quarta-feira, novembro 07, 2007

Análise ao Sporting-Roma

Estádio José Alvalade

Árbitro: Frank De Bleeckere (Bélgica)

Equipas:

SPORTING - Tiago; Abel, Tonel, Polga e Ronny; Miguel Veloso; Izmailov (Pereirinha, 88m), Romagnoli e João Moutinho; Djaló (Vukcevic, 62m) e Liedson;

AS ROMA - Doni; Cicinho, Mexes (Ferrari, 46m), Juan e Cassetti; De Rossi e Perrota; Giuly, Perrota (Esposito, 79m) e Mancini; Vucinic.

Ao intervalo: 1-1

Acção disciplinar: cartão amarelo a Cicinho, Vucinic, Cassetti, Abel, Perrota, Miguel Veloso,

Marcadores: 0-1, Cassetti (4m); 1-1, Liedson (22m); 2-1, Liedson (64m); 2-2 autogolo de Polga

Fim da partida: 2-2




Cinismo à Italiana

O Sporting empatou esta terça-feira a dois golos com a Roma e atrasou-se na luta por um lugar nos oitavos-de-final (sendo certo que praticamente garantiu um lugar na Taça Uefa).
Com Stojkovic lesionado, Paulo Bento voltou a chamar Tiago à baliza, enquanto que Yannick Djaló surgiu no lugar de Purovic, titular na partida frente à Naval, no fim-de-semana.
Por seu turno, a Roma já privada de Totti, Aquilani e Panucci, viu Tonetto lesionar-se durante o aquecimento.
Spalletti fez entrar Giuly para o onze e Cassetti recuou para a lateral esquerda.
E ironia das ironias, seria Cassetti a inaugurar o marcador logo aos quatro minutos. Depois de tabelar com Mancini, Cassetti desenhou uma diagonal da esquerda para o centro e, perante a fraca oposição na zona frontal da grande área, rematou com êxito, em arco, com o pé direito, deixando Tiago sem hipótese de defesa.
Se a Roma vinha já disposta a um modelo de contenção, com o golo a tendência acentuou-se.
Baixou as linhas e entregou a iniciativa do jogo ao Sporting, que não se fez rogado.
Aos 13 minutos, Doni defendeu um remate de fora da área de Abel, mas depois deixou escapar a bola para dentro da sua baliza.
No entanto, a jogada seria anulada por pretensa falta de Liedson, que entretanto acorrera ao lance, sobre o guarda-redes romano.
Um lance que nem as múltiplas repetições me elucidaram quanto à sua ilegalidade.
O Sporting continuava a porfiar e instantes depois Polga rematou forte por cima da barra.
Por esta altura, o Sporting controlava a partida e foi sem surpresa que chegou ao tento da igualdade, aos 22 minutos.
Izmailov cruzou largo da direita, Doni fez-se ao lance, mas Mexes desentendeu-se com o seu guardião e colocou a bola à mercê de Liedson, que apenas teve de empurrar a bola para a baliza deserta, apontando de forma fácil o seu 100º golo com a camisola do Sporting em todas as competições.
Com a igualdade no marcador, o Sporting diminui a intensidade e o equilíbrio reinou.
Até ao intervalo, duas ocasiões de golo, uma para cada lado.
Em cima da meia-hora, Djaló, solto de marcação na pequena área, cabeceou ligeiramente ao lado um cruzamento bem medido de Romagnoli e, em cima do intervalo, Mancini, aproveitando o adiantamento de Abel, surgiu solto na esquerda e endossou a bola a Pizarro, mas o remate do médio saiu embrulhado e ao lado da baliza de Tiago.
Na segunda parte, a Roma regressou com Matteo Ferrari no lugar de Mexes, mas o sistema e o modelo permanceram inalterados.
O encontro parecia caminhar para um impasse, quando, aos 64 minutos, Moutinho desmarcou Izmailov dentro da área, o russo cruzou tenso e Liedson, voou ao encontro da bola e de cabeça, no poste mais distante, deu a volta ao resultado.
O Sporting alcançava a vantagem que tanto procurara, mas, inexplicavelmente, a partir desse momento abdicou dos seus propósitos ofensivos.
Inverteram-se as posições e passaram a ser os italianos a assumir a inciativa, ao passo que o Sporting adoptava agora um modelo de expectativa.
Demasiada expectativa!
O Sporting recuou muito, passando a defender muito perto da sua área e expondo-se a situações como aquela na sequência da qual surgiu o golo do empate da Roma.
Aos 89 minutos, o cinismo italiano voltou a atacar.
Pizarro rematou de longe, a bola desviou em Polga e traiu Tiago, oferecendo aos romanos um resultado que não mereciam.

