quarta-feira, abril 18, 2007

Análise ao Sporting/Beira-Mar

O Sporting é o primeiro finalista da Taça de Portugal, depois de vencer o Beira-Mar, por 2-1.
Paulo Bento repetiu o onze e a estrutura que tem vindo a apresentar.
Paco Soler, seguramente mais preocupado com a permanência na Liga Bwin, apresentou uma equipa maioritariamente composta por jogadores pouco utilizados.
Eduardo, Ricardo, Alcaraz e André Leão foram os resistentes da equipa habitualmente titular.
Buba e Jorge Vidigal na defesa, Diakité, Vasco Matos, Veselinovic, Matheus e Roma no meio-campo e ataque foram promovidos ao onze inicial.
Soler modificou a estrutura que havia apresentado no jogo a contar para o Campeonato, apostando num 4x2x3x1 ao invés do 4x4x2 de então.
Com Delibasic lesionado, Soler resguardou Edgar e lançou Roma como ponta de lança, apoiado nas suas costas por Vasco Matos e acolitado por Veselinovic à direita e Matheus à esquerda.
O Sporting entrou muito forte e pressionante, procurando chegar o mais rapidamente possível ao golo.
Aos seis minutos, João Moutinho cruzou da esquerda e Eduardo, talvez surpreendido pela trajectória da bola, introduziu-a na sua própria baliza.
Como corolário da sua fogosidade e ímpeto iniciais, o Sporting conquistava vantagem no marcador.
Dois minutos volvidos, Djalló, após “roubar” a bola a Ricardo, rompe pela esquerda, cruza e surge João Moutinho, livre de marcação, ao segundo poste, a concluir de cabeça.
Estava feito o 2-0 e a eliminatória parecia resolvida.
E parecia resolvida não só pela superioridade que o Sporting revelava, mas também pela apatia que o Beira-Mar evidenciava.
Por esta altura, o Beira-Mar, pura e simplesmente, não existia!
Perdidos em campo, os seus jogadores não conseguiam ligar o processo ofensivo, nem sequer organizar o momento defensivo.
Perante as facilidades e a vantagem agregada, o Sporting adormeceu.
Até final da 1ª parte, o Sporting limitou-se a gerir o resultado, até porque o Beira-Mar nunca foi além de uma tímida e insípida reacção.
Respirou melhor, mas nunca logrou intimidar Ricardo, não ultrapassando o patamar da ténue ameaça.
Ao intervalo, Paco Soler substituiu Veselinovic por Diarra, numa alteração que pareceu visar premiar a boa 1ª parte do sérvio do que qualquer outro aspecto táctico ou sistémico.
Diarra postou-se nas costas de Roma e Vasco Matos derivou para a direita, conservando-se, assim, inalterado o sistema táctico inicial.
Mas, se a substituição pareceu ter em vista poupar Veselinovic para a próxima partida da Liga, o certo é que não poderia ter sido mais feliz.
Aos 47 minutos, Diarra escapou-se a Caneira e rematou cruzado desfeiteando Ricardo.
O golo aportou esperança e alento aos aveirenses, que cresceram substancialmente de produção.
O Beira-Mar assenhoreou-se do domínio da partida, conhecendo índices de posse de bola até então desconhecidos.
Pese embora este domínio aveirense, o Sporting nunca perdeu o controlo da partida.
Adoptando uma postura de expectativa, o Sporting apostou nas transições rápidas e logrou construir as melhores oportunidades de golo – a primeira, aos 61 minutos, desperdiçada por Djaló, após excelente arrancada de Liedson e a segunda, aos 86, por Pereirinha, que rematou fraco permitindo defesa fácil de Eduardo.
O Beira-Mar conhecia mais posse e circulação de bola, mas o seu domínio mostrava-se sempre inconsequente e estéril.
Apenas no penúltimo lance da partida, já no período de descontos, o Beira-Mar logrou uma chance de golo que o podia ter catapultado para o prolongamento.
Edgar insistiu e após ganhar dois ressaltos, rematou cruzado obrigando Ricardo a estirar-se para desviar a bola para canto.
Na sequência do canto, Diarra ainda surgiu isolado na área, mas cabeceou de forma disparatada para fora.
O Sporting sofreu, mas venceu com justiça um Beira-Mar, que espreitou o prolongamento.
Sofreu por culpa própria. Após o 2-0 bastar-lhe-ia ter porfiado um pouco mais para obter o 3-0, que sentenciaria de forma definitiva a eliminatória.
O Beira-Mar demonstrou dignidade e inconformismo.
Sem muitos dos habituais titulares e no fio da navalha no campeonato, era difícil fazer mais e melhor.
Deu o que tinha e quem dá o que tem a mais não é obrigado.

