quinta-feira, setembro 20, 2007

Antevisão da Jornada

"Os três grandes candidatos ao título português de futebol, FC Porto, Benfica e Sporting, regressam domingo às "lides" internas depois do medíocre arranque na Liga dos Campeões, que rendeu apenas um ponto, para os "dragões".

Apesar de terem sido os únicos a pontuar, os bicampeões nacionais perderam uma boa oportunidade de começar a maior competição europeia de clubes com um triunfo sobre os actuais vice-campeões da prova, o Liverpool, que levou do Dragão um lisonjeiro empate a uma bola.

Cumprido o primeiro desafio da "Champions", o FC Porto, o único com pleno de vitórias nas primeiras quatro jornadas da Liga, visita domingo o também "europeu" Paços de Ferreira, que ainda não perdeu em casa (dois empates), mas continua à procura do primeiro triunfo no campeonato.

Após a derrota de terça-feira, pela margem mínima (1-2), na visita ao actual campeão europeu, o AC Milão, o Benfica volta também ao campeonato no domingo, para visitar o Sporting de Braga, clube que tem feito um percurso sinuoso neste arranque de época (duas derrotas e duas vitórias), incluindo um desaire com o FC Porto nas primeira jornada.

Quanto ao Sporting, que na sexta jornada visita precisamente a Luz, vai tentar, ainda em Alvalade, superar a decepção na estreia na Liga dos Campeões, marcada derrota em casa diante o Manchester United, com um golo solitário do ex-"leão" Cristiano Ronaldo.

À entrada para esta quinta jornada, apenas cinco equipas ainda não perderam e uma delas é o Vitória de Setúbal, o próximo a visitar Alvalade, uma jornada depois de ter conseguido somar o primeiro triunfo (3-1 ao Sporting de Braga), "quebrando" a série inicial de três empates consecutivos.

Vítima da terceira "chicotada psicológica" da temporada, a Naval, que perdeu Francisco Chaló após o desaire com o Benfica (3-0) e tem agora Fernando Mira como técnico interino, tem "honras" de abertura da quinta jornada, quando receber sexta-feira o Vitória de Guimarães, outra das formações invictas.

Após a "folga" de sábado (sem jogos da Liga), o campeonato regressa em força no dia seguinte, com a ronda domingueira a começar em Matosinhos, onde o Leixões jogará pela primeira vez esta época, frente ao Nacional, após as obras de remodelação no Estádio do Mar.

Também no domingo, o Marítimo, que repartia a liderança com o FC Porto até à entrada da quarta jornada (perdeu precisamente com os bicampeões no Dragão, por 1-0), recebe o Belenenses, enquanto em Leiria jogam duas equipas que perderam os dois últimos jogos: União de Leiria e Estrela da Amadora.

Uma semana depois de já ter começado a retirar dividendos da entrada de Domingos Paciência para o lugar de Manuel Machado (primeira vitória no campeonato, na recepção ao Paços de Ferreira, por 1-0), a Académica visita do Estádio do Bessa na segunda-feira, cruzando-se com um Boavista que ainda não ganhou (três empates e uma derrota)."

in Agência de Notícias Lusa


Programa da quinta jornada:

- Sexta-feira, 21 Set:
Naval 1º de Maio - Vitória de Guimarães, 20:30 (SportTV)

- Domingo, 23 Set:
Leixões - Nacional da Madeira, 16:00
Sporting de Braga - Benfica, 18:00 (SportTV)
Marítimo - Belenenses, 18:30
Paços de Ferreira - FC Porto, 19:30 (TVI)
União de Leiria - Estrela da Amadora, 19:45
Sporting - Vitória de Setúbal, 21:15 (SportTV)

- Segunda-feira, 24 Set:
Boavista - Académica, 19:45 (SportTV)

80 comentários:

Antes morto que vermelho disse...

uma vez mais antevejo um passeio para os três grandes. e uma vez mais essa equipa "bluf" que é o braga irá perder uma vez mais o que de alguma forma vai ajudar na saída do bicho.

