quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Análise ao Benfica - FC Nürnberg

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Alexandru Dan Tudor (Roménia)

BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Katsouranis, Léo, Petit, Rui Costa, Nuno Assis (Adu, 84 m), Rodriguez (David Luiz, 84 m), Cardozo (Di Maria, 59 m) e Makukula.

Treinador: José Antonio Camacho

NUREMBERGA – Blazek; Reinhardt, Wolf, Gláuber, Pinola, Galasek, Kluge, Engelhardt, Adler (Kristiansen, 46 m), Saenko e Koller.

Treinador: Thomas von Heesen

Ao intervalo: 1-0

Golo: Makukula (42 m)

Resultado final: 1-0

Cartão amarelo a Nélson (21 m), Wolf (65 m), Petit (86 m) e Pinola (86 m).



O Benfica venceu o Nuremberga por 1-0, na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA, graças a um golo de Makukula, aos 42 minutos, depois de mais um extraordinário slalom de Rui Costa.
A centésima vitória do Benfica na condição de visitado nas provas europeias foi conseguida sem a magnificência, glória ou distinçãoo de outrora.
Confrangedor!
Angustiante, tal a fraca qualidade do futebol praticado.
Quase sempre mal jogado, o encontro desta noite navegou entre o entediante e o aborrecido!
Salvou-se a vitória, mesmo que esta tenha sido construída sobre um enorme "perú" do guarda-redes germânico.
A exibição do Benfica cotou-se num plano pouco mais do que sofrível.
Camacho fez a vontade à turba e alinhou de início com dois pontas de lança.
Todavia, a equipa nunca demonstrou o necessário equilíbrio para comportar a utilização simultânea de Makukula e Cardozo.
Não tanto pelo sistema táctico apresentado - 4x4x2 que se transformava muitas vezes num 4x2x4 - mas pela colocação dos diferentes sectores em campo.
Para que o 4x4x2 seja defensiva e ofensivamente suportável, imprescendível se torna que a equipa constitua um bloco uno.
Bloco esse erigido a partir da coesão dos diferentes sectores.
Sucede, contudo, que o quarteto defensivo do Benfica se postou sempre muito recuado, muito junto da sua área e, assim, criou-se um fosso entre o meio-campo e o ataque, que aniquilou as transições.
Abrigando-se da sua reconhecida falta de velocidade, Luisão e Katsouranis, para não se exporem, acantonaram-se junto da sua grande área, potenciando igual recuo por parte de Petit e Rui Costa.
Deste modo, a distância entre estes e a dupla Makukula/Cardozo atingiu uma dimensão que condenou à nascença o equilíbrio da equipa.
E, sem equilíbrio, não há fluidez no momento ofensivo, nem harmonia no processo defensivo.
Para agravar esta equação estrutural, Rui Costa e Petit, fruto da falta de fulgor físico que revelam, mostram-se incapazes de "queimar" linhas e "encurtar" a equipa.
Na única situação em que Rui Costa foi capaz de emprestar velocidade à transição ofensiva, penetrando entre a linha média e a linha defensiva alemã, surgiu o golo de Makukula.
Bem sei que o guarda-redes alemã contribui e muito para o sucesso do remate de Makukula, mas não conheceu o Benfica outra ocasião semelhante em toda a partida.
No segundo remate que ensaiou à baliza alemã, o Benfica fez o 1-0.
Até aí, um deserto de ideias.
Nesse instante, o oásis qualitativo da partida.
Pela cintilação de Rui Costa, pois que não fôra o "perú" de Blazek e a soberba iniciativa do "10" não seria distinguida com êxito.
O Benfica furava o bloqueio que havia imposto a si próprio e esperava-se que catapultado pelo golo atingisse um patamar exibicional bem superior.
Puro engano!
Com excepção de uma ligeira melhoria evidenciada nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, depressa o Benfica regressou à inaptidão antes patenteada.
Incapaz de superar a aludida grilheta estrutural, o Benfica agradeceu a dádiva de Blazek e nela se refugiou até final, conservando a primazia alcançada no resultado.


44 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caro Sr. Administrador:
Já não falo da péssima exibição ou da justiça no resultado. Peço-lhe somente que vá ao site da UEFA e pergunto-lhe se houve algo de especial do Rui Costa no golo do Benfica? Slalom? Qual slalom? Ridículo. Não houve assistência do maestro, quer o estimado queira ou não.

Vermelho disse...

Amigo Mínimo:
Fico deveras espantado pelo ressabianço que perpassa pelo teu comentário!
Desconhecia que os bons momentos do Rui Costa te eram tão dolorosos!
A par dos cânticos em Alvalade no Sporting-Basileia, o teu comentário foi das melhores vitaminas para a minha auto-estima clubística.
Obrigado.
Abraço.

