sexta-feira, janeiro 12, 2007

Antevisão da Jornada

Na última jornada da 1ª volta, as deslocações do Benfica a Coimbra e do Sporting a Belém assumem-se como os principais focos de interesse.
Será a 55ª vez que o Benfica se desloca a Coimbra, tendo-se verificado 36 vitórias dos encarnados, 13 empates e 5 vitórias da Briosa nas partidas já disputadas.
O resultado mais vezes verificado nestes confrontos foi de 0-2.
Não irei assistir ao jogo no Estádio.
Não mais quero experienciar as sensações que vivi no último AAC-Benfica a que assisti ao vivo e que terminou com a vitória do Benfica por 1-2.
Para esclarecimento de todos, assumo que estarei a torcer por uma vitória do Benfica.
Posto isto, vamos lá ensaiar a antevisão da partida.
O Benfica apresentar-se-á em Coimbra com os seus índices de confiança e motivação em alta, fruto da recente vitória no Torneio do Dubai.
Fruto, ainda, daquela competição, penso que se apresentará com um ritmo competitivo mais elevado do que a Briosa.
Não penso que se apresente fatigado, pois, para além daquela competição não ter exigido muito em termos físicos dos jogadores, do onze titular, apenas Luisão fez, de forma completa, os dois jogos no Dubai.
Assim, como já abundantemente disse, o esforço físico a que os jogadores foram sujeitos não atingiu patamares elevados, antes pelo contrário.
Encontro mais benefícios físicos nesta participação do que prejuízos.
As únicas dúvidas na constituição da equipa inicial prendem-se com a possibilidade de utilização de Miccoli e com a identidade do substituto de Assis.
Penso que Miccoli estará em condições de alinhar e que, como tal, será titular.
Quanto ao substituto de Assis, penso que a escolha recairá em Karagounis.
Rui Costa vem de uma longa paragem e ainda se encontra a recuperar o ritmo de jogo, pelo que a chamada do grego ao onze titular será o cenário mais provável.
Deste modo, Fernando Santos mantendo-se fiel ao 4x4x2 em losango, deverá fazer alinhar Quim, Nelson, Luisão, Ricardo Rocha e Léo, Petit, Katsouranis, Karagounis e Simão, Nuno Gomes e Miccoli.
No que concerne à Briosa, face às constantes mutações tácticas que Manuel Machado tem introduzido na equipa, variadas são as hipóteses.
Todavia, parece-me que perante o 4x4x2 em losango do Benfica, Machado irá optar por uma estrutura semelhante à apresentada frente ao Setúbal.
Não no 3x5x1x1 de então, mas sim num 5x3x1x1.
Frente ao Setúbal, a Académica alinhou num sistema de 3 centrais, com Litos sobre a direita, Danilo ao centro e Káká sobre a esquerda.
Como “carrilleros”, nas alas, Filipe Teixeira e Lino.
Deixar a marcação de Simão para Litos seria um hara-kiri, atenta a sua falta de velocidade e de rins.
Assim, Machado deverá optar por colocar Sarmento na direita em marcação a Simão, posicionando os centrais mais no centro, Litos na marcação a Nuno Gomes, Káká na marcação a Miccoli e sobrando Danilo como libero, sendo que Lino deverá alinhar na esquerda.
Os laterais deverão posicionar-se na linha dos centrais e não adiantados na linha dos trincos.
No meio-campo, Machado deverá repetir o tridente de médios defensivos do desafio com o Setúbal.
Deste modo, Brum sobre a direita, Paulo Sérgio ao centro e Alexandre sobre a esquerda, serão os eleitos.
Na frente, Dame deve posicionar-se nas costas de Gyano.
Outra hipótese, passa pela chamada de Filipe Teixeira em detrimento de Gyano, surgindo, nesse caso, Dame mais adiantado como falso ponta de lança, procurando penetrações verticais na área benfiquista.