Antes morto que vermelho disse...

umas questões para quem souber responder:
em tempos o sporting teve um avançado, de que já aqui se falou, chamado chico, cujo nome evoluiu para chico faria. gostava de saber porque é que se começou a ser faria? e se este chico (faria) a seguir ao sporting foi "morrer" para o braga?
algum tempo depois o braga tinha como avançados o chico gordo e o chico faria. este chico faria é o mesmo? ou é um saloio de bigodes, filho de pais emigrantes e que nem sequer sabia falar português? penso que este chico faria, também passou pelo belém e foi "morrer" a um clube qualquer. mas não se trata do do sporting? pois não?

Antes morto que vermelho disse...

o socolari vai recorrer do castigo (manso) que a uefa lhe aplicou! era bem feito se agora levasse 8 jogos. só mesmo a lesma-ranhosa é que pode "ajudar" este arrogante (e ainda dizem que o zé mourinho é arrogante(.

VermelhoNunca disse...

Penso que não é o mesmo Chico, Macaco.

VermelhoNunca disse...

Chico do Sporting, era um extremo, que nada tem a ver com esse do Belenenses.

vermelhosempre disse...

Há aqui algum condómino que participe na liga record??
Se sim, poderia indicar-me se joga em alguma liga privada para eu me poder juntar.

vermelho disse...

AMV:
não é o mesmo, o do Belém havia sido júnior do Benfica, passou pelo Rio Ave e pelo Belém e não sei onde acabou.
Julgo que tem um filho que joga no Rio Ave e que se trata de uma promessa - Fábio Faria.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: mas ambos os chicos tinham apelido de faria, certo? o lagarto e o saloio?

Antes morto que vermelho disse...

ok bermelho. mas o do rio ave fazia "parelha" com o chico gordo?

VermelhoNunca disse...

Macaco, eu recordo-me do Chico no Sporting, e não acho que ele tivesse o apelido de Faria. Chico, estou em crer, era dos anos 70.

JC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JC disse...

Caro AMB:
Depois de pesquisa aturada e depois de eliminar um anterior comentário meu que não estava muito correcto, descobri esta informação sobre o Chico Faria no endereço

http://www.centenariosporting.com/index.php?content=757

"Deu nas vistas ao serviço do Leixões, nos finais dos anos 60, quando o Estádio do Mar era um viveiro de grandes jogadores que a história registou como Bebés de Matosinhos. Chico Faria era um avançado dinâmico, rápido, intuitivo, apto a jogar na esquerda, na direita e, como se viu ao logo da carreira, também no eixo do ataque. Não era no extremo no sentido mais estrito do termo, porque preferia ocupar no espaço lateral e surgir no meio, onde foi consolidando boa relação com o golo – em esquemas tácticos de 4x4x2 chegou a desempenhar o papel de um dos avançados da zona central, até porque dispunha de um fabuloso jogo de cabeça. Sendo um miúdo quando foi contratado pelo Sporting, aos 19 anos tinha já um passado nas selecções jovens – cinco vezes internacional júnior. Em Alvalade efectuou 229 jogos oficiais, em 8 épocas, nos quais apontou 61 golos, tendo um parcial de 169 encontros e 41 golos nas partidas a contar para o Campeonato da I Divisão.
Chico Faria somou quatro presenças na Selecção Nacional, três das quais como jogador do Sporting e uma na qualidade de futebolista do Sp. Braga, clube para o qual se transferiu na época 1976/77."

Penso que não é o mesmo que jogou no Belenenses.

JC disse...

Resumindo:
O Chico Faria do Braga é o do SCP.
Penso que só ficou conhecido como Chico Faria quando foi para o Braga, para se distinguir do Chico Gordo, pois que quando jogava no SCP era conhecido apenas por Chico.

