segunda-feira, abril 16, 2007

Análise ao Benfica/Braga

Acabou!
O Benfica empatou em casa frente ao Braga a zero e disse, de forma definitiva, adeus às suas aspirações de conquista do título nacional.
Para além do esfumar do desiderato de se sagrar campeão, este empate representou a perca do segundo lugar, posição agora ocupada pelo Sporting com 1 ponto de vantagem sobre o Benfica.
Emerge, agora, como prioridade a luta pelo acesso directo à Liga dos Campeões, o que se assume como um objectivo iminentemente económico.
Na ausência de Miccoli, Fernando Santos fez regressar Rui Costa e Katsouranis à titularidade em jogos do campeonato e promoveu o adiantamento de Simão desempenhando as funções que habitualmente são cometidas ao italiano.
Com apenas 2 dias de descanso até ao próximo compromisso frente ao Belenenses para as Meias-Finais da Taça de Portugal, Jorge Costa ensaiou uma gestão do plantel e apresentou um onze renovado.
Estruturado em 4x2x3x1, Jorge Costa deu a titularidade a Pedro Costa, a Castanheira, a Davide e Chmiest.
Perante a “obrigação” de vencer que pendia sobre ambas as equipas, assistiu-se a um jogo aberto, com várias oportunidades de golos.
Quer Benfica, quer Braga poderiam ter marcado na primeira parte, mas ou os guarda-redes lograram executar defesas de qualidade ou a inépcia na finalização reinou.
Aos 2 minutos, primeiro remate perigoso para o Braga, com Chmiest, de muito longe, a atirar para defesa apertada de Quim, junto ao poste direito;
Aos 9 minutos, desatenção na defesa do Braga, com Simão a aproveitar, mas a atirar ao lado da baliza de Paulo Santos;
Aos 17 minutos, Simão pela direita, entra na área e remata cruzado para defesa de Paulo Santos, junto ao poste esquerdo, para canto;
Aos 22 minutos, Simão, na execução de livre directo, atira ligeiramente por cima da baliza do Braga;
Aos 30 minutos, Davide surge na direita a cruzar ao segundo poste Chmiest atira forte, mas a bola sai muito por cima da baliza;
Aos 31 minutos, João Pinto entra na área, mas o remate sai embrulhado para canto;
Aos 33 minutos, Karagounis, ainda de fora da área, remata forte mas Paulo Santos consegue desviar para canto;
Aos 45 minutos, Petit, na marcação de livre em posição frontal, remata para defesa de Paulo Santos;
Apesar do nulo verificado ao intervalo, assistiu-se a uma partida com alguns momentos de bom futebol.
No início da segunda parte, Fernando Santos tirou Léo e fez entrar Mantorras.
A substituição revelou-se acertada, pois que David Luiz surgiu em grande plano no lugar de defesa esquerdo e Mantorras aportou outra agressividade ao último terço ofensivo dos encarnados.
Todavia, esta alteração demonstrou que Fernando Santos não é imune à pressão.
Desde que chegou ao Benfica, embora tenha pautado as suas exibições por uma pobreza franciscana, Derlei foi sempre a 1ª opção ofensiva de Fernando Santos.
Até hoje, Mantorras nunca havido entrado ao intervalo.
Mantorras reclamou publicamente mais minutos e Santos sucumbiu à pressão.
Com esta modificação Katsouranis recuou para a posição de central, passando David Luiz a actuar como lateral esquerdo. Nuno Gomes recuou para o vértice mais adiantado do losango, ficando Simão e Mantorras na frente de ataque.
Na 2ª parte, o Benfica mostrou-se mais dominador, tendo-se assenhorado do controlo da partida.
Curiosamente a esta maior supremacia do Benfica não terá sido alheia a saída de Léo, claramente inferiorizado e limitado, e a deslocação de David Luiz para a lateral esquerda.
O flanco esquerdo do Benfica revelou-se muito mais ofensivo, com David Luiz a subir no terreno, dando profundidade ao ataque.
Com o golo sem aparecer, Fernando Santos tirou Nuno Gomes e fez entrar Derlei.
Esta alteração nada trouxe de relevante à equipa, que continuou a porfiar, mas sem encontrar os caminhos do golo.
O golo parecia cada vez mais uma miragem.
Aos 79 minutos, uma boa incursão de Simão pela esquerda foi mal finalizada por Mantorras, que, me posição privilegiada no interior da área, atirou ao lado.
No minuto seguinte, novamente Mantorras a desperdiçar, após cruzamento de Derlei, outra vez da esquerda, na conclusão de jogada de contra-ataque.
Aos 85 minutos, em desespero de causa, Fernando Santos fez a sua última substituição, tendo tirado Nelson e colocado Manú em campo.
Aos 89 minutos, grande jogada individual de Karagounis, que tirou vários adversários do caminho e rematou ao poste.
Foi o canto do cisne do Benfica!
Até final, continuou a procurar o golo, encostando o Braga às cordas, mas sempre sem sucesso.
O Benfica fez o suficiente para vencer o jogo, mas, mais uma vez, revelou inépcia e falta de sorte na concretização.
E quando assim é, triunfar é missão quase impossível.

