quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Antevisão da Jornada - Benfica-Leixões e Porto-Sporting

1 - O Benfica enfrenta, esta noite, o Leixões.
Uma partida determinante para as aspirações encarnadas na Liga Sagres. Joga-se boa parte do futuro do Benfica esta época.
Da euforia à resignação, passando pela ressurreição da esperança, assim foi o carrossel de emoções encarnado esta temporada (um pouco à imagem do sucedido na última década).
Ás naturais dificuldades que o Leixões não deixará de colocar, acrescem as resultantes do apitador nomeado e, acima de tudo, da nula margem de erro.
O Leixões, para além de assumir a quarta posição no campeonato, já triunfou no Dragão, em Alvalade e em Braga.
"Se estivesse de fora, não teria dúvidas em dizer: que grande campeonato está a fazer o Leixões!" As palavras são de José Mota, mas podiam ser minhas.
Coincidência ou talvez não, o Benfica não ganhou nenhum dos últimos 7 jogos arbitrados por Lucílio Baptista:
06/04/2008 Boavista 0-0 Benfica bwin LIGA 07/08
25/08/2007 Benfica 0-0 V. Guimarães bwin LIGA 07/08
09/04/2007 Beira-Mar 2-2 Benfica bwin LIGA 06/07
28/10/2006 FC Porto 3-2 Benfica bwin LIGA 06/07
22/09/2006 P. Ferreira 1-1 Benfica bwin LIGA 06/07
07/05/2006 P. Ferreira 3-1 Benfica Liga betandwin.com 05/06
18/02/2006 Guimarães 2-0 Benfica Liga betandwin.com 05/06.
Mas, mais: nos 37 jogos do Benfica arbitrados por Lucílio, os encarnados somaram 16 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Um registo negativo deveras singular!
Adjuve-se que Lucílio ostenta o record de árbitro que mais penaltys contra o Benfica assinalou - 6 - e a última vitória encarnada em partidas por si dirigidas aconteceu em Dezembro de 2005, num Benfica-Boavista.
A desilusão de Alvalade conferiu uma importância desmesurada à contenda com os de Matosinhos.
Mais do que tudo, mostra-se emocionalmente crucial vencer.
Caso contrário, da depressão ao delíquio será um pequeno passo.
Tudo será posto em causa e a gestão das expectativas resultará empreitada de difícil resolução.
Não partilho da ideia de que o reforço dos mecanismos de vinculação grupal, da confiança e da auto-estima supõe o conservadorismo táctico.
Neste quadro e perante a exaustão do 4x4x2 clássico que Quique teimosamente persiste em eleger como sistema táctico, urge encetar mudanças.
Transformações estas ancoradas na identidade táctica da equipa,por forma a induzir alterações comportamentais, designadamente ao nível da abordagem ao jogo.
Rememorando os desempenhos e as características dos jogadores que compõem o plantel encarnado, o 4x4x2 losango emerge como o sistema táctico mais apto a potenciar as virtudes e a minorar os defeitos.
É imperativo fazer coexistir Reyes, Aimar, Cardozo e Suazo (ou Nuno Gomes), o que apenas se consegue através do 4x4x2 losango.
Quique gosta de pressionar em largura e de conferir profundidade ofensiva pelos corredores.
Ora, o 4x4x2 losango com Maxi Pereira a assumir o corredor direito e Reyes a abrir na ala esquerda satisfaz plenamente as pretensões do espanhol.
Assim, Moreira, Maxi Pereira, Luisão, Miguel Vítor e David Luiz, Katsouranis, Amorim, Reyes e Aimar, Cardozo e Nuno Gomes seria o onze que apresentaria, esta noite, frente ao Leixões.
Nota final para a exclusão de Sidney dos convocados.
Ou o brasileiro teve um paupérrimo desempenho nos treinos ou então não alcanço a razão de ser de mais esta crucificação.
Acaso radique no equívoco que resultou no 2º golo do Sporting, não me resta mais do que me surpreender pela inclusão de David Luiz...

2 - Quanto ao clássico do Dragão, breves notas:

a) - A nomeação de João Ferreira apenas se alcança à luz de critérios tacticistas que ultrapassam em muito a competência.
João Ferreira ainda não apitou um único jogo da Liga Sagres esta temporada!

b) - A extensão dos danos resultantes da goleada sofrida frente ao Bayern depende e muito do primeiro quarto de hora da partida.
Caso o Sporting consiga ultrapassar este período incólume, leia-se sem sofrer golos, o que se passou em Alvalade, fica em Alvalade.
Se, pelo contrário, o Porto amealhar vantagem, a débacle emocional da equipa pode ser uma realidade e transformar o encontro num pesadelo de consequências incalculáveis.

