quarta-feira, dezembro 05, 2007

Livro de Reclamações

a) Nas modernas sociedades capitalistas, a publicidade e o marketing assumem papel crucial na potenciação da procura de bens.
Entre outras formas, a publicidade e o marketing lançam mão de referências sociais para ampliar a imagem dos produtos que pretendem ver adquiridos.
Este axioma encontra representação fiel nos diversos sectores de actividade, excepto no futebol.
Ou, pelo menos, no futebol português.
Ou, pelo menos, num clube português que participa na Liga dos Campeões.
Quando um prestigiado treinador de futebol alude às qualidades de um jogador, o mais normal seria que a entidade patronal desse jogador sentisse o seu produto valorizado.
Quando essa entidade patronal postula como primado essencial da sua gestão uma visão empresarial do futebol, o mais normal seria que visse aquela apreciação como uma mais valia.
Mas, não!
Aconteceu, precisamente, o inverso!
Face aos encómios, a entidade patronal do jogador reagiu de forma inusitadamente indignada, violenta e despropositada.
Pereceu a valorização que podia advir da mensagem de qualidade transmitida ao mercado e deu de si uma imagem de descontrolo pouco ou nada própria dos critérios de rigor que tanto apregoa.
Como disse Miguel Sousa Tavares na sua última crónica: "Há coisas cujo entendimento me escapa."

b) A Liga de Clubes pronunciou-se no sentido da impossibilidade de inscrição de Rogério Matias fora da janela de transferências de Janeiro.
Alegou em defesa da sua decisão o facto de o jogador se encontrar na situação de desempregado de modo voluntário, por via da rescisão por mútuo acordo do contrato de trabalho que o ligava ao Standard de Liége.
Acontece, porém, que esta deliberação viola frontalmente o direito constitucional ao trabalho.
Acontece, porém, que esta resolução viola frontalmente os regulamentos da FIFA.
Trata-se de uma situação singular em toda a Europa!
É por estas e por outras semelhantes que o esclavagismo ainda não terminou no futebol português!
É por estas e por outras semelhantes que o nosso atraso estrutural e organizacional em relação à Europa se acentua a cada ano que passa!

c) Makukula foi punido com 3 jogos de suspensão.
A Comissão Disciplinar da Liga alicerçou esta decisão na reincidência do atleta.
Tudo certo, não fosse o embuste que constituiu a sua expulsão.
Paulo Costa, pura e simplesmente, "inventou" a exclusão de Makukula no jogo com o Braga.
O 2º amarelo que o árbitro portuense exibiu a Makukula foi ridículo!
Inexistiu qualquer motivo para ser assinalada falta, quanto mais para o contemplar com um cartão amarelo.
Para além de avaliar o relatório do árbitro, devia a Comissão Disciplinar da Liga ter examinado o video do jogo e, assim, isentar o atleta de sanção.
Não o tendo feito, caucionou a vergonhosa actuação de Paulo Costa!

34 comentários:

Antes morto que vermelho disse...

bermelho: gostaria de saber qual é o jogador focado no assunto a). porque tirando o caso gritante do eusébio, não estou a ver nenhum jogador, que possa trazer mais valias em termos de marketing, mais concretamente em merchandising, que o "velho" zébio.

vermelho disse...

AMV:
Miguel Veloso

VermelhoNunca disse...

O jogador referido, tem contrato até 2013. Esta semana disse publicamente que queria cumprir o contrato com o Sporting, desde que este fizesse algo para isso!!! Mas este tipo é louco ou quê? Este ano já lhe foi aumentado o ordenado, agora que se fala do interesse de clubes grandes, vem com esta história. Venda em Janeiro, por 30 milhões JÁ!

cavungi disse...

Amigo Nunca,
Concordo contigo!Quem não está bem muda-se!
MV é titular do SCP há cerca de 1 ano e já se julga o maior.
Ganha Mal?Trabelhe mais!
30 milhões é sempre um excelente negócio!

cavungi disse...

Amigo Vermelho,
Já sobre as declarações do presidente do "clube da gestão" são um pouco descabidas.A não ser que tenham sido, já depois do almoço...

vermelho disse...

Amigo Cavungi:
Há sempre essa possibilidade...

