quarta-feira, janeiro 17, 2007

Revista da Imprensa Desportiva

57 comentários:

Vermelho disse...

amigos:
da actualidade desportiva, destaque maior para a entrevista de Soares Franco ao "Jogo".
Aí passa em revista o universo leonino.
Trata-se de uma entrevista muito egocêntrica, desde logo, quando afirma que “O Sporting é o clube com melhor estratégia a médio e longo prazo”.
Mais refere que o principal acto de gestão, após a alienação do património, passa pela capitalização da SAD para reduzir o passivo para 150 milhões de euros, condição essencial para o sucesso do clube.
"Facturando, num ano normal, 55 milhões de euros e tendo, de custos, 42 milhões de euros – ou seja, um resultado operacional de caixa de 13 milhões de euros –, o Sporting pode enfrentar uma dívida de 150 milhões de euros. Mas, como deve 270 milhões de euros, tem de baixar o endividamento em 120."
Reafirma a sua intenção de não vender Moutinho e Nani, mas apenas durante o próximo ano.
Anuncia a flexibilização do tecto salarial - "O problema é que o clube não pode – não deve – gastar mais de 20 milhões de euros por ano com o futebol profissional. Só se pode ultrapassar essa verba se tivermos garantido receitas que permitam colmatar a diferença. O tecto salarial é mais difícil de estabelecer, porque um jogador de grande rendibilidade vale muito dinheiro. É preciso não sermos absolutistas ou sectários em relação a isso. Uma coisa é ter equidade e justiça no tecto salarial, outra é saber marcar a diferença."
Anuncia a intenção de rever o contrato de Moutinho.
Quanto às modalidades, afirma a construção de um pavilhão para o final do mandato e voilá surpresa das surpresas parece que uma parceria com a CGD está na forja "Pode-se dizer que há diálogo com a CGD para que esta apadrinhe o projecto desportivo do Sporting não relacionado com o futebol profissional."
Para uma próxima entrevista foram postergados o impacto futuro da nova Lei de Bases na organização e no papel da Federação Portuguesa de Futebol; direitos e, sobretudo, deveres da Liga Portuguesa de Futebol Profissional e discussão em torno da arbitragem e do modelo ideal para a profissionalização do sector.
No Record, elegem-se os melhores da 1ª volta.
Hélton, Luís Filipe, Pepe, Tonel, Rodrigo Alvim, Moutinho, Lucho, Zé Pedro, Quaresma, Simão e Postiga.
Mais se fala na saída de Romagnoli do Sporting, na negação do interesse dos leões em Claudio Lopez, no interesse do Boro em Manuel Fernandes e no desinteresse do Benfica em Filipe Teixeira, como ontem aqui havia dito.
Na Bola, realce para o regresso de Nani à titularidade no jogo com o Rio Ave.
Parece que Nani foi perdoado após o desentendimento com Custódio que motivou a sua ausência dos convocados na partida com o Belenenses.
Após o esplendoroso inicio de temporada, a estrela de Nani empalideceu.
Faltou-lhe capacidade para lidar com o sucesso.
Veremos que rumo seguirá a sua carreira.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: diz que a entrevista de Soares Franco é egocêntrcia. Então o amigo é adepto de um clube que é apenas, o Maior do Mundo, e acha Soares Franco egocêntrico. O seu presidente e dirigentes não se cansam de apregoar que são os maiores nisto e naquilo, que eles é que sabem, por aí adiante, e Soares Franco é egocêntrico? Enfim, o seu benfiquismo às vezes tolda-lhe as ideias.
Quanto à CGD e o Sporting, surpresa para si. Há vários meses que essa solução anda a ser trabalhada. Primeiro, como aliás eu já aqui tinha dito, a nível do atletismo do Sporting- vulgo atletismo Nacional, e agora a nível de Pavilhão.

