quinta-feira, setembro 27, 2007

Antevisão da Jornada

"Na ressaca da difícil qualificação para a quarta eliminatória da Taça da Liga, Benfica e Sporting medem sábado forças na Luz, com o FC Porto, líder isolado da Liga de futebol, a espreitar a oportunidade de aumentar a vantagem.

À partida para a sexta jornada da competição, o FC Porto soma mais cinco e seis pontos que Sporting e Benfica, respectivamente, e nem a estrondosa queda frente ao CD Fátima, da Liga de Honra, na terceira eliminatória da Taça da Liga, parece esmorecer os ânimos para a recepção ao tímido Boavista, também no sábado.

Numa ronda recheada de "jogos de poder" - além dos "clássicos" Benfica-Sporting e FC Porto-Boavista, também Vitória de Guimarães e Sporting de Braga reacendem no "Berço", domingo, a disputa do Minho -, o destaque vai por inteiro para a Luz, até porque os dois clubes estão proibidos de perder mais pontos.

Os "encarnados", agora liderados pelo espanhol José António Camacho, ainda não perderam em casa (apesar de terem empatado com o Vitória de Guimarães), enquanto os "leões" de Paulo Bento perderam no Dragão (1-0, golo de Meireles) e venceram na Reboleira o Estrela da Amadora (2-0).

Eternos candidatos ao título, mas incapazes de contrariar os dois últimos campeonatos conquistados pelo FC Porto, Benfica e Sporting sabem da necessidade de ganhar e "fazem figas" para que os bicampeões portugueses, como por milagre, sejam derrotados pelo Boavista de Jaime Pacheco que, como em outras ocasiões, já afirmou que os "axadrezados" vão ser a surpresa da prova, apesar de apenas somarem quatro empates e uma derrota até ao momento.

No Dragão, Jesualdo Ferreira voltará a sentir sábado a dor dos adeptos que, depois de na temporada passada terem visto o FC Porto cair frente ao Atlético, da II Divisão B, na Taça de Portugal, voltaram a sofrer na noite de quarta-feira com "novo milagre" em Fátima.

Ainda assim, o FC Porto é claramente favorito para o embate com a turma de Pacheco: nos cinco jogos já realizados para o campeonato, os azuis-e-brancos somam apenas vitórias, com o "score" de 9-1 em golos.

No domingo, o Vitória de Guimarães (perdeu nas grandes penalidades frente ao Sporting na Taça da Liga) recebe o Sporting de Braga, naquele que é o mais escaldante embate entre regiões do Minho.

A equipa de Manuel Cajuda, regressada à elite do futebol português, soma mais dois pontos que o Braga, de Jorge Costa, e pode aproveitar o sempre excitante factor público para garantir mais uma vitória, mantendo-se na zona "UEFA".

Ainda assim, os bracarenses também foram afastados da Taça da Liga (em Setúbal, por 2-0) e tentaram redimir-se da queda, alcançado ânimo para novas jornadas, inclusive a europeia.

Também no domingo, o Paços de Ferreira vai procurar no Restelo, a primeira vitória desta época, enquanto o Nacional da Madeira recebe a Naval 1º de Maio, num embate que põe frente a frente mais duas equipas que ainda não festejaram os três pontos.

O Marítimo, num surpreendente segundo lugar (apenas uma derrota, na deslocação ao Dragão, por curto 1-0), desloca-se à Reboleira, tal como a União de Leiria a Setúbal, equipa liderada por Carlos Carvalhal e que também tem puxado dos galões neste início de temporada.

No fecho da ronda, já na segunda-feira, a Académica de Domingos Paciência defronta em Coimbra o Leixões, turma orientada por Carlos Brito e que também ainda não somou qualquer vitória."

in Agência de Notícias Lusa


Programa da sexta jornada:

- Sábado, 29 Set:

Benfica - Sporting, 19:15

FC Porto - Boavista, 21:15

- Domingo, 30 Set:

Estrela da Amadora - Marítimo, 16:00

Vitória de Setúbal - União de Leiria, 16:00

Nacional - Naval 1º de Maio, 16:00

Belenenses - Paços de Ferreira, 18:00

Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 20:15

Segunda-feira, 01 Out:

Académica - Leixões, 19:45

9 comentários:

pachulico disse...

Caro vermelho,
sabes a quem é que eu fiz uma prova de esforço hoje à tarde?...Ao Sr. Isidoro Rodrigues, nem mais nem menos!!! Tinhas de ver o que ele suou , mas ainda assim não denunciou nenhuma tramoia!!!

Vermelho disse...

amigo Pachulico:
Isidoro, vulgo árbitro-cantor!
Um grande cromo da bola!

Mestrecavungi disse...

Amigo Vermelho,
Uma chapelada para o Dr Santana Lopes ao abandonar a entrevista na SIC Noticias.
Desta vez, e só desta vez teve toda a razão.
No you tube a não perder.

Vermelho disse...

amigo cavungi:
tens toda a razão.
nunca pensei dizer isto, mas tenho que reconhecer que Santana esteve muito bem.
Enorme chapelada.

Unknown disse...

Caro Cavungi:
Não morro de amores pelo Santana Lopes, mas não sou daqueles que por ele mantêm um constante ódio de estimação.
Tem muitos defeitos mas também tem alguns méritos que lhe reconheço.
Não me espantou nada, assim, a atitude dele na SIC notícias, que aplaudi, como aplaudi em tempos a sua reacção a um sketch pindérico do João Paneleirão Baião a gozar com ele.

Já agora, amigo Cavu, pergunto-lhe: quando Butt veio para o Benfica, não foi elogiado como sendo um excelente marcador de penalties?
É que contra o Estrela da Amadora, foi chamado a converter uma das penaldiades e ao que parece nem com a baliza acertou.

Mestrecavungi disse...

Amigo Jus,
Estás enganado.Butt quando chegou não veio rotulado de bom marcador de penaltys.Veio rotulado de grande especialista.Tanto na marcação como na defesa de grandes penalidades.
Na Amadora foi o que se viu: Nem um apanhou e quando foi marcar nem com a baliza acertou!
Para especialista nem esteve mau...

VermelhoNunca disse...

Sporting/Fátima, na Taça da Liga. Azar no sorteio, pois apanhamos o carrasco do FCPorto.

Antes morto que vermelho disse...

nunca: Brerrrrrrr! que medo do fátima!! a lagartagem mama aquilo com uma perna ás costas.
só uma equipa treinada por um pé-frio, e com um tal de mariano a titular é que consegue perder em fátima. jesualdo é Mariano Gonzalez deviam ser apedrejados pelos sócios do fcp!

cavu: mas quem é esse butt? um desgraçado que não vale nada e teve o azar/sorte de assinar pela lampionagem. E, uma vez que assine, os pasquins encarregam-se do resto, como é que um gr pode vir rotulado de bom marcador de penaltys, foi mais um assunto para a bola "dedicar" 2 páginas... chilavert só há um.

a minha vénia vai pela primeira vez para o santana flopes, por ter abandonado a entrevista na sic. esteve á altura de uma atitude semelhante do berlusconni na rai, só que em itália o motivo de abandono não foi a chegada ao aeroporto do fabio capello!

VermelhoNunca disse...

Chamo a atenção para o facto de Purovic não jogar na Luz, uma vez que dar de cabeça, para os adversários do Benfica, é considerado mão.