domingo, fevereiro 24, 2008

Análise ao Benfica-Braga

Estádio da Luz.

Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto).

Benfica: Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis, Léo, Binya, Petit (Sepsi, 65m), Nuno Assis (Freddy Adu, 84m), Rui Costa, Di Maria (Mantorras, 78m) e Cardozo.

Suplentes: Butt, Luís Filipe, Edcarlos e Maxi Pereira.

Treinador: José Antonio Camacho.

Sp. Braga: Kieszek, João Pereira, Paulo Jorge, Rodríguez, Miguelito, Contreras, Brum, Zé Manuel (Wender, 61m), César Peixoto (Frechaut, 50m), Matheus e Linz (Jaílson, 72m).

Suplentes: Dani Mallo, Carlos Fernandes, Andrés Madrid e Vandinho.

Treinador: Manuel Machado.

Disciplina: Cartões amarelos: Brum (19m), Matheus (44m), Zé Manel (58m), Sepsi (66m), Luisão (76m), Nuno Assis (82m), Miguelito (87m).

Golos: Zé Manel (4m), Luisão (20m).

Ao intervalo: 1-1



O Benfica empatou com o Braga, num jogo em que entrou a perder, mas em que, pela primeira vez em idênticas circunstâncias, transmitiu a sensação de poder vencer.
Em desvantagem e após uma acertada alteração táctica, o Benfica imprimiu uma intensidade e uma dinâmica desconhecidas nas suas últimas apresentações.
Nos últimos 30 minutos da primeira parte, o Benfica guindou-se a um patamar exibicional bem superior ao que se lhe tem visto.
E tudo fruto de uma mexida táctica aparentemente inócua, qual foi a inversão do triângulo do meio-campo.
Camacho apresentou o habitual 4x2x3x1 e a equipa voltou a não funcionar!
Se a escolha do onze se aproximou da ideal, atentos os impedimentos de David Luiz, Cristian Rodriguez, Nuno Gomes e Makukula, já o mesmo não se pode afirmar da estrutura táctica (com excepção de Léo, os restantes integrantes do onze foram os melhores disponíveis).
Ao manter o duplo-pivot defensivo, privilegiou a contenção e a disciplina táctica em detrimento da criatividade e da imprevisibilidade.
Ao posicionar Rui Costa como 10, pura e simplesmente, "retirou-o" do jogo e entregou-o à marcação de Contreras.
Quando postou apenas Binya como médio de contenção, fez subir Petit e descer Rui Costa colocando-os como médios de transição, a equipa começou a ligar as transições e assumiu o controlo pleno do encontro.
Todavia, aos cinco minutos, o Braga havia conhecido supremacia no marcador, na sequência de um erro colectivo da defesa encarnada.
Nélson deixou escapar Matheus que fez a bola passar entre Luisão e Quim e chegar a César Peixoto que atirou forte. Quim defendeu com os punhos para a esquerda onde Léo se "esqueceu" de Zé Manel, que surgiu isolado para encostar para as redes.
Mais um equívoco de Léo - os seus melhores anos há muito que passaram - a atacar ainda disfarça, mas a defender é uma desgraça!
Hoje, foi uma vez mais assim!
Morreu para o futebol de alta competição, mas ainda ninguém lho disse a si ou a Camacho.
A perder, o Benfica reagiu e a partir dos 15 minutos assenhoreou-se do comando da partida.
Reacção esta que se permitiu ao Benfica chegar à igualdade, viria também a ter reflexos importantes na segunda parte, com uma evidente quebra física de elementos nucleares como Petit e Rui Costa.
Com a inversão do triângulo do meio-campo e com a subida das suas linhas, o Benfica, finalmente, assemelhou-se a uma equipa de futebol ao desenhar transições fluidas e clarividentes, que não raras vezes levaram o perigo à baliza bracarense.
Com Rui Costa no governo do processo ofensivo, impondo um ritmo assaz forte, com Petit a liderar o primeiro momento de construção, com Binya a assumir o momento defensivo, fechando a generalidade das linhas de passe, com Di Maria e Nuno Assis bem abertos nas alas, apoiados pelos laterais, e Cardozo solto na área, o Braga sentia imensas dificuldades para fazer face ao volume atacante encarnado.
Assim, não surpreendeu que, aos 20 minutos, na sequência de um livre de Rui Costa, Luisão, com uma excelente cabeçada, tenha igualado a partida.
Até ao intervalo, o ritmo prosseguiu intenso, mas sem materialização.
Após o descanso, o Benfica parecia dar continuidade à intensa pressão que quase sufocara o Braga na primeira parte, mas seria sol de pouca dura.
Com Petit e Rui Costa fisicamente exauridos, a qualidade do futebol benfiquista viria a decrescer e muito.
Por outro lado, Manuel Machado ao substituir César Peixoto por Frechaut abdicou de jogar e apostou tudo na contenção.
Erigiu uma muralha à frente da sua defensiva, composta por Frechaut, Contreras e Roberto Brum, e restringiu o espaço disponível ao mínimo.
Esta alteração aliada à clara quebra física de Petit e Rui Costa conduziu a partida para um impasse, que apenas em lances de inspiração individual ou de bola parada viria a ser ultrapassado.
O Benfica ainda beneficiou de algumas excelentes ocasiões de golo (das quais um remate de Assis, salvo "in-extremis" sobre a linha de golo por Contreras, e um remate a rasar o poste de Nelson, sobressaíram), mas o Braga conseguiu manter o resultado até final.

