrevi cerca de 5 artigos sobre processos sumaríssimos.
Pois bem, recentemente, descobri que o mais antigo condómino deste blog não leu nenhum deles.
Se aquele que era o meu mais fiel leitor já não liga peva ao que escrevo, o que farão os outros?!
É medianamente fácil adivinhar a conclusão...
Há cerca de 1 ano que escrevo apenas para mim e para o reduzido conjunto de pessoas que me dá a honra e o prazer de ser meu leitor.
Equacionei, muitas e muitas vezes, terminar com o blog.
Afinal, o seu objectivo primeiro e último é sucessiva e reiteradamente defraudado!
Todavia, nunca o fiz por considerar aqueles que me desconsideram!
Tenho a maior estima pelos condóminos que aqui marcam presença diária e para quem o blog é já parte do seu quotidiano.
Quando digo blog refiro-me, claro está, aos diálogos que aqui estabelecem entre si.
Sem o meu trabalho diário de actualização do blog, não lhes seria possível manter a tertúlia.
Progressivamente, iriam desmobilizar e perder-se-ia a rede de contactos e de amizade que aqui se construiu (e que eu também construí).
Chamem-me masoquista, mas a verdade nua e crua é esta.
Hoje, o teu comentário foi a gota de água que fez transbordar o copo da minha paciência.
Não pensem que irei ameaçar com a extinção do blog.
Nada disso!
Estejam descansados que este comentário não passa de um desabafo.
Quem me acusa de amuar, deve perceber que o trabalho que isto dá associado à frustração reiterada dos propósitos associados à criação e manutenção do blog tornam difícil aturar certas posturas e certos comentários.
Este blog trouxe-me excelentes momentos, mas também muitos amargos de boca.
Descobri aqui o verdadeiro carácter de certas pessoas e isso não é fácil de digerir.
Inclusivamente, fui cobardemente apunhalado pelas costas por um amigo!
Termino como faço sempre:
Abraços.

VermelhoNunca disse...

Belos momentos de futebol, com livres as estilo que eu gosto, fortes e colocados. Vários "especialistas" de hoje em dia, batem as bolas em jeito, mas eu sou apreciador deste tipo de tiros, indefensáveis.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Quero aqui deixar-te o meu fortissimo abraço de solideriedade.
Assim, dedico-te um pequeno "Magheste Magiste" ao jeito de Salvatrucha (Senior).

"Os homens são como as estrelas; alguns geram a sua própria luz enquanto outros reflectem o brilho que delas recebem "

Zex disse...

Vermelho,
Vejo que hoje acordaste com alguma azia que estranho.
Vejo, igualmente, que o teu sentido de humor está muito por baixo.
Tratou-se de uma mera brincadeira, pela qual eu era conhecido no blog, as correcções, e pela qual até fui, uma vez, e bem, achincalhado, quando errei.
Lamento, profundamente, que um comentário jocoso, formal e sem importância, pensava eu, tenha motivado tantas considerações sobre o meu carácter e sobre a minha gratidão e até tenha sido apelidado de punhalada nas costas.
Aliás o extenso texto é fértil em considerações gratuita:
"É por isso que muitas vezes me insurjo contra as contradições, as leviandades, as obscenidades que aqui se escrevem.
Percebam que quem investe uma fatia importante do seu tempo neste blog se sinta traído e reaja com profundo desconforto";
"Descobri aqui o verdadeiro carácter de certas pessoas e isso não é fácil de digerir.
Inclusivamente, fui cobardemente apunhalado pelas costas por um amigo".
Não sei se o amigo sou eu, mas "enfiei o carapuço".
Não gosto. Não tenho paciência. Não amuas tu. Amuo eu. Não mais escrevo neste espaço, começando já hoje por não palpitar.
Virar toda a gente contra mim é mau e não é a primeira vez que o fazes. Já percebi que é a táctica que utilizas. Quem quiser que aguente. Eu não.
Parabéns pelo blog.
Parabéns pela vitória.
Um abraço.
Adeus.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:

