terça-feira, janeiro 09, 2007

Artigo de Opinião do Condómino Vermelho Nunca

Que Benfica temos nos dias de hoje? Aquele, que é reconhecido por todos, como o maior clube português, vive hoje um regresso ao passado. No século passado, nos anos 60 e 70 , o Benfica tinha um rei: Eusébio. Ainda hoje assim é tratado, quer seja ao serviço do clube ( onde, normalmente, não cumpre as suas obrigações, chegando invariavelmente atrasado a compromissos oficiais), quer seja na sua vida (nocturna) privada. O Rei, o King, como gosta que lhe chamem.
Em pleno século XXI temos um novo rei: Luís Filipe. O Benfica, que tanto se gaba de viver na esfera da democracia, tem ao seu comando uma personalidade, que embora eleita democraticamente ( o facto de ser lista única não retira democraticidade à eleição), não passa de um ditador, atrevo-me mesmo a dizer, um fascista. Quero, posso e mando, é o seu lema. Quem está comigo é meu amigo, quem não está é inimigo. E os inimigos abatem-se. Vários progressos se têm verificado, uma vez que, após o período de Vale Azevedo, pior era difícil.
Enquanto Vale e Azevedo foi condenado a prisão, actualmente, apenas José Veiga é arguido em, pelo menos, um processo; inaugurou-se um estádio novo, com o beneplácito de Santana Lopes, que regista, até final de Novembro, a pior taxa de ocupação dos chamados 3 grandes; construiu-se uma Caixa Campus com o dinheiro do erário público; entrou-se para o livro dos recordes, o que mereceu destaque elevado na imprensa em geral. Está melhor sem dúvida o Benfica.
Passou da fase em que tinha Carlos Castro como relações públicas, Jorge Máximo como referência e Barbas como tratador da relva ( recordem-se do momento em que esta benfiquista comeu relva do antigo estádio da Luz) , para um período de maior profissionalismo, onde surgem figuras destacadas da nossa sociedade, como Cristina Caras Lindas ( entretanto abandonada pelo novo Rei do Benfica), José Castelo Branco e sua esposa, afastou-se Cinha Jardim, é um facto, mas investiu-se na Taróloga Maya, aligeirou-se o contacto com Malheiro (ex figura de proa do clube) mas ergueu-se a figura de Claudio Ramos (cujo nome é um perfeito anagrama de Maricão do Sul ou de Malucos do Riso, por exemplo...), etc. etc..
São tantos e tão brilhantes os NOTÁVEIS desse clube que seria impossível nomeá-los a todos.

Mas este não um clube qualquer. A sua fama e prestígio ultrapassam fronteiras. A exemplo de M.United, Real Madrid ou Barcelona por exemplo, são várias as celebridades mundiais ( desde a política até às artes) que apoiam este clube, entre as quais podemos destacar os guineenses Ansumane Mané e Nino Vieira, o Timorense Xanana Gusmão ou o Angolano Hélder (Rei do Kuduro).

E o que dizer da sua estrutura administrativa? Nunca em nenhuma empresa ou instituição portuguesa se conseguiu reunir tanta qualidade. E em todas as áreas! . Apenas para citar alguns, que empresa não gostaria de ter um Silvio Cervan como responsável pelo departamento jurídico? Quem não gostaria alguém tão competente e elegante como um Mário Dias na área de património?

Quem desdenharia um altamente qualificado Shéu , Han, não sabiam ? como director executivo da Sad?

Mas é com este Benfica que todos os condóminos adeptos convivem, pois este é o actual Benfica. E para um Benfica como este, até eu não desdenho um,

Viva o Benfica, este Benfica!