86 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Não consigo parar de chorar, pela emoção de ter lido o primeiro parágrafo.


ACABOU!


Não vi o jogo, mas estou emocionado!!

Vermelho disse...

amigo mínimo:
é com tristeza que constato o seu estado de espírito.
deixe lá, melhores dias virão...
para o ano, há mais!
abraço.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
Vrrrrrrrruuuuuuuuuuuummmmmmm!

holtreman disse...

Amigo Engº. Vermelho,
Correcta a análise. Apenas uma nota, já habitual : Já em período de compensação, o portentoso Anderson, marca um golo limpo ( 3 jogadores do Braga a colocar o mágico brasileiro em claríssima posição regular).
Lamento que este lance decisivo não mereça da sua parte qualquer reparo.
Seria seguramente decisivo para o desenrolar da partida, e estou mesmo convencido que caso tivesse sido validado, poderia o Benfas partir para a goleada, que aliás, merecia.

VermelhoNunca disse...

Do céu ao inferno. Recentemente havia a certeza que às 23h00 seriam lideres do campeonato. O presidente "anunciava" o título e a Taça Uefa. Hoje são um clube derrotado. Se tudo correr pelo melhor ganham NADA. Força Marítimo.

VermelhoNunca disse...

O benfica ontem esteve bem. Cumpriu o seu papel, alegrando muito gente. O Record de hoje faz destaque ao interesse do Sporting em José António. Estranha situação. Vergonha, diria eu.

Unknown disse...

Resultado esperado do Benfica-Braga, tal como eu tinha previsto no Espaço Karamba.
Fala-se muito no esgotamento físico dos jogadores do Benfica, argumento eese utilizado pelo Engenheiro Técnico (haja rigor!)Fernando Santos para, em parte, justificar os insucessos.
Se assim é, porque não faz rotação de jogadores?
Porque não joga Manu - melhor jogador do prestigiado torneio do Dubai - João Coimbra, Miguelito - futuro defesa da Selecção nacional - Paulo Jorge - aquisição deste ano e titularíssimo na pré-época e o desencartado Mantorra?
Não deixa de ser estranho que no ano em que existiam dois bons jogadores para cada posição, o Benfica caia por exaustão e que o Fernando Santos apenas aposte sempre nos mesmos 13/14 jogadores.

Antes morto que vermelho disse...

jc: joão coimbra - o miúdo que vai ser doutor

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, não se esqueça que o Benfica tem o plantel mais equilibrado dos chamados 3 grandes, isto segundo o nosso administrador. Esse equilibrio permite a rotatividade que o amigo propõe. Muda o grego de central para trinco, troca Simuão de avançado para extremo. Esta é a rotatividade. Força Marítimo.

Unknown disse...

Engenheiro Nunca:
E ainda me esqueci do Kariaka.
Eu e o Engenheiro Técnico do Penta, pois que nunca mais o pôs a jogar.

Zex disse...

o Bicho cumpriu o seu mandato !
Só vi a segunda parte do jogo. A tal que o blogger diz que o Benfica dominou. O habitual. Pressão bacoca, sem qualquer nexo, com oportunidades parcas.
Apenas a jogada do assassino Gounis é uma verdadeira oportunidade. E, atenção, só passou por dois jogadores. Não exageremos. E por falar disso, este senhor continua a protestar vergonhosamente com os árbitros.
Gostei muito da exibição de Nelson (aquela ligadura é linda), assassino Ranis e Nulo Gomes (40 mil contos). Mas o melhor em campo devia ser o Derlei, como aliás tem acontecido há vários jogos.
O Benfica nem à segunda equipa do Braga ganha !
Estranho que o blogger não venha com o bacoco argumento estatístico.
Não parece que basta justificar tudo com o azar, dizendo que o Benfica fez tudo par ganhar os jogos.
Já basta !
Não ganham há 5 jogos !
De vencedores antecipados passaram a terceiros !
Toma lá, ó cavungi !
Vais a seis (na prática) !

Vermelho disse...