Preocupa-me sinceramente ver que o blogue, que devia ser um espaço de boa disposição e são convívio, por vezes te trás amargos de boca, e que tenho responsabilidades nisso.
Sabes que te tenho em elevadíssima consideração e que a tua amizade tem, para mim, uma valia inestimável, pois que és portador de enormes qualidades pessoais.
Profissionalmente, nem vale a pena aludir à tua capacidade, pois que quando tive de ser chamado, por dever, a avaliar-te, sabes bem o resultado da minha apreciação.
No futebol, tens uma cultura desportiva – se assim se pode chamar - muito acima da média. Em todos os campos: na análise do jogo, nos conhecimentos técnicos, no domínio das regras e regulamentos, nos factos históricos, na identificação dos jogadores, em tudo. Pesquisas, estudas, reflectes sobre todos os temas que ao fenómeno futebolístico diz respeito. É impressionante, sem lisonja o digo.
Percebo, pois, que por vezes te desgostes quando as questões que tratas nos teus brilhantes artigos do blogue não tenham a apreciação que merecem e que – pior que isso – por vezes não recebam a atenção que lhes é devida.
Mas tens de compreender e aceitar que alguns assuntos que dominas e sobre os quais escreves não conseguem prender a minha atenção.
Não sigo o fenómeno futebolístico com a paixão e o interesse que tu e outros condóminos aqui do blogue o fazem.
Por isso não tenho Sport TV, por isso vejo apenas alguns jogos.
Por isso também não me cativa tudo o que diga respeito a normas, regulamentos, funcionamento das SAD’s, e mesmo tácticas, sistemas de jogo, etc., etc.
Daí que espero que percebas não conseguir apreender certos assuntos por ti glosados, como os referidos sumaríssimos.
Aceito, pois (com tranquilidade), essa crítica que me fazes.
Já não aceito, porém, que afirmes que não ligo peva ao que escreves e que o digas desta forma. Estás a ser injusto, pois parece que te desconsidero a ti, ao que escreves e ao blogue!
Ainda recentemente, como sabes, fui o único a aceitar o teu desafio de escrever uma análise a um jogo de futebol, experiência para mim totalmente nova.
E depois, vasculhando os arquivos, podes encontrar quase sempre comentários e apreciações minhas nos artigos de fundo que escreves, que se concentram agora na rubrica “Livro de reclamações”, encontrando apenas interregno mais prolongado por ocasião do meu período de férias, que como sabes se estenderam até 12 de Setembro.
Sublinho aqui que sobre as crónicas aos jogos não tenho opinado com frequência, pois que, não vendo os jogos todos, não estou habilitado a fazê-lo.
Assim, tirando estas crónicas, os vídeos e a rubrica dos marretas – onde por vezes também vou opinando – que não são artigos de fundo teus, tenho opinado com bastante frequência sobre os teus escritos naquela rubrica do “livro de reclamações”.

Assim, coligi, a título exemplificativo, os seguintes comentários meus a artigos teus sob esta rubrica:

28/10/2008:
JC disse...
Não percebo muito destes números nem da relação entre as SAD´s e os clubes.
Faz-me confusão os conceitos "proveitos operacionais", custos operacionais e o diabo a sete.

O que me fica é que o Benfica SAD terá tido um lucro de 120 mil euros.

Ora, nesse aspecto, o SCP SAD, apresentou um resultado líquido (lucros, penso eu) de 597 mil euros no último exercício.
Ou seja, o triplo do Benfica.
Também sem vender jogadores.
É isso Amigo Vermelho?
Ou estou a misturar números?

14/10/2008:
JC disse...
Bom artigo do Snr. Administrador, que toca, de facto, em questões sensíveis e de capital importância da actual gestão do SCP - das quais, confesso, pouco percebo.

Concordo, no entanto, que o SCP deve sanear as suas finanças e diminuir drasticamente o passivo, embora não saiba se está ou não a ser seguido o caminho certo pela actual gestão.
Sei, no entanto, que o passivo….

30/06/2008:

MESTRE JC disse...
Amigo Vermelho:
Como é que aquele que para ti é o melhor jogador - Xavi - não integra o teu onze ideal?

A minha equipa ideal é a seguinte:

Van der Saar(Holanda), Sérgio Ramos (Espanha), Puyol (Espanha), Pepe (Portugal), Zhirkov (Rússia), Marcos Senna (Espanha), Wesley Sneider (Holanda), Arshavin (Rússia), Deco (Portugal), Pavlyochenco (Rússia) e Podolski (Alemanha).

O meu melhor jogador:
Seria Deco, não tivesse realizado apenas 3 jogos.

Assim, opto pelo Senna.

26/06/2008 (O tema era a final do Europeu):

MESTRE JC disse...
A Rússia ontem desiludiu mais uma vez.
Fiquei sem perceber se foi por mérito da Espanha se por demérito da Rússia.
Pareceu-me mais esta última hipótese.
Os jogadores pareceram-me bloqueados mentalmente.
Quando chegavam ao meio campo espanhol, nada lhes saía bem
Nunca conseguiram desenrolar-se da teia que a Espanha lhes montou.
Não emergiu uma única individualidade,
Arshavin parecia um jogador banalíssimo - e se calhar até é…….