Unknown disse...

AMV:
Vislumbra-se ligeiro ressaibianço na sua apreciação ao Vukcevic, talvez por casua de o FCP ter recusado o jogador.

Não percebo o comentário do Mínimo.
O que se passa com o slalom do Rui Costa?
Não foi ele que fez a jogada e o passe para o Makukula, que permitiu a este marcar o golo do Benfica?

VermelhoNunca disse...

Péssimo jogo na arena Fonte Nova. Resultado injusto, entre duas fracas equipas.
Há esperança que na Alemanha se faça justiça.

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: jogada é uma coisa slalom é outra. passe é uma coisa slalom é outra
desconhecia que o vuk foi oferecido ao fcp, mas ainda bem que o empresário não pagou as comissões que devia ter pago para ele ir para lá vegetar... esse "fora-de-série" que fique onde está que está bem, não destoa...
se me disser que o liedson, ou o veloso ou até o fiteiro, por exemplo, são bons ainda aceito, agora o vuk? atingam-se!!!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: possivelmente a sportv estaria a dar um jogo bem melhor, ou não?
ou então a rtp memória, estaria a dar um programa de homenagem á herminia silva, ou então a mcm estaria a dar o concerto da mariza, dado na última tourné no olympia de paris. neste último caso teria oportunidade de ficar arrepiado com aquele portentosa voz...

Unknown disse...

AMV:
Também não tenho a certeza disso, mas na ocasião falou-se que o Porto tinha manifestado interesse no Vuk mas que não aceitou os termos do negócio (2 milhões de euros por 50% do passe).

VermelhoNunca disse...

Caco, não sei o que dava nos outros canais, porque ontem dediquei-me a ver mesmo o que se passava na arena Fonte Nova, para poder dar a minha opinião. Não poderia ver o jogo a espaços, como fez o nosso administrador em relação ao Sporting, e depois dizer que assisti a um péssimo jogo de futebol.

Unknown disse...

AMV:

Este copy-paste é em honra do caro amigo.
Vem na última página do JN de hoje, podendo também ser consultada na edição on line daquele jornal.


"Segundo um estudo efectuado pela empresa de consultadoria Deloitte, o F. C. Porto ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de clubes com melhor desempenho desportivo na última década, em igualdade com os alemães do Bayern de Munique.

Segundo os critérios adoptados pela Deloitte, que apenas têm em conta os campeonatos e taças nacionais, e os títulos de campeão continental (estão excluídas provas como as Supertaças nacionais e europeias, a Taça UEFA ou a Taça Intercontinental), os dragões conquistaram 13 troféus entre as temporadas de 1996/97 e de 2006/07 (sete campeonatos nacionais, cinco taças de Portugal e uma Liga dos Campeões). Fora destas contas estão aindas as vitórias do clube das Antas na Taça UEFA (2003) e na Taça Intercontinental (2004), para além das várias supertaças portuguesas conquistadas nos últimos anos.

O Bayern de Munique tem exactamente os mesmos números dos portistas (sete campeonatos, cinco taças da Alemanha e uma Liga dos Campeões), completando-se o "top-10" com o Boca Juniors, Celtic (ambos com dez troféus), Manchester United, Glasgow Rangers (ambos com nove), Ajax, PSV Eindhoven, River Plate (todos com oito), Arsenal e Real Madrid (ambos com sete títulos). Na lista dos 20 primeiros, da qual fazem parte emblemas como Barcelona, Milan, Lyon ou Chelsea, também está o Sporting, classificado no 15.º lugar, em igualdade com Corinthians, Cruzeiro, Inter, Juventus e Lázio.

O clube de Alvalade ganhou, entre 1997 e 2007, dois campeonatos nacionais e duas taças de Portugal e é o outro representante português neste ranking dos 20 clubes com melhor "performance" desportiva, do qual não faz parte o Benfica, que nos últimos dez anos apenas foi campeão nacional em 2005, tendo também conquistado uma Taça de Portugal, em 2004.

A Deloitte também elaborou um ranking sobre o desempenho dos clubes na Liga dos Campeões entre 1997 e 2007, que neste caso é liderado pelo Real Madrid, seguido pelo Milan e pelo Manchester United. O F. C. Porto surge na décima posição, em igualdade pontual com o Borússia de Dortmund. Nos 20 primeiros classificados desta lista da "Champions" não aparecem o Benfica e o Sporting."

Unknown disse...

Em resumo:
O FCP lidera o ranking da última década dos clubes que mais títulos conquistaram (onde apenas se contabilizam os campeonatos e as taças nacionais e os campeonatos continentais), estando o SCP também nos 20 primeiros dessa lista.
Não se contabilizam as supertaças nacionais, nem as competições internacionais, à excepção do dito Campeonato Continental.

