terça-feira, dezembro 11, 2007

Análise ao Porto-Besitkas

Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Peter Frojdfeldt (Suécia)


FC Porto – Helton; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel e Fucile (Cech, 74 m); Lucho (Bolatti, 80 m), Paulo assunção e Raul Meireles; Tarik Sektioui (Hélder Postiga, 73 m), Lisandro e Quaresma.


Suplentes não utilizados: Nuno, Mariano Gonzalez, João Paulo e Adriano.


Besiktas – Rustu; Tandogan, Toraman, Mercimek e Uzulmez; Ozkan, Cissé, Yilmaz (Akin, 46 m) e Tello (Higuain, 83 m); Delgado e Bobo.


Suplentes não utilizados: Ankan, Kurtulus, Kas, Sedef e Avci.


Disciplina: cartão amarela a Quaresma (22 m), Rustu (44 m), Bobo (64 m) e Akin (86 m).


Marcador: 1-0 por Lucho (43 m); 2-0 por Quaresma (61 m).

O Porto venceu o Besitkas por 2-0 e confirmou a passagem aos oitavos-de-final.
Triunfo indiscutível.
Todavia, o Porto não iniciou bem a partida - algo receoso, dealbou titubeante.
Estruturado sobre o seu habitual 4x3x3, a ausência de dinâmica da sociedade da intermediária conduziu o Porto a um beco sem saída - controlava o adversário, mas não conseguia imprimir fluidez suficiente ao seu processo ofensivo para se acercar com perigo da baliza turca.
O tal temor como que "empurrava" a equipa para uma postura iminentemente expectante e postulava o domínio das incidências da partida como primado essencial.
É quase inevitável que quando uma equipa joga com dois resultados se acomode ao mais confortável.
O Besiktas, embora necessitasse de vencer para se qualificar, montou uma estratégia excessivamente conservadora.
No papel, o 4x3x3 turco indiciava ambição, na prática tudo menos isso!
O modelo de jogo turco assente num bloco muito baixo impunha que os flanqueadores fossem mais médios do que avançados e, assim, o aparente 4x3x3 não era mais do que um 4x5x1.
Deste modo, não estranhou que o jogo caísse num impasse, numa modorra, que lhe retirou brilho e qualidade.
Seguia a partida assim apática quando o Porto se libertou de incertezas e cavalgou a sua maior qualidade para chegar à vantagem.
Estávamos no final da primeira parte e após dois avisos de Bosingwa e Tarik, Lucho, na sequência de um lance, no mínimo, caricato, fez o 1-0.
Meireles falhou o remate, a bola seguiu bombeada para o interior da área turca, Tarik, em posição legal, tocou para Lucho que, perante os protestos do guarda-redes turco, sem dificuldade, fez o primeiro golo da partida.
Estava sentenciada a sorte da partida!
O Besiktas ainda tentou reagir, mas o máximo que conseguiu foi abrir brechas na sua defensiva, que Tarik e Quaresma amiúde exploraram.
Aos 62 minutos, num desses lances, Quaresma construiu o 2-0 final.
Lucho González isolouQuaresma que, perante a saída de Rüstü, rematou em arco para o segundo golo do jogo.
O Porto alcançava o tal prémio pleno desejado por Jesualdo Ferreira - venceu, foi primeiro no grupo e segue para os oitavos-de-final após percurso seguro no Grupo A.
Para já os seus possíveis adversários - Schalke, Olympiacos, Celtic e Roma - fazem os portistas sonhar, desde já, com a passagem aos quartos de final.

38 comentários:

JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Vitória justa do FC Porto, apesar de não ter feito grande exibição. De qualquer modo, ficaram em 1º lugar no grupo, o que deve ser realçado. Ficam desde já afastados como adversários: Chelsea, Barcelona, Inter, Real Madrid e AC Milan.

