quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Livro de Reclamações - A Lei, o Sistema e Futebol propriamente dito

1 - O plenário da Comissão Disciplinar da Liga julgou improcedentes os recursos de revisão apresentados por Boavista e Porto, relativos às decisões proferidas no âmbito do denominado "Apito Final".
Boavista e Porto ancoraram o essencial da sua fundamentação numa decisão do Supremo Tribunal Administrativo, que entendeu inconstitucional a utilização, em processo disciplinar, de escutas telefónicas.
E bem, acrescento!
Pese embora, acompanhe o juízo de inconstitucionalidade formulado (como, nesta sede, tive oportunidade de afirmar antes daquela decisão), não posso deixar de considerar assisada a decisão do plenário da Comissão Disciplinar da Liga.
Na verdade, a disciplina vertida no art.º 176º, n.º 5 do Regulamento Disicplinar da Liga assim o impõe.
Dispõe este normativo que: "O processo de revisão é admitido quando se verifiquem circunstâncias ou meios de prova susceptíveis de demonstrar a inexistência dos factos que determinaram a punição e que não puderam ser oportunamente utilizados pelo arguido em processo sumário ou disciplinar."
Deflui do citado preceito que o processo de revisão apenas é admitido caso se verifiquem dois requisitos cumulativos, quais sejam o surgimento de circunstâncias ou meios de prova susceptíveis de demonstrar a inexistência dos factos que determinaram a punição e a impossibilidade da sua utilização em tempo oportuno pelo arguido em processo disciplinar.
Se a verificação da primeira das exigências ainda poderia merecer alguma discussão, a segunda não.
Com efeito, podiam e deviam os arguidos, Boavista e Porto, esgrimir a inconstitucionalidade da utilização, em processo disciplinar, de escutas telefónicas no âmbito dos autos nos quais foram condenados!

2 - No final do jogo do passado Domingo no Dragão, Fábio Coentrão disse que "Toda a gente viu que perdemos por culpa do árbitro. No segundo golo do Porto, o avançado deles apoiou-se no nosso defesa.
Acto contínuo, Antero Henrique vociferou: "Estás a dizer o que te mandaram e não aquilo que viste. Sem televisão, do local onde estavas, era impossível veres o que estás a dizer."
Compreendo, perfeitamente, a atitude de Antero Henrique.
O dirigente portista limitou-se a avaliar o comportamento dos outros pelo do seu clube!

3 - A este propósito, lembrei-me de uma escuta relativa ao processo "Apito Dourado" que pode ajudar a perceber o comportamento do Antero Henrique e a sustentar a afirmação supra.
Certo dia, Deco arremessou uma chuteira a Paulo Paraty.
Acto grave e merecedor de severa punição.
Havia que atenuar a pena e, vai daí, Pinto da Costa arquitectou uma estratégia nesse sentido.
Uma das medidas passava pela publicação de uma notícia aludindo à possibilidade de Deco renunciar à selecção nacional caso fosse gravemente punido.
A cadeia de transmissão foi assegurada pelo jornal "O Jogo" e António Tavares Teles (quem melhor para levar a bom porto tal desiderato?!).
Recordemos a dita escuta:
"AH – Esta do Patto, do Deco, vou-lhe dizer uma coisa, pá, eu sabia que o presidente era um génio, mas esta, f…-se!
PC – Como é que vem? – pergunta o presidente.
AH – Um espectáculo, pá.
PC – Como é que está?
AH – Acho que é uma chantagem fantástica!"

4 - A afirmação pode surpreender, mas é verdadeira: a Liga Sagres é a mais competitiva da Europa.
Obviamente, se apenas levarmos em linha de conta a pontuação.
Em nenhum dos principais campeonatos europeus se observa uma tão curta distância pontual entre o primeiro classificado e o sétimo - 9 pontos!

5 - Após o derby de Sábado se saberá quem permanece em estado de graça e quem entra em estado de desgraça ou como o futuro próximo de Quique Flores e Paulo Bento depende e muito do resultado daquela partida.

3 comentários:

VermelhoNunca disse...

"Portugal aproximou-se um pouco do sétimo lugar no ranking da UEFA, actualmente ocupado pela Roménia, depois da vitória do Sp. Braga sobre o Standard Liège. Pelo meio está a Holanda, a pouco mais de dois pontos. Apesar deste cenário mais agradável, a Ucrânia (10ª) continua a ameaçar, tanto mais que o Metalist Kharkiv conseguiu vencer a Sampdoria, em Itália.
Considerando apenas o desempenho desta temporada, Portugal surge num desolador 12º lugar, com média de apenas 5,928 pontos por equipa."



Será isto efeito de Pinto da Costa, Soares Franco, Antero Henrique? Ou da Comissão Disciplinar do Raio que o Parta, e por aí adiante?

JorgeMínimo disse...

Caro Vermelho Nunca:

É o que dá termos equipas que levam 5, contra clubes que perdem com o St. Étienne em casa.

VermelhoNunca disse...

Isso mesmo, amigo Mínimo. E depois andam com estes choradinhos lastimáveis, do Coentrão e do Antero. E o outro que aqui chora constantemente, da última vez por causa do Olegário ( como se fosse possível eles chorarem por causa deste senhor...).