terça-feira, abril 01, 2008

Livro de Reclamações

1 - No Domingo, em Alhandra, Luís Filipe Vieira auto-excluiu-se da gestão do futebol do Benfica para a próxima época.
Sem margem de manobra para mais equívocos, Vieira encontrou em Rui Costa o respaldo ideal.
Fragilizado, Vieira não pode expôr-se mais e ali encontrou a sua janela de oportunidade.
No insucesso, a responsabilidade não será sua.
No sucesso, granjeará louros e loas pela visão estratégica demonstrada.

2 - Com o que Luís Filipe Vieira, certamente, não contava era com a pronta, incisiva e sagaz resposta de Rui Costa.
O neófito administrador da SAD benfiquista recolocou a questão nos seus devidos termos ao afirmar que "Lá fora, o director-desportivo é a pessoa responsável pelo futebol, não deixando, porém, de responder ao presidente e de tê-lo também envolvido."
"É inevitável. São presidentes do clube e têm de participar na estratégia e na vida do clube. Não estão ali apenas para ocupar a cadeira. É normal."
Frustrou de forma exímia mais um número de prestidigitação de Vieira, endossando-lhe uma inevitável partilha de responsabilidades!

3 - De soudbyte em soundbyte, até ao soundbyte final ou é como quem diz de disparate, em disparate até ao disparate final:
"Na parte final do discurso na inauguração da Casa do Benfica de Alhandra, Luís Filipe Vieira falou dos resultados menos positivos da equipa nesta época:
Se calhar, foi mau para o Benfica ter sido campeão bem recentemente. Não devia ter sido, se calhar, porque aí toda a gente tinha os pés mais bem assentes no chão e não sonhávamos tão alto."
Sou tentado a concordar ou não fosse principalmente por isso que Luís Filipe Vieira continua a ser Presidente do Benfica.
E que, infelizmente, será reeleito.

4 - A Benfica SAD apresentou um resultado líquido positivo de 7,7 milhões de euros no primeiro semestre fiscal, acentuando uma tendência que vinha já do anterior exercício.
Pese embora, estes resultados se mostrem directamente influenciados pela alienação de direitos desportivos de jogadores, ou seja, decorram de receitas extraordinárias, cumpre sublinhá-los como expressão do excelente trabalho que, neste particular, tem sido desenvolvido no consulado de Luís Filipe Vieira.
O acréscimo dos proventos com a venda dos direitos desportivos de jogadores conjugado com o aumento dos proveitos de quotização e das receitas resultantes da publicidade e patrocínios a par de uma redução de custos com o pessoal na última temporada, desaguaram numa redução do passivo de 26,5% em relação ao valor de 31 de Julho 2007, de 156.575 milhões de euros para 115.054.
Verifica-se um crescimento dos activos e um concomitantemente abreviar do passivo, significando um aumento considerável na liquidez da SAD.

5 - Como sabem, não me pronuncio sobre o denominado "Apito Dourado".
Todavia, um comentário de um dos condóminos deste blog, suscitou-me uma reflexão sobre o regime punitivo das infracções disciplinares.
O Regulamento Disciplinar da Liga carece de aprovação dos clubes em Assembleia Geral, o que equivale por dizer que se trata de um sistema de auto-regulação.
E como código auto-regulativo que é, sistematiza um conjunto de salvaguardas para os clubes.
Uma delas, provavelmente a que mais avulta no caso vertente, é a prevista no n.º 1 do art.º 51º.
Aí se consigna o tipo disciplinar de corrupção na forma consumada, postulando-se como elementos típicos:

1º Que o agente activo seja um clube, representado por um dos seus agentes;

2º Que o agente passivo seja um árbitro;

3º Que exista solicitação de actuação parcial dos agentes de arbitragem;

4º Que exista a oferta de presente, empréstimo, promessa de recompensa ou qualquer vantagem patrimonial ou não patrimonial;

5º Que o clube obtenha um resultado dessa solicitação: a equipa de arbitragem actue de forma parcial de modo a que o jogo decorra em condições anormais ou com consequências no resultado.