20 comentários:

VermelhoNunca disse...

Em dia de formação para alguns condóminos, apenas umas pequenas notas:
Melhor jogo do Sporting esta época. Resultado não demonstra o que se passou em Alvalade. Falta de experiência na ponta final do jogo, para tentar segurar a partida no meio-campo adversário e assim evitar o que viria a suceder: um golo fortuito da Roma.
O Sporting ontem merecia mais.

PanKreas disse...

Mais uma vez o Sporting foi claramente prejudicado pela arbitragem.
Não se trata de justificação de resultados, mas sim da constatação de factos.
Em Roma:
- a primeira falta a ser assinalada a favor do SCP foi por volta dos 40' de jogo.
- O 2º golo da AS Roma surge de um corte com o braço do defesa Méxes, junto à sua área.
Em Lisboa:
- aos 13' foi roubado um golo ao SCP, que estabelecia o empate no jogo.
- novamente o 2º golo da AS Roma surge de uma falta, agora assinalada ao Ronny, que não existiu, o jogador corta claramente a bola.

Zex disse...

Ao contrário da mini-análise resssaibiada de ontem, a de hoje já é mais longa e elaborada. Pelos vistos o melão está a diminir de tamanho !
O Sporting fez um jogo bonzinho e tal chegava, à vontade, para bater uma Roma de fraca qualidade. Faltou experiência, sorte e audácia para procurar o 3-1 ou assumir o ferrolho.
Golo muito azarado e logo aos 89m.
Não concordo com o que diz o condómino "bilis" quanto à ausência de falta de Ronny noi lance do segundo golo. Bate na bola, mas também bate na perna.
Espero que os condóminos que tenham ido ao repasto anterior ao jogo não se tenham engasgado com a quantidade de sopa que comeram...

JimmyJump disse...

Grazie stupido Polga!

VermelhoNunca disse...

Apareceu um lampião..coisa rara. Aparecem para palpitar nos concursos do blog, nada mais que isso.
Honra seja feita a Tinoco de Cavungi, que costuma dar a cara.
Agora este Saltitão...

Mestrecavungi disse...

Ontem quando Andersson Polga fez o seu 2º golo na liga dos campeões, até me vieram as lágrimas aos olhos.
Gostei.Um bonito golpe de cabeça.
E foi bonito porque realmente o Sporting jogou bem melhor que a Roma B.Sim porque não jogaram só o Pannuci, O tadei o Aquilani e claro o Totti titulares indiscutiveis da equipa.Seria o mesmo que o SCP jogar sem o polga, o veloso, O romagnoli e o liedson.Não merecia perder, mas perdeu.
O "azar" do costume.Tanto azar tantas vezes já parece mais azelhice mas enfim.Merciam mas não ganharam.E é o que fica para a história.E claro a arbitragem como disse o Engº.
Só que o azar e a sorte costumam andar de braço dado.
Se é um facto que a Roma B empatou com sorte no ultimo minuto(obrigado polga), tambem teve muita sorte em marcar o 1º golo.
Uma anedota o choque entre Mexes e Doni.Aquele golo qualquer um marcava.(Talvez Oscar Cardozo falhasse), mas até esse lance a Roma B mandou no jogo.
Depois do empate sim,o SCP jogou melhor, mas não ganhou.
Sei disto tudo porque ví o jogo inteiro.Só gosto de ver jogos do SCP com equipas estrangeiras.
Nos jogos europeus o SCP costuma perder.
Asim dá gosto ver o SCP jogar.

VermelhoNunca disse...

Amigo Tinoco de Cavungi:
O resultado de ontem afectou-lhe os neurónios, ou alguém lhe cagou em cima. Então o amigo escreve isto:
"Não merecia perder, mas perdeu."