Vermelho disse...

amigo nunca:
quanto à CGD, a minha surpresa apenas reside no facto de o amigo e outros condóminos afectos ao Sporting terem criticado a parceria que estabeleceu com o Benfica.
Especialmente, os termos em que o fizeram.
As críticas não incidiram só nos moldes do negócio de naming celebrado com o Benfica, mas sim e de forma bastante intensa no facto de se tratar de uma empresa de capitais públicos.
quanto ao egocentrismo, penso que me farás a justiça de reconhecer que sempre verberei o comportamento bacoco dos dirigentes do meu clube quando tecem loas a si próprios.
mas, se o fiz aí, também o faço agora, pois que este entrevista é um exercício de vaidade.
nesta entrevista, Soares Franco não se distingue daqueles comportamentos que critico nos dirigentes do Benfica, antes com eles se confunde.
Se o projecto é válido, irá impôr-se por si.
Não necessitará de elogios próprios, pois que os alheios serão, por certo, em medida elevada.
o que sei é que doze anos depois da chegada dos arautos do Projecto, o Sporting deve mais e possui menos.
talvez, por isso, esta entrevista seja tão egocêntrica...
abraço.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
é uma perspectiva... lol.
o Obikwelu treina em Espanha.
do Sporting só recebe o equipamento...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Quanto à questão de dever mais e possuir menos, é a sua opinião. Quanto à CGD, a minha revolta contra o Caixa Campus mantem-se. Aliás quando referi que o Sporting queria patricinio para o seu atletismo da CGD, apoiei imediatamente a ideia. Aliás referi que um apoio institucional, tipo CGD, Brisa, CCT , era justificado para o Sporting-atletismo, uma vez que representa o atletismo português pelo mundo fora. Quanto ao restante apoio pretendido, o que está em causa é um pavilhão. Vamos ver em que moldes se nos apresentará o apoio.
O caso Caixa Campus, quero apenas recordar-lhe que a CGD concedeu um empréstimo ao Benfica pelo valor e prazo idênticos ao patracinio concedido à Academia. Portanto,amigo Vermelho, só não vê quem não quer ou é cego. Acrescido do facto de fazer companhia a Cervan, um membro da CGD, mas a isso já nos habituou o seu clube- compadrios, o verdadeiro sistema!

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, o Francis do Sporting apenas recebe o equipamento? Deve estar a fazer uma pequena confusão...

Vermelho disse...

amigo nunca:
"Aliás referi que um apoio institucional, tipo CGD, Brisa, CCT , era justificado para o Sporting-atletismo, uma vez que representa o atletismo português pelo mundo fora."
e os outros não?
todos os clubes que representem Portugal no estrangeiro devem ter um apoio institucional???
seguindo esse princípio, ao nível do atletismo, a Conforlimpa e o Maratona, pelo menos, também devem ter um apoio institucional!
se estenderes esse apoio aos atletas que representem Portugal no estrangeiro, então Vanessa Fernandes, Susana Feitor e Nélson Évora, entre outros, também devem beneficiar desse apoio!
dizes: "Quanto ao restante apoio pretendido, o que está em causa é um pavilhão. Vamos ver em que moldes se nos apresentará o apoio."
não percebo qual a diferença existente entre um pavilhão e um centro de estágio no que ao apoio da CGD diz respeito.
Inserem-se ambos numa estratégia de valorização da imagem da empresa.
dizes: "O caso Caixa Campus, quero apenas recordar-lhe que a CGD concedeu um empréstimo ao Benfica pelo valor e prazo idênticos ao patracinio concedido à Academia".
sinceramente, não vejo onde está o problema, mas sobre isso já disse o suficiente.
por fim, quanto ao facto de um membro da direcção do Benfica pertencer à administração da CGD, também, não vejo em que medida poderia implicar a impossibilidade da CGD em celebrar contratos com o Benfica.
o Conselho de Administração da CGD é composto por vários elementos e não por um.
Certamente, que não terá sido aquele membro da direcção a decidir da celebração do contrato por si só, mas sim o Conselho de Administração no seu todo.
abraço.

p.s. Quanto à questão de dever mais e possuir menos, não é a minha opinião, é factual.
basta ver que o passivo do Sporting disparou nos últimos anos e agora alienou património.
abraço.