Amigo e Engenheiro JC:
o Benfica pretende apresentar, neste exercício, pela 1ª vez, lucros consolidados, isto é, na actividade da SAD e do Clube.
Visa o Benfica, para além de alardear saúde financeira, tornar o clube mais atractivo para os investidores no que concerne ao empréstimo obrigacionista e preparar a sua entrada em Bolsa.
A entrada em bolsa sem um exercício consolidado positivo seria sempre, como aconteceu com Porto e Sporting para o 2ª mercado, cuja atractividade é reduzida.
A qualificação para os oitavos de final da Champions constituiria uma receita que permitiria cumprir o orçamentado neste particular.
Uma receita certa e não contingente como acontece na Taça Uefa, para além de envolver outros montantes.
Por outro lado, a política de aquisições na época passada no mercado de Inverno, pautada pelo excesso, veio a revelar-se um desastre.
Assim, tendo em vista o emagrecimento das despesas, o decrescimo das receitas e o passado recente em matéria de contratações em Janeiro, o Benfica não investiu, antes desinvestiu.
Mais do que desinvestir, o problema foi a forma como o fez.
Vendeu Rocha numa oportunidade de negócio imperdível, mas todas as restantes saídas debilitaram fortemente o plantel.
saiu Alcides e Nelson ficou sem concorrente.
Saíram Diego Souza e Karyaka, ao mesmo tempo que Assis se viu castigado, e o meio-campo mingou em soluções.
Saiu Fonseca e entrou o acabado Derlei.
Ou seja, no deve e haver de saídas e entradas, apenas a de Rocha foi devidamente colmatada pela entrada de David Luiz.
Em Janeiro, Fernando Santos devia ter reduzido o plantel, mas não da forma como o fez.
Saírem Moretto, Beto, Marco Ferreira seria uma gestão correcta dos efectivos.
O que se fez foi apenas desequilibrar e diminuir as opções do plantel.
deste modo, a rotação de jogadores não poderia ter sido muito mais extensa do que aquilo que foi.
Todavia, penso que o Engenheiro também se respaldou um pouco naquilo que lhe foi proposto.
Medroso sentiu-se confortável com a diminuição do plantel, uma vez que a gestão do mesmo resulta mais facilitada.
O que lhe aconteceu este ano é uma fotocópia do que lhe havia sucedido ao serviço do Sporting.
Seu
O Engenheiro,
Vermelho

VermelhoNunca disse...

O nosso administrador e Engenheiro Vermelho, fala na eventual dispensa desses magos da bola ,Beto e companhia. Está esquecido de um pormenor: ninguém os quer. Essa é a questão.

Antes morto que vermelho disse...

Provocação barata, ciumenta e acima de tudo ensandecida:
"O que lhe aconteceu este ano é uma fotocópia do que lhe havia sucedido ao serviço do Sporting.
Seu
O Engenheiro,
Vermelho "

Nunca, gostaria de ouvir a sua opinião, sobre este repto.

VermelhoNunca disse...

Apenas, condómino Macaco, espero que suceda ao benfica, o que sucedeu ao Sporting, quando Santos foi seu treinador. Assim como sucedeu ao FCPorto, após penta, em que Santos conseguiu não ser campeão, deixando o Sporting conquistar o ceptro. Eu consideo Santos um mau treinador, que ao comando de um clube como o Benfica, me dá um gozo tremendo.

Unknown disse...

Amigo Engenheiro Vermelho:
É uma boa explicação, pese embora soe um pouco a defesa do Engenheiro Técnico do Penta.
Não justifica porque jogadores de alguma qualidade, como João Coimbra, e de qualidade suficiente para certos jogos, como Manu, Miguelito, Marco Ferreira e Paulo Jorge, não foram jogando, em alguns jogos, dando descanso a alguns jogadores.
O Mantorras, afinal, até dava para fazer pelo menos 45 minutos, e podia também ter entrado na 2ª parte de alguns jogos dando descanso a outros mais utilizados.
Aliás, o próprio David Luiz, que está a mostrar ser bom defesa, nunca tinha jogado até à lesão do Luisão.
E não fora essa lesão e creio que David Luiz nunca teria jogado!!!!!
O que me parece é que Fernando Santos não geriu bem o plantel, foi sempre apostando no mesmo onze e a equipa deu o berro.