O Chico Faria que jogou no Belenenses não é o que jogou no SCP e no Braga.
É do tempo do Marinho Peres (muito mais novo, portanto, e veio do Rio Ave.

VermelhoNunca disse...

Correcto, anos 70, extremo na época de Yazalde, e apenas conhecido por Chico.

JC disse...

Exacto Nunca.
Dessa equipa fazia também parte o Nélson, pai do João Moutinho.

VermelhoNunca disse...

P Nelson, pai do João Moutinho? Recordo-me do Nelson, jogador de cor, não penso ser o mesmo.

JC disse...

És capaz de ter razão Nunca.
Esse Nelson do tempo do Yazalde era, de facto, meio escuro.
Jogava com o nº 7, se não estou em erro.
Não deve ser o Nélson pai do Moutinho.
Não me recordo então quando é que o pai do Moutinho jogo no SCP.

VermelhoNunca disse...

Exacto JC, um médio forte fisicamente. Jogou vários anos no Sporting. Quanto ao pai de Moutinho, não faço ideia que tenha jogado no Sporting.

JC disse...

Ou será que o pai do Moutinho nunca jogou no SCP?

JC disse...

Pois parece que não, caro Nunca. Confusão minha.

VermelhoNunca disse...

Acho é que jogou no Benfica...

JC disse...

Correcto mais uma vez, Nunca. Jogou nos juniores do Benfica.

vermelho disse...

Amigos JC e Nunca:
O pai do Moutinho jogou nos seniores do Benfica, pouco mas jogou.
Apesar de ter a estatura do filho, era ponta de lança.
Penso que terminou a carreira no Portimonense.

JC disse...

E não veio dos juniores do Benfica, amigo Vermelho?

vermelho disse...

amigo JC:
veio, mas não se cingiu aos juniores e quando assim ´é refere-se sempre o último patamar.

vermelho disse...

amigos:
tenho pena que o condómino Cuto não tenha condições logísticas para participar activamente nestas discussões, pois que a sua vasta gama de conhecimentos nesta matéria dissiparia quaisquer dúvidas.
Aliás, tudo quanto sei de factos e histórias do nosso futebol do passado, a ele o devo.

Antes morto que vermelho disse...

esse nelson (de cor) até era brasileiro, portanto não seria certamente pai do moutinho.

JC disse...

Correcto, amigo Vermelho.

cavungi disse...

Excelente desempenho das equipas Portuguesas na UEFA.
1 empate e SEIS derrotas!
0.14 pontos para o ranking.9º lugar.
pena ´+e que seja um dos 3 grandes a pagar a factura com a perda de 1 lugar na 3ª pré da champions.

Antes morto que vermelho disse...

cavu: com merdas como o paços, o belem, o braga e o leiria o que é que se esperava? só mesmo os idiotas desses treinadores que dizem que vão jogar para ganhar, e têm a cobertura dos jornais.
então o braga que joga contra uns merdosos, que o maior feito foi terem ganho ao benfica, ganham 2-1...
o bicho devia mas é ir orientar as escolinhas do fcp, para ganhar experiência..

Jimmy Jump disse...

«Mourinho tem entre mãos a proposta de um grande clube europeu. Nesse clube há grandes esperanças de que Mourinho venha a dirigir a sua equipa de futebol», frase atribuída a Mendes citada pelo Tvoi Den.

O Real Madrid parece ser uma hipótese, depois de Bernd Schuster ter dado ontem a entender a uma televisão do seu país que podia deixar o campeão espanhol mesmo antes do fim da época.

Inter de Milão e Juventus são destinos também já referidos na imprensa, tal como o Barcelona, de Espanha, ou o Tottenham, mas o clube londrino já anunciou que a possibilidade de contar com Mourinho foi descartada.

Segundo é referido pelo jornal, o empresário português acrescenta que, «além disso, há interesse da parte da selecção de Portugal», cujo técnico, Luiz Felipe Scolari, acaba de ser suspenso pela UEFA por quatro jogos e poderá falhar o que resta da fase de qualificação para o Euro2008, tudo dependendo do resultado do recurso que irá apresentar.
(in Jornal A Bola)

Gostava muito que se concretizasse a hipotese selecção.