53 comentários:

Antes morto que vermelho disse...

tal como se previa: "vira o disco e toca o mesmo"... só que desta vez, foi logo aos 9 minutos que o jogo perdeu o interesse...

Algo para descontrair: http://www.auslandsjahr.eu/2007/04/01/top-10-soccer-goal-fussball-tore/

Antes morto que vermelho disse...

Uma excelente notícia referida por um qualquer pasquim benfiquista: o "engereiro do penta", ontem, ficou amuado e foi falar com o "Dumbo Orelhudo", para confirmar se tinha ou não um par de patins calçados (se o r. costa o substituía ou não), ao que o Dumbo lhe afirmou que lhe dava ocupação para a próxima época!! (esta é para ti, Belarmina Cavu!)

Uma excelente notícia!!

Força Marítimo

Unknown disse...

Missão cumprida por parte do SCP.
Interessava o apuramento para a final da Taça de Portugal e tal objectivo foi cumprido.
Com mais ou menos brilhantismo, o SCP levou de vencida um Beira-Mar incómodo.
Tirando os minutos iniciais da partida, em que o SCP jogou muito bem, o resto do jogo foi pobre.
Não obstante, houve ainda tempo para o árbitro escamotear um penaltie flagrante sobre o Liedson, autenticamente atropelado por um jogador aveirense quando tinha ganho posição para rematar à baliza.
Escandaloso!
Polga levou, ao que julgo, o quinto amarelo e não joga contra a Naval, podendo assim estar presente (e fresco) no jogo contra o Benfica.

Vermelho disse...

amigo jc:
transformar uma carga de ombro num penalty flagrante...
lance inteiramente legal.
abraço.

VermelhoNunca disse...

O cartão do Polga que acarreta suspensão, pode ser "limpo" no campeonato?

VermelhoNunca disse...

Em relação ao lance que JC fala, não tenho noção no estádio do que se passou. Tenho é a certeza que Paulo Paraty foi o pior elemento em campo, apitando a torto e a direito, especialmente no 2º tempo. Sede de protagonismo.
Vitória justa, contra um adversário que tudo tentou na 2ª parte, mas sem nunca criar verdadeiramente perigo.

Unknown disse...

A mim não me pareceu, manifestamente, mera carga de ombro.
O jogador do Beira-Mar (Jorge Vidigal?) correu em direcção ao Liedosn e mandou todo o corpo para cima do Liedson, atropelando-o.
É um autêntico albarroamento.

Unknown disse...

Amigo Nunca:
Tem razão na sua interrogação.
De facto, acho que os cartões amarelos da Taça não contam para os jogos da Liga e vice-versa.
Parece que apenas os vermelhos.

Vermelho disse...

amigos nunca e jc:
nos termos do n.º 2 do art.º 130 do Regulamento de Disciplina da Liga, os cartões exibidos em jogos da Taça de Portugal não são contabilizados para a acumulação de 5 cartões amarelos donde decorre suspensão automática.
abraço.

Unknown disse...

Á falta de outros temas, e dada a pouca participação de hoje dos condóminos, tomo a liberdade de, com a devida vénia ao Snr. Administrador, aqui publicar um texto de a bola sobre a visita do FS ao LFV, a que o AMQV já fez alusão:

«Não recebi voto de confiança» (Fernando Santos)
Fernando Santos diz não ter recebido qualquer voto de confiança de Luís Filipe Vieira, até porque, defende, «isso seria sinónimo de que alguma coisa está errada». O treinador, de resto, diz estar tranquilo e sereno para trabalhar no presente e no futuro dos «encarnados».

ASF
«Era importante visitá-lo [a Luís Filipe Vieira] no hospital, para saber como estava, mas também porque temos muitas coisas para fazer, como temos feito nos últimos meses. Foi uma visita de amigo e ao mesmo tempo uma reunião de trabalho», começou por referir Fernando Santos, sclarecendo: «Não recebi votos de confiança, porque isso seria sinónimo de que alguma coisa está errada. Estou a trabalhar no presente e no futuro com a mesma tranquilidade e serenidade, e é assim que vou continuar, em comunhão de ideias com aqueles que comigo trabalham todos os dias».

E quanto ao futuro imediato, o objectivo passa por interromper na Madeira, diante do Marítimo, a série de cinco jogos sem ganhar, até porque, afiança o técnico, «a confiança dos jogadores mantém-se intacta».