41 comentários:

Vermelho disse...

amigo nunca:
talvez, te espantes mas este é o teu artigo com o qual mais concordo, especialmente no segmento que se refere a Luís Filipe Vieira.
Não lhe aprecio o estilo, nem a forma, nem o conteúdo.
já aqui o disse ad nauseaum, que se trata de um indivíduo sem formação, cuja ascensão ao lugar de Presidente do Sport Lisboa e Benfica me repugnou por completo.
é verdade que teve alguns méritos na sua gestão, os quais devem ser enaltecidos.
Mas, isso não invalida o principal:
falta-lhe estatura moral, princípios e valores para liderar o Benfica.
Uma das minhas maiores frustrações enquanto adepto do Benfica aconteceu quando Luís Tadeu perdeu as eleições para Vale e Azevedo.
Aí deu-se o descalabro que conduziu ao actual estado de coisas.
Falas no Cervan, indivíduo com o qual, também, não simpatizo minimamente.
Homem pequeno é a descrição que dele posso fazer.
Pelo contrário, quando referes Mário Dias, não posso estar mais em desacordo.
Rude na aparência e nos modos, é o homem certo no lugar certo.
Na área do património e na conjuntura em que assumiu funções, desempenhou um papel decisivo para a edificação quer do Estádio, quer do Centro de Estágios.
Não fora a sua acção e nenhum daqueles empreendimentos teria sido construído.
Quanto ao resto do artigo, desculpa, mas é demasiado caricatural.
O Benfica não se esgota, nem se confina nas personalidades citadas, algumas das quais nem sequer reconheço como pertencentes ao denominado "universo benfiquista".
Estou contigo quando dizes: "São tantos e tão brilhantes os NOTÁVEIS desse clube que seria impossível nomeá-los a todos."
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, agradeço as suas bondosas palavras.
Analise ,se lhe for possível, o número de espectadores/ taxa de ocupação do estádio do Benfica. O clube dos milhões atinge qualquer coisa, nos primeiros 7 jogos realizados em casa, esta época, 52,7% de taxa de ocupação. O FCPorto tem 74,3% e o Sporting 69%. São números interessantes.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, claro que o meu artigo está levado ao exagero. Aliás concordo contigo quando falas de Mário Dias. Acho que tem feito um trabalho positivo no Benfica.

Vermelho disse...

amigo nunca:
analisa o calendário do Benfica em casa na 1ª volta e perceberás a razão de ser dos números que falas.
O Benfica ainda não recebeu qualquer um dos quatro primeiros classificados no seu estádio!
Depois, não esqueças a dimensão relativa de cada um dos estádios dos 3 grandes!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, analisa os 7 primeiros jogos da época passada. Não tinha recebido nem Sporting nem Porto. A questão da dimensão do estádio é irrelevante para a análise que eu proponho, que se baseia na taxa de ocupação, e não no número de espectadores ( embora aqui também tenham menos que Porto e Sporting). O que se passa com o clube dos 160.000 sócios? Será que o que eu indiquei há uns tempos atrás em relação ao sócio de supermercado, tem alguma razão de ser?

VermelhoNunca disse...

Jogos efectuados pelo Benfica esta época em casa: Belenenses, Nacional, Aves, E. Amadora, Beira-Mar, Maritimo, Setúbal- total de espectadores: 239.942. Jogos da época passada: Gil Vicente, U. Leiria, Guimarães, E. Amadora, Rio Ave, Belenenses e Boavista- total de espectadores: 245.476. Amigo Vermelho, compara os jogos e verás que a tua justificação não tem razão de ser.

Vermelho disse...

amigo nunca:
então a dimensão do estádio é irrelevante????
amigo nunca, a taxa de ocupação resulta do ratio entre a dimensão do estádio e o número de espectadores!!!
como disse a propósito desse teu artigo, a última frase do mesmo é lapidar quanto à tua última afirmação que fazes no teu comentário: quando dizes que Bragança é o distrito do País com menor adesão do Kit sócio, daí resulta que à aquisição do kit não preside a busca dos benefícios a ele inerentes, os quais são, na sua esmagadora maioria, de âmbito nacional, mas a ligação ao clube.
caso contrário, não seria o distrito do País mais longe do estádio da luz a registar menor adesão ao Kit.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
a diferença são 5 mil espectadores em 7 jogos!!!!
dá menos de mil espectadores por jogo!
não vejo relevância!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, faça as contas ao contrário. Número de adeptos, sócios, versus dimensão do estádio e sua taxa de ocupação. Claro que ao ser maior o seu estádio é mais dificil de encher, mas acredite que sendo mais pequeno, o Estádio da U.Leiria nunca enche. Vocês são os maiores , não se esqueça, estão no Guiness, custa alguma coisa aumentar a taxa de ocupação do seu estádio?