36 comentários:

MigasMan disse...

(A ler com sotaque brasileiro)

- Eu é que ponho o sueco a jogar?
- Eu é que ponho o miúdo na baliza, e deixo o outro de fora?
- Eu é que ponho os jogadores com 3 ou mais funções diferentes durante o jogo?
- Eu é que insisti no Purovic?
- Eu é que pus o Purovic nas alas?
- Eu é que deixei o Romagnoli no banco quando precisávamos de melhorar o ataque?
- Eu é que uso risco ao meio?

- Aah, gente, vá lá, E O BURRO SOU EU???

JorgeMínimo disse...

O valete é que tem razão!!!
Mais uma péssima primeira parte coroada com um frango do menino querido do risco ao meio. Segunda parte, de melhor nível mas que não chegou para empatar. O guarda-redes Eduardo esteve muito bem, efectuando duas defesas de grande classe. Pior que o Paulo Bento só mesmo o Olarápio. Um golo mal anulado ao Sporting e um pretenso penalty não assinalado a favor do Setúbal (apesar de ter dúvidas se é dentro ou fora da área) cuja falta é evidente.

Só vi os últimos vinte minutos do Benfica, parece-me que o empate foi o resultado certo, contudo o Sp. Braga foi nitidamente prejudicado ao não ter sido assinalado (mais uma vez) um penalty claro do Luisão sobre o Jaílson.

Quem continua paulatinamente à espera da consagração é o FC Porto. Mais uma vitória justa e um super Lisandro a resolver.

Antes morto que vermelho disse...

sobre o campeonato para ver quem será o 1 dos últimos, registo a satisfação pelo empate da lampionada e refiro que lá se passa de bestial a besta em muito pouco tempo. "Mais um equívoco de Léo - os seus melhores anos há muito que passaram - a atacar ainda disfarça, mas a defender é uma desgraça!" , este marreta que antes de dizer que não renovava era "o melhor lateral esquerdo a actuar em portugal"
como é que o manjerico tem agora o cabelo?

Antes morto que vermelho disse...

sobre a lagartada, refirir que jean claude, pateta (o baía dava uma volta de avanço ao patareca) e nunca, defensores do rui "pencudo" patereca, devem estar com azia.
como é que se pode chegar a extremos, como jean claude, de vomitar que rui pencudo será o futuro GR da selecção?? só mesmo se o burro continuar como treinador! e assim, um dia possamos assistir ao luxemburguês rené lampien, do avenir beggen, a marcar um golo decisivo ao patareca (á semelhança do charistes na final do euro 2004).
uma nota, para o exagero dos meios, quando arrotaram que a lagartagem tinha regressado ás boas exibições (na consequência do jogo na suiça) e se esqueceram que os suiços são piores que o setubal!
a lagartagem ficava bem, se tivesse que defrontar o lagoa todos os fins de semana!