c) - Coincidência ou talvez não, às duas últimas vitórias do Sporting sobre o Benfica,ambas marcadas por desempenhos fulgurantes dos leões na segunda metade das partidas, sucederam goleadas!
No ano passado, após o 5-3 para a Taça de Portugal, seguiu-se o 4-1 em Leiria.
Esta época, após o 3-2, aconteceu o 0-5 frente ao Bayern.

d) - Sem laterais direitos disponíveis, a Jesualdo colocam-se quatro soluções:
Pedro Emanuel, Fernando, Mariano ou Tomás Costa.
Em vista do sistema táctico leonino, que não contempla a utilização de alas, e da maior preservação possível das rotinas, julgo que optará por Pedro Emanuel.
Qualquer uma das outras, implicaria alterações estruturais importantes que não casam com a importância do desafio.

e) - Paulo Bento regressará ao onze que apresentou frente ao Benfica ou ao do Bayern ou ainda a uma terceira via, mesclando um e outro?
A coerência manda que repita, no essencial, o onze que venceu o Benfica.
Talvez, mantenha Tonel, mas estou em crer que tudo o mais permanecerá intocado.

52 comentários:

VermelhoNunca disse...

Triste, muito triste. Não são Calimeros, mas o que serão então?
É uma realidade que estão mesmo à deriva.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Justiça seja feita!
O Sporting reagiu!
Tarde, mas fê-lo!
"Quando se discutiu a marcação do jogo recebemos a indicação do Futebol Clube do Porto, enquanto clube visitado, de que tinha a pretensão que o jogo se realizasse às 21h30 de sábado e não no domingo como era nosso desejo. Segundo o que o Sr. Antero Henriques transmitiu a Pedro Barbosa aquele horário cumpria a regra das 72 horas em relação ao jogo anterior com o Bayern, o que é verdade, e alegou ainda como razão para a antecipação ter o Futebol Clube do Porto de jogar na quarta-feira seguinte para a Taça com o vencedor do jogo Guimarães - Estrela da Amadora. O Sporting viu-se na contingência regulamentar de aceitar a antecipação do jogo para sábado, tendo então preferido jogar às 20h30 uma vez que tinha que viajar para Lisboa e não seria a hora entre as 20h30 e as 21h30 que faria qualquer diferença. Sucede que, ninguém do Futebol Clube do Porto nos disse que o jogo com o Estrela da Amadora para a Taça tinha sido objecto de um acordo de adiamento, ao que julgamos saber, formalizado num requerimento datado do dia 19 deste mês, cinco dias antes do anúncio publico da nova data. Ou seja, o Futebol Clube do Porto, quis tirar o proveito desportivo do facto de poder jogar no sábado, tentando aproveitar a circunstância de poder gozar de mais um dia de descanso do que o Sporting, refugiando-se nos regulamentos mesmo quando sabia que o argumento principal invocado para a antecipação do jogo já não era válido. Relato estes factos para que os sportinguistas saibam que face aos Regulamentos nada podíamos fazer contra a realização do jogo no sábado e para que o público em geral conheça as verdadeiras motivações do Porto ao agir da forma como agiu. A postura do Sporting teria sido seguramente outra, com qualquer clube que fosse, desde que estivesse a representar Portugal numa competição europeia." - Miguel Ribeiro Telles à Renascença.

Duas notas:
a) - O comportamento do Porto, à imagem do que aconteceu em tantas outras situações, foi, no mínimo, abjecto.
Desprovido dos mais elementares princípios e valores!
Ndrangheta no seu melhor!

b) - O Sporting foi despudoradamente enganado pelo Porto.
Como disse JC "fica a sensação de que o SCP foi comido no antecipar do jogo com o FCP.
O FCP combina a antecipação do jogo com o argumento de que joga com o Estrela e a seguir adia o jogo com o Estrela.
Se isto não é um enrabamento dos grandes..."
Aguardo para ver a reacção institucional de Soares Franco no próximo Sábado.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, tarde ou cedo reagiu. Os timings da reacção não é o amigo que os determina.
Mais uma vez você falou antes de tempo, como ainda recentemente sucedeu no caso Renteria.

vermelhosempre disse...

Do jogo desta noite, e pelas declarações que ouvi dos treinadores de ambas as equipas, mais parece-me que o Leixões é o Benfica e que o Benfica é o Leixões. Ora vejamos, Quique a jogar em casa, diz que deve encarar o Leixões como um grande (ok, estes ganharam ao Sporing, Porto e Braga fora) mas daí a fazerem desta equipa um colosso, valha-me Deus. José Vai de Mota, diz, com um certo SUPER-EGO, que espera supreender o Benfica, que apesar de este jogar em casa, pelo que a sua equipa já fez esta época, espera um bom resultado. Mas alguém explica a este senhor que vai jogar APENAS na catedral das catedrais?? Alguém explica ao Quique que o Benfica tem que entrar em todos os jogos, principalmente em casa, respeitando os adversários naturalmente, mas que sejam eles quem forem é sempre para abater e estes é que têm que se preocupar e não o glorioso.

