quarta-feira, abril 01, 2009

Livro de Reclamações - Curiosidades, Empréstimos e Pay-per-View

1 - Ontem, foi, uma vez mais, notícia:
"E. Amadora: Dinheiro não apareceu, plantel não treinou
Na Reboleira, nada de novo. Pela terceira vez esta semana, o plantel do E. Amadora não subiu ao relvado do Estádio José Gomes para preparar a recepção ao Benfica, uma vez que o clube continua sem liquidar parte dos cinco meses de salários em atraso.
Os jogadores exigem, no mínimo, que lhes seja pago um mês de vencimento, para que possam fazer face às situações mais urgentes."
Curioso ou talvez não é que na janela de transferências de Janeiro apareceu dinheiro suficiente para saldar uma parte das dívidas que impediam o Estrela de inscrever novos jogadores.
O Estrela da Amadora tinha diversos impedimentos requeridos por jogadores a quem devia salários de épocas anteriores.
Por ocasião da reabertura de mercado, o Estrela conseguiu que aqueles jogadores concordassem receber parte do valor da dívida naquele momento e o remanescente posteriormente.
Na sequência deste acordo os jogadores requereram a suspensão do impedimento.
Mas, como surgiu dinheiro se a generalidade dos créditos do Estrela estavam e estão penhorados?
Não sei!
Mas, por que razão um clube que está submerso em dívidas presentes e que reclamam resolução imediata canaliza proventos para satisfazer obrigações do passado?
Porque necessitava imperiosamente de inscrever novos jogadores, dir-me-ão vocês!
Ok! todavia, se assim era por que razão o Estrela apenas inscreveu um jogador e para uma posição para a qual já possuía nada menos nada mais do que 4 jogadores - Nuno André Coelho, Mustafá, Hugo Carreira, Luís Vidigal (e mesmo Moreno pode fazer o lugar como se viu no Dragão)?
Não sei?!
O que sei é que o Estrela inscreveu Tengarrinha, defesa-central dos quadros do Porto, que se encontrava a treinar no clube há cerca de 1 mês...

2 - Em 21 de Janeiro de 2009, escrevi:
"É matemático!
Jogadores emprestados pelo Porto têm sempre o supino azar de se lesionarem na semana que antecede o confronto entre o clube ao qual o seu passe está locado e a agremiação azul e branca.
Desde que os clubes decidiram vedar a inserção de cláusulas impeditivas da proibição de utilização de jogadores emprestados nos encontros com o seu clube de origem, que os jogadores emprestados pelo Porto sofrem lesões na semana que antecede aqueles desafios, maleitas estas que, como por magia, são rapidamente debeladas.
Nuno André Coelho e Rentería são apenas os últimos exemplos de um extenso rol."
Na ocasião, muitas foram as vozes que se ergueram clamando por clara precipitação da minha parte ao incluir Rentería no rol.
Tinham razão!
Rentería foi utilizado!
Mas, por paradoxal que pareça, também, me assistia uma parcela de razão!
Rentería foi a excepção que confirmou a regra!
Ainda no recente Porto-Estrela da Amadora para a Taça de Portugal, Nuno André Coelho e Tengarrinha, habituais titulares do conjunto estrelista, não foram utilizados.
Motivo: Lesões.
No ínicio da época 2005-2006, os clubes, reunidos em Assembleia Geral, aprovaram alterações ao Regulamento de Competições da Liga, nomeadamente no que se refere á utilização de jogadores emprestados.
Consignou-se que os clubes cedentes não podiam inserir nos contratos de cedência temporária de futebolistas qualquer cláusula de proibição de utilização dos jogadores a emprestar nas partidas que disputassem com os clubes beneficiários do empréstimo.
Procurou-se maior verdade desportiva e concorrência mais leal.
Pois bem, o princípio era e é correcto, mas a prática portista têm-no corrompido!
Face a estas evidentes fraudes à Lei, uma só solução emerge: a proibição de ceder temporariamente jogadores a clubes da mesma competição!

3 - A semana passada, defendi que se equacionasse o pay-per-view como uma das soluções para a solvabilidade dos clubes portugueses.
Ontem, o Correio da Manhã deu à estampa uma notícia com a qual me regozijo e muito:
"Os direitos de transmissão dos jogos do Benfica pela Sport TV terminam na época 2012/2013. O CM sabe que a SAD benfiquista não está a negociar com Joaquim Oliveira e que o valor pedido pelo Benfica para que se iniciem negociações é de 30 milhões de euros.
Se não negociar os direitos de transmissão com a Sport TV, o clube da Luz deverá transmitir os jogos no canal Benfica TV. O modelo de negócio deverá ser o de manter o canal aberto e negociar cada jogo em ‘pay per view’"

2 comentários:

AntonioRosa disse...

SPORTV nunca mais.
Pay-per-view jogo a jogo. Obviamente.
Graças a Deus existem pessoas inteligentes.

Saudações Gloriosas

Mestrecavungi disse...

PPV Obviamente.