Antes morto que vermelho disse...

a "linguagem" do pateta parece tirada do jornal A Bola. é aquilo que se pode considerar bolistica! o pasquim que deve entrar em casa dele é só a bola!

não sabia que o cabeça-cónico/bicuda tinha feito aquilo que faz constantemente, mas os bois-negros nunca vêm isso, e ele lá continua, a fazer faltas á "grande e á francesa".

Unknown disse...

Depois de ter visto um golo mal anulado ao SCP e um frango monumental de Rui Belton Patareca, desliguei imediatamente a televisão.
Mau demais para ser verdade.
Valeu-nos que os vizinhos da 2ª circular não foram além de um empate caseiro frente ao Braga, se não o 2º lugar ter-se-ia transformado numa miragem.

Amigo Vermelho:
Não posso ir logo ao futebol.
Vou estudar "funções", "equivalência de triângulos" e "sequências" com o meu filho, que tem teste de Matemática.
Um abraço.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Assim sendo, ficarei em penates.
Boa sorte para o teste de matemática do teu filho.
Aquele abraço.

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: "equivalências de triangulos" é das maiores secas que a matemática nos deu! mas. não é o paulo b. que joga em triangulo?

Unknown disse...

AMV:
Equivalências de triângulos até é fácil.
Dois triângulos são equivalentes de tiverem dois ângulos iguais e mais duas ou três regras que agora não me lembro.
Funções é mais chato.

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: se conseguir fazer uma equivalência entre triângulos e a forma da lagartada jogar. o filho até tem mais facilidade em aprender/fixar

Unknown disse...

AMV:
É fácil:
A besta quadrada do Rui Patreca é igual à soma do quadrado das bestas Purovic e Farnerud.

Unknown disse...

AMV:
Sendo certo que o Paulo Bento joga em losango, que, como sabe, é um quadrilátero e não um triângulo.

O Benfica é que joga com um triângulo no meio campo, que no jogo com o Braga foi invertido, como salienta o Amigo Vermelho no artigo de hoje.

Zex disse...

Desta vez o minúsculo malcriado tem razão - houve um frango monumental do penscudo que ditou a derrota do Sporting.
Como é possível que o Labrecovic se mantenha no banco. Só mesmo uma teimosia do Labião pode justificar tal opção.
E depois, por azar, quando joga o inacreditável Farnerud a titular, a coisa corre mal.
O golo do Sporting foi mal anulado, mas Purovic, que naõ foi o seu marcador, estava em fora de jogo e baralhou (mal) o árbitro. Não se entende, igualmente, porque não foi marcado pelo Olarápio um penalty evidente contra o Sporting.
Quanto ao jogo do Benfica, é verdade que jogou um pouco melhor que o habitual (tb era difícil não o fazer), mas o Braga bateu-se bem.
Nota para um penalty escandaloso do cabeça cónica sobre Jailson, que o blogger ignorou no comentário. Inacreditável pontapé no avançado passou em branco. E depois o idiota do comentador da Sportv, Hélder Cristóvão, teve o desplante de afirmar que o lampião tocou na bola. Inacreditável !
O que houve foi um enorme pontapé desferido, pelo cónico, na zona da coxa/nádega esquerda do atacante do Braga. Verdadeira agressão, portanto.
Nota para mais dois momentos:
- Um momento digno de figurar nos bloopers do campeonato. "Binha" a fazer o seu "lançamento lateral poderoso" mas em que larga a bola e a mesma sai em rosca;
- João Pereira, como é seu timbre, desferiu pancada a torto e direito, bem à porquinho, sendo que Leo, o novo bode expiatório, foi quem mais apanhou. Até uma cotevelada na cabeça sofreu. Criaram o monstro, agora aguentem com ele.
Mesmo assim, JP até fez um bom jogo. Fora do Benfica até parece que aprendeu a jogar à bola.