Na Briosa, Dionattan e Nuno Luís encontram-se lesionados, inexistindo castigados, ao passo que no Benfica não se verifica qualquer lesão, estando Nuno Assis a cumprir castigo.
Jogo de prognóstico favorável ao Benfica.
Em Belém, o Sporting defronta pela 69ª vez o Belenenses, tendo-se verificado 26 vitórias dos leões, 19 empates e 23 vitórias do Belém nos jogos já realizados.
O resultado mais vezes verificado nestes confrontos foi de 1-1.
O Belém, após um difícil início de temporada, conseguiu estabilizar a sua equipa e alicerçado em José Pedro e Silas tem feito um campeonato de bom nível.
A subida de forma destes jogadores, a par de uma solidez defensiva assinalável, que a partida da Luz não empalidece, permitiu uma substancial melhoria qualitativa da equipa.
Ainda assim, a equipa de Jorge Jesus não conseguiu arrecadar qualquer ponto nos confrontos com FC Porto e Benfica, os quais acabou sem qualquer golo marcado e seis encaixados.
Jorge Jesus, face ao castigo de Gaspar e à lesão de Sandro Gaúcho, deverá promover Amaral e Cândido Costa à titularidade.
Assim, Jesus, que deverá optar por um 4x3x3 tão do seu agrado, deverá alinhar com Costinha na baliza, na defesa com Amaral, Rolando, Nivaldo e Alvim, no meio-campo com Rúben Amorim, José Pedro e Silas, nas alas com Cândido Costa e Eliseu e na frente com Dady.
Silas será o municiador de ataque, enquanto nas alas Cândido Costa e Eliseu procurarão explorar a sua velocidade e evitar a subida dos laterais leoninos.
Existe, no entanto, a possibilidade de Jesus optar por uma estratégia de maior contenção, reforçando o meio-campo com um elemento como Mancuso ou Pinheiro.
Aposta na consistência defensiva da equipa, na capacidade de remate de José Pedro e na criatividade de Silas serão os predicados maiores da matriz essencial do modelo de jogo azul.
Paulo Bento manterá o já clássico 4x4x2 em losango, residindo as dúvidas na composição das laterais defensivas e no companheiro de Liedson na frente de ataque.
Na defesa, Abel e Caneira deverão ser os eleitos, ao passo que Alessandro deverá ocupar o lugar ao lado de Liedson.
O Sporting não compete há já quase 1 mês, ao passo que o Belém disputou um jogo no passado fim de semana.
Veremos qual a condição física dos jogadores leoninos, mas, mais do que tudo, o seu ritmo de jogo.
Neste aspecto, poderá residir uma vantagem relativa dos azuis do Restelo.
No Belém, Gaspar encontra-se castigado e Sandro Gaúcho, Fábio Januário, Djurdjevic, Manoel e Fernando lesionados, ao passo que no Sporting Tello cumpre castigo, sendo, também, o único lesionado do plantel.
Jogo de prognóstico reservado, ainda que com maior dose de favoritismo a pender para os leões.
Por fim, o Porto desloca-se à Vila das Aves, numa partida em que apenas eventuais sequelas da derrota frente ao Atlético poderão fazer perigar a vitória portista.
Nas Aves, o Porto defronta pela 3ª vez o Desportivo local, tendo-se registado duas vitórias dos azuis e brancos nos encontros anteriores.
Jogo de prognóstico claramente favorável ao Porto.
No Porto, Anderson, Jorginho e Pedro Emanuel encontram-se lesionados, inexistindo castigados, ao passo que no Aves Xano e Leandro estão lesionados e os reforços Ricardo Nascimento e Nuno Espírito Santo ainda não se encontram em condições regulamentares de serem utilizados.
Inexistem castigados.