Antes morto que vermelho disse...

bermelho: actualmente em portugal não há qualquer hipótese de potenciar, em termos de marketing, um activo para tirar dividendos. primeiro tem que se dar (ao activo) e depois tirar os dividendos.
para tirar partido do mv tinha que ser feito um investimento a longo prazo, onde os lucros também só chegariam a longo prazo, era necessário segurar o mv a qualquer custo (sim tinha que se dar mais dinheiro, para ele não sair), fazer dele um símbolo e depois começar a tirar dividendos.

o cristiano r. foi alvo duma jogada dessas por parte do manchester, primeiro deu uma pipa de massa á lagartagem, depois começou a "construir" solidamente a carreira do cristiano e finalmente foi a altura do activo começar a dar retorno. quase de certeza que em qualquer sitio onde aparece o crsitiano, o dinheiro não vai todo para ele, vai algum para o mu.
a titulo de exemplo posso citar-lhe o real m. que (desde que o anelka, se ia chorar para o site dele) todos os direitos de imagem dos jogadores pertencem ao real m., incluindo algum site em seu nome pessoal.

será que os direitos de imagem do miguel v. estão negociados? será que a lagartagem viu algum dinheiro, na passagem que ele fez para a fátima lopes? ou a lagartagem contentou-se com o "cross-selling" que o veloso poderá ter feito?
vocês lá na lampionada é que tiveram (têm) um activo que é uma mina de ouro, o zébio, mas que se revelou das coisas mais mal aproveitadas pelos marretas benfiquistas.
imagine o "cross-selling", o merchandising, e montes de acções que se poderiam realizar á volta do zébio. mas não, ele passeia-se por esse mundo fora como um "cão de trela" do dumbo-orelhudo... (aposto que lá no dubai as pessoas conheciam o zébio e não o dumbo). a recompensa do zébio é, quando chegam ao hotel, uma garrafa de jb, á semelhança das focas (por ex.) que levam com umas sadinhitas, ou dos macacos que levam amendoins.

Antes morto que vermelho disse...

algumas opiniões curiosas:
"«O destaque a quem o merece: Lisandro Lopez foi o melhor em campo e está ser a principal figura do FC Porto desta época. Marca, passa, corre, defende, luta. Faz tudo. Só não faz capas de jornais.»
Master kodro"

""O FC Porto anula um passe de ruptura que deixaria Nuno Gomes isolado. Rui Costa esbraceja, prevê o pior. Pedro Emanuel só precisa de um braço, o direito, para indicar a Lucho a direcção do golo. O médio está de costas, mas roda e não gasta mais do que um toque para lançar Quaresma. Léo está perdido e a sua subida não foi compensada, David Luiz é presa tenra para a avidez de um Mustang. A bola mora na baliza de Quim e, no banco, Jesualdo sorri. Tudo isto se passou em oito segundos. É fácil ler-lhe a mente naquele momento: a sua equipa acabara de lhe dar mais um daqueles golos que o professor tanto trabalha, tanto pede.
Record"

Antes morto que vermelho disse...

"A pergunta que mais vezes fazem a um Dragão lisboeta era e ainda deve ser, o porquê de alguém que não nasceu no Porto ter escolhido o FC Porto como clube. Para eles só fazia sentido ser benfiquista ou sportinguista esquecendo-se que a sua grandeza em termos de número de adeptos se alicerçar nessa mesma realidade. Eles só têm (?) 6 milhões de adeptos porque existem muitos benfiquistas no Porto, em Braga, Chaves, Viseu, Faro… era o resultado da sua hegemonia baseada em calabotes que não chegaram a ser públicos - a rádio e o regime não deixavam. O Benfica tinha de vencer como exemplo da força do regime fascista e as migalhas ficavam para os Calimeros para que as patranhas não fossem demasiado óbvias e assim dar a ideia de que os campeonatos eram competitivos… Reparo que essas tendências castradoras ainda insistem em subsistir mesmo em democracia."
in:http://portistasdebancada.blogspot.com/

VermelhoNunca disse...

Amigo Tinoco, eu não sei quanto ele ganha. Acho que deve ganhar bem, ainda por cima foi aumentado este ano. Agora, vir dizer que o Sporting tem de fazer algo para que ele continue, quando tem contrato até 2013. Bardamerda para ele!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, tem informação de quem será o guarda-redes da Académica no curral da Luz?

Antes morto que vermelho disse...

"o Soren (...) contou-nos algumas das suas vivências aquando das visitas do FC Porto a Lisboa. A sua história sobre o adepto portista que se recusou a saltar enquanto a Juve Leo cantava ao seu lado “quem não salta é tripeiro” e que fez com que fosse espancado até cair inanimado na linha de comboio é o exemplo maior de um Dragão. Um Dragão prefere cair de pé do que deixar a sua honra no chão."
in: http://portistasdebancada.blogspot.com/

Antes morto que vermelho disse...