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: tem a lição bem estudada, estou convencido que o filho se vai safar.
esse teorema de rui patágoras é infalivél e fácil de fixar! a "tática" de paulo b. é por vezes mais um hexágono, ou seja, "tudo ao molho e fé em Deus", e isto só é comparável á área de uma circunfrência...

Unknown disse...

Para quem não se recorda, o Pencudo já tinha sofrido idêntico frango no jogo contra o Leira, que ditou a perda de dois pontos.
Num cruzamento, tentou agarrar a bola e deixou-a passar entre as mãos.
Será que põe vaselina nas luvas?

Zex disse...

Sobre o FCPorto, o que dizer ?
Mais do mesmo !
Vitória categórica, mesmo com uma primeira parte fraca. Na segunda, entraram três, poderiam ter sido seis.
Festival Argentino !
Lucho fez duas belas assistências. Farias fez bom jogo, atirou uma bola à barra e fez uma assistência para golo. Lisandro, uma bola ao poste e dois golos. Até o marreta Mariano marcou.
Ou seja, houve tango argentino !
Será difícil não ganhar o campeonato !
O segundo golo é irregular, Farias está ligeiramente fora de jogo.
Uns a 17 (!?), outros a 12 (!) !

Antes morto que vermelho disse...

mas o olarápio não era o amigo do fcp? por causa daquele remate do petit, que 6 milhões de portugueses arrotam a pés juntos, que a bola entrou na baliza do baía?
o talhante jogou? e arreou?

Unknown disse...

Aliás, estas falhas do Rui Belton Patreca Pencudo nem são bem frangos.
São asneiras, mesmo.
Cretinices.
Estupidez completa.
Burrice.
Alguém ensine o rapaz a colocar as mãos quando quer agarrar uma bola.
Se não sabe fazê-lo, que a desvie, dando-lhe uma palmada ou socando-a.

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: mas o pencudo não é o futuro GR da selecção nacional de futebol?
pelo menos o soco levou-o á suiça! para fazer o quê, não se sabe.

Unknown disse...

AMV:
É.
Não está em causa o seu valor.
Ainda está é verde.
Acho que não lhe devia ter sido entregue já a titularidade da baliza do SCP.
Ia fazendo alguns jogos para ganhar experiência e confiança e para a próxima época logo se veria.

MigasMan disse...

Caros JC e AMV

Um losango e um triângulo equivalem-se se um dos vértices for sueco, caso em que fica o chamado losango de três unidades ou pontas.

A SAD do Sporting proibiu Paulo Bento de pôr Stojkovic a jogar, porque resolveram filmar o desempenho da defesa para fazer uma compilação para concorrer ao FantasPorto, que como se sabe está a decorrer.

No mesmo contexto, na rubrica "Cinema Fantástico" levam a concurso as produções "Purovic, extremo mortal".

Consta que o grande favorito deste ano é o filme de terror "Farnerud como nº10 - O Sueco Ataca Outra Vez"

Vermelho disse...

Amigo Lion Heart:
Belas casquinadas soltei com o seu comentário.

Mestrecavungi disse...