Vermelho disse...

amigo mínimo:
é o País que temos.
abraço.
amigo nunca:
o vencimento é óbvio...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Mínimo, os lampiões são os maiores e são muitos, daí o sucesso. E sendo tantos, também há os que frequentam a FNAC, embora usando o típico fato de treino Adidas e eventualmente o rádio na orelha.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho: o elemento da CGD entra para a direcção do Benfica após o empréstimo. É diferente!

Vermelho disse...

amigo nunca:
quando foram as eleições??????
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, o Sporting alienou património, é uma verdade. Pode dizer que retalhou o Estádio, pois foi aí a alienação feita. Tem hoje o Sporting mais património que tinha há 10 anos atrás, disso pode ter a certeza.

VermelhoNunca disse...

As eleições foram em Dezembro de 2006

VermelhoNunca disse...

Candidato único: Luís Vieira. Recorda-se ou não votou?

Vermelho disse...

amigo nunca:
eu percebo a entrevista de Soares Franco até numa perspectiva pessoal.
tem andado em maré de azar e nada como uma boa entrevista para recuperar.
Depois de ter perdido as eleições nos Bombeiros Voluntários do Estoril e ter sido envolvido no caso João Pinto, quando nem sequer era dirigente na altura em que foi feito o negócio, mais uma situação embaraçosa acabou por lhe bater à porta.
A sua empresa, OPCA, foi vendida a uma empresa do grupo Espírito Santo, em Dezembro.
Filipe Soares Franco, como toda a gente sabia, era o director executivo do Conselho de Administração da OPCA, mas depois desta ter sido comprada pela tal empresa do grupo do BES, Ricardo Salgado resolveu anular a influência do seu grande amigo Soares Franco e nomeou um gestor para tomar conta do grupo OPCA. Ricardo Salgado lá terá as suas razões para optar por tal solução. Ninguém melhor que ele conhece a verdadeira capacidade de gestão do seu grande amigo Franco.
Pelo menos deixou-o ficar na empresa com um lugar de destaque: tipo "Rainha de Inglaterra"
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
o homem não podia entrar antes...
é uma teoria da conspiração muito pouco elaborada, deixa-me que te diga.
abraço.

Ndrangheta disse...

amigos:
O 24 horas deu,hoje, à estampa uma notícia importante para o universo sportinguista - a Floribella joga no Sporting.
"Miguel Veloso é conhecido como “Floribella” no balneário do Sporting. Não, não estamos a brincar! É verdade e a revelação até partiu do próprio jogador, numa entrevista ontem publicada pelo jornal do clube de Alvalade. “Sim, chamam-me Floribella por causa dos cuidados que tenho com o cabelo”, admitiu.
O 24horas foi tentar descobrir que cuidados especiais tem o miúdo do Sporting. E quem melhor do que a namorada para desvendar o mistério?
“Ele tem treino de manhã e a seguir toma banho. Depois, à tarde, quando está comigo em casa, toma outro e aproveita para ir ao armário da casa de banho e utiliza os meus cremes para o cabelo”, revelou Bruna Duarte, entre risos, acrescentando que costuma ver o namorado “de vinte em vinte minutos com um pente a ajeitar o cabelo”.
A imagem de Miguel Veloso é alvo de muitos cuidados e até a barba por fazer chama a atenção. “Ele raramente faz a barba e procura sempre mantê-la assim”, sublinhou Bruna, que até já o tentou convencer a fazer uma produção fotográfica ou a inscrever-se numa agência de modelos.
“Disse-lhe para fazer umas fotografias para ver se havia feedback, mas ele não mostrou interesse. Gosta de se vestir bem, mas não liga a isso. E quando lhe falei em ir a uma agência, respondeu logo: ‘Deves estar maluca, claro que não!’. Ele é mesmo assim, não liga a nada disso”, assegurou Bruna, acrescentando que Miguel Veloso “não liga à publicidade nem pensa explorar a sua imagem”.
Mas não se pense que o defesa do Sporting gasta muito dinheiro em produtos cosméticos. É que para além dos cremes que tira do armário da namorada, ele também os arranja no SPA da sogra, onde Bruna trabalha.
“Ele leva de lá os produtos, não os compra... sai-lhe mais barato e fica tudo em família”, revelou Bruna, sublinhando que o defesa gosta dos produtos da marca Kerastase."
abraço.