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
É sem dúvida o teu melhor artigo desde que te tornaste num "opinion maker".
Como sabes não gosto nem do estilo nem da forma do LFV.Gostava até que tivesse o mesmo destino que Vale e Azevedo.Este Benfica do betão é triste.Muito triste.Claro que há tantos e tão brilhantes NOTÁVEIS no clube que seria impossível nomeá-los a todos.Mas enquanto grande parte dos adeptos forem como o sr Barbas, LFV e sus muchachos esmagam eleições.Ninguém está para ser insultado nas assembleias.
Mais triste ainda é constatar que sendo o SLB o clube com a maior massa adepta,este é tambem o reflexo de grande parte do pais.
Nada disso porém, altera o facto de eu querer sempre que o Benfica ganhe.
Quando começam os jogos esqueço os Barbas, Máximos, Vieiras e afins.
De qualquer modo parabéns.Belas casquinadas dei ao ler o teu artigo.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, a diferença, por exemplo, é que enquanto a taxa de ocupação da Luz diminuiu a do Sporting aumentou em 20%.

Mestrecavungi disse...

Amigo Nunca,
A diminuição de espectadores na Luz e nos estadios do país em geral, tem relação com o apito dourado e também com a crise económica que atravessamos.Como sabes, já não é barato ir ao futebol.
No entanto as percentagens de ocupação tem realação com a lotação do estádio.Mas esta é mais uma disputa tanto ao gosto da lagartagem.Eu (lagarto)tenho mais adeptos no estádio, eu (lagarto)tenho Portugal no nome do clube, eu (lagarto)já tive um estádio olimpico.Eu (lagarto) tenho so adeptos mais ilustres, eu (lagarto) fui campeão de Horseball, eu (lagarto) sou melhor que o SLB em tudo.Menos em titulos de futebol sénior.Nacionais e Internacionais.mas para mim (lagarto) isso não importa nada.Eu (lagarto) sou pelo ecletismo.

Vermelho disse...

amigo nunca:
no final do campeonato, faremos as contas, mas maior taxa de ocupação não significa maior número de espectadores!
já agora, como não os conheço, divulga-os, p.f. (número total de espectadores).
Mas, várias são as explicações para o que dizes.
desde logo, o calendário, como já afirmei.
segundo, a política comercial de venda de ingressos - o benfica não aposta na venda antecipada de lugares como o sporting, o que garante uma taxa de ocupação média elevada, muito embora, numa perspectiva de sucesso desportivo, possa render menos dinheiro.
terceiro, a equipa de futebol e seu treinador.
o percurso na prova e a falta de entusiasmo, para não dizer outra coisa, que a figura de Fernando Santos cria, teve reflexos óbvios na ida dos benfiquistas ao estádio.
pelo contrário, o élan criado pelo início de campeonato do sporting e, especialmente, pela vitória frente ao Inter, a par da galvanização que Paulo Bento emprestou à massa associativa, teve reflexos óbvios na ida dos sportinguistas ao estádio.
abraço.

VermelhoNunca disse...

O que se passa, amigo Cavungi, é que vocês para variar vivem noutra realidade. Julgam-se os maiores, e depois constroem estádios que não enchem, ou apenas raramente o fazem. Claro que eu gosto de ter mais espectadores no meu estádio que o amigo no seu, sabendo que o Benfica tem mais adeptos que o Sporting. Porque é sinal da nossa maior fidelização ao clube, e não a uma supermercado qualquer, ou a uma Multiópticas ou à lavagem de automóveis Elefante Azul.