Na antevisão do jogo de Setúbal, Ferguson Bento teve esta frase mirabolante:"Temos que aproveitar esta boa fase que passamos".
Boa fase???????
Depois de perderem com o Belém, ganharam ao Estrela e dupla vitória sobre um clube Suiço cuja estrela da equipa é um tal de Carlitos!!!!!!
Boa fase???!!!Isto é que é pensar em grande!
Nos pasquins de 6ª feira os titulos eram todos sobre Rui Patreca:"O Guardião do Futuro", era o titulo de um deles.
Vê-se!
Com a mania, a fobia e a fussanga da formação estão a dar cabo da carreira do rapaz.Agora deu-lhes para produzir á força um grande GR!
O Manchester também lá deve ter guardados os trinta milhões que eram para o Veloso....
Assim Rui Patreca será conhecido como o novo Rui Nereu!
Se não fosse Patreca o SLB ia a Alvalade visitar o actual 4º classificado com apenas 4 pontos de avanço.
Obrigado Patreca!Continua assim que vais longe miudo!
Má arbitragem com um golo mal anulado a Tunel e uma falta (pelo menos) dentro ou fora da area, mas sempre falta.(Para mim é dentro dado que Grimi, está dentro da grande area, quando comete a infranção passivel de falta e correspondente sanção disciplinar!Ficou por mostrar um Vermelho Directo!)
Na luz o SLB perdeu o 13º ponto.Inacreditável.è mesmo o pior Benfica dos ultimos 100 anos!
Entram sempre a perder e depois é um sofrimento até ao ultimo segundo!
É já um filme gasto e de má qualidade!
O anormal do Bacalhau Machado não ganha a ninguem, leva 4 do Porto e depois vem fazer um ferrolho monumental na luz e diz que o resultado é justo!
Haja decoro!
O horrivel Braga podia até ter marcado o 2º golo, se o penaltie que Luisão cometeu tivesse sido marcado e posteriormente transformado.
Em 10 jogos ganhámos apenas 4 e a equipas de merd*!
5 empates e a derrota com o FCP fazem desta época umas das piores de sempre ao nivel caseiro.
Forca Vieira!
Forca Camacho!
Força Rui Patreca!

Unknown disse...

Se a Académica ganhar hoje ao Boavista (o que me parece difícil, mas não impossível), fica apenas a 3 pontos do Braga!
O bacalhau quase alcança a lagosta!
Toma lá, Bacalhau Quer'alho Machado!

Antes morto que vermelho disse...

"Mais um guarda redes do Sportem, mais um queridinho do Abominável Homem Gaúcho, mais um criador de capões. Ainda dizem que a história não se repete." in blogue fcp

Mestrecavungi disse...

Tenho um novo ídolo:
Chama-se Rui Patreca e é Guardião do Sporting CP.

Antes morto que vermelho disse...

alguém me esclarece sobre esta frase:
"«Ainda podemos chegar aos objectivos mínimos» (Soares Franco)" quais serão? o 4o lugar? a conquista, da prestigiada, taça da Liga?

Unknown disse...

"Olá! Chamo-me Rui Belton Patreca Pencudo e tenho um problema: sofro cada frango que até arrepia!"

Mestrecavungi disse...

Rui Patreca:O "Guardião do Futuro"!
Estamos desgraçados!

Mestrecavungi disse...

Macaco:
o Engº Soares Frango é o mentor de Rui Patreca!
Os objectivos minimos são sempre, ficar á frente do SLB!
Seja em 2º, 3º ou 17º!
Objectivo pequeno para quem é pequeno!

Unknown disse...

Cavungi:
"Objectivos Mínimos" para Soares Franco é beber meia garrafa de uísque por dia até ao final da Liga Bwin.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Meia garrafa por dia e meia garrafa por noite!
Viva Rui Patreca!

Antes morto que vermelho disse...

o JB da lampionada é que lhe pode fazer companhia... já agora pode-se juntar o "luvas pretas" que também mama 1, de jack daniels por dia...

Antes morto que vermelho disse...

teste

"lisandro a ver os preseguidores"

Antes morto que vermelho disse...

"João Pinto diz ter futuro em aberto
João Pinto formalizou esta segunda-feira a rescisão de contracto com o Sp. Braga. O jogador diz que tomou esta decisão para reorganizar o seu futuro profissional..."
o que é que este bardajão quer?

Mestrecavungi disse...

Caros amigos,
Ontem á noite depois do programa "Tempo Extra" da Sic Noticias, três Homens encapuçados deram uma valente coça em Rui Santos!
Ainda há gente que gosta de futebol!
Queria deixar aqui só este meu testemunho.