Rua SOCOLARI!

cavungi disse...

macaco:O Benfica perdeu com 2-1 com o Halmstad.O mesmo que eliminou o Sporting há 2 anos.
Não foi com o Hammarby.

cavungi disse...

Amigi Jimmy.
de facto Socolari só pode ser substitudi por 1 treinador português:o José.
Como não é provavel que isso aconteça (acredito num periodo sabático):Fica Socolari!
Se fosse par a Juventus era bonito:
Substituia de novo o Ranieri.Que já gosta muito dele...

Antes morto que vermelho disse...

cavu: começam os dois por H, são suecos e como clubes não valem a ponta de um corno!
cavu: ao menos que os "nossos" lobos nos dêm uma alegria contra a roménia. o dalai-lama ficaria muito contente e, quem sabe, até ia para o marques de pombal festejar com o irmão do vasquinho d'orey, o pipinho d'orey, mais o primo o zezinho d'orey ornellas.

VermelhoNunca disse...

Macaco, desejo que a selecção triunfe, e, quem sabe, lhe dedique , assim como ao Cavuvu, a bola do jogo, que tem um formato adequado à vossa cabeça.

Quero ainda fazer saber aos condóminos, que no rugby , para valorizar o espectáculo, a uma selecção que marque o 4º ensaio, é-lhe atribuido um ponto extra na classificação do grupo. Ou seja, pode acontecer uma selecção não ganhar nenhum jogo, e pontuar na tabela geral. Valoriza o espectáculo. Fosse assim o futebol, e mais golos e menos retranca teriamos.

cavungi disse...

macaco:N~~ao te esqueças do Sebastião Palha.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: bons festejos com o vasquinho e também faço votos para que os "nossos" lobos consigam obter um pontito.
seria igual ao pedro lamy que com o lotus num grande prémio qualquer, onde acabaram 6 carros, conseguiu acabar em 6º, a 9 voltas do vencedor e foi a única vez que um tuga teve pontos na formula 1.

concordo perfeitamente com esse ponto pelos ensaios, e deveria ser implementada uma medida parecida no futebol, mas enquanto lá estiverem os marretas que regem o futebol... népia.
como penso que tudo o que existe a nível tecnólogico, deveria ser posto ao serviço do futebol, mas depois há cavalos como o manelzé que dizem: " O erro faz parte do futebol"... idiotas!!

salvatrucha disse...

Meus amigos, isto é simples:
Um jogo em que um punhado de gordos anda aos abraços e aos apalpões e que se atiram para cima uns dos outros durante 2 horas parece-me um pouco gay.

cavungi disse...

Macaco:Não esquecer os 6 pontos de Tiago Monteiro em 2005 ao volante de um Jordan no GP dos USA.
3º Lugar com seis participantes na corrida.
Lamy obteve o 6º lugar que na altura dava 1 ponto em Monza.Num Lotus.Acabaram oito carros.

Antes morto que vermelho disse...

trouxa de azeitão: é um bocado aviadado. mas pelo menos a nivel de cabedal, eles são bem dotados...

cavungi disse...

Amigo Nunca, Tambem torço por um resultado com a Roménia.

Antes morto que vermelho disse...

cavu: já sabia que ia haver um marreta a falar desse tiago "bluff" monteiro, mas cavu: quantos carros participaram nessa prova?? 6 até o kartikahen teve pontos, acha que essa prova pode ser dada como exemplo? foi mesmo só para "americano ver" e para os pasquins portugueses fazerem mais uma daquelas capas da tanga.

JC disse...