VermelhoNunca disse...

Curioso ainda, amigo Tinoco Pombo de Cavungi, que o amigo viu o jogo todo. Conseguiu assim sofrer até ao fim, uma vez que só ao minuto 89 Polga marcou na própria. Não há dúvida que você gosta de sofrer!

VermelhoNunca disse...

Amigo Tinoco Cavungi de Pombo, aconselho-o ainda a comprar o livro do Ricardinho, jogador de futsal encarnado. Sempre é melhor que ler A BOLA, pasquim que estou em crer lhe afecta o pensamento, tanto disparate lá vem publicado.

VermelhoNunca disse...

E por fim, amigo Pombo Cavungi de Tinoco, dizer que o 1º golo do Sporting não foi a 1ª bola a antrar na baliza, pois aos 12 minutos já lá tinha entrado uma. O amigo viu o jogo. Tem opinião sobre esse lance? Ou tinha caca de pombo junto à vista?

Antes morto que vermelho disse...

jogo fraquinho... a lagartagem tem só um grande jogador, liedson, o resto são medianos e mediocres (que pena, miguel. v., romagnolli e polga). excelente a forma como o liedson aproveitou um remate ao lado do dorminhoco izmailov. mas desta vez a lagartada ainda vai á taça uefa ao contrário da lampionada que se calhar, se podem dedicar a limpar as cagadelas de pombo á 3, 4 e 5 feira...

é impressionante mas lá tinha que vir um calimero, de nome kreasy, falar dos árbitros, é esta a sina da lagartada! sempre a falar nos "bois negros". como se aquele golo que o doni meteu na baliza fosse influenciar o resultado...

Antes morto que vermelho disse...

uma nota para um dos titúlos da capa dum qualquer pasquim benfiquista: "Binya chorou no balneário!!" Lindo!! só se ele chorou porque não fez uma fratura exposta ao jogador do celtic...

agora vamos assistir ao branqueamento, desta barbara agressão por parte dos pasquins lampiões:
1 vai sair durante o fds uma reportagem sobre o talhante, lº nos camarões, onde vão dizer que ele ajuda as crianças sem lar e que dá dinheiro a 18 centros de acolhimento de refugiados.
depois vão entrevistar a tia do talhante onde se vai ler que ele é muito boa pessoa, e finalmente vai falar o pai do talhante onde se vai ler, que ele sempre foi um "bom rapaz".
seguidamente vai ser a vez da tv (ou a sic ou a rtp), a fazer uma reportagem (tipo flávio meireles) onde o talhante vai aparecer ao lado do cabeça bicuda a passearem na praia, e onde o cabeça bicuda vai dizer que o talhante é muito boa pessoa, que ajuda o ILGA e que gosta muito de kilts... e assim se vai tentar branquerar uma agressão bárbara, mas como diz nunca "isso agora não interessa para nada"

... mas ele engolem, engolem...

Mestrecavungi disse...

Amigo CavacoNunca,
1º "Não merecia perder, mas perdeu." Isto foi escrito no sentido figurado.Já que aquele empate aos 89 foi como de 1 derrota se tratasse.Empate o Derrota não interessa.Foi mau.
2º Ví o jogo todo no Aeroporto de Ponta Delgada.Sofri mais com o atraso do avião do que com o SCP.Confesso-lhe até, em segredo que me agradou a exibição lagarta.Dos 20 aos 80m.
3ºOntem não só comprei a Bola como me deram o Record na TAP.
Foi informação a mais.

4º o Arbitro.Não podia faltar, claro.
No geral foi uma boa arbitragem.
Tenho dúvidas nesse lance.Parece-me que é Doni que larga a bola, mas "as imagens não são esclarecedoras".Nestes lances os arbitros costumam anular os golos.
5º Resumindo.SCP entro muito mal no jogo.
A Roma B dminou os 1º 20m.
Boa reação lagarta após a oferta do 1º golo (o legal)e exibição agradável.Ronny é a excepção.
Vantagem justa até 80m.
Ai veio ao de cimo a mentalidade portuga.Segurar.
Depois houve o "momento polga".
Polga marcou em Kiev e agora não quer outra coisa.
Quer voltar á canarinha.