«A equipa continua motivada para ser melhor que os adversários. Uma coisa é o desalento natural de quem não ganha há cinco jogos, outra a confiança dos jogadores nas suas capacidades, e essa mantém-se intacta», afirmou, prosseguindo: «Desde Novembro a equipa do Benfica tem sido regular no campeonato, os jogadores sabem isso. Não têm vencido os últimos jogos, é óbvio que ninguém está satisfeito por não vencer, antes pelo contrário, mas isso não nos retira confiança. Vamos continuar a jogar e esperar que a bola não bata mais três vezes no poste e que o guarda-redes faça defesas impossíveis».

«Enquanto for matematicamente possível...»

«Enquanto não estivermos matematicamente afastados do primeiro lugar, vamos lutar para alcançá-lo. Agora, realisticamente, sabemos que cinco pontos é um atraso maior e que ficou tudo mais difícil. Se não chegarmos ao primeiro lugar, resta-nos vencer os cinco jogos para conseguirmos o objectivo mínimo de terminarmos na segunda posição».

19-04-2007 13:17

VermelhoNunca disse...

Boas notícias:
"Rui Costa e Nuno Gomes aptos para o Marítimo
Rui Costa e Nuno Gomes treinaram-se esta manhã sem limitações e integrados no grupo, pelo que são opções para o jogo com o Marítimo, que se realiza este sábado, nos Barreiros."

MigasMan disse...

Mas nem tudo pode ser bom.
Se o LFV deu uma prova de apoio e confiança ao Engº, quer dizer que está no ir...

Unknown disse...

Caro Lion:
Ao que parece, não deu.
LFV não deu voto de confiança a Fernando Santos, segundo o próprio referiu:

«Não recebi voto de confiança» (Fernando Santos)
Fernando Santos diz não ter recebido qualquer voto de confiança de Luís Filipe Vieira, até porque, defende, «isso seria sinónimo de que alguma coisa está errada».

VermelhoNunca disse...

E nada está errado. Fica Santos.
Força Marítimo

Antes morto que vermelho disse...

Santos fica!
Santos dá o sim á continuação de mantorras, nulo, rui costa, derley e nelson!
Santos avaliza a incorporação de Maniche, Costinha e N. Valente!

Dumbo Orelhudo vai contratar o "poderoso" avançado Teddy Sheringhan, o talentoso médio Lewis Latapy e o esquerdino Chiquinho Carlos.

Força Marítimo!

Unknown disse...

Como isto hoje está muito morto, andei a ver os arquivos do blogue e encontrei um comentário meu dirigido ao Cavungi que, lido agora à distância, parece-me ter alguma piada.

Foi a seguir ao FCP-SCP e ao Estrela de Amadora-Benfica, quando os encarnados ficaram a 1 ponto do FCP e sonhavam já com o assalto ao primeiro lugar.
Cavungi andava, na ocasião, eufórico.

Assim, para quem o quiser ler, aí vai:

JC said...
Amigo e Sábio Mestre Cavungi:
Controle-se!
Ainda falta muito campeonato!
SCP e FCP já passaram ou estão a passar por períodos de quebra.
O mesmo pode ainda suceder ao Benfica.
Aliás, é de estranhar como ainda não aconteceu.
A vaca que têm tido pode ir-se embora de um momento para o outro.
Espere, pelo menos, pelo jogo com o FCP.
Reserve-se até lá.
Se ganharem, então pode começar a fazer algum festim.
Algum, só, porque depois têm de jogar com SCP e Braga - em casa - e têm de ir ao Marítimo.
9 pontos muito difíceis de conquistar.
Por isso, caro Mestre, vá com calma.
Ainda estão muito longe de poder começar a mandar foguetes.

Mestrecavungi disse...

Também Tu Jus?

Mestrecavungi disse...

Amigos Lion, Nunca, Jus e Macaco.
Como já aqui disse por diversas vezes, o Imbecil vai continuar.
Fui desde o 1º segundo contra a sua entrada na nossa casa!
tal como o Engº Rui Santos vou criar um contador a partir de hoje.
Faltam 408 dias para o imbecil calçar os patins!
Até 30 de Junho de 2008 temos que o gramar!
É triste.Muito triste.
Mas pelo menos não o despedimos por SMS.

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Vitória justa do Sporting frente a um abnegado Beira Mar. Mas, o mais importante do dia de ontem não foi isso. O Messi marcou um dos melhores golos de sempre, como podem comprovar por este link:

http://www.youtube.com/watch?v=xwToO-IGVUY

O Jamor tem mais encanto, vestido de verde e branco!!!