Porto-Sporting, penso que vai ser um jogo equilibrado, espero que ganhe o sporting, e apesar da goleada sofrida diante do meu Bayern, não acredito que isso tenhas efeitos negativos na equipa, uma vez que por essa ordem de ideias, o resultado e a exibição (principalmente da 2ª parte) frente ao Glorioso, teriam tido outros efeitos no jogo contra os alemães.

NB1: Agradecer as palavras dos amigos Vermelho, JC e do Junior Salvatrucha.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quem suscitou a questão foi o meu caro amigo!
Quem questionou antecipações de jogos, foi o meu caro amigo!
Com ou sem reacção, conforme disse ontem o condómino JC, o essencial da questão mantém-se e sobre essa o amigo apenas disse que "a atitude do Porto é tudo menos correcta".
Abraço.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quanto ao Renteria, o essencial da questão também se mantem.
Renteria foi a excepção que confirmou a regra.
Aliás, estou em crer que, caso não se tivesse erguido um coro de vozes, nas quais me incluí, alertando para o embuste que, uma vez mais, se preparava, teria acontecido a habitual lesão.

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, deve existir alguma confusão da sua parte. Você lançou a questão do jogo do Porto/ Sporting/ Amadora, não eu. Você veio mandar umas bocas a Salema Garção por ausência de reacção. Agora, quando Ribeiro Telles reage, acha que é tarde, lança-se mais uma vez de cabeça, aguardadndo a posição institucional de Soares Franco no Dragão.
Convença-se de uma coisa, o Sporting não é o Curralense, onde aí, sim, se convocaria a imprensa às 20h00 para o senhor Porta-Voz, ex- Sampaio, disparar em todos os sentidos e até, quem sabe, justifcar antecipadamente um mau resultado contra o Leixões por causa da posição do FCPotto.
Você faz a mesma coisa, salvaguardando desde já a dificuldade do jogo frente ao Leixões, devido à presença de Lucilio como árbitro. Como é que se chama a isso? Coacção, pressão?
Dedique-se à pesca, uma vez que vai defrontar os homens do Mar!

LionHeart disse...

"nos 28 jogos do Benfica arbitrados por Lucílio, os encarnados somaram 16 vitórias, 10 empates e 11 derrotas. Um registo negativo deveras singular"

(Vermelho, in RedVermelho, 27/02/09)

O que me parece deveras singular é 16 + 10 + 11 = 28.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Até posso dedicar-me à pesca, mas antes deixa-me ficar muito "inchado" com a minha capacidade para pressionar Lucílio!
E eu que nem sabia que o homem conhecia o blog...
Todavia, se Lucílio sentisse pressão, já o teria sentido em algum dos últimos dos 7 jogos que apitou o Benfica e que, curiosamente ou talvez não, o Benfica não venceu.

Vermelho disse...

Amigo Lion:
Obrigado pela chamada de atenção!

VermelhoNunca disse...

Lucílio pode não conhecer o blog, mas pelos vistos , para os lados do FCPorto alguém o lê, segundo as suas palavras:
"Aliás, estou em crer que, caso não se tivesse erguido um coro de vozes, nas quais me incluí, alertando para o embuste que, uma vez mais, se preparava, teria acontecido a habitual lesão."

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quem escreveu isto:
"Talvez o Zandinga aqui do sitio nos possa explicar porque é que o Leixões , jogando na 2ª feira passada, vai ao Curral da Luz jogar na 6ª feira? Está alguma das equipas em prova europeia? Ou alguma na Taça de Portugal?"

O que disse foi "Quem questionou antecipações de jogos, foi o meu caro amigo!"

Espero ter sido elucidativo!

LionHeart disse...

Quanto à reacçaõ institucional de FSF, não vejo como possa dissociá-la da reacção pessoal, o que quer dizer que não me parece bem protestar muito, abraçadinho ao PC, ou através de SMS, já que o outro por estes dias deve ter o telemóvel desligado.

Ou será que era FSF que tinha o telemóvel desligado, e assim o PC não pôde comunicar ao seu porta-voz o adiamento do jogo?

E já agora, curiosidade para ver o que vai acontecer no Trio de Ataque de 3ª fª., quero ver como o nosso Ruizinho vai descalçar as botifarras em que se meteu.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Enfileirei o coro de vozes que influenciou a tomada de decisão, mas não julgo que a minha voz tenha sido escutada!
Parece-me óbvio que este blog embora seja cada vez mais visitado - mais de 100 visitas por dia - não tem estatuto (e penso que nunca o terá) para influenciar os decisores deste País.
Mas, uma vez mais, obrigado pela deferência.