24/06/2008:

MESTRE JC disse...
Amigo Vermelho:
Muito oportuno e lúcido o ponto 1 desta rubrica.
Numa competição muito intensa e desgastante como é o Euro - e, por maioria de razão, o próprio Mundial - mas também curta no tempo, a concentração competitiva e a união do grupo sobrepõem-se ao eventual desgaste físico.
As equipas que fizeram a rotação dos seus jogadores no 3º jogo da competição provavelmente perderam nesses capítulos…….

3/06/2008:

JC disse...
Amigo Vermelho:
A questão, se calhar, não é assim tão líquida.
Apesar de estar em causa normas de natureza administrativa, o requisito exigido prende-se com comportamentos de natureza disciplinar…….

27/05/2008:

JC disse...
Confesso que SAD's, SGPS, e o diabo a quatro me fazem grande confusão.
Para mim, SCP é SCP e não sei distinguir o que é o clube, o que é a SAD e qual a diferença entre os accionistas e os sócios.
Por isso, não sei qual é o problema de se passar a Academia do SCP para a SAD.
Não é tudo SCP?

Quanto ao Benfica, Amigo Vermelho, não continua Veiga com um escudo protector, agora chamado Rui Costa?
Não foi Vieira que o lançou para director desportivo, exactamente para que funcione como o seu escudo?
Se as coisas correrem bem, foi LFV que lançou Rui Costa, se correrem mal, a culpa é do Rui Costa.
E quanto à escolha de treinador, não tentou Rui Costa primeiro escolher um técnico consagrado (Erikson)?
E não o tendo conseguido, não acabou igualmente por escolher um técnico consensual?
Eu, pelo menos, ainda não ouvi nenhum benfiquista a dizer mal da contratação do Quique Flores!
Só o Cavungi!
Por isso, me parece que tudo está na emsma, Amigo Vermelho.
A única hipótese de mudança que eu vejo no Benfica é o Rui Costa se começar a distanciar do Orelhas, marcando o seu espaço.
Mas não sei se isso irá acontecer.

25/05/2008:

JC disse...
A sede de protagonismo é enorme, Amigo Sempre!

Amigo Vermelho:
Sobre Quique Flores, dizes - e bem - que:

"Pegando numa equipa que na época anterior se tinha quedado num relativamente modesto 7º lugar, logrou conquistar o acesso à Liga dos Campeões em 2 anos consecutivos, fruto de um 3º e um 4º lugar."…………..

20/05/2008:

JC disse...
Amigo Vermelho:
Hoje comento a uma hora tardia, pouco depois de teres publicado o
artigo de hoje, cujo tema apresentado é, de facto, o mais adequado à época que atravessamos: balanço do final da época.

E concordaria na íntegra com o comentário se não assentasse, quanto ao SCP, numa frase que atribuis a Soares Franco - a época foi excelente - e que eu não o ouvi em lado algum proferir……………………

12/05/2008:

JC disse...
Amigo Vermelho:

Confesso de facto alguma admiração quanto a certos jogadores convocados por Scolari e quanto a outros preteridos.

Em relação a algumas interrogações que levantas, talvez perceba as motivações de Scolari, embora, confesse também não concordo com elas.
Por exemplo, Caneira…..

__________________________________

Confesso, pois, que foi com enorme estupefacção que li hoje esse teu desabafo a meu respeito – de que não ligo peva ao que escreves.
Perdoa-me esta minha réplica, mas acho que nada dizer seria, isso sim, desconsideração minha.
Esta comunicação muda e surda que se vai estabelecendo no blogue, no intervalo dos afazeres profissionais, por vezes apressadamente e sobre questões que despertam tantas paixões, tem dado azo a muitos equívocos.
Desejo que mais este fique, desta forma, esclarecido.


Aquele abraço

Zex disse...

Vejo que o JC também "enfiou o carapuço". Eventualmente algumas das frases que tomei como sendo dirigidas à minha pessoa eram para ele.
De qualquer modo, penso que só algumas...
Eventualmente dei-me uma importância que não tenho.
Claro que, mesmo assim, mantenho, no essencial o que disse.

Zex disse...

Ainda uma outra questão.
Eu leio o que escreves, embora o tipo de escrita seja, às vezes, algo hermético e difícil de ler. Mas leio, não sei se percebo.
Não o comento, muitas vezes, é verdade. Às vezes, apetece-me falar de outros assuntos, é certo.
No entanto, e peço desculpa pela postura, sempre vi este blog como um local de encontro de amigos, que partilahm o gosto pelo desporto e não como um espaço de comentário aos artigos do seu fundador e editor.
Pelos vistos esta não é a visão do blogger.
Enganei-me.
Desculpem-me.