Antes morto que vermelho disse...

vitória justíssima do fcp perante uma equipa má, ao nível de um celtic, por exemplo. havia lá um argentino que dava uns toques, mas de resto tudo mau!
no fcp gostei do lucho, do assunção e do pedro emanuel (ó stepanov, fica lá no banco, inventa lá lesões ou então vai para o benfica).

duas notas: 1º para a rtp que ontem após o jogo (jose alberto carvalho, tu que não percebes a ponta de um corno de futebol), afirmou que o 1 golo do porto foi polémico, e para o idiota de hoje de manhã, que voltou a escarrar a mesma coisa (puta que pariu o benfiquismo!)
2º para a capa do pasquim a bola: "cara-da-cu quer 3 reforços" em letras garrafais!! sendo o porto relegado para o canto superior direito... incrível!!! para a próxima vez vomitam: "camacho necessita de um preto potente, bi-sexual, para entrar na sua cama". e o dumbo "avisa" logo, que vai a áfrica buscá-lo... (o benfiquismo é uma "doença" que nem eles controlam)

VermelhoNunca disse...

Vi o jogo. Vitória justa, num jogo fraco. Fiquei atento a um lance de circo de Tarik que , com condições para centrar com qualidade, resolve fazer um toque de letra, inventando pura e simplesmente. Aliás o cigano também tinha feito um numero destes no 1º tempo. Circo é Cardinalli , embora reconheça que várias vezes há numeros de palhaços no curral da Luz.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Não terá o caro amigo recebido como prenda antecipada de Natal o dicionário do Manuelmachadês?
É o que me parece da seguinte passagem do presente artigo:

"O tal temor como que "empurrava" a equipa para uma postura iminentemente expectante e postulava o domínio das incidências da partida como primado essencial."

Vermelho disse...

Amigo JC:
Precisamente.
Ofereceram-me ontem e já o utilizei!
Aquele abraço.

Unknown disse...

Recentemente, li a seguinte notícia no Maisfutebol:

"Yvonne Buschbaum anunciou, esta quarta-feira, que vai abandonar a carreira no salto com vara pois irá fazer um tratamento hormonal para mudar de sexo.

A atleta alemã de 27 anos, que foi terceira nos Europeus de 1998 e 2002, fez o anúncio no seu site oficial: «Sinto-me como se fosse homem a viver num corpo de mulher. Estou consciente que a transexualidade é um tema tabu e não quero ser responsável por deixar o assunto à margem.»"

Enfim, habituou-se à vara.

Mestrecavungi disse...

Vi o jogo. Vitória justa, num jogo fraco.Excelente golo de Quaresma.Mais um.
Foi bom para o ranking de portugal.
Hoje ao contrário do que é habitual desejo a vítoria do SCP contra o D.Kiev.
Mais uns pontinhos serão bem vindos.
Forca D.Kiev.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Belas casquinadas soltei com o teu comentário.

Ontem, não tive ocasião de marcar presença no blog, mas no final do dia li alguns comentários teus que me suscitam outras observações:

1) A questão da contratação de atletas estrangeiros para os juniores.

a) - Já havia aqui alertado para a situação, a qual decorre da alteração regulamentar promovida pela FPF no sentido de liberalizar a inscrição de atletas estrangeiros.

b) - a prática começa já nos juvenis.
No meu tempo, o máximo que se fazia era ir buscar PALOP´s para beneficiar dos "falsos" registos de nascimento - Gil e Jeremias Comboio serão os exemplos mais marcantes.

c) - a prática decorre da globalização da prospecção.
Pede-se competitividade aos clubes portugueses o que apenas se consegue com a detecção precoce dos talentos - Rabiu será exemplo maior.

d) ainda que conte com 11 estrangeiros nas suas fileiras, o onze base da equipa de juniores do SLB é, maioritariamente, português - Daniel Casaleiro, André Magalhães, Abel Pereira, João Pereira, Ruben Lima, David Simão, Leandro Pimenta, Lassana Camará, André Carvalhas, Demel e Wang Gang.
Destes Ruben Lima e André Carvalhas serão os que mais hipóteses de promoção terão, juntamente com Miguel Vítor e Romeu Ribeiro, que também ainda têm idade de junior.

Aquele abraço.

VermelhoNunca disse...

Para informação:
"Sporting (L)-Lagoa (II)

FC Porto (L)-Desp. Aves (LH)

Leixões (L)-Anadia (II)

Oliveirense (II)-Marítimo (L)

Gil Vicente (LH)-Juventude Évora (II)

Benfica (L)-Feirense (LH)

Rio Ave (LH)-Olhanense (LH)

P. Ferreira (L)-Abrantes (II)

V. Guimarães (L)-Nacional (L)

Beira-Mar (LH)-Moreirense (II)

V. Setúbal (L)-U. Leiria (L)

E. Amadora (L)-Sp. Braga (L)

Naval (L)-Boavista (L)

Penafiel (LH)-Sertanense (III)

Isento: Atlético Valdevez (II)"

VermelhoNunca disse...