VermelhoNunca disse...

Jimmy Jump disse...
Que valente pancume. Já se previa este desfecho. Com um bocado de sorte ainda evitam 10 golos sofridos em duas mãos.
Mas nem tudo corre mal.
Felizmente o vosso alter ego conseguiu uma boa exibição em Espanha e sempre terá 3 dias para preparar o clássico dos amiguinhos.

1:16 PM

Quem levantou a questão da antecipação dos jogos? Eu não sou o Zandinga cá do sitio...

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quando João Gabriel afirmou e bem que Soares Franco era porta-voz de Pinto da Costa, a reacção do Sporting não foi imediata?
Julgo que o foi.
A enrabadela, como definiu o condómino JC, não foi um acto muito mais grave e muito mais lesivo da imagem institucional do Sporting?
Julgo que sim.
A reacção foi tão pronta?
Não!
A reacção foi tão veemente?
Não!

Espero ter sido elucidativo!

p.s. aliás, não foi no plano institucional, nem do estimado.
De ti e sobre a situação apenas li um singelo "a atitude do Porto é tudo menos correcta".

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Se não quiser assumir a paternidade não assuma, mas, pelo menos, já alcançamos consenso quanto ao essencial: eu é que não sou de certeza o Pai!

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Quanto ao Soares Franco parece-me que não sou só eu que aguardo para ver a sua reacção institucional.
Já perdoou a PC a referência que este fez aos seus problemas de alcoolismo, pelo que não estranho se lhe perdoar, também, a enrabadela, nos termos em que foi definida pelo condómino JC.
Lastimo que assim seja, mas se o servilismo continuar não me surpreendo.

p.s. A título de exemplo, aqui fica a posição do Leão da Estrela sobre o assunto:
"A revolta dos anjinhos

O Sporting, que através do seu presidente, Filipe Soares Franco, era “porta-voz”
do FC Porto e de Pinto da Costa na guerra do clube nortenho com a Liga de
Hermínio Loureiro, está muito indignado com a antecipação do jogo do Dragão
deste domingo para este sábado, pelo facto de a equipa leonina gozar menos um
dia de descanso, após a jornada europeia. Em devido tempo, o FC Porto pediu a
antecipação da partida com o Sporting e, de acordo com os regulamentos, o clube
leonino tinha de aceitar, pois estavam garantidas as 72 horas obre o jogo com o
Bayern. Entretanto, o FC Porto decidiu adiar o jogo com o Estrela da Amadora,
das meias-finais da Taça de Portugal, que deveria ser jogado na próxima
quarta-feira.
Em face disto, o Sporting sente-se “enganado” por Pinto da Costa, uma vez que o
FC Porto não necessitava de antecipar a partida para sábado, garantindo ao
Sporting tempo suficiente para recuperar fisicamente. Soares Franco, que já
falara ao País do futebol em nome do seu homólogo nortenho, deu conta da
indignação leonina, não por voz própria (não vá Pinto da Costa zangar-se a
sério…), mas através do “vice” Miguel Ribeiro Teles. Escusado será dizer que, no
Porto e no País do futebol, esta reacção leonina só pode ser vista como a
“revolta dos anjinhos”. Que só se revoltaram porque a jornada europeia correu
mesmo muito mal. Porque até aí ninguém gritou contra o “papa” do Norte. Enquanto
os dirigentes do Sporting não souberem o que fazer no futebol português e
continuarem a alimentar pactos cínicos com o "sistema", não faltarão histórias
destas. "

VermelhoNunca disse...

Para ler o Leão da Estrela, basta-me lá ir.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Foi só para te facilitar a vida.
Pensei na tua comodidade.

p.s. E sobre o essencial da questão, qual a tua opinião?

Vermelho disse...

Amigos:
Segundo fontes geralmente bem informadas, Orlando Sá, Tiago Pinto e Kanu - central do Beira-Mar - terão sido já contratados pelo Porto para a próxima época.

VermelhoNunca disse...