Unknown disse...

Cavungi:
"Há-des" reconhecer:
Sábias palavras as minhas, na ocasião.
"Doia" a quem doer!

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
O estimado não foi o único condómino a alertar o Cavungi, para não festejar antecipadamente o título.
De seguida vou transcrever um "post" antigo, de minha autoria, aquando do Estrela 0 Benfica 1.


"Jorge Mínimo said...
Caro 4-5-1 em losangi:
O estimado já está a fazer a festa, já lança foguetes, veja lá se ainda leva com as canas...pelo entre-nadegueiro acima!!!!"

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Tu mereces o titulo de vice rei do palpite.Tiveste feeling.Palavras sábias as tuas então.

Unknown disse...

Caro Mínimo:
Vi agora o golo do Messi.
Não tinha ainda visto.
Espectacular.
Não sei se te recordas de um espectacular golo marcado por Paíto ao Benfica nos quartos e final da Taça de Portugal de há 3 anos, do tempo do Falecido Peseiro, que o SCP empatou 3-3.
Não tão espectacular como este, porque não foram fintados tantos jogadores, mas, ainda assim, uma grande arrancada ainda antes da linha de meio campo que culmina com grande remate para o fundo das redes.
Pena que tal golo não tenha evitado a eliminação do SCP.

Mestrecavungi disse...

Caro Minimo,
Lê-se um texto (jus), e tenta-se perceber o outro(O seu),e é como comparar a feira de Borba com as bordas do cú.
Um é quase cientifico (jus),o outro roça a ordinarice barata.(o seu).
Um é um tratado de magia negra (jus), o outro um desejo intimo de auto-felácio.

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
Vi agora o golo de messi numa comparação ao de Maradona em 86.
Qual deles o mais espectacular?

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Lembro-me perfeitamente. Foi um belo golo, ainda hoje o Crâneos não consegue fechar bem as pernas.

Mestrecavungi disse...

Sem contar com o do paito, claro!

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
Sinceramente não consigo escolher qual o melhor golo.

P.S. Já agora gostava de saber como se encontra o seu entre-nadegueiro, depois de ter sido tão violentamente violado?

losango_maneta disse...

Bem, tal como o JC, tambem andei a rever alguns comentários anteriores.
Descobri algumas pérolas do inqualificável palerma que todos conhecemos.


cavungi said...
Quem já teve 9 (NOVE) pontos de avanço?
Lucas Mareque;Rentéria;Fucille;Bruno Alves;Marek Cech;Meireles;Alan;Postiga;
Isto vale alguma coisa?
Quem "construiu" este maravilhoso palntel?
A culpa é do SLB?
Tenham vergonha!!!!


Mais,

cavungi said...
Amigo Vermelho,
Repara bem no estado de semi-demência que assola os ilustres ressabiados!
Ainda só vamos em segundo, no entanto em crescendo.
Como será quando passarmos a liderar a liga Bwin?
Vão tirar os cílicios do armário?


E ainda...


cavungi said...
Amigo Barbasnunca,
Diga lá se a recuperação do grande SLB não tem sido fantástica.
De 9 passou para 1 ponto de atraso.
Da lagartagem chegámos a ter 6 pontos de atraso.Temos 5 de avanço!
Vruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!


Enfim, o Palerma no seu melhor.

Unknown disse...

Caro Cavungi:
No fundo, no fundo, eu e o Mínimo dissémos exactamente a mesma coisa embora por palavras diferentes.
Sabe, quem é sportinguista, tem muita experiência acumulada em situações deste tipo.
(atenção que não me refiro ao levar com as canas pelo entre-nadegueiro!!!)

Mestrecavungi disse...

Amigo Minimo,
É com alguma dificuldade, que já me consigo sentar!

Unknown disse...

Caro Cavungi:
Com dificuldade mas com algum prazer, não?

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Não havia necessidade de baixar o nivel!´
Eu sempre desconfiei de homens, que estão sempre a referir práticas homosexuais.

Mestrecavungi disse...

O prazer é sempre relativo.Depende do relação esforço-ganho.

Antes morto que vermelho disse...

cavu, a ser encavado continuamente á bruta e selvaticamente.. quando acabar esta "punição", o palerma já nem consegue suster!
Afinfem o cavu!

Forza Pazos!

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestrecavungi disse...