Mudando de registo, e ainda a propósito do jogo de ontem, saliento o penaltie simulado pelo Simulão, que deveria ter visto o amarelo e que, mais uma vez, não lhe foi exibido.
À semelhança do contador da hora extra, acho que devia ser aberto um contador para saber quantos minutos vai andar Simão sem levar cartão amarelo.
Não obstante em cada jogo ser interveniente em situações que deveriam ser punidas com a cartolina amarela, Simão tem vindo deliberadamente a ser poupado para poder participar no SLB-SCP.
Uma vergonha!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: o santos só conquistou o penta porque o "trabalho" já tinha sido todo realizado pelo a. oliveira e era tremendamente difícil não ser campeão.
No segundo ano em que já poderia ser visivel a "marca" do santos "...após penta, em que Santos conseguiu não ser campeão, deixando o Sporting conquistar o ceptro." (esta palavra "ceptro" é muito bolistica, é o tipo de linguagem utilizada pelo Cavu).
É um facto que, quando o santos não tem "a papinha feita", não consegue fazer nada, é um "looser", mas tem o condão de alimentar "esperanças", quase até ao fim (nem que seja para menter a ocupação).
Na lagartagem até foi despedido através de uma chamada telefónica, em rooming, para os estados unidos.

Antes morto que vermelho disse...

Mais uma questão: o que é que o Cavu irá arrotar hoje?

Vermelho disse...

Amigo e Engenheiro JC:
Desculpar-me-á o senhor Engenheiro, mas não procurei fazer a defesa do seu colega.
"Todavia, penso que o Engenheiro também se respaldou um pouco naquilo que lhe foi proposto.
Medroso sentiu-se confortável com a diminuição do plantel, uma vez que a gestão do mesmo resulta mais facilitada."
Se isto é defesa, o que será um ataque?!
Fernando Santos podia e devia ter feito rotação, mas, como medroso que é e pressionado pelo paupérrimo início de campeonato, nunca apostou nos jogadores que referes.
Santos tem pavor de apostar em jogadores jovens e sem experiência.
Concordo quando dizes que a aposta em David Luiz foi apenas fruto das circunstâncias.
Seu
O Engenheiro,
Vermelho

Jimmy Jump disse...

Estimados benfiquistas, não desanimem, para o ano seremos Campeões! Continuamos a ser os maiores e os melhores; ninguém pára o Benfica!!


P.s: é perturbante a carência de ambição destes insípidos lagartos. Felizes com um segundo lugar que ainda nem conquistaram nem irão conquistar.

Um abraço

VermelhoNunca disse...

Amigo Jump, saltou mesmo a tempo de sonhar alto. Para o ano há mais. Há duas semanas tinham a certeza, hoje têm a segurança que para o ano é que é. Continue assim saltite, que não vai longe. E ninguém aqui disse que o Sporting ficava em 2º. Vocês é que disseram que ficavam em 1º.

VermelhoNunca disse...

Macaco, concordo consigo. ALiás foi o que referi no meu post. Santos é mau. Foi mau no FCPorto, foi mau no SPorting e vai ser mau no Benfica. Ganhou no FCPorto quando qualquer um ganhava, perdeu no FCPorto quando ninguém perderia.

Jimmy Jump disse...

E estranho não se ter vislumbrado qualquer tipo de crítica à vergonhosa actuação do engenheiro Carlos Xistra no sábado à noite, sobretudo por parte da lagartagem, que frequentemente se insurge contra o “sistema”.
Atrevo me a dizer que os mesmos só vêem os jogos do GLORIOSO, com um bloco de notas e caneta na mão.

VermelhoNunca disse...

Se o amigo Saltitão se refere à minha pessoa, está redondamente enganado. Eu disse que não vi o jogo, daí não o comentar. Portanto o seu post atingirá outros que não eu.
Força Marítimo

Unknown disse...

Caro Engenheiro Jimmy Saltador:

"É estranho não se ter vislumbrado qualquer tipo de crítica à vergonhosa actuação do engenheiro Carlos Xistra no sábado à noite, sobretudo por parte da lagartagem"

Seguramente que não leu os meus comentários de ontem.
Se os for ler, verá que critiquei o trabalho do árbitro.

Seu,
JC (Engenheiro)

Jimmy Jump disse...

Estimado nunca, nem eu disse que o Sporting ficaria em 2º; disse precisamente o contrário.

É perfeitamente natural que tenhamos dito que ficariamos em 1º. Almejamos ganhar sempre. Essa e a nossa natureza. Infelizmente não poderei afirmar o mesmo da lagartagem e dos morcões: genuinamente frustrados, preocupam-se unica exclusivamente com as derrotas do Benfica. Para os mesmos não importa o campeão, desde que nao seja o glorioso, esta tudo bem.
Esta é a diferença, o que nos distingue dos demais: o odio e a admiração que os nossos "rivais" sentem por nós.