Como lhe disse o Sporting não é o seu clube, habituado a invadir estações de televisão, jornais, e por aí adiante.
Nem sei o que você quer dizer com a questão institucional de Soares Franco no Dragão. Ou prefere como faz o seu presidente, que foi jantar a Alvalade e depois foi embora,, antes do jogo começar?
Mas deduzo que pelas suas palavras , e pelas do Leão da Estrela, se Soares Franco não for ao Dragão com um megafone gritar perante PC, se não convocar uma conferência de imprensa, vindo a público referir a situação em que PC se referiu a ele em termos menos próprios, se Soares Franco não anunciar a hipótese do Sporting não jogar do Dragão, estará a ser um lacaio de Pinto da Costa.
Sabe o que eu quero? É que o Sporting ganhe, e por mim, ainda bem que o jogo é sábado, porque assim posso ir ao Dragão, o que me seria impossível se fosse domingo. Pergunte ao seu amigo Leão da Estrela se vai lá estar.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Já sei que o meu clube é isto e é aquilo, mas uma coisa não é: infamemente enrabado, no sentido em que JC o definiu, pelo sistema!
Despudoradamente enganado, mas disposto a esquecer em nome dos superiores interesses do futebol português!
Quem profeça um discurso de transaparência e verdade e depois é conivente com quem construiu a opacidade no futebol português não tem qualquer credibilidade!
Se Soares Franco tivesse coluna vertebral, é óbvio que não se sentaria no Dragão ao lado de Pinto da Costa.
A propósito das declarações de João Gabriel, Salema desdobrou-se em entrevistas aos diferentes órgãos de comunicação social.
Perante uma situação muito mais grave do ponto de vista do Sporting, a reacção ficou-se por uma singela entrevista à BB.
Nem um comunicado houve!
Obsessões patológicas, graves e de difícil cura.

O Presidente do meu clube, personagem com quem não simpatizo, terá abandonado Alvalade antes de se iniciar o jogo, pois que, como é público, foi desaconselhado pelos médicos a assistir a partidas do Benfica.

p.s. continuo sem saber a tua opinião sobre o sucedido.

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Já que aludes ao Sporting-Benfica, aqui fica um texto de Pedro Ribeiro a propósito da sua ida no Sábado passado ao estádio de Alvalade:

"Perder foi o menos, nesta noite, em Alvalade. Faz parte do futebol, como faz parte ganhar. Era bom que toda a gente soubesse comportar-se, nas duas condições. O Sporting foi melhor em tudo e mereceu amplamente ganhar, até por outros números.

Mas triste foi a forma como fui tratado, naquela bancada central. Ter sido mal tratado, ofendido e até ameaçado de morte, só porque levava um cachecol encarnado, não tendo provocado minimamente, foi surpreendente. Tinha outra ideia dos sportinguistas que se sentam naquela bancada central. Apenas uma voz razoável se ergueu no meio daquela massa de trogloditas que decidiram ameaçar-me e ofender-me durante todo o jogo. "Os benfiquistas deviam ser todos mortos" é uma frase inadmissível.

Duas miúdas dos seus 13/14 anos serem ofendidas de tudo, até se perceber que afinal eram do Sporting e ter vindo a frase "Ah são do Sporting, então deixem-nas lá".

"Vêm para aqui com cachecóis desse clube de merda, deviam morrer" ou "És um filho da puta, seu lampeão" quando acontece o primeiro golo, virando-se para mim espumando raiva, sem que eu tenha esboçado o mínimo gesto a não ser dizer, para quem estava o meu lado: "Que grande golo!" são reacções de um sectarismo primário que eu me recuso a confundir com o clube que é da minha mãe, da minha irmã, dos meus padrinhos e de tantos amigos meus.

Mas, para mim, é claro: nunca mais volto ao Estádio José de Alvalade, nem para concertos.

Aquelas pessoas que ali estavam, que se cumprimentam com um beijo, que se apresentam munidos de roupas de marca, portas chaves de BM's e afins, e supostamente são educadas e civilizadas na sua vida do dia da dia, não sabem receber, não aceitam que um adepto do clube rival vá tranquilamente ver o jogo, não são dignos da grandeza do Sporting Clube de Portugal, clube que, de resto, já teve a decência de me pedir desculpa, demarcando-se desses comportamentos.

Ontem, o melhor do Sporting foram os jogadores, que deram um banho de bola ao Benfica e ganharam com toda a justiça. Foram muito melhores do que aquelas pessoas que me cercaram, que me ofenderam, que me enxovalharam e que me ameaçaram durante o jogo. A falta de educação, civilizade e desportivismo dessas pessoas mete-me nojo.

Essas não mereciam ganhar nunca."

LionHeart disse...

Mas quem é o sr. PR para o Sporting lhe pedir desculpa do comportamento de alguns adeptos?
A fazer generalizações dessa maneira, eu nunca mais iria ver nenhuma final da Taça ou escreveria aqui ou puxaria as orelhas a Cavu enquanto o clube dele não mde pedisse desculpa por ter assassinado um adepto do meu clube.

Pedrito, toca-te !!!

VermelhoNunca disse...