AMB:
Penso que foi ao volante de um MInardi e não de um Lótus que o Pedro Lamy ficou em 6º.
E não foi o único ponto obtido por um tuga, mas sim o primeiro ponto.
Tiago Vagaroso Monteiro (é este o seu nome, não estou a inventar) também já pontuou, pois ficou em 3º lugar numa prova em que apenas participaram 6 carros.
Cavungi, verdadeiro especialista da modalidade, poderá confirmar estes dados.

Antes morto que vermelho disse...

jc: o lamy nunca esteve na minardi, só o vagaroso...Mas cavu poderá confirmar.

Antes morto que vermelho disse...

já agora cavu: o bicha cabral nunca marcou pontos na f1?

JorgeMínimo disse...

Caro Primata:
O Nicha Cabral nunca pontuou na F1. O primeiro português a pontuar foi o Lamy.

cavungi disse...

Macaco:Lamy foi 6º em 95 na Australia com um Minardi.
Em 93 correu pela Lotus.

JC disse...

AMB:
Penso que sim, que esteve na Minardi, sua última equipa na Fómula 1.
Pelo menos é o que diz o seu site oficial:

"Durante quatro épocas Pedro Lamy participou em 32 Grandes Prémios de Fórmula 1, ao volante da Lotus e da Minardi, conseguiu pontuar no G.P. da Austrália, em 1995."

http://www.pedrolamy.com/index2.asp?idMenu=1&id=1&idlang=1

cavungi disse...

Bicha Cabral e Matos Chaves nunca pontuaram.
Lamy fez 1 ponto em 95 e Monteiro 7 em 2005.(6 USA + 1 BEL)
Espero que em 2015 alguem possa fazer mais de 10 pontos.

JC disse...

E é o que diz o Adriano Cavungi Cerqueira, também.

cavungi disse...

Matos Chaves andou devagar num Coloni em 1991.Só uma vez conseguiu passar das pré-qualificações de 6ª feira

cavungi disse...

Amigo Jus,
O grande Adriano sabia quase tanto como eu...

Antes morto que vermelho disse...

cavu: no gp de portugal o matos chaves não se qualificou pelo menos uma vez?
e outra questão para o lamy ter mudado da lotus para a minardi foi pelo facto da minardi ter comprado a licença de participação da lotus ou não?
e agora cavu a questão principal: o colin chapman está morto ou está vivo numa ilha tropical? uma outra questão o a. senna morreu por culpa de quem?

JC disse...

Amigo Cavungi:
Que Deus o tenha.
Que saudades que eu tenho dos Grandes Prémios comentados por ele e pelo Domingos Piedade.

Aliás, diria mesmo mais:
Que saudades que eu tenho dos próprios Grandes Prémios!
Desde que passaram a ser transmitidos pela Sport TV, nunca mais vi nenhum, pois que não sou assinante da Sport TV.

Antes morto que vermelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

jc: que saudades dos duelos mansel-piquet; das qualificações do a.senna; do ricardo patrese (o homen que mais carros partia na f1); do ronnie petersson; do prost nos tempos da renault; dos duelos pironi-villeneuve; do velho clay regazzonni; etc.
jc desde há uns tempos tem um desporto motorizado muito mais interessante, o motogp!!

JC disse...

Caro AMB:
Motogp só se for na playstation do meu filho.

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
O Moto GP é exclusivo da XBOX 360, infelizmente não podes jogar na Playstation.

JC disse...

Caro Mínimo:
Então fico-me pelo GT 4.
Mas do que eu gosto mesmo é do Call of Dutty 2 para PC, jogado na net.

Antes morto que vermelho disse...

desculpe jc. mas a motogp não é muito mais interessante que a f1 (actual)? dasss, ver 27 marretas a dar 80 voltas a 1 circuito.
no motogp tem 3 provas em que nenhuma delas dura mais de 50 minutos, e se tiver a sorte de ver a versão inglesa da eurosport tem 2 comentadores que vibram com as corridas.

Antes morto que vermelho disse...

jc: até tem aqui um link de uma musica que foi feita para um piloto motogp:
http://www.youtube.com/results?search_query=go+go+go+valentino+go&search=Search

(atenção que não estou a falar da qualidade musical)

JC disse...