Para além do sempre criticável recurso a conceitos indeterminados, de difícil preenchimento e que criam insegurança na ordem jurídica (cuja constitucionalidade se me afigura duvidosa), a circunstância de se exigir a demonstração da verificação do resultado pretendido dificulta, quiçá inviabiliza, o preenchimento do tipo de ilícito disciplinar de corrupção na sua forma consumada.
Num jogo de futebol afirmar que a partida decorreu em condições anormais ou que a actuação dos árbitros importou consequências no resultado trata-se de um juízo pejado de uma fortíssima carga subjectiva e de prova muito complicada.
Asseverar a verificação do resultado pretendido com a peita, juízo este subtraído a qualquer dúvida, parece-me tarefa praticamente impossível.
Aliás, o ilícito disciplinar afasta-se, neste particular, do desenho típico penal, pois que este se basta com a oferta ou promessa de oferta e a sua aceitação, dispensando a demonstração da verificação do resultado pretendido.
Penso que, deste modo, se percebe melhor a razão pela qual a descida de divisão é sanção apenas prevista para a corrupção na sua forma consumada.

6 - "Sou o melhor guarda-redes da Europa" disse Vladimir Stojkovic.
Não foi sem surpresa que fiquei a saber que, por exemplo, Quim é natural do Burkina Faso, Buffon nasceu no Zimbabwe e Casillas no Iémen.

7 - Em Fevereiro aludi, nesta sede, aos possíveis efeitos do designado "Caso Webster".
Depois da notícia do interesse do Sevilha em Liedson socorrendo-se dos mecanismos indemnizatórios consignados no caso Webster, eis senão quando Ronaldinho é o primeiro a ameaçar o seu clube com o recurso a tal prerrogativa legal.
Adivinha-se um defeso recheado de eventos surpreendentes...

8 - No próximo dia 14 de Abril realizam-se eleições para os órgãos sociais da Académica/OAF.
Para a direcção, duas listas foram apresentadas: uma afecta ao actual presidente, José Eduardo Simões e outra encabeçada por João Francisco Campos.
Não obstante, a juventude de João Francisco Campos, Simões não tem a sua reeleição por segura.
Quando derrotou Maló de Abreu, José Eduardo Simões venceu por uma margem de cerca de 250 votos.
Nesse acto eleitoral, José Eduardo Simões conseguiu congregar a quase totalidade dos votos dos sócios da Mancha Negra, que se cifrou numa ordem de grandeza semelhante à diferença de votos registada entre os dois candidatos em compita.
Para que tal acontecesse, necessário foi conceder a João Paulo Fernandes, ao tempo Presidente daquela claque, o cargo de Vice-Presidente.
Sucede que João Francisco Campos, enquanto ex-Presidente da Mancha Negra, logrou deslocar aqueles votantes em seu favor.
Deste modo, caso consiga repetir o eleitorado que votou Maló de Abreu, João Francisco Campos tem fortes possibilidades de derrotar José Eduardo Simões.
Este será, sem dúvida, o maior desafio que se coloca à candidatura de João Francisco Campos, que terá de granjear credibilidade para se assumir como alternativa credível à actual gestão.
A sua excessiva juventude aliada à inexistência na sua lista de elementos mais experientes e com provas dadas em matéria de gestão constituem severos handicap´s.
Só triunfará se realizar uma campanha eleitoral na qual mais do que enfatizar os pecadilhos da gestão JES, demonstre capacidade para congregar as vontades de alguns ilustres académicos e para reunir os apoios financeiros imprescindíveis a uma eventual situação de falta de liquidez de tesouraria.
Adianto que ainda não decidi o sentido do meu voto, mas fiquem com a certeza que José Eduardo Simões jamais votarei.

43 comentários:

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
1.Luis Filipe Vieira deve ser preso quanto antes.
2.Se ganhar a aposta em Rui Costa não terá oposição na reeleição.
Se perder (cruzes) partirá para o tabú e para a vaga de fundo "à la Soares Franco".
3.Para mim é sempre bom ser Campeão.
4.O saloio sabe ganhar dinheiro.Não o sabe é gastar!
5.A auto-regulação a mim parece-me mais uma "esperteza saloio á portuga".
Claro que será quase impossivel privar a dita corrupção.
Tentativa de corrupção ou corrupção consumada, são para mim actos muito semelhantes!Juricamente poderão ser muito diferentes mas neste caso os clubes deveriam ser como a Mulher de César.
Haja decoro!
Já agora diz-me se souberes:Se a liga é um orgão da FPF, o CJ desta não terá uma palavra a dizer?E sendo a FPF membro da UEFA e consequentemente da FIFA estas ficarão apenas a assistir ao espectáculo'
6.A Frase do suplente do Rui Patreca fez-me lembrar o malogrado Zé Beto que nos deu esta pérola:"Sou o melhor GR do mundo.Bento também é bom, mas falta-lhe um pouco de humildade!
7.O pior do "caso Webster" vai ser o corrupio de nomes sonantes que durante o defeso virão para o SLB a custo zero....
8.Para quando tua própria candidatura á presidencia da AAC?
Até era capaz de me fazer sócio desse satélite do FCP para poder votar em tí!
Aquele abraço

Unknown disse...