Sobre o comportamento dos adeptos do Benfica em ALvalade, apenas lhe digo, e pelo que me contam não passaram imagens na televisão, os seus queridos adeptos brindaram os da casa, com 2 tochas incendiárias, vermelhas, claro está, aquando da entrada das equipas em campo. Coisa discreta e simples, para quem vai com os filhos ao futebol. Porque é que o senhor Pedro Ribeiro não foi para o local onde os adeptos do Benfica estavam colocados? Eu tenho lugar especial em Alvalade, paguei uma pipa de massa por ele, pelo período de 20 anos, não tenho que levar com adeptos de clubes adversários junto a mim. E olhe que tenho apanhado muita merda, especialmente no jogo da Taça de Portugal contra o seu clube o ano passado.
Não me venha com esses moralismos de vão de escada. Eu quando vou ao Curral não vou para o meio dos sócios do Benfica, é tão simples quanto isso.

VermelhoNunca disse...

Quanto ao senhor Ribeiro não ir a Alvalade, bem para concertos, que passe bem. Em Junho próximo lá estarei para assistir aos AC/DC. O senhor Ribeiro sempre pode assistir ao concerto dos UHF no relvado do Curral, junto dos seus.

Vermelho disse...

Amigo Lion:
O Benfica matou um adepto do seu clube?
Reflicta um bocadinho por favor, pois que o tenho numa consideração que não se compadece com semelhante alarvidade!

Amigos Lion e Nunca:
Eu é que tenho moralismos de vão de escada?
Então não é o Sporting berço exclusivo da nata da nossa sociedade, o clube diferente de todos os outros, especialmente do Benfica que são uma cambada de energúmenos?
Eu não me revejo nos comportamentos descritos pelo Pedro Ribeiro, seja eles assumidos por benfiquistas, portistas ou sportinguistas!
Constato que os meus amigos caucionam o sucedido.
Lastimo que assim seja!

Vermelho disse...

Amigo Nunca:

p.s. continuo sem saber a tua opinião sobre o sucedido.

JC disse...

O Snr. Pedro Ribeiro dever julgar que somos todos lorpas ou ingénuos.
Então vai para o meio dos sócios do SCP de cachecol vermelho, Em atitude provocatória, e depois quer ouvir o quê?
Mandava o mais elementar bom senso que, querendo assistir ao jogo na bancada central, na casa do SCP, no meio dos sócios sportinguistas, que deixasse o cachecol em casa.

VermelhoNunca disse...

Mas você deve ser mais inteligente que o senhor Ribeiro, e não irá para o meio dos sócios do Sporting pavonear o seu cachecol do Curralense. Ou vai? Moralismo de vão de escada sim. Tochas vermelhas incendiárias, para cima dos adeptos do Sporting, disso não grunhe o senhor Ribeiro, e ele estava lá.

Vermelho disse...

Amigo JC:
Então é uma atitude provacatória usar cachecol do clube de que se é simpatizante?
Vivemos na selva e somos todos animais?

VermelhoNunca disse...

Vukcevik poderá ser baixa contra o POrto. Esta sim é uma má notícia.

LionHeart disse...

Caro Administrador:

Já que não se revê nos textos de PR, então qual o interesse e propósito de colocar aqui um texto que pela seu conteúdo, tenta passar uma mensagem que não é verdade, a menos que seja suportada por um raciocínio distorcido por um mecanismo de falsidficação da realidade - a generalização maldosa e amplificação incorrecta.
Nesse contexto - o da generalização mal intencionada e da amplificação incorrecta, também me assiste o direito de dizer que o Benfica(generalização) assassinou (amplificação) um sportinguista, usando um very-light.
Além disso, permito-me duvidar das veracidade das palavras do sr. PR.
À frente do meu lugar cativo sentou-se um casal de benfiquistas, ao lado estava um benfiquista que comigo foi ao jogo, não senti qualquer sururu nas bancadas atrás de mim que possa suportar as palavras do sr. Pedrito. Que provas tem, sr. Administrador, e o que pretende com a exposição da prosa do sr Pedro?

Vermelho disse...

Amigo Lion:
A citação do texto do PR decorre de um comentário anterior, como facilmente se constata.
Quanto às provas, não me parece sequer próprio exigi-las neste fórum, sob pena de inviabilizarmos qualquer tipo de discussão.
Tenho o PR como um pessoa séria e honesta, o que, para mim, nesta sede, chega e sobra!

Vermelho disse...

Amigo Nunca:
Acredito e partilho da opinião que ausência de Vuk é uma má notícia para os sportinguistas.
Mas, não será ainda pior notícia, a afirmação de Bento segundo a qual apenas soube pelos jornais da inaptidão de Veloso?

VermelhoNunca disse...

Estou com Heart.Não entendo sequer o que aqui quer lançar com a colocação das palavras do senhor Ribeiro. Foi para o meio dos sócios do Sporting, com cachecol do Curralense, sujeitando-se que ao que poderia acontecer. Outros lampiões, como comprova Heart, nas mesmas situações, viram o jogo sem problema. Como lhe perguntei anteriormente, você ia , com o cachecol do seu clube, para o meio dos sócios do Sporting? Eu não o faço, quando vou ao curral.