Antes morto que vermelho disse...

chavez: tem razão, se houve slalom foi um gigante, foi em sestrieris e protagonizado pelo bode miller (já bebado), do costa é que não foi.
mas eles estão tão á toa, em realçar seja o que for, que não se atingem.

bermelho: "A centésima vitória do Benfica na condição de visitado nas provas europeias foi conseguida...", e isso é o que interessa, é importantissimo para os anais da história lampiona. aquilo ontem não foi mau, foi pior... além do "belton" do GR alemão nada a assinalar, eu ás tantas na 2º parte, mudei para o eurosport, que ao menos nos resumos só vejo golos e jogadas decentes...
makakula= abaixo de cão, mas acima de pirata da tap
taculargo= péssimo, um ponto acima de pirata da tap. agora já há outro "caso" , com o porco ibérico, por causa da substituição.

pirata da tap: congratulo-me com mais um sonoro arroto, ontem. o vuk é um "grande jogador", porra! fiquem lá com estes grandes jogadores e deixem os outros em paz. vocês são mesmo muito pequenininhos!
pirata, continua a escarrar a torto e a direito, como só tu sabes. com essa cadência "arrotal" pode ser que consigas ir ao campeonato do mundo da cavalice!

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: isso tudo não passa de estatisticas... o real madrid, o bayern são clubes com o desempenho proporcional á riqueza do clube, ao passo que o fcp pode ter bom desempenho, mas tem uma gestão financeira péssima.
pagam aos comissionistas, tem membros do C.A. a ganhar fortunas e apresenta sempre resultados negativos no final de cada ano.
os registos referentes ao "copy-paste" não servem para nada, quando muito para dilatar o prazo de algumas letras a vencer brevemente, no BPI.

Unknown disse...

Caros Amigos:
Não acham estranho o título de hoje da Bola?
"Frango para enganar a fome"
A Bola, que costuma sempre ser simpática para o Benfica, surge hoje com um título destes porquê?
Terá começado a campanha de preparação da saída do Camacho?

Vermelho disse...

Amigos:
Acrescentei mais uma funcionalidade ao blog.
No final de cada post, existe agora a possibilidade de expressarem a vossa opinião sobre a sua qualidade.
Assim, podem votar numa escala de 1-5 sobre a qualidade do post.
Como irei estar impedido numa reunião a partir da tarde, desejo-vos um bom fim de semana.

VermelhoNunca disse...

Curioso Caco, não passa de estatísticas, mas aquando do jogo do seu clube em Alvalade não largou as estatísticas, para tentar demonstrar o domínio do Porto.
Reconheço no entanto que considerou o golo sofrido ontem pelos alemães como um Belton do guarda-redes alemão. Esclarecedor!!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: as estatísticas valem o que valem! á semelhança das noticias da bola valem o que valem e para quem valem.
Por exemplo dizer-se que o vuk é um bom jogador, vale o que vale!
já agora, tem tido novidades sobre "os pombos cagadores da arena do fonte nova"? há tempos eles cagavam desalmadamente...

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Quer-me parecer que a nova funcionalidade que introduziste - as estrelas sobre a qualidade do artigo - tornam a abertura da 1ª página do blogue muito lenta.
Não estou de forma alguma a sugerir que desinstales essa funcionalidade, até porque a sua utilidade é inegável.
Estou apenas a dar conta do que está a suceder, pelo menos comigo, sendo um contributo para eventual melhoramento dessa mesma funcionalidade.

VermelhoNunca disse...

Caco, claro que as estatísticas valem o que valem. Agora, é inegável, que a estatístca que a Deloitte apresenta é baseada em facto reais e não em qualquer notícia de pasquim lampião.
Quanto às caganitas de pombo, consta que KukuladeVungi não tem ido ao curral. E mais não digo...

Vermelho disse...

Amigo JC:
Não tenho notado qualquer problema, mas irei monitorizar a situação.
Caso persista a lentidão, removerei a aplicação.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Pode ser do meu computador.
De qualquer forma, também não é problema de relevo.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Um abraço e bom fim-de-semana.

Antes morto que vermelho disse...

"Sporting
«Estão a «matar» Purovic» (Stojadinovic)
O empresário de Milan Purovic, Zoran Stojadinovic, diz que o sistema de jogo do Sporting não está a ajudar à adaptação do avançado montenegrino e considera que a saída de Alvalade em Junho poderá ser uma hipótese."
in pasquim

penso que não perdem nada em o marreta "fazer-se á vida"?

Mestrecavungi disse...