Vários confrontos entre equipa da SuperLiga.

Antes morto que vermelho disse...

"circo de Tarik que , com condições para centrar com qualidade, resolve fazer um toque de letra, inventando pura e simplesmente. Aliás o cigano também tinha feito um numero destes no 1º tempo", vómitos desnecessários... passámos em 1º lugar, vamos jogar contra o celtic e nem a lagartagem nem a lampionagem passou!!

Unknown disse...

Sorteio francamente favorável aos 3 grandes.
O Prof. Neca ainda treina o Desportivo das Aves?

Noutro registo, gostava de salientar aqui que foi finalmente reconhecida razão ao grande António Fiúza pelo Tribunal Administrativo de Lisboa, ao considerar que lhe assistia afinal, o direito a ter recorrido aos tribunais comuns.

Doia a quem doer!

Antes morto que vermelho disse...

uma vez mais proponho ao bermelho, que se eleja a melhor selecção mundial de todos os tempos.

jean claude: o manuel m. é o meu herói, é um profeta, com ele toda a linguagem de futebol tem que ser posta em causa. imagine que ele mandava no pasquim bola...

Vermelho disse...

Amigo JC:
Não!
Foi substituído no início da época por José Gomes, que como habitualmente enterrou a equipa e que agora foi substituído pelo Henriques Nunes.

Vermelho disse...

AMV:
A ideia é boa, mas falta-me tempo para a operacionalizar.
Teria que constituir pools de 5 jogadores por posição e isso requer tempo que de momento não disponho.

Jimmy Jump disse...

Caríssimo Arroto AMQV, infelizmente o Jornal A Bola, não é mais nem menos que o espelho do restante universo e realidade jornalística a nível universal (sim, na Galáxia Grezlak também funciona desta maneira): facciosa, mercantil e ao serviço do patronato. São todos assim.
A questão é que cada um “swallow” aquilo que quiser e que bem entender.

Antes morto que vermelho disse...

doía a quem doer...

VermelhoNunca disse...

Macaco, o seu discurso patético é próprio de quem não sabe ganhar. O que eu disse tem alguma coisa a ver com o facto de terem passado à fase seguinte? Ou também alinha no discurso do lampião Vendido, que diz que são a melhor equipa do grupo? Nem sempre os melhores ganham. Repito, para mim , circo é Cardinalli, para si, macaco , pode ser Chen.

Antes morto que vermelho disse...

bermelho:
tem até ao fim do ano, para, em janeiro se proceder á eleição.
ou, em último caso os próprios frequentadores proporiam os nomes, sujeitos determinadas regras. não faz sentido, por exemplo, nomear marretas muito antigos, porque os frequentadores nunca os viram jogar.
a net ajudá-lo-ia a construir essas pools facilmente, mas como diz é necessário algum (não muito) tempo.

Vermelho disse...

AMV:
Pois é, precisamente, isso - tenho que fazer um trabalho de pesquisa.
Irei tentar encontrar tempo para isso.
Balizarei a minha pesquisa de 60 em diante.
Vou tentar colocar a votação on-line no dia 21 de Dezembro, data de encerramento do blog para férias, até dia 7 de Janeiro, data de regresso pós férias. (claro que entretanto serão colocados os post´s relativos ao karamba e à liga dos astros).

Antes morto que vermelho disse...

nunca: quem reparou nesse pormenor, certamente estaria "á coca" para arranjar algum "fait-diver" que não fosse futebolistico, só assim se compreende, esse comentário completamente fora de contexto! claro que não sei ganhar, porque sempre que os adversários do sl pombal e da lagartada maraca um golo "até as lágrimas me vêm aos olhos"
e nunca, mas nunca, alinharei no discurso lampião dos "braços de ferro" dos "melhores rematadores" das "rentabilizações de jogadores", dos favores sexuais que o porco ibérico pede, e acima de tudo eu, não uso a camisola: "I swallow", quando é para dizer mal do fcp, eu sou um dos primeiros.