AMB:
Confesso que nunca consegui ver mais do que 10 minutos de uma corrida de motas.
Não sei porquê, mas é desporto motorizado que, na televisão, não me desperta o interesse.

cavungi disse...

Estou contigo Jus,
Não consigo ver mais do 9,5 minutos de corridas de moto.È um facto que a F1 actual é sonolenta, não há grandes pilotos, os carros não partem o motor na penultima volta, não ficam sem gasolina na ultima, não rebentam pneus, enfim como diz o enorme Lauda:Hoje em dia até um chimpanzé guia um F1.
Hamilton é um exemplo.

cavungi disse...

Amigo Jus,
õ GT4 ou Toca Race Driver, WRC que tambem serve.

cavungi disse...

macaco:eras fã do Vitório Brambilla?

cavungi disse...

Amigo Minimo,
o que é o teu avatar?

JorgeMínimo disse...

Caro JC:
Se gostas do GT4, tens um jogo de motas excepcional, feito pela mesma equipa de produção, chama-se Tourist Trophy.

JorgeMínimo disse...

Caro Cavungi:
O Sentido da Vida dos Monty Python.

Antes morto que vermelho disse...

jc: pena... deve ter tido azar com essa prova que viu.
devia ter visto a do fds passado no estoril...ou até a prova do estoril no ano passado.

cavungi disse...

Belissimo escolha sr minimo!

Antes morto que vermelho disse...

cavu: o racista de sempre. quando era pequenino foi violado por um preto.
poizé cavu já há 2 anos o mansel disse que até um macaco podia guiar um f1, ao contrário um macaco nunca poderia pilotar uma moto, só aí já se nota alguma diferença.
mas, cavu, continue lá na sua f1 monótona como o caraças, e vá ver provas a espanha, eu cá posso ir, como fui ao estoril, e não tenho que me deslocar tanto. e não necessito ter sportv para ver o motogp.

JC disse...

Caro AMB:
Vou vendo algumas provas de motogp na TV, quando estou numa de zaping, mas nunca me prendem a atenção por mais do que 10 minutos.
Ainda assim, consigo ficar mais meio minuto do que o Cavungi, que só aguenta 9,5 minutos.

Mínimo:
Ando numa de tiros na Net, com o Call of Dutty 2.
Também há a versão para xbox e para PS2 e acho que PS3

Antes morto que vermelho disse...

eu era fã do ricardo patrese e do alessandro zanardi, eu sempre gostei da williams, até uns cavalos chamados: montoya e r. schumacker terem ido para lá, terem orçamento ilimitado para fazerem o que queriam, terem tecnologia, terem um motor e como não percebem nada de f1, nem de afinação de carros, só terem lixado a williams.
cavu: dequem eu gostava mesmo era do mário andretti

cavungi disse...

Niki Lauda

cavungi disse...

macaco:não quis comparar hamilton com um chimpanzé no pêlo.só no estilo de condução.tem dó!
Se preferes digo Alonso! vai dar na mesma chimpanzé.
mas segundo Niki Lauda, Alain Prost era um cão.Alonso é pior que um cão.(em termos de caracter)

cavungi disse...

Poderá um cão guiar um F1?

cavungi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antes morto que vermelho disse...

cavu:alonso pelo menos ainda cria alguma polémica e dá umas porradas...
o lauda foi o corredor mais secante que apareceu na f1

cavungi disse...

Secante ou ardente?

pachulico disse...

A F1 é uma perfeita merda, que só serve para enriquecer meia-dúzia de gajos já milionários. Não tem qualquer emoção ou paixão! A qualidade do piloto já não interessa, só a rapidez, fiabilidade e potência dos bólides. Se assim não fosse como é que um azelha como o D. Hill ou um saloio como o Alonso seriam campeões do mundo? Ai que saudades do Senna, Mansell e afins...