Antes morto que vermelho disse...

saltitão: a arbitragem desse estouvado foi aqui referênciada, quer pelo censor (com atoardas dignas de um lunático), quer pelos outros que, além de admitirem um penalty cometido pelo r. costa, repudiaram o penalty por ele mesmo assinalado e o festival de cartões amarelos mostrado aos jogadores do fcp.
saltitão, em vez de saltitar para a próxima época (uma vez mais fuga para a frente), coloque os pés no chão e esteja com atenção.

Unknown disse...

"Acabou!
O Benfica empatou em casa frente ao Braga a zero e disse, de forma definitiva, adeus às suas aspirações de conquista do título nacional."
In Redvermelho, 17/04/2006.

"Acabou!
A aventura europeia do Benfica conheceu, hoje, o seu epílogo sem honra, nem glória."
In Redvermelho, 12/04/2006.

Antes morto que vermelho disse...

saltitão: ódio, aversão, rancor profundo, desprezo, antipatia, repulsa, nojo, náuse, asco e desdém, sim!!
Admiração, nunca!!!!

Antes morto que vermelho disse...

Interessante:
In O Jogo

PS: Depois da ajudinha que o nosso eterno capitão nos deu ontem, estou com esta sensação de que o ex-segundo classificado ainda nos vai dar o título daqui a duas jornadas, porque será? Mesmo assim cuidado, muito cuidado. A guerrilha vai endurecer e a campanha intensiva de desinformação que estava preparada para este final de campeonato vai ter de, afinal, sair ainda mais cedo para as bancas. Cuidado."

Jimmy Jump disse...

Peço desculpa. Efectivamente não consultei os posts de ontem. Estava profundamente convencido que hoje era Segunda Feira; Talvez por desejar convictamente que não tivesse existido nunca o dia 16 de Abril de 2007 (estamos em abril de 2007, certo?).

Estimado Engenheiro JC, (se este mesmo blog existisse em 2004),os posts da altura seriam:

"Acabou!
O ESporting perdeu na Luz frente ao Benfica por um a zero (um frangalhão do Ricardinho mãos de manteiga) e disse, de forma definitiva, adeus às suas aspirações de conquista do título nacional."
In Redvermelho, /05/2004.

"Acabou!
A aventura europeia do ESporting conheceu, hoje, o seu epílogo sem honra, nem glória. Perdeu em casa contra os russos"
In Redvermelho, /05/2004.

Um abraço

Jimmy Jump disse...

Antes morto que vermelho, ambos sabemos que não há ódio sem admiração.
Já os benfiquistas, o unico sentimento que nutre pelos seus rivais é o absoluto desprezo!, que tanto vos dói!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Caro Jimmy:
Tens toda a razão!
E nós, sportinguistas, ainda hoje somos incomodados com essas desilusões que sobre nós se abateram em 2004!
Foi um pesadelo que se seguiu a um sonho do qual já acordámos há muito!

O vosso pesadelo, contudo, ainda não acabou! Ainda o estão a viver!
Força Marítimo!

VermelhoNunca disse...

Dá-me ideia que o nosso amigo Saltitão está com alguma azia...
Força Marítimo.

Antes morto que vermelho disse...

nunca, a mona do saltitão está completamente turva, não se nota?? exumando acontecimentos de 2004 tem-se a prova da completa doidivaria que se instalou naquela mona!

o benfica no maritimo vai perder!
o benfica no maritimo vai encostar!
o benfica no maritimo vai morrer!
os cabeçudos, todos nós vamos afogar!

Força Maritimo!

VermelhoNunca disse...

Hoje são poucos os que dão a cara- refiro-me a lampiões, claro está. Ao menos nisso o Saltitão foi digno.
Força Marítimo

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

exacto nunca, justiça lhe seja feita! o madeiro e o bôbo-da-côrte Cavu, estão dissimulados na toca, tal qual os ratos...

Força Marítimo!

VermelhoNunca disse...

O amigo Sempre desapareceu. Estágio? Treino especifico, quem sabe para reforçar o Benfica?
Quanto a Cavuvvu, nestas alturas surge-lhe sempre, e muito convenientemente, alguma viagem ou reunião, que o impede de aparecer, para ser achincalhado.
Força Marítimo.
Força Pazos- faz o Benfica dar mais um passo atrás.

Zex disse...

Em Maio de 2004, o campeão nacional foi o FCPorto de Mourinho...
Não inventem !

Jimmy Jump disse...