"A depressão durou dois dias e meio.
Lá regressou novamente a prepotência, a arrogância, o desconchavo. As parangonas dos jornais, os palpites, as mãos esfregadas, o costume. Já vão ser os vencedores da UEFA e mais isto e mais aquilo! Era ouvi-los hoje no café, valha-me Deus! Quando eu era novo dizia-se: « lampião que segue atrás não serve para alumiar», mas estes lampiões não aprendem. Compensam em estupidez o que lhes falta em clarividência e bom senso. Antes assim.
O presidente dos pneus, que no sábado passado estava murchinho, murchinho e metia a cabeça entre as mãos para não ver o descalabro, aí está outra vez a arrotar postas de pescada, pelo que podemos concluir que não se trata bem dum presidente, mas sim de um arroto. Só que quando se arrota deve-se pedir desculpa por incomodar as outras pessoas. São regras de boa educação que o kadhafi desconhece. Pudera, um homem que se meteu por outras vias tem lá tempo para essas coisas! O pior é que leva uns milhões(???) de pelintras a arrotar. Daí não virá mal ao mundo para além da esterquice e da nojeira. Pobres coitados!
Ai que se este país fosse um país a sério!..."
in http://odragao.blogspot.com/

Antes morto que vermelho disse...

Corrupção. (...) Atenção, sr PGR, excelência,muita atenção, srª vice-PGR, excelência também, aqui houve corrupção e da graúda, podem crer.
Estes tipos da Invicta nunca mais ganham juízo. A gente faz filmes, a gente manipula, a gente manda nos jornais e nos jornalistas jornaleiros, a gente manda na gentalha da rádio e da televisão, a gente orienta a justiça e os tribunais, a gente está conluiada com o governo e com a oposição e aqueles safardanas dos dragões atrevem-se a vir ao nosso santuário ridicularizar-nos! Sr PGR, o senhor diz que é da Académica, mas trata-se de " gato escondido com rabo de fora", porque a Académica, que eu saiba, nunca vestiu de vermelho ou de cor de rosa e tenho a certeza de que se o senhor foi ver a final da Taça em que os seus apaniguados assassinaram um adepto adversário, não foi pelas suas simpatias serem de cor esverdeada! Assim como me palpita saber que a apregoada isenção da adjunta de vossa excelência também tem que se lhe diga! Ela ainda não disse, mas não me espantaria nada que também fosse da Académica!!!
in http://odragao.blogspot.com/

Antes morto que vermelho disse...

"SAIA UM QUIROPRÁTICO PARA O DAVID LUIZ
Se alguém souber de um quiroprático, especialista em reabilitação de rins, é favor indicá-lo ao David Luiz. Afinal, temos que entrar no espírito natalício, de compaixão pelo próximo. Temos que explicar isso ao Quaresma, para não voltar a fazer a maldade que fez. A jogar na "Catedral", perante o "favorito" (pelo menos para os órgãos oficiosos), depois deste ter obtido uma estrondosa vitória moral uns dias antes e fazer aquilo, é estragar o Natal a 6 milhões de pessoas e 97% da comunicação social. É de mau gosto, pronto..."
in http://odragao.blogspot.com/

Antes morto que vermelho disse...

"O inspector Casimiro Simões, que esteve envolvido nas investigações que deram origem à detenção do presidente do FC Porto, em 3 de Dezembro de 2004, disse que nunca tinha visto a detenção de um cidadão que se apresenta em tribunal para depor, ainda que na condição de arguído. "Não é comum. Na minha vida profissional não conheço outro caso". Acredito que não. E como diria o outro, para um Presidente único, uma detenção única, pois claro.

Isto numa sessão em que a puta dos lampiões não apareceu e por isso foi condenada a pagar 192 euros de multa. Nada de grave...Em principio tem a conta bancária bem recheada, mas se não for bem assim (a cocaína fica cara), basta-lhe enviar a conta para o Presidente do Benfica que ele paga sem pestanejar. No entanto, duas perguntas ficaram sem resposta, até porque Carolina arranjou uma desculpa esfarrapada que não convenceu ninguém: Estava de ressaca? Ou apenas com medo de aparecer à frente de quem a alimentou durante anos? É que as versões dela já foram tantas que lhe será dificil escolher uma diante de Pinto da Costa. Por falar nisso, o Presidente do FC Porto fez questão de estar presente e nem éra obrigado a isso. Diferenças."
in http://portogal.blogspot.com/

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Roma ou Nereu, uma vez que Ricardo está lesionado.

Antes morto que vermelho disse...

João Pinto sobre o Nuno Gomes:

"Tendo em conta o apelido que adoptou, que não é o dele, percebe-se a frustração de não jogar no clube que gostaria de representar"

Antes morto que vermelho disse...

sou candidato a rei do "copy-paste"?
tudo tem aspas, ao contrário de alguns (caxungo), que não as colocam.

VermelhoNunca disse...