Vermelho disse...

amigo manolo:
agora já escreve em português???
abraço e apareça sempre que quiser.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, o nosso administrador que averigue. Há meses que eu digo que nas últimas eleições do Benfica, um elemento da CGD faz parte dos orgãos eleitos do Benfica. Quanto a mim, ao abrigo do vergonhoso negócio Caixa Campus. Não é Cervan, nem Vara, esse lampião que é apenas o manda chuva da CGD.

Vermelho disse...

amigo jc:
eu não sei.
o amigo nunca é que deve saber.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, analise a lista eleita para o Conselho Físcal do Benfica...

Vermelho disse...

amigos:
Órgãos Sociais do Benfica:
Direcção:

Presidente
Luís Filipe Vieira
Vice-Presidente
Mário Dias
Vice-Presidente
Rui Cunha
Vice-Presidente
Fernando Tavares
Vice-Presidente
Alcino António
Vice-Presidente
João Frade
Vice-Presidente
Silvío Cérvan
Vice-Presidente (suplente)
José Sousa
Vice-Presidente (suplente)
António Pontes

Assembleia Geral

Presidente
Manuel Vilarinho
Vice-Presidente
M. Tinoco de Faria
1º Secretário
Jorge Arrais
2º Secretário
Bernardo Sousa
Secretário (suplente)
Vírgílio Vieira

Conselho Fiscal

Presidente
Valter Marques
Vice-Presidente
Rui Barreira
Vogal
Afonso Henriques
Vogal
Gualter Godinho
Vogal
Rui Pereira
Vogal(suplente)
Pedro N. de Carvalho

Conselho de Administração da CGD:

Presidente
Dr. Carlos Jorge Ramalho dos Santos Ferreira

Vice-Presidente
Dr. António Manuel Maldonado Gonelha

Vogais
Dr. José Joaquim Berberan e Santos Ramalho
Dr. Vítor Manuel Lopes Fernandes
Dra. Maria Celeste Ferreira Lopes Cardona
Dr. Norberto Emílio Sequeira da Rosa
Dr. Armando António Martins Vara
Dr. Francisco Manuel Marques Bandeira

tirem as vossas conclusões!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, como nos colocou à disposição a composição de ambas as direcções, faça agora um exercício mais profundo, e verifique o curriculo dos elementos do conselho físcal do seu clube.

VermelhoNunca disse...

Amigo JC, deixo essa curiosidade a cargo do nosso administrador. Sagaz como é, chegará lá.
Preocupante é o post do nosso condómino Holtremann, quando refere outro blog...

VermelhoNunca disse...

Aliás eu relativamente a esse post do nosso amigo Vermelho, OPCA /BES, apenas lhe refiro que a OPCA há muito tempo é uma empresa do BES, e o amigo , aliás, referiu várias vezes que a presença de Soares Franco na presidência do Sporting era um imposição dos bancos. Agora coloca este post, contradizendo-se, pois coloca em causa a valência profissional de SF. Ou seja, no passado os bancos, nomeadamente o BES, que é o maior parceiro económico-financeiro do Sporting, exigiu SF. Agora Salgado manda-o dar uma curva.Estranho, não acha?

Vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vermelho disse...

amigo holtreman:
o texto chegou-me via e-mail.
não sei de que blog fala.

amigo nunca:
não tenho acesso aos currículos dos membros dos órgãos sociais do benfica.
se me poderes esclarecer, agradeço.
quanto à confiança dos bancos, trata-se de uma questão de alternativas.
tão só.
à falta de melhor...
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, direi apenas que um membro do conselho físcal do Benfica é um quadro da CGD. Para que não pense que eu levanto suspeição, digo-lhe que acho que a CGD colocou um elemento seu no Conselho Físcal do Benfica, para bem cuidar do investimento feito na Academia Caixa Campus.

VermelhoNunca disse...