Estimado Nunca, se o CS Marítimo jogar como jogou contra o Sporting damos 15 a 0!
Mas certamente não o fará, vai-se lá perceber o porquê, as equipas que jogam contra o SL Benfica encontram-se sempre o motivadíssimas, com elevados índices de concentração e correm como se não houvesse amanha!
Sorte a vossa, mas nem assim concretizarão o vosso desiderato: o de vice campeões nacionais.

VermelhoNunca disse...

Força Pazos, Força Marítimo

VermelhoNunca disse...

Acha então que o Braga, ao jogar com a equipa B contra o seu clube, demonstrou que só contra o Benfica é que joga a sério? Poupe-me. O Marítimo pode jogar contra o Benfica do mesmo modo que jogou contra o SPorting. Chega para os lampiões encavarem, forte e feio!

Mestrecavungi disse...

Amigos Engenheiros em geral,
Estou desolado.
Tive algumas esperanças aquando da excelente recuperação encetada até ao jogo do FCP.
Mas tal como em 2001, depois de falhada (Mais uma vez) a liderança,foi de emapate em empate até á derrota final.6º Lugar.
Tal como hoje, Uma vergonha!
Quero a cabeça do Engenhiero Santos numa bandeja.
Mas também sei que tal não é possivel.
Vamos levar com o Imbecil até Maio de 2008.
Uma cruz.
Ficar atrás dos lagartos, como estamos e como provavelmente ficaremos é bater no fundo.
É ignóbil.

Jimmy Jump disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestrecavungi disse...

Eu já não acredito!
Para mim basta!
Chega de fazer de nós (Os sócios) Palhaços!

Humilhação para o Engº Já!

Quero 5 Derrotas consecutivas para o meu grandioso clube.
Força Pazos, Força Bento!Força Barreto!Força Cardoso!Força Machado

Jimmy Jump disse...

Correcção:
Estimado Engenheiro JC, (se este mesmo blog existisse em 2005),os posts da altura seriam:

"Acabou!
O ESporting perdeu na Luz frente ao Benfica por um a zero (um frangalhão do Ricardinho vozinha de helio e mãos de manteiga) e disse, de forma definitiva, adeus às suas aspirações de conquista do título nacional."
In Redvermelho, /05/2005.

"Acabou!
A aventura europeia do ESporting conheceu, hoje, o seu epílogo sem honra, nem glória. Perdeu em casa, na final contra os russos por 1-3"
In Redvermelho, /05/2005.

Um abraço

Jimmy Jump disse...

Oh estimado CAvungi, tenha lá calma. Não perca a postura que é isso que "outros" querem!
Há outras formas de humilharmos o engenheiro, sem manchar o nome dessa grandiosa instituição Benfica.
1- Propor o gajo aos Gato Fedorento para fins de achincalhamento;
2- Averiguar a licenciatura do indivíduo em questão.

Isto era só o começo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº Minimo,
Vrum,Vrum,Vrum....Catrapum.
(Engº Santos espetar-se contra uma arvore)

VermelhoNunca disse...

Fica Engenheiro, mostra aos lampiões que manda. Viu-se, depois de Mantorras vir clamar por mais minutos de jogo, o poder de Santos. Em vez de o ter afastado do plantel, vai colocá-lo em campo 45 minutos. O administrador diz que ele mexeu com o jogo. Mexeu ou mexeu-se? Falhou um golo inacreditável, efectuou um cabeceamento patético, e entrou em correrias loucas, para lampião aplaudir. Mas eles gostam disso. Mantorras, o herói!

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº JImmy,
Ficar atrás da lagartagem é para mim a suprema humilhação desportiva!
Para mim basta!
Ficar atrás de um clube que ganhou 5 campeonatos nos últimos 35 anos tolda-me o espirito.
É de mais!
Forca Imbecil

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº Nunca,
Totalmente de acordo.
Depois das suas queixinhas man-torres deveria ter ficado na bancada.Santos o merdas facilitou.
O coxo bem tentou mas falhou mais uma vez escandalosamente.
Razão tinha Koeman.
Emprestem Mantorras!

VermelhoNunca disse...

Mas amigo Cavuvu, quem quer Mantorras? Podia ser uma questão a ponderar, com chamadas de valor acrescentado ( será que alguém responderia?).

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
Gosto do seu avatar. Como se pode constatar, a sua foto está bastante actualizada.
Em primeiro lugar aparece-nos vermelho de raiva contra o rei do tique. Em segundo lugar são evidentes os grandes cornos, com que o meu estimado amigo se pavoneia pela cidade, depois de ter a época perdida.