Considero um ponto a favor da Académica a ausência deRicardo. Nereu é jogador do Benfica, só faltava jogar ele. E é possível pois Domingos Haja Paciência pode apostar no factor psicológico.

VermelhoNunca disse...

Essa suposta afirmação de João Pinto, é verdadeira?
Amigo Vermelho, ontem perguntei-lhe, mas ja era tarde: sabe dizer-me o que se passou entre Nuno, ex-esposo da Isméria e o professor de 60 anos que apenas conquistou um título?

Antes morto que vermelho disse...

nunca: penso que estará em roma a única hipotese. o lampião surfista e o lampião frangueiro não podem jogar, nem por sombras! penso que o domingos não vai cometer outra asneira, num tão curto espaço de tempo!

vermelho disse...

Amigo Nunca:
O mesmo dirão os adeptos de Leixões e Leiria na 2ª volta em relação a Patrício.

Quanto ao Nereu, dizer que já não é jogador do Benfica.
Este ano, a Briosa comprou 2 GR:
Ricardo e Nereu.
O Ricardo foi comprado por 500 mil Euros e o Nereu a custo zero, dado que se encontrava desempregado.
Face ao montante envolvido na sua contratação e à necessidade de o rentabilizar, a pressão em torno da titularidade de Ricardo tem sido grande.
Machado resistiu, mas Domingos sucumbiu e viu no jogo com o Benfica a oportunidade ideal para lançar Ricardo pelos motivos que já aqui abundantemente explicitei.
Lamento que assim tenha sido, até porque o Pedro Roma, para além de ser um excelente GR, é uma excelente pessoa e não merecia este tipo de tratamento.

Quanto ao Nuno Gomes e ao Jesualdo, os jornais relataram que se terão envolvido numa troca de palavras no final do jogo.
Jesualdo terá respondido aos insultos que lhe dirigiram da bancada e Nuno Gomes ter-lhe-á dito para não cuspir no prato onde comeu.
Aí ter-se-ão envolvido numa troca de palavras.
Tão só.
Jesualdo desvalorizou o incidente, mas João "Broas" Pinto na 3ª feira qual D. Quixote ou melhor Sancho Pança parece-me mais apropriado veio dar uma entrevista defendendo a sua Dulcinea e criticando o Nuno Gomes.

VermelhoNunca disse...

Então confirmam-se as declarações de João Pinto. Estranho, porque normalmente é ponderado. Claro está que a questão da vida familiar conto, pois falou-se de problemas entre Nuno, Isméria, Carla e João Pinto. Curioso é a afirmação que Gomes é tripeiro. Não fazia ideia.

VermelhoNunca disse...

Estarei a fazer confusão? Falam do barril João Pinto?

Antes morto que vermelho disse...

nunca: nuno "gomes" é tripeiro de nascença e o seu verdadeiro nome é nuno ribeiro, adoptou o nome "gomes" porque na altura era um grande fã de fernando gomes o bi-bota de ouro (que entretanto traiu o fcp, e veio acabar a carreira na lagartada, inclusivamente parece que depois esteve ligado ao veiga. agora trabalha para o fcp). então o nulo adopta o nome "gomes", tal como o david bowie se chama david johnes.
estranho é que nas camisolas não apareça o gomes, dentro de aspas, mas, camisolas que têm impresso o nome de luisão e petit, em vez de luis (provavelmente) ou armando...

e sim, falam do joão "barril" pinto esse grande nº 2.

vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quem falou foi o João "Broas" Pinto, o eterno n.º 2.

PanKreas disse...

Passatempo c'um caneco
O Pachulico não colocou correctamente o palpite do jogo E. Amadora vs Fátima.
Isto é que é FAIR PLAY...

vermelho disse...

Amigos:
Vou ter que me ausentar, mas antes gostava de saber se existem voluntários para a Tribuna do Bitaite.
Caso estejam disponíveis, peço-vos que enviem os vossos contributos para o mail do blog.
Obrigado.

vermelho disse...

Amigo Pankreas:
Grande demonstração de Fair-Play!
Mas, de ti outra coisa não seria de esperar.
Irei avisá-lo.
Aquele abraço.

Antes morto que vermelho disse...

xungo: se "MV é titular do SCP há cerca de 1 ano e já se julga o maior.
Ganha Mal?Trabelhe mais!"

o que dizer do nulo??

cavungi disse...

Macaco Dukuborrado:
Quanto ao nulo não há nada a fazer.Ninguem o compratemos que aguentar até que se reforme.

Antes morto que vermelho disse...

xungo: não atire pedras ao telhado do seu vizinho, porque os seus são de vidro! por outras palavras, não arrote!!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, farei Traque de Ataque sobre Sporting / Louletano.