segunda-feira, janeiro 01, 2007

Feliz Ano Novo: O Mercado - o que já aconteceu e o que pode vir a suceder

Gostaria de endereçar votos de feliz ano novo a todos os condóminos.
Que 2007 possa ser melhor do que 2006.
Para primeiro post de 2007, decidi pôr a escrita em dia, ou seja, realizar um portfolio de breves esquiços das movimentações e das especulações em torno do mercado de transferências.
O Sporting de Braga parece ser o clube que mais vai apostar nesta reabertura do mercado.
Para já, são três as aquisições confirmadas:
Alberto Rodríguez, defesa-central peruano ex-Sporting Cristal, que vem para colmatar as saídas de Maurício e Irineu.
Do Brasil vieram mais duas jovens esperanças: Edgar, avançado contratado ao Joinville, e Andrade, médio adquirido ao Vasco da Gama.
Além do empréstimo de Irineu ao Flamengo, foram, também, já acertadas as cedências, até ao final da temporada, de Eduardo, guarda-redes, e Matheus, médio ala, um duo que vai representar o Beira-Mar.
Em aberto continua a possibilidade de João Alves, do Sporting, e Adriano, do FCPorto, viajarem para Braga.
O primeiro parece, contudo, cada vez mais longe de Braga, atenta a aquisição de Andrade, ao passo que o segundo parece cada vez mais estar envolvido como moeda de troca na transferência de Diego para os Dragões.
Quanto a demais movimentações já confirmadas, destaque para o regresso de Diego Souza ao Brasil, para representar o Grémio.
Do Brasil vem, também, Dudu, outro médio, mas para a Naval 1º de Maio, proveniente do Brasil de Pelotas.
O Desportivo das Aves, também, parece apostado em assegurar a manutenção e para isso conseguiu o regresso de Ricardo Nascimento e procura garantir os empréstimos de Marco Ferreira e Manú.
No Porto, um reforço já confirmado, o defesa esquerdo Lucas Mareque, e duas saídas acertadas: Ezequias, que deixa a vaga para o novo lateral ex-River Plate, rumando ao Beira-Mar, e ainda Diogo Valente, mais uma das apostas de Co Adriaanse que Jesualdo Ferreira «riscou» dos seus planos, rumando desta feita, por empréstimo, para o Marítimo.
Quem também não faz parte das escolhas de Jesualdo Ferreira é Adriano, que poderá rumar ao Sporting de Braga, excluída que está a possibilidade, veiculada pela imprensa, de haver uma troca do avançado por Carlos Martins, do Sporting.
Por outro lado, Ricardo Costa surge cada vez mais perto do Marselha, por empréstimo.
No Sporting, confirmada está, apenas, a inclusão na equipa principal de Bruno Pereirinha, que representou o Olivais e Moscavide, enquanto que as situações de Carlos Martins e João Alves continuam por definir. Quanto a aquisições, a possibilidade de Rochemback regressar já está quase totalmente posta de parte, já que Southgate confirmou a intenção de o manter na equipa.
Como alternativa, surge o nome de Fernando Gomes de Jesus, médio, produto das escolas do Fluminense.
O jogador, irmão do ex-portista Carlos Alberto, pode ser a solução para o meio-campo leonino depois de Rochemback ter ficado mais longe de Alvalade, sendo certo que se encontra livre de qualquer compromisso contratual.
Fernando tem 20 anos, é um médio volante, que joga bem em qualquer posição da faixa central do meio-campo, no fundo, é aquilo que se chama na gíria um box-to-box.
Por fim, o Benfica, onde o maior reforço, para já, dá pelo nome de Rui Costa.
Com a saída já confirmada de Diego Souza, existem ainda algumas indefinições no plantel.
Moretto e Anderson parecem querer jogar mais, apontando como possibilidade a saída do clube, enquanto Alcides, emprestado pelo Chelsea, está cada vez mais longe da Luz, surgindo mais uma vez o PSV de Koeman como destino provável, num contrato de ano e meio.
Quanto a entradas, são poucos os dias em que não surge um novo avançado na imprensa que interessa ao Benfica.
De todos os nomes já veiculados, o mais interessante é mesmo Nilmar, avançado ex-Lyon que actualmente representa o Corinthians, e que O Jogo garante na Luz por empréstimo do fundo de investimento MSI, detentor dos seus direitos desportivos.
Este mesmo fundo de investimento, ainda segundo O Jogo, encontra-se a negociar o médio José Sosa, actualmente no Estudiantes, para posterior colocação no Benfica.
A par destas movimentações, brevemente outros dois temas abalarão a actualidade benfiquista, quais sejam a sentença do denominado "Caso Nuno Assis" e a situação de Manuel Fernandes.
O mercado permanecerá aberto durante todo este mês, sendo expectável, contudo, que as principais movimentações ocorram nos próximos dias.
Todavia, se tudo acontecer de acordo com princípios de normalidade histórica, existirão sempre negócios relevantes de última hora.

5 comentários:

VermelhoNunca disse...

Amigo Vermelho, desejo-lhe igualmente um ano pleno de sucessos, exceptuando os desportivos, claro está.

Vermelho disse...

amigos:
obrigado pelos vossos votos, os quais retribuo.
o que me dizem das movimentações do mercado?
conhecem o bruno pereirinha?
na afirmativa, pensam tratar-se de uma boa aquisição para o vosso Sporting?
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
agora, através dos marcadores inseridos nos textos poderão aceder directamente aos post´s relacionados, ou seja, quando fôr postado algo relacionado com o Espaço Prof. Karamba, bastará clicar no marcador inserido no texto para aceder aos anteriores post´s daquele Espaço.
abraço.

Vermelho disse...

amigos:
notícias de última hora:
Filipe Teixeira está em vias de se tornar na primeira aquisição do Benfica no mercado de Inverno, ao passo que Dame pode estar de saída para o Porto.
abraço.

VermelhoNunca disse...

Sempre em cima do acontecimento...