VermelhoNunca disse...

FCPorto-262.534; o ano passado tinha 283,517.
Sporting- 252.336; o ano passado tinha 209.820

Vermelho disse...

amigo nunca:
fazendo uma súmula, temos:
FCPorto -262.534;
Sporting - 252.336;
Benfica - total de espectadores: 239.942.
Ou seja, a diferença do Benfica para o Porto é de cerca de 22 mil espectadores e para o Sporting cerca de 12 mil espectadores.
Não tendo o Benfica realizado qualquer jogo contra qualquer um dos quatro primeiros classificados no seu estádio, não me parecem diferenças relevantes, principalmente em relação ao Sporting (já recebeu porto, benfica e braga).
abraço.

VermelhoNunca disse...

É a sua leitura amigo Vermelho. Digo-lhe ainda que o Sporting /Braga foi o jogo com menos espectadores em Alvalade. É para mim motivo de satisfação que o meu clube tenha aumentado e muito a assistência média aos jogos. E isso não tem apenas a ver com as game-box vendidas, uma vez que foram vendidas 34.500 esta época, e que, por exemplo, contra o Braga estavam 29.511 espectadores( eu e os meus filhos não estivémos, pois o jogo foi a uma 2ª feira e eu ainda trabalhava a essa hora).

VermelhoNunca disse...

Gosto do destaque do Camacha/Pinhalnovense...

Vermelho disse...

amigo sempre:
percebo a colocação desse jogo.
o nosso cunhado alinha na Camacha.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
não sei se já repararam, mas agora temos um contador de visitas no canto superior direito assinalado através de um gráfico.
hoje, tive a grata surpresa de ver que tivemos dois acessos do estrangeiro!
um deles completamente inusitado - do vietname.
será que o henrique calisto consulta o nosso blog?
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho Sempre, parece é que a Camacha jogará em Pinhal Novo, em tempos treinado por Paco Fortes.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, já sei que o amigo só liga ao futebol, embora às vezes goste de mandar umas bicadas sobre as modalidades, quando lhe correm bem.
"Francis Obikwelu foi eleito, na terça-feira, atleta europeu do ano de 2006. O atleta do Sporting é Campeão da Europa dos 100 e 200 metros. Obikwelu conquistou quatro pontos, sendo que a votação foi feita pela imprensa, pelo público e pelas federações.
"

Vermelho disse...

amigo nunca:
parabéns a Francis Obikwelu!
já agora que falas em modalidades amadoras, dizer-te que este ano as coisas estão a correr francamente melhor ao Benfica do que ao Sporting.
abraço

VermelhoNunca disse...

De acordo amigo Vermelho, as ditas amadoras estão a correr menos bem ao Sporting, especialmente no futsal, em virtude do plantel do Sporting ser muito curto e inúmeras lesões terem surgido. No entanto a fase final ainda vem longe, uma vez que no próximo fim de semana se iniciará a 2ª volta.

Vermelho disse...

amigo jc:
efectivamente, tenho dois cunhados jogadores da bola.
um amador no santacruzense, o Sempre, e outro profissional na Camacha.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Estranho o maestro não aconselhar o Milão a contratar Beto, Miguelito e companhia...
"O benfiquista Rui Costa aconselhou o Milan a ter atenção ao portista Ricardo Quaresma e o sportinguista Miguel Veloso.
Em declarações ao diário Gazzetta dello Sport, Rui Costa falou que o Milan deve voltar ao seus grandes dias na próxima temporada, alertando o clube italiano para ter em atenção dois jogadores:

«Se tivesse de apontar nomes de jogadores portugueses, escolheria Quaresma, do FC Porto, e Veloso, do Sporting.»

Vermelho disse...

amigo nunca:
mais uma demonstração de inteligência e de saber estar do Rui Costa...
abraço.

Vermelho disse...

amigo costa:
que dificuldades são essas?
desde já, lhe digo que não realizo qualquer mediação nos comentários.
informe-me do problema, que se estiver ao meu alcance, procurarei resolvê-lo.
abraço.