Se recebeu esse mail, penso que o deveria analisar seriamente. Vários blogs o têm publicado. Como sabe aqui todos somos anónimos. Primeiramente deveria averiguar se a OPCA só em Dezembro se tornou parte integrante do BES.

Vermelho disse...

amigo nunca:
então é só um quadro?
já não é administrador?
peço-te que o identifiques.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
a informação factual contida no e-mail está correcta.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, eu escrevi isto:
"Acrescido do facto de fazer companhia a Cervan, um membro da CGD"

VermelhoNunca disse...

Depois amigo Vermelho, coloquei este post:
" meses que eu digo que nas últimas eleições do Benfica, um elemento da CGD faz parte dos orgãos eleitos do Benfica"
Penso que não me refiro a nenhum administrador.

Vermelho disse...

amigo nunca:
assim sendo, a sua teoria da conspiração fica, ainda mais, destituída de sentido.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, você acha que algum membro do Conselho de Administraçao de uma grande empresa deste país se vergaria à posição de orgão social do Benfica? Vocês são os Maiores, mas não tanto..

VermelhoNunca disse...

Comissão Executíva da OPCA:
Comissão Executiva


Filipe Soares Franco
Presidente

Mário Rui Matias
Vice-Presidente

António José Graça

Joaquim Gomes da Silva

Paulo Oliveira Salvador
Vogais

VermelhoNunca disse...

Conselho de Administração da OPCA:
Filipe Soares Franco
Presidente


Mário Rui Matias

António José Graça

Joaquim Gomes da Silva

Paulo Oliveira Salvador

Manuel Noronha e Andrade

Henrique Granadeiro

Vermelho disse...

amigo holtreman:
acha que uma qualificação é um facto?!
abraço.

VermelhoNunca disse...

Posso também colocar à vossa disposição o organigrama da empresa, mas visualmente não resultaria.

VermelhoNunca disse...

A informação que coloquei diz respeito ao ano de 2006. Segundo o nosso administrador surgiram alterações entretanto.

VermelhoNunca disse...

Na área da construção cívil no ano de 2006, qualquer mudança de balcão BES, estava a cargo da OPCA. Estranho, se só em Dezembro o BES adquiriu a empresa...

Vermelho disse...

"O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, vendeu a OPCA – Obras Públicas de Cimento Armado à ESP – Espírito Santo Property, do Grupo Espírito Santo.
A operação foi notificada à Autoridade da Concorrência no dia 12 de Dezembro, porque se trata de uma concentração no sector da construção.
O negócio concluiu-se com a compra das participações da Iberian Venture Capital Invest na OPCA."
abraço.

VermelhoNunca disse...

E Presidente do Conselho de Administração, já agora.

Vermelho disse...

amigo holtreman:
o que disse foi que a informação factual do mail estava correcta.
a notícia que trascrevi é disso prova.
dizer que o cargo é tipo "rainha de inglaterra" é uma opinião, não é um facto.
aliás, tudo o resto que sai fora do âmbito da notícia que publiquei é pura especulação.
penso que estamos esclarecidos.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Vamos então ser claros, amigo Vermelho- Você colocou este post:

A sua empresa, OPCA, foi vendida a uma empresa do grupo Espírito Santo, em Dezembro.
Filipe Soares Franco, como toda a gente sabia, era o director executivo do Conselho de Administração da OPCA, mas depois desta ter sido comprada pela tal empresa do grupo do BES, Ricardo Salgado resolveu anular a influência do seu grande amigo Soares Franco e nomeou um gestor para tomar conta do grupo OPCA. Ricardo Salgado lá terá as suas razões para optar por tal solução. Ninguém melhor que ele conhece a verdadeira capacidade de gestão do seu grande amigo Franco.
Se Soares Franco vendeu a empresa, que teor é que acha que sugere a questão de Salgado o ter "dispensado"? Então você vende uma empresa e acha que fica no lugar de presidente? Poderá fazê-lo, mas terá de o fazer? Suspeição levanta o amigo...