40 comentários:

Vermelho disse...

amigo zex:
lê tudo, p.f.:
"Paulo Bento manterá o já clássico 4x4x2 em losango, residindo as dúvidas na composição das laterais defensivas e no companheiro de Liedson na frente de ataque.
Na defesa, Abel e Caneira deverão ser os eleitos, ao passo que Alessandro deverá ocupar o lugar ao lado de Liedson.
O Sporting não compete há já quase 1 mês, ao passo que o Belém disputou um jogo no passado fim de semana.
Veremos qual a condição física dos jogadores leoninos, mas, mais do que tudo, o seu ritmo de jogo."
Quanto ao Porto: "Por fim, o Porto desloca-se à Vila das Aves, numa partida em que apenas eventuais sequelas da derrota frente ao Atlético poderão fazer perigar a vitória portista.
Nas Aves, o Porto defronta pela 3ª vez o Desportivo local, tendo-se registado duas vitórias dos azuis e brancos nos encontros anteriores.
Jogo de prognóstico claramente favorável ao Porto.
No Porto, Anderson, Jorginho e Pedro Emanuel encontram-se lesionados, inexistindo castigados, ao passo que no Aves Xano e Leandro estão lesionados e os reforços Ricardo Nascimento e Nuno Espírito Santo ainda não se encontram em condições regulamentares de serem utilizados.
Inexistem castigados."
abraço.

Vermelho disse...

amigo zex:
ridículo é afirmar-se que uma vitória não acarreta confiança e motivação!!!
quanto ao meu academismo, nem sequer admito que o ponhas em causa.
não fales do que não sabes!
servi a Briosa como jogador e dirigente durante muitos anos e a minha devoção ao clube é inquestionável.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Os da Quarta Aliança queixam-se que não fazes a devida antevisão sobre a "tactica" de Paulo Bento.
Mas como podias tu, falar sobre algo que não existe.Seria como falar sobre as renas do Pai Natal.
Sabemos que labião tem sempre a mesma estratégia:Onze jogadores em campo.Ver se um marca um golito.Quando por intervenção divina tal acontece,coloca o Metropolitano de Lisboa em frente de Ricardo e espera que o tempo passse.É quase um novo Pedroto.
Que Jesus nos ajude.

Vermelho disse...

amigo jc:
belas casquinadas soltei ao ler o teu comentário.
brilhante!
abraço.

p.s. tenho o msn ligado.
abraço.

VermelhoNunca disse...

O Benfica joga na 2ª feira, porquê ocupar espaço na antevisão da jornada, com esse jogo?

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Se não ganharmos em Coimbra, e ao inerranável Prof Machado, não será devido á deslocação vitoriosa ao Dubai.
Também penso que o "arbitro" Paulo Pereira,(O do penalty ao Atlético aos 92 m)não terá muita influência no resultado.
Temo apenas a habitual inconstãncia do Imbecil.Se jogarmos o normal ganhamos.

VermelhoNunca disse...

Registo o post de Barbas Botelho Cavungi, relativamente à ausência de táctica da parte de Paulo Bento.

Vermelho disse...

amigo nunca:
optei por antever a jornada de uma forma global, independentemente do dia em que se realizarão os jogos, até porque segunda será para a análise dos jogos de porto e sporting.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Barbas ainda percebo.
Agora Botelho?
Botelho?

VermelhoNunca disse...

Botelho sim, Botelho Pinhão

Vermelho disse...

amigos:
uma notícia que não gostaria de dar (embora, espere que não seja verdade):
Luisão terá sido detido esta noite devido a uma elevada taxa de álcool no sangue. O Benfica ainda não se pronunciou sobre esta situação. A única coisa certa é que o central brasileiro não se encontra a treinar no Seixal, no regresso da equipa ao trabalho depois da conquista do torneio do Dubai.

Aguarda-se para dentro de minutos um esclarecimento oficial do Benfica, à informação que circula no Seixal.
abraço.

VermelhoNunca disse...

E amigo Botelho, quem fala dos árbitros, quem é? Você tem esse problema, condiciona-os, como é timbre do seu amigo arguido, Veiga. Eu quando me refiro a árbitros , faço-o depois de se exibirem, você já mostra receio antes do jogo com a Académica. Quem é a Académica? O Benfica na voz de um seu adepto está receoso da Académica?

VermelhoNunca disse...

Luisão não.Deve haver confusão, deve ser o Rochemback. Ou então efeito da viagem ao Dubai...

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
Ah bom.

Vermelho disse...

amigo nunca:
neste caso não é, mas podia ser...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, claro que a notícia de Luisão, conhecido no balneário pelo macacão, foi, até ao momento, sonegada pela Bola Online.