Cavungi, na grande forma em que se encontra, justifica, só por si, a manutenção deste blogue em plena actividade.

PS: A citação do Zé Beto é sublime!
Desconhecia-a, mas a tirada é fenomenal!
"Sou o melhor do Mundo! Bento também é bom mas falta-lhe humildade - qualidade que o Zé Beto tinha para dar e vender, como se vê...
Fantástico!

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
O CJ é instância de recurso.
Se houver recurso, o CJ será chamado a pronunciar-se, sendo certo, como já aqui alertei em devido tempo, que o seu actual Presidente é vereador da Câmara Municipal de Gondomar e foi presidente da Assembleia-Geral do Gondomar Sport Clube.

Gosto muito da Académica, mas não está nos meus horizontes candidatar-me.
Ainda assim, obrigado pelas tuas gentis palavras.
Abraço.

Antes morto que vermelho disse...

zé beto, rui filipe, pavão... que saudades! grandes ícones do fcp (para isso bastou morrerem).

"dumbo-orelhudo nunca saias da presidência lampional! se eu fosse sócio poderia contar com os meu voto, tal como teria feito no tempo do azevedo!"

rojo: proponho desde já, a sua candidatura á presidência da AAC. desta forma teria a oportunidade de fazer da AAC um satélite da lampionada! neste sentido, era escusado os jogadores excedentários da lampionada, como o m. vitor o chinês ou até o coentrão irem rodar a outros clubes, podiam rodar á vontade na AAC!!
o lema da sua campanha poderia ser: "por uma AAC independente".
como roupeiro sugiro o xungo/averell que percebe muito de "roupa".

VermelhoNunca disse...

AMigo Vermelho, chamo apenas a atenção que o presidente do CJ, vereador em Gondomar, concorreu pelo PSD contra o Major.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Posso-lhe garantir de fonte absolutamente segura que a relação de amizade do actual Presidente do CJ com Valentim se mantem muito, mas mesmo muito forte.
A zanga não passou de mera encenação!
A decisão do CJ que motivou a demissão do meu tio é disso exemplo gritante!
Abraço.

VermelhoNunca disse...

Ontem ouvi argumentos interessantes. Se o Porto recorrer e perder, quando sair a sentença, que poderá ser só na próxima época, terá um castigo de 6 pontos.
Se o Porto não recorrer, terá um castigo de 6 pontos esta época, mas assumirá a culpa ( o que , diga-se, toda a gente sabe que a tem, menos o Macaco Tripeiro e o seu consócio Amuadex).

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Tú que não és jurista consegues explicar-me qual diferença moral entre "Tentar assaltar um Banco" e "Conseguir assaltar um Banco"?

VermelhoNunca disse...

Apenas vejo uma diferença: quem o assaltou ficou mais rico.

Antes morto que vermelho disse...

exemplo máximo de arrotos descontrolados: "( o que , diga-se, toda a gente sabe que a tem, menos o Macaco Tripeiro e o seu consócio Amuadex)".
temos aqui mais um "cruzado", mais um amigo do dumbo orelhudo, mais um marreta que foi ver o filme "corrupcção", mais um "malandro" que foi ver a lampiã Vila-Nova nua!!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Se o FCP se der como culpapo para perder já este ano (onde tem pts para dar, vender e emprestar) os 6 pts que roubou outrora,não haverá consequencias noutras instancias mais civilizadas?

VermelhoNunca disse...

Voltando às contas do Benfica. O que nos apresentou o administrador , foram as contas da Benfica SAD. Não são as contas do universo Benfica, ou seja, da SAD, do clube e das outras sociedades lampiãs, nomeadamente a Benfica Estádio. O conjunto desses passivos ascende a cerca de 300 milhões de euros, e quando o Sporting apresentou os seus numeros, que ditavam uma divida de 300 milhões, entretanto reduzida a 220 milhões, incluiu sempre todo o universo sportinguista.