Vermelho disse...

amigo nunca:
pelo menos, faz-me o favor de ler o que escrevo:
"No início da segunda parte, Fernando Santos tirou Léo e fez entrar Mantorras.
A substituição revelou-se acertada, pois que David Luiz surgiu em grande plano no lugar de defesa esquerdo e Mantorras aportou outra agressividade ao último terço ofensivo dos encarnados.
Todavia, esta alteração demonstrou que Fernando Santos não é imune à pressão.
Desde que chegou ao Benfica, embora tenha pautado as suas exibições por uma pobreza franciscana, Derlei foi sempre a 1ª opção ofensiva de Fernando Santos.
Até hoje, Mantorras nunca havido entrado ao intervalo.
Mantorras reclamou publicamente mais minutos e Santos sucumbiu à pressão."
abraço.

salvatrucha disse...

Caro Jorge Mínimo!
Se um cão nascer num galinheiro, não se torna numa galinha.
Este é o meu "Mathesis Magiste" de hoje.

Unknown disse...

Caros Amigos Engenheiros:
Sejam rigorosos quando se referirem ao treinador (actual e futuro) do Benfica: Engenheiro Técnico e não Engenheiro.
Bacharel e não licenciado.
Por causa disso é que o PM se tramou.
Assim, em vez de dizerem, como o faz o Cabeça-Perdida Cavungi,
"Humilhação para o Engº Já!"
digam antes:
"Humilhação para o Engº Técnico Já!".

Mestrecavungi disse...

Humilhação para o Engº Técnico Santos já!

Unknown disse...

Engenheiro Cavungi:
Estou sensibilizado com o teu desespero.
A minha foto é em tua homenagem.

"Quero a cabeça do Engenhiero Santos numa bandeja."

Só falta a bandeja.

Jimmy Jump disse...

Era dar uma pedrada nesse Derlei e no gajo que o foi buscar.
Sim, porque uma pedrada aleija!

Unknown disse...

Engenheiro Salv'as Trouchas:
Pois não.
Se um cão nascer num galinheiro não se torna numa galinha.
Quando muito torna-se num galo.
É este o meu Metástases Magestosas de hoje.

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº Jus,
Esse até é mais bonito que o Engº Técnico.
Na realidade.
Abraço

salvatrucha disse...

Engenheiro JC!
A hipérbole sub-repticia dizia que:
Lá por estar momentaneamente à frente do Benfica o Sporting não tem a sua Grandeza!

Zex disse...

Esse sentimento de pena que os lampiões têm em relação ao Mantorres tem que acabar !
Santos foi muito merdoso !
Quando, no princípio desta época, Ricardo Carvalho veio para os jornais dizer que não entendia porque não jogava, Mourinho deu-lhe uma grande reprimenda em frente ao plantel ( a expressão que o treinador utilizou, à data, foi "rasguei-o todo") e meteu-o dois ou três jogos na bancada. Tratava-se de Ricardo Carvalho !
Merdas Santos o que fez ?
O contrário ! Mantorres fala, Merdas coloca-o 45m pela primeira vez !
Quando o Benfica empatou em Aveiro, o Record titulava: "Mantorras demasiado tarde".
Aí estou com Cavuvu (coisa rara), o Koeman foi o único que teve coragem para falar sobre o assunto. E, nesse momento, foi silenciado, até pelo presidente !
Será que um clube suporta pagar um bom ordenado a um jogador de 15m por jogo ? Será que é adequado ao Benfica ? Será que a eficácia é assim tão grande que justifique o investimento ? Será que o Mantorres está em condições físicas ?
Se não está, que o digam, que o emprestem, que o vendam, que lhe rescindam o contrato, que o tornem secretário, que o tornem treinador dos infantos, o que quiserem.
Este impasse é ridículo !

Mestrecavungi disse...

Amigo Engenheiro Zex,
Totalmente de acordo!
Tu sabes o que eu sempre pensei do coxo!
Mas o coxo tem a protecção "divina" do ladrão de paquidermes.E vai ficar.
Como vai ficar o merdoso engº técnico Santos.
É o nosso carma, até maio de 2008!

Unknown disse...

Hipérbole ou metáfora, Engenheiro Trouxa?

Mestrecavungi disse...

Amigo Derlei,
Vai pró diabo que te carregue!
Não tens vergonha de seres tão mau jogador?
Não jogas um carvalho!
Vai prá russia meu ignorante de cócó!

Gumby disse...

I would like to see Engineer Fernando Santos's impersonation of Tiago Monteiro.

salvatrucha disse...

Caro Engenheiro Técnico JC,
Sendo a hipérbole uma figura de estilo, neste caso aumentativa, e a metáfora uma transposição da palavra normal para significado identico, o meu caro escolherá o que melhor lhe aprouver!