Mestrecavungi disse...

Amigo Zex,
Quero tambem deixar-te o meu fortissimo abraço de solideriedade.
Assim, dedico-te um pequeno "Magheste Magiste" ao jeito de Salvatrucha (Senior).

"A amizade é o conforto indescritível de nos sentirmos seguros com uma pessoa, sem ser preciso pesar o que se pensa, nem medir o que se diz "

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Quero tambem deixar-te o meu fortissimo abraço de solideriedade.
Assim, dedico-te um pequeno "Magheste Magiste" ao jeito de Salvatrucha (Senior).

"Todo os espíritos são invisíveis para os que não o possuem, e toda a avaliação é um produto do que é avaliado pela esfera cognitiva de quem avalia"

Vermelho disse...

Amigo Zex:
Coloquemos, então, os pontos nos is.
O meu comentário surge na sequência do teu comentário ao post "livro de reclamações".
Tem-no como ponto de partida e não como ponto de chegada.
Apenas a 1ª parte do meu comentário de hoje a ele alude.
Tudo o mais não versa especialmente sobre ti ou sobre os teus comentários.
O segmento "Descobri aqui o verdadeiro carácter de certas pessoas e isso não é fácil de digerir.
Inclusivamente, fui cobardemente apunhalado pelas costas por um amigo"." não tem por destinatário a tua pessoa.
Nunca pensei que o visses como uma crítica à tua pessoa!
Antes de tudo, por ser uma injustiça!
Estimo-te e considero-te.
Prezo a tua amizade.
O teu carácter não pode, nem deve ser posto em causa.
Pensei que o destinatário deste segmento seria facilmente perceptível por todos.
Falo, claro está, do "Costa".
Nunca virei ninguém contra ti.
Pelo menos, conscientemente.
Não pretendo ver o blog restrito ao comentário aos artigos que publico.
Mas, também me parece que dele não deve ser excluído.
Afinal, é esta a essência dos blog´s.
Aliás, sempre que um condómino aqui publica um artigo, pelo menos os 1ºs comentários do dia versam sobre ele.
Sempre disse e reafirmo que aqui se pode e deve falar de tudo.
Espero ter esclarecido o que pretendia dizer.

p.s. não vejo motivos para abandonares o blog.
Acrescento que se o fizeres, o blog conhecerá o seu fim!

Aquele abraço.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Agradecer os elogios que me dispensas, dos quais julgo não ser merecedor.
Muito e muito obrigado!

Agradecer, também, a réplica, pois que reveladora de imensa consideração por mim.

Os amargos de boca a que me refiro prendem-se, essencialmente, com uma situação em particular, à qual julgo seres completamente alheio!
A ela aludi no comentário que dirigi ao Zex e penso que nada mais há a esclarecer.
Por te ter em elevadíssima estima e consideração, fico triste e magoado quando julgo, pelos vistos erroneamente, que deixaste de ler o que escrevo ou quando procuras a polémica pela polémica, nem que para isso necessário seja entrares em contradição.
Quando acontece digo-o como aconteceu recentemente.
A perfeição que em ti sempre vi não é, para mim, compatível com semelhantes atitudes.
Parecem-me exercícios de menorização que não te são próprios e que, como tal, me entristecem.


Aquele abraço.

JorgeMínimo disse...

Cavalheiros:

Isto hoje mais parece um encontro anual de "jockeys de jibóia", do que um blog de machos a comentar futebol. Vamos deixar de "paneleirices" e começar a comentar "o esférico rolando sobre a erva".

Jorge Mínimo.

Mestrecavungi disse...

Caro Minimo,
"Queiroz já sabe quem não vai para a selva com ele".
Espero que quem quer que seja que vá, mas que o deixe lá sozinho!

PSd:Ontem ví finalmente um jornalista a arrasar posditivamente e sem apelo nem agravo o Professor Carlos.(que tambem não gosta de ser avaliado...)

Mestrecavungi disse...

Dias da Cunha: «Em pouco tempo o Sporting morrerá»
Dias da Cunha não tem dúvidas de que, “se os associados não reagirem, dentro de pouco tempo o Sporting morreu”. O antigo líder dos leões mostra-se arrependido de ter abandonado o lugar da forma como o fez.

Agora o velho é maluco....

VermelhoNunca disse...

Cavungi, o que é que isso lhe interessa?

Unknown disse...