Mestrecavungi disse...

E amigo nunca, sendo assim,se conseguires de facto assaltar um banco e fores apanhado, a pena que terás é devolveres o mesmo dinheiro que roubaste.
Mais nada.
"Vai e não voltes a fazer o mesmo que é muito feio!"
Que pobre País este!

VermelhoNunca disse...

Caco, não vi o filme, não sou amigo do Dumbo, mas penso pela minha cabeça. Não preciso deste processo Apito, para saber, ou pelo menos suspeitar, do que se passa há vários anos. O seu guru Jorge Pinto , ex-patrão de um familiar meu, é, foi e sempre será um corrupto.

Antes morto que vermelho disse...

Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal.
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal.


Oh, campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atreve a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: por acaso conhece os contornos do "estoril-gate", na época em que a lampionagem "comprou" o campeonato?

Antes morto que vermelho disse...

uma sócia do fcp, vale a pena ver:

http://www.youtube.com/watch?v=CXJdsR9YfcE&feature=email

Vermelho disse...

Amigo Cavungi:
O Porto pode recorrer e a decisão ser proferida pelo CJ ainda esta época.
Estamos em Abril e a decisão pode ser proferida até Junho - 30 dias após o terminus da época, ocasião em que os resultados e classificações são homologados.
Caso não recorra, a decisão da Comissão Disciplinar transita em julgado e ao Porto serão deduzidos 6 pontos.
Os processos nos tribunais judiciais não respeitam ao Porto, mas sim ao seu Presidente, pelo que a punição ao clube se quedará pelos tais 6 pontos.

Amigo Nunca:
Quanto às contas do Benfica, dizer:

O Benfica foi o 1º a apresentar resultados consolidados;

Se o passivo ascendia a 300 milhões, agora será menor, certo?

De acordo com os resultados apresentados, o passivo da SAD decresceu 26,5%, o que necessariamente se reflectiu no passivo do universo Benfica, ou seja, cifrar-se-á na ordem dos 250 milhões (os números são teus e não meus).

O que releva é que a estrutura do passivo foi alterada e o passivo bancário de curto prazo liquidado!
O que releva é o crescimento dos activos e um concomitantemente abreviar do passivo, significando um aumento considerável na liquidez da SAD!
O que releva é o fortalecimentos dos capitais próprios!

Abraço.

VermelhoNunca disse...

Caco, os contornos são em tudo idênticos, eventualmente Veiga, rato como é, soube cozinhar melhor a sopa.
Esta questão da corrupção é mais evidente ainda nas divisões inferiores. Os tubarões da 1ª divisão, normalmente, estão mais protegidos.
Não sei o desfecho deste caso, mas seja ele qual for, a minha opinião não muda. O seu presidente é, foi e sempre será um corrupto. Esta minha opinião não retira valor às equipas de futebol que o Porto costuma apresentar, e que ganhou muitos títulos merecidamente.

Mestrecavungi disse...

É assim mesmo Nunca!
Quando Calheiros foi nao Brasil quem desceu foi o Leça!
Viva Portugal!

Antes morto que vermelho disse...

averell: ê lá se vomitas alguma coisa com sentido!
o nelson já não vai sair (se é que alguma vez esteve para sair, se calhar o desejo lampião era que ele saisse, mas "nestes", o marreta vai ficar e a ganhar mais??!! como é que é possível?. será que tem um objectivo pré-definido de alcançar a mítica marca de 6 cruzamentos por jogo para a bancada?

nunca: se quiser ler o estoril-gate em pormenor: http://portistasdebancada.blogspot.com/

Antes morto que vermelho disse...

última de a bola: carlos carvalhal na lampionada!!

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Não se confirma Peseiro no Benfica para a próxima época, ou, eventualmente, Scolari, como aqui anunciaste em tempos?
Peseiro como segunda escolha, para o caso de Scolari não aceitar, mas já com pré-acordo com o SLB?

Mestrecavungi disse...

Jc e Macaco:
Não temam.
Já está tudo tratado com Jesus!

Mestrecavungi disse...

Amigo vermelho,
Depois do "Caso Bosman" e do "caso Webster" eis que nasceu ontem o "Caso N'doye."
Vai ser um fartar vilanagem...

Unknown disse...