Vermelho disse...

amigo costa:
é só dizer.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
posso-vos comunicar que estou em negociações para a entrada de mais três novos condóminos - dois benfiquistas e um sportinguista.
espero levar as negociações a bom porto até ao final do dia de hoje ou o mais tardar amanhã.
estou certo que pelas suas qualidades pessoais, serão 3 excelentes aquisições.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Sempre que apareça um novo lampião é uma boa noticia, uma vez que terei mais uns cromos para azucrinar.

Vermelho disse...

amigos:
muito me intriga esta notícia:
"Tello e Caneira ficaram no ginásio e também não marcaram presença no relvado da Academia de Alcochete. O chileno tem uma entorse na perna esquerda, enquanto Caneira apresenta, segundo os «leões», «queixas dolorosas residuais na tibiotársica direita». Paredes, o outro jogador lesionado, cumpriu apenas tratamento e trabalho individualizado.
Os três lesionados serão reavaliados pelo departamento médico leonino a fim de definir quando é que estão aptos a competir, sendo que Tello irá mesmo falhar o jogo, de sábado, com o Belenenses, devido a castigo, após a expulsão no jogo da Taça de Portugal."
então, o sporting esteve de férias até ao início desta semana e o caneira e o paredes aparecem lesionados????
antes de férias estavam em perfeito estado, após férias aparecem lesionados.
é caso para perguntar a que actividades físicas se terão dedicado nas férias que provocaram as lesões???
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, andou distraido com o Benfica/Bayern e não tem acompanhado os treinos do Sporting. Verifique quando é que eles se lesionaram...

VermelhoNunca disse...

E verifique também quando é que o Sporting regressou ao trabalho, acho que há alguma confusão na sua cabeça...

Vermelho disse...

amigo nunca:
ao que julgo, no primeiro treino pós férias apareceram lesionados.
se estou enganado, corrija-me.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, comecemos pela data em que voltaram ao trabalho:
"PLANTEL “LEONINO” REGRESSA NO DIA 2

O plantel principal do Sporting regressa aos treinos na terça-feira. A primeira sessão de trabalho de 2007 está agendada para o dia 2 de Janeiro, às 16 horas, na Academia Sporting/Puma. O treino será aberto na íntegra para a Comunicação Social."
Parece-me que não é no inicio da semana em que estamos!

VermelhoNunca disse...

No dia 2 Tello treinou, o que desde já não confirma a sua opinião.
plantel principal do Sporting volta a treinar esta quarta-feira na Academia Sporting/Puma, numa sessão que terá lugar pelas 10h30 e que será novamente aberta na íntegra para a Comunicação Social. No preparo desta terça-feira, Bruno Pereirinha, júnior que esteve emprestado ao Olivais e Moscavide, juntou-se ao plantel de Paulo Bento. O treino ligeiro foi marcado pelas ausências dos jogadores sul-americanos, à excepção de Rodrigo Tello (o sueco Farnerud também se juntou aos companheiros de equipa), que só esta quarta-feira regressam do período de férias natalícias.

VermelhoNunca disse...

Vou adiantar-lhe que antes das férias Miguel Garcia e Caneira estavam lesionados. Dia 3 de Janeiro ambos foram dados como aptos, após terem levado um programa de treino especifico para as férias natalicias.

VermelhoNunca disse...

Ronny e Polga também tinham levado trabalho de casa, especialmente Polga que estava lesionado antes das férias.

VermelhoNunca disse...

E posso garantir-lhe no dia 4 de Janeiro todo o plantel do Sporting trabalhou normalmente.

VermelhoNunca disse...

No dia 4 de Janeiro Tello contraiu uma entorse no joelho esquerdo, o que, inicialmente o impediria de treinar durante 10 dias...
Não vou prosseguir no dia a dia leonino, mas pode verificar que o seu post foi precipitado, não correspondendo à realidade.