Antes morto que vermelho disse...

caxungo: ontem não apareceu... o que se passou? azia? ou foi fazer serviço comunitário e foi limpar a merda de pombo do curral? sim porque esses sócios que se sentam nessas cadeiras, já não têm jornais para colocar nas monas.

Mestrecavungi disse...

Macaco:È o #modus vivendi" lagarto.A fuga em frente.
Quanto ao SLB, nada disse ontem por pura impossibilidade.
Derrota justa em Glasgow.Quando se joga com "avançados" como o Cardozo não há jogo que resista.
Bynia foi barbaro.Foi das piores agrassões que já ví.Como Benfiquista envergonhou-me.
Mas vai ser branqueado pelo sistema, não tenhas dúvidas.
Porque tem 20 anos, é jovem coisa e tal.Espero que a UEFA lhe dê a pena máxima: 5 jogos!

VermelhoNunca disse...

Tinoco Pombo, acho que está enganado quando fala da mentalidade portuga em segurar o jogo. O que acha que os italianos fazem? A questão é que o Sporting não soube segurar o jogo, por manifesta falta de experiência internacional dos seus jogadores. Só estando constantemente na Champions se adquire isso.
Macaco, jogo fraquinho, diz você. Tem de me explicar onde fica o seu caixote do lixo, sem contar com o Curral de Luz, pois esse é o contentor de muitos de nós.

Mestrecavungi disse...

Macaco: Ontem tive que me deslocar ao arquipelago dos açores.
Pelo menos safaram-se as lapas.
Não pude por isso castigar o SLB.
Rua Camacho!!!!!

Antes morto que vermelho disse...

nunca: roma com a equipa B, lagartada sem construir jogadas de perogo real (gr da roma fez 1 ou 2 defesas, gr lagarto não fez defesas), tirando o 1 golo da roma e o espectacular aproveitamento do liedson dum remate torto do dorminhoco, golos de merda. alguém encheu o campo? não me parece!nem sequer houve porrada ou agressões como as do talhante...
se o jogo foi melhor que os do porto, não foi muito melhor, se os jogos do porto são fracos este foi... sofrivél.

Unknown disse...

Tardiamente pude cá vir, pois durante o dia estive numa animada conferência com o Snr. Administrador, o Salvatrucha e o Fura-Redes.
Quanto ao SCP, mais do mesmo: há 35 anos que vejo disto: golos injustamente anulados, golos sofridos no último minuto, bolas à trave, grandes exibições que dão em nada.
O SCP jogou relativamente bem, um pouco melhor que o FCP. A diferença foi que quando o FCP marcou o 2º golo, viu que podia ganhar e caiu em cima dos franceses impedindo-os de voltarem a aproximar-se da sua baliza. Garantiu, por isso, a vitória.
O SCP pelo contrário, quando chegou ao 2-1 encolheu-se, e permitiu que a 3ª equipa do Snr. Administrador - a seguir ao SLB e à Académica - tivesse hipótese de ter sorte, como teve.
O SCP teve azar, é certo, mas porque se pôs a jeito para que isso acontecesse.
Desbaratou uma recuperação espectacular e assim perdeu dois pontos. Já com o Manchester havia jogado para, pelo menos, empatar e em Itália podia, pelo menos, ter empatado com a Roma.
Vejamos agora se, pelo menos, consegue a UEFA, ganhando, como é sua obrigação, ao Dinamo em casa.
Tenho, porém, a sensação de que se os ucranianos forem a Alvalade com hipótese de serem apurados para a UEFA caso vençam o SCP, ganham o jogo - o que aconteceu, aliás, o ano passado com o SPartak de Moscovo.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Para que conste, tenho uma equipa da qual sou simpatizante em cada um dos principais países do mundo futebolístico:

Espanha - Real Madrid - esta sim a minha 3ª equipa - pelo Madrid nutro uma paixão similar à que tenho pelo Benfica e pela Académica.

Itália - Roma

Inglaterra - Liverpool

França - PSG

Holanda - Ajax

Brasil - Flamengo

Argentina - Boca Juniors