Unknown disse...

Amigo Vermelho:
Porque não fica o condómino AMB encarregado de ser ele a fazer a listagem dos jogadores candidatos à melhor selecção de todos os tempos, já que foi ele o mentor da ideia?

VermelhoNunca disse...

Não foi um pormenor, foram dois. Se ao do Quaresma já estamos habituados, ao do marroco não estamos. E não estive a reparar em nada de especial, vi o jogo. E quando vejo faço-o com atenção. E como sabe, raramente vejo um jogo do FCPorto.

Unknown disse...

Podíamos até organizar uma petição para que fosse o AMB a organizar o passatempo que ele propôs.

Eu voto nele.

VermelhoNunca disse...

Eu acbei de votar em Macaco

Antes morto que vermelho disse...

jean claude: dassssssssssss, não tenho tempo, e não tenho pc em casa com net...

Antes morto que vermelho disse...

nunca: "cagar" ideias é fácil, colocar essas mesmas ideias em prática é só para "iluminados", pois eu sou um básico, que só sei dizer mal da lampionada e dos seus pasquins, portanto não estou habilitado, intlectualmente a passar á prática um arroto meu, de todo. porque não o caxungo? eu voto no xungo!!!

VermelhoNunca disse...

Mas Macaco tem uma memória de elefante. Junte-se a Cavungi e façam o trabalho de casa.

VermelhoNunca disse...

Caco, seria uma dupla infernal, os dois elefantes, a nível de memória, bem entendido, Cavuvu e AMV. POdem sempre compilar nomes ( e com pila é algo familar aqui no blog para si), e entregar a matéria-prima ao nosso administrador, que trataria de a editar.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Excelente ideia.
Se os dois estiverem de acordo, eu comprometo-me a editar o resultado do trabalho.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: "é com pila, é sem pila é de todas as maneiras..." Ena Pá 2000.
a minha memória é de mosquito, só há espaço para os nomes dos jogadores do fcp.

o nunca, é que em tempos me disse para ver a rtp memória, porque não o nunca a com pila(r)?, com as suas diárias pesquisas( ver ontem juvenis da lagartagem, por exemplo), e com toda a sua sapiência, penso que se poderia produzir uma autêntica enciclopédia.
nunca: "Solte esse enciclopédia que há em sí!" até se poderia chamar: "Nunkipédia"

VermelhoNunca disse...

Macaco, este espaço é de todos nós. Como sabe, eu participo, não só em comentários,mas também com artigos próprios, na medida em que me é possível. Acho que chegou a sua hora. Siga a minha sugestão: compile, troque opiniões com Cavungo, esse sim " O elefante" e o nosso administrador edita o vosso trabalho de bastidores. Além de que a ideia foi sua, o que me leva a deduzir que tem algo em mente.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: ma eu já colaborei, á semelhança do senhor...
lanço-lhe um desafio: em vez de ser com o elefante tinoco, porque não eu e o nunca?

JorgeMínimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JorgeMínimo disse...

Caros Condóminos:
Como sou apelidado de Chavez e com grande sentido democrático, depois de uma grande sondagem por todos os estimados, aqui apresento a melhor selecção de todos os tempos:

Schmeichel; Gentile, Beckenbauer, Baresi, Roberto Carlos; Zidane, Platini, Cruijff, Maradona; Pelé e Van Basten.

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Eu voto no Sr Macaco para a compilação.

Mestrecavungi disse...

Macaco:Se quiseres posso "trabalhar" contigo no assunto.
O Vieira também é sócio do Porto.
Eu tambem posso trabalhar contigo.

pachulico disse...

"O tal temor como que "empurrava" a equipa para uma postura iminentemente expectante e postulava o domínio das incidências da partida como primado essencial.
É quase inevitável que quando uma equipa joga com dois resultados se acomode ao mais confortável. "

Não esquecer, caro administrador, que ainda no 1º terço do jogo foi anulado um golo limpo ao FCP. O Porto em vantagem contra uma equipa mediocre obrigada a expor-se, e sendo o FCP actualmente, uma equipa que explora muito bem a transição defesa-ataque (veja-se o 2º golo!), poderia oferecer uma partida de melhor qualidade...Mas o que conta foi a vitória e a qualificação!