Macaco:Ontem na RTPmemoria deu os jogos Benfica-Bayer de 1994.1-1 na luz e 4-4 em Leverkussen.
Em 94:
Neno,Xavier,William,Mozer,Veloso
Paneira,Rui Costa,KulKov,JVP
Iuran e Isaias.
Em 2008
Quim,Nelson,Luisão,Katsouranis,Leo
Nuno Assis,Rui Costa (14 anos depois)Petit,Rodriguez
Makakula e Cardozo.

Quatorze anos sempre a descer em qualidade e competitividade.
Esta é a triste realidade do actual SLB.
Ontem o jogo e a exibição foram pessimas.Valeu-nos o Labreca alemão.
Infelizmente confirmei que Makukula é um jogador mediano.
Será mais um flop da "Era Vieira", que ficará conhecida no Hostorial do SLB como a "Era de Merda".
Desculpem o meu Françês.

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Valham-nos os benfiquistas como o caro amigo. Ao ler o antecendente comentário, quase que me deu pena do Benfica.
É mesmo a "Era da Merda.
Não há até pombos a cagarem no estádio?

Antes morto que vermelho disse...

lindo:"Labreca alemão"
xungo: és amigo do makakula em considera-lo um jogador mediano. se o makakula é mediano que dizer do taculargo, do cabeça-cónico/bicuda, do pigmeu I e do II, do manjerico, do armando ou até do bergesso?

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

jean claude: tudo se conjuga com um denominador comum: merda!

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
Quem era o treinador dessa equipa que eliminou o Leverkussen? Era o Toni, não era?
E não foi essa equipa que o Artur Jorge fez o favor de estraçalhar no ano seguinte?
Ou foi mais tarde?

Mestrecavungi disse...

Macaco:Ontem percebí finalmente o porquê de alguns alegados casos de doping no meu SLB:
Há graves problemas capilares nos atletas.Depois do majerico de Nelson o cabelo ás cores do Nuno Assis, curto e preto á frente e muito comprido e loiro atrás.Parecia uma berigela mal cozida

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Era de facto o toldado Toni, com o seu fiel adjunto Jesualdo!
Depois de 4-4 em Kussen ganhámos 2-1 ao Parma de Zola nas meias finais com Paneira a falhar um panalti aos 85m.Depois em itália o mesmo de sempre expulsão de mozer aos 25m e Golo de Asprilla aos 80 e eliminação!
Foi o ano dos 6-3 de Alvalade com os pequenitos João Moutinho e Miguel Veloso a vibrarem nas bancadas.
Depois foi sempre a descer e tudo começa realmente com o submarino Jorge!

Antes morto que vermelho disse...

ah! grande artur jorge!!

Antes morto que vermelho disse...

xungo: não reparei no nuno drogas...
lembro-me desse jogo em parma, o caceteiro não fez mais do que joão vieira pinto fez á lampionada, à lagartada e á selecção, com os seu exemplares comportamentos. tá visto quem foi o prof do jvp, foi o carniceiro!
saúdo o carniceiro com a afirmação que, com ele o assassino ranis e o cabeça-cónico/bicuda, nunca mais jogavam no benfica, foi a única coisa certa que, esse viciado em coca, disse ao longo da vida dele.

VermelhoNunca disse...

Como vê amigo KUkuladeVungi, está sempre a tempo de mudar. Veja o exemplo de Moutinho e Veloso. Cresceram , mudaram, para melhor. Você está em fase de crescimento, mas ainda vai a tempo.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Antes a morte do que um dia acordar acéfalo e lagarto!

VermelhoNunca disse...

KukuladeVungi, não o queria no Sporting. Mudar para melhor, é mudar para qualquer clube que não o Benfica.
Um abraço ao Zé Castelo Branco

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Não se tratou de ressabianço. Tenho o Rui Costa na Fantasy da UEFA e não lhe foram atribuídos os 3 pontos devidos da assistência, daí o meu comentário.

Mestrecavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mestrecavungi disse...

Caro Laden,
Falhaste a RAN desta semana.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Este fds não há Fantasy pois não?
Viva o nosso Phil Jagielka!

JorgeMínimo disse...

Caro CAGungi:
Apesar de estar de folga não me foi permitido apresentar na RAN da semana.

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho:
Os cânticos anti-benfiquistas do jogo do Basileia, destinavam-se ao Carlitos, não ao Benfica em si. Não sei se te lembras do que fizeram ao Cristiano Ronaldo no teu estádio? Normalmente, quando começam esses cânticos da claque, o resto do estádio assobia.

Mestrecavungi disse...

Foi Pena,
Foi uma boa RAN!

VermelhoNunca disse...

KukuladeVungi, este fim de semana há Taça de Inglaterra, com um MU /Arsenal.

Mestrecavungi disse...

Ok Sr Nunca!Ok e bom fds!