Vermelho disse...

amigo zex:
o que é que sabe da minha carreira futebolística????
o teu comentário é um chorrilho de dislates e disparates!
abraço.

Vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vermelho disse...

amigo nunca:
neste espaço é que não foi.
aqui não existe qualquer sonegação de informação.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Aí tem todo o mérito, amigo Vermelho. Tiro-lhe o chapéu, que não uso...

VermelhoNunca disse...

Ao que apurou a Renascença, Luisão, que ontem esteve de folga, depois de ter regressado a Lisboa vindo dos Emiratos Árabes Unidos, esteve em casa durante quase todo o dia, tendo saído para jantar com um grupo de amigos.

Foi nesse jantar que o jogador terá abusado da bebida, ao ponto de ter sido interceptado numa operação de rotina pela polícia, acusando uma elevada taxa de álcool no sangue – revela aquela Rádio.

VermelhoNunca disse...

É claro que isto é uma cabala, isto só acontece com os jogadores do Sporting e do Porto, que vagueiam pela noite, em busca de sexo e bebida. Luisão não, era um sósia, estou quase certo disso.

Vermelho disse...

amigo nunca:
esta é uma situação comum a todos os clubes.
exemplos não faltam de Cherbakov a Iuran, passando por Pedro Lavoura e tantos outros...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Claro que é amigo Vermelho. Exemplos não faltam, embora me admire com Luisão, sou sincero.

Vermelho disse...

amigo nunca:
também eu...
mais desenvolvimentos:
"Luisão foi detido esta madrugada pela 4ª divisão da PSP (Calvário), na sequência de uma operação-stop. O jogador do Benfica, que conduzia a viatura, acusou 1,33 gramas de álcool por litro de sangue, valor que implica a detenção imediata (o limite para que isso não aconteça é de 1,20). O jogador foi presente a um juiz esta manhã, tendo já sido libertado."
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
actualização da antevisão da jornada.
convocados do Sporting:
"Ricardo não está convocado para o jogo de sábado no Restelo, com o Belenenses.
O guarda-redes está engripado, o clube fez saber que isso não seria motivo para impedir a convocatória, mas a verdade é que o nome de Ricardo não aparece entre os eleitos por Paulo Bento.
Eis a lista completa onde aparece Pereirinha e onde também não está Nani. Paredes ainda não se encontra nas melhores condições:

Tiago, Rui Patrício, Polga, Ronny, Caneira, Tonel, Miguel Garcia, Miguel Veloso, Abel, Farnerud, Custódio, Romagnoli, Carlos Martins, Pereirinha, João Moutinho, Bueno, Liedson, Yanick e Alecsandro."

Estranho a ausência de Nani, uma vez que não se encontra lesionado.
Certamente, que Paulo Bento não diexará de se pronunciar sobre esta ausência por forma a conhecermos os motivos.
Realce, igualmente, para as chamadas de Pereirinha e Carlos Martins, uma novidade e uma reabilitação.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, Ricardo não foi dado apto para o jogo. Quanto a Nani, Paulo Bento já fez a antevisão do jogo, não sei se se referiu à ausência deste na convocatória.

Vermelho disse...

amigos:
mais desenvolvimentos no caso "Luisão":
"Luisão, jogador do Benfica, já prestou esclarecimentos sobre a situação que protagonizou esta madrugada, ao ser detido pela PSP, na Av. 24 de Julho, a conduzir com excesso de álcool no sangue. O central diz que para si o problema já é passado e salienta que o sucedido podia ter acontecido a qualquer um: «Este é um problema particular e eu não quero que um problema do Luisão atrapalhe a grandeza do Benfica.»

Explicando as circunstâncias em que tudo aconteceu, Luisão salientou o facto de estar a vir de um jantar em família: «Estava jantando com a minha esposa e uma família de amigos, não estava em nenhuma discoteca. A polícia cumpriu o seu papel, isto para mim já é uma situação passada.»

Escusando-se a revelar pormenores sobre o processo («Há pessoas capacitadas para falar disso») o jogador lembra não ter antecedentes disciplinares de qualquer tipo: «Em três anos e meio de Benfica nunca dei problema algum, e gostaria de ficar marcado pelas conquistas e não por uma situação que podia ter acontecido com qualquer um.»