JorgeMínimo disse...

Caro Zex:
Não é necessário mostrar exemplos do estrangeiro, basta ver o Paulo Bento e as suas reprimendas ao Liedson, Carlos Martins, etc.

Mestrecavungi disse...

Amigo Derlei,
Escrevo esta carta para te mandar abaixo de Braga!

Jimmy Jump disse...

Ja arranjei a pessoa certa para tratar de dar uma pedrada na cabeça do Derlei(não sei quem ficará mais mal tratado: se a pedra ou a cabeça do brazuca) e chamar imbecil ao Santinho!
O nosso representante na Madeira, o Vermelho Sempre!
Agradecia que os estimafos MP´s deste blog dessem posteriormente uma ajudinha ao Sempre, pode ser?.

Mestrecavungi disse...

De facto, amigo Engº Minimo, PB é dos três maldispostos, o mais corajoso.
Basta ter pegado no SCP na época de Peseirio para o comprovar!

Jimmy Jump disse...

...e para o bem de todos!

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº Vermelho,
Esta noite tive um pesadelo!
Fernando Santos era despedido e era substituido por José Peseiro!

VermelhoNunca disse...

Amigo Engenheiro Vermelho: eu li o que o amigo escreveu: "e Mantorras aportou outra agressividade ao último terço ofensivo dos encarnados". É a sua opinião. Para mim Mantorras não trouxe nada disso ao Benfica. Trouxe apenas ânimo aos lampiões que se encontravam na Luz. Se Santos retirasse Nuno Goles e outros que tais, jogasse com 8 ou 9, a agressividade no ataque seria a mesma, pois há jogadores do Benfica que apenas fazem figura de corpo presente.
Força Marítimo.

MigasMan disse...

Caro Cavungi:
Olhe que com o Peseiro isso durava mais uma eliminatória e duas jornadazitas...
Mas não se preocupe. Ao que sei, anuncia-se o regresso da dupla infernal: o Rei Artur e a Princesa Neca

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Eu proponho Manuel Cajuda mais o seu cão benfiquista.

Antes morto que vermelho disse...

Cavuvu, desperte!! É necessário alguém dar com uma cachaporra naquela mona urgentemente, para o marreta espertar, e realizar correctamente a defesa da lampionagem!!
Sem o bobo e sem o madeiro quem é lampião? (só os que não saltam)

VermelhoNunca disse...

Cavuvu, tem até sábado para recuperar. Depois leva novamente, forte e feio.
Força Pazos

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

todos sabemos que o mantorras é manco, só o Dumbo Orelhudo é que quer fazer crer a alguns, que o "rapaz" está capaz de jogar (então e os 18 milhões de contos?)... Mas um tal de Bernardo Vasconcelos é que tem a resposta, para este mistério lampiónico -Foi ele que "tratou" da saúde do "rapaz".

santos é um perdedor,
santos é um merdoso,
da sua boca sai um grande fedor,
da sua cabeça uma tática de ranhoso.

Força Marítimo
Pazos~: "Jode al Benfica!"

MigasMan disse...

Atenção passarada:
o fernando santos já descobriu a maneira de acelerar o meio campo do benfica, mais concretamente do Engº Rui Costa:

http://www.digitaldrops.com.br/drops/imagens/motorcycle_chair.jpg

Mestrecavungi disse...

Amigo Engº Lion,
O Engº Técnico Santos não precisa de lições de ninguém!
Ele sózinho consegue dar cabo de tudo.

Cuto disse...

É verdade. O benfica acbou e o Fernando Santos é o Peseiro do Benfica.Tudo para ganhar e não ganhar nada.Resta ao Benfica ganhar aos lagartos e ficar no 1º lugar dos ultimos,ou seja no 2º. O Sr. Engenheiro tem de certeza dentro do plantel filhos e enteados.Não consigo perceber a substituição do Leo pelo David Luiz,que não jogando mal (nada do que o Sr. Administador escreveu),em algumas situações mostrou uma clara falta de"ambiente"àquele lugar.Na minha opinião impunha-se a entrada de Miguelito para dar mais profundidade ao lado esquerdo do Benfica e a entrada,mais cedo,para o lado direito do Manu retirando o Nelson.Apesar da falta de eficacia do Nuno Gomes e, em contraponto com o Derlei,apesar disso, repito, prefiro o Nuno Gomes.Correndo o risco de ser atacado por muita gente, penso que o José Veiga fez falta ao Departamento de futebol do Benfica.De qualquer modo VIVA O BENFICA