LionHeart disse...

Caro Vermelho
A mbem da sanidade institucional deste blog encerre-se a polémica do PR aqui.
Já bastam as outras.

Quanto à inaptidão de Veloso, e a forma como soube, ou é verdade, e é oinadmissível, ou é metáfora para desvalorizar o caso, a qual acaba por ser de muito mau gosto e eficácia mais que duvidosa.

É o princípio do fim a ser preparado?

Vermelho disse...

Amigos Lion e Nunca:
Declaro oficialmente encerrada a polémica!

Amigo Nunca:
Continuo sem saber a tua opinião quer sobre o sucedido com o adiamento, quer com a ausência de Veloso.

VermelhoNunca disse...

Já lhe expliquei a minha opinião sobre o adiamento do jogo. Critico a tomada de posição do Porto, um chico-espertismo. O Sporting, ao contrário do que você aqui disse, precipitadamente, reagiu por um seu vice-presidente. Mais nada pode fazer. Para mim questão arrumada. Talvez aproveitar para um futuro o significado de um ditado popular, cá se fazem cá se pagam.
Quanto á situação Veloso, episódio negativo, relacionado com um jogador com quem eu já não conto. Aliás acho que o caso Veloso está a ser gerido de fora para dentro, provocando mau-estar internamente.

JC disse...

Apesar de encerrada a polémica, ficou por responder uma pergunta que o Amigo Vermelho me dirigiu.

"Amigo JC:
Então é uma atitude provocatória usar cachecol do clube de que se é simpatizante?
Vivemos na selva e somos todos animais?"

Usar cachecol do clube de que se é simpatizante não é provocatório.

Usar cachecol do clube de que se é simpatizante no meio da bancada dos sócios de outro clube, na minha opinião, é.
Eu não o faria, porque, infelizmente, o futebol é uma selvajaria.

VermelhoNunca disse...

E na minha opinião as palavras de Ribeiro Teles, não são nada brandas:
"Ribeiro Telles acrescenta que a postura do Sporting, se estivesse no lugar do F.C. Porto, nunca seria idêntica: «Relato estes factos para que os sportinguistas saibam que face aos Regulamentos nada podíamos fazer contra a realização do jogo no sábado e para que o público em geral conheça as verdadeiras motivações do Porto ao agir da forma como agiu. A postura do Sporting teria sido seguramente outra, com qualquer clube que fosse, desde que estivesse a representar Portugal numa competição europeia.»

Mestrecavungi disse...

Amigos,
Um pequeno discurso já que infelizmente tenho tido mto pouco tempo para socializar convosco.

1- Quique Flores, como treinador de um clube com a dimensão do Benfica é ridiculo.
A mim já não me convence.Não tem arte nem habilidade para construir uma equipa em 9 meses?
Cruxifica jogadores em vão?
David Luiz jogou e facto muito mal em Alvalade.
Mas quem é que se lembrou de o colocar a defesa esquerdo?
Foi o Léo?

2- Um dos motivos pelo qual o futebol Português é pouco competitivo está na poca vontade de trabalhar.
O SCP jogou na 4ª e vai jogar no sabado.
E depois?
Qual é o problema?Estão cansados?
O Aston Villa jogou ontem na Russia e joga amanhã!
O FCP utilizou apenas as tácticas que conhece para ganhar!
Vale tudo.
Pode ser que lhe saia o tiro pela culatra!
Lembro de quando fizeram, uma fita nacional para o Final da Taça ser nas Antas e o SLB foi lá ganhar!
Nada impede o SCP de lá ganhar, só porque descansaram mais 10 ou 12 horas!
Mas parece que esta semana é a "Semana do Lagarto Enrrabado".

3-Fui várias vezes a Alvalade ver o SLB jogar e nem sempre fui para a Superior Norte.
Nunca fui numa claque.
Até esta epoca,nunca usei ou tive um cachecol do SLB.
Da ultima vez que lá fui com Koeman (2-1, Loureiro,Simão e Liedson) fui para a Central.
Fui assalatado no bilhete (60 euros).
Cheirava mal.Um lodo.
Mas não fui minimamente incomodado, apesar te ter levado uma camisola vermelha.
Festejei o golo do Simão e ninguem me incomodou.
mas hoje em dia é de facto arriscado ir para o meio dos simples adeptos do clube rival.
É triste mas assim é.
Este ano nos vários jogos que assistí na Luz não ví ninguém ser incomodado.Nem no SLB-SCP.E havia muitos lagartitos espalhados e misturados com as pessoas nas bancadas.
Deve ter tido azar o Pedrito!
E também só um idiota é que crê, que na realidade, os adeptos de e de outro clube são muito diferentes.
Basta ver o grau de fanatismo que ás vezes, cada um de nós, presentes e ausentes, aqui coloca nos seus escritos.