Vermelho disse...

amigo nunca:
eu não levanto suspeição, apenas especulo.
aliás, é isso que a maior parte do tempo fazemos aqui.
se quisesse lançar suspeições publicaria outro mail que me enviaram há algum tempo sobre as relações entre a OPCA/BES/Soares Franco.
abraço.

Vermelho disse...

amigo nunca:
reparo, agora, que o meu penúltimo comentário é susceptível de interpretações dúbias.
assim, esclareço que a notícia a que me refiro é esta: ""O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, vendeu a OPCA – Obras Públicas de Cimento Armado à ESP – Espírito Santo Property, do Grupo Espírito Santo.
A operação foi notificada à Autoridade da Concorrência no dia 12 de Dezembro, porque se trata de uma concentração no sector da construção.
O negócio concluiu-se com a compra das participações da Iberian Venture Capital Invest na OPCA."
tudo o que sai fora do seu âmbito é pura especulação.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Então é mera especulação, de acordo. Quero também dizer-lhe que tenho acesso a vários mails, sobre as relações BES/OPCA, eventualmente os mesmo que o amigo tem. Aliás o que não falta são "informações" relativas à actividade do Sporting e do seu presidente em particular. A notícia que colocou anteriormente sobre a venda da OPCA, tinha também sido publicada no Expresso e era do meu conhecimento. A notícia é que uma participada do BES comprou a OPCA. Tudo o que daí se pode extrair, estou de acordo, é especulação. Não sei se é especulação que a OPCA já "era" do BES...

VermelhoNunca disse...

Estava claro o seu post, mas admiro a sua ironia em relação ao tema.

Vermelho disse...

amigo nunca:
tudo indica que sim.
o Bes entrou para o capital da OPCA há muito tempo quando esta passava por dificuldades financeiras.
a compra da OPCA pelo Bes parece que se tratou de uma operação de mera institucionalização de uma situação de facto já existente.
abraço.

Vermelho disse...

amigo holtreman:
havia dúvidas?!
o Major é um ser, absolutamente, desprezível.
Mal formado e sem carácter.
Mentir é o que faz melhor.
abraço.

p.s. imagino os decibeis que o Major atingiu neste telefonema...
desgraçados dos ouvidos dos gajos da pj.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, leu a entrevista de SFranco ao Jogo? A frase seguinte faz parte da entrevista dado ao jornal, edição de hoje:

"Ser-se maior não quer dizer que se seja melhor. Vou-lhe dar um exemplo da minha vida pessoal e profissional: a OPCA, empresa a que presido, não é a maior em Portugal, mas tem feito aquisições, investimentos, e tem-se desenvolvido para ser a melhor"
Sem querer levantar mais polémica, será que ele estava no perfeito juízo? Preside? Ou será o tal "cargo" cujo mail que recebeu ironiza?

Vermelho disse...

amigo nunca:
a entrevista foi feita antes ou depois de almoço?
sinceramente, tenho estado a pesquisar no sentido de indagar da actual composição dos órgãos sociais da OPCA.
não obtive, ainda, quaisquer resultados que me permitam chegar a uma conclusão segura.
mas, se Soares Franco o diz, acredito que se mantenha presidente.
desconheço é a amplitude dos seus poderes, mormente executivos.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Qual artigo está a referir o condómino Saltitão? Perdi alguma coisa?

VermelhoNunca disse...

Esclarecido quanto ao post em questão, totalmente baralhado quanto à conclusão que tira: o Benfica é o Maior. Fala também da análise do caro administrador. Não sei o que foi analisado, mas enfim...

Mestrecavungi disse...

Casquinada do Século:
"O meu Sporting é para dar 13 MILHÕES de lucro por ano"
Filipe Soares Franco in
Jornal O Jogo 17-01-07.
Meu Sporting? Terá comprado o clube?
13 Milhões de lucro?
Quando?
Um autentico vendedor de ilusões.
Abramovich que se ponha a pau que agora é que vai ver como elas doiem.

VermelhoNunca disse...

Aparece tarde a má horas, mas sempre com a língua afiada para dizer disparates. Leia a entrevista e depois faça os seus comentários, amigo Botelho Cavungi.