Amigo Cavungi:

"Agora o velho é maluco", dizes?
Nem pareces tu!
O velho já é maluco há muito!
Ou quem julgas tu que se chamava Doido da Cunha?

Caro Zex:

Desculpa lá, mas estás comprometido até ao tutano com este blogue.
O blogue foi criado pelo Amigo Vermelho mas, como ele próprio o diz, se o abandonares é o seu fim.
Zex, Mínimo, Cavungi e Nunca - pelo menos estes - são o próprio blogue.
Sai um é o ca***ho.
Numa palavra (e sublinho, numa só palavra), entraste, não podes sair, estás agarrado, estás tramado, agora aguenta.
Não te avisaram?
Paciência.
Viste o Matrix?
É parecido.
No Matrix, quem saía não podia voltar.
Aqui entra-se e já não se pode sair.

Eu percebi para quem se dirigia a expressão do apunhalado pelas costas (e sublinho aqui a palavra COSTAs), embora não concorde com a perspectiva do apunhalado.
Não passou, ao que me parece (tenho mesmo a certeza, conhecendo a pessoa), de uma brincadeira.
Isto é uma realidade virtual, não é a vida real, e aqui as personagens criadas assumem vida própria.
Muita culpa disto tem o Professor Venceslau, essa referência quase religiosa deste espaço.
Ele deu o mote, e pegando na ideia, muitos se lhe seguiram criando os seus próprios alter-egos.
Mas sem desconsideração por ninguém.

Aliás, é esta a oportunidade, creio, para o Heterónimo Vieira se revelar!
Fico à espera.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

Espero que seja o Dias da Cunha e que fiquem lá os dois na selva.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Perfeito perfeito é a Superbock!

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Este meu post era dedicado exactamente a tua pessoa.
Porque eu sei que estás alerta e que sempre que o bom nome do SCP possa ser beliscado, tu apareces.
Como ontem não disseste nada,
Estava só com saudades tuas!

VermelhoNunca disse...

Então se era em minha honra, dou-lhe 2 conselhos:
1º Coloque a notícia na sua totalidade, não seja instigador;
2º O que lhe interessam os assuntos do Sporting?

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:

O Nunca é uma espécie de Bono...

"I'm wide awake...
I'm not sleeping..."

Vermelho disse...

Amigo JC:
O Costa extravasou e muito a mera brincadeira!
Se te confidenciasse que estava farto de aturar uma determinada pessoa e tu tivesses poder para fazer cessar o meu aborrecimento não o farias?
Se soubesses que estava doente, continuavas, incessantemente, a "brincar" comigo?
Recorrerias a insultos gratuitos à minha pessoa, à minha família e ao enxovalho puro e simples?
E isto só para dar alguns exemplos.
A realidade virtual também tem limites!
Aquele abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Acresce ainda, que se não fosse o intratável Zex, eu não teria vindo para este espaço.
Não teria assim ter tido a oportunidade e o privilégio de vos conhecer pessoalmente.
Pelo menos por isso a criação deste espaço já valeu o trabalho de uma vida.
Ele saí, eu saio tambem.

Vermelho disse...

Amigo JC:
A sem álcool!

Mestrecavungi disse...

Pensando um pouco melhor, fico!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Cerveja sem alcool é para a viadagem!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Também partilho desse ponto de vista.
Que fique bem claro que me referia apenas ao anúncio de televisão.
Aquele abraço.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
O anúncio falava na cerveja sem álcool, mas eu referia-me mesmo era à cerveja com álcool.

Amigo Cavungi:
Viadagem deve escrever-se com "e".
Veadagem.
Vem de veado.
Confirma com o Zex.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:

Viadagem vem do termo brasileiro viado, daí estar correcto o estimado Cavungi.

Unknown disse...

Caro Mínimo:

Vocês lá sabem...
Confesso a minha total ignorância nessa área...

JorgeMínimo disse...

Caro JC:

Compreendo, como está sempre de costas voltado, ignora esse tipo de coisas.

Mestrecavungi disse...

Amigo JC,
Viado e não Veado!
Português do Brasil e não Português a sério!
Portanto
Cavungi 6 - JC(arlosqueiroz)2.

Unknown disse...

Caro Mínimo:
De costas voltadas sim, mas para a parede!
Nunca fiando!

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Percebido.
Do Brasil interessam-me mais as brasileiras do que o dicionário.

Quanto ao Queirós, segundo afiançou Vieira, tinha sido a primeira escolha para treinar o Benfica!
Quique veio porque Queirós recusou!
Sorte a vossa!

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
Grato.

Amigo JC.
Totalmente de acordo. Sempre de "olho fechado"!

Amigos,
Bom fds