Amigo Cavungi:
O meu treinador português de eleição seria Cajuda, que aprecio desde há muito.
Se Bento sair do SCP - o que espero não aconteça - seria o treinador que gostava de ver no SCP (dentro das possibilidades financeiras dos leões, claro).
No Benfica, e digo-o com sinceridade, gostava de ver o regresso do Prof. Neca.
Ou, eventualmente, o Prof. José Mota. Também faria um bom lugar.

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeMínimo disse...

Caro A.M.V:
Li o teu link sobre o Estorilgate e não me surpreendeu. É do domínio público a pouca vergonha que se passou nessa fatídica época de 2004/2005, só acabando com um dos maiores roubos a que tristemente presenciei no Sporting-Nacional 2-4 (na mesma jornada o Benfica marca o golo do título num penalty que não existe). Não digo que tenha sido o maior roubo da história do futebol português, porque não posso esquecer do título do Boavista. A única coisa a destacar deste artigo é que finalmente alguém teve coragem para desmascarar estes aldrabões.

Mestrecavungi disse...

Minimo, Tu afinal arrotas e arrotas e vomitas-te todo!

VermelhoNunca disse...

Caco, recordo-me bem desses aspectos do título dos lampiões. Posso adiantar-lhe que nos últimos 6 jogos não marcaram um golo de jogo corrido, mas sim todos de livres e penaltis. Livres estrategicamente marcados. Recordo-me de um jogo na Luz, que Mantorras agarra o adversário e o árbitro apita falta favorável ao Benfica. Centro de Suinão, golo. Foi dos maiores roubos de sempre esse título dos animais.
Pior , refere Mínimo e bem, a verdadeira escandaleira do jogo contra o Nacional, que marcou 4 golos, sendo 3 deles ilegais. Último jogo de Barbosa, que avisado pelo árbitro, foi expulso, pouco tempo depois de saltar do banco de suplentes.

Mestrecavungi disse...

O futebol nacional é de facto um verdadeiro escandalo.
O que dizer do titulo do SCP da era Boloni com 17 penalties de Jardel?
O da Luz e o de Alverca foram no minimo ridiculos.
É tudo gente muito séria.
Pelo menos uns parecem mais que outros....

VermelhoNunca disse...

AMigo Vungi,, não diga asneiras. Conhece aquele "estudo" que o Record apresenta, como Liga da Verdade?
Faça uma análise do título do Sporting com Jardel, pode ser que tenha uma bela surpresa.

Antes morto que vermelho disse...

pateta e nunca: mas esse titulo que a lampionagem "comprou", também foi obtido graças ao maior frango da história do futebol, protagonizado pelo labreca... esse sim o coveiro da lagartagem!!
como é que o cabeça-bicuda pode ter marcado um golo de costas? pior que isso, só mesmo o peru ne euro 2004 contra a grécia na final. posso adiantar que já nem no bétis labreca é titular!

Mestrecavungi disse...

Sim, Sim!
A liga da verdade, do ás vezes pasquim, ás vezes jornal record...

Antes morto que vermelho disse...

averell: o presidente do belém já disse que o bruxo estava muito bem pago, acima das possibilidades do belém, é que o bruxo ganha 100000 contos/ano.
o albino deve ganhar 1.000 contos/ano, o porco-bérico quanto é que papava?
parece-me que está aberta mais uma possibilidade de se cortar custos e apresentar resultados líquidos positivo (através de engenheirias financeiras)...
só mesmo voces para acreditarem que o benfica tem resultados positivos!!!

Antes morto que vermelho disse...

averell: o que é isso da liga/verdade no pasquim reco?

Mestrecavungi disse...

Macaco: leste o MST?
Recorrer ou não recorrer esis a questão?

Antes morto que vermelho disse...

o carvalhal anda a ver se lhe sai a lagartagem ou a lampionagem...
o cajuda, também quer lagartar ou lampioner, os marretas não sabem que vão ser comidos, mastigados e escarrados pelos jornais, ainda antes do natal.
assim os pasquins, têm as vendas asseguradas pelo menos, até ao natal...

Mestrecavungi disse...

Macaco:
Já não sou o Xungo?
Xunguito prós amigos!
E porquê Averell Dalton?

Antes morto que vermelho disse...

averell: li e não percebo nada de tribunais, o rojo é que te pode dar uma opinião mais abalizada...

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

averell: és um marreta de alcunhas dinamicas, mas com o mesmo denominador: a barbaridade e o disparate!

Mestrecavungi disse...

Macaco:Já está on-line?