Luisão adianta que ainda não falou com Fernando Santos, mas manifesta-se confiante em reintegrar a equipa com total normalidade: «As pessoas do Benfica sabem do meu carácter. Foi um simples facto ocorrido. Sou extremamente profissional e à tarde vou trabalhar para recuperar essa sessão de treino perdida. Fico à disposição do técnico.»

O internacional brasileiro não quis confirmar que a detenção tenha ocorrido por volta das 4 da manhã: «Não tenho de falar de horário, porque todo o processo demorou muito. Fui parado, identificaram-me e fui para casa. E saliento que fui muito bem atendido pela polícia», concluiu."
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
quanto à ausência de Nani:
"A decisão de deixar Nani fora da convocatória para o jogo do Sporting no Restelo foi apenas de Paulo Bento.

De acordo com o que Maisutebol apurou, Nani não tem qualquer problema físico. O jogador treinou bem durante a semana, sem limitações, e a ausência na lista divulgada esta sexta-feira é a grande surpresa no Sporting.

Apesar de nem sempre Paulo Bento ter escondido alguma insatisfação pelo rendimento de Nani, a verdade é que o jovem avançado participou em todos os jogos da Liga até ao momento. O jogo com o Beleneses, sábado à noite, será o primeiro que Nani verá da bancada."
abraço.

VermelhoNunca disse...

Será Nani da família de Luísão?

Vermelho disse...

amigo jimmy:
hilariante o teu último comentário!
abraço.

Vermelho disse...

amigo jc:
claro e são sempre acompanhados pelo carlos martins, nos seus penteados moicanos, pelo labreca, nos seus penteados publicitários, e pelo Tonel, nos seus penteados à mister Bento.
abraço.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Em 1992 fui detido pela GNR ás 21h30m com 1.15 gr de álcool no sangue. Mês sem conduzir!
Bebi, ao que me recordo, 5 imperiais,maia garrafa de vinho e 2 Logan's.(Não foi em familia).
Tenho 1.70 cm e tinha 67 kg (em 1992).
Para Luisão ter 1.33 gr de alcool no sangue, com os seus 1.96cm quanto terá bebido?
A garafeira toda do restaurante?
Em familia?
Espero que seja castigado internamente.
É um profissional, não pode andar em jantares de familia depois do natal.

VermelhoNunca disse...

Muita confusão criam os lampiões ao redor dos penteados dos jogadores do Sporting. Nas suas fileiras têm dos maiores palhaços a nível capilar , mas parece que se esquecem disso. Gorila Beto, Macaco Nelson, Simulão Chorão, passando pelo penteado sempre inovador de Petit, enfim, é um corropio de belos penteados.

Vermelho disse...

amigo Cavungi:
totalmente de acordo.

amigo nunca:
nada que se compare ao penteado de Paulo Bento ou Tonel.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Condómino Saltitãom, mais uma vez se precipita. Mantenha a calma., isso do Carlos Sousa, não corresponde à realidade.

Vermelho disse...

amigo jimmy:
é por essas e por outras, que, simplesmente, detesto o Carlos Sousa.
Quando teve o acidente no Dakar, pura e simplesmente, ignorou o então seu co-piloto.
O seu carácter deixa muito a desejar.
abraço.

p.s. e é estúpido, pois teve de esperar pelo co-piloto uns km mais à frente pois só assim podia concluir a especial.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, não se precipite em relação a Carlos Sousa. Aliás deve saber que não é permitido nenhum piloto concluir a etapa sózinho.

Vermelho disse...

amigo jc:
são mais do que muitos os jogadores que se treinam ressacados e sem terem dormido.
havia mesmo um que o fazia em dia de jogo...
e, mais curioso, é que quando se deitava sóbrio e a horas decentes, não jogava um caracol...
e, não estou a falar do romário, mas sim de um jogador que passou pela Briosa e pelo Porto de nacionalidade tobaguenha.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
digo, precisamente, isso no meu comentário.
o seu comportamento para com o seu ex-piloto que ficou paraplégico foi, simplesmente, vergonhoso.
abraço.