Maria Macaco,
Serei certamente um palerma, já que gasto o meu tempo consigo, mas vamos lá, é preciso ajudar os mais desfavorecidos, como tu.A inteligencia foi-te madrasta, Tem paciência.O que é que se ha-de fazer?
Constato com agrado, que perdem o vosso tempo a vasculhar no passado aquilo que eu digo, ou escrevo.É engraçado como consigo irritar tanta gente sem insultar ninguém.
Da vossa contra-argumentação tenho insultos.Só.Ideias.Zero.Continuem assim que eu cá estarei.Sózinho contra os ressabiados, marchar, marchar!

Antes morto que vermelho disse...

eu é que sou burro??!! Dass!! viscaína cavu, quem arrota, cospe e vomita continuamente patetices não sou eu...

Quem foi considerado por unanimidade o bobo-do-blog não fui eu!

dionisia cavu, "revindica as tuas limitações, pois elas pertencem-te!"

losango_maneta disse...

Sem insultar ninguem, VuVu?
Tem a certeza, palerma??
Refresco-lhe então essa memória de cerdo,




cavungi said...
Caro Fura-Bolos,
Vá á bardamerda!
Não o conheço de parte alguma.
Não o quero conhecer!
Gosta que lhe furem o bolo?
Problema seu!
V.Exa não passa de um pega-de-empyrrão vaidoso e impertigado!

VermelhoNunca disse...

Este Perneta que aqui apareceu conseguiu desmascarar as autênticas barbaridades que Cavuvu aqui costuma postar. Tipico lampião, que canta de galo, no seu caso canta de milhafre. Pense amigo Cavuvu. Saudações Leoninas.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavuvu, pelos vistos a areia está a ficar movediça para os seus lados

Mestrecavungi disse...

Sim Menina Macaco,
O burro é v.exa.
Para além disso, só v.exa
e que me elegeu o bobo do blog.
Ainda não ví mais ninguém chamar-me tal barbaridade.
Quando o insultei caro Fura-Bolos/Macaco foi apenas numa resposta mais acesa aos seus constantes insultos.

Mestrecavungi disse...

Menina Macaco,
Se alguma vez houve unanimidade neste blog, foi quando v.exa aqui apareceu, bem instruído é certo.
Houve, na altura, um pedido unanime:
RUA!

VermelhoNunca disse...

Este macaco já teve tantos nicks que me baralha. Amigo Cavuvu, Fura-Bolos era o Ex-Macaco, actual antes morto?

VermelhoNunca disse...

E já agora, amigo Cavuvu, conhece o Perneta?

Mestrecavungi disse...

E v.exa foi?
Não foi.
Ficou aqui a azucrinar a cabeça ás pessoas em geral, e a mim em particular.
Tão cheio de graça, sempre com resposta pronta, com comentários giros e acertadissimos.
Cá continua.Pois que continue é o meu desejo.
Fica Amaral!Fica macaco!
Diverte-nos com as tuas troglodices.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Sei de fonte segura,(não, não é a mesma do Carlos Freitas), que o Fura-Bolos é Macaco.
Macaco é AMQV.mas para mim será sempre Macaco, o Grande.
O Maneta não sei ao certo.
Será ele? a aparioção foi quase simultanea.
Serás Tú, Será Minimo?Será Zex?Quem sabe?Um de vós será certamente.
De qualquer modo borrifo em Maneta.
Que fique a falar sózinho que assim pode ter um orgasmo.
Para além disso tem uma maneira esquisita de falar.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
Não é uma citação do passado, mas repito.

EU NÃO SOU O LOSANGO-MANETA.

Mestrecavungi disse...

Caro Minimo,
Talvez.Como nunca me chamou palerma tentarei acreditar.

VermelhoNunca disse...

Fez bem em referir que a sua fonte não é a mesma do caso Carlos Freitas, pois então seria cair no ridiculo. Eu perguntei se Fura-Bolos era Macaco, mas fi-lo com sinceridade. De tantas mudanças de nick fiquei confuso. Quanto a Perneta, diz que tem um jeito estranho de falar...ao que se refere, concretamente.

VermelhoNunca disse...

Reconheço no entanto que Perneta , a par de Jc, fizeram um trabalho de pesquisa válida, pois o amigo Cavuvu andava mesmo na lua. Penso que o amigo sonhou durante umas semanas que o seu clube atingiria o sucesso. Correu mal.Talvez lhe sirva de lição.
Força Marítimo

Mestrecavungi disse...

Não serviu de lição.
O sonho comanda a vida!

Mestrecavungi disse...

A maneira esquisita de falar de Maneta, é que eu não percebo nada do que ele diz.É tudo muito confuso.Ideias turvas e inóquas.