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, desculpe dizer-lhe mas idiota é o senhor Pedro Ribeiro em vir escrever sobre o sucedido, com piadas de mau gosto, como o cumprimentar com 1 beijo e com marcas de roupa que vestem ou deixam de vestir os adeptos do Sporting. E pior ainda, é o administrador aqui colocar esse vómito do senhor Ribeiro. Quis fazer gracinhas o senhor Ribeiro,ele, que pelos vistos, teve azar em ALvalade. Cago de alto para ele.

LionHeart disse...

Quando nas bancadas de Alvalade Cavu é deixado em paz, está tudo dito.
Central Poente do José Alvalade para o Nobel da Paz, JÁ!

LionHeart disse...

Cavu:
Quanto ao treinador do seu coração, o homem deve ter uma coisa qualquer com os defesas-esquerdos. Não era mais ou menos pelas mesmas razões que o Caneira nunca jogava no Valência enquanto ele fosse o treinador?

LionHeart disse...

E já agora, se o David Luiz a defesa esquerdo é culpa de quem o pôe lá a jogar, então o vosso director desportivo sai completamente inocente da escolha de treinador que fez ou voltaram as vacas sagradas?

JC disse...

Veloso com uma pseudo-lesão, Roca em dúvida, Vuk gripado, Postiga com o joelho parido por causa do Luisão, Patrício com o dedo partido...
São muitas baixas para o Dragão.

A isto acrescem as confusões de Bento na formação da equipa, pois, teimoso como é, duvido que repita a defesa que alinhou contra o Benfica.
E se insiste em Romagnoli na posição 10, então é que estamos feitos.

Eu alinharia com a seguinte equipa:
Tiago;
Pedro Silva, Carriço, Polga e Grimmi;
Adrien, Izmailov, Moutinho e Pereirinha;
Yannick e Liedson.

Acho que Derlei rende mais quando entra a meio do jogo do que quando entra de início.

Mestrecavungi disse...

Amigo Lion,
Rui Costa falhou na sua primeira tentativa de gestor do futebol.Mormente na escolha do treinador.
Foi um rotundo fracasso.E tambem em algumas opções nas dispensas e contratações.
Balboa, Suazo e Aimar serão os maiores flops.
A dispensa de Leo é idiota.A contratação de J.Ribeiro é triste.

Terá mais uma oportunidade.Mas pela tradição patética e despesisita que existe no clube, em vez de contratar o Orlando Sá, o Tiago Pinto e o Kanu com fez ou fará o FCP por tuta e meia, irão ao refugo dos clubes europeus contratar alguma dispensado aleijadinho como o Aimar, ou alguma pseudo-vedeta sul-americana, tipo Dí Maria.
A ver vamos.
Mas tens razão a desculpabilização da exibição o David Luiz começa de baixo para cima.

pachulico disse...

caríssimos, inergumenos há-os em todo o lado...Alvalade, Luz, Dragão, Calhabé...infelizmente alguns exemplares da raça humana perdem toda a sua racionalidade quando vão à bola. É triste mas é assim mesmo...e nem os viscondes ou duques são diferentes! Quanto ao chico-espertismo do FCP obviamente que eu condeno acrescentando que não me surpreende...facadas nas costas são métodos frequentes na estratégia do PC - para não ir mais longe basta relembrar a contratação do Paulo Assunção ao Nacional da Madeira. O que me estranha é a complacência do SCP ainda mais na semana que antecede o clássico...lembra-me aquela célebre frase "quanto mais me bates mais eu gosto de ti".
Quanto ao jogo partilho da opinião do meu amigo Vermelho, a primeira meia hora será fundamental. Se o FCP entrar bem e marcar cedo (dificil) o jogo pode se tornar um passeio e uma goleada é bem palusível. Se por outro lado o SCP defender eficazmente, provavelmente com um bloco baixo de forma a roubar os espaços para as rápidas transições ofensivas dos dragões, e conseguir manter um empate no final da 1ª parte, pode perfeitamemte ganhar o jogo, especialmente se entrar na 2º parte com a velocidade e o querer que derrotaram o Benfica. A ver vamos...

VermelhoNunca disse...

Amigo Cavungi, que tanto mal diz do Sporting na Champions, estude o link que anexo, de um outro blog, portista desta feita. E como o nosso administrador gosta do blog Leão da Estrela, talvez possa enviar-lhes também o link:


http://souportistacomorgulho.blogspot.com/

pachulico disse...

Amigo Vermelho...
Há que comemorar. Uma BOA arbitragem do Sr. Lucilio! Apesar da falta de coordenação com o 4º árbitro pareceu-me uma arbitragem bastante competente. Há que saudar...